Вы находитесь на странице: 1из 2

Universidade de Braslia Fundamentos de polticas pblicas Turma B Aluna: Carolina Gonalves Viana Professor: Andr Borges de Carvalho Matrcula:

: 13/0007374

4 Fichamento

STEIN, Ernesto et alli. (2007). A Poltica das Polticas Pblicas. Cap.3 Partidos polticos, legislaturas e presidentes.

Este captulo vem trazer o papel dos atores no processo de formulao de polticas. Eles possuem uma extrema importncia na elaborao destas, e esses so os partidos, legislao e o presidente, os quais executam papeis na democracia, na configurao da agenda e na implementao das polticas. Fala-se tambm neste capitulo sobre a importncia da relao destes atores e como influenciam nos resultados. Os que possuem principal papel na formulao de polticas o presidente e o legislativo, por isso a capacidade de o presidente obter aprovaes depende se o seu partido for maioria no congresso. Se o presidente governa sem a maioria no congresso, tem muita dificuldade para aprovar sua agenda e isso prejudica nos resultados polticos e nas qualidades das polticas pblicas. Quando as polticas so aprovadas com apoio do legislativo, os custos so menores e a tendncia a ser mais adaptvel maior. Um governo de coalizo justamente quando um presidente no possui grande apoio na legislatura e para consegui-lo preciso o partido regente se aliar com outros, e assim h o oferecimento de benefcios para persuadir deputados. Este tipo de acordo poltico freqente no Brasil, no que seja sempre to bom, pois ocorre muitas trocas de favores nem sempre to legais. Nada pode garantir a qualidade da poltica pblica e sua eficincia. Dois problemas que podem aparecer o interesse pblico e estabilidade de polticas. O primeiro problema quando o presidente foca em defender interesses de um grupo especfico, no representando toda a sociedade, e mesmo existindo mtodos de controle que impedem este tipo de ao, ruim utiliz-los, pois reduzem o poder de deciso do presidente

O segundo problema instabilidade dentro do governo, podendo ocasionar volatilidade s polticas pblicas. O autor tambm conceitua os partidos polticos como sendo muito importantes para a formulao de polticas e para a representao da democracia. Umas das pricipais caractersticas dos partidos a institucionalizao, pois uma forma de ter estabilidade poltica e possibilitar a formao de colizoes partidrios, necessrio em um pais como o Brasil que possui muitos partidos. A fragmentao legislativa, o contingente presidencial e a disciplina partidria so outras caractersticas do sistema partidrio e tem uma grande influencia na interao entre o Executivo e o Legislativo. O grau de nacionalizao, tambm, uma caracterstica do sistema partidrio, e este afeta o funcionamento da democracia e os resultados das polticas. Isso traz a idia de que o partido representa toda uma nao sem distines, mas cada partido pode ter um nvel diferente de nacionalizao e isso traz conseqncias nas polticas publicas, onde estas ou so uniforme se o partido for ou variveis e desiguais quando o partido beneficia mais um lado que o outro.

Вам также может понравиться