Вы находитесь на странице: 1из 12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

Interaes virtuais: apreciaes sobre seus aspectos constitutivos 1 Jos Carlos Ribeiro2 Faculdade de Tecnologia e Cincias (FTC) e Faculdade Dois de Julho (FDJ)

Resumo Este artigo prope algumas apreciaes sobre as diversas possibilidades de entendimento do conceito de interao social, bem como discute a complexidade de sua aplicao no ambiente virtual do ciberespao. A partir desse enfoque, ressalta a importncia das zonas de contato (interfaces) estabelecidas entre o ser humano e os dispositivos tcnicos utilizados na modalidade de trocas interacionais on-line, e examina o seu papel na configurao da dinmica relacional resultante.

Palavras-chave Interatividade virtual; cibercultura; ciberespao

Interao social: algumas propostas conceituais Embora a expresso interao social seja largamente utilizada em diversas esferas de conhecimento, e portanto tenha a sua noo essencial normalmente compreendida pela maioria das pessoas, torna-se imprescindvel uma melhor

explicitao de seu significado para o escopo especfico deste trabalho. A definio do termo em seu sentido mais amplo (no necessariamente vinculada ao mundo on-line) no consensual entre os autores e pode ser efetuada tomando como base vrios critrios distintos. Sua acepo mais conhecida preconiza a idia de uma ao mtua e interdependente, onde a reciprocidade, a conduta-resposta, que d s condutas em relao ao outro o seu carcter de interaco (MONTMOLLIN, 1997 apud MARC;
1 2

Trabalho apresentado aos Eventos especiais II Mesas Temticas. Doutor em Comunicao e Cultura Contemporneas pela FACOM/UFBa, Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Coordenador do Grupo de Pesquisa Tecnologias Contemporneas de Comunicao - CNPq. Pesquisador participante do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura e do Grupo Cibercidades da FACOM/UFBa. Professor da FTC e da FDJ. Endereo eletrnico (e-mail): j.c.ribeiro@terra.com.br.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

PICARD, s.d., p. 09). Este ponto de vista tambm compartilhado por Berlo (1999), que ressalta a caracterstica da interdependncia como fator determinante na composio da dinmica interacional estabelecida entre duas ou mais pessoas, sendo esta efetivada atravs de uma seqncia de aes e reaes comunicacionais. No entanto, tal perspectiva conceitual, ligada essencialmente aos princpios da

reciprocidade e da interdependncia, no contempla todos os matizes relacionados ao objeto de estudo. Goffman (1996, p. 23), em sua conceituao, salienta alm do princpio da reciprocidade a importncia da co-presena fsica dos participantes na caracterizao de um processo interacional FTF:
A interao (isto , interao face-a-face) pode ser definida, em linhas gerais, como a influncia recproca dos indivduos sobre as aes uns dos outros, quando em presena fsica imediata. Uma interao pode ser definida como toda interao que ocorre em qualquer ocasio, quando, num conjunto de indivduos, uns se encontram na presena imediata de outros.

Os critrios empregados para definir a interao social podem, entretanto, ser diversos. A percepo do outro (associada reciprocidade) freqentemente aludida para caracteriz-la, utilizando como referncia a influncia e a expectativa que a viso deste outro promove no sujeito, conforme mostra Montmollin (1997 apud MARC; PICARD, s.d., p. 09):
Na medida em que a percepo do sujeito perceptor modificada pela expectativa de uma reciprocidade, h uma interao social. Da mesma maneira, o facto de o suje ito apercebido se saber como tal, pode levar a modificar a sua aparncia, as suas atitudes, palavras, condutas, ou seja, os ndices que servem de base aos juzos do perceptor, o que transforma a percepo do perceptor; estamos assim em presena de uma interaco social.

A presena de conversas gestuais (MEAD, 1934) entre os participantes de uma situao social pode ser um critrio distinto adotado para circunstanciar e caracterizar um processo interativo. Condicionadas e mediadas pelas variveis culturais existentes no contexto, a leitura e a interpretao simblica dos gestos trocados possibilitam aos participantes vivenciar o papel do outro e, por conseguinte, ter uma melhor predio de seus atos naquela situao social especfica. Nesse caso, h uma pressuposio de que os sujeitos, atravs do emprego de estratgias perceptivas diversas, adquirem um conhecimento, mesmo que de forma aproximada, das atitudes, das crenas e dos valores assumidos pelos interlocutores, adotando-os como modelos referenciais de apoio e orientao da sua prpria conduta na interao social promovida.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

Em uma perspectiva mais linear, baseada nos pressupostos bsicos da teoria da informao, podemos entender a interao social como sendo derivada diretamente das trocas comunicacionais ocorridas entre dois ou mais agentes que alternadamente ocupam os lugares de emissores e receptores de mensagens. Em geral, nesse ponto de vista, a nfase recai sobre a bidirecionalidade da circulao das mensagens e nas respectivas posies em que os agentes se situam em cada etapa presente no estabelecimento da relao. J de acordo com a abordagem pragmtica da Escola de Palo Alto3 , as interaes sociais so efetivadas em bases comunicativas que no se limitam s trocas exclusivamente verbais entre os participantes do processo. So propiciadas pelo constante fluxo de informaes e pela estimulao recproca e contnua, geradas por um complexo fluido e multifacetado de numerosos modos de comportamento verbais, tonais, posturais, contextuais, etc. que, em seu conjunto, condicionam o significado de todos os outros (WATZLAWICK; BEAVIN; JACKSON, 1967, p. 46). O que se destaca, nesse caso, o relevo nas manifestaes comportamentais como formas de comunicao e na relao interdependente dos agentes e o contexto onde os contatos se apresentam. Em conformidade com um panorama mais sistmico, h aquelas caracterizaes em que se privilegia de maneira significativa o aspecto contextual e sociocultural das trocas e negociaes de sentidos promovidas pelos participantes:
A interaco no s um processo de comunicao interpessoal. tambm um fenmeno social, firmado num quadro espao-temporal de natureza cultural, marcado por cdigos e rituais sociais. Toda a relao se inscreve numa instituio q ue traz consigo modelos de comunicao, sistema de papis, de valores e de finalidades. Todos esses factores contribuem fortemente para uma ritualizao das relaes sociais (MARC; PICARD, s.d., p. 12).

Para este ponto de vista, o processo de compreenso e teorizao do que seja o ato de relacionar-se do sujeito passa forosamente por um exame do processo constitucional do outro e do contexto, no qual ambos esto inseridos. Trata-se, desta forma, de uma viso onde o sistema o foco de anlise prioritrio, e no o sujeito, o interlocutor, ou o contexto apreciados isoladamente.

Centro de investigao interdisciplinar criado no final dos anos 50 em Palo Alto, Califrnia (EUA), que visava explorar a natureza complexa e multifacetada da comunicao humana e sua relao com os diversos processos scio -interacionais. Dentre os seus principais autores esto: Gregory Bateson, Paul Watzlawick e Edward Hall.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

Outra proposta conceitual enfatiza o carter dinmico da composio do processo interacional, vista sob o prisma de uma relao dialtica sujeita a constantes mudanas nas ligaes sociais devido ao seu carter aberto e contnuo. Isso, por sua vez, no significa dizer que a interao social no possua tambm componentes derivados de caractersticas inatas presentes na estrutura humana. Nesse sentido, a interao social , em grande escala, pr-programada pelas estruturas neurais inatas que resultam da seleo natural e por normas culturais que representam solues coletivas anteriores para os problemas anteriores da interao (ARGYLE, 1976, p. 29). Diferentemente do que acontece com a modalidade vivenciada por outras espcies, a interao social humana no se restringe a um carter meramente funcional de sobrevivncia (reproduo, defesa de territrio, proximidade fsica para manuteno de calor etc.); ela acrescida de elementos culturais que proporcionam uma diversidade de modelos de manifestao. Nessa perspectiva, o que se apresenta na interao social a existncia de uma combinao de caractersticas pr-programadas, derivadas ou de padres biolgicos inatos (instintos), que enfatizariam o carter mais contnuo e regular, ou de padres adquiridos socioculturalmente, que enfatizariam, por sua vez, a marca mais dinmica do processo. De forma geral, a interao social constituda basicamente dos seguintes componentes, conforme anotado por Joseph (2000): (1) um conjunto de unidades que interagem entre si; (2) um conjunto de regras que estruturam as orientaes dessas unidades e a prpria interao; (3) um sistema ou um processo ordenado de interao; e (4) um ambiente no qual os componentes se apresentam e onde h efetivamente as trocas sistemticas. Em suma, o que se depreende das breves colocaes efetuadas que existem basicamente duas maneiras de se perceber e conceituar o fenmeno da interao social: a estrutural e a funcional. A posio dos autores varia de acordo com a nfase adotada para cada uma dessas duas perspectivas. Atualmente, o que se percebe uma tendncia para uma maior considerao da importncia dos aspectos relacionais entre as partes (sujeito, interlocutor e contexto) componentes do processo. Seja qual for a perspectiva adotada para compreend-la, o que se verifica que podemos considerar a interao como o processo social primordial que sustenta a sociedade, a cultura e as nossas prticas cotidianas.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

Interaes sociais e CMC: implicaes conceituais Para este trabalho, entendemos que a definio conceitual que se pretenda utilizar para a anlise das interaes interpessoais verificadas em um ambiente de CMC (comunicao mediada por computador) fica bastante enriquecida se forem apreciadas tambm as dimenses tecno-sociais envolvidas na relao homem-computador. Ou seja, que contemple no apenas (e de forma exclusiva) o par interacional homem-homem, mas tambm as zonas de contato (interfaces) estabelecidas entre o homem e os dispositivos tcnicos4 utilizados nessa modalidade de troca social. Com esse propsito, o termo interao social aqui aplicado contm na verdade uma composio tripla, pois traduz e contempla os mecanismos de interatividade que julgamos presentes nas relaes estabelecidas no ambiente das plataformas on-line. Sem dvida, um olhar mais atento revela que a simples conversa de um usurio com seu interlocutor nesse ambiente passa necessariamente por uma seqncia de passos interativos e de nveis de negociao, onde a comunicao social estabelecida entre eles , em ltima instncia, apenas um desses esquemas. Dessa forma, acreditamos que a interao social promovida pelas redes digitais est diretamente ligada noo de interatividade5 e aos seus mecanismos. Seguindo a diviso proposta por Lemos (2002), concordamos que existem trs tipos de interatividade que juntas fornecem o quadro formador do conceito adotado para este artigo: a) tcnica analgico-mecnica onde h a interao entre os sujeitos e as mquinas, as ferramentas ou os dispositivos tcnicos, isto , com os objetos; b) tcnica eletrnico-digital onde existe a interao entre os sujeitos e as informaes e os contedos, a qual se d atravs de suportes microeletrnicos que escapam da nossa escala de percepo usual; c) social onde h a interao entre os sujeitos.

Assim, quando aplicamos a expresso interao social neste trabalho, fazemos referncia ao conjunto de esquemas de interatividade (com suas dimenses tcnicas e sociais) que se apresenta nos contatos sociais verificados no ambiente on-line. O que se percebe que, antes da interao com outro usurio, h inicialmente a interao com a

Para uma anlise histrica do desenvolvimento das interfaces, principalmente aquelas relacionadas ao meio informtico, ver Johnson (2001). 5 Segundo Fragoso (2001), a palavra interatividade derivada do neologismo ingls interactivity e foi cunhada para designar uma propriedade especfica e qualitativamente superior da chamada computao interativa (interactive computing), proporcionada pela modificao na relao usurio-computador com a incorporao de dispositivos operacionais que permitiam o acompanhamento (em tempo real) dos efeitos das intervenes do usurio e o desenvolvimento dos processos.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

mquina, depois entre os dispositivos microeletrnicos e s por ltimo que se apresenta a troca interacional entre o usurio e o seu interlocutor. Para um melhor entendimento, construmos o esquema seguinte (vide figura 01), representante de uma interao comumente estabelecida nos ambientes on-line:

espao contextual comum (social) espao1 (fsico) espao2 (fsico)

usurio1

computador1

computador2

usurio2

interao tcnica analgico-mecnica interao tcnica eletrnico-digital interao social

Figura 01 Esquema interacional em ambiente de CMC: usurio x usurio

Observando a figura acima, podemos atentar para uma caracterstica que diferencia as interaes efetuadas nesse ambiente on-line daquelas comumente realizadas na ambincia FTF: a desvinculao da presena social da presena fsica. No h a necessidade de co-presena dos interlocutores no mesmo espao e tempo. No estando vinculada presena dos corpos fsicos e biolgicos, que podem estar localizados em diferentes dimenses espao-temporais, a interao constitui-se

unicamente atravs de representaes sociais dos usurios, ou seja, atravs da composio de corpos simblicos. Como percebemos, o usurio 1 encontra-se situado no espao fsico 1 e mantm o contato com o usurio 2, que, por sua vez, localiza-se no espao fsico 2, distanciado e separado geograficamente. O processo interacional ocorre, entretanto, no espao social comum que no est atrelado nem ao espao fsico 1 do

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

primeiro usurio, nem ao espao fsico 2 do segundo usurio 6 . De forma original, o processo interativo efetiva-se, atravs da CMC, em um novo espao contextual onde as relaes estabelecidas entre ausentes apontadas por Giddens (1991) alcanam um nvel acentuado de expresso atravs das interaes promovidas nessa modalidade de ambincia on-line. Ou dito de outra forma, os contatos so realizados em um grau significativo de extenso de acessibilidade e distanciamento das formas simblicas no espao (THOMPSON, 1999), uma vez que os sujeitos se apresentam localmente distantes de qualquer situao dada ou interao face a face (GIDDENS, 1991, p. 27). Embora no resumidos s CMCs, os comentrios de Virilio (1996, p. 96) mostram-se pertinentes a essas reflexes:
Se antes, estar presente era estar prximo, fisicamente prximo do outro, em um face-a-face, um frente-a-frente em que o dilogo se torna possvel atravs do alcance da voz ou do olhar, o advento de uma proximidade miditica fundada nas propriedades do domnio das ondas eletromagnticas parasita o valor de aproximao imediata dos interlocutores, esta sbita perda de distncia ressurgindo sobre o estar-l, aqui e agora.

Para Goffman (1966), nos contatos FTF, o mesmo espao fsico pode ser utilizado para a ocorrncia de vrias interaes sociais simultneas. Embora reconhea que possam existir trocas sociais sem a necessria presena fsica comum (como no caso dos contatos telefnicos ou atravs de cartas), o autor destaca a importncia do compartilhamento da ambincia fsica como promotora destes contatos. De forma diferenciada, as interaes promovidas nas plataformas on-line parecem apresentar elementos que permitem uma outra avaliao sobre a nfase apontada pelo autor. No sendo estabelecidas atravs do compartilhamento do mesmo espao fsico, o que trazem em comum a utilizao necessria de um mesmo espao social. Desta forma, o que nas interaes FTF se mostra como fator inerente ao processo de estabelecimento d os contatos (o uso comum do mesmo espao fsico), passa a ser dispensvel7 nas interaes on-line efetivadas nesse ambiente. Ou seja, mesmo podendo ser verificadas atravs de uma recproca presena imediata, tais interaes on-line no requerem que os participantes partilhem uma localidade fsica comum.

De acordo com Giddens (1991, p. 27): O que estrutura o local no simplesmente o que est presente na cena; a forma visvel do local oculta as relaes distanciadas que determinam sua natureza. 7 O termo dispensvel aqui utilizado, embora pertinente, talvez no seja totalmente preciso para retratar o que acontece nas situaes verificadas em alguns ambientes on-line, visto que as referncias tridimensionais so freqentemente aludidas para nominar ou caracterizar tais ambientes.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

Outras combinaes interacionais tambm se insinuam neste novo contexto promovido pelas plataformas on-line, conforme podemos observar na proposio dos dois esquemas seguintes, representados pelas figuras 02 e 03:

usurio2 usurio1 computador-cliente

computador-servidor chatterbot-1

interao tcnica analgico-mecnica interao tcnica eletrnico-digital interao A interao B Figura 02 Esquema interacional em ambiente de CMC: usurio x chatterbot

usurio1

usurio2

computador-servidor1 chatterbot-1

computador-servidor2 chatterbot-2

interao tcnica eletrnico-digital interao C interao D

Figura 03 Esquema interacional em ambiente de CMC: chatterbot x chatterbot

Parece-nos, aqui, que algumas indagaes se apresentam. A figura 02 retrata uma modalidade que est sendo gradativamente ampliada nos ambientes virtuais: a
8

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

efetivao de trocas comunicacionais entre usurios (sujeitos reais) e programas de computador especializados em cumprir tarefas automatizadas nas plataformas interacionais on-line, mais conhecidos como chatterbots8 . Verificamos que duas modalidades de interatividade (tcnica analgico-mecnica e tcnica eletrnico-digital) encontram-se facilmente detectveis, enquanto que a terceira, a interao social propriamente dita, fica dependente do preceito conceitual adotado (por exemplo, a reciprocidade) para caracteriz-la. A partir disso, poderamos indagar: em que medida a relao estabelecida A pode ser considerada como uma interao social? A resposta que se apresenta est diretamente vinculada ao princpio porventura escolhido. De uma perspectiva semelhante, ao se levar em conta que as interaes sociais implicam necessariamente, por definio, a presena de pelo menos um sujeito, mostrase claro que as trocas comunicacionais efetivadas e representadas pela figura 03 no devem ser tratadas como trocas sociais. Contudo, conforme as figuras 02 e 03 evidenciam (atravs das linhas tracejadas), tais sujeitos (chatterbots) podem ser considerados como intermedirios do processo comunicacional, como representantes ou secretrios virtuais de usurios reais. Neste caso, parece plausvel supor que, em ltima instncia, o processo interacional seria realizado (vide interaes B e D). Seguindo esta linha de pensamento, poderamos interrogar: seria razovel considerar a relao estabelecida C como um processo scio-interacional? Ao se considerar a interao social como sendo resultante de aes intencionais onde h um engajamento dos participantes em um processo de troca recproca e interdependente de informaes suscitadas e situadas em determinado contexto social, parece que no s a ligao C, como tambm a prpria A ficam comprometidas no seu entendimento como laos de natureza social. Uma vez que engajar-se implica no sentido mais corrente uma manifestao e participao consciente, em um reconhecimento e assuno de determinadas regras, caractersticas e expectativas relacionadas quela situao de contato social especfica e queles interlocutores do momento, torna-se problemtica a aceitao da idia da presena de tais comportamentos intencionais nos chatterbots, ilustrados nas figuras 02 e 03. Primo (1998), em sua anlise sobre a interatividade observada em ambientes informticos, prope uma classificao que nos parece til para subsidiar essas reflexes. Segundo o autor, pode-se agrupar os sistemas interativos em duas
8

Chatterbot programa de computador que simula uma conversa informal com um ser humano, atravs da circulao de mensagens em linguagem natural.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

modalidades: a reativa e a mtua. As diferenas bsicas entre as duas estariam centradas, por um lado, na limitao da emisso de respostas a um conjunto de alternativas e possibilidades preestabelecidas, suscitadas a partir de um processo baseado no padro estmulo-resposta (interao reativa) e, por outro, na liberdade dos agentes comunicadores em proporcionar respostas autnomas e criativas efetivadas atravs de processos de negociao estabelecidos entre eles, o que resultaria em caminhos e comportamentos nem sempre previsveis (interao mtua)9 . Partindo dessa categorizao proposta, poderia se identificar as ligaes A e C como tpicas da modalidade reativa, haja vista que no haveria, por parte dos chatterbots, a presena de respostas capazes de escapar aos padres e roteiros estabelecidos em suas programaes. Interessante notar que as diversas perspectivas apontadas para a anlise da questo encontram ressonncias, de certa maneira, na prpria terminologia do vocbulo comunicao entendido em sua acepo mais fundamental, onde destacado o processo de compartilhamento de um mesmo objeto de conscincia, exprimindo assim uma relao entre conscincias (MARTINO, 2001). O comentrio de Rodrigues (2000, p. 29) tambm aponta, de forma tangencial, essa idia: A comunicao estabelece uma relao entre um locutor que se assume como eu e algum que , ao mesmo tempo, um tu para o locutor e um eu para si prprio. Como podemos observar, em ambas as colocaes so salientados os aspectos relacionais e intencionais de conscincias, o que ratifica a dificuldade de percepo das ligaes A e C como representantes de uma situao comunicacional promotora de interao no sentido pleno do termo. Todavia, lembramos mais uma vez que a questo se esta ou aquela circunstncia apreciada possui os atributos necessrios e suficientes para ser caracterizada como um processo de interao social, mostra-se dependente, de maneira bsica, do suporte conceitual adotado para tanto.

Consideraes finais Curiosamente, para alguns usurios que j vivenciaram a experincia de conversar com um chatterbot , a questo levantada se tal troca comunicacional pode ser considerada ou no como uma interao social tem sua relevncia atenuada, haja vista que o foco das atenes direciona-se mais para as sensaes (de estranheza,
9

Na verdade, Primo (1998) ressalta vrias diferenas entre as duas modalidades propostas, utilizando como base sete dimenses de anlise (sistema, processo, operao, fluxo, throughput, relao e interface). Para os propsitos deste artigo, recorremos, de forma resumida, apenas dimenso processo para evidenciar as diferenas.

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

de

competio,

de

curiosidade

etc.)

promovidas

suscitadas

pelo

posterior

descobrimento de estar trocando mensagens com um programa de computador. Turkle (1997, p. 135), em seus comentrios sobre este assunto, traz o depoimento de uma usuria:
Sei que parece estranho, mas senti que era capaz de enriquecer mais o dilogo que ela (Jlia). Testei os conhecimentos dela em muitas matrias. Foi como se provasse a mim mesma que era superior a uma mquina. As mquinas intimidam-me, porque no as consigo compreender, e queria certificar-me que os meus conhecimentos humanos no eram inferiores aos dela.

Alm desse aspecto, vale salientar que o ocasional dilogo travado entre um sujeito e um programa de computador (chatterbot ) pode vir a ser (e em certo sentido j ) sustentado tambm pela crescente sofisticao dos mecanismos de simulao de interatividade. Embora funcionem sob uma lgica da reatividade, ou seja, moldados em um esquema ao-reao e limitados por certos parmetros e respostas preestabelecidas, tais mecanismos criam no sujeito a iluso de que existe no outro plo interacional um agente dotado de possibilidades autnomas e de comportamentos intencionais e imprevisveis10 . Diante desse complexo quadro, que ressaltamos a importncia das zonas de contato (interfaces) no s na configurao tcnica e operacional dos ambientes sociais desenvolvidos, mas tambm na composio das dinmicas sociais resultantes. Tal entendimento, por sua vez, revela a necessidade de ampliarmos as nossas lentes interpretativas acerca do fenmeno das interaes sociais virtuais, atravs de consideraes conceituais que atentem para as particularidades que o mundo on-line propicia.

Referncias bibliogrficas ARGYLE, M. A interao social: relaes interpessoais e comportamento social. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. BERLO, D. K. O processo da comunicao. So Paulo: Martins Fontes, 1999. FRAGOSO, S. De interaes e interatividade. In: 10 Encontro Anual da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao. Braslia: Comps, 2001. CD-ROM.
10

Nesse sentido, h inclusive novas verses do famoso Teste de Turing, que visam examinar se determinados programas de computador podem ser reconhecidos pelo interlocutor humano como sendo seres pensantes. Para um detalhamento dessas experincias, ver Harris (1995), principalmente as pginas 409 a 428.

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

GIDDENS, A. As consequncias da modernidade. So Paulo: Ed. UNESP,1991. GOFFMAN, E. A representao do eu na vida cotidiana. Petrpolis: Vozes, 1996. ______. Behavior in public places: notes on the social organization of gatherings. Toronto: Collier-Macmillan, 1966. JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. JOSEPH, I. Erving Goffman e a microssociologia. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2000. LEMOS. A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contempornea. Porto Alegre: Sulina, 2002. MARC, E.; PICARD, D. A interaco social. Porto: RES Editora, s.d. MARTINO, L.C. De qual comunicao estamos falando? In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, L.C.; FRANA, V.V. (orgs). Teorias da comunicao: conceitos, escolas e tendncias. Petrpolis: Vozes, 2001, p. 11-25. MEAD, G. Mind self and society from the standpoint of a social behaviorist . On-line: 1934. Disponvel em http://spartan.ac.brocku.ca/ %7Elward/mead/pubs2/mindself /Mead_1934_toc.html (20/06/2005) PRIMO, A. F. T. Interao mtua e interao reativa. In: XXI Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Recife: Intercom, 1998. CD-ROM. RODRIGUES, A. D. Diccionario breve da informao e da comunicao. Lisboa: Presena, 2000. THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis: Vozes, 1999. TURKLE, S. A vida no ecr: a identidade na era da internet . Lisboa: Relgio Dgua, 1997. VIRILIO, P. A arte do motor. So Paulo: Estao Liberdade, 1996. WATZLAWICK, P.; BEAVIN, J. H.; JACKSON, D. D. Pragmtica da comunicao humana: um estudo dos padres, patologias e paradoxos da interao. So Paulo: Cultrix, 1993.

12

Вам также может понравиться