Вы находитесь на странице: 1из 77

ESTUDANDO A IMAGEM

Leitura crtica e produo


Oficina ministrada aos participantes do IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Encontro Nacional do PIBID Universidade Federal do Tringulo Mineiro - Uberaba, MG - 4 e 5 de dezembro de 2013 Professora responsvel: Dra. Alexandra Bujokas de Siqueira Centro de Educao da Distncia e Aprendizagem com Tecnologias da Informao e Comunicao - CEAD

Que palavras voc associa a esta imagem?

Quarta, 4/12 - 16 s 18h ICTE/ICENE Univerdecidade/Unidade II Sala - B201 Quinta, 5/12 - 16 s 18h ICTE/ICENE Univerdecidade/Unidade II Sala - B201

PLANO DE TRABALHO
Primeiro dia - Exposio dialogada sobre fundamentos da linguagem fotogrfica; - Anlise de fotografias feitas por profissionais e amadores a fim de identificar os fundamentos presentes; - Produo de um pequeno ensaio, aplicando os fundamentos estudados. Segundo dia - Exposio dialogada sobre os conceitos de conotao e denotao na fotografia, segundo o semilogo Roland Barthes; - Anlise de fotografias feitas por profissionais e amadores a fim de identificar os fundamentos estudados; - Produo de um pequeno ensaio que incorpore alguns dos processos de conotao estudados.

ANOTAES

O Estado de So Paulo, em 7/6/2000 Autor: Associated Press

Estudando a imagem

Elementos fundamentais da linguagem fotogrfica


PLANOS Abertos e fechados FOCO Profundidade e foco diferencial MOVIMENTO Intensidade e estaticidade

ANOTAES

Alexandra Bujokas, 2009

Sid Vicious desafia a morte

NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO
Estudando a imagem

O que fazemos responder linguagem fotogrfica. Mas do que feita essa linguagem?

Quando lemos uma imagem, partimos do princpio que a fotografia um reflexo da realidade, mas um estudo mais apurado mostra que, a despeito da realidade registrada, o modo como lemos as imagens tem mais a ver com nosso repertrio cultural e os valores da poca e do local social em que vivemos. O leitor crtico sabe disso; o leitor ingnuo, no. Nesta imagem, o vemos objetivamente um plano fechado mostrando o focinho de um co malts do lado esquerdo e uma escultura representando a morte do lado direito. A composio feita de modo que o co e a escultura parecem se enfrentar. Ao fundo v-se ladrilhos de piso. Obviamente, no essa leitura fria que a maioria das pessoas faz. Ao contrrio, o que esta foto tende a provocar o riso, por causa da irreverncia da cena. A identificao da irreverncia o que chamamos de cena cultural, produto do confronto entre os signos da imagem e o repertrio do leitor. A legenda enfatiza a anedota da cena cultural, ao dizer que o co est enfrentando a morte. Obviamente, foi a tnica fotogrfica que permitiu a leitura.

1. PLANOS
Aberto

2. FOCO
Profundidade

3. MOVIMENTO
Intensidade

4. NGULOS
Plonge

Mdio

Diferencial

Estaticidade

Contre-plonge

Fechado

Estudando a imagem

5. PERSPECTIVA
Ponto de fuga ao centro

6. COMPOSIO
Inverso de escalas

7. COR
contraste

8. ILUMINAO
Luz natural

Ponto de fuga acima

Contraste de formas

Harmonia

Contra luz

Ponto de fuga abaixo

Dois mundos

Luz artificial

Estudando a imagem

9. TEXTURA

10. EQUILBRIO

11. TENSO

ANOTAES

Estudando a imagem

Trucagem Pose Uso de objetos na cena Fotogenia Esteticismo Sintaxe Ancoragem do texto

Estudando a imagem

Analisando criticamente uma imagem publicada pela imprensa


medida em que a fotografia se torna uma linguagem mais familiar, fica mais fcil analis-la criticamente. A esta altura, voc j tem um olhar mais experiente e pode comear a desenvolver o hbito de ler as imagens que chegam pela imprensa mais atentamente. Uma forma de fazer isso aplicar o mtodo de decodificao do semilogo Roland Barthes. Veja que no preciso recorrer a citaes acadmicas ou ficar repetindo conceitos tericos. Apenas adquira o hbito mental de separar as trs mensagens (cena literal, cena cultural e mensagem lingustica) toda vez que uma imagem chamar sua ateno e, com base nos dados dessa separao, tentar compreender porque aquela foto, de algum modo, lhe afetou, que tipo de significado voc deu a ela e porque fez isso. Inspire-se no exemplo ao lado, caso voc no saiba bem por onde comear.
Autor: Roberto Stuckert Filho PRESIDNCIA Endereo da imagem: http://brasil247.com/get_im g?ImageWidth=651&ImageId=64118

Esta foto foi feita por Roberto Stuckert Filho para a Presidncia da Repblica. Por isso, uma foto de tipo oficial. Trata-se de um plano mdio, que mostra o ex-presidente Lula e a atual presidente, Dilma Roussef, ambos do PT, sentados e sorrindo. Lula olha para algo sua frente e Dilma olha para Lula. Ambos vestem roupas azuis e usam cocares com penas azuladas. Embora haja pessoas atrs e, provavelmente ao lado deles, o fotgrafo fechou o plano de modo que o restante da foto preenchido por um cu tambm azul. Esta foto simtrica e equilibrada, iluminada e harmnica, principalmente por causa da dominncia da tonalidade azul. A tcnica usada criou fotogenia e favoreceu a imagem dos dois polticos. Alm disso, por estarem usando cocares, eles podem ser interpretados como os grandes caciques do PT, que esto satisfeitos e felizes. Por fim,a cor azul, que faz parte do logotipo do partido de oposio,

o PSDB, pode ser interpretada como uma ironia. Lula e Dilma tm o poder, inclusive aquele que antes era do PSDB. Essa hiptese pode ser reforada com o estudo do contexto possvel da foto: muito provavelmente, havia pessoas com outras cores ao redor mas, ao fechar o plano, o fotgrafo - que trabalha para a presidncia - soube valorizar as conotaes de poder e de ironia. No final das contas, essa uma foto que representa a poltica como sendo uma disputa de caciques de dois dos mais importantes partidos da atualidade: PT e PSDB. Do ponto de vista do cidado, trata-se de uma imagem que distorce a realidade, j que o poder poltico, conforme a Constituio brasileira, deve emanar do povo e em seu nome ser exercido. Fotos como essa ajudam a reforar uma viso ideolgica de que poltica coisa de poltico profissional, afastando as pessoas do debate e da particpao poltica.

Estudando a imagem

Publicando suas fotos no Flickr


O site Flickr rene fotos de profissionais e amadores do mundo todo. Voc pode organizar lbuns, exposies, incluir geotags, comentar e atribuir licenas Creative Commons para as suas imagens. Se voc nunca usou este servio, veja aqui um passo-a-passo de como fazer.
1 V ao site www.flickr.com, no qual voc deve ter criado uma conta na atividade 1.1. Acesse sua conta e clique em FAA UPLOAD DAS PRIMEIRAS FOTOS (1). 2 Quando esta janela se abrir, clique na caixa azul (2) para carregar suas fotos que esto no computador. Clique duas vezes sobre a foto que voc quer carregar.

Estudando a imagem

3 Assim que voc carregar a foto, o Flickr abre esta janela, que te d algumas opes de edio. Essas opes se referem aos metadados da foto (descrio do contudo, pessoas e tipo de licensa que voc quer atibuir ao seu produto). Veja no infogrfico abaixo o que so cada uma delas e o que voc pode fazer.

ADICIONAR TAGS Tags so etiquetas que associamos imagem para facilitar sua identificao e compreenso. Assim, quando outros usurios esto procurando imagens sobre um assunto especfico, o Flickr organiza uma seleo com base nas tags. No h uma regra para faz-las e, no contexto da cultura digital, essa prtica tem sido chamada de folksonomia. A palavra inspirada no termo taxonomia a cincia que classifica os seres vivos. O prefixo folk vem do ingls e significa povo, pessoas. Consequentemente, folksonomia a arte de classificar alguma coisa na internet com uma ou mais palavras-chaves vindas da linguagem espontnea do povo.

ADICIONAR PESSOAS Esta ferramenta permite que voc coloque o nome e at o e-mail da pessoa fotografada, para que a foto seja um canal de acesso a ela. Mas tome cuidado para no desrespeitar a privacidade dos outros! Por outro lado, se voc fotgrafou uma pessoa pblica, que tem um email institucional, voc pode usar esse recurso para fazer algum tipo de ativismo. Suponha que voc flagre um vereador da sua cidade jogando lixo no cho. Voc pode publicar essa foto, colocar o e-mail institucional dele e pedir aos seus contatos no Flickr que mandem um email pedindo ao vereador que use lixeiras!

ADICIONAR AOS LBUNS Quanto mais organizadas forem as suas fotos, tanto melhor para voc e para o seu pblico. O Flickr facilita esse trabalho com a ferramenta de lbuns. Voc pode criar lbuns e, no momento da edio, adicionar suas fotos a um ou mais lbuns j existente ou criar outros. Use, mas no abuse! Procure criar nomes genricos, que contemplem boa parte das suas fotos, para no aborrecer seu pblico com aquele monte de divises. CONFIGURAES DO DONO No porque voc publicou uma foto que ela se torna de todo mundo, n? O Flickr possui uma ferramenta para que voc deixe claro para o pblico que tipo de uso gostaria que outras pessoas fizessem da sua produo. Voc pode ser totalmente liberal e permitir que outros usem, editem, remixem sua foto e, inclusive, usem-na para fins comerciais. Pode permitir que tudo isso seja feito mas sem fins comerciais, pode permitir que outros reproduzam, mas no interfiram no seu original. Nesta opo voc tambm decide quem pode ver sua foto: todos no Flickr ou apenas seus amigos. Ao final desta tarefa 5, veja o quadro com informaes sobre os tipos de licenas Creative Commons.

Estudando a imagem

10

4 Quando estiver satisfeito(a) com as opes de edio da sua foto, clique no boto UPLOAD (3). O Flickr vai confirmar se voc quer carregar com as configuraes que acabou de ajustar. Clique em UPLOAD NA GALERIA (4) e pronto! Sua foto ser publicada com todos os metadados que voc escolheu.

5 Quando sua foto j estiver publicada, clique nas duas caixas logo abaixo dela (5) para editar um ttulo e uma legenda. Use a tcnica de redao de legendas da pgina 13, caso voc no saiba como escrev-las. Clique em salvar (6) e pronto! Misso cumprida!

5 6
Estudando a imagem

11

A Creative Commons uma organizao no governamental sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos, mas que tem representaes em muitos outros pases, inclusive no Brasil. Ela foi criada para oferecer uma resposta demanda por inovaes no campo dos direitos autorais, depois que a chamada web 2.0 revolucionou a estrutura de produo de bens simblicos. As licenas Creative Commons (CC) permitem cpia e compartilhamento com menos restries que o tradicional Todos os direitos reservados (representado pelo smbolo ). A proposta da CC que todas as pessoas que produzem e compartilham con-

tedo na internet usem licenas que informem aos outros usurios o modo como gostariam que suas obras fossem usadas, e que vo da simples reproduo citando a fonte ao remix e explorao comercial. Para aplicar uma licena a uma obra sua, basta acessar o site www.creativecommons.org.br, escolher as opes que lhe agradam e gerar um selo, que pode ser associado ao seu produto. Muitos sites na internet possuem ferramentas que incorporam a criao de uma licena CC, tal como o Flickr, que voc est usando. Veja abaixo a descrio dos tipos de licenas possveis.

Esta licena permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crdito pela criao original. Esta a licena menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra.

Esta licena permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas ainda que para fins comerciais, contanto que o crdito seja atribudo ao autor e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos. Esta licena geralmente comparada a licenas de software livre. Todas as obras derivadas devem ser licenciadas sob os mesmos termos desta. Dessa forma, as obras derivadas tambm podero ser usadas para fins comerciais.

Esta licena permite a redistribuio e o uso para fins comerciais e no comerciais, contanto que a obra seja redistribuda sem modificaes e completa, e que os crditos sejam atribudos ao autor.

Esta licena permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter meno ao autor nos crditos e tambm no podem ser usadas com fins comerciais, porm as obras derivadas no precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licena.

Esta licena permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, desde que com fins no comerciais e contanto que atribuam crdito ao autor e licenciem as novas criaes sob os mesmos parmetros. Outros podem fazer o download ou redistribuir a obra da mesma forma que na licena anterior, mas eles tambm podem traduzir, fazer remixes e elaborar novas histrias com base na obra original. Toda nova obra feita a partir desta dever ser licenciada com a mesma licena, de modo que qualquer obra derivada, por natureza, no poder ser usada para fins comerciais.

Esta licena a mais restritiva dentre as nossas seis licenas principais, permitindo redistribuio. Ela comumente chamada propaganda grtis pois permite que outros faam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utiliz-la para fins comerciais.

Estudando a imagem

12

Editando legendas para as suas fotos


TCNICAS DE PRODUO
Legendas so texto curtos colocados prximos a fotografias e que tm a funo de ancorar a imagem. Em outras palavras, como a fotografia tende a ser uma mensagem polissmica, isto , que pode gerar diversos sentidos, o jornalismo usa o recurso da legenda para fixar a imagem nos sentidos propostos pela pauta. Mas a legenda no deve apenas descrever a imagem, repetindo aquilo que o pblico j est vendo. Tambm preciso usar este recurso para acrescentar informaes que a imagem no mostra, mas que so relevantes para a compreenso do fato reportado. Procure escrever frases curtas e diretas, isto , com sujeito, verbo e complemento. Use verbos no presente e, caso julgue necessrio repetir algo dito pela pessoa retratada, transcreva exatamente o que ela falou, entre aspas. O Manual da Redao do jornal Folha de So Paulo1 faz as seguintes recomendaes aos seus jornalistas: - Quando aparecerem at cinco pessoas numa foto, a legenda deve procurar identificar todas elas, ainda que por um nico nome; - Em foto de grupo, conforme a necessidade, esclarea a posio que cada pessoa ocupa: dir., esq., ao fundo, no centro, atrs, na frente, de chapu, de culos, sentado etc. Mas no insulte a inteligncia do leitor. Numa foto em que apaream Pel e Xuxa, por exemplo, ridculo indicar quem est esquerda ou direita; - Em foto de ao (competio esportiva, por exemplo), a legenda deve contextualizar o momento (Jos chuta a gol depois de receber a bola de Joo).
1 Disponvel em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_edicao_l.htm> FOGO CERRADO Dois focos de incndio no cerrado produzem coluna de fumaa que sobe por trs da cpula da cmara dos Deputados, ainda em recesso, em Braslia; clima seco facilita ocorrncia de incndios neste perodo do ano.

Veja este exemplo: a foto usa recurso de trucagem, que aproxima a fumaa da cpula do prdio do Senado, dando margem a interpretaes jocosas por parte do leitor. A legenda joga com essa leitura engraada ao colocar o ttulo Fogo Cerrado mas, a seguir, descreve brevemente a foto e acrescenta informao relevante, que no pode ser transmitida pela imagem, mas que fundamental para que o leitor compreenda o fato noticiado.

JORNAL: Folha de S. Paulo, 31/07/1999 AUTOR: Srgio Lima / Folha Imagem

Estudando a imagem

13

ENSAIO COM CONOTAO NA FOTOGRAFIA


1. Exerccio com planos Produza duas imagens de uma mesma cena: uma com plano geral e outra com um close, de modo que o aspecto fotografado (pode ser uma pessoa, um grupo, um animal) seja objetivo no enquadramento aberto e subjetivo no enquadramento fechado. 2. Exerccio com fotogenia Produza duas imagens de um mesmo aspecto, de modo que a primeira seja o olhar real tanto quanto possvel e o segundo seja um olhar embelezado por tcnicas como composio em plonge (de cima para baixo) ou contre-plonge (de baixo para cima), uso de ngulos, contra luz etc. 3. Uso de objetos na cena Produza uma imagem que tenha um objeto no centro das atenes, de modo que o objeto arraste para dentro da cena um significado que no est, necessariamente, presente na realidade da qual a imagem foi retirada. 4. Conotao texto-imagem Produza uma foto que tenha um texto dentro da imagem (voc pode fabricar esta cena, produzindo um cartaz, por exemplo e o fotografando no cenrio que voc planejou), de modo que o texto crie uma conotao que no estaria necessariamente presente na realidade. 5. Sintaxe Faa duas fotos distintas de modo que possam ser colocadas lado a lado para criar algum significado fruto da aproximao. Publique suas fotos no Flickr com legendas que expliquem suas intenes ao fazer a foto e acrescentem informaes importantes para que o leitor compreenda o fato registrado.
Estudando a imagem

14

Campanha publicitria do jornal sul-africano Cape Times

You cant get any closer to the news Voc no pode ficar mais perto da notcia

ESTUDANDO A IMAGEM
Leitura crtica e produo
Alexandra Bujokas de Siqueira bujokas@uol.com.br medialiteracybrasil.net

Que palavras voc associa a essa imagem?

DIFERENA
RACISMO
PATINHO FEIO

SUPERIORIDADE

SUPERAO

EXCLUSO
INTOLERNCIA

Enquadramento fechado que mostra um filhote de pato de penugem amarela no primeiro plano se preparando para saltar na borda de pedra do que parece ser um lago artificial, sobre a qual j se encontram seis filhotes de pato de penugem preta. Todos olham para o lago no segundo plano.

O Estado de So Paulo, em 7/6/2000 Autor: Associated Press

PATINHO FEIO Patinho amarelo de trs dias fica na ponta dos ps para ver os irmos, que olham a me nadando em um lago em Salem, Virginia, EUA. comum, numa mesma ninhada, haver um pato de plumagem diferente mas, ao crescer, todos podero ter a mesma cor.

X
O que fazemos responder linguagem da fotografia

DO QUE FEITA A LINGUAGEM FOTOGRFICA?

Elementos fundamentais da linguagem fotogrfica


PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO

PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO
Rene Lopez Oficinas de Mdia-educao

PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO
Gueorgui Pinkhassov, Japo, 1996 www.magnumphotos.com

Alexandra Bujokas, South Bank, Londres, 2012

PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO
Alessandra Sanguinetti, Buenos Aires, 1999 www.magnumphoto.com

PLONGE

PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO
Rene Lopez Oficinas de Mdia-educao

CONTRE-PLONGE

Oficinas Midialab, Bauru, SP, 2008

PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO
Alexandra Bujokas, Manchester, 2012

Alessandra Sanguinetti, Buenos Aires, 1999 www.magnumphoto.com

PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO
Alexandra Bujokas, Open University, Inglaterra, 2012

PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO
Digital Stock

PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO /TENSO
Rene Lopez Oficinas de Mdia-educao

Sebastio Salgado - Terra

PLANOS Abertos e fechados

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA
Sebastio Salgado - Gnesis

EQUILBRIO /TENSO

PLANOS Abertos e fechados

Alexandra Bujokas, Braslia 2010

FOCO Profundidade e foco diferencial


MOVIMENTO Intensidade e estaticidade NGULOS Plonge e contre-plonge PERSPECTIVA COMPOSIO COR ILUMINAO TEXTURA EQUILBRIO / TENSO
Alexandra Bujokas, Camburi, SP, 2010

VOC APRENDEU?

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Digital Stock

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Digital Stock

Que elementos da linguagem se sobressaem nessas fotos?

Alessandra Sanguinetti, Buenos Aires, 1999 www.magnumphoto.com

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Participantes das oficinas de Mdia-Educao UFTM, 2011

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Participantes das oficinas de Mdia-Educao UFTM, 2011

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Alexandra Bujokas Olinda, PE 2012

Alexandra Bujokas Olinda, PE 2012

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Christopher Anderso Nova Yorke 2008 www.magnumphoto.com

Alexandra Bujokas Greenwich, Inglaterra 2007

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Participante oficinas Midialab Bauru, SP 2008

Alexandra Bujokas Bauru, SP 2010

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Danilo Rothberg Londres 2006

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Alexandra Bujokas Belm, PA 2012

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Participante Oficinas de Mdia-educao, UFTM 2011

Participante Oficinas de Mdia-educao, UFTM 2011

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Gueorgui Pinkhassov, Japo, 1996 www.magnumphotos.com

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Alexandra Bujokas, Open University, Inglaterra, 2012

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Alexandra Bujokas, Braslia, 2010

Que elementos da linguagem se sobressaem nessa foto?

Alexandra Bujokas, Braslia, 2010

AGORA A SUA VEZ!


Use o guia do seu material impresso para produzir um pequeno ensaio fotogrfico que ilustre os elementos que voc acabou de estudar. Depois, imprima as fotos e as cole nos quadros correspondentes para ilustrar seu material didtico de maneira personalizada

ESTUDANDO A IMAGEM
Leitura crtica e produo
Alexandra Bujokas de Siqueira bujokas@uol.com.br medialiteracybrasil.net

PARA A IMAGEM A SEGUIR, ESCREVA

CINCO PALAVRAS QUE VIEREM


LIVREMENTE SUA CABEA

Agora, considere as palavras escolhidas pela turma e as organize em duas categorias:

SENTIDO LITERAL SENTIDO SIMBLICO

COMO QUE O SENTIDO BEM IMAGEM?

RETRICA DA IMAGEM
BARTHES, Roland. O bvio e o obtuso. Lisboa, Edies 70, 1980.

CENA LITERAL
Cenrio
Objetos Pessoas Iluminao Roupas Texto verbal

CENA CULTURAL
Valores historicamente
associados aos elementos da cena literal

MENSAGEM DENOTADA

MENSAGEM CONOTADA

SENTIDO

COMO QUE SUA MENTE ATRIBUI SENTIDO IMAGEM?


Cena literal e cena cultural: voc as distingue nessa imagem? Quais so os principais processos de conotao?
Wilton de Souza Jnior/Agncia Estado

Trs mensagens: Icnica no-codificada = literal = denotada Icnica codificada = cultural = conotada Lingustica A distino das duas mensagens icnicas no se faz espontaneamente ao nvel da leitura corrente; lemos, ao mesmo tempo, a mensagem perceptiva e a mensagem cultural. O texto serve como ncora para sentido

Fonte: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/627-agentes-do-bope-ocupam-morro-no-rio#foto11620

Marcelo Sayo - Efe

Agentes do Bope (Batalho de Operaes Especiais da PM) ocupam o morro do Turano, no Rio, para a implantao da 12 UPP (Unidade de Polcia Pacificadora)

Tente identificar as trs mensagens: Icnica no-codificada = literal = denotada Icnica codificada = cultural = conotada Lingustica

Mensagem icnica no-codificada = cena literal = mensagem denotada Trata-se de um plano mdio de dois soldados do Bope. Eles seguram armas de guerra em posio de descanso e conversam entre si. Ao fundo v-se uma imagem estilizada do palhao Bozo, com os olhos vidrados, segurando uma arma com diversos canos e uma cinta de balas. No muro est escrito A alegria do palhao ver o circo pegar fogo. Mensagem icnica codificada = cena cultural = mensagem conotada Os soldados foram retratados em pose de descanso, conversando descontraidamente, as armas de guerra valorizadas na composio e o enquadramento que une os soldados imagem e ao texto ao fundo. Ao associar os dois soldados relaxados, o desenho do palhao e a frase A alegria do palhao ver o circo pegar fogo, emerge uma imagem que debocha do Bope: enquanto eles conversam distraidamente, o trfico atua por trs. Ou que esses soldados somente vo favela para gerar mais violncia.

Mensagem lingustica A legenda sob a foto diz Agentes do Bope (Batalho de Operaes Especiais da PM) ocupam o morro do Turano, no Rio, para a implantao da 12 UPP (Unidade de Polcia Pacificadora). A escolha pela combinao da informao denotada (ocupao do morro para implantao de Unidade de Poltica Pacificadora ) e da imagem depreciativa corrobora uma leitura de que a poltica de pacificao no ir resolver o problema.

E COMO FEITA A CODIFICAO DA FOTOGRAFIA?


Basicamente, atravs de seis processos identificveis: Trucagem Pose Uso de objetos na cena Fotogenia Esteticismo Sintaxe + Ancoragem do texto

TRUCAGEM
No processo de trucagem, o fotgrafo une artificialmente na fotografia duas imagens separadas na realidade. dessa montagem que surge o sentido, como neste caso, em que parece que o tubaro vai engolir a moa

POSE
No processo de pose, um gesto espontneo (aquele feito para acompanhar a fala) congelado e assume a conotao de um gesto convencionado (aquele que tem um sentido especfico na nossa cultura, como o polegar apontando para cima e os outros dedos dobrados sobre a palma da mo para indicar positivo). Nesta foto, o homem da esquerda parece que vai dar um soco no guarda quando, na verdade, s estava pedindo passagem no meio do tumulto. Perceba que punho cerrado de uma terceira pessoa...

MAIS EXEMPLOS

OBJETOS
Objetos tem significados histricos muito precisos. No processo de objetos, o fotgrafo os valoriza na composio ressaltando a presena do objeto e, assim, induz a gerao de um sentido simblico que, muitas vezes, anula a primeira realidade da fotografia. Nesta foto, feita em 1997, durante a passagem da Marcha dos 100 Mil por So Paulo, o fotgrafo valorizou a foice e o bon com o logotipo do MST. No difcil associar a foto com violncia e morte, por causa da foice, embora a marcha tenha sido pacfica. A questo est no significado cultural da foice e do MST.

Folha de S. Paulo, 15/04/1997 AUTOR: Marlene Bergamo / Folha Imagem

MAIS EXEMPLOS

FOTOGENIA
No processo de fotogenia, o fotgrafo usa recursos como enquadramento, composio, iluminao, velocidade do obturador. O problema que a fotogenia pode embelezar coisas que no so bonitas na realidade. No exemplo desta foto, o muro neutro combinando com a roupa do soldado, o colorido das roupas das crianas e a composio assimtrica, porm equilibrada, fez desta uma foto bonita, embora o cenrio real seja a devastao provocada pela guerra dos Estados Unidos contra o Afeganisto.

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/5178-concurso-doexercito-britanico-premia-melhores-fotos

MAIS EXEMPLOS

ESTETICISMO
No processo de esteticismo, o fotgrafo usa recursos como cor, iluminao, textura e, assim, constri imagens que lembram obras de arte. Neste exemplo, a foto do ex-prefeito de So Paulo Celso Pitta (1946-2009), o emprego da luz dramtica que destaca silhuetas lembra a esttica tpica das obras do pintor italiano Michelangelo Caravaggio.

MAIS EXEMPLOS

SINTAXE
No processo de sintaxe, o diagramador aproxima na pgina uma determinada sequencia de fotos que, juntas, adquirem um sentido diferente daquele se essas imagens fossem lidas separadamente. Nesta composio feita pelo jornal O Estado de So Paulo o ex-presidente George W. Bush aponta para algum lugar que, certamente, no o da foto da direita. Mas a composio final cria um sentido para justificar a declarao de guerra: os afegos atacam os EUA, que devem revidar...

O Estado de S. Paulo, 24/09/2001

MAIS EXEMPLOS

ANCORAGEM
No processo de conotao texto-imagem, o editor acrescenta uma legenda ou slogan que direcionam a imagem para uma leitura. O texto tambm pode estar presente dentro da fotografia e, assim, modificar o sentido de maneira muito mais sutil.

MAIS EXEMPLOS

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/627-agentesdo-bope-ocupam-morro-no-rio#foto-11620

HORA DA TAREFA!
Use o guia do seu material impresso para produzir fotos com ensaios de conotao

VOLTAR

Embora tenham sido feitas em pocas completamente diferentes, essas duas imagens usam a mesma pose para criar a conotao de liberdade. A da esquerda uma propaganda de guerra, feita para estimular as mulheres britnicas a ir trabalhar nas fbricas de munio durante a Segunda Guerra Mundial. A fazer isso, elas estariam colaborando para conquistar a liberdade do Reino Unido, ameaado pelo poder nazista. A pea da direita usa o mesmo gesto convencionado para associar o celular desbloqueado liberdade de escolha.

VOLTAR

PRXIMO EXEMPLO

A proporo de dois teros para o cu e um tero para a terra alm da valorizao da textura das nuvens fez desta foto uma produo esteticamente inspirada na pintura de paisagens do artista ingls Willian Turner.

VOLTAR

A predominncia de amarelo e laranja, as cores criando listras e a boca aberta indicando o grito fazem desta foto uma produo inspirada na obra do pinto noruegus Edvard Munch.

VOLTAR

O enquadramento, a composio, a iluminao e a pose so os mesmos nas duas fotos. Mas a troca de objetos sugere infncia ou criana psicopata...

VOLTAR

VOLTAR
JORNAL: Folha de S. Paulo, 02/04/1994

AUTOR: Bob Wolfenson LEGENDA: Os candidatos Presidncia Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT) posam, a convite da Folha, para o fotgrafo Bob Wolfenson

VOLTAR

VOLTAR

Вам также может понравиться