Вы находитесь на странице: 1из 2

exercicio de metodologia cientifica

Study online at quizlet.com/_ag176


1.

O que cincia?: Conhecimento que inclui qualquer modo ou medida Qual o princpio bsico da cincia?: Que falvel. Comentrio: o princpio da cincia que falvel, pois quando adquirimos novos conhecimentos podemos chegar a resultados diferentes sobre um mesmo tema. por isso que vemos constantemente pesquisas falando que determinados alimentos fazem bem e algum tempo depois que so prejudiciais sade.

13.

O que cincia aplicada?: a cincia utilizada para aplicao prtica voltada para a soluo de problemas concretos da vida. Comentrio: podemos definir cincia aplicada quando comeamos um estudo com uma finalidade especfica. Por exemplo, quando cientistas de todo mundo se unem em busca de uma soluo comum.

2.

14.

O que conhecimento filosfico?: Fruto da reflexo e do raciocnio humano.Comentrio: conhecimento filosfico aquele obtido a partir das observaes humanas, que produzem raciocnio para resoluo de algumas questes.

3.

O que significa metodologia?: conjunto de mtodos e tcnicas aplicadas para um determinado fim. Comentrio: um conjunto de tcnicas ou processos que usamos para atingir um determinado resultado.
15.

O que pesquisa cientfica?: Conjunto de procedimentos sistemticos, baseados no raciocnio lgico. Comentrio: a pesquisa cientfica exige mtodos e um raciocnio voltado para a resoluo de uma questo.

4.

O que metodologia cientfica?: Tcnicas e processos utilizados para formular e resolver problemas de aquisio do conhecimento.Comentrio: metodologia cientfica o mtodo pelo qual conseguimos adquirir novos conhecimentos que podem ser testados e vlidos.
16.

O que pesquisa terica?: Aquela que tem por objetivo definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos tericos, relacionar e enfeixar hipteses. Comentrio: a pesquisa terica busca definir e elucidar leis, criar modelos tericos, alm de estruturar sistemas.

5.

Cite um dos objetivos da metodologia cientfica.: Desenvolver no pesquisador uma atitude investigativa. Comentrio: o objetivo da metodologia cientfica deve sempre propor a investigao e a soluo de problemas e fenmenos da natureza.
17.

O que pesquisa?: Significa procurar respostas para indagaes propostas. Comentrio: pesquisa significa procurar respostas para alguma questo, seguindo alguns padres e regras estabelecidas no meio cientfico.

6.

O que cincia formal ou pura?: aquela que tem enunciados analticos, ou seja, teoremas Comentrio: o objetivo dessa cincia so os ideais, por isso possuem enunciados analticos, ou seja, diretos como teoremas.
18.

Qual o objetivo da cincia aplicada?: Investigar, comprovar ou rejeitar hipteses sugeridas pelos modelos tericos. Comentrio: a cincia aplicada deve sempre investigar as hipteses propostas pelo pesquisador, comprovando-as ou no.

7.

Qual o objeto da cincia factual?: So materiais e seu mtodo a observao e a experimentao.Comentrio: uma cincia pautada na experimentao e na observao, por isso muito utilizada por cientistas de todo o mundo.
19.

Qual o objetivo da pesquisa exploratria?: a caracterizao inicial do problema, sua classificao e de sua definio. Comentrio: explorar significa classificar um problema para que consigamos propor uma anlise ou soluo.

8.

O que mtodo?: Etapas ordenadamente dispostas a serem executadas na investigao de um fenmeno. mtodo so etapas que temos que seguir quando pretendemos descobrir a veracidade de determinado fato ou fenmeno.
20.

Quantas modalidades de pesquisa existem?: Seis. Comentrio: existem seis modalidades de pesquisa, so elas: - a rea da cincia; - a natureza; - os objetivos; - os procedimentos; - o objeto; - a forma de abordagem.

9.

O que conhecimento?: Incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenmeno qualquer.Comentrio: atravs do estudo e da pesquisa conseguimos adquirir novos conceitos ou mudar conceitos existentes, ento adquirimos conhecimento.

10.

O que conhecimento filosfico?: fruto da reflexo e do raciocnio humano.Comentrio: o conhecimento filosfico aquele adquirido atravs do conhecimento e da evoluo humana

11.

Cite algumas caractersticas de um pesquisador:: Paciente, criativo, empreendedor e com raciocnio lgico.Comentrio: um pesquisador no precisa ter dons especiais, precisa apenas ter caractersticas como pacincia, dedicao, criatividade e amor aos estudos
21.

Defina mtodo.: Conjunto de etapas ordenadas a serem vencidas em uma investigao. Comentrio: um conjunto ordenado de etapas que devemos seguir para chegar a um resultado confivel.

12.

O que significa pesquisa pura?: Satisfao do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicao prtica prevista. Comentrio: a cincia pura aquela praticada pela simples atividade de gerar novos conhecimentos, sem inteno de descobrir algo especfico.

22.

O que so hipteses?: So previses especficas sobre a natureza e a direo do relacionamento entre duas variveis. so as respostas provisrias que podemos dar ao problema de nossa pesquisa.

23.

O que inovao?: Inveno que o mercado usa e comercializa. Comentrio: a inovao pode ser vista e definida quando olhamos as novas tecnologias: todos os dias temos novas invenes que o mercado comercializa.

36.

O que uma pesquisa bibliogrfica?: Procura explicar um problema a partir de referncias tericas publicadas em documentos. Comentrio: pesquisa bibliogrfica a pesquisa em que buscamos respostas atravs de livros, artigos e documentos.

24.

O que mtodo dedutivo?: Mtodo atravs do qual explicitamos conhecimentos que antes estavam implcitos. Comentrio: a deduo o processo mental contrrio induo. Na induo, no produzimos novos conhecimentos, mas explicitamos novos conhecimentos.

37.

Qual o nmero mximo de palavras que um resumo pode conter?: 500. Comentrio: so 500 palavras o nmero mximo de palavras que um resumo pode conter, nunca podemos ultrapassar esse limite e essas palavras devem fazer parte de um nico pargrafo.

25.

O que mtodo indutivo?: o processo mental, em que, partindo de dados particulares, infere-se uma verdade geral ou universal, no contida nas partes examinadas. Comentrio: o mtodo indutivo o estudo que nos permite analisar pontos que no foram analisados ou verificados anteriormente

38.

Qual a regra brasileira para elaborao de trabalhos cientficos?: ABNT. Comentrio: Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

39.

Quantas prticas operacionais existem?: 4. Comentrio: quatro prticas operacionais: desenvolvimento do problema, formulao de uma hiptese, coleta de dados, informao e anlise e interpretao dos resultados.

26.

O que um problema?: Um enunciado em forma de pergunta. um enunciado em forma de pergunta que ser a razo central da nossa pesquisa.
40.

Quanto sua natureza, os dados coletados podem ser:: Primrio, secundrio e tercirio. Comentrio: primrio, secundrio e tercirio: primrio - coletado em primeira mo; secundrio - coletado em livros, revistas, relatrios, internet etc. e tercirio - quando citado por outra pessoa.

27.

O que varivel?: Qualquer evento, situao, comportamento ou caracterstica individual que varia, isto , assume pelo menos dois valores. Comentrio: a varivel assume pelo menos dois valores e atravs deles que comearemos a construir nosso problema.

28.

Para que serve uma pesquisa?: Para responder a uma questo ou a um problema. pesquisa significa procurar respostas para alguma questo.

29.

Por que pesquisa provoca inovaes?: Porque gera novos conhecimentos e identifica inconsistncias nos processos. quando pesquisamos algo, conseguimos identificar falhas nos processos e tambm gerar novos conhecimentos.

30. 31.

Quantos tipos de variveis existem?: Duas Cite duas fases do trabalho cientfico:: Escolha e delimitao do tema. Comentrio: escolha e delimitao do tema so duas das dez fases existentes em um trabalho cientfico.

32.

O que os objetivos da pesquisa definem?: Quais os resultados que voc pretende alcanar ou qual a contribuio da pesquisa.Comentrio: os objetivos definem quais os resultados que voc pretende alcanar ou qual a contribuio que sua pesquisa ir dar.

33.

O que objetivo?: Define quais os resultados que a pesquisa dar. Comentrio: define quais os resultados que pretendemos alcanar ou qual a contribuio que a pesquisa dar.

34.

O que pesquisa descritiva?: Observa, registra e analisa fatos ou variveis colhidos na prpria realidade.Comentrio: uma das modalidades de pesquisa que existem, suas caractersticas so observar, registrar e analisar fatos ou variveis colhidos na prpria realidade.

35.

O que pesquisa experimental?: Procura dizer de que modo ou por que aquele fenmeno foi produzido. Comentrio: procura dizer de que modo ou por que aquele fenmeno foi produzido, pesquisa experimental pode ser feita em laboratrio ou no.

Вам также может понравиться