Вы находитесь на странице: 1из 47

A Fbrica da Verdade

Ricardo Ferreira de Almeida

Nunc et semper

CANIBAL Um canibal que te apruma a carne antes da dentada, um homem cheio de terra mas a ansiar pela gua, com um navio preso ao sensvel nervo cardaco, eisme aqui, com as mos cheias de vento.

ALELUIA Aleluia aleluia chegou a hora do po torrado da cromtica mscara que se coloca ante os planisfrios oculares aleluia, salve! Eu dei-te com os ns dos dedos na cabea, disse-te que a existncia era para partilhar com verdade e lisonja e nunca com a macilenta falta de vontade de quem anda chuva e aleluia chegou a aguardada revelao! Eu esperei por ti, sempre, com um saco cheio de po, manteiga e uma lareira, espetei a faca na carne para que no duvidasses de mim, fui fiel como um pssaro cheio de matrizes sem cifres. Aleluia salve a revelao mais cruel de todos os anos, ela desce dos cus e crava-nos as unhas nas ideias mais pessimistas. Aleluia chegou a redeno se quisermos optar por ela nesta quadra em que o salvador nos disse amai-vos uns aos outro e eu s te tenho amado, desde o princpio dos tempos. Aleluia salve a redeno.

RESISTO Resisto ao inominvel segredo, ao sculo de hoje que intenso me chama, chama, ao fogo. Redijo um cheiro na nuvem de aafro, sirvo-me do arroz que cativo me atiraste aos ombros ante um altar de segredos. Resisto gua e ao vinho, ao paladar apurado nas narinas e ao intenso odor das flores de Maio. Eu sou o senhor das conversas de caf, que se despede das horas com um brao maior que o outro e o cabelo desembotado e sem calas. Resisto a ser humano ante a falta de humanidade da minha viso ao espelho e junto as pernas para que os meus passos sejam dados com a perifrica viso da existncia. Eu resisto.

LITANIA Nada temas cara amiga da curva do cavalo, do coice da lombriga. Antes que chegue Dom Sebastio queimado pelas areias de Ceuta, tenta a pele no iodo dos murmrios rosnando acintosa pela perptua casa de gestos, despacha esse veloz monte de augrios, depressa. Quem dana apanha no ar as abelhas saltitantes e fere as sevcias das entranhas chispando com os pulmes macios sobreviventes da palha que os moinhos entornam nas tardes cheias de tempo.

AFIRMAO E contudo, contumaz. Por vezes perde-se, perifrica. Mas cavalga nas pedras cheias de musgo come-as digere-as transforma-as em luz um obsceno quadro de ferro. E contudo, perspicaz. Por vezes morde, esotrica. Mas olha a vida do melhor prisma observa-o com nexo corre pelas estradas com um capuz e um delicado sorriso convexo. E contudo, lils. Por vezes esfora-se, zs trs ps. E no perde tempo a decidir se tempo de escolher o que no se escolhe, de perguntar o que no se pergunta, de vibrar com os dados inquietos que lhe espetam no dorso.

E E depois ela acordou com um silvo pronto nas dobras da lngua, aquela quente nuance de carne que destapa oitavas na minha vida, e eu desfiz-me em espuma do mar quando me tocou no baixo-ventre. Ali onde ela andou, no passam os castigos cartagineses nem a plvora odiosa das btulas, nem to pouco o sarilho artstico dos diademas oculares de sbado. Ela deixou-me as mos cheias de telhados para que me pudesse cobrir das catdicas ondas rasurantes e malficas.

SE SOMOS Se somos ou no adeptos da perdio ningum o pode afirmar com constncia e reverncia. Somos, numa desvelada acepo jornalstica, aquilo que somos. E isso basta a um cidado em crise, com a camisa arranhada e as calas de verso irreversvel. Se assim somos, assomados pela fria insensata das horas, as orelhas quentes como cenouras num refogado, basta-nos uma palavra correcta para demolir os espaos a flutuar ante o esotrico fim de tarde estival.

OS ORGASMOS Os orgasmos so bagos de vinho de cor rubra viva fulva o rasto que deixo no caminho percorrendo pnis ante pnis at porta da tua vulva. Meus beijos, azmolas afoitas que carregam mais que um amplexo viras folhas no silncio da noite e transformas a boca no mais circunspecto sexo.

MANIFESTO O meu pai trabalhava todas as horas que um dia tinha, acreditando que o seu suor era uma bno que oferecia ao patro. Deitava-se e acordava com os bolsos cheios de migalhas, as mesmas que lhe obscureciam a viso. Um dia, cansado de ser uma mquina apcrifa com as roldanas incineradas pela desigualdade, desligou o motor e morreu. No admira a insistncia com que lhe beatificaram os silncios soltos no alfabeto que os deuses lhe puseram disposio, no admira que o tenham chamado de irmo com o novelo da prece engasgado nos panos sacrificiais, no admira agora que o seu corao tenha sido fechado num envelope com um selo a apontar ao cu. Mas ser que o trabalhador tem um cu e o merece? O meu pai sim, porque viveu deslocado, um proletrio sem soluo para dirigir a vida. Foi mesmo Deus que, amigo do operrio, insistiu que ele no persistisse nessa alienao que lhe roubou o tempo, as horas, a memria, arrastando uma bengala com tosse, coando os ps descalos cheios de frio, abrindo a janela para expirar o p das estradas. E o meu pai acreditou at ao fim que o relgio tem um comandante, que o tempo h-de nos pegar ao colo e cobrir-nos de gua benta, para que os justos perdoem os injustos com tanta massa como mossa.

EM SUMA Arroz de raiva, comesses tudo que agora no ficavas a pedir esmola com esses olhos mais encantados que venais. Passa palavra rumo ao paraso castrando a tosse no ronronar do pai plexo solar aguentando a dor que se prolonga at ao resto do corpo mais breve mais perigoso.

UMA OUTRA VEZ Um acaso, uma outra vez. Esqueci-me de ti na corda mgica dos elegantes festivais da vida, montando a ajuizada sede dos fotes. Foi espantoso como cresci, perdido no movimento dos anos.

AMOUR Je tadore, bolacha de baunilha Derreto-me como esse lacado aspecto e crocante paladar: j nem sei que fazer sem ti, eu que at sou um pouco iconoclasta de armrio, um vociferante rinoceronte de burel. E foda-se tu no deixas que te pouse os dentes virgens de cada minuto que te esperam casta, mas sempre insondvel e ausente.

MOTE amos ali eu sei que amos ali provar o sabor improvvel do verbo o provvel verso de ventas acesas como que a olhar para o verbalizado olhar dorido nas mos. amos ali amos ali saber das fontes futuras correctas coreografadas, perceber com os dois dentes caninos de fora, abraados como morcegos pendurados no mel jactante as reunies fugazes aliceradas nas aglomeraes magnas das orelhas. amos ali e eu prometia-te uma lngua no centro da carne e tu uma carne preparada para ela, at que o perto se tornasse c e o c fosse dentro da alma, com o abrao aceso a destilar morteiros fugidios ante o dormitrio das tuas costas.

OBSERVAO Quando o corpo te arder e as brasas das horas te desviarem os sorrisos ante os espelhos da multido como gomos de asfalto mordendo a luz e os teus queridos gestos se espalharem sem mcula pela visitada plancie quando sentires o rosto coriceo e as mos acesas buscando o inconsolvel que j teve soluo e depois de saberes isso as palavras brotarem como uma trepadeira como um vulco sabers que penso agora. Esta vida demasia silncio apoquentando as mensagens de assombro como lanternas que os outros rompem sem percepo sem memria sem dignidade nem mais um passo para vencer a vida s a virtude acesa e casta. Se para isso s servem as inominveis incises na virgem, amavelmente vamos aos acenos despidos das madrugadas.

RESPIRA SO Respira So, a ofegante subida ainda no acabou, sbdita de todos os sbditos, narina de gato pardo que morrendo se esvai no contaminado grito dos parceiros. Aguenta So, tu no sais aos teus, tu aguentas, tens mais corao que pulmes e isso tornou-te expedita. Tens notas nos bolsos, ds apertos nas ndegas, ajeitas os peitos e elctrica sobes a Calada da Ajuda, com o sol a iluminar-te a nuca. Antes encontrvamo-nos na Central, hoje s resta bolor nos espelhos e os copos mal lavados. Tu chegavas ansiosa e toda a gente te dizia Respira, So! Hoje no foi o dia em que morreste!

ENTRANHA Na minha vida houveste tu, um irracional murmrio que se afastou debaixo de uma chuva de alicerces. Estavas distncia de um olhar e coubeste-me logo no peito com toda a fora dos dias claros de Maio. Foste uma unha que me coou a casmurra caspa da indignao, um dedo que me apontou a dana dos papis amarrotados, uma mo que bordou ch na placidez dos sofs. E eu hoje amo-te mais todos os dias e preciso que decifres os complicados cdigos do amor, que me indiques se a luz laranja do tempo ainda est acesa para ns.

TEMPO Quando fecho as mos no sinto a tua carne nem te ouo quando ligo o chuveiro e nem mesmo quando me constipo tu me beijas as plpebras com o sorriso pejado de decibis que planto nos umbrais. Eu preciso da tua casa a ilustrar-me as horas e da tua misso a condensar-me o tempo porque eu sou um leo de fogo um pssaro castanho que se ri do quartzo um gafanhoto preso aos teus olhos e s salto quando te ouo pasmada a escutar este aflito pranto com que os deuses nos ensombraram as horas. Eu quero outra oportunidade quero saber te nas hortas da nossa casa domesticar-te com a brandura dos nossos aoites e penetrar-te a alma como quem invade um frigorifico para se saciar de po. Eu sou o comeo das coisas e tu s o sangue que as faz fervilhar. Eu sou tudo, tu s mais que tudo s a alma a electricidade a maravilha.

ELEGIA AO GNIO PORTUGUES Gostas de Portugal? Nem te faz bem nem te faz mal Para gostar deste pas, qualquer um capaz por isso caro amigo gostares muito ou pouco desta terra, tanto te faz. O Portugal dos livros no conta nem o ensinado nas salas de aulas cheias de calor onde se garante ter belas praias bom vinho e muito centeio. Toma ateno, que o pas que hoje barba e cabelo j foi um dia barba e cavalo e estandartes flamejando como setas atiradas ao corao dos buclicos eclesisticos pelas hordas de godos mastigados em trapos. Antes eram as saladas que nos entornavam macias e prestes ante o rumorejar da brasa, cego de palpites nos umbrais do zinco. Hoje, s aorda que todos comem doidos de raiva, roendo as cordas pela sonsa mistura de vegetais em comodar a incomodar.

REFEIO A nutrio completa da alma, deitada num cesto branco de vime que de migalhas possuiu um centmetro opaco e colado aos panos, vai correndo pelas artrias. Disseram que quem tem dinheiro come gelados no inferno, maquinando o fogo com lquido torpe e torrado, maquinando a lbrica prostrao de quem perde e fica apenas a cheirar as azeitonas, maquinando as quatrocentas dilaceradas gramas de biscoitos para propulsados e perspicazes gatos. Assim, com a mo no frigorfico, esse objecto que chia como bombardino seco e cheio de guelras cozidas com tinta verde e que transmite no espasmo a novidade da lua, vou sorrir antes que me cheguem os cifres enjaulados na carne.

NAVEGAO Eu fui insensato enquanto estive inquieto. Beijei-te os seios como se fossem telhas, abafei-te os beijos com o corao chocado pela blis da fome. Eu sei que fui isso que tu murmuras, sei que escrevi de cor todas as mentiras que eram para ti, bebi-as como lixvia e elas amareleceram-me as tardes, noites e dias. Mas hoje estou aqui para me entregar ao teu buraco molhado, ao teu iluminado candombl onde me desfao em vrias partes e de despedao enquanto te olho as pontas dos ps. Tudo foi ridculo, sem raiz, como o nome radicalmente o indica. Tudo foi solto e sem ligao terra. A verdade que eu no estava completamente vivo mas hoje s quero perfumar-me com o hlito da tua carne, o cheiro dos teus sovacos, a lustrosa gota da minha glande no teu gomo, e saber-te inteira e derramada em mim, para que os vcios arqueolgicos no passem mais que um crepsculo a descer a montanha, rodando at ao fim das urzeiras e carvalhos, morrendo por fim na gua encastrada nos veios das arquejantes fendas. Descobri o que tinhas para mim, quero-o partilhar com as horas que me restam.

OBRA De como eu te morderia os joelhos e me fecharia contigo dentro das paredes cheias de gua de como eu te chamaria arroz que desobstruiria da tua garganta, vou te contar, porque te quero beijar onde no chega a lngua onde as palavras cozem organismos propcios liberdade. De como eu te queria lamber os olhos e pendurar pssaros ocres nas tuas sobrancelhas temperadas de assobios e calcetadas com a areia misantropa das horas, vou te contar a ti, amor que me amas.

SABIA, NO SABIA Eu sabia que tinhas mos, nunca supus que fossem assim to grandes e cheias de placenta e figos e nuvens e bordados, no sabia que tinhas assim um sol ardente na lngua cada vez que cantavas e me chamavas para comer batatas fritas. A verdade que me destapaste as colunas da vida com que eu fazia o po e fiquei preso tua colmeia e agora sinto-me livre e pronto para te responder a todas as perguntas que me possas colocar antes de adormeceres.

OS GATOS Isso de dormir com os gatos s pode ser uma mscara uma obvia fico da virgem obstinada que coze as duvidas num forno perfeito e criterioso que levantas as mos para escolher as vtimas. Isso de dormir com os canteiros cheios de mostarda e acompanhar as horas com ch de laranjeira s pode ser um alienado pranto que o gs amplifica e o lcool domesticou com a azeda aleluia que os pssaros cantam ao fim da tarde. Nunca mais sonhes com mas nem te encontres comigo ao despejar das madrugadas que eu tenho a pele doce e eriada mordo com as plpebras e cheiro a tinta dos chocos.

UMBRAL O frigorfico a ronronar convidando a pelcia da tarde a manifestar a fresta e a testa adoando a virtude como ramo de rvore amide rosnando plena de acar ante o vagido da vagina. Antes ramos discpulos do nctar hoje somos da cafena rosa de pedra cruzando as abbadas enfeitadas de doces e precipcios simples que as cadelas olham acenando o rabo.

EU Eu que alinhavo o meu corao cada vez que te escondes com uma mgoa mais escura que o sol, eu que rasgo as veias e as penduro nas ramadas para que os pardais as bebam cada vez que fechas os olhos e me esqueces, eu que espeto faces no meu corpo e admito ser um aliado mecnico da pele cada vez que omites que eu existo, estou a ficar cansado. A minha alma a prestaes inclina-se como um morcego e dobra-se em mil pedaos construindo e destruindo a aliviada marca das horas. Eu cheiro a sangue, tenho as mos cheias de vinho, os ombros repletos de consequncias e estes cabelos brancos que me cobrem as orelhas j me acusam e dizem querer acabar com uma existncia plida. Em breve, partirei.

SILVO A macieira das cobras, a apara vtrea das rvores ancoradas rua, nua pareces a ultima chamada para a paz e a oportunidade de vaguear na praia rosada de aflies. Nua s a palavra semelhante lua, o alicerce oitavo que alcana o capilar suculento dos deuses, s a maravilhada conjuno do frio e da fome e a resolvida penetrao do calor e da saciedade. s a dcil muralha cor de vinho, a aljava onde retiro e remeto o olfacto, a doninha inquieta nos belicosos fornos, a chave para as armadilhas onricas. Tu s o meu amor, a minha nica jogada obscena, a limalha simples da cornucpia, a retirada anmona dos vulces, o dedo pulmonar das ocarinas, a feliz choupana dos linces. Tu s a minha vida, meu amor.

ESCREVINHAS S Escrevinhas s, com a barriga em desconsolo e o po-de-l da av, no sabe a nada, nem a bolo? E o po de l, n que te acrescenta sedicioso o dolo? D um pontap na fruta, na gastronomia de almanaque quebra a loua e o vasilhame e parte em busca do intelecto sente o desmame de quem te mamou sem conta as artrias doces e vagarosas.

RI DE QUEM ROI Ri de quem ri uma cdea e a acompanha com gordura, facho (eu acho), ainda ontem disse aqui a mesma coisa, hoje repito-a e subscrevo-me por baixo. Que a eficincia da mquina simples, basta calcar no boto, premir o calendrio em corruptela e depois planar como falco de giz por cima da cabea do sentinela imagem simples de compreender? Ou no? Volto a escrever? Est bem, eu acrescento-lhe o cheiro ou som ao que entendo ser mais fascista que o facho, eu acho.

EMPRSTIMO Mais doente, o osso, mais sensvel, a carne a desancar avenidas com o feitio das cordas nos passeios que acolhem passos s porque no h mais nada para fazer. Se um dia te servires de gua mesmo que rareie nos metros em volta cobre de dvidas o tempo e implode implora as caractersticas do feno do ferro de dentes cerrados. Mais doente, o osso, mais sensvel, a carne, ou no fosse o bvio outro argumento para a retina e outra luz da santidade reconhecida nas vozes ecoando em crculo comicho das antigas roendo as pernas pela medida grande. Mais doente a carne mais sensvel o osso.

INTRODUO No tragdia escrever poesia assim como o no no escrever. Por uma maquia razovel podem-se alugar umas letras num livro ao acaso ou remeter os que j existem para uma outra partida, quando o espao que ocupam nas prateleiras deixar de significar todas as palavras que irreversivelmente j se aprenderam. No desgraa vender livros desgraa usarmo-nos deles at que as mos doam escamadas e surpresas e os cotovelos anunciem, num outra postura, a chegada da velhice, ameaando-se parda numa nuvem de fruta condensada em comprimidos dirigidos s artrias. No dia em que souberem adivinhar, nas antecmaras do acaso, o quo intil a poesia, as luzes intermitentes anunciaro dceis arrteis mitigados de penria desenhados nas vossas mos.

SENHOR JESUS Continuao de bom trabalho, senhor Jesus. Sabe que eu tenho quatro paredes em minha casa e me encosto a qualquer uma delas sua procura e s encontro tinta e frio? J sei, no me pode atender, porque as almas pequenas valem tanto como um insecto agarrado ao mel e a que um pano incisivo e certeiro rouba o doce prazer de lamber tudo com as patas que o senhor seu pai lhe deu. Mas porque no me deixa lamber tambm o mel, senhor Jesus? Deixe-me aproveitar o doce mel que escorre por entre as pernas do meu amor, que eu fao-o com todas as minhas patas entre quatro paredes. E como estamos no Natal, senhor Jesus, se de facto voc existir, sussurre-me o caminho quando me encostar s paredes sua procura, porque eu agradeo essa ajuda neste solitrio inverno de dois mil e nove.

ELABORAO DOS DIAS Crianas, vejam s o que crescer. Dominamos os dias azedos com a votiva esperana enroscada nos dedos e agora ante a esponja que os olhos erguem ao levantar o macio elemento profano morremos angustiados pelo calor. Um vmito, uma nusea, um inquieto padecer, entre o estar e o no estar, crianas, vejam s o que crescer. As nossas mes foram as janelas e ns agora somos as cortinas irresponsveis que ocultam a luz, a impensada coisa cheia de advrbios, a outra mo das mos que nos faltam para segurar a vida. Eu aviso-vos crianas que morrer difcil e nascer comporta perigos mais hilariantes que o sangramento dos prepcios nas vulvas usadas em segredo. Morrer difcil, um caminho tortuoso, no vale a pena ser tentado excepto se acharmos que numa outra vida as mensagens reais nos chegam a tempo, que a lenha dos foges permanece inviolvel e que a lngua lils dos ces nos acariciar o focinho com desvelo. Crianas, vejam s o que morrer.

MAU TEMPO A chuva incandescente dobra-me a vontade e eu estou a caminho da perptua mgoa, com as mos deixadas ao acaso e angustiadas com a sua funo. A chuva bica-me as orelhas como uma ave de rapina objectiva unhas de porcelana rasgam-me a carne cheia de butano. Caralho, a chuva aperta-me os dedos dos ps e macera-os com o seu tilintar obsessivo nas pedras do cho, chupa-os com a sua lngua queimada pelos troves. Eu preciso de fugir da chuva, esconder-me at que ela passe e no reste nada dessa sarcstica viso de quem nos olha de cima e nos molha as moleirinhas.

PARA QUEDAS Quando tocares nas mos do teu filho e a graa que existir nesse gesto se transformar no movimento que anima os planetas, ele vai saber contar at ao fim dos dias at dois mil e cinquenta e trs dias mais ele vai saber olhar-te nos olhos com a civilidade das ostras e tu vais arranjar outros dois mil e cinquenta e trs braos para o apertar e afundar-lhe os dedos no cabelo.

ROMANCEIRO luz destes factos bvio que a percentagem de errar prxima do mximo, bvio que sim bvio que sim bvio que sim. Quem sou eu para aferir a vida frente a um copo entornado quem sou eu para a) aferir a definio de vida; b) aferir o que um copo; c) aferir o que bebo? Quem sou eu para luz destes factos administrativamente apresentados perceber o bvio do acaso a verdade dos cifres a ganga madura do tempo? Perco-me e tosto-me integralmente, morro com o toque das campanas a pressagiar as trovoadas frias de Dezembro. Mostro que a vertigem de errar sintomtica de quem v o fim aproximar-se, numa nuvem de gesso que no molha, apenas nos d na cabea.

EM PAZ lancinante dor perifrica das evidncias, magoa petrificada na retina, larga-me e deixa-me morrer com as unhas cravadas no bolo. Eu quero ficar s numa casa cheia de gatos para que o meu funeral seja um longo e decisivo miar, longe dos bocejos colectivos de quem tem mais que fazer do que assistir a uma morte inglria daquele que roubou demasiados anos vida.

TALHO FASHION Mandem-me por favor a casa um bem aviado quilo de carne pronta a assar na brasa pode at estar ensimesmada interessa que mate a fome. Limpem-na de toda a gordura de toda a falsa ostentao mas se expuser alarve tontura deixem-na mal temperada que no sou eu quem a come.

EXCLAMAO Nada consistente nem o vulco nem a penetrao na ferida em brasa que rasga o prepcio do pacfico precipcio da carne. Aleijados mas com as mos em festa chocando nos choques amparados que os carros encobrem, vamos dobrando em quatro as melenas de amor, como se fossem uma afugentada coisa daninha, uma rasa montanha de festas que nos adoa a face, o mar dctil e bravo ferido nos braos, nos insatisfeitos dedos, nos mistrios emoldurados da tarde.

ULTIMO POEMA Di-me a cabea, mas a dor fsica no nada literria valha-me Deus Resta-me calar ou fingir que nada se passa comigo, que as minhas leses so apenas ameaa de gripe fugaz, quem sabe, que aparece e logo se vai em menos de duas semanas bem capaz. Di-me a cabea mas o melhor escrever ainda que deste excerto de dor nada se recupere nem as letras, nem eu nem mesmo esta vontade de falar para quem no me ouve mas que me espera de olhos abertos e de boca fechada o meu amigo de sempre, o papel a minha amiga de todo o santo dia, (devo diz-lo) a poesia.

Nota sobre o autor Ricardo Ferreira de Almeida nasceu em 1972 em Angola. Vive em Portugal.

Este libro fue distribuido por cortesa de:

Para obtener tu propio acceso a lecturas y libros electrnicos ilimitados GRATIS hoy mismo, visita: http://espanol.Free-eBooks.net

Comparte este libro con todos y cada uno de tus amigos de forma automtica, mediante la seleccin de cualquiera de las opciones de abajo:

Para mostrar tu agradecimiento al autor y ayudar a otros para tener agradables experiencias de lectura y encontrar informacin valiosa, estaremos muy agradecidos si "publicas un comentario para este libro aqu" .

INFORMACIN DE LOS DERECHOS DEL AUTOR


Free-eBooks.net respeta la propiedad intelectual de otros. Cuando los propietarios de los derechos de un libro envan su trabajo a Free-eBooks.net, nos estn dando permiso para distribuir dicho material. A menos que se indique lo contrario en este libro, este permiso no se transmite a los dems. Por lo tanto, la redistribucin de este libro sn el permiso del propietario de los derechos, puede constituir una infraccin a las leyes de propiedad intelectual. Si usted cree que su trabajo se ha utilizado de una manera que constituya una violacin a los derechos de autor, por favor, siga nuestras Recomendaciones y Procedimiento de Reclamos de Violacin a Derechos de Autor como se ve en nuestras Condiciones de Servicio aqu:

http://espanol.free-ebooks.net/tos.html

Вам также может понравиться