Вы находитесь на странице: 1из 24

Universidade Federal de Uberlndia

Relatrio da Aula Prtica: A Fora Elstica: a lei de Hooke

Andr Luiz Almeida Silva Jefferson da Silva Cndido Miguel Henrique Juvncio Freitas Victor Gabriel da Silva Marques

Disciplina: Experimental de Fsica 1 Profa. Alessandra Riposati Arantes

Novembro, 2013

Sumrio
INTRODUO .......................................................................................................................................... 5 MATERIAIS E MTODOS .......................................................................................................................... 6 RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSO ..................................................................................................... 7 CONCLUSO .......................................................................................................................................... 15 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................................................................. 23

INTRODUO

Esse relatrio apresentar a prtica A Fora Elstica: a lei de Hooke, realizada na disciplina Experimental de Fsica A no dia vinte e nove de novembro de dois mil e treze.

MATERIAIS E MTODOS Foram Utilizados os seguintes materiais na realizao do experimento: - Uma mola; - Um cronmetro; - Uma balana de preciso; - Uma rgua milimtrica; - Haste de metal fixa mesa para suspender a mola. Primeiramente, precisamos determinar os valores ( ), que so as cargas que sero

suspensas na mola. Utilizando uma balana de preciso calibrada, um dos alunos pesou as cargas e verificou que cada uma tem massa de .

Em sequncia, marcamos o nosso zero ( ), que o ponto inicial para marcarmos as deformaes (| Figura 1, a seguir: |), conforme forem suspensas as cargas na mola. Veja o esquema na

Figura 1 Esquema do posicionamento do referencial.

RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSO Utilizando das cargas de , realizamos cinco medies de deformaes da mola,

atravs de composio das massas das cargas. Confira na Tabela 1, a seguir, os valores das deformaes sofridas pela mola: ( 0,050 0,100 0,150 0,200 0,250 ) | 0,036 0,070 0,106 0,140 0,175 |( )

Tabela 1 Deformao da mola por massa.

Na segunda parte do experimento, reutilizamos as cargas para submetermos a mola a perodos de dez oscilaes, sendo necessrio sabermos a massa da mola, que era de trs gramas. Na tabela abaixo (Tabela 2), esto os resultados de duas amostras das medies do perodo de dez oscilaes ( )para cinco valores de massa. Atravs desses resultados obtivemos o perodo ( )). )) e o perodo ao quadrado dessa oscilao ( mdio de uma oscilao ( ( ( 0,050 0,100 0,150 0,200 0,250 ) 4,23 5,59 6,61 7,60 8,40 ( ) 4,19 5,58 6,66 7,55 8,41 ( ) ( ) 0,421 0,559 0,664 0,758 0,841 0,177 0,312 0,440 0,575 0,707 ( )

Tabela 2 Dados experimentais Oscilao de mola com cargas suspensas.

Com os dados experimentais em mos, podemos esboar os grficos de cada aluno. Para isso, seguem algumas dedues de equaes: | | | | | | | |

Como a nossa varivel, podemos encarar a equao como sendo um polinmio de primeiro grau da forma termo independente ( ) igual zero. , sendo o coeficiente angular da reta ( ), igual a eo

Podemos afirmar tambm que o coeficiente da reta tangente tambm pode ser obtido pela seguinte frmula:

Ento, como

sendo a constante elstica da mola e a acelerao da gravidade no

local do experimento.

Portanto, pela equao do grfico dos seguintes valores da Tabela 3: ( ) ( )

(Deformao da mola por fora), utilizaremos

Tabela 3 Deformao da mola em funo da fora peso. Traando-se os pontos do grfico (Deformao/Fora, representado na figuras 2) de cada aluno, eles devero estar marcados semelhantemente ao grfico a seguir:

x(metros)
0.2 0.18 0.16 0.14 0.12 0.1 0.08 0.06 0.04 0.02 0 0 0.5 1 1.5 2 2.5 3 x(metros)

( )

Figura 2 Grfico da deformao da mola em funo do peso das cargas( ).

Para traarmos o grfico do perodo das oscilaes ao quadrado pela massa, devemos determinar a equao da reta o coeficiente angular da reta ser dado como: ( ( ) ) atravs do mtodo dos mnimos quadrados onde

Vamos utilizar da Tabela 2 os dados obtidos no experimento. ( (


( )( (

) )

( ) (

)(

) )

( (

)( )

) ( (

)( (

( )

)(

) ;

Agora, para calcularmos o coeficiente linear da reta , usamos a equao ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Ento o coeficiente linear da reta ser ( )( )

Conclumos que a nossa reta do perodo ao quadrado pela massa tem a seguinte equao: ( )

Traando-se os pontos do grfico (Perodo ao quadrado pela massa, representado na figura 3) de cada aluno, eles devero estar marcados semelhantemente ao grfico a seguir:

10

T(s)
0.8 0.7 0.6 0.5 0.4 0.3 0.2 0.1 0 0 0.05 0.1 0.15 0.2 0.25 0.3 T(s)

Figura 3 Grfico de Perodo ao quadrado por massa (

).

Podemos determinar as constantes e atravs da equao: ( )

( (

( ( (

) )

11

Comparando essa equao com a equao afim do tipo ( )

, tempos que:

( (
De modo ideal, a constante adimensional como: (

)( )(

) )
, ento o erro poder ser calculado

deveria ser igual a

Questes: 1. Num grfico da fora deformante em funo da deformao produzida, o que representa a rea sob a curva? E a inclinao do grfico? Soluo: A rea abaixo do grfico representa o trabalho da fora elstica. A inclinao da reta representa a dureza da mola.

2. Qual o significado fsico da constante elstica de uma mola? Soluo: Significa o quo dura essa mola.
12

3. Quando a constante elstica de uma mola grande, a mola dura ou macia? Como isto evidenciado no grfico da fora em funo da deformao? Soluo: A mola dura quando sua constante elstica grande. Isto evidenciado pela inclinao da reta (quanto mais inclinada a reta, mais dura a mola).

4. Se duas molas de constantes elsticas elstica

forem ligadas em srie, qual a constante

de uma nica mola que substitui as outras duas?

Soluo:

13

5. Voc parte uma mola na metade. Qual a relao entre a constante elstica original e a constante elstica para cada uma das metades? Soluo:

da mola

Ao partirmos a mola pela metade, cada uma das molas (pedaos da mola original) sero mais "duras", j que a mola ntegra pode ser pensada como a associao em srie dos dois pedaos. A razo pela qual cada pedao da mola mais "duro", isto , tem maior constante elstica, est em que a fora deformadora a mesma sobre cada mola da associao em srie, entretanto a deformao de cada uma delas igual metade da deformao da mola ntegra. Ou seja, cada metade da mola ter constante igual a .

14

Grfico Andr

15

Grfico Andr

16

Grfico Miguel

17

Grfico Miguel

18

Grfico Jefferson

19

Grfico Jefferson

20

Grfico Victor

21

Grfico Victor

22

CONCLUSO Podemos concluir que o nosso experimento obteve resultados satisfatrios, pois o erro obtido no clculo de nossa constante adimensional foi menor de e a linearizao do grfico resultou em pontos muito prximos da nossa reta obtida pelo mtodo dos mnimos quadrados. Percebemos que, na associao de duas molas em srie, a mola resultante dessa associao mais macia em relao a uma das duas molas iniciais. A associao de duas molas em paralelo, a mola resultante dessa associao mais dura em relao a uma das duas molas iniciais.

23

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS MAIA, L.P.M..Mecnica clssica. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1977. v.2, 223p. RESNICK, R. & HALLIDAY, D..Fsica.3. ed. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos, 1980. v.2, 309p. RESNICK, R. & HALLIDAY, D.. Fsica. 3. ed. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos, 1979. v.1, 348p. http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=260

24

Вам также может понравиться