Вы находитесь на странице: 1из 14

Acstica e Isolamento Sonoro de Edifcios

31 Janeiro, 2011.

O estudo da acstica de edifcios pressupe a anlise das fontes de rudo, o condicionamento acstico dos recintos e o dimensionamento da envolvente com vista ao isolamento sonoro. O conhecimento das caractersticas das fontes de rudo essencial para a elabora o de um pro!rama com vista " de#ini o dos trabalhos a e#ectuar para dotar o edi#cio de caractersticas ade$uadas " utili%a o prevista. O condicionamento ac&stico dos recintos visa dot'los de caractersticas ade$uadas " sua utili%a o relativamente ao tratamento $ue este produ% sobre os estmulos sonoros $ue s o produ%idos no seu interior. O isolamento sonoro, vul!armente con#undido com condicionamento, pressupe a e(ist)ncia de dois espaos, um aonde se produ%em estmulos sonoros e outro aonde se pretende $ue esses estmulos apresentem um nvel t o bai(o $uanto possvel. * envolvente +onora do local escolhido para uma opera o imobiliria pode apresentar situaes diversas. Os estmulos sonoros podem ser considerados ne#astos, neutros ou a!radveis, dependendo da utili%a o $ue se prev) para a constru o a edi#icar e das pessoas $ue a v o ocupar. , evidente $ue os edi#cios a pro-ectar v o modi#icar a envolvente sonora pr.(ima. +e o nvel de press o sonora e(terior importante ou est em risco de passar a ser, em #un o por e(emplo do aumento de tr#e!o, dever prever'se um aumento de isolamento de #achadas. +e pelo contrrio o nvel de press o sonora e(terior e(tremamente #raco, como por e(emplo o de um im.vel isolado, ser necessrio tomar precaues complementares com o isolamento interior. /om e#eito, n.s somos mais sensveis ao rudo dos nossos vi%inhos $ue a um rudo ambiente com um nvel sonoro #raco. 0ever'se' para $ual$uer situa o, avaliar os nveis de press o sonora e(istentes, a #im de determinar um mapa de car!as ac&sticas. * caracteri%a o das #ontes de rudo muito importante para a de#ini o do pro!rama de isolamento sonoro dos edi#cios. 1m primeiro lu!ar deve'se e#ectuar uma subdivis o relativamente " posi o da #onte #ace ao edi#cio. 0esta subdivis o resultam dois !randes !rupos2 #ontes e(teriores e no interior do edi#cio. O estudo das #ontes e(teriores indi#erente $uer se trate da concep o de um edi#cio escolar ou de habita o. /om e#eito os locais de implanta o dos dois tipos de edi#cios !enericamente podem'se considerar semelhantes.

1m rela o "s #ontes de rudo no interior dos edi#cios - n o se pode a!rupar a sua caracteri%a o. *pesar de haver situaes de #ontes de rudos semelhantes, o #uncionamento dos edi#cios e o tipo de recintos di#erente, o $ue coloca situaes com tratamento diverso. Fontes de rudo

* escolha de um terreno para implanta o de um edi#cio de habita o, ou no caso mais vasto para a de#ini o de uma %ona residencial, deve ter como condicionante a nature%a da envolvente sonora. * classi#ica o, ainda $ue sub-ectiva, dos estmulos sonoros muito importante, visto $ue o tratamento deve ser di#erente para os diversos tipos.

* inventaria o, descri o, posicionamento no espao e no tempo das #ontes de rudo no interior dos edi#cios, da m(ima import3ncia para se elaborar o pro-ecto de ac&stica. 4ma #onte com um nvel de pot)ncia sonora $ue durante o dia n o se #a% notar devido ao mascaramento com o rudo ambiental, pode durante a noite ser desa!radvel. O rudo provocado pelos elevadores pode ser parcialmente ultrapassado pela interposi o de espaos ad-acentes sem perman)ncia nocturna. *s #ontes de rudo no interior dos edi#cios de habita o $ue se encontram na maioria das situaes s o as se!uintes2 ' 1$uipamentos colectivos5 ' 6nstalaes, principalmente as redes de !uas e es!otos5 ' 1lectrodomsticos5

' 7dios, televises e instrumentos de m&sica5 ' *s pessoas. Os e$uipamentos colectivos mais correntes nos edi#cios e $ue produ%em rudo s o os elevadores e os !rupos hidropneumticos. * sua instala o na maioria dos casos indispensvel, mas sob o ponto de vista ac&stico s o dois tipos de #ontes muito importantes. /om e#eito o rudo $ue estes e$uipamentos ori!inam mani#esta'se por duas vias2 por condu o area devido " pot)ncia sonora dos motores em #uncionamento5 por vibraes devidas ao seu #uncionamento $ue s o transmitidas " estrutura. *s diversas instalaes do edi#cio2 !uas e es!otos5 ener!ia elctrica5 a$uecimento ventila o e ar condicionado5 recolha de li(os5 etc., s o #ontes de rudos. 8o entanto as $ue apresentam maior numero de patolo!ias s o as de !uas e es!otos, principalmente devido a um dimensionamento de#iciente e " e(ecu o por parte de uma m o de obra pouco $uali#icada. * evolu o da $uantidade de electrodomsticos e do n&mero de televisores e rdios ori!ina um aumento dos nveis de press o sonora nos espaos habitveis. 1sta situa o condu% a uma evolu o no nvel de e(i!)ncia de isolamento sonoro por parte dos habitantes em virtude de $uando pretendido o sosse!o e descanso o rudo ambiente se dese-ar com nvel de press o sonora o mais bai(o possvel. * proli#era o dos electrodomsticos e outros aparelhos produtores de rudo vem di#icultar a tare#a do en!enheiro ac&stico em virtude de $uase todos os compartimentos se encontrarem na posi o de potenciais recintos emissores de rudo. *s pessoas ao comunicarem umas com as outras, ao caminharem, resumidamente ao viverem, s o #ontes de rudo. *o mesmo tempo, s o as pessoas $ue n.s pretendemos prote!er dos estmulos sonoros $ue n o s o a!radveis ou $ue apresentam nveis de press o sonora elevados. O principal problema tem a ver com o #acto de nem todas as pessoas terem os mesmos perodos de descanso e ainda de um estimulo sonoro para uma ou mais pessoas ser a!radvel e para outras desa!radvel. 8a concep o de edi#cios muito importante a descri o e locali%a o das potenciais #ontes de rudo e(teriores ao recinto em causa, por #orma a #a%er uma distribui o espacial $ue permita ao en!enheiro ac&stico o tratamento da envolvente dos recintos de modo $ue os nveis de press o sonora no interior destes se-a redu%ido. , necessrio situar as #ontes no espao e no tempo. * locali%a o das #ontes no espao essencial para a de#ini o da metodolo!ia a adoptar com vista a minimi%ar os seus e#eitos, sendo o tratamento de uma #onte pontual diverso de uma linear m.vel. 1m rela o ao tempo importante o conhecimento dos perodos do dia em $ue ocorrem, a sua repetitividade e dura o no tempo.

Tratamento Acstico 9uando uma #onte sonora est em #uncionamento, as ondas sonoras e(pandem'se em todas as direces a partir dela. *o encontram um obstculo ou uma super#cie, por e(emplo parede pavimento ou tecto, alteram a sua direc o, ou se-a s o re#lectidas. 8o caso te.rico de a super#cie re#lectora ser completamente impermevel ao ar e per#eitamente r!ida, n o haver perda de ener!ia na re#le( o.

8a realidade isto n o se veri#ica, nenhuma super#cie um re#lector per#eito, ou entra em movimento devido " solicita o da Onda incidente, ou ainda, caso tenha uma estrutura porosa, permite a propa!a o das ondas no interior do corpo do material. 8a ocorr)ncia de $ual$uer dos processos acima descritos, as ondas re#lectidas ter o menos ener!ia $ue as ondas incidentes, ou se-a, parte da ener!ia incidente ) absorvida pela super#cie.

Os re#lectores e absorventes sonoros s o aplicados #re$uentemente para produ%ir umas condies ac&sticas dese-adas para os recintos. * propor o de som incidente $ue se re#lecte numa #ronteira entre dois meios depende das imped3ncias ac&sticas relativas dos mesmos, por conse$u)ncia, para $ue um material se-a re#lector sonoro a sua imped3ncia dever ser di#erente da do ar. *tendendo a $ue a imped3ncia ac&stica de um meio i!ual ao produto da velocidade do som no meio pela densidade, os re#lectores dever o ser corpos s.lidos.

O som produ%ido por uma #onte continua dentro de um recinto, incide sobre as super#cies do mesmo, re#lectindo'se uma parte. 1stas re#le(es tendem a aumentar o nvel sonoro no recinto. Os materiais absorventes sonoros s o a$ueles $ue redu%em o nvel do som das m&ltiplas re#le(es sonoras $ue persistem no tempo. O ob-ectivo da aplica o destes materiais pode ser o de redu%ir o nvel sonoro dentro do recinto ou ainda controlar o tempo de reverbera o.

0e um modo primrio, poderemos di%er $ue a duplica o da absor o redu% o nvel de press o sonora no interior do recinto em 3 d: e o tempo de reverbera o para metade. , de salientar $ue o e#eito da absor o sonora n o produ% $ual$uer e#eito sobre o som directo nem t o pouco sobre o isolamento sonoro do recinto. Isolamento sonoro

O isolamento sonoro pode'se de#inir como sendo a protec o de um espao contra a penetra o de sons $ue inter#iram com o sinal sonoro dese-ado. ;ratar de isolamento sonoro admitir a ocorr)ncia de um processo de transmiss o entre dois locais, um emissor e outro receptor. 4ma primeira !rande subdivis o di% respeito " ori!em das #ontes, podendo ser interiores ou e(teriores ao edi#cio. Outra tem a ver com a #orma de transmiss o da ener!ia sonora. *o considerarmos a e(ist)ncia de dois recintos ad-acentes num dos $uais e(istem rudos com ori!em em emisses sonoras n o comparticipadas por elementos de constru o, sons areos, o tipo de isolamento sonoro $ue nos interessa estudar o isolamento aos sons areos. 8o caso do rudo ter ori!em em aces de cho$ue sobre elementos de constru o o tipo de isolamento a estudar ser o isolamento aos sons de percuss o.

0e#ine'se isolamento aos sons areos a perda de ener!ia sonora $ue e(perimentam as ondas sonoras ao atravessar um elemento, e isolamento aos sons de percuss o a perda de ener!ia $ue e(perimentam as vibraes ao propa!ar'se atravs de um material. * #orma de abordar os dois tipos de transmiss o di#erente, o $ue n o si!ni#ica $ue estes ocorram em separado, pelo contrrio, #re$uente mani#estarem'se em simult3neo. <ara encontrar as #ormas de protec o dos recintos condi o necessria para a obten o de )(ito, o conhecimento prvio da nature%a dos rudos $ue se pretende isolar e os caminhos pelos $uais suposto penetrarem no recinto a prote!er. <ara dar resposta a um problema de isolamento sonoro de um recinto, necessrio conhecer em $ue medida o isolamento depende das propriedades #sicas dos materiais da envolvente e ainda das caractersticas do rudo. 8este conte(to tem !rande import3ncia conhecer a depend)ncia do isolamento sonoro com a #re$u)ncia, isto por$ue para alm da transmiss o ac&stica dos diversos materiais variar com a #re$u)ncia, tambm a percep o auditiva depende da #re$u)ncia. 1sta altera o na caracteri%a o sub-ectiva do espectro sonoro dese-vel. /om e#eito uma supress o si!ni#icativa nas bai(as #re$u)ncias redu% a ac o mascarante do rudo e uma supress o nas altas #re$u)ncias condu% a uma melhoria $uando o rudo $ue inter#ere ) a palavra, - $ue esta perde a sua clare%a com as perdas nas altas #re$u)ncias. 1(istem #actores $ue diminuem o isolamento sonoro de uma parede, como e(emplos2 transmiss o mar!inal, condutas de ventila o ou ar condicionado, #endas, ori#cios, -anelas, portas, etc. O calculo da ener!ia sonora transmitida atravs de uma parede simples conhecendo o nvel de press o sonora do rudo incidente, bem como o isolamento sonoro bruto normali%ado do material, ser a di#erena entre estes dois valores. 8o entanto, os rudos podem penetrar no recinto $ue se dese-a isolar pelos recintos pr.(imos e n o s. pelas paredes comuns. 1sta trans#er)ncia indirecta aparece como conse$u)ncia de $ue, se um elemento de uma parede est li!ado com outros elementos se!undo uma dada direc o, a vibra o do primeiro elemento de paredes transmitida aos outros elementos, alcanando deste modo o recinto $ue se dese-a isolar, este tipo de transmiss o conhecido por transmiss o mar!inal.

4m aumento do isolamento sonoro para a transmiss o mar!inal possvel conse!uir desde $ue se evite a coincid)ncia da velocidade da onda sonora, $ue incide obli$uamente com a velocidade de propa!a o das ondas #lectoras da parede. 1ste e#eito pode'se obter, prevendo a e(ecu o das paredes transversais com materiais de elasticidade e densidades di#erentes, ou com a separa o entre as paredes por um material de ri!ide% di#erente do material de base.

Autor: Antnio Jorge de Almeida Leo Excerto Adaptado Imagens: Acuframe, SER

Вам также может понравиться