Вы находитесь на странице: 1из 14

Reciclagem e gesto do ambiente urbano: o trabalho dos catadores de resduos slidos na metrpole paulistana em tempos de polticas neoliberais1

Marta Inez Medeiros Marques2

Resumo
A atividade de coleta de resduos slidos, tradicionalmente desenvolvida por um dos segmentos mais precarizados da classe trabalhadora nas cidades, tem sido alvo de um conjunto de mudanas, e a criao do Movimento Nacional de Catadores de Reciclveis em 2001, bem como a aprovao da Poltica Nacional de Resduos Slidos (Lei n 12.305/2010) no final governo Lula, evidncia disso. O objetivo deste artigo analisar os fundamentos dessas mudanas e as suas relaes com transformaes recentes observadas no mundo do trabalho e na gesto pblica, bem como com o crescente apelo poltico e mercadolgico exercido pela defesa da sustentabilidade ambiental, a partir do estudo do que ocorre na cidade de So Paulo. Em tempos de crise ambiental e do trabalho, dentre outras crises, alm dos resduos slidos, reciclam-se discursos, polticas e prticas econmicas.

Palavras-chave
Poltica Nacional de Resduos Slidos; Movimento Nacional de Catadores de Reciclveis; Indstria da Reciclagem; Sustentabilidade; Ambiente Urbano; So Paulo.

Introduo
Em agosto de 2010, o governo do ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva aprovou a Lei n 12.305/2010, que institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS), aps dezenove anos de tramitao na Cmara e no Senado Federal e mais de dez anos de luta do Movimento Nacional de Catadores de Reciclveis (MNCR). Esse movimento, juntamente com diversos atores organizados em torno do frum Lixo e Cidadania em nveis nacional, estadual e municipal, demandava uma PNRS apoiada num novo paradigma de gesto de resduos que entrelaasse os aspectos ambiental, social, econmico, cultural, tecnolgico e de sade pblica.

1 Este artigo corresponde verso escrita de minha participao na mesa-redonda intitulada Deslocamentos populacionais, conflitos e resignificao dos espaos urbanos, realizada no dia 3 de agosto de 2012 no Centro Cultural Banco do Brasil, em So Paulo, como parte das atividades do Seminrio Internacional Fronteiras em Movimento: deslocamentos e outras dimenses do vivido. 2 Professora do Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, da Universidade de So Paulo. E-mail: mimmar@usp.br.

A nova lei foi recebida por esses atores como uma grande conquista e uma promessa de mudanas significativas para o setor, especialmente no sentido de uma maior integrao e reconhecimento social para os trabalhadores catadores. Esses trabalhadores possuem um papel central na indstria da reciclagem no pas e geralmente so proveninentes de um segmento social fortemente estigmatizado e excludo do mundo dos direitos. Mas ser mesmo que se pode esperar tais resultados positivos, sobretudo no que se refere aos benefcios a serem alcanados pela sociedade em geral e pelos trabalhadores catadores (incluindo os que hoje trabalham como avulsos e que constituem a sua maioria)? Quais os reais impactos que se pode esperar com a aplicao da referida Lei? Este artigo1 visa refletir sobre a questo exposta acima a partir da compreenso do que estabelece a Lei n 12.305/2010 e de como ela vem sendo implementada, bem como da anlise de importantes processos que esto na origem de sua formulao, dentre eles: a mobilizao de diversos atores em torno da proposta de sua criao e as transformaes recentes observadas no mundo do trabalho e na gesto urbana, tendo como principal referncia o que ocorre na cidade de So Paulo. Tambm buscar compreender qual o peso exercido pelo crescente apelo poltico e mercadolgico apresentado pela ideologia ambientalista sobre a forma positiva como a PNRS foi recebida pela opino pblica e quais os seus reais fundamentos. O presente trabalho apoia-se na anlise de trabalhos acadmicos, artigos de revistas e jornais, documentos de rgos pblicos das diversas esferas de poder, publicaes do Instituto Plis2 e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Reciclveis, e em entrevistas com representantes dos trabalhadores catadores de material reciclvel membros de cooperativas que participam da coleta seletiva na cidade de So Paulo. O texto encontra-se dividido em trs partes. Na primeira, intitulada Lei n 12.305/2010: uma vitria da sociedade e dos trabalhadores catadores..., feita uma breve apresentao da lei e da mobilizao em nvel nacional que est em sua origem. Na segunda, A indstria da reciclagem em So Paulo: o ambiente urbano, os trabalhadores e os capitalistas, feita uma anlise da referida indstria visando compreender quem seu principal beneficirio. Na terceira parte, so apresentadas as consideraes finais.

Marta Inez Medeiros Marques

1 Este artigo resulta de pesquisa iniciada em 2012 e relacionada a um projeto de extenso apoiado pela Universidade de So Paulo que tem como objetivo identificar e avaliar os impactos da Poltica Nacional de Resduos Slidos sobre o mercado e a organizao do trabalho dos catadores de papel.

77

2 Esta ONG trabalha com a mobilizao, formao e assessoria para o fortalecimento da sociedade civil para atuao em temas relacionados realidade urbana e s polticas pblicas.

Mar-Set/ 2013

A Lei n 12.305/2010: uma vitria da sociedade e dos trabalhadores catadores...


Um marco para o incio da luta pela PNRS foi a organizao de um seminrio, na cidade de Braslia, em 1998, pelo Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF) para debater sobre o problema do trabalho infantil nos lixes no Brasil. Nessa ocasio, foi criado o Frum Nacional Lixo e Cidadania que permitiu a origem de fruns estaduais e municipais, envolvendo instituies diversas (governamentais e no governamentais, religiosas etc.) e visando o avano de sua luta. No ano seguinte, foi realizado o 1 Encontro Nacional de Catadores de Papel. Em 2001, ocorreram a 1 Marcha Nacional de Populao de Rua, com o apoio dos catadores, e o 1 Congresso Nacional dos Catadores de Materiais Reciclveis, quando foi fundado o MNCR e encaminhada s autoridades competentes a demanda de criao de uma poltica de coleta seletiva que priorizasse o modelo de gesto integrada dos resduos slidos urbanos com a participao de organizaes de catadores. Nesse mesmo ano, a Cmara Federal criou uma Comisso Especial para formular a PNRS e produziu um documento a partir do qual comeou o debate em nvel nacional com os movimentos e organizaes envolvidos com o tema. No ano seguinte, o MNCR teve sua primeira conquista: o trabalho de catador foi reconhecido como profisso pela Classificao Brasileira de Ocupaes3 (CBO, n. 5192). Em 2003, criou-se a Articulao por uma Poltica Nacional de Resduos Slidos no 2 Frum Social Mundial, que defendeu, entre outras questes, a incluso dos catadores em um sistema pblico de servios de recuperao de materiais reciclveis. Em 2004, o MNCR lanou, com a presena do ento presidente Lula, a campanha Selo Amigo do Catador na cidade de So Paulo, com o objetivo de incentivar a doao de materiais reciclveis a organizaes de catadores e valorizar o trabalho dos catadores como agentes ambientais. Durante os seus oito anos de mandato, o ex-presidente Lula tomou importantes medidas em apoio ao MNCR e sua luta. Foram abertos editais do BNDES, por meio dos quais foram repassados recursos para municipalidades e entidades de catadores para a compra de caminhes, construo de galpes e adquisio de equipamentos para o trabalho de triagem, compactao e enfardamento. Porm, como a burocracia ainda era grande, a maior parte dos catadores no teve acesso a tais benefcios. Em maro de 2006, o MNCR realizou uma grande marcha at Braslia levando suas demandas para o governo federal. E, em resposta a ela, foi aprovada, em 2007, a Poltica Nacional de Saneamento Bsico, que criou um dispositivo para viabilizar a entrada dos catadores nos sistemas de coleta seletiva,
3 A CBO o documento que reconhece, nomeia e codifica os ttulos e descreve as caractersticas das ocupaes existentes no mercado de trabalho brasileiro.

78

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

Mar-Set/ 2013

como prestadores de servios, com dispensa de licitao. Novo apoio foi concedido pelo governo federal em 2009, quando foram feitas mudanas na Lei de Diretrizes Oramentrias para permitir o repasse de verbas para investir em infraestrutura nas organizaes de catadores sem a necessidade de intermedirios e, assim, atenuar o impacto da crise econmica internacional na indstria de reciclagem (MNCR, 2011). Finamente, em 2010, o Congresso Nacional aprovou a Poltica Nacional de Resduos Slidos, incluindo os trabalhadores catadores na cadeia produtiva e gesto compartilhada dos resduos slidos no Brasil.
***

Marta Inez Medeiros Marques

A Lei n 12.305/2010 institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos, dispondo sobre seus princpios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas gesto integrada e ao gerenciamento de resduos slidos, includos os perigosos, s responsabilidades dos geradores e do poder pblico e aos instrumentos econmicos aplicveis (BRASIL, 2010). Algumas determinaes dessa lei merecem ser destacadas por representarem importantes avanos: o atrelamento da administrao da coleta e reciclagem dos resduos slidos ao trabalho dos catadores, considerados atores prioritrios no processo; o fechamento dos lixes com sua substituio por aterros sanitrios; o incentivo indstria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matriasprimas e insumos derivados de materiais reciclveis e reciclados; o estabelecimento da logstica reversa4, que responsabiliza o setor empresarial (fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes) pela gesto dos resduos gerados por suas atividades. A lei diferencia claramente o que lixo, ou seja, rejeito, frao dos resduos que no tem possibilidade de ser reaproveitada, do que passvel de reaproveitamento, isto , material reciclvel. A Lei reconhece o resduo slido reciclvel como bem econmico, destaca a necessidade de busca de ecoeficincia e estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entre as diferentes esferas do poder pblico, o setor empresarial e os demais segmentos da sociedade. Ela tambm estabelece a gesto integrada dos resduos slidos, com a articulao entre diferentes atores e nveis de governo, com vistas cooperao tcnica e financeira, atendendo ao princpio compensatrio poluidor-pagador e protetor-recebedor e viso sistmica, considerando as variveis ambiental, social, cultural, econmica, tecnolgica e de sade pblica. Na prtica, a implementao da PNRS tem enfrentado muitas dificuldades e d-se de forma

79

4 Segundo a Lei n 12.305/2010, a logstica reversa um instrumento de desenvolvimento econmico e social caracterizado por um conjunto de aes, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituio dos resduos slidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinao final ambientalmente adequada.

Mar-Set/ 2013

lenta, variando seu ritmo conforme os interesses e as foras polticas estabelecidas em nvel local, alm de caractersticas regionais. Segundo pesquisa da associao Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE, 2012), entre 2010 e 2012, o total de municpios brasileiros com coleta seletiva passou de 443 para 766, mantendo sua concentrao nas regies Sul e Sudeste e atingindo cerca 14% do total nacional5. O incio de agosto de 2012 foi a data estabelecida pela PNRS para que as administraes municipais elaborassem um plano de gesto para os resduos slidos, definindo prazos e metas para o ajuste de suas aes s novas exigncias legais para a gesto da limpeza urbana e do lixo. Pouqussimos municpios concluram tais planos at o momento. A Prefeitura de So Paulo apresentou um plano superficial, com muitas indefinies, o que tem gerado a crtica do movimento dos catadores, que reivindica sua participao na elaborao do plano.

A indstria da reciclagem em So Paulo: o ambiente urbano, os trabalhadores e os capitalistas


A indstria da reciclagem tem como uma de suas caractersticas marcantes uma profunda relao com o urbano, tanto por sua dinmica operacional como pelos recursos que mobiliza. Ela pressupe a existncia de grandes volumes de resduos urbanos como fonte de sua matria-prima. E, em sua forma de funcionamento brasileira, tambm pressupe que haja um grande contingente de trabalhadores disponvel e disposto a se submeter s condies de trabalho extremamente difceis, degradantes, e remunerao irrisria. So Paulo ocupa o primeiro lugar no Brasil em termos de volume de lixo urbano produzido, com cerca de 18 mil toneladas de lixo por dia (SO PAULO, 2012), e uma das primeiras cidades no pas em que se adotou a coleta seletiva com o envolvimento dos trabalhadores catadores de material reciclvel. Segundo estimativa feita por Burgos (2008, p. 193), havia em torno de 2.500 catadores organizados em cooperativas num total de cerca de 40 mil catadores na cidade de So Paulo em 2008. Porm, apenas pouco mais de 1% do lixo da cidade de So Paulo reciclado nas cerca de 20 cooperativas que hoje atuam como Centrais de Triagem no programa de coleta seletiva da prefeitura (SO PAULO, 2012). O ndice de reciclagem aproxima-se do patamar nacional, em torno de 13%, se considerarmos o trabalho de catadores avulsos, no credenciados junto prefeitura6.
***
5 H ainda poucos dados oficiais sobre a coleta seletiva e a cadeia de reciclagem no pas e grande parte da informao disponvel decorre de estudos desenvolvidos por pesquisadores independentes, entidades no governamentais e empresas do setor privado, com resultados s vezes um pouco divergentes. Tivemos que recorrer diferentes fontes, que aparecem indicadas no texto. 6 Um nmero significativo desses catadores constitudo por moradores de rua e albergados.

80

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

Mar-Set/ 2013

A organizao dos catadores no Brasil iniciou-se na dcada de 1980, quando se formaram as suas primeiras associaes em cidades como Canoas, Porto Alegre, So Paulo e Belo Horizonte. Em So Paulo, sua associao apareceu primeiramente sob a denominao de Organizao dos Sofredores de Rua em 1986, que posteriormente se transformou em Cooperativa de Catadores Autnomos de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitveis (COOPAMARE) em 1989 (RIBEIRO; BESEN, 2007).
As iniciativas de organizao dos catadores contaram com o apoio de entidades vinculadas Igreja Catlica e tinham por objetivo o resgate da dignidade, da auto-estima e da convivncia social dos moradores de rua que coletavam materiais reciclveis como atividade econmica. Essas ONGs apoiaram tanto os catadores autnomos como o desenvolvimento do cooperativismo junto categoria dos catadores. (RIBEIRO; BESEN, 2007, p. 6-7).

Marta Inez Medeiros Marques

Apesar de a Prefeitura de So Paulo ter reconhecido o trabalho do catador e passado a desenvolver uma parceria com a COOPAMARE em seguida sua criao, a gesto da ex-prefeita Luiza Erundina (1989-1992) implementou de forma experimental o programa de coleta seletiva sob a responsabilidade de empresas privadas do setor de limpeza pblica. O programa privilegiou alguns bairros de classe mdia da cidade, onde o lixo apresentava elevado teor de materiais reciclveis. Nos anos 1990, a metrpole paulista enfrentou um perodo marcado pela reestruturao produtiva, por elevados ndices de desemprego e por reformas do Estado. Os trabalhadores pobres, muitos deles recm-expelidos do trabalho formal, passam a desenvolver diferentes estratgias de sobrevivncia, e o trabalho de catao de resduos slidos aparece como uma alternativa para um nmero crescente dentre eles. Essas estratgias de sobrevivncia geralmente constituem uma economia informal e reproduzemse contraditoriamente de forma integrada economia capitalista. Em anos recentes, sobretudo aps o impacto negativo da crise internacional na demanda de reciclveis e o crescimento verificado na indstria da construo civil, tem-se observado a mobilidade da fora de trabalho entre esses dois setores. Muitos catadores de resduo slidos, quando podem, tm optado pelo trabalho com carteira assinada na construo civil. Dentre as reformas do Estado observadas na dcada de 1990, destaca-se o crescente envolvimento de instituies do Terceiro Setor na conduo de polticas pblicas. Durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), as organizaes no governamentais (ONGs) assumiram um papel central na implementao dessas polticas, desenvolvendo atividades nas reas de educao, sade, assistncia social, assistncia tcnica e desenvolvimento etc.

81

Em que pese a existncia de ONGs srias e comprometidas com importantes causas sociais e que vm desenvolvendo um trabalho de relevncia na formao, capacitao e atendimento de
Mar-Set/ 2013

trabalhadores e cidados em diversos setores, preciso analisar criticamente sua crescente importncia e atrelamento ao Estado sob muitos aspectos, seja pela dificuldade do controle e da cobrana de prestao de contas do que fazem por parte da sociedade, seja por suas consequncias polticas. A interlocuo entre o Estado e a sociedade passou a privilegiar no perodo os canais constitudos por organizaes institucionalizadas, com a captura de grande parte dos movimentos sociais, e a criminalizao daqueles que no se enquadram nova ordem. Ao mesmo tempo, as questes sociais tornaram-se a matria-prima a partir da qual foram formuladas propostas de interveno de alcance limitado, que visavam frequentemente apenas a sua gesto, sem que fossem concebidas mudanas mais profundas que pudessem contribuir para a sua real superao. O apoio dado pelas ONGs luta dos catadores de material reciclvel, um dos segmentos mais empobrecidos da classe trabalhadora, constitui um bom exemplo para a anlise dessa questo. Tal apoio tem contribudo para o avano da organizao de cooperativas e uma melhor estruturao da cadeia da reciclagem em defesa do desenvolvimento sustentvel com resultados contraditrios, conforme se ver a seguir. Segundo Elisabeth Grimberg (2007), com a proximidade das eleies municipais em 2000, 60 instituies que atuavam na rea social e ambiental criaram o Frum do Lixo e Cidadania da Cidade de So Paulo e elaboraram o documento Plataforma Lixo e Cidadania para So Paulo. Essa plataforma, que foi apresentada aos candidatos prefeitura da cidade naquele ano, ressaltava a necessidade de o poder pblico, em especial o prximo gestor da cidade, prever no seu plano de governo aes que valorizassem a importncia da reduo dos resduos slidos urbanos, o reaproveitamento destes com a participao dos catadores e a erradicao do trabalho infantil nos aterros (GRIMBERG, 2007, p. 267-268). No incio de 2001, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, da gesto da ento prefeita Marta Suplicy, abriu um debate para a elaborao do programa de coleta seletiva e contou com a participao do Frum Lixo e Cidadania da Cidade de So Paulo, do Comit Metropolitano de Catadores, do Frum Recicla So Paulo e do Frum para Desenvolvimento da Zona Leste. Na ocasio, houve muitos embates porque a prefeitura projetou inicialmente um sistema de coleta seletiva baseado numa sofisticada tecnologia a ser operada por empresas devidamente equipadas, como havia sido feito na gesto Erundina, sem prever a prometida participao dos catadores. Porm, em razo da forte reao dos catadores e das organizaes apoiadoras de sua luta, foi criado o Programa Coleta Seletiva Solidria da Prefeitura Municipal de So Paulo em agosto de 2002, e a prefeitura props uma experincia piloto de coleta seletiva, que seria implementada em trs bairros da cidade (Pinheiros, Lapa e Butant), com a participao de cooperativas de trabalho integradas por catadores.

82

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

Mar-Set/ 2013

Na cidade de So Paulo, a gesto de resduos foi disciplinada pela Lei Municipal n 13.478, de 30 de dezembro de 2002, que dispe sobre a organizao do sistema de limpeza urbana do municpio (PUECH, 2008).
A Lei municipal bastante ampla. Alm de tratar da organizao do Sistema de Limpeza Urbana, cria o seu rgo regulador, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana - AMLURB, autoriza e disciplina os convnios para a execuo dos servios pblicos de limpeza e estabelece diretrizes e princpios para a coleta e triagem. Atribui, tambm, ao Municpio, a responsabilidade de criar condies para que os servios integrantes do Sistema de Limpeza Urbana propiciem o desenvolvimento social do Municpio, reduzam as desigualdades sociais e aprimorem as condies de vida de seus habitantes (Art. 2, inciso V). (PUECH, 2008, p. 17).

Passaram a ser firmados convnios entre o poder pblico e as recm-formadas cooperativas de catadores, dando suporte criao de Centrais de Triagem voltadas para o trabalho de seleo, compactao, acondicionamento e venda do material reciclvel. Foram criadas trs Centrais de Triagem, e a escolha dos grupos para a gesto dessas centrais foi feita em reunio com representantes da prefeitura, dos Fruns de Catadores e das entidades Coopamare e Reciclazaro, que j tinham experincia com grupos de catadores. A organizao dos catadores foi o grande desafio para a realizao desse projeto. Nos dois anos que se sucederam, foram implantadas na cidade ao todo 15 Centrais de Triagem (galpes com cerca de 1.000 m2, com prensas, esteira, balana, equipamentos de escritrio, entre outras estruturas). Mas, com a mudana na gesto municipal em 2004, vrias aes previstas pelo programa deixaram de ser implantadas (BURGOS, 2008, p. 179-180). Ainda no ano de 2002, foi implantado o Programa Socioambiental Cooperativa de Catadores de Material Reciclvel, com base no Decreto Municipal n 42.290/2002, que seria revogado mais tarde pelo Decreto Municipal n 48.799/2007, que confere nova normatizao a esse programa. Tal normatizao teve como objetivo estimular a gerao de emprego e renda e fomentar a formao de cooperativas e associaes de catadores de materiais reciclveis como poltica de incluso social. No perodo entre 2001 e 2004, a Prefeitura Municipal de So Paulo, atravs da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade (SDTS), tambm colocou em prtica um conjunto de aes destinado ao enfrentamento dos problemas da pobreza, do desemprego e da desigualdade. Nesse contexto, foi proposto o Programa Oportunidade Solidria, visando a emancipao econmica do pblico atendido por meio do estmulo organizao de empreendimentos coletivos (associativos, cooperativos e comunitrios) e individuais (micro e pequenos negcios). Em nvel federal, foi criado o Programa Economia Solidria em Desenvolvimento, no mbito do Ministrio
Mar-Set/ 2013

83

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

do Trabalho e Emprego em 2004, com o objetivo de construir alternativas de gerao de trabalho e renda baseadas nas condies distintas do emprego assalariado, como o caso da formao de cooperativas. Ao mesmo tempo, o Estado assumiu cada vez mais o discurso em favor do empreendedorismo como diretriz para o desenvolvimento econmico, nos moldes do receiturio neoliberal. No se tratou mais de promover o desenvolvimento por meio do planejamento e de aes coordenadas, mas de estimular a concorrncia e o desenvolvimento de um ambiente favorvel aos negcios. Ao longo desse perodo, o MNCR consolidou-se, tendo como base as cooperativas de catadores, e manteve a interlocuo com o governo federal, encaminhando suas demandas, inclusive quanto criao de postos de trabalho em cooperativas e associaes, como o que ocorreu em 2006. Tal demanda revela o paradoxo que cerca a existncia dessas organizaes coletivas que, ao prestarem um servio pblico, dependem do Estado para a sua reproduo e o veem de certa forma como seu patro, embora em geral no recebam diretamente por tais servios7. Atualmente, o movimento reivindica o apoio pblico para a estruturao de novas cooperativas, a participao na elaborao dos planos municipais de gesto integrada dos resduos slidos, a participao nos trabalhos relativos logstica reversa e, principalmente, o reconhecimento do trabalho de catao como servio ambiental urbano com a devida remunerao dessa atividade pelo Estado.
***

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

Mas o que produz e quem ganha de fato com a indstria da reciclagem: os moradores da cidade em geral e o meio ambiente? Os trabalhadores da reciclagem? Os empresrios do setor? primeira vista, surge um emaranhado de interesses em jogo e pode parecer difcil encontrar uma resposta para essa questo. Partindo-se de um suposto interesse geral da sociedade em torno da coleta dos resduos slidos urbanos, pode-se comparar os valores da coleta convencional, com depsito em aterro sanitrio, com os da coleta seletiva hoje, e concluir-se que esta ltima representa um maior custo para o poder pblico. Por essa razo, conforme Legaspe (1996), seria necessrio aperfeioar a forma de funcionamento do setor, incluindo o estmulo a uma maior organizao dos trabalhadores catadores por meio da formao de cooperativas. Entidades do Terceiro Setor tm desempenhado um papel-chave na formao e capacitao dos catadores para a organizao de cooperativas. O poder pblico, por seu turno, tem contribudo para a estruturao e manuteno das mesmas de diferentes formas.
7 O Ministrio do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea), tem desenvolvido estudos desde 2011 para calcular quanto dever ser pago por quantidade de material reciclado ao catador, de forma a garantir um preo justo pelo servio ambiental urbano por ele prestado.

84

Mar-Set/ 2013

A cooperativa coloca os trabalhadores a servio da indstria da reciclagem, semelhana dos processos de terceirizao caractersticos da modernssima forma de precarizao do trabalho atualmente em vigor nas grandes empresas capitalistas. O trabalho do catador contribui para a transformao do material descartado em matria-prima mais barata e participa da formao do capital na indstria da reciclagem por meio do mecanismo de transferncia de renda viabilizado por seus baixos salrios. Contraditoriamente, do ponto de vista dos trabalhadores, a cooperativa pode representar uma oportunidade para sair da informalidade e ocupar um lugar mais favorvel na cadeia produtiva da indstria da reciclagem, obtendo reconhecimento e apoio pblico e auferindo maior estabilidade de rendimentos do que no caso dos catadores avulsos. Rosalina Burgos (2008, p. 73) pergunta, em sua tese, sobre a indstria de reciclagem em So Paulo: qual o tempo socialmente necessrio para a produo de n toneladas de materiais reciclveis?. Segundo a autora, considerando-se as longas jornadas de trabalho e o imenso esforo fsico dispendido para transportar o material garimpado nas ruas da cidade, o trabalho do catador no entra no clculo do capitalista que compra esse material, seja para revend-lo, seja para transform-lo. Burgos enftica ao afirmar que se paga apenas o mnimo pelo material em si, que ressuscitado do lixo e assim reinserido no circuito produtivo. O seu preo teria relao com o preo da matria-prima produzida em primeira mo que ele substitui. Seja nada, seja quase nada, o fato que o preo pago pelo trabalho do catador um componente fundamental para compreender o funcionamento dessa cadeia de produo. Se as cooperativas e associaes de catadores permitem maior regularidade de trabalho e de renda para o catador, alm de sua sada da informalidade, elas no geram renda suficiente para remuner-los de forma adequada, nem para a manuteno de suas prprias estruturas, que dependem continuadamente de recursos pblicos. No ano de 2008, a crise econmica internacional atingiu gravemente a categoria.O mercado deixou de comprar reciclveis e a renda dos catadores caiu at 62%. Muitos viram-se sem trabalho e muitas organizaes tiveram de fechar as portas. A crise tornou evidente uma necessidade e reivindicao histrica do MNCR: o pagamento aos catadores por seus servios ambientais urbanos. Ao trabalho no pago ou muito mal pago, acrescenta-se outra vantagem que pode ser auferida pelo capitalista, que a renda decorrente do selo de material reciclado e produzido sob condies especiais de responsabilidade social, amplamente explorado pelo marketing comercial da indstria da reciclagem. Da a perversidade dessa situao que explora economicamente o discurso da sustentabilidade ao mesmo tempo que explora duplamente o catador, tanto por seu trabalho quanto por sua condio de pobreza, em troca de sua valorizao e reconhecimento social. A defesa da sustentabilidade afirmada por meio de mltiplos discursos, muitas vezes divergentes

85

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

Mar-Set/ 2013

entre si, apresenta-se como uma questo de interesse geral, pois todos devem estar envolvidos com o compromisso de salvar o planeta. nesse contexto que a prtica da reciclagem ganha legitimidade e apelo social e d respaldo estruturao de uma indstria fornecedora de matrias-primas mais baratas para certos segmentos da produo. Os ndices totais de reciclagem no Brasil nos anos 1990 foram muito pequenos, saltando de 1% no incio da dcada para 5% no ano 2000, depois se elevaram para 13% em 2008 e se estabilizaram nesse patamar. Porm, seus resultados econmicos parecem evoluir de forma mais significativa. Segundo a associao dos fabricantes de latas, a reciclagem no pas movimentou em 2006 um total de 8bilhes de reais, o que representa um incremento de mais de 10% do setor industrial da reciclagem em relao ao resultado de 2005. Esses nmeros demonstram o poder econmico dessa indstria e explicam os interesses empresariais mobilizados em defesa de seu crescimento no pas (FIGUEIREDO, 2012). Alguns estudos avaliam que o setor teria capacidade para atingir um ndice de at 30% de reciclagem, e a implementao da PNRS pode representar um passo decisivo para a consolidao e expanso da indstria da reciclagem no pas. Destacam-se os seguintes materiais que apresentam elevados ndices de reciclagem no cenrio da indstria brasileira da reciclagem, conforme a sua importncia: latas de alumnio, papelo, embalagens PET; latas de ao, papel; vidro e embalagens TetraPak. Todos eles possuem elevado valor econmico. No caso da reciclagem de latas de alumno, o Brasil lder mundial reciclando mais de 90% do volume fabricado, o que se explica por seu valor econmico e pela imensa quantidade de catadores disponvel e o baixo custo representado por seu trabalho de coleta (FIGUEIREDO, 2012). No entanto, atividades cujo tratamento sanitrio adequado deveria ser prioritrio, como a compostagemde resduos orgnicos,rerrefinode leo lubrificante e reciclagem de plsticos duroe filme, so as que possuem menores ndices de recuperao. O que nos faz concluir que os materiais com maior ndice de reciclagem so aqueles com maior valor econmico (FIGUEIREDO, 2012).
[...] a varivel econmica conduz a reciclagem dos materiais no Brasil. Recicla-se o que mais rentvel no mercado nacional, e principalmente no mercado internacional da reciclagem. O discurso ambiental oficial e empresarial em prol da reciclagem perde relevncia j que o fundamento desse discurso o econmico, em detrimento do ambiental. E, mesmo o discurso propalado de entidades sociais como o Movimento Nacional dos Catadores est fundamentado pela perspectiva de ganho econmico com a atividade da reciclagem. Em sntese, no caso brasileiro reciclam-se os materiais que geram possibilidades de elevados retornos econmicos e envia-se para os lixes, aterros controlados, aterros sanitrios ou se atiracu aberto os demais resduos que possuem uma lucratividade baixa na cadeia econmica da reciclagem. (FIGUEIREDO, 2012).

86
Mar-Set/ 2013

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

Consideraes finais
As sociedades empenham-se por criar condies ecolgicas e nichos ambientais que no so apenas favorveis sua prpria sobrevivncia, mas tambm s materializaes e exemplificaes in natura de suas relaes sociais particulares, afirma David Harvey (1996). Buscar desvendar como se estrutura a indstria da reciclagem na metrpole paulistana implica a necessidade de compreender a sua relao com o espao e o ambiente urbano, considerando fatores a encontrados como o grande volume de mo de obra e material reciclvel disponveis. Essa indstria especializa-se abarcando toda a cidade a partir do trabalho mvel e disperso realizado pelos catadores e com a instalao de estruturas fixas em pontos especficos. Os catadores inserem-se de forma conflituosa nos fluxos urbanos, em suas vias de circulao, definindo circuitos prprios que cruzam toda a cidade. Por outro lado, so criados centros estratgicos onde tm lugar atividades especficas dessa indstria relativas s suas etapas de triagem e compactao para posterior transporte e transformao do material, que causam inmeros problemas, sobretudo de ordem sanitria, para a vizinhana onde se instalam. Por isso, as Centrais de Triagem em geral localizam-se em reas empobrecidas e degradadas da metrpole, seja no centro, seja na periferia. Novamente recorrendo a Harvey (1996, p, 148, traduo nossa), preciso lembrar que, apesar de as retricas ecolgicas e ambientais fazerem referncia com frequncia autoridade da natureza e de suas leis, todo o debate sobre ecoescassez, limites naturais, sobrepopulao, sustentabilidade um debate sobre a preservao de uma ordem social particular mais do que um debate sobre a preservao da natureza em si.. Da o grande engodo que representa o apelo noo de sustentabilidade, que serve manuteno da lgica social que a est, com tudo que ela tem de profundamente contraditrio com a ideia de justia social e reproduo do meio ambiente natural. Da tambm a perversidade de os catadores se mobilizarem em torno dessa bandeira como principal referncia de legitimidade de sua luta e de reconhecimento social de seu trabalho.

87
Mar-Set/ 2013

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

Referncias bibliogrficas
BRASIL. Cmara dos Deputados. Poltica Nacional de Resduos Slidos. Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e d outras providncias. Braslia: Cmara dos Deputados, Edies Cmara, 2010. 52 p. (Srie legislao; n. 48). Disponvel em: < http://bd.camara. gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/4283/politica_residuos_solidos.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 dez. 2012. BRASIL. Presidncia da Repblica. Lei n 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e d outras providncias. Braslia, 2 ago. 2010. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 10 dez. 2012. BURGOS, Rosalina. Periferias urbanas da metrpole de So Paulo: territrios da base da indstria da reciclagem no urbano perifrico. Tese (Doutorado em Geografia Humana) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2008. CEMPRE. Pesquisa Ciclosoft 2012: radiografando a coleta seletiva. So Paulo, 2012. Disponvel em: <http:// www.cempre.org.br/Ciclosoft2012.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2012. FIGUEIREDO, Fbio Fonseca. O desenvolvimento da indstria da reciclagem dos materiais no Brasil: motivao econmica ou benefcio ambiental conseguido com a atividade? Scripta Nova: Revista Electrnica de Geografa y Ciencias Sociales, Barcelona, v. 16, n. 387, jan. 2012. Disponvel em: <http://www.ub.edu/ geocrit/sn/sn-387.htm>. Acesso em: 2 jan. 2013. GRIMBERG, Elisabeth. Coleta seletiva com incluso social: Frum Lixo e Cidadania na Cidade de So Paulo: experincia e desaos. So Paulo: Instituto Plis, 2007. HARVEY, David. Justice, nature & the geography of difference. Oxford: Blackwell, 1996. LEGASPE, Luciano Rodrigues. Reciclagem: a fantasia do eco-capitalismo: um estudo sobre a reciclagem promovida no centro da cidade de So Paulo observando a economia informal e os catadores. Dissertao (Mestrado em Geografia Humana) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1996.

88

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

Mar-Set/ 2013

MNCR. Memria dos 8 anos de natal dos catadores com o Presidente. So Paulo, 2011. Disponvel em: <http://www.mncr.org.br/box_2/noticias-regionais/memoria-dos-8-anos-de-natal-dos-catadores-como-presidente>. Acesso em: 2 jan. 2013. PUECH, Marina Pacheco e Silva de Rezende. Grupos de catadores autnomos na coleta seletiva do Municpio de So Paulo. Dissertao (Mestrado em Sade Ambiental) Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2008. RIBEIRO, Helena; BESEN, Gina R. Panorama da coleta seletiva no Brasil: desafios e perspectivas a partir de trs estudos de caso. INTERFACEHS: Revista de Gesto Integrada em Sade do Trabalho e Meio Ambiente, So Paulo, v. 2, n. 4, ago. 2007. SO PAULO (Municpio). Prefeitura Municipal de So Paulo. Plano de Gesto Integrada de Resduos Slidos do Municpio de So Paulo. So Paulo, 2012.

89
Mar-Set/ 2013

Reciclagem e gesto do ambiente urbano

Вам также может понравиться