Вы находитесь на странице: 1из 10

1) Teoria da Preferncia pela Liquidez - Na teoria keynesiana, o juro decorre da vontade dos agentes de reter moeda.

Uma vez realizada a produo, os consumidores optam em primeiro lugar por qual proporo de seus rendimentos ser gasta com o consumo, definindo assim tambm a parcela que ser poupada; a seguir, eles decidem sob quais formas a poupana ser mantida, dentre os ativos financeiros disponveis. Teoria dos Fundos Emprestveis - est associada aos economistas clssicos e a taxa de juros de equilbrio determinada pela interao das curvas de oferta e demanda de bens [poupana e investimento ou demanda e oferta de bnus]. Teoria da Segmentao do Mercado - sustenta que no h relao sistemtica entre as taxas de juros prevalecentes para ttulos de prazos diferentes devido poupadores e investidores que tm prazos especficos (segmentados) para operar. 2) Haveria fuga de capital para o exterior (onde h maior rendimento) e os investimentos internos cairiam, o que acarretaria em uma possvel recesso (se essa queda nos investimentos fosse severa e persistente). O spread bancrio formado pela 1) taxa de captao bancria; 2) impostos indiretos; 3) despesas administrativas; 4) valor relativo ao clculo da probabilidade de inadimplncia; 5) impostos sobre lucro e 6) lucro do banco. Ele a diferena entre o custo de um emprstimo e a remunerao paga ao poupador. 3) O Sistema Financeiro Internacional consiste no conjunto de instituies e operaes financeiras de repercusso internacional. Os principais agentes so as organizaes internacionais, tais como o FMI, o BIS e o BIRD; os rgos e departamentos governamentais nacionais, como bancos centrais e ministrios de finanas; e as instituies privadas que operam em escala mundial, como bancos e fundos hedge. - O FMI tem como objetivos a Superviso do Sistema Monetrio Internacional e da poltica econmica de seus membros, o Auxlio tcnico e o Emprstimo de curto prazo para financiar dficit no balano de pagamentos; - O Banco Mundial tem como objetivo o combate pobreza e estmulo ao desenvolvimento. um banco de fomento. - O Banco Internacional de Compensaes (BIS) tem como objetivos promover a estabilidade monetria e financeira internacional, oferecendo assistncia financeira emergencial a Bancos Centrais e apoio tcnico a Bancos Centrais em matria de arquitetura financeira e superviso bancria. 4)

O sistema financeiro nacional do Brasil formado por um conjunto de instituies financeiras voltadas para a gesto da poltica monetria do governo federal. composto por entidades supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional e orientado por trs rgos normativos, o Conselho Monetrio Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho de Gesto da Previdncia Complementar (CGPC). O Sistema Financeiro Brasileiro segmentado em quatro grandes "mercados", que so:

Mercado monetrio: o mercado onde se concentram as operaes para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Poltica Monetria. Mercado de crdito: atuam neste mercado diversas instituies financeiras e no financeiras prestando servios de intermediao de recursos de curto e mdio prazo para agentes deficitrios que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil o principal rgo responsvel pelo controle, normatizao e fiscalizao deste mercado. Mercado de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de mdio e longo prazo para agentes deficitrios, atravs das operaes de compra e de venda de ttulos e valores mobilirios, efetuadas entre empresas, investidores e intermedirios. A Comisso de Valores Mobilirios o principal rgo responsvel pelo controle, normatizao e fiscalizao deste mercado. Mercado de cmbio: mercado onde so negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais. O Banco Central do Brasil o responsvel pela administrao, fiscalizao e controle das operaes de cmbio e da taxa de cmbio atuando atravs de sua Poltica Cambial.

5) Acho que algo desejvel, pois um banco central independente evita as aes discricionrias, acaba com as dotaes extra-oramentrias que, assim, devem ser buscadas no mercado de crdito, evitando a emisso de moedas. A possibilidade de obteno de recursos adicionais via presso poltica, nula, pelo menos em teoria. O presidente do banco passa a ter mais importncia que os ministros das finanas e do planejamento, pois passa a comandar a poltica monetria, as taxas de juros e as negociaes da dvida externa. Com isso, os poderes so obrigados a definir melhor suas prioridades, eis que fazem desaparecer a crena de que os governos tm capacidade inesgotvel de criar recursos. O certo seria o Banco Central ter certo grau de autonomia para que a conduo de polticas estabelecidas no sofra brusca intromisso com a alternncia do poder executivo, porm no acredito em um Banco Central totalmente independente como se fosse imune a erros naturais, e presso poltica.

6) Entre os principais esto: - Letras do Tesouro Nacional (LTN): ttulos com prazo mnimo de 28 dias, negociados com desgio. So Ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional para cobertura de dficit oramentrio, bem como para realizao de operaes de crdito por antecipao da receita. - Notas do Tesouro Nacional (NTN): ttulos ps-fixados, atrelados a um indexador, como o IGP (ndice Geral de Preos) e a TR (Taxa Referencial). So nominativos e tm iseno de impostos nos juros pagos periodicamente. So Ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional para a cobertura de dficit oramentrio, antecipao da receita oramentria, reestruturao da dvida externa e equalizao das taxas de juros dos financiamentos. - Notas do Banco Central (NBC): ttulos escriturais negociados com desgio, atrelados a um indexador econmico ou variao cambial. Geralmente tm prazos de 90 e 180 dias. So emitidos pelo Banco Central do Brasil para fins de poltica monetria. - Letras Financeiras do Tesouro (LFT): ttulos com remunerao atrelada ao mercado overnight (Selic) e com alta liquidez. Emitido pelo Tesouro Nacional para a cobertura de dficit oramentrio, antecipao de receita oramentria e assuno de dvida de estados e municpios. - Letras do Banco Central (LBC): ttulo semelhante s LFT, emitido pelo Banco Central. So emitidos pelo Banco Central do Brasil para fins de poltica monetria. - Bnus do Banco Central (BBC): ttulo pblico de curto prazo, prefixado e negociado com desgio. So emitidos pelo Banco Central do Brasil para fins de poltica monetria.

7) Entre os principais ttulos privados esto: - Certificado de Depsito Bancrio (CDB) e Recibo de Depsito Bancrio (RDB): So ttulos representativos de depsitos a prazo emitidos por bancos comerciais, de investimento e de desenvolvimento. A taxa paga pode pr-fixada, ps-fixada ou flutuante, podendo ser atrelada a variao percentual de um dos ndices: TR, CDI, TJLP, ou um ndice de inflao, como o IGP-DI ou IGP-M. Os RDBs so semelhantes aos CDBs, sendo apenas que os RDBs so ttulos no transferveis.

- Letras de Cmbio (LC): um ttulo de crdito, negocivel, que consiste em uma ordem de pagamento. Sua criao ocorre por meio de um ato chamado saque. Uma das caractersticas dos ttulos de crdito a circulabilidade, ou seja, pode ser transmitido a outro, o qual passar a ser o credor do ttulo de crdito. A transferncia de letra de

cmbio para terceiro se faz pelo endosso, quem transmite o ttulo o endossante, e quem recebe o endossatrio. - Letras hipotecrias (LH): Ttulos emitidos por instituies financeiras autorizadas a conceder crditos hipotecrios. A rentabilidade deste ttulo est lastreada nas operaes de financiamentos imobilirios, ajustados pela inflao ou variao do CDI, podendo ser pr-fixada, flutuante ou ps-fixada em TR, TJLP ou TBF. - Certificados de Depsito Interbancrio (CDI): So ttulos emitidos por instituies financeiras com o objetivo de transferir recursos de uma instituio financeira para outra. As instituies financeiras com sobra de recursos negociam com aquelas que possuem necessidade de caixa. As negociaes so feitas no mercado interfinanceiro e a maior parte das transaes tem prazo de um dia. O custo do dinheiro de um dia negociado no mercado interbancrio prximo do custo de troca das reservas bancrias vinculadas em ttulos federais que ocorrem no Open Market,com base na taxa Selic. 8) Conselho Monetrio Nacional - CMN o rgo formulador da poltica da moeda e do crdito, devendo atuar inclusive no sentido de promover o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros, com vista maior eficincia do sistema de pagamentos e de mobilizao de recursos. O Banco Central o principal rgo executor da poltica traada pelo CMN, cumprindo-lhe tambm, nos termos da mencionada lei, autorizar o funcionamento e exercer a fiscalizao das instituies financeiras, emitir moeda e executar os servios do meio-circulante. Adicionalmente, o Banco Central do Brasil tem competncia legal para submeter s instituies financeiras a regimes de interveno ou de administrao especial, podendo, tambm, decretar sua liquidao extrajudicial. Sobre os Instrumentos de pagamentos utilizados por no-bancos, pode-se utilizar: - Pagamentos em espcie, utilizado principalmente para pagamentos de baixo valor, relacionados com as pequenas compras do dia-a-dia; - Pagamentos sem utilizao de dinheiro em espcie (non-cash): Pagamentos que no envolvem a utilizao de dinheiro em espcie so efetuados principalmente por meio de transferncias de crdito, cartes de pagamento, cheques e dbitos diretos. 9) - Ptax uma taxa de cmbio calculada ao final de cada dia pelo Banco Central do Brasil. Consiste na taxa mdia de todos os negcios com dlares realizados naquela data no mercado interbancrio de cmbio com liquidao em D2 (dia til mais dois dias teis). Normalmente, os contratos de derivativos de cmbio so liquidados com base na PTAX divulgada para o dia til anterior.

- Selic - um ndice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se guiam no Brasil. a taxa bsica utilizada como referncia pela poltica monetria. Ela registra e processa a negociao e liquidao de operaes com ttulos pblicos (dos tesouros municipal, estadual e federal e do BC). As operaes so de compra e venda de ttulos pblicos, de propriedade da Instituio ou de seus clientes. So consideradas na formao da Taxa Selic over as operaes com ttulos pblicos do Tesouro Federal e do Banco Central. Taxa % ao ano =100 x [(V C / V V)252-1] onde: V V = valor de venda e V C= valor de compra - CDI - O CDI um Instrumento financeiro ou valor mobilirio, escritural e nominativo, destinado a possibilitar a troca de recursos entre as instituies financeiras - a Instituio captadora - depositria - vende CDI para a instituio doadora depositante.O prazo mnimo de 1 dia. As operaes so registradas na Cetip. Na formao da taxa DI-over so consideradas apenas as operaes de 1 dia, entre instituies diferentes ( extra-grupo ). - TJLP (Taxa de Juro de Longo Prazo): Taxa criada para as operaes de longo prazo do BNDES. Seu clculo feito com base na expectativa de inflao e na mdia ponderada dos ttulos da dvida externa e interna. - IPCA ndice do preo ao consumidor amplo.

10) As atividades bsicas dos Bancos Comerciais so prestar servios bancrios e conceder crdito. Como prestao de servios, podemos citar: contas correntes e depsitos diversos, pagamentos de cheques, transferncias de fundos, ordem de pagamentos, cobranas, custdia e guarda de valores, aluguel de cofres e servios de cmbio. Como concesso de crdito, temos: desconto de ttulos, adiantamento em conta corrente, adiantamento sob garantia de mercadorias, adiantamento sob cauo de ttulos de compra e venda, crdito mediante emisso de ttulos, crdito rural, crdito a curto prazo e crdito pessoal. Os Bancos Comerciais podem ser separados de acordo com suas estratgias: Os Private Banks buscam extrema seletividade da clientela com atendimento preferencial. Os Corporate Banks negociam exclusivamente com empresas. 11) a) Os bancos de investimento so instituies financeiras privadas especializadas em operaes de participao societria de carter temporrio, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administrao de recursos de terceiros. Devem ser constitudos sob a forma de sociedade annima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominao social, a expresso "Banco de Investimento". No possuem contas correntes e captam recursos via depsitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por

eles administrados. As principais operaes ativas so financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrio ou aquisio de ttulos e valores mobilirios, depsitos interfinanceiros e repasses de emprstimos externos

b) Os bancos de desenvolvimento so instituies financeiras controladas pelos governos estaduais, e tm como objetivo precpuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessrios ao financiamento, a mdio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econmico e social do respectivo Estado. As operaes passivas so depsitos a prazo, emprstimos externos, emisso ou endosso de cdulas hipotecrias, emisso de cdulas pignoratcias de debntures e de Ttulos de Desenvolvimento Econmico. As operaes ativas so emprstimose financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constitudos sob a forma de sociedade annima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionrio.

c) Os fundos de investimento so uma espcie de condomnio de investidores, que aplicam seus recursos em uma cesta de ativos. Esses ativos podem ser de naturezas diferentes, como aes, ttulos do governo ou CDBs. A rentabilidade a ser dividida entre os investidores vai refletir o desempenho em conjunto dos ativos que fazem parte do fundo. 12) a) Sociedades seguradoras so empresas constitudas sob a forma de sociedades annimas, especializadas em assumir riscos, ou seja, a obrigao de pagar ao contratante (segurado), ou a quem este designar, uma indenizao em caso de sinistro, quando ocorrer o risco indicado e temido, recebendo, para isso, antecipadamente, o prmio estabelecido. b) A essncia do funcionamento de um fundo de penso consiste em captar recursos dos participantes e das empresas a que so filiados (chamadas de patrocinadoras) para investi-los em uma gama de ativos financeiros de forma diversificada, com o objetivo fim de prover aposentadorias e penses aos seus membros. c) So planos de previdncia privada: O Plano Gerador de Benefcio Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefcio Livre (VGBL) so praticamente iguais. Nos dois, apenas a contribuio definida, ou seja, o investidor paga uma quantia mensal ou faz depsitos espordicos para gerar uma poupana que pode ser recebida de uma s vez ou convertida em parcelas mensais. A diferena fundamental entre o PGBL e VBGL a tributao do Imposto de Renda. O PGBL indicado para quem faz a declarao completa de IR, pois permite abater o valor investido da base de clculo do Imposto de Renda, at o mximo de 12% da base (limite que j inclui tambm as contribuies para a previdncia oficial). O Fapi, o Fundo de Aposentadoria Programada Individual, foi

criado para garantir a acumulao de recursos, sem estabelecer um perodo para a contribuio. 13) - Duration um Indicador utilizado pelos analistas de instituies financeiras para medir a sensibilidade de ttulos variao da taxa de juros. calculado com base no fluxo de caixa do ttulo, do pagamento de juros e principal, em cada prazo contratual, bem como no valor presente do ttulo. Em outros termos, a duration mede qual o prazo mdio no qual o detentor do ttulo ter recebido o pagamento total. Contudo, como existem constantes variaes de taxa de juros no mercado, haver conseqentemente variaes no valor presente do ttulo e na sua duration. Quando ocorre um aumento de taxa de juros, o valor presente diminui e a duration tambm diminui. - Duration de Macaulay a mdia do valor presente dos fluxos de caixa de um ttulo ponderado pelo prazo de pagamento/recebimento do fluxo dividido pelo preo do mesmo. - Yield to Maturity a Taxa de retorno at o vencimento de um ttulo de renda fixa, que leva em considerao o total dos pagamentos peridicos de juros, o preo de compra, o valor de resgate e o tempo que falta at o prazo de vencimento da obrigao. o indicador de rendimento mais utilizado para ttulos de renda fixa. - Current Yield: O termo pode ser traduzido como rendimento corrente de um ttulo de renda fixa, ou seja, o rendimento no levando em considerao o prazo do ttulo em questo. calculado dividindo a taxa de juros do cupom pelo preo do ttulo. Por exemplo, se um ttulo est sendo vendido a um preo de 100,00 com um cupom de 10,00% ele oferece um current yield de 10,00%. Caso esse ttulo estivesse cotado a 80,00 o seu current yield seria de 12,50%. - Maturity Refere-se ltima data de pagamento de um emprstimo ou outro instrumento financeiro, ponto no qual todos os restantes pagamentos de juros ou capital devem ser efetuados, ou a data qual se estabelece o ltimo fluxo monetrio e fsico que um derivado dever produzir para cada uma das contrapartes. - Volatilidade: 1) Grau mdio de variao das cotaes de um ttulo ou fundo de investimento, em um determinado perodo de tempo. Alta volatilidade significa que o valor da cota apresenta forte variao. 2) Sensibilidade da cotao de uma ao ou de um portflio s variaes das cotaes da bolsa. a intensidade e freqncia de variao de preos de um ativo financeiro ou de ndices de uma Bolsa de Valores. 3) A tendncia de um investimento experimentar oscilao de preos (para cima e para baixo). 4) uma medida de quanto espera-se que um ativo v oscilar durante um determinado perodo de tempo. A volatilidade no igual ao beta de um ativo. 5) Indica o grau mdio de variao da cotao de um ttulo ou determinado mercado de subir ou cair intensamente em um curto perodo de tempo. A relao da volatilidade de uma ao em relao volatilidade do mercado acionrio como um todo pode ser medida atravs

do seu coeficiente beta. Quando se afirma que uma aplicao extremamente voltil, entende-se que esta aplicao est sujeita a fortes oscilaes, o que pode ser decorrncia das perspectivas para a companhia, falta de liquidez. 14) 15) Um fundo de investimento uma forma de aplicao financeira, formada pela unio de vrios investidores que se juntam para a realizao de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurdica, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessrias para o empreendimento. A administrao e a gesto do fundo so realizadas por especialistas contratados. Os administradores tratam dos aspectos jurdicos e legais do fundo, os gestores da estratgia de montagem da carteira de ativos do fundo, visando o maior lucro possvel com o menor nvel de risco. Dependendo do tipo de fundo, as carteiras geralmente podem ser mais diversificadas ou menos diversificadas, podendo conter ativos de diversos tipos tais como aes, ttulos de renda fixa (CDBs), ttulos cambiais, derivativos ou commodities negociadas em bolsas de mercadorias e futuros, ttulos pblicos, dentre outros. Todo o dinheiro aplicado nos fundos convertido em cotas, que so distribudas entre os aplicadores ou cotistas, que passam a ser proprietrios de partes da carteira, proporcionais ao capital investido. O valor da cota atualizado diariamente e o clculo do saldo do cotista feito multiplicando o nmero de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia.

A classificao a seguinte: - Fundo de curto prazo: Pode aplicar exclusivamente em ttulos pblicos federais prfixados ou indexados taxa SELIC, ou ttulo indexados a ndices de preos, com prazo mximo a decorrer de 375 dias, e prazo mdio da carteira do fundo inferior a 60 dias, sendo permitida a utilizao de derivativos somente para proteo da carteira e a realizao de operaes compromissadas lastreadas em ttulos pblicos federais.

- Fundo referenciado: Deve identificar na denominao a referncia do seu indicador de desempenho - que deve estar expressamente definido na denominao do fundo - em funo da estrutura dos ativos financeiros integrantes da respectiva carteira, desde que atendidas, cumulativamente, as seguintes condies: a) tenha 80%, no mnimo, de seu patrimnio lquido representado, isolada ou cumulativamente, por ttulos pblicos federais, e ttulos e valores mobilirios de renda fixa cujo emissor esteja classificado na categoria baixo risco de crdito ou equivalente, com certificao por agncia de classificao de risco localizada no Pas, exceto em relao aos fundos referenciados em ndices do mercado de aes;

b) estipule que 95%, no mnimo, da carteira seja composta por ativos financeiros de forma a acompanhar, direta ou indiretamente, a variao do indicador de desempenho ("benchmark") escolhido; c) restrinja a respectiva atuao nos mercados de derivativos realizao de operaes com o objetivo de proteger posies detidas a vista, at o limite dessas.

- Fundo de renda fixa: Deve possuir, no mnimo, 80% da carteira em ativos relacionados diretamente, ou sintetizados via derivativos, ao fator de risco que d nome classe (variao da taxa de juros domstica ou de ndice de inflao, ou ambos).

- Fundo de aes: a) Deve possuir, no mnimo, 80% da carteira em ativos relacionados diretamente, ou sintetizados via derivativos, ao fator de risco que d nome classe (variao de preos de aes admitidas negociao no mercado vista de bolsa de valores ou entidade do mercado de balco organizado). b) Deve possuir, no mnimo, 67% (sessenta e sete por cento) da carteira em aes admitidas negociao no mercado vista de bolsa de valores ou entidade do mercado de balco organizado.

- Fundo cambial: Deve possuir, no mnimo, 80% da carteira em ativos relacionados diretamente, ou sintetizados via derivativos, ao fator de risco que d nome classe (variao de preos de moeda estrangeira).

- Fundo de dvida externa: Deve aplicar, no mnimo, 80% de seu patrimnio em ttulos representativos da dvida externa de responsabilidade da Unio, sendo permitida a aplicao de at 20% do patrimnio lquido em outros ttulos de crdito transacionados no mercado internacional. Para o investidor brasileiro esse fundo a nica forma de aplicar nos papis emitidos pelo governo brasileiro negociados no exterior.

- Fundo multimercado: Deve possuir polticas de investimento que envolvam vrios fatores de risco, sem o compromisso de concentrao em nenhum fator em especial ou em fatores diferentes das demais classes previstas. Dentre os multimercados mais conhecidos esto: a) Multimercado Referenciado DI - Que se utilizada da rentabilidade bsica do CDI para fazer suas operaes;

b) Multimercado Long & Short - Fundo de arbitragem de aes;

- Fundos mistos: Fundos que investem o seu patrimnio de forma diversificada, mantendo percentagens mais ou menos fixas do seu capital alocadas a instrumentos de mercado monetrio, obrigaes e aes.

Вам также может понравиться