Вы находитесь на странице: 1из 19

FORA MAGNTICA

Fora magntica sobre cargas em um campo magntico uniforme


Em eletrosttica vimos que quando uma carga penetra em uma regio onde existe um campo eltrico, fica sujeita a ao de uma fora eltrica. Ser que quando esta carga penetra uma regio onde existe um campo magntico passa a atuar sobre ela sempre uma fora magntica?Veremos que no.Por exemplo: um campo magntico no atua sobre cargas eltricas em repouso, mas se pegarmos esta carga e lanarmos com uma velocidade v em direo a uma rea onde h um campo magntico B pode aparecer uma fora magntica F atuando sobre esta carga. As caractersticas desta fora magntica foram determinadas pelo fsico Hendrick Antoon Lorentz (1853-1920). .A direo desta fora pode ser determinada pela regra abaixo

Onde: O polegar indica o sentido da velocidade, os quatro dedos juntos e estticos indicam o sentido do campo magntico e quando a carga for positiva a palma da mo indica o sentido da fora e se for negativa, o sentido da fora magntica determinado pelas costas das mos. A intensidade da fora magntica pode ser obtida por:

Onde: Fmag = Fora de origem magntica q = carga eltrica lanada no campo v = velocidade de lanamento da carga no campo B = Intensidade de campo magntico gerado por um im ou corrente eltrica. = ngulo entre a direo do campo e o vetor velocidade.

Iremos agora estudar a intensidade da fora magntica que atua sobre as cargas e o tipo de movimento (quando existir) , desta carga dentro do campo magntico a partir de quatro casos. 1Caso - Carga colocada em repouso no campo magntico Pela equao dada acima, podemos observar que quando a velocidade nula, a intensidade da fora magntica tambm nula visto que Fmag e velocidade so grandezas diretamente proporcionais. Se a fora magntica for a nica fora atuante sobre a carga (fora resultante), a carga no estar submetida a uma acelerao, ou seja, ela permanecer em repouso. 2Caso - Carga lanada em movimento paralelo ao campo magntico. Podemos Observar pela equao que permite determinar a intensidade da fora magntica, que quando =0 ou =180 a fora magntica ser nula pois cos0=cos180 =0, portanto quando o lanamento for paralelo ao campo no teremos a fora magntica atuando sobre esta carga,sendo assim se a fora magntica for a resultante, a acelerao tambm nula e a carga descreve um movimento retilneo uniforme.

Concluso: A fora magntica ser nula, quando a carga for colocada em repouso ou for lanada paralelamente ao campo magntico. 3Caso - Carga lanada em movimento perpendicular ao campo magntico. Quando a carga lanada perpendicularmente ao campo magntico, a fora e a velocidade possuem direes perpendiculares entre si (o que pode ser notado pela regra da mo direita) sendo portanto a fora magntica responsvel por variar a direo da carga se tornando uma fora centrpeta.Uma partcula que entrar em um campo magntico B com velocidade V ir descrever neste caso um movimento circular uniforme quando a fora magntica for a resultante. Podemos concluir que toda fora magntica ser usada para manter o movimento circular, ou seja: Fmg = Fcp Podemos ento determinar que: 1.A fora magntica atinge valor mximo dado por

2-A fora magntica ser uma fora centrpeta Fmag = Fc Deste movimento circular podemos determinar o raio da trajetria e perodo. a)Raio Sendo Fmag = Fc temos; qvB = m v2/R R = m.v / q.B b) Perodo T = 2R/V Substituindo a equao do raio temos que T = 2m / Bq
movimento circular uniforme

4Caso - Carga lanada obliquamente ao campo magntico. Se uma partcula com carga q entrar num campo magntico uniforme, ,

obliquamente s linhas de campo, a velocidade, , ter uma componente paralela s linhas de campo magntico, e outra que ser perpendicular a estas linhas. Assim:

Como

tm a mesma direo,

Temos ento, . Podemos concluir que quando uma partcula com carga eltrica entra num campo magntico uniforme, numa direo oblqua relativamente s linhas de campo, fica sujeita a uma fora magntica de intensidade constante e de direo perpendicular ao plano definido por e . A partcula, sujeita fora magntica, perpendicular ao campo magntico, vai descrever uma trajetria circular no plano definido por circular uniforme. e , com movimento

Como a resultante das foras que atuam a partcula , e esta no tem componente segundo o eixo dos yy, a partcula ter movimento retilneo uniforme, com velocidade, , constante, segundo esse eixo. O movimento desta partcula uma composio de dois movimentos:

movimento retilneo uniforme na direo de

movimento circular uniforme no plano definido por e , sendo A partcula est animada de movimento helicoidal uniforme.

movimento helicoidal uniforme.

Exerccios
01. Uma carga eltrica puntiforme de 1,0 . 10 C passa com velocidade 2,5 m/s na direo per-4 pendicular a campo de induo magntica e fica sujeita a uma fora de intensidade 5,0.10 N. a)Determine a intensidade deste campo. b) Faa um esquema representando as grandezas vetoriais envolvidas.
-5

02. (U. F. UBERLNDIA - MG) A figura mostra a tela de um osciloscpio onde um feixe de eltrons, que provm perpendicularmente da pgina para seus olhos, incide no centro da tela. Aproximando-se lateralmente da tela dois ims iguais com seus respectivos plos mostrados, verificar-se- que o feixe:

03. (FATEC) Ao vdeo de um televisor encostam-se as faces polares de um im, conforme o esquema abaixo (face norte em cima, face sul para baixo). A imagem se distorce com desvio:

a) para a esquerda b) para a direita c) para cima d) para baixo e) a imagem no se distorce

04. (PUC) Um feixe de eltrons incide horizontalmente no centro do anteparo. Estabelecendose um campo magntico vertical para cima, o feixe de eltrons passa a atingir o anteparo em que regio?

a) regio 1 b) regio 2 c) segmento OB d) segmento OA e) regio 3 05. (UNESP) Uma partcula com carga eltrica positiva desloca-se no plano Z - X na direo d b, que diagonal do quadrado a, b, c, d indicado na figura (1). possvel aplicar na regio do movimento da carga um campo magntico uniforme nas direes dos eixos (um de cada vez), como mostrado nas figuras (2), (3) e (4).

Em quais casos a fora sobre a partcula ser no sentido negativo do eixo Y?

a) Somente no caso 2. b) Nos casos 2 e 4. c) Somente no caso 3. d) Nos casos 3 e 4. e) Somente no caso 4.

06. (MED - ITAJUB) I. Uma carga eltrica submetida a um campo magntico sofre sempre a ao de uma fora magntica. II. Uma carga eltrica submetida a um campo eltrico sofre sempre a ao de uma fora eltrica. III. A fora magntica que atua sobre uma carga eltrica em movimento dentro de um campo magntico, sempre perpendicular velocidade da carga. Aponte abaixo a opo correta: a) Somente I est correta. b) Somente II est correta. c) Somente III est correta. d) II e III esto corretas. e) Todas esto corretas. 07. (UFRS) No interior de um acelerador de partculas existe um campo magntico muito mais intenso que o campo magntico terrestre, orientado de tal maneira que um eltron lanado horizontalmente do sul para o norte, atravs do acelerador desviado para o oeste. O campo magntico do acelerador aponta:

a) do norte para o sul b) do leste para o oeste c) do oeste para o leste d) de cima para baixo e) de baixo para cima 08. (PUC) Um eltron num tubo de raios catdicos est se movendo paralelamente ao eixo do 7 tubo com velocidade 10 m/s. Aplicando-se um campo de induo magntica de 2T, paralelo ao eixo do tubo, a fora magntica que atua sobre o eltron vale: a) 3,2 . 10 N b) nula c) 1,6 . 10
-12 -12

N N N

d) 1,6 . 10 e) 3,2 . 10

-26

-26

09. (PUC) Um eltron num tubo de raios catdicos est se movendo paralelamente ao eixo do 7 tubo com velocidade 10 m/s. Aplicando-se um campo de induo magntica de 2T, paralelo ao eixo do tubo, a fora magntica que atua sobre o eltron vale: a)3,2 10 N b) nula -12 c) 1,6 10 N -26 d) 1,6 10 N -26 e) 3,2 10 N 10. Um eltron e um prton animados de velocidade iguais penetram no interior de um campo magntico uniforme cujas linhas de induo so perpendiculares s velocidades das partculas. As partculas passam a realizar movimentos circulares e uniformes de trajetrias distintas 1 e 2, no plano do papel, conforme se ilustra.
-12

a) Identificar as trajetrias dizendo qual a do prton e- do eltron.

11. (SANTA CASA) Uma partcula com carga eltrica q, no nula, e massa M, penetra numa regio R onde existe um campo magntico uniforme, onde foi feito o vcuo. A carga penetra na regio R numa direo perpendicular ao campo magntico. Nestas condies, e no havendo outras interaes com a partcula, considere as seguintes afirmaes relacionadas com a partcula em R: I. O movimento da partcula retilneo e uniforme. II. O movimento da partcula circular, sendo que sua velocidade aumenta com o tempo. III. A partcula est constantemente sob a ao de uma fora perpendicular direo do seu movimento. Qual(ais) desta(s) afirmativa(s) (so) correta(s)? a) somente I; b) somente II; c) somente III; d) I e II; e) II e III.

12 (UFMG) Uma partcula carregada, de peso desprezvel, atirada perpendicularmente s linhas de induo de um campo magntico uniforme. Sua trajetria, energia cintica e quantidade de movimento, a partir deste instante, sero, respectivamente: a) retilnea, constante , varivel em mdulo; b) helicoidal, crescente, varivel apenas em direo; c) circular, constante, varivel apenas em direo; d) helicoidal, constante, varivel apenas em mdulo; e) circular, crescente, varivel em mdulo e direo. 13.(PUC - RS) Quando uma partcula carregada eletricamente penetra num campo magntico uniforme e estacionrio, perpendicularmente s linhas de induo do mesmo, podemos afirmar que: a) A partcula tem o mdulo de sua velocidade aumentado e descreve uma trajetria parablica. b) A partcula desviada descrevendo uma circunferncia no plano das linhas de induo magntica. c) A partcula desviada descrevendo uma circunferncia num plano perpendicular aos da linha de induo magntica. d) A partcula descrever uma circunferncia cujo raio ser diretamente proporcional ao mdulo da induo magntica. e) A partcula descrever uma circunferncia cujo raio ser diretamente proporcional a carga da partcula. 14. (UFMG) Um eltron (carga q e massa m) lanado com velocidade v, perpendicularmente a um campo magntico B, descrevendo um crculo de raio R. Se duplicarmos o valor de v, qual ser o valor de R?

a) R b) 2R c) 4R d) R/2 e) 4/R

15. (OURO PRETO) Duas partculas dotadas de cargas eltricas so lanadas em uma regio onde existe um campo magntico uniforme. Os seus vetores velocidade inicial tm igual mdulo e so ortogonais ao campo. As partculas descrevem trajetrias circulares iguais, mas percorridas em sentidos opostos. Pode-se afirmar que: a) As partculas tm massas iguais e cargas de mesma grandeza. b) As partculas tm a mesma relao carga por unidade de massa, mas de sinais opostos. c) As partculas tm cargas de sinais opostos e suas massas so quaisquer. d) As partculas tm massas iguais e suas cargas so quaisquer, desde que de sinais opostos. e) n.d.a. 16. (CESGRANRIO) Feixes de nutrons, prtons e eltrons penetram, com a mesma velocidade inicial, numa regio do espao (sombreada na figura) onde existe um campo magntico uniforme, cuja direo indicada. As trajetrias so representadas na figura:

Podemos afirmar que essas trajetrias correspondem respectivamente a: a) X prtons / Y nutrons / Z eltrons b) X eltrons / Y nutrons / Z prtons c) X eltrons / Y prtons / Z nutrons d) X prtons / Y eltrons / Z nutrons e) X nutrons / Y prtons / Z eltrons 17 Uma partcula de massa M e carga eltrica q se desloca com velocidade v numa regio do espao onde existe um campo eltrico uniforme e um campo magntico uniforme. Sabendo-se que a fora; resultante da fora eltrica e magntica sobre a carga nula, podemos afirmar que os campos eltrico e magntico tm direes: a) paralelas b) formando 45 c) perpendiculares d) formando 60 e) formando 30

18 (UFJF - MG) Um eltron (carga = -1,6 . 10 C) atravessa uma regio R do espao que contm campos eltrico e magntico uniformes, perpendiculares entre si e velocidade do eltron, de acordo com a figura abaixo:

-9

Sabendo que E = 150 V/m, B = 2 . 10 T, qual deve ser a velocidade escalar do eltrons, para que ele no seja defletido, ao passar por esta regio? a) 3 . 10 m/s b) 3 . 10 m/s c) 1,5 . 10 m/s d) 4,5 . 10 m/s e) 7,5 . 10 m/s 19. Suponha que o alvo da figura esteja em posio vertical. Uma partcula alfa (carga positiva) lanada horizontalmente na direo do centro do alvo. Sabendo-se que a partcula atravessa um campo eltrico uniforme, orientado verticalmente para baixo e um campo magntico uniforme na mesma direo e sentido, pode-se prever que a carga atingir o alvo:
4 5 4 4 -1

-3

a) somente a regio (1) b) somente a regio (2) c) somente a regio (3) d) somente a regio (4) e) a regio (1) ou (2)

Gabarito 01. a) B = 20T

02.B 03.A 04.C 05.B 06.D 07.E 08.B 09.B 10.. a) A trajetria 1 a do prton.

11.C 12.C 13.C 14.B 15.B 16.B 17.C 18.E 19.C

Fora magntica sobre correntes


Acabamos de ver que uma carga movendo-se em um campo magntico pode estar sujeita a uma fora. Sabemos tambm que a corrente eltrica em um fio condutor devida ao movimento dos eltrons. Logo, um fio de comprimento L percorrido por uma corrente , inserido em uma regio onde existe um campo magntico, deve estar sujeito a ao de uma fora magntica. A figura abaixo ilustra este fato, mostrando trs fios condutores colocados em uma regio onde h em campo magntico entrando na pgina.

Forca magntica sobre um fio

Na primeira figura, da esquerda para a direita, a corrente nula, no havendo portanto qualquer fora sobre o fio. A aplicao da regra da mo direita mostra que a fora nos dois casos seguintes deve ter o sentido indicado na figura (lembre-se que o sentido convencional da corrente determinado como se fosse causada pelo movimento de cargas positivas). Intensidade (mdulo): considerando uma parte de um fio condutor retilneo de comprimento L, e considerando que a corrente (i) uma forma macroscpica (se pensarmos no movimento dos eltrons livres no fio condutor), podemos chegar a uma expresso matemtica que represente a ao da fora magntica no fio. Considerando a carga (q) e a velocidade (v) com que essa carga se desloca - devido ao de um campo eltrico externo - quando ela inserida num campo magntico, temos: Fmag=q.v.B.sen. No fio condutor teremos vrias cargas (ou eltrons livres) se deslocando e representaremos esse nmero de cargas por n.Logo, podemos reescrever a expresso como: Fmag=n.q.V.B.sen.. Vale lembrar que a intensidade da corrente eltrica dada por: i =.q/t ,ento nesse caso teremos i=n.q/t, j que temos vrias cargas .sendo assim, esta expresso pode ser reescrita como i, t =n.q e substituindo-a na equao da fora magntica teremos; Fmag=B.i..t.v.sen. Tambm sabemos que velocidade vezes o tempo representa a variao do espao percorrido. No caso das cargas, representa o comprimento L do fio condutor percorrido pelas cargas (.t.v = L). Assim, teremos: Fmag=B.i.L.sen

OBS. 1): Se o fio for paralelo ao campo, a intensidade da fora ser nula

Fmag = B . i . L . sen 0o = 0 2)Se a direo do fio for perpendicular a do campo magntico, a fora magntica ter intensidade mxima

Fmag = B . i . L . sen 90o

Fmag = B . i . L

3) Na regra do tapa da mo direita, o polegar deixa de indicar a velocidade v, passando a indicar a corrente convencional i.

Fora magntica entre dois fios condutores retos paralelos entre si


Considere os dois fios condutores retos e paralelos da figura, percorridos por correntes eltricas, i1 e i2, e separados por uma distncia d.:

Em cada fio atua uma fora magntica de intensidade Fmag = B1 . i2 . L (1) Cada fio fica sujeito a ao do campo eltrico gerado pelo outro fio, ou seja , sobre o fio 2 age o campo eltrico gerado pela corrente que percorre o fio 1 ento temos; B1 = . i1 / 2..d (2) Substituindo esta equao 2 na equao 1

Fmag = . i1 . i2 . L / 2d

01. Um condutor de comprimento L, percorrido por uma corrente i, est imerso em um campo de induo magntica B uniforme. O condutor fica sujeito a uma fora F, conforme indica a figura.

Assinale a alternativa falsa: a) Se B tiver seu sentido invertido, o sentido de F tambm se inverte. b) O sentido da fora F mostrado na figura est errado. c) O sentido da fora F ser invertido se a corrente i inverter o sentido. d) A fora F tem sua intensidade proporcional intensidade da corrente i. e) A fora F tem sua intensidade proporcional intensidade da induo magntica B. 02. Um fio, com comprimento de 10 cm, percorrido por uma corrente de 2 A e est colocado numa regio onde existe um campo magntico uniforme B = 0,4 T em duas situaes, mostradas nas figuras I e II.

As foras magnticas que atuam no fio, nos casos I e II, valem, respectivamente: a) 0 N e 8 10-7N. d) 8 10-1N e 8 .10-1N. -2 -2 b) 8.10 N e 8 .10 N. e) 0 N e 8 N. c) 0 N e 8.10-1N. 03. Um fio condutor retilneo, de 50 cm de comprimento, colocado numa regio em que h um campo magntico uniforme, de mdulo B = 2,0.10-1 T, perpendicular ao fio. Uma corrente de 1,0 A atravessa esse fio. (Considere g = 10 m/s2.) A intensidade da fora magntica que atua sobre o fio correspondente ao peso de um corpo de massa: a) 10 g b) 20 g c) 50 g d) 70 g e) 80 g 04. Um fio retilneo est totalmente imerso em um campo magntico de induo de intensidade 0,8 T. Sabendo que o fio est colocado perpendicularmente s linhas de induo desse campo, a fora magntica que age sobre cada metro desse fio quando ele percorrido por corrente eltrica de intensidade 5 A tem mdulo de: a) 0 N b) 1 N c) 2 N d) 3 N e) 4 N

05. Na figura nota-se um trecho de circuito PQ, de comprimento L = 0,20 m, percorrido por corrente eltrica de intensidade i = 20 A, e sujeito a um campo uniforme de intensidade B = 5,0.10-3 T.O trecho do condutor forma com o campo o ngulo de 30. A fora que o campo exerce sobre o trecho do condutor aplica-se ao ponto mdio do segmento PQ e :

30 B

a) paralela ao plano da figura, dirigida na direo de B, com 10-2N de intensidade. b) normal ao plano da figura, dirigida para dentro da pgina, com 2.10-2 N de intensidade. c) paralela ao plano da figura, dirigida para Q, com 2,0.10-2 N de intensidade. d) paralela ao plano da figura, dirigida para P, com 2,0.10-2 N de intensidade. e) normal ao plano, dirigida para o observador, com 10-2 N de intensidade. 06. Dois fios condutores, longos e paralelos, colocados a pequena distncia um do outro, so percorridos por correntes eltricas. correto afirmar que: a) a fora magntica entre os condutores ser de atrao se as correntes forem de mesmo sentido. b) a fora magntica entre os condutores ser sempre de repulso. c) a fora magntica entre os condutores ser sempre de atrao. d) a fora magntica entre os condutores ser de atrao se as correntes forem de sentidos opostos. e) no aparecer fora magntica entre os condutores. 07. A fora de interao de origem magntica entre dois fios paralelos e infinitos percorridos por correntes eltricas caracteriza-se como de atrao se: a) as correntes tiverem o mesmo sentido. b) as correntes tiverem sentidos opostos. c) independe do sentido das correntes. d) nunca ser de atrao. e) faltam dados para fazermos qualquer afirmao. 08. O nibus eltrico alimentado com corrente eltrica contnua. Para sua alimentao, so colocados dois fios paralelos na linha area que, ao serem percorridos por uma corrente eltrica, interagem entre si por uma fora magntica de: a) atrao e inversamente proporcional distncia que os separa. b) atrao e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que os separa. c) repulso e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que os separa. d) repulso e inversamente proporcional distncia que os separa. e) repulso e diretamente proporcional distncia que os separa.

09. Um condutor eltrico retilneo e de pequeno dimetro tem 10 cm de comprimento e, enquanto percorrido pela corrente eltrica de intensidade i = 10 A, se encontra numa regio onde existe um campo de induo magntica de intensidade 5,0 .10-1 T, conforme a figura abaixo. A fora de origem eletromagntica que age nesse condutor :

a) F = 5,0.10-4 N, vertical ascendente. b) F = 5,0.10-4 N, vertical descendente. c) F = 5,0.10-1 N, vertical ascendente. d) F = 5,0.10-1 N, vertical descendente. e) F = 5,0.102 N, vertical descendente. 10. Por trs fios condutores, iguais e paralelos, fluem correntes eltricas cujos valores e sentidos esto indicados na figura. Considerando que a fora F12 do condutor 1 sobre o condutor 2 tem mdulo F, podese afirmar que a fora F31 do condutor 3 sobre o condutor 1 ..........................., com mdulo................... A alternativa que completa, corretamente, os espaos :

a) atrativa, 2 F b) repulsiva, F/2 c) atrativa, F/2 d) repulsiva, F e) atrativa, F

Gabarito 01. B 02. A 03. A 04. E 05. E 06. A 07. A 08. D 09. D 10. D

Вам также может понравиться