Вы находитесь на странице: 1из 3

Atividade Tarefa n11

1. Contrato de Preo Fixo Garantido o que possui maior preferncia pelas organizaes, porque o valor previamente definido, e no apresenta perspectivas de alterao, exceto se for modificado o escopo. O fornecedor se obriga a assumir as consequncias adversas que venham impactar o preo estabelecido, e concluir o fornecimento integralmente. Somente no caso de alteraes do escopo, os valores estabelecidos podem ser alterados. 2. Contrato de Preo Fixo com Remunerao de Incentivo Esta modalidade permite um mnimo de flexibilidade s partes do contrato, porque prev um desvio com relao ao desempenho, e incentivos ao fornecedor para o cumprimento de metas, que so estabelecidas no incio do contrato. Neste tipo de contrato tambm estabelecido um teto de preos, obrigando o fornecedor ao total cumprimento do escopo, sem nus adicional para a parte contratante. 3. Contrato de Preo Fixo com Ajuste Econmico do Preo Esse tipo de contrato utilizado quando o fornecimento demanda um perodo muito grande para sua concluso, gerando um relacionamento de longo prazo entre as partes. O contrato a preo fixo, mas com previso de ajustes predefinidos em funo de alteraes do mercado e natureza do fornecimento. A clusula de reajuste do contrato deve se basear em ndices financeiros confiveis, de forma que as partes possuam proteo contra os agentes externos ao contrato durante o ciclo de via do projeto. 4. Contrato de Custo Mais Remunerao Fixa O fornecedor reembolsado pelos custos incorridos permitidos para realizar o previsto no escopo, e recebe uma remunerao fixa, calculada a partir de um percentual do valor total estimado no incio do projeto. Normalmente, a remunerao paga, observando-se o cumprimento de metas estabelecidas no cronograma. Os valores de remunerao so alterados, somente se houver ajuste no escopo. 5. Contrato de Custo Mais Remunerao de Incentivo O fornecedor reembolsado pelos custos incorridos permitidos para realizar o previsto no escopo, e recebe uma remunerao de incentivo, predeterminada se alcanar metas (marcos) estabelecidas no contrato. Neste tipo de contrato, se os custos finais variarem acima ou abaixo dos valores estimados inicialmente no contrato, realizado um compartilhamento de ganhos ou prejuzos, conforme uma frmula de compartilhamento predeterminada no incio do contrato.

6. Contrato de Custo Mais Remunerao Concedida O fornecedor reembolsado pelos custos incorridos permitidos para realizar o previsto no escopo, mas a remunerao s recebida pelo fornecedor se este alcanar metas preestabelecidas no contrato. O valor da remunerao no vinculado ao valor projeto, e discutida e negociada previamente entre as partes. 7. Contratos por Tempo e Material ou Preo Unitrio So contratos que incluem aspectos dos contratos de preo fixo e de custos reembolsveis. So mais utilizados quando no se tem uma declarao de escopo muito precisa, e se assemelham mais aos contratos de custos reembolsveis, porque permitem modificaes e podem estar sujeitos a aumentos de custos para o comprador. Algumas organizaes estabelecem tetos para este tipo de contrato, para evitar variaes muito elevadas em relao aos valores estima dos originalmente. Parte do escopo desse tipo de contrato tambm podem se realizar atravs de tabelas de preos unitrios fixos (Horas, materiais e servios), caracterizando a modalidade de preo fixo unitrio. Anlise dos Contratos supracitados Conforme foi apresentado, as modalidades de contrato praticadas permitem a implementao do projeto de vrias formas. Assim sendo muito importante avaliar o nvel de informao existente ou ser gerada para que possa definir a forma econmica e financeiramente mais adequada para efetuar as contrataes de cada projeto. imprescindvel que se tenha um profundo conhecimento do mercado onde o produto do projeto ser disponibilizado, para que se possa avaliar o limite de investimento no projeto, e em que prazo este investimento vivel, de forma a aproveitar a oportunidade de negcio. Com base na comparao das modalidades contratao verificamos que, conforme a o nvel preciso e detalhamento do escopo, assim como do prazo disponvel para viabilizar a oportunidade de negcio, a forma de contratao pode significar o sucesso ou insucesso do projeto. Em situaes em que o prazo disponvel reduzido e a oportunidade de negcio apresenta limites para aproveitamento muito restritos, a modalidade de contrato com custos reembolsveis torna mais indicada, pois o projeto pode ser iniciado a partir de uma base de dados menos precisa, permitindo ajustes no decorrer do cronograma. Nas situaes em que existem prazo e condies viveis para gerar informaes e definir-se o escopo de forma mais precisa torna-se mais interessante a contratao a preos fixos, pois os fornecedores possuiro boas informaes para efetuar seus fornecimentos com menor risco e com custos

mais firmes, melhorando-se consideravelmente o resultado econmico e financeiro do projeto. Quando j se possui um nvel preciso de informaes para parte da realizao do escopo, torna-se mais atraente uma contratao em regime misto, por tempo e material, utilizando-se a modalidade a preos fixos para a parcela de fornecimentos com nvel de preciso mais elevado, e a modalidade de custos reembolsveis para parcela cujas informaes apresentam indefinies e preciso duvidosas. Conforme j citado anteriormente, imprescindvel avaliar cada projeto de forma independente, pois cada projeto nico, apesar de muitas vezes se assemelharem. O cenrio econmico e financeiro, a oportunidade de negcio e o nvel de informaes para contrataes devem ser vistos com muita ateno, pois sua anlise e indispensvel, para que se possa definir o plano e a forma de contrao do projeto, com sucesso.

Guilherme Luis Frigo 51512-303

Вам также может понравиться