Вы находитесь на странице: 1из 2

ISSN 1984-8218

Clculo de Curto Circuito Trifsico em Sistemas Eltricos Utilizando o Software Matlab


Victor S. de Freitas*1 Jssica C. Santos* Renan L. P. de Medeiros* Alana L. de Sousa* Orlando F. Silva

Universidade Federal do Par- UFPA, Faculdade de Engenharia Eltrica- FEE 66075-110, Rua Augusto Corra, 01, Guam, Belm, PA

RESUMO
Um sistema eltrico est constantemente sujeito s ocorrncias que causam perturbaes no seu estado normal. Estas perturbaes alteram as grandezas eltricas (corrente, tenso e freqncia), provocando violaes nas restries operativas. As perturbaes mais comuns e tambm as mais severas so os curtos-circuitos, que ocorrem em decorrncia da ruptura da isolao entre as fases ou entre a fase e terra [1]. A magnitude das correntes de curtos-circuitos depende de vrios fatores que envolvem pontos como o tipo de curto circuito e a topologia da rede eltrica. Uma opo para a investigao de circuitos eltricos foi a utilizao de mtodos matriciais a partir de recursos computacionais, os quais mostraram-se eficientes para a anlise e soluo de sistemas eltricos de maior porte [2]. O objetivo deste trabalho a criao em uma rotina de programa em ambiente Matlab, utilizando uma interface de acesso para usurios, para o clculo de matrizes impedncia e admitncia de um sistema de potncia genrico, nas quais se conheam sua topologia de rede, limitadas ao nmero de barras do sistema e as impedncias das linhas de ligao entre as barras. Alm do mais, objetiva-se tambm realizar estudos perante a um curto circuito trifsico em uma barra presente do sistema, de tal forma que seja informado como soluo, a corrente de curto circuito e quais so as maiores contribuies de uma linha falta, com valores em p.u (por unidade). A rotina dividida em duas partes gerais: a primeira refere-se ao clculo das matrizes impedncia e admitncia, com base na entrada de dados realizada pelo usurio; e a segunda refere-se ao estudo das correntes do sistema (de falta e de contribuio), em que o usurrio pode fazer a opo de clculo de corrente de curto circuito em uma barra especfica, ou optar pelo clculo automtico, onde o programa ir informar quais barras do sistema apresentam as maiores correntes de falta. Para ambas as opes, a rotina ir fornecer quais linhas apresentam maior contribuio para a barra que est em curto circuito. Para a aquisio dos dados fornecidos pelo o usurio, a rotina gera instrues para que possa identific-los, empregando o nmero de linhas como entrada inicial, e suas impedncias fornecidas aps a identificao do tipo de barras que elas interligam que podem ser: uma linha da referncia de tenso (gerador) para uma nova barra, uma linha radial de uma barra existente para uma nova barra ou uma linha de fechamento de lao. O primeiro e segundo tipos de linha correspondem adio de uma nova linha e coluna na matriz impedncia, construda a partir da seqncia de dados fornecidos, formando a lista de barras do sistema. O terceiro tipo de linha realiza uma nova adio de linha e coluna (eixo do lao) seguida de uma reduo de matriz baseada na reduo de Kron. Isto faz com que todos os elementos que no pertencem fila ou coluna do lao sejam modificados e a lista das barras do sistema permanea inalterada. A expresso de Kron para a reduo mostrada na Equao 1:

(1)

Tendo em vista tal objetivo, um sistema com 8 barras e 12 linhas, mostrado na figura 1(a) e proveniente da literatura, foi escolhido para o clculo das matrizes e das correntes de curto circuito, e as impedncias das linhas do mesmo so mostrados na figura 1(b). O mtodo de insero de dados realizado pelo programa atravs do Comand window do Matlab.
* Bolsista do Programa de Educao Tutorial de Engenharia Eltrica

665

ISSN 1984-8218

Linha 0-1 02 12 03 23 24 35 16 67 47 58 78

X (p.u.) 0.010 0.015 0.084 0.005 0.122 0.084 0.037 0.126 0.168 0.084 0.037 0.140

a) b) Figura 1: Sistema de 8 barras (a) e suas caractersticas de linha (b) O clculo das correntes de curto circuito das barras dado pela matriz impedncia Z completada mostrada na figura 2 (a), onde tambm visualizada a matriz admitncia, e a tenso t de gerao de 1p.u. apresentada a maior corrente de falta e em quais barras podem ocorrer, se o usurio optar pelo clculo automtico, figura 2 (b); ; ou apresentada a corrente de falta para a barra desejada. tambm apresentada a maior corrente de contribu contribuio para a falta.

a) b) espostas das matrizes (a) e localizao das barras com maiores corrente de falta e seus Figura 2: Respostas valores de corrente e contribuies de linhas (b) em Comand window do Matlab Os valores mximo e mnimo das correntes de falta devem ser conhecidos para que se possa projetar a proteo adequada ao circuito. Contudo, devido a rpida expanso dos sistemas de distribuio e conseqente elevao das correntes de curto-circuito circuito nas barras, existe a necessidade de verificaes peridicas da capacidade de interrupo dos equipamentos de proteo, para sua adequao aos novos nveis de correntes de falta. Palavras - chave: Sistemas Eltricos de Potncia, Curto Circuito Trifsico, Matlab

Referncias
[1] E. dos R. Matos, Um Um Mtodo para Deteco e Classificao de Curtos Curtos-Circuitos em Redes de Distribuio de Energia Eltrica Baseado na Transformada de Fourier e em Redes Neurais Artificiais Artificiais, Dissertao de Mestrado, UNESP Ilha Solteira, 2009. [2] W. D. Stevenson Jr., Elementos de Anlise de Sistemas de Potncia, McGraw McGraw-Hill, So Paulo, 1978.

666

Вам также может понравиться