Вы находитесь на странице: 1из 3

19.9.

2013

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 271/45

Parecer do Comit Econmico e Social Europeu sobre a Comunicao da Comisso ao Parlamento Europeu e ao Conselho Rumo a uma Unio Econmica e Monetria efetiva e aprofundada Introduo de um Instrumento de Convergncia e Competitividade [COM(2013) 165 final] e a Comunicao da Comisso ao Parlamento Europeu e ao Conselho Rumo a uma Unio Econmica e Monetria efetiva e aprofundada Coordenao ex ante dos planos respeitantes s principais reformas da poltica econmica [COM(2013) 166 final] (2013/C 271/08) Relator-geral: David CROUGHAN Em 14 de maio de 2013, a Comisso Europeia decidiu, nos termos do artigo 304.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, consultar o Comit Econmico e Social Europeu sobre a Comunicao da Comisso ao Parlamento Europeu e ao Conselho Rumo a uma Unio Econmica e Monetria efetiva e aprofundada Introduo de um Instrumento de Convergncia e Competitividade COM(2013) 165 final e a omunicao da Comisso ao Parlamento Europeu e ao Conselho Rumo a uma Unio Econmica e Monetria efetiva e aprofundada Coordenao ex ante dos planos respeitantes s principais reformas da poltica econmica COM(2013) 166 final. Em 16 de abril de 2013, a Mesa do Comit incumbiu a Seco Especializada da Unio Econmica e Monetria e Coeso Econmica e Social da preparao dos correspondentes trabalhos. Dada a urgncia dos trabalhos, o Comit Econmico e Social Europeu decidiu na 490 reunio plenria de 22 e 23 de maio de 2013 (sesso de 22 de maio) designar David CROUGHAN relator-geral e adotou, por 152 votos a favor, 8 votos contra e 12 abstenes, o seguinte parecer:

1. Concluses e recomendaes 1.1 O Comit sada, com reservas, as duas comunicaes da Comisso apresentadas no mbito do pacote Rumo a uma Unio Econmica e Monetria efetiva e aprofundada, nomea damente a Introduo de um Instrumento de Convergncia e Competitividade (1) e a Coordenao ex ante dos planos res peitantes s principais reformas da poltica econmica (2). Estas duas comunicaes do continuidade ao debate em torno de duas questes suscitadas no Plano pormenorizado para uma Unio Econmica e Monetria efetiva e aprofundada Lana mento de um debate a nvel europeu (3), que tratava, nomea damente, da concluso do quadro de governao destinado coordenao da poltica econmica. 1.2 O Comit est desapontado por constatar que estas co municaes acrescentam muito pouco aos conceitos j apresen tados no plano pormenorizado, o que dificulta uma avaliao. 1.3 O Comit v com preocupao o facto de se aumentar assim, com um escasso valor acrescentado, a complexidade de
(1) COM(2013) 165 final. (2) COM(2013) 166 final. (3) COM(2012) 777 final.

uma agenda j de si sobrecarregada de instrumentos de gover nao econmica, a, como o Pacto de Estabilidade e Cresci mento (PEC), o pacto oramental, o primeiro e o segundo pacote sobre a governao econmica (six-pack e two-pack), a Estratgia Europa 2020, o Semestre Europeu, a Anlise Anual do Crescimento, os relatrios sobre o mecanismo de alerta, os programas nacionais de reformas, os programas de estabilidade e de convergncia, as recomendaes especficas por pas, o procedimento de dfice excessivo, o procedimento relativo aos desequilbrios macroeconmicos, etc..

1.4 Embora reconhea que estas duas propostas podem aju dar os Estados-Membros em dificuldade, o Comit receia que acabe por ser atenuado ou adiado o seu impacto na retoma do crescimento e no aumento da capacidade das zonas mais caren ciadas, visto a principal preocupao ser que as medidas adota das beneficiem tambm a rea do euro como um todo.

1.5 O Comit duvida que os Estados-Membros concordem em criar um novo instrumento financeiro para financiar o Ins trumento de Convergncia e Competitividade (ICC) e no v qual seja o valor acrescentado deste instrumento relativamente aos fundos estruturais existentes.

C 271/46

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

19.9.2013

1.6 O Comit interroga-se quo substantivo ser o valor que a proposta de coordenao ex ante acrescentar ao Semestre Europeu e que encargos administrativos suplementares isso acarretar.

abrigo de fundos estruturais, como o Fundo de Coeso e o Fundo Social Europeu (FSE).

1.7 O Comit receia que os critrios usados para a coorde nao ex ante possam interferir com as medidas de reforma que um Estado-Membro tenciona adotar, porque alteram a compe titividade relativa noutro Estado-Membro.

1.8 O Comit entende que os efeitos indiretos atravs dos mercados financeiros no tm razo de ser na coordenao ex ante. Ao invs, convm concentrar todos os esforos na criao de uma unio bancria.

2.5 A natureza contratual do instrumento proposto no pa rece ser muito diferente da que j existe para o pagamento dos fundos estruturais. So necessrios exemplos concretos de pro jetos com efeitos indiretos que seriam elegveis e em que que estes se diferenciam dos projetos j financiados ao abrigo de outros fundos. O Comit receia que, se determinados projetos no forem concludos ao abrigo do ICC, haver consequncias para o financiamento de outros projetos decididos no mbito dos programas nacionais de reformas. importante demonstrar o valor acrescentado do instrumento proposto e que este no trar apenas mais burocracia.

1.9 O Comit considera que as propostas que se destinam a aprofundar a UEM tm uma importncia crucial para o futuro da Unio Europeia. Deseja, por conseguinte, prosseguir o debate e apresentar propostas num futuro prximo medida que a situao for evoluindo.

2. Introduo de um Instrumento de Convergncia e Com petitividade (ICC) 2.1 Contexto: Nesta comunicao, a Comisso prope que os Estados-Membros da rea do euro que estejam sob presso possam dispor de um acordo contratual estabelecido de comum acordo e de um mecanismo de solidariedade para as reformas estruturais nacionais de que necessitam no mbito da competi tividade e do crescimento, mas cuja no-implementao teria um efeito indireto sobre outros Estados-Membros da rea do euro. Trata-se de um sistema especfico de apoio financeiro que seria financiado, no incio, pelo quadro financeiro plurianual (QFP) e, a prazo, por um novo fundo/instrumento financeiro baseado no rendimento nacional bruto), que reforaria a capa cidade oramental.

2.6 O ICC um instrumento que dever abranger toda a rea do euro, cujo correto funcionamento fundamental para uma maior convergncia econmica. luz da dimenso prova velmente modesta do fundo, o Comit prope que este se destine especialmente aos Estados-Membros da zona do euro em dificuldade, sem excluir a possibilidade de apoiar outros projetos cujos efeitos transfronteiras sejam particularmente po sitivos. Devia destinar-se sobretudo aos pases cujos desequil brios econmicos colocam em risco o funcionamento da rea do euro. No se percebe por que razo os Estados-Membros que esto sujeitos a um programa de ajustamento devero ser ex cludos desta forma de apoio, pois estes so, obviamente, os que mais necessitam de assistncia financeira.

2.2 O Comit considera difcil ajuizar sobre o mrito do ICC proposto sem uma quantificao da dimenso pretendida e sem uma avaliao da aceitabilidade de um fundo desta natureza pelos Estados-Membros. O facto de se propor que, num pri meiro momento, o fundo seja financiado atravs do QFP parece indicar que ele ser diminuto e ter pouco impacto.

2.7 Se o Semestre Europeu funcionar como se prev e as recomendaes especficas por pas forem objeto de um debate parlamentar a nvel nacional, ento impe-se adotar as medidas necessrias para que um governo que assina um acordo con tratual ao abrigo do ICC proposto o debata primeiro no seu parlamento nacional, segundo a prtica vigente nesse Estado-Membro, tal como se debateria qualquer programa dos fundos estruturais. A Comisso pode ser convidada ao debate ou a manifestar-se perante as instncias regionais/nacionais. H que envolver a sociedade civil, em particular os parceiros sociais, nos debates,como acontece noutros projetos conjuntos da UE e dos governos nacionais. O prazo previsto deve ser suficiente para permitir a participao dos parlamentos e da sociedade civil, em particular os parceiros sociais.

2.3 Dadas as grandes dificuldades na negociao do QFP para 2014-2020, o Comit duvida que os Estados-Membros concordem com o objetivo de introduzir um novo instrumento financeiro com o qual se reforar, com base no rendimento nacional bruto, a capacidade oramental para financiar o ICC.

3. Coordenao ex ante dos planos respeitantes s princi pais reformas da poltica econmica 3.1 Contexto: Nesta comunicao, a Comisso informa que o con ceito de coordenao ex ante dos planos respeitantes s principais reformas da poltica econmica foi introduzido pelo Tratado sobre Estabilidade, Coordenao e Governao na Unio Econmica e Mo netria. O atual quadro de superviso econmica da UE inclui um processo para a coordenao da poltica econmica e no prev um debate e uma coordenao ex ante, estruturados, dos planos respeitantes s principais reformas econmicas. A comunicao em apreo constitui um contributo para o debate entre as partes interes sadas, nomeadamente o Parlamento Europeu, os Estados-Membros e os parlamentos nacionais sobre as formas de aplicar a coordenao ex ante.

2.4 O Comit admite que positiva a ideia de introduzir um mecanismo que acelere a convergncia e seja mutuamente be nfico, mas pergunta se ser realmente necessrio introduzir um novo instrumento o ICC quando no claro qual o seu valor acrescentado relativamente aos apoios j existentes ao

19.9.2013

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

C 271/47

3.2 O Comit de opinio que desejvel qualquer melhoria significativa na coordenao da poltica econmica, mas na rea do euro isso torna-se imperativo. Neste sentido, acolhe favora velmente a comunicao, embora reconhea que a coordenao das polticas de cada um dos Estados-Membros est longe de ser uma verdadeira governao econmica. Um problema com que o Comit se deparou na avaliao das propostas apresentadas a comunicao no explicar pormenorizadamente o que cons titui uma reforma principal da poltica econmica, nem o que se entende por principal e menor. As principais reformas elencadas abrangem praticamente todos os aspetos do mercado nico, incluindo a sustentabilidade oramental e financeira. 3.3 O Comit no v em que que esta nova iniciativa de coordenao das principais reformas econmicas se distingue substancialmente dos elementos do Semestre Europeu relativos aos programas nacionais de reformas e s recomendaes espe cficas por pas. preciso demonstrar o valor acrescentado desta iniciativa num calendrio do Semestre Europeu j muito sobre carregado. Do ponto de vista da transparncia e da simplicidade, tambm importante no acrescentar mais um nvel de super viso, etc. O Comit considera que este processo deve ser in corporado no Semestre Europeu e nos programas nacionais de reformas, que tm de ser mais incisivos. A coordenao ex ante seria uma via concreta para alcanar este objetivo. 3.4 O Comit admite que possa ser vantajoso, no mbito desta nova proposta, que, aps acordar com um Estado-Mem bro as suas recomendaes especficas por pas, a Comisso e o Conselho possam sugerir alteraes ao plano nacional de refor mas, caso se espere que a sua implementao tenha um efeito negativo na Unio Econmica e Monetria ou noutros Estados-Membros. No entanto, por motivos de legitimidade democrtica, o processo respeita plenamente as instncias de cisrias nacionais, cabendo a deciso sobre o plano de refor ma, de qualquer modo, ao prprio Estado-Membro. Deve prever-se a possibilidade de envolver os parlamentos nacionais e a sociedade civil, em particular os parceiros sociais, nas con sultas, bem como o tempo necessrio para o fazer. Do mesmo modo, necessrio assegurar que os parlamentos nacionais adotam a deciso final relativa execuo das reformas. O Comit receia que esta aluso legitimidade democrtica seja mais aparente do que real, pois no mbito do procedimento por desequilbrio excessivo podem ser aplicadas sanes quando o

Conselho conclua que um Estado-Membro no adotou as me didas de correo recomendadas. 3.5 O objetivo da coordenao ex ante maximizar os efeitos positivos dos planos de grandes reformas econmicas de um Estado-Membro, minimizando os efeitos negativos sobre os de mais. proposto um sistema de trs critrios assentes nos principais canais atravs dos quais so veiculados os efeitos indiretos. Estes critrios causam alguma preocupao ao Comit. 3.6 O primeiro critrio o comrcio e a competitividade. Se um Estado-Membro tem xito com as medidas de reforma que adotou para melhorar a sua posio competitiva, no de excluir que esta melhoria agir em detrimento dos outros Esta dos-Membros. A comunicao tem de especificar pormenoriza damente as condies que permitem Comisso intervir para dissuadir um Estado-Membro de adotar essas medidas. Mais, ser esta uma abordagem meramente unilateral? Far a Comis so recomendaes a um Estado-Membro que, no passado, ado tou medidas para aumentar a sua competitividade, as quais resultam agora em fortes excedentes prejudiciais rea do euro? 3.7 O Comit entende que o segundo critrio relativo aos efeitos indiretos atravs dos mercados financeiros no tem razo de ser neste contexto. Considera que seria, de longe, mais eficaz consagrar todos os recursos disponveis criao, dentro do calendrio previsto, de uma unio bancria que funcione. 3.8 O terceiro critrio relativo s consideraes de economia poltica e da oposio interna a essas reformas requer expli caes. A esperada aprendizagem mtua e o intercmbio de boas prticas embora teis em si arriscam-se a ser to ineficazes como a Estratgia de Lisboa. 3.9 O Comit entende que so necessrios argumentos mais fortes para incluir no mbito da coordenao ex ante reas de reforma que no so da esfera de competncias da UE. A jus tificao apresentada em defesa desse argumento, ou seja, que a deciso incumbe plenamente ao Estado-Membro, inspida, luz dos procedimentos relativos aos desequilbrios macroecon micos acima referidos. 3.10 No quadro da coordenao ex ante, dever prever-se uma dimenso social, tendo especialmente em mente o impacto de grandes reformas econmicas no nvel do desemprego.

Bruxelas, 22 de maio de 2013 O Presidente do Comit Econmico e Social Europeu


Henri MALOSSE

Вам также может понравиться