Вы находитесь на странице: 1из 36

PRTICAS COMERCIAS

Oferta Princpios da publicidade Publicidade abusiva e enganosa

CONCEITO
Prticas comerciais so os procedimentos, mecanismos, mtodos e tcnicas utilizados pelos fornecedores para, mesmo indiretamente, fomentar, manter, desenvolver e garantir a circulao de produtos e servios at o destinatrio final.- Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin -

Prticas Comercias
Anteriormente a edio do CDC haviam leis esparsas que previam a punio de publicidade enganosa, tais como: Lei No. 4591/64 Art.65 lanamento das incorporaes imobilirias Lei 6766/79 Art. 55,III loteamentos Lei 1521/51 Art.3o.,VII - infraes contra a economia popular

Oferta
Oferta ou veiculao da imagem publicitria a declarao unilateral de vontade que visa propositura de um negcio, dirigida a todos os indivduos enquanto coletividade: em havendo manifestao da parte interessada, tem incio a formao do contrato. Oferta no CDC para alguns autores marketing.

Requisitos da Oferta
Os requisitos da oferta esto elencados no Art.31 do CDC, quais sejam: A) informaes corretas, claras, precisas e em lngua portuguesa sobre as caractersticas do produto Princpio da informao B)qualidades, quantidades, composio, preo, garantia, prazo de validade e origem Princpio da transparncia

Oferta
A oferta o momento que antecede a concluso do ato de consumo. O atendimento aos princpios da informao e transparncia permitem que o consumidor exera livremente a sua escolha no mercado de consumo. A oferta pode ser veiculada de qualquer forma seguindo o disposto nos Arts. 36 a 38 do CDC.

Oferta por telefone


Se a oferta feita por telefone ou reembolso postal necessrio que no produto conste o nome do fabricante e seu endereo na embalagem, publicidade e impressos utilizados na transao comercial, afim de possibilitar a responsabilizao do fornecedor Art. 33 do CDC -

Oferta
A oferta feita sempre pelo fornecedor, na apresentao, lanamento, divulgao ou venda do produto. O fornecedor responsvel diretamente pela oferta e solidariamente aquela feita por seus empregados, agentes e representantes que atuarem em seu nome. Art. 34 -

Recusa no cumprimento da oferta


Caso o fornecedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor poder livremente: A)exigir o cumprimento forado da obrigao, nos termos da oferta; B) aceitar outro produto ou prestao de servio equivalente; C) rescindir o contrato, com direito restituio de quantia antecipada, monetariamente atualizada e mais perdas e danos.

Oferta de componentes de peas de reposio


H responsabilidade do fornecedor na oferta de componentes e peas de reposio enquanto durar e, mesmo depois de cessar a fabricao ou importao do produto, por perodo razovel de tempo. Esta regra atinge os fabricantes e importadores e no os fornecedores em geral.

Distino entre publicidade e propaganda


Propaganda: propagare, propagao de idias, conhecimentos e teorias. Publicidade: o que pblico ou deve ser feito em pblico. O termo mais adequado publicidade em face do significado da palavra, muito embora o termo propaganda aparea em algumas doutrinas.

Histrico da publicidade
Incio - relao de consumo na sociedade pr-industrial - baixa escala - relao de confiana entre as partes. Sc. XIX - publicidade surgiu como um fenmeno econmico e social - produo em srie -produo destinada a coletividade publicidade tornou-se destinada massa de consumidores

CONCEITO DE PUBLICIDADE
Publicidade toda a informao ou
comunicao difundida com o fim direto ou indireto de promover junto aos consumidores a aquisio de um produto ou servio, qualquer que seja o local ou meio de comunicao utilizado. Cludia Lima Marques

Diferena entre publicidade institucional e promocional


Institucional: aquela que se destina a institucionalizar a marca. Aqui no existe a preocupao com a venda do produto em si; o que se anuncia a prpria empresa, e no o produto. Promocional: a publicidade destinada a ofertar produtos ou servios tem objetivo imediato: vender.

PUBLICIDADE NO CDC
Regulamentam a publicidade no CDC: Art.30- vinculao da publicidade Art. 31 - transparncia das informaes Art. 36 e nico - identificao da publicidade Art. 37 e pargrafos - publicidade enganosa e abusiva Art. 38 - nus da prova Art.56, inciso XII - sanes administrativas e Arts.63, 67, 68 e 69 - infraes penais

Destinatrios da publicidade
A)Consumidor padro B)Consumidor equiparados C)Consumidor exposto s prticas comerciais: Art. 29 do CDC - basta que esteja exposto s prticas comerciais ou contratuais. Todos so protegidos contra os efeitos danosos do anncio enganoso ou abusivo, ou seja, todas as pessoas determinveis ou no so equiparadas aos consumidores.

Princpios do Cdigo de Defesa do Consumidor que regulamentam a publicidade

Princpio da Identificao da Publicidade


Diz respeito forma de insero da mensagem publicitria a ser adotada pelo anunciante, ou seja, como ele dever proceder ao apresentar a sua mensagem publicitria. A identificao da publicidade pelo consumidor uma exigncia do legislador que no aceitou a publicidade dissimulada, a publicidade clandestina e a publicidade subliminar.

Princpios do Cdigo de Defesa do Consumidor que regulamentam a publicidade Princpio da vinculao contratual da publicidade: Art. 30 a 35 CDC
As informaes e promessas na pea publicitria obrigam o ofertante e so consideradas integrantes do contrato. Para que a oferta (informao ou publicidade) obrigue o fornecedor, dois requisitos so essenciais: A) necessrio que a proposta chegue ao conhecimento do consumidor, ou seja, preciso haver exposio; B) a informao ou publicidade deve ser suficientemente precisa.

Princpios do Cdigo de Defesa do Consumidor que regulamentam a publicidade Princpio da Veracidade da Publicidade
As informaes veiculadas sobre o produto ou servio devem ser necessariamente verdadeiras. Assim no se permite qualquer informao ou comunicao de carter publicitrio, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omisso, capaz de induzir em erro o consumidor, a respeito da natureza, caractersticas, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preo.

Princpios do Cdigo de Defesa do Consumidor que regulamentam a publicidade Princpio da Inverso do nus da Prova O Art. 38 diz: "O nus da prova da veracidade e correo da informao ou comunicao publicitria cabe a quem as patrocina". O consumidor tem dificuldade em provar a "falsidade", a "omisso" ou a "ofensa" do anunciante ao divulgar a mensagem publicitria por ele recebida.

Princpios do Cdigo de Defesa do Consumidor que regulamentam a publicidade Princpio da Transparncia da Fundamentao da Publicidade Informao clara, correta, precisa e verdadeira sobre o produto ou servio a ser vendido, sobre o contrato a ser firmado. Significa lealdade e respeito nas relaes entre fornecedor e consumidor, mesmo na fase pr-contratual, isto , na fase negocial dos contratos de consumo". Claudia Lima Marques

Princpios do Cdigo de Defesa do Consumidor que regulamentam a publicidade Princpio da Correo do desvio Publicitrio O Art. 56, inciso XII, do CDC diz que havendo desvio publicitrio, ao lado de sua reparao civil e represso administrativa e penal, impe-se, igualmente, que os seus malefcios sejam corrigidos, ou seja, que seus impactos sobre os consumidores seja aniquilado. E isto se faz atravs da contrapublicidade.

Princpios do Cdigo de Defesa Consumidor que regulamentam publicidade

do a

Princpio da No-abusividade da Publicidade Art. 37 , 2o do CDC Tem por objetivo reprimir os desvios que prejudicam os consumidores. Princpio da regulao penal da publicidade Arts. 67,68 e 69 do CDC

PUBLICIDADE ENGANOSA
O Art. 37, 1o e 3o do CDC classifica a publicidade enganosa em: por comisso: Anunciante faz uma afirmao sobre o produto ou servio anunciado capaz de induzir o consumidor em erro, isto , diz algo que no . por omisso: Anunciante deixa de informar algo para o consumidor que, por esta razo, pode ser induzido em erro, isto , se no omitisse tal informao, provavelmente, no adquiriria o produto/servio anunciado.

Publicidade Abusiva
Definida no Art. 37, 2o do CDC rol exemplificativo. Aquela que incita violncia, explora o medo ou a superstio, se aproveita da deficincia de julgamento e experincia da criana, desrespeita valores ambientais ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa sua sade ou segurana.

Publicidade Abusiva
Muitas das vezes esta tcnica de despertar o lado compulsivo consumista das pessoas, no respeita os valores ticos, morais e culturais para empurrar servios e produtos, e mais grave ainda aproveita da inocncia das crianas e de pessoas com baixa capacidade crtica.

PUBLICIDADE COMPARATIVA
O CDC no trata desta forma de publicidade, no a vedando. CONCEITO: aquela na qual os anunciantes comparam seus produtos. Estas comparaes devem ser feitas atravs dos elementos essenciais e verificveis do produto ou servio, ou seja, o contedo desta forma de publicidade deve ser absolutamente objetivo, no se admitindo a comparao que seja excessivamente geral.

CONTRAPROPAGANDA
O objetivo deste dispositivo desfazer o efeito que a fora persuasiva da publicidade enganosa ou abusiva, mesmo que depois de cessada sua veiculao. A veiculao da contrapropaganda dever apresentar as mesmas caractersticas da pea publicitria veiculada, como durao, local, espao, horrio, mtodo e meio.

A responsabilidade do anunciante
O anunciante que promover a publicidade ilcita ter responsabilidade objetiva, haja vista no se depender da anlise de sua conduta, sendo necessrio apenas alguma violao legal. Na hiptese que a agncia e o veculo agirem dolosa ou culposamente respondam tambm nesta mesma esfera.

Lei 8137/90 e a publicidade


Esta lei veio disciplinar os delitos contra a ordem tributria e econmica e tambm contra as relaes de consumo. Art. 7 - Constitui crime contra as relaes de consumo(...) VII - induzir o consumidor ou usurio a erro, por via de indicao ou afirmao falsa ou enganosa sobre a natureza, qualidade do bem ou servio, utilizando-se de qualquer meio, inclusive a veiculao ou divulgao publicitria.

As sanes do CDC publicidade

e a

Art. 66. Fazer afirmao falsa ou enganosa, ou omitir informao relevante sobre a natureza, caracterstica, qualidade, quantidade, segurana, desempenho, durabilidade, preo ou garantia de produtos ou servios: Pena - Deteno de trs meses a um ano e multa. 1 Incorrer nas mesmas penas quem patrocinar a oferta. 2 Se o crime culposo; Pena - Deteno de um a seis meses ou multa O sujeito ativo o anunciante/fornecedor.

As sanes do CDC publicidade

e a

Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva: Pena - Deteno de trs meses a um ano e multa. O sujeito ativo para este artigo so os profissionais que lidam com a veiculao e/ou com o processo criativo da publicidade.

As sanes do CDC publicidade

e a

Art. 68. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua sade ou segurana: Pena - Deteno de seis meses a dois anos e multa. Este artigo enquadra as publicidades relativas aos produtos alcolicos,fumo, armas, defensivos agrcolas, etc.

As sanes do CDC publicidade

e a

Art. 69. Deixar de organizar dados fticos, tcnicos e cientficos que do base publicidade: Pena- Deteno de um a seis meses ou multa.

As sanes do CDC e a oferta


Art. 70 - Empregar na reparao de produtos, pea ou componentes de reposio usados, sem autorizao do consumidor: Pena - Deteno de trs meses a um ano e multa.

Sugestes
Visitar site: www.conar.org.br Verificar a obra Manual de Direitos do Consumidor Jos Geraldo Brito Filomeno

Вам также может понравиться