Вы находитесь на странице: 1из 3

- De acordo com pesquisas elaboradas pelo semanrio SOL existem cerca de 15 mil crianas abandonadas e cerca de 13 mil a serem

mal tratadas pelos pais biolgicos. - H ainda cerca de quinze mil menores em instituies, sem esperana de virem a alcanar uma vida familiar equilibrada. - Nestas instituies, apenas existem tcnicos experientes com falta de tempo, que apenas cumprem o seu horrio para ganhar a vida e existem pessoas com tempo que querem ajudar, mas sem formao tcnica. Isto faz com que haja uma falta de recursos crnica e fatal. - Vemos assim muitos milhares de crianas que vivem h quem de uma criana feliz, sem carinho e amor, que vivem num mundo cruel - Eu, como diretor de um orfanato em Portugal, vejo isso todos os dias. Crianas chamam de pai e me a meros funcionrios que os vestem e lhes do de comer para ganhar o salrio. Claro, que isso no acontece com todos os funcionrios, mas com a maioria. - Eu, mesmo, gosto das minhas crianas, sei que no tenho tempo como deveria para lhes dar o mar, porque nada substitui o amor paternal ou maternal. - Faz pouco tempo que eu ordenei um inqurito s crianas e vi que mais de dois teros gostariam de conseguir um pai ou uma me. - Os cidados normais podem ajudar estas crianas com donativos, com voluntariado, mas claro que isto no consegue substituir um pai ou uma me - Alm disso, casais podem adotar crianas nestas situaes, dando-lhes o conforto, amor e carinho que um pai e uma me devem dar a um filho, e que uma criana deve receber, permitindo a estas concretizar o seu direito fundamental de crescer num ambiente familiar, em clima de felicidade, amor e compreenso. - Claro, que aos olhos da instituio qual presido a adoo deve ser feita por qualquer casal, independentemente de serem marido e mulher, mulher e mulher, ou marido e marido. - Parece estranho uma criana ter dois pais ou duas mes, mas isso no exerce quaisquer influncias na educao e orientao sexual de um filho, porque este tem contacto com vrios parentes de sexo oposto ao dos pais, como referido pelo caro ; at porque existem muitos casos que mostram o contrrio, como o Bruno - Alm disso, uma criana se no estiver contente com os pais adoptantes, pode sempre, desde que tenha idade para tal, escolher no ficar com eles, porque o mais importante o bem-estar da criana. Alm disso, existem assistentes sociais que analisam as capacidades da famlia para poder adotar uma criana, e tambm vo analisando se elas tm uns bons pais ou mes. - Sim! Conhecemos casos em que a criana no feliz com os pais do mesmo sexo, por se sentirem desconfortveis, mas como disse, a criana escolhe. Mas tambm existe com pais heterossexuais, sabemos disso O nmero de ocorrncias de insucessos incomparvel com o nmero de ocorrncia em que a adoo bem sucedida.

- At agora, as leis permitiam que a criana fosse apenas adotada por um pai, que poderia estar junto com outro homem, ou o mesmo com mulheres; ou ento, a mulher engravidar de um homem e a guarda - Todos se devem lembrar das crianas que passam mal e que no tm amor de um pai ou me, porque cada uma delas tem uma histria especial.

Adopo Plena Duas pessoas de sexo diferente se forem casadas (e no separadas judicialmente de pessoas e bens ou de facto) ou viverem em unio de facto h mais de 4 anos, se ambas tiverem mais de 25 anos. Uma pessoa se tiver mais de 30 anos ou mais de 25 anos, se o adotado for filho do cnjuge. A partir dos 60 anos - s pode adotar se a criana ou jovem lhe tiver sido confiado antes de fazer os 60 anos ou se for filho do cnjuge. A diferena de idades entre o adotante e o adotado no deve ser superior a 50 anos (exceto em situaes especiais). Adoo Restrita Pessoas com mais de 25 anos e at 60 anos, data em que o menor lhes tenha sido confiado (exceto se este for filho do cnjuge). O processo de adoo obedece aos seguintes passos: As pessoas a quem foi reconhecida a idoneidade para adotar so inscritas numa lista nacional de candidatos adoo; Os tcnicos das Equipas de Adoo consultam a lista nacional para pesquisar candidatos a quem propor a adoo de crianas que se encontram em situao de adotabilidade; Quando for possvel cruzar as caratersticas de determinada criana com as capacidades e pretenso de determinado(s) candidato(s), feita uma proposta de adoo, sendo prestadas todas as informaes que lhe(s) permita(m) refletir e tomar uma deciso; Se a proposta for aceite, inicia-se o perodo de vinculao observada em que candidatos e criana so apresentados, intensificando-se progressivamente os contactos para verificar se h aceitao recproca; Depois de um perodo de convivncia entre o(s) candidato(s) e a(s) criana(s) durante o qual os servios de adoo, atravs do acompanhamento da integrao da criana na nova famlia, constatam a criao de verdadeiros laos afetivos, pedido ao Tribunal que, atravs de uma sentena, estabelea de forma definitiva a relao de filiao. Quando o Tribunal proferir a sentena, o processo de adoo est concludo.

Podem ser adotados crianas ou jovens: Em algumas situaes, atravs de uma confiana administrativa (aplicada pela Segurana Social); Na maior parte dos casos, atravs de confiana judicial (aplicada pelo Tribunal); Filhos do cnjuge do adotante desde que, data da entrada do processo no Tribunal, tenham: o Menos de 15 anos; o Menos de 18 anos (se forem filhos do cnjuge do adotante ou se no forem emancipados e tiverem sido confiados aos adotantes ou a um deles com menos de 15 anos).

Pode haver adoo: Se corresponder ao superior interesse da criana; Se houver motivos legtimos; Se a adoo trouxer vantagens reais para a criana ou jovem; Se no obrigar os outros filhos da pessoa que pretende adotar a sacrifcios injustos; Se for razovel supor que o adotante e a criana vo criar entre si laos semelhantes aos que existem entre pais e filhos

Com tantas crianas em orfanatos espera de algum que as adopte, que lhes d amor, uma famlia, educao porqu no permitir que casais homossexuais possam adoptar?! quer dizer casar j permitido, dentro da lei os direitos j so os mesmos, as contribuies tambm so as mesmas que os heterossexuais ser o corao diferente? Ser assim to difcil de perceber que existem pessoas boas e ms independentemente da orientao sexual, ser assim to difcil perceber que da mesma maneira que heterossexuais so pas excepcionais tambm os homo poderiam ser. Outra desculpa que costumam dar que as crianas podem tambm vir a ser homossexuais, que so discriminados na escola, que no crescem com os valores de famlia normais, ora bem todas as crianas numa altura ou outra da vida so discriminadas por alguma coisa, cor, ter pas divorciados, por ser a mais inteligente da turma, por falar muito ou falar pouco etc. faz parte do crescimento passar por isso. A homossexualidade no se pega, no doena, no por ser criada por um casal homossexual que a criana tambm ir ter essa orientao e os valores de famlia so passados da mesmo forma que em qualquer outra famlia. Hoje foi aprovada no parlamento a lei que permite a co-adoo, foi mais um passo que se deu ao encontro da igualdade, uma lei que vai descansar muitos casais homoafectivos assegurando o futuro dos filhos caso um dos pas falte. A pouco e pouco vamos chegando l, fiquei feliz e ao mesmo tempo surpreendida com esta aprovao, os tempos esto a mudar e as mentalidades tambm.

Вам также может понравиться