Вы находитесь на странице: 1из 3

Universidade Federal de Minas Gerais Curso de Gesto Pblica DCP/FAFICH Disciplina de Gesto no mbito Pblico No estatal Aluno: Thiago

o de Jesus Ferreira

Estudo Dirigido II
Para que possamos compreender um pouco mais a respeito da gesto pblica no estatal tentarei expor os argumentos principais dos textos O Estado diante das Organizaes No Governamentais de Hebe S. Gonalves, As Organizaes No Governamentais diante do Estado de Rubens C. Fernandes, e Sociedade Civil como Parceira do Estado na Prestao de Servios de Flvia Rosemberg. As Organizaes No Governamentais emergem em meio h um emaranhado de possibilidade para a resoluo dos problemas na prestao de servios pblicos. No Brasil, estas organizaes apresentaram grande fora principalmente a partir dos anos de 1980. Por se tratar de servios que anterior e concomitantemente so desempenhados pelo Estado, alguns crticos podem sugerir que as ONGs devem se submeter aos mesmos ritos e procedimentos das organizaes estatais a fim de proporcionar maior controle por parte da sociedade. Outros, porm, afirmam que para o bom desempenho de seus servios, as ONGs devem ser dotadas de autonomia e flexibilidade para que suas atividades no se tornem engessadas e sejam corrodas pelos entraves que vm de carona com as disfunes burocrticas. Mesmo com as divergncias no debate, h consenso quanto a algumas influncias e particularidades da prestao de servios pblicos (creio eu que, muito em funo do montante de recursos financeiros que so movimentados pela maioria das ONGs e pelo prestgio que um trabalho bem sucedido pode trazer aos idealizadores). Por meio do texto de Flvia Rosemberg podemos perceber que as Organizaes No Governamentais tambm so influenciadas por complicadores presentes em outros setores da sociedade brasileira como os esquemas de nepotismo, os jogos de interesses e o colonialismo. Esses complicadores trazem desconfiana e podem corromper a misso de ONGs pouco compromissadas com o interesse pblico. Nesse sentido, a autora prope que se deve abandonar o pensamento angelical e at certo ponto, utpico de que esse tipo de

instituio est isenta dos jogos de interesses e outros tipos de particularismos a fim de que elas possam se afirmar como parceiras do Estado na prestao de servios pblicos. Para exemplificar a parceria ONG-Estado, vimos em sala de aula o exemplo do Instituto Cultural Sergio Magnani. Constitudo como organizao sem fins lucrativos e qualificada como Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico OSCIP pelo governo federal e estadual, atua na gesto do Plug Minas Centro de Formao e Experimentao Digital, do prmio Cena Minas Prmio de Artes de Cnicas do Estado de Minas Gerais e do projeto Patrimnio Arquivstico Musical Mineiro, ambos em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, alm da gesto de projetos da Fundao Clvis Salgado1. Podemos ento supor que, embora tenha recursos suficientes e disponha de adequada organizao fsica, as ONGs precisam se mostrar confiveis. o que prope Rubens C. Fernandes em seu texto As Organizaes No Governamentais diante do Estado. Para ele h grande dificuldade, por parte das ONGs, em conquistar a confiana da populao e que isso dificulta a captao de recursos das mais diversas fontes para serem utilizados nos projetos sociais e/ou ambientais. A captao de recursos para utilizar no social vem em concomitncia com a necessidade de se compreender a cidadania de outro ponto de vista. Olhando para o caso norte-americano o autor afirma que essa nova noo de cidadania implica [...] na ideia de voluntariado e que em nossa cultura, [infelizmente] o trabalho voluntrio est associado igreja (FERNANDES, 1996, p. 62). Cidadania quer dizer capacidade de pleitear polticas de governo mas tambm quer dizer capacidade de solidarizarse (idem). Acrescenta ainda que, para as ONGs ganharem a confiana da populao elas precisam demonstrar qualidade na prestao de seus servios aumentando, assim, as possibilidades de firmar parcerias com o poder pblico. Um bom exemplo de como ganhar a confiana do Estado e principalmente da sociedade - na prestao de servios pblicos o trabalho desenvolvido pela ONG Terra da Sobriedade, chamado Papo Legal. Esse programa preventivo e constitui-se numa ao de interveno na comunidade, construda a partir do interesse e da adeso solidria de seus cidados, ao promover e incentivar a reflexo de aes conscientes e crticas [...] que possibilitam o seu desenvolvimento autnomo, garantindo uma tomada de posio a partir da preveno do uso e do abuso de lcool, do tabaco, e de outras drogas, contribuindo [para] uma melhor qualidade de vida [...] 2. Neste caso especfico, o trabalho to bem sucedido que o prprio Estado incentiva sua manuteno em funo dos resultados apresentados.

Para concluir, Hebe S. Gonalves afirma que, as ONGs brasileiras esto no caminho da iluso ao tentar desempenhar a proposta progressista jurdico-constitucional de 1988. Na prtica as ONGs esto colaborando com o conservadorismo e todas as consequncias advindas dele. A autora chega a esse entendimento por dois motivos. O primeiro que a ao governamental limitada pelo contingenciamento da verba pblica que vem carimbada por dispositivos legais, isto impede a execuo das aes prioritrias do governo. A verba est carimbada em programas de educao, sade e assistncia social e isso implica dizer que eles no esto nos objetivos prioritrios, diz. Em segundo lugar ela destaca que em janeiro de 1995 o governo extinguiu sumariamente todas as instituies encarregadas de executar polticas na rea social que tinham carter redistributivo. A autonomia e a independncia se perderam quando as ONGs se comprometeram com um prestao de servios que tem carter eminentemente assistencial. (GONALVES, 1996, p. 56). Quando as ONGs decidiram se aliar ao poder pblico elas comprometeram sua capacidade reivindicatria. Porm, isso as fez refns de recursos financeiros estatais, sem os quais muitas delas so incapazes de desenvolver e/ou prestarem seus servios populao.

Bibliografia: GONALVES, Hebe S. O Estado diante das Organizaes No Governamentais. In: GONALVES, Hebe S. (org.) Organizaes no governamentais: soluo ou problema? So Paulo: Estao Liberdade, 1996. p.47-58. ROSEMBERG, Flvia. Sociedade Civil como Parceira do Estado na Prestao de Servios. In: GONALVES, Hebe S. (org.) Organizaes no governamentais: soluo ou problema? So Paulo: Estao Liberdade, 1996. P. 103-110. FERNANDES, Rubens C. As Organizaes No Governamentais diante do Estado. In: GONALVES, Hebe S. (org.) Organizaes no governamentais: soluo ou problema? So Paulo: Estao Liberdade, 1996. P.59-66.
1

Instituto

Cultural

Srgio

Magnani

(ICSM).

Institucional.

Disponvel em: 21

em de

<http://www.institutosergiomagnani.org.br/site/paginas/o-instituto> outubro de 2013


2

Acesso

ONG

Terra

da

Sobriedade.

Papo

Legal.

Disponvel

em

<http://www.terradasobriedade.org.br/papolegal/oque-e.aspx> Acesso em: 21 de outubro de 2013.

Вам также может понравиться