Вы находитесь на странице: 1из 7

A TICA DE EPICURO

Desde a origem da nossa historia encontramos vrios homens que se propuseram a buscar respostas que pudessem dar fim a indagaes que circundam nossos pensamentos. Assim que o homem tomou conscincia de si mesmo, se ps a questionar a origem do mundo, os fenmenos naturais, as questes da alma chegando a questionar qual o propsito da vida e como encontrar a felicidade. a busca por respostas encontramos homens como Tales de Mileto, que trou!e consigo o Naturalismo, que buscava solucionar questes referentes " nature#a, como por e!emplo, questionando os elementos que formam o universo. Assim, por meio de investigaes e questionamentos, se deu a origem do que chamamos ho$e de Filosofia . %omo Mileto, muitos outros buscaram respostas, Aristteles foi um deles, preocupado n&o mais com a nature#a, mais com o homem em si. Afirmava que a felicidade ' encontrada na pratica da virtude pela ra#&o. (utro que buscou respostas a cerca da felicidade e o fim ultimo da vida humana foi Epicuro )*+,-./0 a.%.1, o qual afirmava que a felicidade ' o pra#er, encontrado na modera&o.
2 o passo ,.3 da %arta a 4eneceu ele afirma que 5o pra#er ' o princ6pio e fim da vida feli#78. )9:;:<<A, .0031.

:picuro nasceu na =lha de >amos, pen6nsula itlica, segundo ?( >@%A, :picuro tornou-se cidad&o ateniense por fora da emigra&o do seu pai, ecles, em *A. a.%. :picuro viveu no per6odo que denominamos como Belen6stico, perodo histrico do mundo antigo, compreendido entre o fim do sculo IV e o inicio do sculo I a.C. >endo assim, este per6odo foi iniciado com a forma&o dos imp'rios de Ale!andre, ( Crande e teve o fim com a conquista romana, em ,+D a.%. Eodemos analisar este per6odo das seguintes formasF Antes da decadncia do sec. =G, a Cr'cia era composta por cidades-:stado, que formavam em con$unto uma confedera&o, a Polis grega. Gale lembrar que as Poleis se constitu6am por :stados autnomos. Apesar do progresso de algumas das Poleis, nenhuma das cidades-:stado chegou a atingir um equil6brio. As rivalidades internas fi#eram com que as cidades-estados mais poderosas guerreassem entre si buscando a unifica&o da Cr'cia.
2 &o houve um elemento suficientemente forte que favorecesse a aglutina&o, e as Poleis continuaram como parcelas pol6ticas isoladas8. )?=HB(, .00I1.

a cultura este per6odo apreciou amplo desenvolvimento, chegando a ser considerado o bero da ideia de humanismo. A cultura helen6stica surgiu como consequncia da s6ntese de diversas culturas, apresentando, sobretudo influencia das culturas grega, persa e a eg6pcia. ( desenvolvimento da cultura propiciou o surgimento de vrios polos irradiadores da mesma. Ale!andria, Antioquia e E'rgamo s&o alguns e!emplos. :m Ale!andria o crescimento cultural se deu forma maior. %ontando com diversas condies favorveis ao desenvolvimento dos estudos da 4atemtica, Ceometria e das cincias de cura. As conquistas de Ale!andre fi#eram com que a cultura grega se alastrasse por vrios territrios do mundo antigo. >endo que sua influencia n&o ficou restrita somente a antiguidade, ela pode ser percebida atualmente na arquitetura, em diversas reas do conhecimento e at' mesmo em diversos hbitos esportivos do mundo contemporJneo. a filosofia pode se perceber que o pensamento, era dominado por duas correntes, o Estoicismo que prope viver de acordo com a lei racional, o universo ' corpreo e governado por uma ra#&o );A :HHA, .00I1, e aconselha a indiferena apat ea em rela&o a tudo que ' e!terno ao ser.
2As reaes como a dor, o pra#er ou o temor podem e devem ser dominadas atrav's do autocontrole e!ercido pela ra#&o8 );A :HHA, .00I1.

K nesta vis&o do mundo helen6stico que se formou a outra escola filosfica presente na 'poca, a escola de :picuro, o epicurismo,. Aos *A anos :picuro fundou em Atenas sua escola, onde transmitia seus ensinamentos, por se situar num $ardim aos arredores da cidade, ficou conhecida como ! "ardim#
2>ua escola ficou conhecida n&o apenas pelo seu ensino, mas tamb'm pelo cultivo da ami#ade, a Ami#ade :picurista, da qual participavam n&o apenas homens )como acontecia na Academia de Elat&o e no Hiceu de Aristteles1, mas tamb'm mulheres.8 )?=HB(, .00I1.

:nquanto lecionou em sua escola, at' ./0 a.%., ano de sua morte, :picuro contou com diversos seguidores como, Bermarco, Eolistrato, 4etrodoro de HJmpsaco e Limcrates. As bali#as dos ensinamentos de :picuro se encontram opostas aos ideais platnicos, aristot'licos e estoicos. Mma ve# que buscam contestar n&o apenas teoricamente, mas com ensinamentos prticos "s indagaes postas pelos indiv6duos.
2>eu interesse e!primia-se pelas trs perguntas que Nant, muito posteriormente, iria consagrar como as trs tarefas da filosofiaF saber ( Oue %onhecer, %omo Agir e ( Oue :sperar.8 )?=HB(, .00I1.

>endo assim, :picuro foi o primeiro a criar uma filosofia que ', al'm disso, uma forma de vida.
1

Conceito supracitado. A felicidade o prazer, e ue ser! melhor discorrido.

A filosofia de :picuro abarca dois campos distintos do conhecimento, a F$sica% que se destina a compreender os aspectos que constituem a realidadeP e a &tica, que se constitu6 de praticas que tornam poss6vel ao homem obter a felicidade. :picuro organi#a sua 'tica com base em trs princ6piosF o entendimento da nature#a dos deuses para elimina&o do seu temorP a compreens&o da morte e a consequente elimina&o do seu temorP a compreens&o dos dese$os, que buscam levar assim, " boa vivncia.
2Lais preceitos estruturam o te!to conhecido de :picuro, intitulado 'arta so(re a felicidade )Per) t*s eudaimo+$as1, ou 'arta a Me+eceu8 )?=HB(, .00I1.

>eguindo a estrutura proposta por :picuro a primeira fase da 'tica na busca pela felicidade Q base da sua filosofia Q se da pelo entendimento da nature#a dos deuses. Loda a cultura grega foi influenciada pela crena religiosa. %omo um povo polite6sta, os gregos contavam, al'm dos deuses que habitavam o (limpo, com mais de *0 mil seres imortais. )A<<MDAP E=H:LL=, .00D1. A religi&o estava sempre presente na polis, cada cidade conservava sua prpria divindade protetora e um calendrio de festas. :m Atenas, por e!emplo, celebrava-se o culto a Dioniso, principalmente entre os camponeses. (s gregos tamb'm acreditavam na influencia que os deuses poderiam e!ercer sobre os seres humanos, para a cultura grega os deuses teriam o poder para causar malef6cios e benfeitorias. :sta crena no poder dos deuses nos leva a duas consideraesF a ideia de que os deuses se ocupam com os seres humanosP a ideia de que quando se sofre uma desgraa ou sucesso, isso se deve a alguma interven&o divina. :stes mecanismos de crena, onde as situaes da vida humana s&o controladas ou influenciadas por foras divinas, sustentam o temor para com os deuses. >eguindo este pensamento e contrapondo " proposta de :picuro, de se buscar a felicidade, temos a seguinte quest&oF como buscar a felicidade, se somos assolados pelo medoR :picuro esclarece a nature#a dos deuses como sendo incorrupt6veis e imutveis, ou se$a, n&o fle!6veis "s transformaes de carter f6sico. >endo assim, caso sofram transformaes, estes seriam pertencentes " nature#a f6sica, ou se$a, perderiam o carter divino. De acordo com este pensamento, os deuses n&o poderiam ter contato com o mundo f6sico, pois este vai de encontro com sua nature#a divina. Lemos aqui, a quest&o da causa e efeito, onde os deuses s&o a causa e os seres humanos o efeito, sendo os deuses mais perfeitos, n&o poderiam conter formas de imperfei&o presentes em nosso mundo, nem sob forma de conhecimento.

>endo assim os deuses, nem se quer poderiam saber da e!istncia da realidade f6sica )mutvel1, pois, estes como deuses )imutveis1, conteriam em si a mutabilidade em forma de conhecimento.
2Antes de tudo, considerando a divindade incorrupt6vel e bem-aventurada, n&o se lhe deve atribuir nada de incompat6vel com a imortalidade ou contrrio " bem-aventurana.8 ):E=%M<(1

:picuro utili#a, tais preceitos para $ustificar que os deuses fa#em se n&o entreter-se entre si Q entre seus semelhantes )de nature#a imutvel1 Q sem se ocupar com os humanos. Eortanto, :picuro n&o se det'm em negar a e!istncia dos deuses, mas sim em e!plicar sua real importJncia para os humanos.
2 uma palavra, :picuro n&o ps em quest&o a e!istncia dos deuses. Eara ele, seria um contrassenso neg-la, pois o mundo n&o parece e!plicar-se sem os deuses. ( que, ent&o, interessou-lhe esclarecer ' que, num cosmo material, os deuses tm de ser distintos da nature#a e destacar-se dela.8 )?=HB(, .00I1.

Atrav's dessas formulaes :picuro anula os preceitos e!istentes na crena dos deuses. >e os deuses n&o se ocupam com humanos, os mesmos n&o influenciariam ofertando desgraas ou sucessos. >endo assim, :picuro atribui uma importJncia maior "s aes humanas, fundamentando aqui as formulaes iniciais de sua &tica. >e n&o e!iste uma interven&o divina que recaia sobre ns, ' de responsabilidade de cada individuo velar pelas suas aes em detrimento do seu estado atual de vida, ou se$a, :picuro e!plica que o ser humano ' responsvel por seu estado de esp6rito Q feli# ou sofredor. >eguindo estes mesmo preceitos chegamos a outro ponto tocado por :picuro com rela&o aos deuses, a anula&o de seu temor. =sto se da pelo fato da n&o necessidade em tem-los, pois os mesmo n&o nos causam nem bem nem mal e nem ao menos nos influenciam. Aps entender a nature#a dos deuses, para consequente elimina&o do seu temor, resta ainda aos humanos o medo da morte. : como $ foi dito, n&o se ' feli# se, se tem medo. :nt&o cabe-nos investigar sua nature#a para eventual elimina&o de seu temor.
2Babitua-te a pensar que a morte nada ' para ns, visto que todo o mal e todo o bem se encontram na sensibilidadeF e a morte ' a priva&o da sensibilidade.8 ):E=%M<(1.

%omo pode se perceber pela cita&o acima, :picuro nos leva a considerar a morte como sendo nada. =sto se deve " compreens&o epicurista que associa ser e nature#a f6sica. >endo assim a morte seria apenas a cessa&o da vida f6sica, nos conceitos f6sicos seria a desintegra&o dos tomos que constituem o corpo f6sico do individuo.

A morte seria apenas uma priva&o das nossas sensaes, ou se$a, nela n&o h e!istncia de sofrimento, dor, alegria, pra#er, bem ou mal, pois estes se encontram nas sensaes. >e a morte seria apenas a priva&o das sensaes, e nela n&o e!iste nenhum tipo de sofrimento, nem em maior ou em menor gral, entender a sua nature#a nos leva por conseqSncia a eliminar seu temor. :ntendendo a nature#a dos deuses e a nature#a da morte, acabamos segundo :picuro, por eliminar seus temores. >eguindo a organi#a&o da Ktica proposta por :picuro, resta-nos ent&o buscar a compreens&o dos dese$os, para assim alcanarmos a felicidade. >egundo :picuro os dese$os tamb'm podem ser fontes de perturba&o impedindo-nos de encontramos a felicidade. ( conhecimento dos dese$os permite-nos direcionar nossas escolhas em $ulgo da saTde do corpo e do bem estar do esp6rito. Eara conhecer os dese$os :picuro props uma classifica&o para os mesmos. :picuro classifica os dese$os emF dese$os +aturais e i+,teis Q segundo outras tradues, podemos encontra tamb'm os dese$os i+,teis sendo chamados de +-o +aturais# (s dese$os naturais originam os dese$os +aturais e +ecess.rios e os +aturais% mas +-o +ecess.rios, segundo ?=HB(, .00I, - apenas naturais.
2Alguns dos dese$os s&o naturais e necessriosP outros s&o naturais e n&o necessriosP outros nem naturais nem necessrios, mas nascidos apenas de uma v& opini&o8 ):E=%M<(1

(s dese$os naturais s&o aqueles que s&o prprios " nature#a humana, por e!emplo, comer, beber, dormir, o dese$o de nos afastarmos da dor e do medo )C(4:>, .00*1. (s dese$os inTteis s&o aqueles que derivam de opinies falsas ou do desconhecimento a cerca dos dese$os )C(4:>, .00*1.
Fi/ura 0 1 'lassifica2-o dos dese3os se/u+do Epicuro#

)?=HB(, .00I, p. ,A1

>egundo analise de :picuro os dese$os n&o dependem de nenhuma pondera&o do individuo, eles 2nascem8 no individuo.

Eor estes motivo ' que se fa# necessrio o entendimento dos dese$os, pois, segundo a 'tica constitu6da por :picuro, o conhecimento dos dese$os s&o a chave para o melhor direcionamento das escolhas e recusas, tendo em detrimento " saTde do copo e bem estar do esp6rito. %omo $ foi dito, a 'tica de :picuro se ob$etiva nos seguintes preceitosF se constitu6 de praticas que tornam poss6vel ao homem obter a felicidade. %omo podemos ver at' aqui, para :picuro, alcanar a felicidade, seria obter a saTde do corpo e imperturbabilidade da alma Q alcanar um estado de atara4ia Q todas as nossas aes devem ser pesadas para nos afastarmos da dor e do medo. Ouando :picuro di#F 5A felicidade 6 o pra7er8, ele esta se referindo a esse estado de plenitude. (u se$a, a vida feli# ' uma vida de pra#eres, que levam a plenitude da saTde do corpo e bem estar do esp6rito.

Referncia Bibliogrfica

A<<MDA, Uobson de A. Uos'P E=H:LL=, 9rasil. :d. ,.. >&o Eaulo. Vtica, .00D.

elson. Toda a HistriaF Bistria Ceral e Bistria do

9:;:<<A, Uos' :udo. A P !siolog"a de E#ic$roF Aspectos gnosiolgicos. .003. I. f. Disserta&o )Es-Cradua&o em ?ilosofia1 " Mniversidade ?ederal do <io Crande do orte, <io Crande do orte. .003. %BAM=, 4arilena. Introd$%&o ' %ompanhia das Hetras. .0,0. v. .. istria da filosofiaF As escolas helen6sticas. >&o Eaulo.

?=HB(, Uuvenal >avian. O E#ic$ris(o e a )ticaF uma 'tica do pra#er e da prudncia. .00IP *),1F,0-,/. ?( >@%A, ?laviano (liveira. *aber co( sabedoriaF do equil6brio do corpo em :picuro. C(4:>, Luria (liveira. A )tica de E#ic$roF um estudo da carta a 4eneceu. 4etavnoia. >&o Uo&o del-<ei, n. A, p.,+/-,D., $ul. .00* HANAL(> :.4., 4A<%( = 4.A. +$nda(entos de ,etodologia Cient"fica- +. ed. >&o EauloF Atlas, .00,. ;A :HHA, Diego %arlos. O Cos(o#olitis(o estico- =nF 4ostra de Eesquisa da EsCradua&o, +., .00I. <io Crande do >ul. 9esumos### ?aculdade de ?ilosofia e %incias Bumanas, EM%<>. .00I. p 3*A.

Вам также может понравиться