Вы находитесь на странице: 1из 7

PERFIS FEMININOS EM JOS DE ALENCAR UM ENFOQUE ESTILSTICO

Lucia Carine Rocha Corlinos (UERJ) Iza Quelhas (UERJ)

I- ASPECTOS SUBSTANCIAIS DA LINGUAGEM: GRAFOLOGIA E FONOLOGIA. O presente trabalho tem o objetivo de traar e analisar sobre pontos estilsticos os perfis femininos alencarianos, baseado principalmente nas proposies do autor e escritor Antonio Candido na sua obra A Formao da Literatura Brasileira V. I e II. onde de uma certa forma nomeia trs tipos diferentes de Alencares, a saber: Alencar dos heris, Alencar das mocinhas e o Alencar dos adultos. Este trabalho infocar em aspectos estilsticos estes dois ltimos. A substncia da linguagem fnica - audvel - ou grfica - visvel. Para que se obtenha xito no estudo de estilo relacionado a lingustica, necessrio que se leve em considerao esse aspecto substancial da linguagem. Segundo Spencer e Gregory citados em lingustica e estilo: Como a substncia grfica relaciona-se , e em parte deriva da substncia fnica, toda linguagem escrita tem algum potencial fnico (...) Em estilstica, de que muito na linguagem escrita, particularmente no teatro e na poesia, escreve-se com potencial fnico, com seu falar impondo-se mente.(p. 112) A dimenso teatral presente nos perfis femininos escritos Por Alencar, caracteriza-se exatamente por essa relao fonologia-grafologia, no sentido em que o autor constri cenrios e reproduz emoes de seus personagens por meio de falas, fazendo intenso uso de sinais de pontuao - notadamente exclamaes e reticncias - grifos, acento e entonao, dando ao leitor a iluso de fala em cena. No romance Senhora, destacamos o seguinte trecho: Quando lhe anunciaram o Lemos, ela sobressaltou-se; e o tremor que agitou as rseas asas da narina revelou a emoo interior: - Uma pequena dificuldade que ocorreu naquele nosso negcio, o que me traz. - Qual foi? - O Seixas... - J lhe pedi que no pronuncie este nome, disse a moa de modo austero. - verdade. Desculpe-me, Aurlia, precipitao... Ele exige vinte contos vista, at amanh, sem o que ele no aceita. - Pague-os. (p. 42)

Note-se que Sr. Lemos se refere a Seixas como Ele, de modo enftico, destacando com a inicial maiscula a importncia do pronome, j que durante o dilogo, no permitido que se pronuncie o nome de Seixas, por uma questo de discrio. Vejamos um outro exemplo, extrado do romance Lucola, onde Alencar utiliza-se, mais uma vez, dessa relao fonologia-grafologia para expressar a emoo de suas personagens: - Por que motivo ento fingiu ontem no se lembrar de mim, logo que entrei? - Por qu?... Queria ver uma coisa. - E no se pode saber o que era? - No preciso. - H de me dizer... (p.24) A presena de sinais de pontuao, sobretudo exclamaes, as reticncias e o tom interrogativo, tem como funo reproduzir a linguagem falada, tal como esta ocorre: com naturalidade, dotada de momentos expressivos aliados a todo instante aos sentimentos que ns falantes impomos fala.

II- O LXICO NOS ROMANCES Tonalidades emotivas das palavras Os elementos que entram na constituio dos sentidos das palavras so de mximo interesse para a Estilstica. A tonalidade afetiva de uma palavra pode ser inerente ao prprio significado ou pode resultar de um emprego particular, sendo perceptvel no enunciado em razo do contexto, ou pela entoao (enunciado oral), ou por algum recurso grfico como aspas, grifo, maisculas/ minsculas, tipos de impresso e outros (enunciado escrito). Palavras de significado afetivo: sufixos Comecemos por mencionar a multiplicidade de valores afetivos dos sufixos de diminutivo e aumentativo. O diminutivo pode exprimir, por um lado, apreciao, carinho, delicadeza, ternura, e por outro lado, irritao, ironia, hipocrisia. Est na fala de todos, cultos e ignorantes, e s no aparece com valor afetivo nos textos escritos que tm por meta a objetividade, e portanto, s admitem o diminutivo nocional, exprimindo a idia de tamanho pequeno, sendo que, em muitos casos de diminutivo erudito, mesmo a idia da pequenez passa despercebida (sculo, opsculo, glbulo). O uso de sufixos diminutivos com valor afetivo constitui-se uma marca no estilo de Jos de Alencar. Observemos alguns exemplos: Voc uma feiticeirazinha, Aurlia. (Senhora, p. 25) Desde que a Duartezinha, como a chamavam nos sales, apareceu nas reunies de Dona Matilde, foi logo cercada por uma multido de admiradores. (Diva, p.259)

Alencar utiliza esse recurso como forma de acrescentar s suas personagens uma condio de fragilidade e de suavidade por ele atribudas s personagens femininas, o que foi bastante recorrente em todo o movimento do Romantismo. O autor enfatiza essa relao afetiva entre os personagens, criando uma atmosfera de bom convvio, familiaridade. J em Lucola, o artifcio - embora o mesmo - possui outra funo: Lcia se utiliza a forma diminutiva de seu prprio nome - Lucola - para tornar-se conhecida como cortes. Nesse caso, o diminutivo expressa uma idia de desproteo, e exatamente essa idia que tornar o termo Lucola sedutor. Alencar utiliza sufixos diminutivos tambm com carter irnico quando, por exemplo, se refere situao de Seixas: desenganado o moo da Adelaide e dos trinta contos, no tinha remdio seno aceitar a consolao dos cem; consolao que levaria o pico de uma vinganazinha. (Senhora, p.39) Ou quando narra a atitude maliciosa e irnica do Sr. Lemos, quando este se refere rdua tarefa de ser um negociante: - Ora... o Sr. Seixas... Meu amigo, desculpe... Isto de negociantes... o senhor deve saber...Temos a memria na carteira ou no borrador. So tantas as coisas de que nos ocupamos, que realmente s uma cabea de duzentas folhas, como esta, pode chegar para tanto. O velho soltou uma risadinha cacofnica e apontou para um livro mercantil colado sobre a carteira. (Senhora, p.40)

III - PERFIS E ELOS ENTRE FICO E REALIDADE Os perfis femininos elaborados por Jos de Alencar, principalmente em Diva (1862), Lucola (1864), e Senhora (1875) foram publicados sob o pseudnimo de G.M. e colocam algumas questes interessantes para se pensar o conceito de verossimilhana. Alencar faz uso deste conceito, com a inteno de convencer o leitor de que no se trata de uma mera narrativa de fico, mas de um relato verdico.

A histria verdadeira; e a narrao vem de pessoa que recebeu diretamente, e em circunstncias que ignoro, a confidncia dos principais atores deste drama curioso. (...) (carta do leitor - Senhora, p.7)

Um belo dia, recebi pelo seguro uma carta de Amaral; envolvia um volumoso manuscrito, e dizia: Adivinho que ests muito queixoso de mim, e no tens razo. H tempos que escreveste , pedindo-me notcias de minha vida ntima: desde ento comecei a resposta, que s agora conclu: a minha histria numa carta. (...) (Carta ao leitor - Diva, p.5)

Mal pensava Aurlia que o autor de Diva teria mais tarde a honra de receber indiretamente suas confidncias, e escrever tambm o romance de sua vida... (In: Senhora, p.138) Esse carter de veracidade prprio da literatura alencariana aparece tambm em suas cartas destinadas a seus leitores, com sentenas bem estruturadas, vocabulrio bem escolhido, dirigido a um pblico letrado e seleto - notadamente a classe burguesa em ascenso no Brasil no sculo XIX. Alencar torna explcitas certas premissas da lingustica, como a natureza e importncia da relao emissor - receptor, as inter-relaes entre contextos lingsticos e no lingsticos e dimenses de diacronia. O estudioso Walter Raleigh definir esta liberdade de escolha de significados em seu livro Style da seguinte maneira: Pois as palavras carreiam consigo todos os significados que uma vez usaram e dever-se-ia julgar o escritor por aquelas que seleciona por proeminncia no curso de seu pensamento (...) Ao escolher um sentimento para nossas palavras, escolhemo-lhe tambm um pblico. (Style, p.25-7) Ora, Alencar ao preocupar-se com o uso das palavras adequadas e com a elaborao de sentenas bem estruturadas, para que se tenha a iluso de veracidade, volta-se para as exigncias de um pblico letrado e seleto, pelo destaque expresso elaborada e no espontnea, esta ltima mais prxima das classes populares. Alencar escreve para a classe burguesa em ascenso no Rio de Janeiro do Segundo Reinado, retratando e denunciando seus hbitos e costumes mascarados, por diversas vezes, de hipocrisia. Lucola, Emlia e Aurlia so perfis idealizados da figura feminina romntica: ocupam posio de superioridade em relao aos demais mortais, donas de uma beleza sobrenatural e de extrema seduo (mesmo Emlia, em sua castidade e pureza, possua olhares de uma atrao imperiosa e irresistvel que cravavam um homem, o prendiam e o faziam cativo) e retratos das damas da alta sociedade burguesa, pela posio social dada e pela semelhana com alguns traos de suas personalidades e de suas atitudes. Em suma, Alencar escreveu de acordo com os desejos a aspiraes da classe burguesa utilizando um vocabulrio e um modo de falar que confere identidade de gnero e classe social s personagens, no trnsito entre a idealizao e a representao mais prxima das convenes realistas.

IV - FIGURAS DE LINGUAGEM COMO RECURSO ESTILSTICO METFORA E COMPARAO Metfora Quando falamos em metfora, pensamos, a princpio, em relaes de semelhana entre duas significaes com base na qual a prpria pudesse ser substituda por outra, a figura, isto , autoriza-se a transferncia a partir da presena de um trao comum s duas significaes. Por exemplo, quando Alencar em seu romance Senhora, compara - implicitamente - Aurlia a uma

estrela, ele pretende, na verdade, atribuir personagem qualidades prprias de uma estrela, tais como: luminosidade, capacidade de iluminar tudo ao redor, o que confere uma aura de superioridade. No entanto, em seu livro figuras de linguagem, Roberto de Oliveira Brando, retomando a teoria de Jean Cohen, definir metfora como a existncia de um sintagma onde aparece contraditoriamente a identidade de dois significantes e a no-identidade de dois significados correspondentes (p.76). E para que possamos compreend-la ser necessrio encontrar o ponto comum que permita a reduo dessa incompatibilidade inicial, isto , a percepo de um desvio e sua reduo. Reparemos nesta metfora de Jos de Alencar em seu romance Lucola: - Como se trata de nomes, eu tambm proponho uma mudana, bocejou o Rochinha. Em lugar de Lcia - diga-se Lcifer. (p.36) Imaginemos agora qual a relao de semelhana possvel entre esses dois nomes prprios: Lcia e Lcifer, o ponto de interseco entre eles para que ocorra uma reduo de incompatibilidade inicial. Numa primeira leitura, sem o conhecimento do contexto, jamais compreenderamos tal relao. Lcia so atribudos certos traos de personalidade como o de seduzir o homem, espoli-lo, tirar-lhe a graa Divina, para submet-lo sua prpria dominao tal qual Lcifer. No se trata de uma substituio mera e simples de sentido, mas de uma interseco, caractersticas comuns em ambos: Lcia (prostituta) e Lcifer esto associados pela capacidade de tentar, perverter, seduzir. Vejamos outros exemplos de associaes metafricas presentes na obra de Alencar. Nesses exemplos tambm evidente a idealizao da figura feminina: que esfinge era essa moa de dezoito anos? (p.283) De acordo com o Dicionrio de Smbolos, esfinge enigma, como a esfinge de dipo; apresenta-se no incio de um destino que , ao mesmo tempo, necessidade e mistrio. Ora mas qual semelhana h entre uma esfinge e Emlia, a moa de dezoito anos? Alencar ao criar essa metfora, relacionou os dois termos pelo sentido de mistrio que ambos possuem; pela idia oculta, apenas sugerida, como um segredo. As atitudes de Emlia confundiam Paulo, que ora a tomava por ingnua, ora por mulher. Um enigma tal qual como uma esfinge. esse corao de mulher estava passarinho implume; quando lhe acabassem de crescer as asas, tomaria vo e remontaria nos ares. (p.70) Nesse trecho de Senhora, Alencar nos apresenta os sentimentos atravs da imagem do corao de sua protagonista, Aurlia, um pouco antes de ascender: a interseco entre um passarinho sem plumas, sem penas, e o corao de Aurlia sugere a idia de fragilidade, de dependncia, de falta, a necessidade da espera. Seria preciso que as asas crescessem para que ambos - a mulher e o passarinho - ganhassem o mundo. Por que segredo da natureza a rosa eu h pouco se ostentava no vio da florescncia, abrochara as folhas, e agora boto recente, mal ia desatando o seio? (p.84) Alencar nos apresenta desse modo capacidade de Lcia de situar-se entre a seduo e a inocncia; de mostrar-se ora como uma prostituta - dotada de malcia e eroticidade - ora apresentar-se, curiosamente, como uma donzela casta e pura. Na realidade, o que se pretende

com essa metfora mostrar ao leitor que, embora Lcia comercializasse o seu prprio corpo situao exterior - ela ainda preservava, dentro de si, um estado de inocncia que ela prpria, por foras das circunstncias, fora obrigada a adormecer. Nos estudos da linguagem, a retrica considerava a existncia de dois tipos de metforas, a saber: In absentia - so comparaes implcitas, j que no aparece o termo cujo referente invocado; In praesentia - aquelas em que se manifestam os dois termos. Tomemos um outro exemplo, extrado do romance Senhora: H anos raiou no cu fluminense uma nova estrela. (p.14) Alencar se refere dessa forma ascenso de sua personagem na sociedade brasileira. Novamente, a compreenso da metfora s se torna possvel a partir do conhecimento do contexto, uma vez que a comparao implcita. O autor associa os grandes bailes da alta sociedade burguesa do Segundo Reinado ao cu: ambos possuem dimenso incomensurvel, iluminados por diversos corpos celestes - as estrelas - na verdade, as jovens musas dos sales cariocas. No entanto, a Aurlia dado um lugar de destaque: ela possui as marcas de um ser superior, que irradia luz e se sobrepe ao humano, ao terreno, tal qual uma estrela. Para alcanar um efeito esttico, Alencar utiliza um recurso semntico bastante consagrado na literatura, concentrando os recursos na idealizao da personagem feminina.

Comparao Dentre as diversas modalidades de figuras semnticas, Todorov apresenta a comparao como aproximao de dois fenmenos distintos. Muitas vezes, essa aproximao se d pelo uso de conectivos de fraca equivalncia, como por exemplo: tal, parece, assim como, entre outros; ou por meio de conectores que refletem uma equivalncia mais direta, explcita: como o verbo ser e o conectivo como. Citaremos, a seguir, alguns exemplos de comparao explcita utilizadas como recurso semntico, isto , aproximao de dois termos distintos com alto grau de equivalncia entre eles, retirados do romance Diva: era Emlia um colibri implume. (p.245) A aproximao que se estabelece entre Emlia e um colibri implume a de falta, pois ambos no possuem plumagem. O termo plumagem aparece com sentido metafrico, uma vez que, mulher alguma, possui plumas. A associao feita entre o substantivo plumagem e Emlia estabelece conexes com a atividade de ornar, enfeitar, embelezar. H meninas que se fazem mulheres como as rosas: passam de boto flor: desabrocham. (p.245)

A equivalncia entre os termos mulheres e rosas reala o processo de transformao fsica, de evoluo, crescimento, expressado pelo verbo desabrochar.

Conclumos assim, que Jos de Alencar muito contribui na formao da literatura brasileira, com inovaes estilsticas que em sua poca serviu como base para muitos romancistas, que por sua vez espelharam-se nele para construo de romances histricos, sociais, urbanos e rurais. importante ressaltar que esses recursos estilsticos mencionados ao longo deste trabalho deu a Jos de Alencar o ttulo de precursor de inovaes estilsticas no sc.XIX.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ALENCAR, Jos de. Senhora. Rio de Janeiro: Dicopel, 1977. ------. Diva. Rio de Janeiro: Dicopel, 1977. ------. Lucola. Rio de Janeiro: Dicopel, 1977. ENKVIST, Nils Erik et alli. Lingustica e Estilo. So Paulo: Cultrix, 1964. MARTINS, Nilce de Santanna. Introduo estilstica. So Paulo: So Paulo, 1977. BRANDO, Roberto de Oliveira. As Figuras de Linguagem. So Paulo: tica, 1989. TODOROV, T. Littrature et signification. Paris: Larousse, 1967. RALEIGH, Sir Walter. Style. Londres, 1918. CANDIDO, Antonio. Formao da Literatura Brasileira. 1 v e 2 vol. 6 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

Вам также может понравиться