Вы находитесь на странице: 1из 15

A LGICA DO JUZO

- 2a. OPERAO MENTAL 2211y061. - O QUE TODOS DEVEM SABER DA FILOSOFIA -

62. Int !"#$%! &' a( ) (*&+,a "! -#./!. o juzo a mais espontnea das operaes mentais, e por isso todos entendem intuitivamente o que ele . Exemplo de um juzo, - o livro rande. !mporta, entretanto, apro"undar o #on$e#imento so%re o juzo. & l' i#a "az isto de maneira meramente "ormal, mostrando #omo o juzo se opera. Em outros momentos, a teoria do #on$e#imento o examina do ponto de vista da validade dos #onte(dos a"irmados, e a psi#olo ia #uida dos aspe#tos psqui#os do juzo, enquanto um "en)meno que sur e, apresenta uma #erta intensidade em sua e"i#i*n#ia e "inalmente se en#erra #omo um a#onte#imento, que #ostuma ser a rad+vel. ,ma distri%ui-o did+ti#a dos temas da l' i#a do juzo, leva aos par+ ra"os se uintes. - do juzo essen#ialmente /vd 6012 - propriedades, diversi"i#a-o e #lassi"i#a-o dos juzos /vd 301.

0 1. DO JUZO E11ENCIALMENTE. 22445660.

67. D'2"' ! +n.,+!3 4'n2a 5 6a/' -#./!2. 8e as idias s-o elementos indispens+veis, elas n-o sur em isoladas no esprito, mas sempre e desde lo o #one#tadas, - na "orma de um juzo, - dispostas umas #omo sujeito e outras #omo predi#ado. E assim, pensar #onsiste prin#ipalmente em jul ar. 9-o , pois, de admirar que o mais rude dos $omens sai%a p)r o dedo em riste, al o a"irmando: ;ue o eleitor mais po%re de esprito ten$a um partido polti#o e um #andidato ao overno: ;ue o mais tmido pro"essor exi%a opinies pr'prias: ;ue o mais medo#re "il'so"o ten$a um sistema pessoal de doutrinas: ;ue o mais r(sti#o dos $omens seja um pre ador de reli i-o, e que #$ame de $ere e a quem sa%e mais: <ul ar um dote t-o pr'prio do $omem, #omo o latir e o a#uar uma prerro ativa de todo #-o, seu mel$or ami o. &ssim sendo, importa aprender a l' i#a do juzo, para exer#er #om ele ante se urana o que t-o pr'prio do ser $umano.

6=. D'6+n+$%! "! -#./!3 4'(!2 2'#2 7 '('8'nt!2 '22'n,+a+2. > juzo a opera-o mental, na qual uma representa-o a"irmada de outra, - a"irmada, ou #omo unida, ou a"irmada #omo separada. ?ais %revemente. o afirmar algo de algo /@ kategorein t tins, - &rist'teles1. Exemplo. a dor um s#ulo2 o prazer n-o duradouro. > essen#ial no juzo a a"irma-o, que une ou separa o elemento jul ado. ?esmo em se tratando de ne ar, o pro#esso operativo, na primeira "ase mental da opera-o, uma a"irma-o, pela qual se de#lara o a"astamento do predi#ado ne ado. & di"erena pela qual a a"irma-o une ou separa o#orre apenas no #onte(do, n-o na opera-o mental em si mesma. Aon"orme j+ su erido, na de"ini-o, o juzo se #onstitui de tr*s elementos essen#iais. - sujeito, - predi#ado, - a"irma-o /ou #'pula1. 9os tr*s elementos se en#ontra expressamente indi#ada, pela a"irma-o /ter#eiro elemento1, que o sujeito /elemento do qual se a"irma1 e o predi#ado /elemento que se a"irma unidos ou separado1.

66. 9! 8a ' 8at5 +a "! -#./!. 8o%retudo a a"irma-o essen#ial ao juzo. Bor esta raz-o se diz que a a"irma-o a forma /@ ess*n#ia1 do juzo. &o passo que, sujeito e predi#ado s-o a matria do juzo. ;uer se tratado sujeito, quer do predi#ado, eles s-o #on#eitos, e nesta #ondi-o se distin uem da a"irma-o. &penas se "az a a"irma-o a prop'sito de al o $avido em um dos #on#eitos /#olo#ado #omo predi#ado1, em rela-o a al o $avido no outro /#olo#ado #omo sujeito1. Cesulta, pois, $aver distin-o entre a "orma do juzo /a a"irma-o1 e a matria do juzo /os #on#eitos1.. Bode variar a matria, pela su%stitui-o das #oisas, que servem de sujeito e predi#ado, mas n-o a a"irma-o. Esta "un#iona #omo o mesmo ponteiro para todas as $oras em su#ess-o.

63. <#./! ' 4 !4!2+$%!3 "!+2 n!8'2 4a a a 2'&#n"a !4' a$%! 8'nta(. Distin ue-se entre juzo e proposi-o, ainda que se possa us+-los indistintamente, desde que se #uide do #ontexto que ent-o se d+.

Juzo se diz da a se unda opera-o mental, simplesmente #omo express-o da inteli *n#ia. Proposio, ordinariamente se usa dizer da tradu-o do juzo em lin ua em "alada. Aontudo, a li%erdade semnti#a pode deslo#ar seu sentido para o plano mesmo do si ni"i#ado /vd 341. 9o *nero da denomina-o de juzo se en#ontram. julgamento, deciso, afirmao, as vezes ainda "rase, veredicto, enunciado, tese. Exer#e enunciado um sentido va o e "ormal. ,ma hiptese, uma frmula algbrica e mesmo uma tese se enun#iam enquanto propostas para provar, e n-o #omo a"irmadas. &pre#ie-se ainda o lastro etimol' i#o e semnti#o de juzo. > termo expressa aquilo que disse, aquele que diz a lei. > nome juiz /@ jude!1 deriva de dizer /dicere1 a lei /jus1, ou seja jus dicere. Bor sua vez jude! /@ juiz1 assume a "orma enetiva judicis /@ do juiz1. Einalmente a partir dali se se #$e a a judicium /@ juzo1, que o que o juiz de#lara. Bortanto, juzo, #omo opera-o mental, lem%ra uma de#lara-o de#is'ria "inal. Juzo in#lui tam%m aspe#tos #onotativos. 8u ere al o solene, em vista da sua li a-o #om o juiz /@ jude!1 e #om o direito /@ jus1. ?ais remotamente, jus /@ direito1 deriva da radi#al indo-europia "e-, que era "'rmula sa rada. Aom esta #ar a semnti#a, a palavra primitiva transmitiu ao direito / @ jus1, F justia /@ justitia1 e ao juramento /@ juramentum1 um #ar+ter sa rado e srio. & a#ep-o reli iosa ainda se #onserva em jurar, invo#ando al o maior em di nidade, #omo pessoa superior, ou #oisa sa rada.

6G. 9a2'2 !4' at+:a2 "! -#./!; 2'4a a$%! "!2 t' 8!23 ,!84a a$%!3 4' 24+,+<n,+a. Bode-se atender em separado Fs diversas "ases operativas do juzo, que se desenrolam, enquanto o juzo de"initivo se "orma. a= 1'4a a$%! "!2 t' 8!2 "! -#./!. 9uma primeira "ase da "orma-o do juzo podem-se apre#iar os seus elementos #onstitutivos isoladamente. Entretanto, #onsidere-se que ordinariamente os #on#eitos que #onstituem o juzo n-o su%sistem separadamente, devem ser separados pelo menos pela su#essividade da aten-o. Auriosamente, a aten-o tam%m mar#$a, mesmo num quadro onde tudo est+ imediatamente presente, "ixando-se, ora mais aqui, ora mais ali, ora mais a#ol+.

9os juzos mais imediatos, que sur em prontos no primeiro intuito, esta su#ess-o das "ases operativas do juzo apenas uma d#vida metdica. & su#ess-o das "ases operativas do juzo o#orre so%retudo na "orma-o de juzos posteriores aos de evid*n#ia imediata, e que s-o #riados so% o apoio dos anteriores. 9os juzos de evid*n#ia imediata os #on#eitos, ainda que separ+veis pela aten-o su#essiva, n-o se en#ontram pois t-o isolados #omo poderiam pare#er F primeira vista. & d#vida metdica, - #omo j+ se adiantou, - separa os elementos para mel$or autenti#+los. >= A ,!84a a$%! "!2 t' 8!2 !,! ' na 2'&#n"a 6a2' 6! 8at+:a "! -#./!. & este instante perten#em a pergunta, a $uesto, o problema, a d#vida metdica. & #ompara-o "e#unda, porque revela a i ualdade e a di"erena entre os elementos. H,ma nova idia sur e da #ompara-o de duas #oisas, que se n-o $aviam #omparadoH /Ielvetius1. Bor #ompara-o resultam o juzo /#ompara-o simples1 e todos os ra#io#nios /#ompara-o #omplexa1. ,= N#8a t' ,'+ a 6a2' 6! 8at+:a "! -#./! 2' '?' ,' a 4' 24+,+<n,+a. Ela #onsiste na per#ep-o mental, que des#o%re a uni-o, ou a separa-o, entre os elementos #omparados, e em que um "i#a de sujeito e o outro de predi#ado. 9a "ase de#isiva da perspi#i*n#ia a su%tilidade da inteli *n#ia en#ontra oportunidade de se revelar. onde os espertos se desta#am em lo rar os seus semel$antes. Jodavia Hpodemos ser mais espertos do que al uns, porm n-o mais que todosH /Ka Co#$e"ou#auld1. Einalmente /al uns #onsideram isto uma quarta "ase1, a mente a"irma taxativamente o juzo.

6L. 9#n$@'2 "! 2#-'+t! ' "! 4 '"+,a"! ,!8! '('8'nt!2 "! -#./!. desi ual e inversa a "un-o do sujeito e do predi#ado, #omo elementos #ompositivos do juzo. & posi-o do sujeito, no juzo, passiva, #omo quando se l$e predi#a uma a-o. Em%ora espe#i"i#ando o juzo, pela varia-o dos sujeitos, que poder-o mudar de nome e de quantidade, re#e%e passivamente o predi#ado que deles se a"irma ou se separa. & quantidade do juzo dada pelo sujeito. &o ser estudada a quantidade do juzo, $+ pois a estud+-la, atentos ao aspe#to, antes re"erido, da passividade do sujeito. Di"erentemente, o predicado o elemento ativo do juzo. &tivamente predi#a, isto , atri%ui ao sujeito al o, para o determinar. Bor isso, a"eta tam%m a a"irma-o /expressa pela #'pula ou no 1. Dali vem que a $ualidade do juzo se apresenta #omplexa. Dever+ ser estudada espe#ialmente.

- primeiro, a qualidade simplesmente #omo a"irma-o /que une e divide #ate ori#amente, ou $ipoteti#amente12 - depois, pelas modalidades do predi#ado, ora #ontin ente, ora ne#ess+rio2 - "inalmente pela perspe#tiva de juzo analti#o e juzo sintti#o. Em tudo isto, o predi#ado, ao determinar a qualidade do juzo, ativo em rela-o ao sujeito. ,ma vez que a atividade do predi#ado se re"lete, por meio da a"irma-o, esta a"irma-o e o predi#ado n-o podem ser estudados em separado. Em #onjunto, d-o a forma do juzo. > predi#ado matria, porm se re"lete na "orma da a"irma-o.

36. R'& a2 6! 8a+2 "! -#./!. Do ponto de vista meramente l' i#o das #onexes, o juzo o%ede#e Fs se uintes re ras essen#iais /ou seja "ormais1. 4-a.1 % juzo analtico necessariamente verdadeiro. Aom e"eito, se o sujeito #ontm um atri%uto, n-o poderia o predi#ado, o%tido por an+lise, ne +-lo. 2-a.1 % juzo sinttico de predicao no contraditrio da idia do sujeito no verdadeiro e nem falso na ordem da e!ist&ncia contingente sendo simplesmente possvel' na ordem do princpio da razo suficiente( 0-a.1 % juzo sinttico de predicado contraditrio da idia do sujeito absurdo e falso.

34. T a"#$%! "! -#./! '8 '?4 '22%! 6a(a"a. Aomo um todo, #onstitudo, de pelo menos tr*s elementos essen#iais, a mel$or tradu-o do juzo em lin ua em a que desta#a em separado #ada um deles. Cespe#tivamente se denominam. sujeito, cpula, predicado. 9o exemplo j+ men#ionado M a dor um s#ulo M se o%servam distintamente os tr*s elementos. )pula /@ elo1 se diz so%retudo do auxiliar /ser, estar1. Nlo%almente, d+-se o nome de proposio, para a tradu-o "alada do juzo. Aon"orme o #ontexto, pode #ontudo proposi-o equivaler simplesmente ao juzo /vd 631. *rase, do re o fr+sis /, exposi-o1 tam%m traduz a express-o ver%al do juzo. Entretanto n-o adverte in#isivamente so%re o juzo #omo assertiva. Bode ainda expressar qualquer express-o maior e menor.

32. A an-!2 8! 6!(*&+,!2 na '?4 '22%! ! a( "! -#./!. O :' >!. & tradu-o dos elementos #onstitutivos do juzo, a sa%er sujeito, a"irma-o, predi#ado n-o requer ser linear, dependendo do que se queira desta#ar. & mor"olo ia de uma s' palavra, ou duas, ou tr*s palavras, - di"erentes maneiras, poder+ indi#ar o mesmo juzo, em #ada #aso #om as respe#tivas nuan#es. > #ontexto ainda #oopera neste sentido. possvel unir cpula e predicado. Exemplo. Bedro trabalha /resume em Bedro est+ trabalhando1. > vo#+%ulo assim unido, - trabalha, - leva a denomina-o de verbo. De"ine-se pois o verbo #omo unio de cpula e predicado( Jam%m possvel a%sorver o sujeito na #'pula. Exemplo. - sou bom /@ eu sou %om1. >%serve-se que o ver%o ativo por #onsequ*n#ia da propriedade ativa do predi#ado. > mesmo n-o a#onte#e #om o sujeito, sempre passivo em sua "un-o. Einalmente, o#orre o #aso da asso#ia-o de todos os elementos num s' vo#+%ulo, #omo quando se diz. - trabalho /@ eu tra%al$o1. ,sa-se #om "requ*n#ia nos #$amados verbos impessoais, em que o sujeito desapare#e pela pou#a importn#ia e su"i#iente men-o #ontextual. Exemplos. - chove... venta... troveja.../@ al o #$ove... al o venta... al o troveja...1. H8erH pode ter sentido copulativo, #omo quando exer#e a "un-o de ver%o auxiliar ou #'pula2 assim apare#e em HDeus exist*n#iaH ou em HBedro %omH. E pode ter o sentido a%soluto, #omo quando apare#e #omo predi#ado2 assim se #omporta em HDeus serH. 9este #aso o sentido #opulativo e a a#ep-o a%soluta podem unir-se num s' termo, - Deus H /@ Deus ser ou ainda Deus exist*n#ia1. & mor"olo ia d(#til do ver%o permite inte rar, na palavra, noes de tempo, modo de a-o, esp#ie, n(mero de pessoas, et#. Jem-se a ora o "en)meno da #onju a-o dos ver%os. Exempli"i#aes. - eu son$o, tu son$as, ele son$a, ela son$a, n's son$amos, v's son$ais, eles e elas son$am, eu son$arei... E assim o#orrem outras e outras "ormas, - al umas eminentemente ver%ais, outras mais adjetivas, outras mais ver%ais, outras #om plurais majest+ti#os, outras at distin uindo sexo, #omo se #onstata em ln uas eslavas.

Esta varia%ilidade mor"ol' i#a do ver%o a#a%a por esta%ele#er uma #erta anarquia desne#ess+ria nas ln uas, tornando-as di"#eis. 8uport+vel em ln uas na#ionais, n-o #onvm o#orra em ln uas planejadas e per"eitas.

0 2. PROPRIEDADE13 DIAER1I9ICAO E CLA11I9ICAO DO1 JUZO1. 22445630.

37. A ':+"<n,+a3 a :' "a"'3 a ,' t'/a "!2 -#./!2. &o mesmo tempo que se determinam propriedades do juzo, se pode atender F sua diversi"i#a-o e #lassi"i#a-o. Entretanto se trata #oisas distintas, - uma #oisa s-o as propriedades, e outra #oisa as #lassi"i#aes a que servem de ponto de vista. > juzo parti#ipa das propriedades nosiol' i#as erais do #on$e#imento, - a evid*n#ia, a #erteza e a verdade. 9este sentido $+ juzos mais evidentes e menos evidentes, mais verdadeiros e menos verdadeiros, mais #ertos e menos #ertos. Aonsidere-se de que maneira o juzo parti#ipa das propriedades nosiol' i#as erais do #on$e#imento. Aomo j+ a#onte#ia aos #on#eitos /vd 761, tam%m os juzos, - e so%retudo estes, - s-o ditos evidentes, #ertos, verdadeiros. ?as, n-o do mesmo modo que os juzos e os #on#eitos exer#em as men#ionadas propriedades. 9o juzo elas s-o ditas #om re"er*n#ia F de#lara-o que une ou separa os termos #$amados, sujeito e predi#ado. !n#idem, portanto, na le itimidade da #'pula a"irmante ou ne ante. ?ui distintamente, no #on#eito, a verdade, a #erteza, a evid*n#ia dizem respeito F representa-o elementar desta primeira opera-o mental, que nada a"irma e nada ne a. Bode $aver, pois, num juzo duas esp#ies de evid*n#ia, de verdade, de #erteza, - a esp#ie que "i#a a nvel #on#eitual e a esp#ie que "i#a a nvel de juzo. & primeira esp#ie se diz dos #on#eitos que servem ora #omo sujeito e ora #omo predi#ado. & se unda esp#ie se diz da a"irma-o. 8' esta (ltima diz respeito essen#ialmente ao juzo. Aom re"er*n#ia ao ra#io#nio, $+ tam%m as propriedades de evid*n#ia, verdade e #erteza, as quais n-o se devem #on"undir #om as do juzo. Enquanto no juzo estas propriedades se dizem simplesmente da #onex-o entre sujeito e predi#ado dentro de um mesmo juzo, - di"erentemente, no ra#io#nio se trata das #onexes de uns juzos #om outros juzos, enquanto #apazes de #ausar #on#luses, na "orma de ter#eiros juzos de#orrentes /vd G31.

3=. A "+:' 2+6+,a$%! "!2 -#./!2 4'(a 6! 8a ' 4'(a 8at5 +a. & #ompli#ada #lassi"i#a-o dos juzos se deve F varia-o dos seus #omponentes, a sa%er F forma /expressa pela #'pula1 e F matria /sujeito e predi#ado1 /vd 661. Em #onsequ*n#ia, os juzos se diversi"i#am pela $ualidade da "orma e modalidade da matria /por sua vez indi#adas pelo predi#ado1. &presenta-se di"#il esta%ele#er uma #lassi"i#a-o sistem+ti#a. &utores #omo &rist'teles e Oant diver iram em aspe#tos importantes, quer l' i#os, quer nosiol' i#os.. & #lassi"i#a-o dos juzos, o"ere#ida por Oant /4327-4G671, apresentado em )rtica da razo pura /43G41, ordena em quatro, e redivide #ada em tr*s. 4. ;,&9J!D&DE D>8 <,PQ>8. 0. CEK&RS>. Nerais Aate 'ri#os Barti#ulares Iipotti#os 8in ulares Disjuntivos. 2. ;,&K!D&DE. 7. ?>D&K!D&DE8. &"irmativos Bro%lem+ti#os 9e ativos &ssert'rios !nde"inidos. &pod#ti#os.

36. A B#a(+"a"' "!2 -#./!2 ' '24',t+:a ,(a22+6+,a$%!. & "orma do juzo admite apenas duas variantes essen#iais. a a"irma-o e a ne a-o. Em de#orr*n#ia os juzos se quali"i#am em. - a"irmativos, - e ne ativos. Aom exatid-o "ormal, as duas esp#ies de juzo, se de"inem pela ess*n#ia mesma da opera-o do juzo. a"irmando a uni-o e a"irmando a divis-o. Em Ha primavera a rad+velH o juzo a"irma, unindo. Em Ha li%erdade n-o li%ertina emH o juzo a"irma, dividindo.

33. A B#ant+"a"' "!2 -#./!2 depende do sujeito, #omo "+#il de o%servar pelas variaes que este produz. > juzo, #on"orme o sujeito "or parti#ular, sin ular, universal e in"inito, , #om os respe#tivo exemplo. - parti#ular /&l uma "eli#idade duradoura12. - sin ular /Bedro ra#ional12 - universal /Jodos os $omens s-o animais ra#ionais1. - in"inito, modalidade de universal, #om sujeito n-o determinado se undo a extens-o, mas apenas se undo a #ompreens-o /> $omem ra#ional. >utros exemplos. H8+%io sem o%ras a%el$a sem melH /8$aiT 8adi1. H& esperana o son$o do $omem a#ordadoH /&rist'teles1. & divis-o de Oant anun#iava, di"erentemente. <uzos erais, parti#ulares, sin ulares. Em #ontraste, note-se ainda, que n-o $+ propriamente #on#eitos sin ulares, mas juzos sin ulares.

3G. C#ant+"a"' ' B#a(+"a"' ,!8>+na"a23 "!2 -#./!2. Aom%inam-se em todas as proposies uma indi#a-o de quantidade e outra de qualidade. &s relaes dali de#orrentes, entre as proposies, o"ere#e oportunidade Fs mais variadas situaes. & l' i#a espe#ializada as #onduz a exaustivos detal$es. ;uatro s-o as proposies %+si#as, desi nadas tradi#ionalmente por quatro vo ais. ,niversal a"irmativa /&1 M Jodo $omem mortal. ,niversal ne ativa /E1 M 9en$um $omem esprito puro. Barti#ular a"irmativa /!1 M &l um $omem %elo. Barti#ular ne ativa />1 M &l um $omem n-o %elo. Belos versos mnemot#ni#os #l+ssi#os. +sserit &, negat E, verum gener+liter ambo2 +sserit !, negat >, sed particul+riter ambo. >u seja. & a"irma, E ne a, porm am%as universalmente2 ! a"irma, > ne a, porm am%as parti#ularmente.

3L. P !4!2+$@'2 ,!nt a"+t* +a23 ,!nt D +a23 2#>,!nt D +a2. 9ovas variaes o#orrem se, se #ompararem os juzos entre si, atendendo ao mesmo tempo F qualidade e quantidade. Dali resulta $aver proposies. - #ontradit'rias, - #ontr+rias, - su%#ontr+rias. - su%alternas. Entre estas proposies $+ oposies as mais diversas /A". &rist'teles, -a .nterpretao, 43 ss.1, de onde proposies contraditrias, contr+rias, subcontr+rias, #on"orme j+ adiantado. a1 & #ontradi-o #onsiste na pura ne a-o, pela proposi-o ne ativa, de uma a"irmativa. >#orre a oposi-o #ontradit'ria entre a proposi-o universal a"irmativa e a proposi-o parti#ular ne ativa, e entre a universal ne ativa e a parti#ular a"irmativa, que ten$am os mesmos termos. 9-o o#orre meio termo na oposi-o /&rist. /et. 46=3a 071. ;uando em oposi-o, as proposies n-o podem ser verdadeiras e nem "alsas no mesmo tempo. Kei das #ontradit'rias. -uas proposi0es contraditrias no podem ser verdadeiras ao mesmo tempo nem falsas ao mesmo tempo. %1 Aontr+ria a oposi-o entre duas proposies universais que t*m os mesmos termos, sendo uma a"irmativa e a outra ne ativa /vide no quadro, no alto1. Kei das #ontr+rias. 1s proposi0es contr+rias no podem ser ambas verdadeiras porm ambas podero ser falsas( Jem, pois, de #omum a "alsidade. De#orre a universalidade do "ato de am%os os sujeitos serem universais. #1 &s proposies su%#ontr+rias a oposi-o /na inversa das #ontr+rias1 entre duas proposi-o n-o universais /vide no quadro, em%aixo1. Kei das su%#ontr+rias. 1s proposi0es subcontr+rias podem ser falsas ao mesmo tempo todavia no podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. d1 &s proposies su%alternas se #omportam da se uinte maneira mui #omplexa.

Kei das su%alternas. - se 1 verdadeira . verdadeira' 2 se 1 falsa . pode ser verdadeira' 2 se . verdadeira 1 pode ser falsa' 2 se . falsa 1 falsa( 2 o mesmo sucede entre 3 e %.

&pre#ie-se o quadro a%aixo, re"erente F qualidade e quantidade dos proposies e re"eridas oposies. /&1 Jodo $omem 9en$um $omem /E1 justo..........................contr+rias.................. justo ss u#su %oa% ania ltrl tr't at Ue eidr rdin nata ar's str ni oa

#s /!1 &l um $omem justo.................. subcontr+rias((((((((((((((((( n-o justo />1

G6. A 8!"a(+"a"' "!2 -#./!2; 8!"a+2 6! 8a+23 8!"a+2 8at' +a+2. & "orma do juzo, que une ou separa sujeito e predi#ado, pode ser modalizada. & modaliza-o o#orre, ou apenas na "orma da a"irma-o, ou ainda na matria do predi#ado a"irmado. Dali duas esp#ies de juzos. - modais "ormais2 - modais materiais. %s juzos modais formais se su%dividem. 8-o categricos /simples1, os juzos modais, que, do ponto de vista da "orma da a"irma-o, se apresentam #om modalidade en"+ti#a, sem qualquer a"e#-o. Exemplo, M o Dia%o mau. 8-o hipotticos /#ompostos1, os juzos modais, que, do ponto de vista da "orma da a"irma-o, se apresentam #om modalidade que se "az sentir. Exemplo, M Hquando o Dia%o est+ satis"eito, %oa pessoaH /<onat$an 8Vi"t1.

G6. O2 -#./!2 E+4!t5t+,!2 s-o de variadas esp#ies e de "+#il identi"i#a-o. Proposio conjuntiva( Exemplo, M os perspi#azes ven#em e os ine"i#ientes s-o superados. Enun#iam-se os juzos de maneira a $aver equival*n#ia, ou am%os s-o verdadeiros, ou am%os "alsos. Proposio disjuntiva. Exemplo, M ou dia, ou noite. & proposi-o "irma uma alterna-o, sem meio termo. Proposio condicional( Exemplo M se Bedro estudar, aprender+. & proposi-o enun#ia uma #ondi-o da qual depende a #oisa a"irmada no juzo prin#ipal. Oant /vd 3=1, na sua #lassi"i#a-o, disp)s linearmente. juzos #ate 'ri#os, $ipotti#os, disjuntivos. 9a lin ua em, o#orrem, - alm das proposies a%ertamente $ipotti#as, - as que o s-o ocultamente. &s proposies o#ultamente $ipotti#as, s-o tam%m de variadas esp#ies4

Proposi0es e!ceptivas( Exemplo, M salvo os #e os viram. Proposi0es e!clusivas. Exemplo, M s' o i norante intolerante /Ko%it1. Proposi0es reduplicativas( Exemplo, M o $omem, enquanto ra#ional, livre.

G4. O2 -#./!2 8!"a+2 "! 4!nt! "' :+2ta "! 4 '"+,a"!, o s-o por isso materialmente. & matria jul ada in"luen#ia a "orma do pensamento, seja dos #on#eitos, seja dos juzos, seja dos ra#io#nios. 9o juzo, de que a ora tratamos, o "en)meno da in"lu*n#ia da matria so%re o pensamento se o%serva prontamente. & maneira #omo o predi#ado se diz do sujeito, modaliza as propores, enquanto a matria predi#ada natural /ne#ess+ria1 ou #ontin ente. Dali a divis-o, j+ #on$e#ida de &rist'teles, esta%ele#endo duas modalidades de juzos modais /A". &rist., 1nalticos, !, L.221. Juzos contingentes( Exemplos, M o $omem %ran#o2 a diploma#ia o #amin$o mais lon o entre dois pontos. Jais a"irmaes poderiam n-o ser. Juzos necess+rios( Exemplos, M a lin$a reta o #amin$o mais #urto entre dois pontos2 o $omem animal ra#ional. Jais a"irmaes de#laram o que ne#essariamente /por ess*n#ia, ou por propriedade1. & esta rela-o de juzos #lassi"i#ados do ponto de vista do predi#ado, se podem a#res#er ainda. - Juzos de possibilidade( Exemplo, M <o-o poder+ estar em #asa2 2 Juzos de impossibilidade( Exemplo, M impossvel ao $omem ser uma pedra. Woltamos a relem%rar a trade da #lassi"i#a-o de Oant, re"erente aos juzos modais. pro%lem+ti#os /#ontin entes1, assert'rios, apod#ti#os /ne#ess+rios1. Bara Oant Hassert'rios s-o aqueles que s-o #onsiderados #omo reais /verdadeiros1H. De outra parte, tem-se #ontestado a Oant /vd 3=1, que os juzos assert'rios n-o s-o modais.

G2. L'+2 "!2 -#./!2 8!"a+2. 3m matria natural toda a proposio afirmativa necess+ria e a negativa impossvel( 3m matria impossvel toda a proposio afirmativa impossvel e toda a negativa necess+ria(

3m matria contingente tanto afirmativa $uanto negativa a proposio contingente /A". <. Nredt, 3lementa Philosophiae, !, n. 761.

G0. J#./!2 ana(.t+,!2 ' 2+nt5t+,!2. &inda pela matria do predi#ado, os juzos se modalizam pela #onex-o #onstitutiva $avida entre predi#ado e sujeito. 8o% este ponto de vista de modaliza-o pela #onex-o #onstitutiva entre predi#ado e sujeito, #os juzos se #lassi"i#am em analti#os e sintti#os, #on"orme a natureza desta #onex-o. <uzo analtico aquele que atri%ui ao sujeito um predi#ado #ontido "ormalmente no re"erido sujeito. & simples an+lise en#ontra no sujeito aquele predi#ado, podendo ser a"irmado a se uir, judi#ativamente ( <uzo sinttico, do re o s"n thesis /@ ap)sto1, aquele que a"irma um predi#ado que n-o est+ #ontido no sujeito, e que l$e atri%udo por uma outra raz-o qualquer. H>u %em o predi#ado X perten#e ao sujeito & #omo al o que est+ #ontido j+ de maneira o#ulta neste #on#eito2 ou %em X est+ #ompletamente "ora do #on#eito &, ainda que se en#ontre todavia vin#ulado #om ele. 9o primeiro #aso #$amo ao juzo analtico, no outro, sintti#oH /Oant, )rtica da razo( pura, !ntr. Y 71. Exemplo. > $omem animal ra#ional. I+ o juzo analti#o #om o predi#ado id&ntico ao sujeito, #omo no #aso das de"inies /o $omem animal ra#ional12 ou #om o predi#ado essencial ao sujeito /o $omem ra#ional1, ou prprio /o $omem #apaz de rir1. Jam%m se #$ama ao juzo analti#o de infer&ncia imediata /vd L41, postos em #ontraste #om os ra#io#nios indutivo dados #omo in"er*n#ia mediata.

G7. J#./!2 a 4 +! + ' a 4!2t' +! +. !ntroduziu, ainda Oant, a distin-o em juzos sintti#os a priori e sintti#os a posteriori. Aom este expediente pro#urou tirar resultados nosiol' i#os #ontr+rios F validade ontol' i#o de tais juzos, tendo #omo #onsequ*n#ia o idealismo. <uzos sintti#os a posteriori s-o os que t*m predi#ados n-o ne#ess+rios /ou #ontin entes1, veri"i#+veis apenas pela experi*n#ia. Jal seria o juzo j+ men#ionado M este $omem vel$o. <uzos a posteriori s-o por #onse uinte os que dependem de uma experi*n#ia. <uzos sintticos a posteriori s-o os que a experi*n#ia n-o expli#a. & distin-o j+ vem de Kei%niz, que se re"eriu a um...H#on$e#er a priori e n-o por experi*n#iaH /-isc( da met. YG1 e "oi vul arizada por Oant. >s juzos sintti#os a priori seriam os que, em%ora sendo ne#ess+rios, n-o t*m o predi#ado #ontido no sujeito2 n-o s-o en#ontrados por an+lise.

?as quando n-o estariam #ontidos no sujeitoZ Eis onde diver iram os "il'so"os, e #om importantes #onsequ*n#ias nosiol' i#as. 9o entender de Oant, os juzos matem+ti#os, #omo 3[=@42 e os juzos de #ausa e e"eito, n-o seriam analti#os. 9ada #onteriam eles, no predi#ado, que derivassem de uma an+lise do sujeito. Em%ora ne#ess+rios, s-o sintti#os. Dispensando a experi*n#ia, s-o a priori. Bara Oant os juzos sintti#os a priori n-o passam, do ponto de vista nosiol' i#o /vd1, de a"irmaes puras da "a#uldade do entendimento. & partir dali se "ormou a "iloso"ia idealista. Eis uma #on#lus-o, que j+ teoria do #on$e#imento e n-o do "ormalismo da l' i#a.

G=. A ,(a22+6+,a$%! 8at' +a( "!2 -#./!2 #onduz "inalmente F quest-o dos primeiros prin#pios, ou axiomas /vd 23=1. Estes o"ere#em um ponto de vista de interesse meramente "ormal, de que trata espe#ialmente a metodolo ia, e outro, de interesse de validade do #onte(do a"irmado, de que se o#upa parti#ularmente a teoria do #on$e#imento.

Вам также может понравиться