Вы находитесь на странице: 1из 9

ROTARACT CLUB DE ITANHAM

Distrito 4420
Fundado em 28/04/2010 Patrocinador Rotary Club de Itanham

Regimento Interno
Captulo I Prembulo Art. 1 - O Rotaract Club de Itanham um clube/programa de jovens criado, subordinado e sob a autoridade do Rotary International, respeitando e adotando como seu o Estatuto Prescrito Para Rotaract Club e a Declarao de Normas do Rotaract, fundado em 28 de abril de 2010, mantido pelo Rotary Club de Itanham, constituindo-se em uma sociedade civil sem fins lucrativos, com sede na Rua Edmundo Gomes Estriga, n. 70, Bairro Jardim Sabana, municpio de Itanham, Estado de So Paulo, Repblica Federativa do Brasil. Pargrafo nico: O Rotaract Club de Itanham, em Reunio Ordinria realizada em 27 de maro de 2011, discutiu e aprovou o seu Regimento Interno, o qual foi submetido e aprovado pela maioria dos scios presentes e em pleno gozo de seus direitos, pelo seu Conselho Diretor e pelo seu Rotary Club mantenedor.

Captulo II Dos Objetivos e Prazo de Durao Art. 2 - O Rotaract Club de Itanham constitudo por jovens associados que tenham vida ilibada e idade entre 18 e 30 anos, escolhidos de conformidade com o que estabeleceram a Declarao de Normas do Rotaract e o Estatuto Prescrito para o Rotaract Club, e tem por objetivo: I Desenvolver liderana e percia profissional; II Difundir o respeito pelos direitos dos demais, como base no reconhecimento do valor de cada um; III Reconhecer o mrito de todas as ocupaes como oportunidade para servir a sociedade; IV Reconhecer, praticar e promover padres de tica como capacidade de liderana e de responsabilidade profissional; V Estudar e compreender as carncias, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade e no mundo; VI Promover oportunidades para atividades pessoais e em grupo com o objetivo de servir a comunidade e promover a boa vontade e compreenso internacional. Pargrafo Primeiro: O Rotaract Club de Itanham, no cumprimento de seus objetivos estaturios no tem fins lucrativos e no remunera seus dirigentes ou qualquer que seja o membro associado. Pargrafo Segundo: No ser permitida no Rotaract Club de Itanham, a propaganda ou a prtica de atividade poltico-partidria e religiosa de qualquer espcie. Pargrafo Terceiro: O presente Regimento Interno disciplinar todas as atividades do Rotaract Club de Itanham.

RUA EDMUNDO GOMES ESTRIGA, N 70 JARDIM SABANA ITANHAM/SP

ROTARACT CLUB DE ITANHAM


Distrito 4420
Fundado em 28/04/2010 Patrocinador Rotary Club de Itanham
Captulo III Das Reunies Art. 3 - As reunies ordinrias do Rotaract Club de Itanham sero realizadas pelo menos 02 (duas) vezes por ms, sendo o dia, horrio e local previamente determinado pelo Presidente, e comunicado a todos os scios do clube ativos e com direito a voto. Art. 4 - As reunies extraordinrias do Rotaract Club de Itanham sero realizadas por convocao do Presidente com pelo menos 48 (quarenta e oito) horas de antecedncia, sendo o dia, o horrio e local previamente determinado pelo Presidente, e comunicado a todos os scios do clube ativos e com direito a voto. Art. 5 - A maioria dos scios presentes e em pleno gozo de seus direitos, constituir um quorum em qualquer reunio ordinria, extraordinria ou especial do clube. Art. 6 - Na ausncia do Presidente, ser responsvel pela conduo da reunio do Rotaract Club de Itanham ou do Conselho Diretor, outro scio, obedecendo a seguinte ordem: I Vice-Presidente; II Presidente da Comisso de Servios Internos; III Secretrio;

Captulo IV Das Reunies do Conselho Diretor Art. 7 - As reunies do Conselho Diretor do Rotaract Club de Itanham sero realizadas pelo menos 01 (uma) vez a cada 03 (trs) mses, sendo o dia, horrio e local previamente determinado pelo Presidente, e comunicado a todos os membros do referido conselho. Art. 8 - Quatro membros do Conselho Diretor, um dos quais deve ser o Presidente ou VicePresidente, constituiro quorum em qualquer reunio do Conselho Diretor. Art. 9 - Na ausncia do Presidente, ser responsvel pela conduo da reunio do Conselho Diretor o Vice-Presidente. Pargrafo nico: Podero participar, tambm, da reunio do Conselho Diretor os scios do clube que forem convidados ou convocados, e demais pessoas que o Conselho julgar necessrias, os convidados e os convocados no tero direito a voto e somente tero direito a palavra com a autorizao do Conselho Diretor. Art. 10 - Tero direito a voto os seguintes cargos do Conselho Diretor: I Presidente; II - Vice-Presidente;

RUA EDMUNDO GOMES ESTRIGA, N 70 JARDIM SABANA ITANHAM/SP

ROTARACT CLUB DE ITANHAM


Distrito 4420
Fundado em 28/04/2010 Patrocinador Rotary Club de Itanham
III Secretrio; IV Tesoureiro; V Past Presidente da ultima gesto. Art. 11 - Sero aprovadas todas as propostas que obtiverem maioria simples (50% mais 1) dos votos dos presentes.

Captulo V Das Mensalidades Art. 12 Somente aps o pagamento da primeira mensalidade, o scio poder ser considerado em pleno gozo de seus direitos. Art. 13 - A inadimplncia das mensalidades acarretar restries de seus direitos, portanto, os scios inadimplentes no tero direito de votar e nem de serem votados. Art. 14 - Fica sob a responsabilidade do Presidente e do Tesoureiro, o aviso de inadimplncia. Art. 15 - Caso o scio tenha alguma dificuldade em efetuar o pagamento de suas mensalidades em dia, dever encaminhar a Tesouraria uma solicitao de prorrogao de prazo para pagamento, justificando os motivos.

Captulo VI Do Processo de Admisso Art. 16 - O candidato a scio ser apresentado ao clube por um scio ativo, que automaticamente passar a ser o seu padrinho. Art. 17 - So funes do padrinho: I - Incentivar a freqncia do seu afilhado/candidato e explicar a filosofia e os ideais do programa Rotaract e do Rotary International; II - Explicar as normas de funcionamento do clube e fornecer cpia do Manual do Rotaract, do Regimento Interno, da Declarao de Normas e do Estatuto do Rotaract Club para o afilhado/candidato; III - Responsabilizar-se pelo comportamento do afilhado/candidato; IV - Comunicar ao afilhado/candidato a resposta do clube com relao ao seu ingresso; V - Servir de elo entre o clube e o afilhado/candidato. Art. 18 - O candidato proposto ter que participar de 4 (quatro) reunies, ficando no mnimo um ms sob observao de desempenho, para que o scio Diretor da Comisso de Servios Internos, responsvel pelo processo de admisso, possa solicitar ao Presidente do clube a realizao da votao e posterior efetivao como novo scio.

RUA EDMUNDO GOMES ESTRIGA, N 70 JARDIM SABANA ITANHAM/SP

ROTARACT CLUB DE ITANHAM


Distrito 4420
Fundado em 28/04/2010 Patrocinador Rotary Club de Itanham
Art. 19 - O candidato proposto vetado pelo Conselho Diretor, somente poder ser apresentado novamente como candidato a scio na gesto subseqente gesto de seu veto.

Captulo VII Das Eleies Art. 20 - A eleio para o cargo de Presidente, ser realizada anualmente antes de 1 (primeiro) de janeiro, o ano do Rotaract Club de Itanham coincide com o ano Rotrio, o candidato que for eleito tomar posse em 1 de julho. Art. 21 - O Presidente eleito dever nomear seu Vice-Presidente, Secretrio e Tesoureiro, bem como os Diretores das Comisses de Servios Internos, Servios Comunidade, Servios Internacionais, Desenvolvimento Profissional, Finanas e das Comisses Especiais, Comisses Extraordinrias e Subcomisses. Art. 22 - A eleio para o cargo de Presidente do Rotaract Club de Itanham, se dar em Reunio Ordinria, devidamente convocada, efetuada atravs de voto secreto, em cdulas iguais, distribudas a todos os scios em pleno gozo de seus direitos. Pargrafo Primeiro: Ser considerado eleito o candidato que obtiver maioria simples (50% mais 1) dos votos dos scios ativos em pleno gozo de seus direitos, presentes a reunio destinada a eleio. Pargrafo Segundo: Havendo empate, ser considerado eleito o candidato com mais tempo de participao como scio no Rotaract Club de Itanham; Pargrafo Terceiro: Persistindo o empate, ser considerado eleito o candidato com a maior freqncia nos 6 (seis) meses que antecederam a eleio; Pargrafo Quarto: Persistindo ainda o empate, ser considerado eleito o candidato mais velho.

Captulo VIII Dos Requisitos ao Cargo de Presidente Art. 23 - So requisitos obrigatrios para candidatar-se ao cargo de Presidente do Rotaract Club de Itanham: I Ser scio ativo regular; II Ter no mnimo 75% (setenta e cinco por cento) de freqncia nos ltimos 06 (seis) meses consecutivos; III Ter notrio saber terico do Programa Rotaract; IV Ter ocupado anteriormente cargo do conselho diretor ou presidido alguma das comisses permanentes do clube. Pargrafo Primeiro: E vedada reeleio ao cargo de Presidente, sendo permitido somente com intervalo de uma gesto.

RUA EDMUNDO GOMES ESTRIGA, N 70 JARDIM SABANA ITANHAM/SP

ROTARACT CLUB DE ITANHAM


Distrito 4420
Fundado em 28/04/2010 Patrocinador Rotary Club de Itanham

Captulo IX Dos Requisitos aos Cargos da Diretoria Administrativa Art. 24 - So requisitos para serem nomeados aos cargos de Vice-Presidente, Secretrio e Tesoureiro; I Ser scio ativo regular; II - Ter no mnimo 70% (setenta por cento) de freqncia nos ltimos 06 (seis) meses consecutivos;

Captulo X Das Comisses Art. 25 - O Presidente com a aprovao do Conselho Diretor, constituir as seguintes comisses: I Comisso de Servios Internos: esta comisso ser responsvel pelo fortalecimento e desenvolvimento do quadro social, desenvolvendo projetos, campanhas e eventos focados sempre no companheirismo e outros assuntos que possam se adequados ou que sejam determinados pelo Presidente e pelo Conselho Diretor. II Comisso de Servios Internacionais: esta comisso ter a responsabilidade de ampliar o conhecimento e a compreenso das necessidades e dos problemas em evidencia nacional e internacional, bem como de desenvolver projetos, campanhas e eventos focados sempre em temas nacionais e internacionais, buscando um o relacionamento mais prximo com outros distritos rotrios, com a finalidade de promover a boa vontade e compreenso entre os povos e outros assuntos que possam ser adequados ou que sejam determinados pelo Presidente e pelo Conselho Diretor. III Comisso de Servios Comunidade: esta comisso ter a responsabilidade de ampliar o conhecimento e a compreenso das necessidades e problemas da comunidade, e de desenvolver projetos, campanhas e eventos focados sempre na busca de solues e do desenvolvimento socioeconmico da comunidade local, elaborando atividades destinadas servi-la e outros assuntos que possam ser adequados ou que sejam determinados pelo Presidente e pelo Conselho Diretor. IV Comisso de Desenvolvimento Profissional: esta comisso ter a responsabilidade de desenvolver projetos, campanhas e eventos focados sempre na promoo da tica, do profissionalismo, da educao, do empreendedorismo, das relaes profissionais e do desenvolvimento de negcios comerciais, industriais e de servios, buscando sempre estimular a harmonia, a convivncia e o relacionamento tico entre todos os ramos de atividades profissionais e outros assuntos que possam ser adequados ou que sejam determinados pelo Presidente e pelo Conselho Diretor. V Finanas: esta comisso buscar meios de financiar todos os projetos, campanhas, eventos e demais atividades que o clube desenvolva por meio de suas comisses, elaborando oramentos, pareceres, relatrios, balancetes financeiros das atividades desenvolvidas, administrando conjuntamente com as comisses as despesas e receitas das atividades desenvolvidas, buscando a captao de auxlios financeiros, doaes, subvenes, patrocnios, auxlios de pessoas fsicas e jurdicas de direito publico ou privado, sendo responsvel pelo repasse das receitas arrecadadas diretamente tesouraria do clube e outros assuntos que possam ser adequados ou que sejam determinados pelo Presidente e pelo Conselho Diretor.

RUA EDMUNDO GOMES ESTRIGA, N 70 JARDIM SABANA ITANHAM/SP

ROTARACT CLUB DE ITANHAM


Distrito 4420
Fundado em 28/04/2010 Patrocinador Rotary Club de Itanham
VI Protocolo: esta comisso especial ser responsvel pelo cerimonial do clube, responsabilizandose pelo bom desenvolvimento e organizao das reunies, pela comunicao interna do clube, pelos servios de relaes publicas, pela publicidade e propaganda para a promoo de todas as atividades desenvolvidas pelo clube, pela comunicao e diplomacia dentro do nosso distrito rotrio e multidistrital, pela atualizao dos meios de comunicao do clube, pela promoo da informao e da atualizao de informaes aos scios do clube, pelo boletim informativo do clube e sua distribuio e outros assuntos que possam ser adequados ou que sejam determinados pelo Presidente e pelo Conselho Diretor. Pargrafo Primeiro: Cada comisso dever planejar e desenvolver pelo menos uma atividade cada gesto do clube, que venha envolver todos os scios ou a sua maioria. Pargrafo Segundo: Cada comisso dever apresentar por escrito o projeto ser desenvolvido para anlise e aprovao do Conselho Diretor.

Captulo XI Das Obrigaes dos Dirigentes

Art. 26 - O Presidente liderar todas as reunies ordinrias, extraordinrias e especiais do clube e do Conselho Diretor. Ele nomear todas as Comisses Permanentes, Comisses Especiais, Comisses Extraordinrias e Subcomisses, caso haja uma vaga no Conselho Diretor, ele poder preench-la interinamente ou nomear um scios interinamente at a definitiva nomeao do scio que a dirigir. Ele ser um membro ex-officio de todas as comisses. Ele se manter em contato com o Presidente do Rotary Club mantenedor e com o Representante Distrital de Rotaract Clubs para mant-los sempre informados das decises adotados pelo clube. Ele criar e implantar no clube o seu Plano de Atividades, em sua gesto e conjuntamente com todos os scios do clube executar e seu Plano de Atividades. Art. 27 - O Vice-Presidente ser o sucessor do Presidente, se o cargo ficar vago por qualquer que seja a causa, e na ausncia do Presidente, presidir todas as reunies do clube e do Conselho Diretor. Art. 28 - O Secretrio ser responsvel por todos os documentos e registros do clube, mantendo-os sempre atualizados, bem conservados, mantendo todos os scios do clube informados e atualizados, lavrar as atas de todas as reunies do clube e do Conselho Diretor e ser responsvel pela emisso de todas as correspondncias do clube. Art. 29 - O Tesoureiro ter sob sua custdia, todos os recursos financeiros do clube, ser responsvel por todos os documentos contbeis e registros financeiros do clube, mantendo-os sempre atualizados, bem conservados, mantendo todos os scios do clube informados e atualizados, manter a necessria contabilidade e depositar todas as receitas financeiras em conta bancaria aprovada pelo Conselho Diretor. Colocar os livros de contabilidade disposio de qualquer scio que deseje consulta-los. Todos os desembolsos sero feitos em moeda corrente nacional ou por meio de cheques com a sua assinatura e a do Presidente, desde que sejam apresentadas notas probatrias, que justifiquem os gastos.

RUA EDMUNDO GOMES ESTRIGA, N 70 JARDIM SABANA ITANHAM/SP

ROTARACT CLUB DE ITANHAM


Distrito 4420
Fundado em 28/04/2010 Patrocinador Rotary Club de Itanham
Captulo XII Do Conselho de Ex-Presidentes Art. 30 - Aprovado em reunio Ordinria a criao do Conselho de Presidentes. Art. 31 - Ser presidido pelo(a) Presidente da gesto corrente e formado pelos Ex-presidentes do clube que ainda estiverem como scios ativos e em pleno gozo de seus direitos e tambm pelo Presidente Eleito. Art. 32 - Na ausncia do Presidente atual, qualquer ex-presidente poder presidir a reunio do Conselho de Presidentes, obedecendo a seqncia de gestes da mais recente mais antiga em que o ex-presidente presidiu o club. Art. 33 - O Presidente Eleito passar automaticamente a fazer parte do Conselho de Presidentes a partir da data de sua eleio. Art. 34 - O Conselho de Presidentes ser formado por um nmero mnimo de dois integrantes. Art. 35 - O quorum mnimo necessrio nas reunies do Conselho de Presidentes, ser a simples maioria. Art. 36 - O Conselho de Presidentes possui as seguintes responsabilidades: Pargrafo Primeiro Indicar prximo presidente do Clube. Pargrafo Segundo Resolver problemas internos que no possam ser resolvidos pelo Conselho Diretor.

Captulo XIII Da Freqncia Art. 37 - Cada scio dever comparecer a pelo menos 60% (sessenta por cento) das reunies ordinrias do clube, salvo sob justificativa, compensao ou recuperao de freqncia entregue at 15 (quinze) dias antes ou aps a sua ausncia. Art. 38 - Os scios do clube podero compensar e recuperar suas freqncias participando de reunio, ou atividade de outro Rotaract Club, Rotary Club ou Interact Club, devendo trazer as suas justificativas, compensaes ou recuperaes de freqncia preenchida e assinada pelo Secretrio do clube visitado. Art. 39 - A ausncia nas reunies e nas atividades do clube acarretar em restries de seus direitos, portanto, os scios que no alcanarem 60% (sessenta por cento) de freqncia no tero direito de votar e nem de serem votados.

RUA EDMUNDO GOMES ESTRIGA, N 70 JARDIM SABANA ITANHAM/SP

ROTARACT CLUB DE ITANHAM


Distrito 4420
Fundado em 28/04/2010 Patrocinador Rotary Club de Itanham
Captulo XIV Do Pedido de Afastamento

Art. 40 - O licenciamento do scio ser permitido pelo perodo mximo de 90 dias, salvo casos excepcionais aprovados pelo Conselho Diretor, que poder prorrogar o perodo de licenciamento. Pargrafo Primeiro: O pedido de licenciamento dever ser feito por escrito e aprovado pelo Conselho Diretor. Pargrafo Segundo: O scio poder licenciar-se do clube apenas uma vez por ano, salvo casos excepcionais com a aprovao do Conselho Diretor. Pargrafo Terceiro: Fica a cargo do Conselho Diretor efetuar o desligamento do scio que ultrapassar o perodo de licena. Pargrafo Quarto: O scio que participar dos programas de intercambio do Rotaract ou do Rotary International, ficar licenciado pelo perodo equivalente ao tempo de durao do intercambio. Art. 41 - Caber ao Tesoureiro cobrar a mensalidade do scio licenciado.

Captulo XV Da Demisso, Afastamento e Vacncia Art. 42 - Qualquer Diretor ou Membro de Comisso do Rotaract Clube de Itanham poder ser demitido, acarretando a vacncia no cargo quando: I Ausentar-se por 03 (trs) reunies consecutivas ou 04 (quatro) alternadas, sem as devidas justificativas perante o Presidente do clube; II Por ineficincia contumaz ou inobservncia dos deveres inerentes ao cargo; Art. 43 - Todo ocupante de cargo na Diretoria ou Membro de Comisso do Rotaract Club de Itanham poder pedir demisso, resultando em nomeao de seu substituto pelo presidente ou conselho diretor. Pargrafo nico: Havendo vacncia em qualquer cargo, no eletivo, independente do motivo, fica sob a responsabilidade do Presidente nomear outro membro ativo regular para o cargo.

Capitulo XVI Das Emendas Art. 44 Este regimento interno s poder ser emendado por 2/3 (dois teros) dos votos dos scios em pleno gozo de seus direitos, em reunio extraordinria do clube, na qual haja um quorum presente, desde que o aviso de tal votao tenha sido dado com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedncia numa reunio do clube.

RUA EDMUNDO GOMES ESTRIGA, N 70 JARDIM SABANA ITANHAM/SP

ROTARACT CLUB DE ITANHAM


Distrito 4420
Fundado em 28/04/2010 Patrocinador Rotary Club de Itanham
Art. 45 Nenhum assunto neste regimento interno poder contradizer qualquer diapositivo do Estatuto deste clube e das Normas Prescritas para Rotaract. Art. 46 Os casos que no estiverem previstos neste regimento interno, devero ser resolvidos pelo Conselho Diretor.

Capitulo XVII Da Vigncia do Regimento Interno Art. 47 Este Regimento Interno tem vigncia por tempo indeterminado. Art. 48 - Este Regimento Interno do Rotaract Club de Itanham entra em vigor a partir desta data.

Itanham, 27 de maro de 2011.

Nathalie R. F. F. Alonso Presidente - Gesto 2010/2011 Rotaract Club de Itanham Distrito 4420 Paulo Roberto Peanha Monteiro da Silva Vice-Presidente - Gesto 2010/2011 Rotaract Club de Itanham Distrito 4420 Leonardo Silvestre Alves Secretrio - Gesto 2010/2011 Rotaract Club de Itanham Distrito 4420 Lane Pavanelli Tesoureira - Gesto 2010/2011 Rotaract Club de Itanham Distrito 4420

RUA EDMUNDO GOMES ESTRIGA, N 70 JARDIM SABANA ITANHAM/SP

Вам также может понравиться