Вы находитесь на странице: 1из 3

5 Aula Prtica ELT343 Compara o Entre Teoria e Prtica

Lucas Santana Xavier, 72406 Samuel Chaves da Silva, 65182 Ariosvaldo Andrade Santos, 57897 DEL/UFV - Viosa, 07 de dezembro de 2013

1 Objetivo
Simular as prticas anteriores usando o software FEMM e observar possveis semelhanas e divergncias com os dados obtidos na prtica.

Introduo

O FEMM (Finite Element Method Magnetics) um pacote de programas (gratuitos) para simulao e soluo de problemas bidimensionais de eletromagnetismo para baixas frequncias e fluxo de calor em regime permanente. O mtodo de elementos finitos uma ferramenta valiosa para soluo computacional de problemas fsicos. O mtodo se baseia em dividir espacialmente determinado problema em uma grande quantidade de elementos e resolver numericamente cada parte, obtendo o resultado geral da anlise. O programa resolve mesmo problemas no lineares. O programa muito usado na engenharia eltrica para anlise de simulaes magnticas, sendo fcil a alterao das propriedades envolvidas no problema em questo, como caractersticas do material, geometria, correntes eltricas aplicadas, entre outros. Isso tudo facilita e otimiza o custo de projetos de motores eltricos e transformadores, por exemplo. [1]

Figura 1: Montagem experimentada na prtica 1

Figura 2: Montagem experimentada na prtica 2

Nessa simulao as geometrias do ncleo e da bobina foram desenhadas no FEMM, utilizando pontos, semi-retas ou semicrculos para ligar os pontos.

Resultados e anlise de dados:

Equipamentos e montagem:

Neste experimento com os dados da geometria dos circuitos da Figura 1 e Figura 2, que foram experimentados nas prticas 1 e 2, montaram-se estes circuitos no software FEMM. A fim de comparar os dados medidos nas aulas prticas 1 e 2 com os dados simulados usando o software FEMM.

Como pode-se observar na Figura 3 a curva de magnetizao do ao M-15 para o gap de 1,3 cm possui a regio linear, a regio de saturao e o joelho caracterizando uma curva de magnetizao de um material magntico. Por conseguinte, atravs da Figura 4 percebe-se elevada semelhana com os resultados obtidos para a bobina de 300 espiras (Figura 3). Isto esperado pelo fato da curva de magnetizao de um material independer da fora magnetomotriz aplicada.

2 B, T

1.5

Observa-se elevada divergncia entre as curvas levantadas experimentalmente e os resultados das simulaes. Essa divergncia ocorre devido o desprezo das perdas e espraiamento do campo no sistema.
0,1
0,08

0.5

0,06
B (T)

0,04 0,02 0 0 2000


H (A/m)

0,7 cm 1 cm 1,3 cm

0 0 500 H, A/m 1000 1500

Figura 3: curva de magnetizao simulado no FEMM.

4000

Figura 5: curva de magnetizao simulada no FEMM.


Curva BxH 1.6 1.4 1.2 1
B (T)

0.8 0.6 0.4 0.2 0

500

1000

1500 2000 H (A/m)

2500

3000

3500

Figura 4: curva de magnetizao obtida na prtica.

Por conseguinte, construiu-se no FEMM o circuito magntico da Figura 7 e mediram-se diretamente os valores da densidade do campo magntico (B) e a intensidade do campo magntico (H). Novamente utilizou-se o M-15 Steel. A curva B x obtida para o valor dos gaps de 1,3 cm, 1 cm e 0,7 cm apresentada na figura 5. A Figura 6 apresenta a curva levantada experimentalmente em para o gap de 0,7 cm e 1,3cm, respectivamente, analisando-se tais Figuras pode ser observada a linearizao do circuito magntico pelo aumento do tamanho do entreferro.

Figura 6: curva de magnetizao obtido no experimento, para o gap de 0,7 e 1,3 respectivamente.

Com o aumento do gap para 1,5 nota-se que quanto maior o gap maior as perdas pelo espraiamento do campo magntico, dessa forma, no pode-se usar as relaes vistas at agora. Na figura 7, mostra a distribuio das linhas da densidade do campo magntico para um gap de 1,5 e nota-se a disperso das linhas no gap.

Figura 7: Simulao das linhas de magnetizao em um material com gap de 1,5cm.

Concluso:

Com est prtica pode-se verificar que o FEMM um software de grande utilidade para a resoluo de problemas envolvendo circuitos magnticos Com os resultados obtidos pode-se observar que a curva de magnetizao de um material magntico independe da fora magneto motriz, mas sim de suas caractersticas fsicas. Nota-se tambm semelhana entre as curvas levantadas praticamente e experimentalmente, as divergncias acontece devido as condies ideais adotadas pelo programa. Um problema observado foi que as consideraes realizadas no foram mais vlidas para gaps de valores altos, nota-se uma alta disperso das linhas do campo magntico.

Bibliografia:

[1] D. Meeker, Finite Element Method Magnetics, Version 4.2, Users Manual, 2010.

Вам также может понравиться