Вы находитесь на странице: 1из 11

Disponvel no site Esoterikha.

com:

http://bit.ly/dinamicas-faceis

15 Dinmicas Fceis de fazer


As atividades foram selecionadas de nosso banco de brincadeiras para grupos, escolhemos as mais fceis de serem aplicadas que no precisam de muito material para que possam ser aplicadas em qualquer lugar. O coordenador poder adaptar as dinmicas de acordo com as necessidades do grupo, pois todas elas podem ser utilizadas em empresas, salas de aula ou at mesmo em casa numa reunio de famlia ou com amigos. Lista das dinmicas com seus objetivos: Dois crculos Motivao durante a apresentao O que voc parece pra mim... Integrao de participantes e avaliao de desempenho Dinmica do Sociograma Descobrir lderes em grupos Dinmica do Joo Bobo Quebra gelo e nvel de confiana O que voc aprendeu Para verificar aprendizagem aps aula ou treinamento Dinmica dos problemas Como enfrentar problemas em grupo Auxlio mtuo Importncia de ajudar o prximo Recital das Almas Gmeas Diverso e descontrao Salada de Frutas Desenvolver a memria e concentrao Qualidades e defeitos Dinmica do General - Descontrao Dinmica do balo - Reflexo Dinmica da Bexiga Importncia da ajuda mtua para resolver problemas Construindo uma fogueira Trabalho em equipe Objeto Pessoal - Comprometimento Virar pelo Avesso Importncia da Organizao

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Dois crculos Motivao durante a apresentao


Objetivo: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam ao menos o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum. Para quantas pessoas: importante que seja um nmero par de pessoas. Se no for o caso, o coordenador da dinmica pode requisitar um auxiliar. Material necessrio: uma msica animada, tocada ao violo ou com gravador. Descrio da dinmica: formam-se dois crculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo nmero de pessoas. Quando comear a tocar a msica, cada crculo gira para um lado. Quando a msica pra de tocar, as pessoas devem se apresentar para quem parar sua frente, dizendo o nome e alguma outra informao que o coordenador da dinmica achar interessante para o momento. Repete-se at que todos tenham se apresentado. A certa altura pode-se, tambm, misturar as pessoas dos dois crculos para que mais pessoas possam se conhecer.

O que voc parece pra mim... Integrao de participantes e avaliao de desempenho


Esta dinmica pode ser empregada de duas maneiras, como interao do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socializao de um determinado grupo. Material: papel carto, canetas hidrocor e fita crepe. Desenvolvimento: Cola-se um carto nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no carto de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos: 1) Qualidade que voc destaca nesta pessoa; 2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa; 3) Nota que cada um daria para determinada caracterstica ou objetivo necessrio a atingir nesta dinmica.

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Dinmica do Sociograma Descobrir lderes em grupos


Esta dinmica , geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os lderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos. Material: papel, lpis ou caneta. Desenvolvimento: Distribui-se um pedao de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no mximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinmica. Exemplo de Perguntas: 1) Se voc fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar l por muito tempo, quem voc levaria dentro desse grupo? 2) Se voc fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem voc escolheria? 3) Se voc fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e s pudesse levar 3 pessoas dentro desse grupo, quem voc levaria? 4) Se voc fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem voc eliminaria deste grupo? Obs: As perguntas podem ser elaboradas com o fim especfico, mas lembrando que as perguntas no devem ser diretas para o fim proposto, mas em situaes comparativas. De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para utilizao de estratgias dentro de empresas e equipes esportivas.

Dinmica do Joo Bobo Quebra gelo e nvel de confiana


Esta dinmica prope um "quebra gelo" entre os participantes e tambm pode ser observado o nvel de confiana que os participantes tm um no outro: Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem prximos, de ombroa-ombro, em um crculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rgido, como se tivesse hipnotizada. As mos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, ps pra frente, tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabea. Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porm devem com as palmas das mos empurrar o "Joo bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perder o equilbrio e pender para um lado. O movimento repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro. Obs: Pode ser feito tambm na gua.

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

O que voc aprendeu Para verificar aprendizagem aps aula ou treinamento


Material: Quadro Negro, Giz, Perguntas da matria elaboradas pelo facilitador, uma fita cassete, uma bola ou um objeto. Procedimento: A tcnica busca verificar se a turma aprendeu o contedo explicado na sala de aula ou dentro de um mdulo. O facilitador comea fazendo um joguinho da velha, dois membros sero escolhidos com a msica e passando a bola de mo em mo nos dois grupos. Cada grupo eleger um nome dentro do tema. Ao terminar a msica, os dois membros vo ao centro e tiram par ou mpar, o vencedor escolhe X ou O (bolinha) e inicia a brincadeira. O facilitador passa a pergunta ao grupo que perdeu. O Grupo escolhe um dos membros para falar, esta escolha por sorteio dentro do grupo. Cada membro do grupo vem para frente e vai responder a pergunta. Se um deles no souber responder, ele pode pedir ajuda a um dos membros do seu grupo mas agora quem escolhe o membro que vai dar a resposta o membro opositor. No tem sorteios. Se o grupo empatar, cada um pode arriscar pontos em um jogo da forca onde ser dado uma nica vez a dica da palavra. Cada um grupo pode escolher o membro e definir os pontos que arrisca. Se acertar, o campeo. Se errar, um risco. claro que o tema definido anteriormente em sala de aula mas no dito a razo de ser lido o tema. Se ambos ainda empatarem, escolhem dois membros de cada grupo que vo fazer a dana das cadeiras somente ficar na cadeira aquele que responder a pergunta que agora ser falso ou verdadeiro. Mesmo que sobre um, ele ter que arriscar pontos ou passar para outro membro ento o outro grupo opositor vai escolher o membro que vai responder. Na verdade, esta dinmica mostra que nada na vida fcil e tudo decorre de decises e riscos tanto dos lderes quanto da liderana e que toda deciso vai agir sobre toda a ao do grupo. uma reflexo sobre o que fazemos individualmente mas que age sobre o grupo que vivemos e fazemos parte. A reunio de pessoas para um mesmo objetivo deve ser direcionada para uma vitria do todo. Ento temos uma mensagem QUE SEJA UM! Assim nossa misso na Terra a gente trabalha pela felicidade do Mundo porque somos parte desta humanidade. O facilitador comea a fazer perguntas para os grupos sobre os momentos em que as perguntas foram feitas e sobre as tomadas de deciso, depois coloca a mensagem que o Grupo deve trabalhar como um todo e que nesta dinmica todos venceram porque aprenderam sobre o valor da tomada de decises e que puderam traar metas para atingir um objetivo. Isto que se deve fazer em sala de aula, todos em conjunto, uns ajudando aos outros.

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Dinmica dos problemas Como enfrentar problemas em grupo


Material: Bexiga, tira de papel Procedimento: Formao em crculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que ter uma palavra para o final da dinmica) O facilitador dir para o grupo que aquelas bexigas so os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a vivncia de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competies, inimizade, etc. Cada um dever encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair. Aos poucos o facilitador pedir para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro no est dando conta de segurar todos os problemas pea para que todos voltem ao crculo e ento ele pergunta: 1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado; 2) a quem saiu, o que ele sentiu. Depois destas colocaes, o facilitador dar os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que no to difcil resolvermos problemas quando estamos juntos. Ele pedir aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um devero ler e fazer um comentrio para o grupo, o que aquela palavra significa para ele. Dicas de palavras ou melhores ingredientes: amizade, solidariedade, confiana, cooperao, apoio, aprendizado, humildade, tolerncia, pacincia, dilogo, alegria, prazer, tranqilidade, troca, crtica, motivao, aceitao, etc... (as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.) Eu trabalhei esta dinmica com dois grupos bem diferentes, um foi um grupo de funcionrios de uma empresa de culos de Franca, e a outro de professoras do ensino infantil pr-escolar. O resultado foi maravilhoso !

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Auxlio mtuo Importncia de ajudar o prximo


Objetivo: Para reflexo da importncia do prximo em nossa vida. Material: Pirulito para cada participante. Procedimento: Todos em crculo, de p. dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mo direita, com o brao estendido. No pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrlo. A mo esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, j na posio correta (brao estendido, segurando o pirulito e de p, em crculo). Para isso, pode-se utilizar a mo esquerda. O mediador da dinmica, recolhe os papis e em seguida, d a seguinte orientao: sem sair do lugar em que esto, todos devem chupar o pirulito! Aguardar at que algum tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que s h uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado! Assim, automaticamente, os demais iro oferecer e todos podero chupar o pirulito. Encerrase a dinmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discusso que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexo de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de ajudando ao outro que seremos ajudados.

Recital das Almas Gmeas Diverso e descontrao


Objetivo: uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontrao e a aproximao entre os membros do grupo. Material: papel e caneta Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis sero escritas mensagens que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante dever pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que seus colegas vejam o que est escrito. A mensagem ser ex: 1 - 'eu sou um jardim sem flor', 2- ' eu sou a flor do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. importante que as mensagem sejam criativas e engraadas. preciso demarcar quais so as primeiras partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva segunda parte.

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Salada de Frutas Desenvolver a memria e concentrao


Objetivo: memria e concentrao Procedimento: O grupo senta em crculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta para um dos participantes. O participante escolhido dever dizer a fruta falada pelo facilitador e uma de sua escolha. A comea a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da escolhida pelo facilitador dever dizer a fruta do facilitador, da pessoa e a sua. Exemplo: Facilitador - Ma; Pessoa 1 - Ma e Banana; Pessoa 2 - Ma, Banana e Manga; Pessoa 3 - Ma, Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente at que algum erre a seqncia. Para a pessoa que errar pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'. Obs: 1 Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, pases, estados, objetos (praia, casa, sala, etc.); 2 Eu fao essa brincadeira com as minhas turmas do grupo de Reciclagem da Lngua Portuguesa (in company) e garante timos resultados. Como castigo pessoa que erra, eu fao alguma pergunta sobre o contedo j estudado (como reviso), do contedo a ser estudado (como hiptese e suposio, para ver o conhecimento da pessoa sobre o assunto) e do contedo que est sendo estudado (como reforo). uma brincadeira simples, mas que garante boas risadas e resultados maravilhosos deixando o ambiente e os participantes super descontrados.

Qualidades e defeitos
Objetivo: falar das qualidades e defeitos. Materiais: pedao de papel, caneta Procedimento: gostaria de sugerir uma dinmica que fiz com meus alunos para falarmos das qualidades e defeitos. Entrega-se um pedao de papel para cada participante e pede que desenhe a mo direita e a mo esquerda. Em cada dedo primeiro da mo direita escreve-se uma qualidade e na esquerda um defeito. O coordenador da dinmica d cerca de 20 minutos para escreverem. Ao final discute-se de acordo com o que cada um escreveu, finalizando que mais fcil falar de caractersticas dos outros do que de ns mesmos e encerra dizendo que todos possumos qualidades e defeitos, porm temos que nos respeitarmos e priorizarmos nossas qualidades.

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Dinmica do General - Descontrao


Objetivo: descontrao... causa muitos risos e simpatia entre os participantes Procedimento: Uma dinmica para entreter... como uma brincadeira... H vrias posies nesse jogo, como: lixo, soldado, cabo, sargento, coronel, general etc.,... O general comea falando 'Passei a revistar minha tropa e senti falta do...(ele diz o nome de uma das posies) A pessoa se levanta (a no ser que seja o cargo mais baixo, nesse caso, o General se levanta, e ele continua sentado) e diz 'O ... nunca falta, senhor(o cargo mais baixo no diz senhor ao general) General - ento quem falta?... - Quem falta o ..., senhor E assim se procede... at que algum no se levante, ou levante na hora errada, ou esquea de dizer 'senhor' ou diga senhor na hora errada Observaes: Se levanta apenas para um cargo mais elevado, e se diz senhor, tambm apenas para um cargo mais elevado. Nesse caso, a pessoa que errou vai para o cargo mais baixo, e cada pessoa sobe um cargo...Ento, comea com o general dizendo 'Passei a revistar minha tropa(...)' O cargo mais baixo nunca diz senhor ou se levanta para o general, mas para todos os outros participantes, sim...O general nunca se levanta ou diz senhor... apenas para o cargo mais baixo... Se faltarem cargos, pode-se inventar mais alguns, como cco, ou balde, ou algo assim...

Dinmica do balo - Reflexo


Objetivo: Reflexo Material: bales palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro prmio Procedimento: entrega-se um balo para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balo sem estourar. Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os bales dos adversrios para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente no sobra nenhum balo. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocs estourarem os bales dos colegas ? E fica com a caixa ou distribui.

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Dinmica da Bexiga Importncia da ajuda mtua para resolver problemas


Objetivo: Mostrar que nem sempre os caminhos mais fceis so os melhores, alis quase nunca. Se precisarem da ajuda de outro diga, que quando no conseguimos vencer algo sozinho (vcios, frustraes etc.) podemos pedir ajuda a outra pessoa, mais velhas (no caso de adolescentes). Material: bexigas coloridas; fitilho (fita de presente); mini balas; tirinhas de papel com palavras boas e ruins do tipo sucesso, amor, paz, vida eterna, mentira, drogas. Chegue antes para preparar a sala. Coloque uma tirinha de papel com um dizer 'ruim' encha a bexiga e coloque uma fita longa, cole no teto essa bexiga, de forma que fique fcil de pegar, dessa forma v dificultando as bexigas e 'melhorando' as palavras at a ltima bexiga, no nosso caso foi Vida Eterna, coloque balas junto com a palavra chave, se ningum alcanar diga que pode pedir ajuda um ao outro. Pblico: pode ser feito com pr-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos, mudando as palavras para cada faixa etria. Boa sorte!

Construindo uma fogueira Trabalho em equipe


Objetivo: mostrar a importncia do trabalho em equipe. Material: palitos de sorvete ou de dente Procedimento: separar os participantes em grupos menores de pelo menos 5 componentes. Dar a cada grupo um punhado de palitos e pedir que faam uma fogueira. Cada equipe poder pegar palitos dos outros grupos, mas dever proteger os seus. O lder da brincadeira dever observar e depois ressaltar quem fez o qu em cada grupo e ressaltar os que tentaram fazer tudo sozinhos, os que ficaram s olhando, os que foram tentar pegar palitos dos outros grupos por iniciativa prpria e os que souberam liderar e delegar tarefas igualmente. A mensagem que todas estas atitudes fazem parte da rotina do trabalho em equipe (feliz ou infelizmente) e cada um dever analisar-se e pensar no que pode estar melhorando.

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Objeto Pessoal - Comprometimento


Objetivo: Comprometimento Material: Objeto pessoal, Procedimento: Solicitar ao grupo que traga de sua residncia qualquer objeto de muito apego (valor emocional). Fazer um sorteio(como se fosse amigo secreto) e trocar os objetos. O coordenador estabelecer um perodo (1 semana) para que um guarde o objeto do outro com muito carinho e troque bilhetinhos a fim de descobrir segredos sobre o colega e o objeto. Na data marcada, estes destrocaro seus pertences contando um pouco do que descobriram do outro e do objeto deste, alm do cuidado especial que tiveram com o objeto. Resultados: certa vez uma colaboradora trouxe um pacote de doce e entregou para a colega, a outra comeu tudo e no dia no tinha nada para falar nem para devolver para a amiga. Sugesto: pode ser feito com plantas

Virar pelo Avesso Importncia da Organizao


Objetivo: Despertar o grupo para a importncia da organizao. Como Fazer: a) Formar um crculo, todos de mos dadas. b) O coordenador prope o grupo um desafio. O grupo, todos devero ficar voltados para fora, de costas para o centro do crculo, sem soltar as mos. Se algum j conhece a dinmica deve ficar de fora observando ou no dar pistas nenhuma. c) O grupo dever buscar alternativas, at conseguir o objetivo. d) depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo dever desvirar, voltando a estar como antes. Comentrios: 1. O que viam? Como se sentiram? 2. Foi fcil encontrar a sada? Porqu? 3. Algum desanimou? Porqu? 4. O que isto tem a ver com o nosso dia a dia? 5. Nossa sociedade precisa ser transformada? 6. O que ns podemos fazer? Sugesto de leitura de versculos da bblia:Ex 18, 13-27 e Salmos 114
Disponvel no site Esoterikha.com:

http://bit.ly/dinamicas-faceis

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Veja tambm: Dinmicas de Grupo Todos os tipos, exemplos e downloads http://bit.ly/dinamicasdegrupo Dinmicas Divertidas Brincadeiras para grupos e equipes http://bit.ly/dinamicasdivertidas Mensagens de Motivao para Download http://bit.ly/mensagensdemotivacao Cursos de Coaching online Gratuitos http://bit.ly/cursosdecoachingonline Frases para Treinamentos Motivao, Liderana, Autoestima, etc http://bit.ly/frasesparatreinamentos

www.esoterikha.com

www.redemotivacao.com.br

Вам также может понравиться