Вы находитесь на странице: 1из 10

PERSONAGENS FEMININAS: RETRATO DA MULHER PORTUGUESA

Vanessa dos Santos - UNISC/ PUIC1 Graziela Strothmann - UNISC2 Ah! em cada mulher existe uma morte silenciosa; (Herberto Helder)

RESUMO Neste trabalho apresentamos uma reflexo acerca das personagens femininas da Literatura Portuguesa, mais especificamente, das obras de Gil Vicente e Ea de Queirs. Dentre as mltiplas obras destes autores que possibilitam semelhante anlise nos detivemos no pea de teatro A farsa de Ins Pereira (1523) e no romance O Primo Baslio (1878). Fizemos a escolha destes textos por considerarmos significativa a expressividade e autenticidade das protagonistas Ins Pereira e Lusa. Partindo do pressuposto de que a literatura retrata os problemas scio-polticos e os conflitos amorosos, procuramos observar a caracterizao dos sujeitos da poca como uma referncia para identificar traos da concepo de educao e de conduta do escritor Ea de Queirs frente mulher, mapeando a transposio destes para as personagens que cria. Embora tais obras tenham sido escritas em diferentes pocas, com caractersticas peculiares do seu tempo-espao, buscamos traar um paralelo com os aspectos que se assemelham entre ambas s personagens, como tambm, estabelecer comparaes acerca de possveis vises que venham se reproduzindo at a sociedade vigente. Palavras-chave: Literatura Portuguesa personagens femininas subjetivao INTRODUO Atravs deste estudo, pretendemos identificar nas personagens femininas das obras A farsa de Ins Pereira, de Gil Vicente; e do O Primo Baslio, de Ea de Queirs, suas caractersticas psicolgicas, fsicas, o que desejam e pensam, bem como seu papel como formadoras de opinio dentro do contexto social de Portugal. Para isso, nos fundamentamos em crticos, historiadores, no prprio autor e, principalmente, na nossa viso crtica acerca dessas mulheres.

Este artigo foi desenvolvido para as disciplinas de Literatura Portuguesa I e II, ministradas respectivamente pelas professoras Dr Flvia Brocchetto Ramos e Dr Edimara Sartori. 1 Acadmica do 6 semestre do curso de Letras Portugus-Ingls da Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC e bolsista do projeto de pesquisa Hip-hop: educabilidades e traos culturais em movimento. 2 Acadmica do 6 semestre do curso de Letras Portugus da Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC.

A escolha destas obras e, mais especificamente, das personagens Ins Pereira e Lusa, decorre do fato de que ambas possuem caractersticas e aes que provocam perturbaes no leitor, ao colocar em questo os valores morais, a conduta, os desejos e objetivos em contraponto com os sentimentos, permitindo-nos transpor tais reflexes para os dias de hoje.

O TEATRO DE GIL VICENTE As peas de Gil Vicente se organizam em modalidades que passam pela stira, mstica, medieval at renascentista, comdia e farsa. Estas duas ltimas tm como caractersticas o rudimentar, primitivo e popular, mesmo que sua origem tenha se dado na corte. O teatrlogo escreve para divertir o pblico que detinha todo o poder nas mos, seus textos, muitas vezes, organizavam-se sobre a forma do improviso e da imaginao. Nas suas obras, revela-se um retrato satrico da sociedade e do tempo, atravs de personagens-tipo e de muito humor e ironia. Faz uso de uma linguagem popular, no polida, sem termos eruditos, o que torna fcil a leitura. A temtica da pea A farsa de Ins Pereira est profundamente ligada realidade vivida pela sociedade portuguesa da poca de Gil Vicente: o desejo de ascenso social da pequena burguesia, que v no casamento uma forma de consegui-la, o oportunismo, o desprezo pela vida camponesa e o prestgio das maneiras cortess, a ignorncia do rstico, embora rico campons e sua ingenuidade, a falta de escrpulos que caracteriza o ncleo da pea.

A PERSONAGEM PRINCIPAL INS PEREIRA

Ins vive com sua me em uma casa da vila, mulher decidida, forte, cheia de sonhos e iluses como o caso de quase todas as mulheres. Cansada de trabalhar na lida do campo v no casamento a possibilidade de fugir dessa vida. A personagem mostra uma atitude alm de seu tempo quando, ao casar-se, escolhe o noivo, fato este que denota uma afronta s leis da poca e, principalmente, sociedade patriarcal, pois as mulheres eram completamente submissas aos homens. Essa caracterstica pode ser observada no seguinte fragmento:

Porm, no hei de casar Seno com homem avisado; Ainda se pobre e pelado Seja discreto em falar (Vicente, p.109)

Ela demonstra muita segurana nos seus atos, pois reclama da vida chata, no ouve os conselhos da me que por milhares de vezes a adverte e aconselha. A sabedoria e a viso pragmtica do mundo, demonstrada por Ins Pereira, so frutos da sua experincia existencial e afetiva. Ins, logo que entra em cena, queixa-se da sua condio existencial, mas no do fato de ser mulher. Suas primeiras palavras renegam o trabalho domstico, a clausura do lar e a falta de liberdade:
Renego deste lavrar e do primeiro que o usou ................................ Coitada! Assi hei-destar encerrada nesta casa como panela sem asa que sempre est num lugar? ................................. Todas folgam e eu no! todas vm e todas vo onde querem, seno eu. (Vicente, p.103-104)

O autor habilmente concentra as queixas de Ins em um universo semntico de palavras restritas aos afazeres domsticos: lavrar, a lida domstica representada pela panela e a casa, e esta ltima, como sinnimo de clausura. O discurso da me, ao destacar uma qualidade que julga necessria para uma boa esposa, revela a ideologia social da poca em relao mulher, ideologia esta que se estendeu para outras pocas: para um bom casamento, a esposa deveria ser, antes de tudo, diligente. Como no participava do mercado de trabalho (at porque no havia a no ser no campo), o valor da mulher estava em ser bonita, domstica e geradora de filhos. Da a fama de preguiosa ser um inconveniente que certamente reduziria as oportunidades de um bom casamento. Contudo, Ins no demonstra passividade em relao s idias da me, e revela, em sua rplica ousada, um trao marcante da sua personalidade; isto , o constante questionamento dos valores sociais e a determinao para alcanar seus objetivos.

Segundo Ins, que se diz apressada, a preguia seria a sua me, que no se d pressa em lhe arranjar um marido. Ins tambm no se mostra passiva em relao aos homens. No espera ser escolhida, mas escolher:
Me, eu me no casarei seno com homem discreto, e assi vo-lo prometo ou antes o deixarei. (Vicente, p.116)

Aqui, discrio tem o sentido que se lhe dava na poca. Homem discreto seria aquele que possusse as virtudes palacianas, ou seja, o saber, a educao, a finura, etc. Noutra passagem, Ins completa sua idealizao de marido:
que seja homem mal feito feio, pobre, sem feio como tiver discrio, no lhe quero mais proveito. e saiba tanger viola, e como eu po e cebola, siquer uma cantiguinha discreto, feito em farinha porque isto me degola. (Vicente, p.116)

Como se v, Ins no est preocupada com os dotes fsicos ou com a situao financeira do seu futuro marido. Para ela, importante que, alm das virtudes palacianas que ele dever ter, saiba tanger viola, desejo manifestado pelo seu lado (lrico) subjetivo e ansioso por diverses. Ins tanto falou e no final das contas foi enganada por seu marido, que achava ser um homem bom, mas a convivncia acabou provando o contrrio, fato bastante relevante para crticos como Saraiva e Lopes (1993, p. 195) quanto preferncia da personagem pelo noivo: antes quero burro que me leve que cavalo me derrube. A personagem principal do teatro A farsa de Ins Pereira encontra no marido o repressor, mas, segundo o que ele mesmo diz, ela no buscava discrio. A partida do escudeiro, que desejava se fazer cavaleiro na frica, a salvao de Ins. Renegando a discrio, retira disso uma experincia para toda a vida. O marido morre quando, segundo uma carta que lhe enviam, fugia da batalha para a vila e um mouro pastor o mata. Gil Vicente, neste ponto, faz um escrnio sobre o escudeiro que em casa dava ordens, mas que fora dela se revela apenas um valento covarde, que nada tem de heri.

Contente com a morte do marido, Ins se casa com Pro Marques, logo arquitetando trai-lo com outro homem e aproveitar sua personalidade fraca para explor-lo em todos os sentidos. Contudo, da decepo com o casamento e a perda das fantasias, surge uma nova Ins, mulher de fora e de experincia, tornando-se dominadora e no mais dominada.
Ins Este caminho comprido contai uma histria, marido. Pero Bof que me praz, mulher. Ins Passemos primeiro o rio, descalai-vos. Pero Assi h-de ser. E pois como? Ins e levar-me-eis no ombro, no me corte a madre o frio. Assi. (Poe-se Ins s costas do marido) Pero Ides a vossa vontade? Ins Como estar no paraso. (Vicente, p.141)

A me de Ins se caracteriza como uma pessoa sensata, que se preocupa com a felicidade da filha, sendo uma boa conselheira. Trabalha na lida do campo e sempre foi dominada pelo poder dos homens. A fantasia e a idealizao, construda por Ins Pereira, prpria da psikh da adolescente e transcende a realidade, o que acabar por decepcion-la. A me assim lhe adverte:
Pardeus, amiga, essa ela: mata o cavalo de sela e b o asno que me leva. (Vicente, p.111)

As palavras da me antecedem as da experiente Lianor Vaz:


Sempre eu ouvi dizer: ou seja sapo ou sapinho, ou marido ou maridinho, tenha o que houver mister, este o certo caminho. (Vicente, p.111)

Os discursos de Lianor Vaz e da me de Ins, por guardarem a sabedoria popular prpria dos ditados, servem para mostrar a importncia do casamento como meio de segurana, estabilidade e manuteno da moralidade da mulher. Por conseguinte, qualquer

homem que tivesse condies de sustentar um lar serviria. A me almeja para Ins um homem abastado, e assim lhe parece Pro Marques, dono de terras e gados, mas que rejeitado por Ins por no ser discreto e inteligente. Ins Pereira critica o carter de homem cumpridor, pois o campons respeitava os valores de uma ordem que Ins j no compreendia. Quando Pro se d conta de que est sozinho com a moa, acha melhor ir-se para no macular a reputao da jovem. Ins, sem que ele perceba, pensa alto:
Quo desviado este est!, todos andam por caar suas damas saem casar, e este, tomade-o l! (Vicente, p.114)

O ROMANCE DE EA DE QUEIRS O romance O Primo Baslio, que provocou escndalos na poca, foi publicado pela primeira vez em 1878. Seu enredo gira em torno de Lusa, uma lisboeta ftil, que se casara nas nuvens, sem pensar muito, com o engenheiro Jorge. Tendo de viajar para o Alentejo, a fim de saldar compromissos urgentes, deixa a mulher entregue a um tdio ainda mais espesso do que antes, apenas cortado pelo aparecimento de Baslio, antigo namorado de Lusa, recm-vindo do Brasil. Tornam-se amantes, mas Juliana, criada da casa de Lusa, apropria-se de algumas cartas amorosas da patroa. De posse delas, comea a realizar chantagens e domina Lusa, que obedece para que Jorge no fique sabendo dos fatos. Jorge volta da viajem, sabe do ocorrido e perdoa, mas tarde demais: Lusa morre, enquanto Baslio, impune e inconseqente, prossegue sua carreira de conquistador barato. Segundo Lontra (1997, p.554), a temtica abordada por Ea ora tratada com gravidade ora caricaturalmente, mas sempre de forma ambgua, porque perpassa a ironia. O autor acredita que o riso a forma mais pura de expresso. A obra de Ea de Queirs muito marcada pela influncia machadiana, o que levou muitos crticos a chamar de plgio o que hoje conhecemos como intertextualidade. Por trs de toda e qualquer escrita encontra-se uma outra leitura que servir de base e/ou impulsionar uma idia nova. Ea enfrenta a imposio da sociedade e suas crticas de forma rspida e por vezes irnica, como elucida Farra (1992, p.7) em artigo introdutrio da obra O Primo Baslio:

O arsenal esttico com que podia enfrentar a sociedade burguesa era aquele de uma arte corrosiva e desmistificadora que pudesse se exercer por meio da caricatura, da ironia e do escrnio. Em nome da Revoluo, era preciso selecionar os erros e desprezar as chamadas virtudes com que essa sociedade decadente sobrevivia.

O romance O Primo Baslio caracterizado tematicamente pelo adultrio que, neste caso, tem como pressuposto um certo tipo de formao, como situao propcia o isolamento da personagem Lusa. Trata de questes como a inveja, a vingana, mas numa perspectiva secundria com a personagem Juliana, que no mede esforos para mudar de vida, deixar de ser empregada e virar senhora.

A SONHADORA PERSONAGEM LUSA O escritor Ea de Queirs, ao criar a personagem Lusa que se envolve em adultrio, expe publicamente a representao de um problema tpico da burguesia lisboeta3. Muitos argumentos e hipteses so levantados para justificar tal comportamento estruturado como conjunto de fatores de ndole social como:
a descuidada educao da mulher, mal formada por leituras ultra-romnticas de efeitos deletrios; as frgeis bases da instituio do matrimnio; a ociosidade que lhe proporcionava a vida caseira no lar burgus e o tdio da decorrente; as influncias de um meio social montono, corrupto e hipcrita, incapaz de proporcionar mulher meios de ocupao til e, por outro lado, repleto de costumes dissolutos e de referncias ultra-romnticas propcias ao exacerbamento da imaginao romanesca e da sensualidade, num carter fraco como o de Lusa. (JESUS, Maria Saraiva. p. 150)

Envolvida pela aparente figura fina, requintada de Baslio, a personagem Lusa, deixase influenciar pela aparncia do primo, julgando que com o possvel relacionamento dos dois, ocorresse uma ascenso social, de simples mulher burguesa se tornaria uma mulher sofisticada. Baslio, profissional do galanteio e conquista, impressiona Lusa com seus hbitos elegantes, sua roupa nobre, presentes caros e, principalmente, pela sua oratria.
- E qual o outro presente, ento, alm do rosrio?
3 Segundo Maria Saraiva de Jesus, In.: Alguns esteretipos sobre a mulher na segunda metade do sculo XIX Revista Veredas, o significado tipolgico da personagem explicitado por Ea de Queirs numa carta a Tefilo Braga datada de 12/03/1878: burguesia de Lisboa a senhora sentimental, mal-educada, nem espiritual (porque cristianismo j no o tem; sano moral da justia, no sabe o que isso ), arrasada de romance, lrica, sobreexcitada no temperamento pela ociosidade e pelo mesmo fim da casamento peninsular que ordinariamente a luxria, nervosa pela falta de exerccio e disciplina moral, enfim a burguesinha da Baixa.(Cf. Ea de Queirs, Correspondncia, leit., coord., pref. E notas de Guilherme de Castilho, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1983, 1. vol., pp. 133-137).

- Ah! Luvas. Luvas de vero, de peau de sude, de oito botes. Luvas decentes. Vocs aqui usam umas luvitas de dois botes, a ver-se o punho, um horror! (Queirs, p. 49).

Outro fator que tambm influenciou Lusa no seu envolvimento proibido com Baslio foram suas leituras romnticas. A personagem parece no discernir o verossmil do real. Dessa forma, Baslio parece emergir do universo fictcio onde ela achava o sabor potico de uma vida amorosa. A contaminao dos personagens pelo meio projetada e afirmada por vrios crticos literrios. Grandes foram os esforos de Jorge para que Lusa no tivesse ms companhias, entretanto, Lusa insistia em receber a invejada Sr Dona Leopoldina em sua casa. Esta personagem era caracterizada pela vida desregrada, desfrutava do prazer de estar com vrios homens e, por este fato, era muito falada pela sociedade conservadora da poca.
- Ouve l, necessrio que deixes por uma vez de receber essa criatura. necessrio acabar por uma vez! Lusa fez-se escarlate. por causa de ti! por causa dos vizinhos! por causa da decncia! (Queirs, p. 26).

Lusa cometera o crime do adultrio e, de certa forma, o pecado da luxria. Por essa culpa dupla foi punida com mais rigor do que fora Amlia. Lusa, mesmo desfrutando os prazeres da carne com Baslio no Paraso, nunca tinha sido verdadeiramente feliz porque logo se decepcionara com o amante. Aps a partida de Baslio, comea o sofrimento fsico da herona que fica merc de Juliana. A vida de Lusa transforma-se num inferno de canseiras, trabalhos e humilhaes. Seu sofrimento mental tambm constante, pois teme ser denunciada. Alm disso, sofre com pesadelos, o que no lhe permite ter paz nem mesmo dormindo.
s vezes vinha-lhe uma revolta, torcia os braos, blasfemava debatia-se na sua desgraa, como nas malhas de uma rede; mas, no encontrando nenhuma soluo, recaa numa melancolia spera em que o seu gnio se pervertia. (Queirs, p. 206).

CONCLUSES Percebemos que tanto Gil Vicente como Ea de Queirs nos apresentam personagenstipo. O primeiro retrata representantes do povo como: o escudeiro, a meretriz, o pastor, o sapateiro, entre outros. J Ea de Queirs volta a sua ateno burguesia da poca com o intuito de fazer uma crtica social. Ambos os autores expem de forma sucinta as regras sociais que uma moa da poca deveria seguir, mas suas personagens principais so construdas mediante provocao a essa imposio da sociedade.

Ins representa a adolescente que possui uma viso inovadora, muito alm de sua poca, quebrando, assim, alguns paradigmas sociais que so fielmente seguidos por sua me. Lusa, por sua vez, representa toda a sujeira existente por detrs de uma fachada perfeita. Notamos que ambas as personagens possuem uma coragem que na poca quase no existia, no sentido de quebrar as regras sociais e escolher o caminho de suas vidas a seguir, mesmo que mais tarde pudessem se arrepender. O autor DA farsa de Ins Pereira cria dois personagens distintos que, na obra, confrontam-se: uma representada pela moa audaciosa e inovadora, e a outra, sua me que defende as bases do casamento tradicional, tornando-se submissa sociedade patriarcal. Este choque de personalidades faz com que surja uma reflexo do papel da mulher no grupo em que est inserida. Com base no cruzamento das caractersticas de cada poca, que foram abordados no texto, e trazendo estas informaes atualidade, percebemos que, independente da poca e das formalidades do grupo social em que se vive, sempre haver indivduos que seguiro seus ideais, conduzindo suas vidas conforme seus preceitos e ignorando padres de conduta impostos. Ins Pereira e Lusa so exemplos de mulheres que no se permitem viver uma vida que no escolheram.

REFERNCIAS FIGUEIREDO, Fidelino de. Histria Literria de Portugal. 3. ed. So Paulo: Companhia Nacional, 1996, p.543. JESUS, Maria Saraiva de. Alguns esteretipos sobre a mulher na segunda metade do sculo XIX. VEREDAS: Revista da Associao Internacional de Lusitanistas. v. 1. Porto, 1998. LISBOA, Maria Manoel. Uma caixa de fsforos, ou como o mundo acaba: a risada vingativa de Ea de Queiroz. ARCA: Revista Literria Anual. Ea de Queiroz. 3. ed. Portugal: Paraula, 1995. LONTRA, Hilda Orqudea H. Ea e o seu tempo. ANAIS do III Encontro Internacional de Queirosianos: 150 anos com Ea de Queirs. So Paulo: Centro de Estudos Portugueses-USP, 1997. LOPONDO, Llian. As personagens femininas e a retrica do conformismo em O Primo Baslio. ANAIS do III Encontro Internacional de Queirosianos: 150 anos com Ea de Queirs. So Paulo: Centro de Estudos Portugueses-USP, 1997. MARGATO, Izabel. Cenas da Vida Portuguesa: Lisboa e Lusa, dois corpos marcados pela falta. REVISTA, Literatura Portuguesa e Ps-colonialismo: Produo, Recepo e Cultura. Letras n 23, Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. MOISS, Massaud. A Literatura Portuguesa atravs dos textos. 26. ed. So Paulo: Cultrix, 1998, p.686. QUEIROS, Ea. O Primo Baslio. 13. ed. So Paulo: tica, 1992.

SANTOS, Maria Eduarda B. dos. A problemtica da educao romntica nO Primo Baslio: do romance a pera. ANAIS do III Encontro Internacional de Queirosianos: 150 anos com Ea de Queirs. So Paulo: Centro de Estudos Portugueses-USP, 1997. SARAIVA, Antnio Jos; LOPES, scar. Histria da Literatura Portuguesa. 17. ed. So Paulo: Porto, 1999. SPINA, Segismundo. Presena da Literatura Portuguesa Era Medieval. 4. ed. So Paulo: Pensamento S/A, 1971. VICENTE, Gil. Trs autos e uma farsa. Lisboa: Editorial Verbo, 1971.

Вам также может понравиться