Вы находитесь на странице: 1из 36

5

INTRODUO

O fenmeno da violncia tem chamado cada vez mais a ateno da populao em todo o mundo. As instituies encarregadas de manter a ordem pblica vm sendo compelidas a se aprimorar e atuar de forma mais eficiente contra os infratores, para garantir a segurana e diminuir a sensao de medo por parte da populao. Observa-se tambm que os delitos tm migrado para alvos que anteriormente sequer eram considerados como tais. Num pas como o Brasil, a significativa diversidade cultural e scio-econmica faz com que o leque de problemas relacionados violncia assuma grandes propores. Um desses problemas, que tem se mostrado cada vez mais grave e de vital importncia para a consolidao da sociedade democrtica brasileira, a violncia escolar. O Brasil no o nico pas a sofrer as graves conseqncias da violncia nas escolas. Este um fenmeno de mbito mundial que passou a fazer parte do dia-a-dia de escolas em toda a Amrica Latina, Estados Unidos e Europa. Esse problema vem chamando a ateno no apenas do governo, mas de pesquisadores de diversas reas, alm de afetar profundamente as famlias, as comunidades s quais as escolas pertencem e, sobretudo, os atores do processo escolar: alunos, professores, diretores e funcionrios. Vrias teorias tm sido levantadas na tentativa de encontrar explicaes para esse fenmeno. Para alguns pesquisadores a violncia na escola est associada a uma srie de fatores negativos que a criana traz consigo de fora da escola, relativos a problemas familiares, influncia de alguns grupos ou dificuldades scio-econmicas. Para outros, a violncia na escola se deve a problemas intra-muros, tais como discriminao, preconceito, comportamentos agressivos por parte de professores e metodologia pedaggica equivocada.

As escolas vm buscando solues para evitar e/ou diminuir o medo e a insegurana. Uma dessas aes, provavelmente a mais utilizada, a presena fsica da Polcia Militar. Solicitaes aos policiais militares para realizar visitas peridicas nas escolas, palestras e intervenes repressivas, so estratgias comumente utilizadas por grande parte das escolas. Esse tipo de demanda certamente tem se intensificado. E tal fato naturalmente conduz a um aumento das atribuies da polcia, pois alm daquelas que ela tradicionalmente possui, a mesma se v obrigada a atuar na mediao de conflitos e at mesmo de tomar parte atuante no processo de socializao dos estudantes, devendo assim desenvolver novas tticas de atuao. A Polcia Militar de Minas Gerais vem se conscientizando da importncia de seu papel nesse contexto e tem procurado desenvolver estratgias para lidar com o problema tais como a criao dos Anjos da Escola policiais especializados em atuar nas escolas, treinamento de policiais para realizar palestras contra drogas, participao em reunies dentro da escola e reunies de policiamento comunitrio que discutem o problema. Diante do quadro generalizado de crescimento da violncia, muitas vezes a Polcia Militar no dispe de efetivo e logstica suficientes para atender de maneira satisfatria s demandas vindas das escolas, sob pena de deixar desassistidos tanto o policiamento preventivo em geral, quanto problemas muito mais graves ou que exigem solues mais imediatas. Diante do exposto acima, este trabalho tem a expectativa de dar uma contribuio s atividades da Polcia Militar, no sentido de apresentar sugestes que possam contribuir para sua maior eficincia. Discutiremos aqui a possibilidade de transferir uma parte do que chamamos de novos encargos da Policia Militar para outras instituies tais como a Guarda Municipal. Trataremos, em especial, da Guarda Municipal de Betim, que vem sendo encarada recentemente como um mecanismo importante na prestao de servios de preveno violncia relacionada s escolas pblicas da regio.

Neste trabalho sero discutidas as implicaes da crescente violncia nas escolas para o trabalho desenvolvido pela Polcia Militar, pela Guarda Municipal, por outros rgos e pelas prprias escolas. O foco principal da discusso ser em que medida o trabalho desempenhado pela Guarda Municipal do municpio de Betim-MG poder contribuir na preveno da violncia nas escolas da regio. Em Betim, a exemplo do que ocorre no resto do pas, o nmero de solicitaes para o emprego preventivo da polcia nas escolas tem aumentado. O crescimento da populao e o desenvolvimento econmico da regio exigiram ainda mais da polcia, envolvendo diferentes formas de atuao e gerando dificuldades no atendimento a esta demanda crescente com os recursos tradicionalmente utilizados pela instituio. Este trabalho ser dividido em cinco sees. A primeira seo ser dedicada definio e caracterizao da violncia geral e especificamente o problema da violncia no ambiente escolar. Sero apresentadas algumas medidas adotadas por rgos pblicos e privados, no Brasil e no mundo, como uma maneira de minimizar o problema da violncia na escola. A segunda seo ser dedicada a Polcia Militar. A terceira seo Guarda Municipal, seu surgimento, caractersticas e peculiaridades, enfocando, principalmente, as aes desenvolvidas no municpio de Betim e sua parceria com a Polcia Militar no policiamento preventivo. Na quarta seo ser feito o tratamento e a anlise dos dados relativos a um questionrio distribudo para diretores de vinte e quatro escolas pblicas (municipal e estadual), consideradas as mais violentas do municpio de Betim, relacionado ao exerccio de 2002. O questionrio aborda os delitos mais comuns e opinies dos diretores sobre a atuao da Polcia Militar e da Guarda Municipal no combate violncia na escola. Na quinta e ltima seo sero apresentadas as consideraes finais deste trabalho.

1 A VIOLNCIA E SUAS IMPLICAES NO CONTEXTO ESCOLAR

1.1 O conceito de violncia

A violncia atinge todas as pessoas, sem distino de raa, credo, faixa etria, lngua e classe social. No fcil definir e conceituar o que se entende por violncia. Existem diversas abordagens para o tema. Em geral a sociedade associa violncia criminalidade e agresso fsica. Este o conceito encontrado no Dicionrio do Pensamento Marxista (1988):
Por violncia entende-se a interveno fsica de um indivduo ou grupo contra outro indivduo ou grupo (ou tambm contra a si mesmo). Para que haja violncia preciso que a interveno fsica seja voluntria (...). A interveno fsica, na qual a violncia consiste, tem por finalidade destruir, ofender e coagir (...). A violncia pode ser direta ou indireta. direta quando atinge de maneira imediata o corpo de quem sofre. indireta quando opera atravs de uma alterao do ambiente fsico no qual a vtima se encontra (...) ou atravs da destruio da danificao ou da subtrao dos recursos materiais. Em ambos os casos, o resultado o mesmo: uma modificao prejudicial do estado fsico do indivduo ou do grupo que o alvo da ao violenta.

Para Vera Lcia Candau et alli., (1999) violncia a tendncia destruio do outro, ao desrespeito e a negao do outro, podendo a ao situar-se no plano fsico, psicolgico ou tico. Segundo este conceito a violncia no se limita somente utilizao da fora, mas tambm a atitudes violentas de carter psicolgico e moral. Para este trabalho, ser utilizado este ltimo conceito que muito contribui para um melhor entendimento sobre o tema.

A violncia est difundida em todas as reas de nossa sociedade. Na famlia, pela coero dos pais em relao aos filhos, no Estado atravs das leis ou por no atender algumas de suas obrigaes relativas aos direitos humanos, na poltica atravs da corrupo e do abuso de poder, na igreja atravs dos limites impostos aos fiis, na guerra com intuito de dominao, no amor para garantir o sentimento de posse, na mdia como manipulao de informaes.

O fenmeno da violncia instalou-se em nossa sociedade de uma maneira to complexa e presente que j se fala em cultura da violncia. Como bem exposto por Candau (1999):
Diariamente, os meios de comunicao colocam diante de nossos olhos, mentes e coraes, numerosas cenas onde a violncia constitui um componente central, de tal modo que terminamos por naturalizar e banalizar sua realidade e a consider-la como um mero dado inerente e constitutivo de um mundo competitivo e hostil, onde a lgica das relaes sociais, as tenses e os conflitos esto marcados fortemente por sua presena.

As manifestaes da violncia cada vez mais so sentidas pelas crianas e jovens. neste contexto que se tornam importantes as questes relativas violncia em escolas, como ser discutido mais adiante. Dentre as vrias explicaes para as causas da violncia, encontra-se Peralva1, citada por Candau (1999), onde mostra uma associao do fenmeno com fatores como o individualismo e a desagregao social.

Parte-se do princpio que existem basicamente trs condies histricas do processo civilizatrio: 1) centralizao do poder atravs da constituio do Estado moderno; 2) a codificao dos comportamentos, regras comuns de comportamento social e 3) a adeso voluntria dos indivduos ordem civilizada. Para a autora, a perda ou enfraquecimento de uma dessas condies explicaria o atual processo civilizatrio caracterizado por uma perda de valores e expectativas, pautadas no individualismo e no desrespeito s regras vigentes.

PERALVA, A. Escola e Violncia nas Periferias Urbanas Francesas.In: Contemporaneidade e Edcuao. Revista Semestral de Cincias Sociais e Educao,ano II, n.02. Rio de Janeiro:IEC, 1997.p.18.

10

Candau (1999) aponta ainda o enfraquecimento do interesse dos indivduos em aderir voluntariamente ordem civilizada, expondo dois fatores que vem contribuindo para isso. O primeiro deles seria o enfraquecimento do prprio modelo de civilizao e o segundo seria a falta de atrativos para a adeso do indivduo esta ordem. Nas palavras de Candau (1999)... numa sociedade marcada pela excluso social, aumenta a distncia entre as expectativas do indivduo e a realidade.

A excluso social e os problemas econmicos, juntamente com o individualismo da sociedade moderna, so muitas vezes citados como os motivos de fundo para o crescimento da violncia em nossa sociedade, e conseqentemente para o crescimento da violncia na instituio escolar. A escola anteriormente podia ser caracterizada como uma instituio dotada de poder, poder este delegado pelo Estado. Com o enfraquecimento do prprio Estado estaramos assistindo ao enfraquecimento do papel da escola. Anteriormente considerada como formadora de cidados, um dos pilares do processo de socializao das crianas, a escola teria passado a refletir os problemas encontrados nesta prpria sociedade para a qual supostamente ela devia preparar. A falta de perspectivas no mercado de trabalho, sobretudo para determinadas classes sociais, e a perda de valores fazem com que o papel tradicional da escola precise ser repensado2, mas enquanto isto no ocorre, a sociedade busca paliativos para o problema, e um exemplo disto poderia ser a demanda crescente das escolas pela interferncia da polcia nos seus conflitos internos.

Quando se busca identificar os fatores que determinam o crescimento da violncia urbana, verifica-se que uma das vertentes mais trabalhadas , sem dvida, a sua relao com a desigualdade social, ou seja, a sua dimenso estrutural. Problemas tais como a misria, a fome, o stress causado pelo desemprego, a falta de condies dignas de sobrevivncia, a falta de acesso a bens tais como sade e educao tm sido freqentemente relacionados violncia. (...) No entanto no se pode afirmar que a pobreza e suas conseqncias constituem os nicos fatores determinantes deste fenmeno. Constata-se que estes fatores, por si ss, no explicam a perda dos referenciais ticos que sustentam as interaes entre grupos de indivduos. Observa-se, hoje, uma sociedade marcada por uma forte anorexia moral, que se reflete no descompromisso, causado pelo sentimento individual de apatia em relao vida social, na ausncia de utopias, na perda do sentido de viver, na falta de solidariedade, na ausncia de parmetros definidos sobre o que certo e errado. A difuso na sociedade atual de valores individualistas significou o enfraquecimento nas formas de relacionamento. Nascimento [2000?]

11

Outra grande alterao sofrida pela escola recentemente, e que pode ser apontada como explicao para alguns de seus problemas, foi em relao ao material humano. Anteriormente, devido dificuldade de acesso ao meio acadmico e s poucas opes de cursos superiores, o magistrio era visto como uma profisso de alto status social e bem remunerada. Enfrentamos hoje uma crise de credibilidade em relao formao dos profissionais da rea de educao, que para muitos, so considerados mal preparados e com contedos desatualizados, j que os baixos salrios e, como conseqncia, as jornadas excessivas de trabalho, os impedem de regressar faculdade e aos cursos de aperfeioamento.
No que se refere formao destes profissionais observamos que, por um lado, a democratizao do ensino fundamental e mdio provocou um aumento efetivo do nmero de vagas nestes nveis e a necessidade urgente de profissionalizao de professores, nem sempre bem conduzida; por outro lado, a ampliao das oportunidades de educao superior muda as expectativas dos formandos que, antes, preparavam-se para uma vida dedicada ao magistrio.(Candau, 1999).

Zaluar e Leal (2001) expem um tipo de violncia que no est diretamente ligada ao aluno, mas sim aos agentes encarregados de oferecer educao, professores e funcionrios da escola:
... a violncia nas escolas apresenta duas faces: a primeira a violncia fsica cometida por grupos delinqentes como traficantes e bandidos nos bairros onde se encontram... bem como por alguns encarregados do poder pblico na manuteno da ordem e segurana. A segunda chamada de violncia simblica cometida por professores que psicologicamente oprimem, destroem ou negam as pessoas atravs de palavras.

Denncias de professores que usam de violncia atravs da linguagem para controlar e disciplinar os alunos dentro de salas de aula so bastante corriqueiras.

Aliado a esta crise de poder da escola, da mudana do profissional do magistrio, do comportamento atual dos alunos e de toda a sociedade, podem ser identificados na literatura e nos dados referentes a este assunto, outros fatores associados violncia escolar, como ser exposto no prximo item.

12

1.2 Violncia na escola

O desenvolvimento do fenmeno violncia nas escolas pode ser somado ao processo de crescimento da violncia urbana. As principais ocorrncias que caracterizam a realidade escolar encontram-se em casos como homicdios, brigas de gangues, consumo e venda de drogas, arrombamentos, furtos de abjetos como vdeocassete, televiso, computadores, ventiladores, material escolar, merenda e roubos mediante violncia fsica ou psicolgica.

Segundo estatsticas da Polcia Militar de Minas Gerais3, no ano de 2001 houve 678 registros de ocorrncias nas escolas de Belo Horizonte. Deste total, aproximadamente 49% foram relativos a ameaas, danos ao patrimnio e agresses.

A violncia na escola no apenas extra-muros (violncia exercida por agentes e circunstncias alheias ao ambiente escolar), mas tambm ocorre atravs de um processo gerado pela prpria escola (a violncia intra-muros) caracterizada como a violncia exercida entre os prprios agentes do processo educacional dentro dos limites fsicos da escola.: alunos, professores e funcionrios.

O problema das escolas j comea nos planejamentos inadequados de seus prdios. No est distante o tempo em que os prdios mais imponentes, bonitos e bem cuidados da cidade eram os prdios escolares. Hoje, a exemplo dos outros prdios pblicos, estes sofrem com a negligncia e falta de verbas para a elaborao de projetos arquitetnicos eficientes e construes seguras. Candau (1999) comenta que os problemas mais freqentes so: iluminao e ventilao inadequadas das salas de aula, falta de carteiras e cadeiras em nmero suficiente e em condio de uso, falta de grades e cadeados nas janelas e portes, quadras de esporte sem iluminao e falta de materiais
3

MINAS GERAIS, Polcia Militar. Centro Integrado de Comunicaes Operacionais (CICOP)/Seo de Estatstica e Geoprocessamento da 8 RPM. Belo Horizonte, 2003.

13

esportivos, dentre outros. Outro problema a depredao, que vai desde pichaes, quebra de louas dos banheiros, roubo de torneiras, lmpadas e material eltrico, at destruio parcial de salas de aula.

Alguns autores procuram explicar a depredao escolar como uma forma de contestao, como um protesto. Neste contexto, Candau (1999) destaca que ... a depredao escolar pode ser compreendida tambm como uma forma de resistncia diante das imposies de normas. J outros estudiosos acreditam que o problema o crescimento geral da violncia em todos os lugares.

O problema se agrava quando as escolas no dispem de recursos para reparar os danos advindos da depredao. Uma torneira arrancada e que no reposta pode gerar vrios outros atos, um trecho de parede que pichado pode atrair novas pichaes. Prdios em ms condies de conservao se transformam em um convite s novas formas de degradao4. Escola mal cuidada e depredada pode atrair traficantes e desocupados. O narcotrfico outro srio problema presente na escola e em suas imediaes. As escolas alvos destes traficantes so as localizadas nas periferias das grandes cidades e, por conseguinte, as que mais demandam ocorrncia policial. Alguns alunos utilizam, juntamente com o material didtico, armas de fogo ou de brinquedo, soco ingls, estiletes, canivetes e facas improvisadas. Ficam nas ruas prximas s escolas provocando brigas, arruaas, vandalismos, pegas em motos e assaltos a outros estudantes para roubar dinheiro, tnis e jaquetas.

A teoria das janelas quebradas (Rubin; 2003), estudo desenvolvido em 1982 por James Q. Wilson e George Kelling, no qual estabelecem uma relao de causalidade entre a desordem e a criminalidade fazendo uma analogia de uma janela quebrada de um estabelecimento qualquer como ponto de partida para proliferar um ambiente sem limites pode ajudar a compreender este fenmeno. Esta teoria sustenta que se apenas uma janela de qualquer lugar fosse quebrada e se o proprietrio no a consertasse imediatamente, aquele local poderia passar uma imagem de desordem e falta de controle. Assim, o local poderia chamar a ateno de pessoas com inteno de destruio e o nmero de janelas quebradas seria aumentado. A sensao de impunidade, de falta de fiscalizao e de descontrole estariam instauradas naquele ambiente, levando aos olhos da populao um estado de decadncia e de total liberdade para a criminalidade. Tambm, poderia chamar a ateno de pessoas desocupadas, imprudentes ou com tendncias criminosas sentindo-se vontade para realizar qualquer ato de vandalismo e de estabelecer naquele local a sensao de insegurana e de medo.

14

Segundo uma pesquisa realizada pela UNESCO, 2001, com alunos de escolas pblicas, outros fatores contribuem para despertar comportamentos violentos nos jovens, como o abuso de autoridade por parte de membros da justia e do aparato policial. Os jovens se dizem vtimas de maus tratos, por isso no percebem o policial como agente de segurana. Nas palavras de Abramovay (org) (2002): Pelo contrrio para eles, na melhor das hipteses, polcia e bandido so imagens que se confundem. A internet, os programas de televiso com contedos violentos, problemas de famlia, violncia urbana, desigualdade social, maus exemplos dos governantes, impunidade de atos violentos no futebol, corrupo so alguns fatores que tambm podem contribuir para a problemtica da violncia na escola.

A violncia e a ausncia de regras desafiam o papel social tradicional da escola, que pode ser apreendido nas palavras de Minayo (1999):
Para os idealistas uma instituio idnea para a formao do carter e preparao para a vida. Para os cticos e para os que tm uma viso reprodutivista da realidade, trata-se de uma instituio que deveria ser denunciada pela funo de perpetuar o Status quo da dominao e da desigualdade. Para outros, menos pessimistas e mais realistas, ela ao mesmo tempo reflete as condies sociais e ter potencialidade de contribuir para transform-la na medida em que se dedicar ao crescimento e desenvolvimento das crianas, jovens e adolescentes.

O papel da escola parece ser amplo e decisivo na formao do carter do jovem. Engloba produo de consenso, socializao, supre a falta de dilogo domstico, discute temas capazes de despertar o interesse dos jovens, desperta a integrao social e desconstri o surgimento de comportamentos desviantes que podem vir a ser um crculo vicioso da violncia. O papel da escola vai alm de ensinar teorias cientficas e preparar o aluno para o mercado de trabalho ou vestibular.

A violncia nas escolas no somente um assunto local, mas sim um problema mundial, como argumenta Debarbieux (1999). Desde os anos setenta, a violncia na escola j era discutida em alguns pases como Estados Unidos, Sucia, Noruega e Reino Unido. na escola que se concentram os diversos tipos de violncia que, pela prpria natureza humana e pela convivncia em sociedade, podem aflorar. Pode ser considerada

15

como uma reao quilo que a escola significa ou, ainda, pior, quilo que ela no consegue ser. Algumas pessoas ligadas educao consideram que a maioria das ocorrncias na escola praticada por alunos ou ex-alunos. Ou seja, muito raramente so pessoas estranhas que atacam a instituio.

Guimares5 segundo Candau [2000?] cita:


A questo fundamental, ento, se Estado e sociedade sero capazes do esforo necessrio para alar esses jovens s condies de cidadania compatveis com as exigncias atuais, considerando toda a complexidade de que se reveste esse processo em sociedades em que coexistem diferentes lgicas sociais[...] fazendo da escola uma das instncias fundamentais para a instaurao desse processo ou, ao contrrio, se multiplicar-se-o as prticas sociais voltadas para a consolidao de uma juventude cada vez mais segregada, socializada de forma sistemtica ou intermitente por acontecimentos e grupos sociais particulares, como as quadrilhas, as seitas religiosas, os bailes, os DJs, cuja ao atravs de gincanas e, mais recentemente, de programas televisivos busca instituir formas de conteno e redirecionamento das prticas de grupos que fazem do exerccio da violncia um estilo de vida.

Enfim, a violncia na escola, tal como foi discutida nesta seo, um problema de mltiplas faces e causas variadas, com implicaes amplas para toda a sociedade. Apenas o trabalho conjunto de vrias agncias sociais e a atuao em diversas frentes pode contribuir para minimizar este problema.

Como foi mencionado na introduo deste trabalho, em Minas Gerais, a Polcia Militar vem procurando implementar medidas que possam reduzir a violncia escolar tais como os programas da Patrulha Escolar, projeto Bom de Bola, Bom de escola e Anjos da Escola. Em Betim, numa parceria da Polcia Militar e Prefeitura, guardas municipais e policiais militares realizam visitas peridicas nas escolas do municpio ministrando palestras e resolvendo conflitos entre alunos. Mas, somente a polcia, no conseguiria resolver o problema da violncia na escola.

GUIMARAES, M.E. Escola, Galera e Narcotrfico, tese de Doutorado, departamento de Educao da PUC, Rio de Janeiro: IEC, 1997.

16

Como se verificar a seguir, foram enumerados alguns projetos e trabalhos que tiveram a participao da instituio policial e buscaram minimizar o problema da violncia na escola.

1.3 Algumas medidas para minimizar o problema da violncia nas escolas

Mais que um caso de polcia a violncia na escola um problema pedaggico e social. Instituies pblicas e grupos privados comearam a demonstrar interesse pelo tema e esto implementando trabalhos de mdio prazo, realizando pesquisas envolvendo especialistas e pessoas da prpria comunidade, para que juntos, encontrem idias exeqveis na problemtica da violncia escolar. Entretanto, podemos afirmar que a polcia tem contribudo significativamente com esse processo oferecendo um grande apoio s instituies escolares.

A seguir ser mencionado algumas iniciativas implementadas em parceria com a polcia, para minimizar a violncia e promover uma boa convivncia entre os membros da escola. Poder-se- verificar que os programas implantados envolvem a participao de rgos pblicos, privados, comunidade, pais, alunos e funcionrios da escola: a) Na Argentina foi criado um servio de disque denncia voltado exclusivamente para o atendimento s escolas. Um trabalho de conscientizao para pais e alunos tambm est sendo implementado atravs da distribuio de um Cdigo de Conduta. Este Cdigo contm detalhes de infraes disciplinares escolares, suas causas e conseqncias. Um fato interessante a atribuio de responsabilidade aos pais em acompanhar os filhos no que diz respeito s regras e normas contidas neste Cdigo.

17

b) A Organizao das Naes Unidas (ONU) atravs do Instituto Latino Americano das Naes Unidas para Preveno do Delito e Tratamento do Delinqente (Ilanud) e o Instituto Sou da Paz6, comearam a desenvolver um projeto com policiais militares de So Paulo com o objetivo de ensin-los a colocar em prtica as leis estabelecidas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente e diminuir a violncia nos estabelecimentos de ensino. c) Centro Regional de Ateno aos Maus-Tratos na Infncia do ABCD (Crami)7: implementou um projeto chamado Pela Vida, No a Violncia juntamente com a Secretaria de Combate a Violncia Urbana da rede municipal no treinamento e preparao de 388 Guardas Municipais imergindo-os na rea de educao com o objetivo de minimizar a violncia escolar reunindo tambm professores, pais, comunidades, educadores, crianas/adolescente e outros segmentos da segurana pblica. d) Projeto Bom de Bola, Bom de Escola8, realizado em Belo Horizonte, pelo 22o Batalho localizado numa das reas mais violentas da cidade. Este projeto tem por objetivo oferecer treinamento de futebol aos jovens e organizar campeonatos envolvendo outras escolas, despertando no jovem o gosto pelo esporte e a disciplina. e) Projeto Pela vida, No Violncia, implementado em So Paulo (1989-1992) desenvolvido por equipes regionais, auxiliados por uma equipe de apoio multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psiclogos, educadores e advogados. Sua ao materializou-se atravs de atividades que tiveram como centro a abertura de uma discusso sobre a violncia com alunos, pois, professores e outros profissionais da educao. Foram promovidos cursos e debates sobre temas como direitos humanos, preconceitos, estatuto da criana e do adolescente, drogas, entre outros. Os mtodos adotados pelo projeto
6 7 8

Para maiores informaes: <http://www.soudapaz .org > Para maiores informaes: <http://www.crami.org.br> Para maiores informaes: <http://www.pmmg.mg.bov.br>

18

permitiam que se ampliasse o elo da escola com a comunidade em atividades como reforma da escola em mutiro, abertura da escola em fins de semana para atividades culturais, esportivas e comunitrias, cursos de primeiros socorros e debates sobre temas de interesse da comunidade relacionadas violncia. A partir da ampliao da ligao com a comunidade, as queixas de violncia foram reduzidas. Em muitos casos foi possvel combater a cultura da violncia que a misria e o abandono pelo Estado foi implantando. O projeto conseguiu avanos na integrao de crianas e jovens afastados da escola pelos mecanismos de excluso. Alcanou resultados positivos na discusso com professores e alunos dos problemas relacionados ao alcoolismo e consumo de drogas. f) Programa Educacional de Resistncia s Drogas e Violncia (PROERD)9. Este programa atualmente implementado pela Polcia Militar de Minas Gerais tem como objetivo prevenir o uso de drogas e combater a violncia entre jovens. realizado em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino. Caracteriza-se por aulas ministradas por policiais fardados que, auxiliados por uma cartilha especial, ensinam as crianas como reforar a autoestima, lidar com as tenses e inovar o esprito de cidadania. g) A Trigsima Sexta Delegacia Seccional de Polcia Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com a comunidade e diretores de escolas pblicas e privadas, vem realizando visitas em diversas escolas. A equipe composta por 5 policiais civis. Enquanto um detetive colhe informaes verificando o livro de registros onde consta os problemas de criminalidade que a escola est passando, os outros quatro detetives andam pelo ptio abordando jovens que ficam fora da sala de aula colhendo seus dados pessoais e fazendo levantamentos quanto a mandado de priso e antecedentes criminais. Este trabalho possui semelhana

Para maiores informaes:< proerd@pmmg.mg.gov.br >

19

com o programa Tolerncia Zero10, no qual todo delito mesmo os pequenos, devem ser coibidos. h) Patrulha Escolar: programa implementado no municpio de Betim, numa parceria entre a Polcia Militar e a Prefeitura Municipal, composta por um policial militar fardado e um guarda municipal que fazem visitas regularmente nas escolas e ministram palestras sobre drogas. Esta subseo exps alguns exemplos da atuao de rgos da iniciativa privada e da Polcia Militar com o objetivo de diminuir a violncia na escola. Procuramos mostrar, atravs destes exemplos, de que forma a instituio policial vem participando dos programas preventivos e das intervenes destinadas a reduzir a violncia escolar. Chamamos a ateno para o fato de que foram citadas aqui vrias instituies policias de carter diferenciado tais como a Polcia Militar, a Polcia Civil e Guardas Municipais.

Na prxima seo ser discutida a funo da polcia em relao a este tipo de violncia. Buscar-se- tambm respostas a alguns questionamentos: em que medida a violncia na escola seria atribuio da polcia? De que maneira a violncia na escola estaria relacionada ordem pblica? Qual a funo da polcia no contexto da violncia na escola?

10

Programa de combate violncia implementado na cidade Nova Iorque na dcada de 90 que tinha como princpio atacar as pequenas infraes para que elas no se tornassem mais graves. Como primeiro impacto, o programa foi implementado no metr da cidade no qual as pessoas no compravam bilhetes para utilizar o transporte e simplesmente pulavam a roleta. Para coibir esta ao eram colocados policiais, fardados ou a paisana, prximos s roletas e, todos que pulavam as catracas eram presas. Com esta iniciativa, conseguia-se identificar foragidos de penitencirias e pessoas com mandado de priso. (Rubin; 2003).

20

2 A POLCIA NO CONTEXTO DA VIOLNCIA NA ESCOLA

Atualmente, a polcia vem desempenhando um papel muito importante no que se refere preveno e manuteno da ordem pblica. Em Minas Gerais, o surgimento da polcia data de 09 de junho de 1775, com uma doutrina militar muito consolidada e sem um envolvimento mais aproximado com a comunidade alm de se considerar como auto-suficiente. Ao longo dos anos, a polcia comeou a perceber que ela est inserida na comunidade e verificou que era um erro tentar resguardar a sociedade sem sentir, de perto, as suas necessidades. Aps diversas modificaes em sua estrutura organizacional e na maneira de pensar o seu papel na sociedade, a partir de 1946 a organizao policial toma uma filosofia de polcia voltada para preveno, represso e especializao.

Discusses sobre a forma de atuao de uma polcia urbana e seu papel na sociedade tomaram algumas direes embasadas nas regulaes jurdicas. O seu papel na manuteno da ordem pblica em sociedades democrticas contemporneas passou a ser pautado num ambiente de modificaes sociais, nos limites da lei e respeito dignidade humana.

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 trs em seu artigo 144, caput, os rgos incumbidos de preservarem a ordem pblica e manter livre do perigo as pessoas e bens que fazem parte da sociedade:
A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I - polcia federal; II - polcia rodoviria federal; III - polcia ferroviria federal; IV - polcias civis; V -polcias militares e corpos de bombeiros militares.

21

Complementa em seu 5: s polcias militares cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica ...

A preservao da ordem pblica exercida pela preveno que significa evitar algum mal que possa vir perturbar a ordem pblica. agir antecipadamente contra algo que possa afetar a desarmonia social. Para que o Estado pudesse exercer esta atividade, a partir da dcada de 80, a Polcia Militar passou a mudar seus conceitos de polcia repressiva para polcia preventiva e de manuteno da ordem pblica. Para reforar este ditame diz bem Lazzarini (1986) que a preveno e a manuteno da ordem a atividade fim das polcias militares brasileiras.

Tratar sobre ordem pblica torna-se complexo e muito amplo, pois, o que pode ser ordem pblica aqui no Brasil, provavelmente no ser considerado em outro pas do mundo. Numa literatura legislativa, a ordem pblica era somente aquilo que estaria juridicamente tutelado no direito:
Ordem Pblica - conjunto de regras formais que emanam do ordenamento jurdico da nao, tendo por escopo regular as relaes sociais de todos os nveis, do interesse pblico, estabelecendo um clima de convivncia harmoniosa e pacfica, fiscalizada pelo poder de polcia, e constituindo uma situao ou condio que conduz ao bem comum. (Decreto nmero 88.777, de 30 de setembro de 1983)

Este conceito considera que ordem pblica somente aquilo que est previsto no direito.

Contrariando o decreto citado, Lazzarini (1986) traz um conceito muito mais amplo e atual sobre esta ordem considerando que: a ordem pblica, objeto da segurana pblica, a situao de convivncia pacfica e harmoniosa da populao, fundada nos princpios ticos vigentes na sociedade. Quer dizer que a ordem pblica a ausncia da perturbao e a presena de uma relao harmoniosa na vida social, est alm das regras, est muito mais frente do que a lei prev. algo que est no cotidiano da sociedade, uma ordem moral de paz social. uma ausncia de desarmonia no seio social.

22

A polcia, como integrante da sociedade e mantenedora da ordem, representa o controle social. Seu papel na segurana pblica est relacionado diretamente com a ordem pblica e sua manuteno, seja atravs da preveno ou da represso. Onde h uma desordem pblica, a polcia dever ser acionada para restabelec-la, pois, somente ela reconhecida pela sociedade como especialista para tratar deste assunto.

Foram mostrados alguns questionamentos sobre a interveno da polcia em assuntos sociais que no esto ligados diretamente ao ordenamento pblico. Muitos profissionais que trabalham no policiamento ostensivo reclamam ou criticam algumas ocorrncias que so solicitados a atender envolvendo brigas de marido e mulher, bbado nas ruas, brigas entre professores e alunos nas escolas dizendo: __isso no coisa de polcia, ou, tem tanta ocorrncia mais sria para atender e chamam a gente para isso. Ainda mais: tem gente que acha que ns somos pedagogos ou psiclogos.

Bayley (1985) comenta que a polcia freqentemente recebe outras responsabilidades alm daquelas que deveria exercer. De uma forma bem amigvel comenta que a polcia pau-pra-toda-obra. Acrescenta que os cidados ingleses referem-se a seus policiais como Oficiais para deveres em geral11. Bayley tambm cita Michel Banton (1954) onde comenta terminologicamente que os policiais so chamados algumas vezes para agirem como oficiais da lei e, em outras, como Oficiais da Paz.

Percebe-se que a polcia atua em tudo que possa trazer uma desordem pblica e, alm disso, nos problemas que a sociedade acha que ela deveria se envolver.

11

Para Bayley: o trabalho policial tambm comumente descrito em termos de situaes com as quais a polcia se envolve: crimes em andamento, brigas domesticas, crianas perdidas, acidentes de automvel, pessoas suspeitas, supostos arrombamentos, distrbios pblicos e mortes no naturais. Com relao ao que a polcia faz alm do que deveria, Bayley cita:... o trabalho da polcia pode ser descrito em termos de aes executadas pela polcia durante as situaes, tais como prender, relatar, tranqilizar, advertir, prestar primeiros socorros, aconselhar, mediar, interromper, ameaar, citar e assim por diante. (Bayley; 1985.p119).

23

Estas colocaes so necessrias para compreender o motivo pelo qual a escola se apia na Polcia Militar para solucionar problemas dentro ou fora de seus muros que no esto ligados diretamente a infraes da ordem pblica.

Para os profissionais da rea de educao, o ambiente escolar vem atravessando uma srie de problemas prejudicando a relao entre os professores alunos, professores professores, alunos alunos. Com isso, a polcia chamada para resolver problemas intra e extra-muros na escola pelo fato dela reconhecer no policial a nica autoridade que os alunos respeitam, seja por sua farda, seja por sua funo social. Com isto aumenta a demanda de solicitaes e dificulta o atendimento de ocorrncias de maior gravidade por parte da polcia.

Os policiais militares muitas vezes so chamados nas escolas por motivos banais: professores reclamando de alunos que no os respeitam, ou que no tomam banho ou simplesmente para fazer medo nos alunos12.

Para alguns crticos, a interferncia da polcia na escola no correta. A Comisso de Estudos Sobre Segurana nas Escolas, num de seus relatrios on-line13, argumenta:
Se o problema de agresso interno, ou seja, intra-muros, a direo da escola no deve chamar a polcia, pois, mostra que no sabe como solucion-lo. Caso a agresso seja causada por um estranho, a pode ser caso de polcia. E complementa: A polcia ajuda a resolver problemas da porta da escola para fora, mas, da porta para dentro
12

Caso semelhante tambm citado por Sallas no qual policiais femininas de uma unidade policial militar realizam um trabalho de patrulhamento escolar e so chamadas para resolver casos que no so propriamente de polcia, como diz alguns depoimentos: At pra que voc tenha uma idia, tem professora (...) ela quer que at a gente fale para o menino tomar banho. Tambm, ns fazemos a funo de orientadora, supervisora, eles no do conta dos alunos. A eles querem e muitas pedem, que a gente v pr medo nos alunos, ou ento alguma soluo. Muitas vezes a gente v o aluno at praticou algum ato infracional e eles no querem que leve para a delegacia, mas converse com o aluno ali, que d um jeito nele ali. Ento ns fazemos muito essa funo, at nas escolas que ns atendemos no precisa de orientao, principalmente orientadora porque elas... ns fazemos a funo delas...(Polcia Militar/Soldados Femininos). Para maiores detalhes ver: SALLAS, Ana Luiza Fayet.(org.) Os jovens de Curitiba: Esperanas e Desencantos.Juventude, Violncia e desencantos. Braslia: ed. UNESCO, 1999. < http://www.geocities.com.br/fme_sp> (Relatrio Final nmero 04/06. Dr. Jairo Gonalves da Fonseca, expositor e Dra Maria Snia Eli Giham, expositora)

13

24

problema da direo com a participao da comunidade escolar e dos pais.

Neste mesmo relatrio, outros expositores tambm consideram que no h necessidade de polcia dentro da escola. A instituio escolar que deve ter solues para resolver seus problemas e oferecer condies para trabalhar melhor.

Apesar destas opinies contrrias a ao da polcia, toda vez que h uma solicitao por parte dos diretores, os policiais militares procuram corresponder demanda. A demanda de atendimento da polcia muito grande e assim trs grandes dificuldades da organizao em prestar um atendimento de qualidade e eficcia com relao s escolas. Para resolver este problema, a seo a seguir tentar colaborar com a idia de vencer a violncia na escola utilizando a Guarda Municipal.

25

3 GUARDA MUNICIPAL: UMA SADA PARA ENFRENTAR O PROBLEMA DA VIOLNCIA NA ESCOLA

A criao da Guarda Municipal no Brasil regulamentada pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 no pargrafo 8 do artigo 144: Os Municpios podero constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei.

A Constituio do Estado de Minas Gerais tambm traz em seu bojo a autorizao para que seus municpios constituam Guardas Municipais conforme artigo 138: O Municpio pode constituir guardas municipais para a proteo de seus bens, servios e instalaes, nos termos do art. 144, 8, da Constituio da Repblica.

O surgimento das Guardas Municipais no contexto legislativo foi vislumbrado devido ao aumento progressivo da criminalidade e a ineficincia da Policia Militar para lidar sozinha com o problema. Considerou-se tambm que os integrantes das Guardas Municipais, por estarem mais prximos da populao, poderiam exercer uma atividade de preveno mais eficiente, j que as pessoas que compem essas guardas so recrutadas entre aqueles que vivem o cotidiano do municpio, podendo assim demonstrar maior zelo, cuidado e ateno pela sua cidade.

A Guarda Municipal tem por funo a proteo dos bens, servios e instalaes municipais, atuao em conjunto com a superintendncia de defesa civil nos casos de calamidade pblica, integrao com os agentes de proteo ao meio ambiente, apoio aos agentes municipais no exerccio do poder de polcia administrativa, garantia do funcionamento dos servios de responsabilidade do municpio, acionamento dos rgos de segurana pblica e apoio a outros rgos e empresas mediante convnio.

26

Muitas discusses giram em torno do papel da Guarda Municipal na manuteno da ordem pblica atravs da segurana pblica, principalmente sobre sua atuao nas ruas. Alguns doutrinadores jurdicos so irredutveis quanto ao real papel da Guarda Municipal:
... nenhuma competncia legislativa tem o Municpio em matria que no atinam ao interesse local ... e, pela mesma razo, no lhe cabe legislar ou mesmo prestar os servios de polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica.(Gasparini, 1991).

Neste mesmo sentido Moreira Neto (1989) afirma que a segurana de bens, servios e instalaes so do municpio. A diferena entre o policial militar e o guarda municipal vai alm do uniforme e do fato deste ltimo no estar autorizado a utilizar arma de fogo em servio. A autoridade e competncia que a polcia transmite decorrem de uma slida estrutura de treinamento, seleo, cultura profissional, tica, referncia e pelo alto padro desenvolvido ao longo dos anos de experincia de seus profissionais. A Guarda Municipal tem um papel fundamental na preservao da ordem no gerando empecilhos e nem prejuzos para a segurana pblica. Pode-se verificar na Constituio Federal, citada no incio desta seo que, no pargrafo pertinente s Guardas Municipais, a carta magna no coloca a guarda como responsvel pela preservao da ordem pblica, mas, no lhe tira o carter coadjuvante em atuar nos problemas pertinentes ao municpio e que possam auxiliar as foras policiais na preservao da ordem pblica. Neste sentido refora Cretella Junior (1989):
A Guarda Municipal destina-se, desse modo, a colaborar com os demais rgos do Estado, na consecuo da segurana pblica diante do exerccio da parcela de poder de polcia de que detentora. Protegendobens, servios, e instalaes, a Guarda Municipal pode exercer o poder de polcia de que dispe para vigiar pessoas no mbito municipal, cuja atitude ou ao possa, direta ou indiretamente, perturbar servios ou danificar bens e instalaes (...) esses bens, instalaes e servios, s podem estar em funcionamento, mediante ao continua dos funcionrios pblicos municipais. Se a Guarda Municipal protege bens, servios e instalaes, dever proteger tambm os agentes pblicos municipais. E tambm quem quer que se encontre no

27

Municpio. Claro que os bens e as instalaes podem ser danificadas por fora da natureza, mas, o texto constitucional no se refere a essas causas de destruio. O legislador teve em mente proteger bens, instalaes e servios da ao deletrica do homem. Se, a Guarda Municipal v um indivduo, que pretende atentar contra um agente pblico, que tem, a seu cargo, bens, instalaes ou servios, a Guarda Municipal, detentora de aprecivel parcela do poder de polcia, pode e deve proteger o servidor pblico, impedindo toda ao do perturbador da ordem. Do mesmo, seria censurvel a omisso da Guarda Municipal diante da ao do agente de crime.

Betim atualmente atravessa problemas considerveis de manuteno da ordem pblica. De acordo com dados estatsticos do primeiro trimestre de 2003, o municpio encontra-se em quinto lugar no ranking das cidades mineiras de maior incidncia criminal14. Mesmo assim, a polcia preventiva no consegue atender a multiplicidade de ocorrncias que vem surgindo cotidianamente devido escassez de recursos logsticos e humanos. A sensao de insegurana est cada vez mais disseminada na populao que clama por providncias imediatas aos rgos responsveis para manter a ordem e a tranqilidade na cidade.

Preocupado com a criminalidade e considerando a dificuldade que os rgos de segurana pblica do municpio estavam atravessando, o ento prefeito de Betim (20002004), Carlaile Pedrosa, em parceria com a Polcia Militar, criou a Guarda Municipal15 contribuindo para a manuteno da ordem pblica e favorecendo o policiamento preventivo. O emprego do efetivo da Guarda Municipal em Betim que consta de 202 servidores, concentrou-se primeiramente nas escolas, mediante solicitao de diretores e funcionrios devido aos diversos problemas com alunos que os educandrios enfrentavam. A atuao dos guardas inicialmente consistia somente na presena fsica, como se fosse o trabalho de um vigilante. Quando da ocorrncia de algum problema

14

MINAS GERAIS, Polcia Militar de. Relatrio trimestral de incidncia criminal-janeiro a maro de 2003.Minas Gerais, Belo Horizonte. A Guarda Municipal de Betim foi criada pela lei municipal n 3449 de 02.04.01 como diviso Da Guarda Municipal. Na reforma administrativa do municpio atravs da Lei 35802 de 20 de dezembro de 2001, a diviso passou a ser subordinada Superintendncia Municipal de Segurana Pblica - SMSP.

15

28

(desde envolvimento de jovens com bebida alcolica at agresses fsicas) este atuava e, caso necessitasse de apoio, acionava a Polcia Militar.

O trabalho que a Guarda Municipal estava desenvolvendo nas escolas foi, em certa medida, recentemente interrompido. A insatisfao da populao com o sistema de sade do municpio gerou um aumento do nmero de ocorrncias nos postos de sade do municpio, envolvendo desde agresses verbais e fsicas a depredaes. A situao nos postos de sade se tornou preocupante, sendo necessrio cambiar guardas das escolas para estes postos. A sada dos guardas municipais das escolas, de acordo com relato dos policiais militares que atuam em Betim, desencadeou um aumento de ocorrncias nas escolas e a polcia passou a ser acionada novamente. Para resolver esse impasse, numa parceria entre a Polcia Militar e a Prefeitura Municipal, foi criado um grupo chamado Patrulha Escolar. Este grupo formado por trs equipes, cada uma composta por um guarda municipal e um policial militar fardado que, com uma viatura caracterizada, ficam a disposio das escolas fazendo rondas peridicas e palestras como forma de apoio.

Para estudar em que medida a utilizao de policiais militares ou guardas municipais pode minimizar a violncia na escola, a prxima seo apresentar os resultados de um questionrio aplicado aos diretores das escolas de Betim, onde se procurou captar as percepes destes a respeito dos problemas de violncia enfrentados nas escolas e das interferncias da Polcia Militar e da Guarda Municipal nesta questo. Em seguida ser confrontada a atuao de ambas as instituies na soluo dos mencionados problemas.

29

4 VIOLNCIA NAS ESCOLAS EM BETIM: ANLISE DOS DADOS

Levantamentos estatsticos da Polcia Militar referentes violncia nas escolas no ano de 200216, englobando todas as escolas de Betim17, registraram cerca de 328 ocorrncias, sendo: 75% de visitas tranqilizadoras; 10,1% relativas a ameaas a alunos e professores; 6,4% de agresses vias de fato; 4,3% de leses corporais devido a brigas entre alunos; 3,7% de arrombamentos; 0,3% de trfico de drogas e 0,3% de uso de drogas.

A maioria das ocorrncias se refere a visitas tranqilizadoras s escolas, tanto por solicitao de diretores quanto por iniciativa da prpria Polcia Militar. Essas visitas so preventivas e tem como objetivo dispersar alguns delinqentes do ambiente escolar, garantir a sensao de segurana e orientar os alunos em relao ao uso de drogas. Outros problemas freqentes que clamam pela interveno da polcia so as brigas entre alunos e os arrombamentos.

Por muitas vezes a polcia acionada para apoiar a escola por motivos de suspeita de colocao de bombas ou por ameaas intimidativas de traficantes determinando o fechamento da escola em alguns turnos de aula. Dados como esses no so registrados oficialmente dificultando uma coleta de dados mais precisa sobre ocorrncias nas escolas.

16 17

MINAS GERAIS. Polcia Militar. Relatrio Anual de Ocorrncias. Betim, 2003. p15 a 25.

Betim possui 114 escolas, sendo 61 da rede municipal, 30 da rede estadual e 23 particulares (Secretaria Municipal de Educao e Cultura de Betim SEMEC).

30

Para a elaborao deste trabalho foi distribudo um questionrio18 sobre violncia nas escolas para trinta escolas, do ensino mdio e fundamental, da rede pblica, municipal e estadual, localizadas no municpio de Betim. A escolha das escolas que participaram do questionrio se baseou na seleo daquelas que demandavam com maior freqncia a presena da polcia, abrangendo principalmente as escolas situadas nas regionais do Citrolndia, Sede, Alterosas, Imbiruu e Terezpolis. O questionrio envolveu dados relativos a indisciplina, participao da comunidade, de rgos e entidades pblicas e privadas no ambiente escolar. Os responsveis pelas respostas dos questionrios foram os diretores dessas escolas, portanto, em certa medida, os questionrios refletem a viso destes. Do total de trinta escolas, vinte e quatro responderam s perguntas.

4.1 Tabulao e descrio dos dados da pesquisa

O objetivo do questionrio foi procurar responder, de algum modo, as questes formuladas no incio do trabalho, ou seja: O que as escolas esperam da atuao policial? Que tipo de demanda feita pelas escolas polcia? Existe diferena na percepo dos diretores sobre a atuao da Polcia Militar e da Guarda Municipal no tocante a violncia escolar? Esse trabalho pode ser assumido pela Guarda Municipal?

As perguntas deram origem a 15 tabelas divididas em sete blocos: violncia nas escolas (tabelas de 1 a 5), mecanismos para prevenir / coibir a violncia na escola (tabelas de 6 e 7), participao de outros rgos com relao a violncia na escola (tabelas 8 e 9), participao da Guarda Municipal na opinio dos diretores (tabelas 10 a 12), participao da Polcia Militar na opinio dos diretores (tabela 13), apoio que as

18

Algumas perguntas deste questionrio foram extradas do Survey da Violncia nas Escolas de Belo Horizonte Centro de Estudos Sobre Criminalidade e Segurana Pblica - CRISP/2002.

31

escolas consideram

importante (tabela 14) e medidas de maior importncia para

garantir a segurana na escola (tabela 15). A pesquisa comprovou que a violncia est presente no ambiente escolar, seja com relao ao patrimnio, seja com relao ao seu pessoal. 91,7% dos diretores (quase totalidade) acreditam que este problema derivado do ambiente externo. Reforando esta crena, em relao regio onde a escola est localizada, 41,7% classificaram como violenta, 41,8% como insegura e apenas 16,6% a consideram tranqila, fato que pode indicar uma associao entre a violncia na regio da escola e a demanda das escolas por auxlio da polcia ou ainda, conseqentemente, a violncia na prpria escola. (TABELAS 1 e 2) TABELA 1 Origem da violncia na escola Origem Interna Externa TABELA 2 Condies de insegurana na regio onde a escola se localiza Condio Tranqila Insegura Violenta Quantidade de escolas 04 10 10 Quantidade de escolas 02 22

Pelos dados da TABELA 3 pode-se verificar que as principais ocorrncias de violncia nas imediaes das escolas apontadas pelos questionrios foram: 66,7% referentes a assaltos e roubos, 66,7% venda de drogas, 58,3% consumo de droga, 45,8% brigas de gangues, 41,7% de homicdios, 41,7% pichaes, lotes vagos e entulhos, 37,5% furtos, 29,2% de prostituio e 25% atropelamentos.

32

TABELA 3 Tipo de violncia nas imediaes da escola Ocorrncias Assaltos e roubos Venda de drogas Pessoas consumindo drogas Brigas de Gangues Pichaes e lotes vagos ou entulho Homicdios Furtos Prostituio Atropelamentos Quantidade de escolas 16 16 14 11 10 10 09 07 06

Os problemas enfrentados pelas escolas variam geograficamente. Escolas localizadas prximas de favelas tendero a ter mais problemas relacionados a assaltos e roubos, narcotrfico e brigas de gangues. Escolas em cujas redondezas existem lotes vagos, pouca iluminao e prdios abandonados podero apresentar maiores problemas ligados depredao e atrao de marginais.

A anlise dos dados, ao contrrio do que os diretores pensam, evidencia que a violncia no apenas conseqncia de fatores externos, extra-muros, patrimnio e contra a pessoa reforam esta idia (TABELAS 4 e 5). TABELA 4 Tipo de violncia na escola em relao ao patrimnio Quantidade de escolas Ocorrncias Alunos praticando depredaes, vandalismos e pichaes* 15 Escolas sendo invadidas 10 * 54,2% das escolas tiveram que ser reformadas ou pintadas devido a atos de vandalismo. mas que infelizmente esta transps os limites escolares. Os dados referentes a crimes contra o

33

TABELA 5 Tipo de violncia na escola em relao s pessoas Ocorrncias Alunos brigando entre si Roubo de objetos de alunos, professores ou funcionrios Alunos consumindo bebida alcolica Alunos usando drogas Alunos portando armas de brinquedo Alunos portando armas brancas (facas, canivetes) Venda de drogas nas escolas Professores ou funcionrios sendo ameaados por alunos Alunos sofrendo discriminao racial Alunos sofrendo abusos sexuais Brigas de Gangues Alunos portando armas de fogo Alunos agredindo professores Quantidade de escolas 21 15 12 10 10 09 04 04 03 02 02 02 02

Com relao aos crimes contra o patrimnio todas as escolas o sofreram em alguma modalidade. Os mais freqentes so os casos de depredao, vandalismos e pichaes realizados por alunos (62,5%) e invases (41,6%). O fato dos alunos estarem depredando o local ao qual eles prprios deveriam proteger e zelar, pode indicar que a violncia tambm tem como causa fatores internos. 54,2% das escolas tiveram que ser reformadas ou pintadas devido a tais atos de vandalismo. As invases tambm so preocupantes, de acordo com os diretores das escolas. Elas normalmente ocorrem durante a hora do intervalo para o lanche e nos finais de semana, por jovens que pertencem comunidade, sendo alguns ex-alunos. Em sua grande maioria estes no trabalham e ficam vagando pelo ptio, utilizando as dependncias da escola como local de ponto de encontro de amigos, para a prtica de esportes, namoro, venda de drogas dentre outros.

Com relao aos crimes contra pessoa, verifica-se que briga entre alunos a ocorrncia mais comum com 87,5% dos casos. O cotidiano escolar (como exposto na seo 2) um foco de tenses, o ambiente est impregnado de brigas, discusses, agresses e ameaas. Briga entre alunos dentro ou fora da escola sempre foi um dilema para os diretores. Atualmente estas brigas parecem estar mais freqentes devido ao

34

menor grau de tolerncia, de crena no futuro e de respeito s regras que os jovens esto enfrentando.

A incidncia de roubo tambm expressiva (62,5%). A falta de vigilncia e segurana dos prdios escolares facilitam os roubos e furtos contra alunos e professores.

O uso de bebidas alcolicas (50%) e de drogas (41,7%) pelos alunos, representam um ndice muito alto, visto que este questionrio abrangeu escolas do ensino fundamental e mdio, cujos alunos esto na faixa etria dos 7 aos 20 anos de idade. O consumo do lcool em muitos casos inicia-se na prpria famlia. Por ser socialmente aceito, incorporado como elemento de sociabilidade em todas as camadas sociais. J as drogas ilcitas aparentemente comeam a ser consumidas geralmente fora do mbito familiar, atravs de amigos ou pelo poder de seduo do trfico.

Outro dado importante est relacionado ao porte de armas. 41,7% das escolas registraram alunos portando armas de brinquedo, 37,5% armas brancas e 8,3% portando armas de fogo. A utilizao de armas por alunos no interior da escola tenderia a ser uma provvel rotina, uma forma de autoproteo. A arma, para estes alunos, pode estar sendo um objeto comum e desejvel expressando fora, prestgio e poder.

A discriminao racial (12,5%) e o abuso sexual (8,3%) aparentemente ainda no foram banidos do ambiente escolar. Aps ter sido feita a tipificao da violncia nas escolas, apontada pelos questionrios, ser exposto o que efetivamente a comunidade escolar tem feito para minimizar / coibir tais atos.

Em 2002 vrios recursos foram utilizados pelas escolas para minimizar a violncia. De acordo com os dados da TABELA 6, 66,7% das escolas investiram na melhoria da segurana dos seus prdios colocando grades, cadeados, muros altos, fechaduras e 29,17% reformaram os prdios (pinturas, reformas de telhados, reparo de instalaes eltricas e hidrulicas e etc.). Parece haver uma preocupao significativa dos diretores em fazer do ambiente escolar um local seguro e agradvel. Quanto

35

colocao de grades e cadeados, estes foram os meios imediatos para tentar minimizar os problemas de invaso e arrombamentos, embora se deva argumentar que tais solues poderiam causar um impacto negativo aos olhos daqueles que freqentam a escola, mostrando-a como um lugar de cerceamento de liberdade. No se sabe ainda ao certo o impacto relativo de tais medidas na reduo da violncia na escola, mas provavelmente tais medidas apenas protegeriam em alguma medida a escola de ameaas externas, no solucionando seus problemas internos. Como veremos mais adiante, grande parte do trabalho que os diretores afirmam esperar das polcias se relaciona mais a conflitos advindos do pblico interno da escola. Como medidas mais voltadas para o pblico escolar propriamente dito, do total das escolas 79,2% contaram com a atuao preventiva da Polcia Militar atravs de palestras e visitas tranqilizadoras. 37,5% das escolas investiram em treinamento dos professores para lidar com o problema da violncia, 29,17% investiram na mudana dos planos pedaggicos, 25% optaram pela punio dos alunos desordeiros atravs de suspenses e expulses e apenas 4,2% empregaram disciplinadores. TABELA 6 Recursos utilizados pela escola nos ltimos doze meses para minimizar a violncia Recursos utilizados Colocao de grades, cadeados, fechaduras e muros altos Presena de guardas municipais Treinamento e formao de professores para lidar com o problema Atuao preventiva da Polcia Militar Reforma das instalaes escolares Mudana no plano pedaggico da escola Punio exemplar de alunos infratores (expulso, suspenso) Atuao repressiva da Policia Militar Emprego de disciplinrios
* 79,2% das escolas foram atendidas pela Polcia Militar ** 70,8% das escolas foram atendidas pela Guarda Municipal

Quantidade de escolas 16 12 09 08 07 07 06 02 01

Aliada a estes recursos, as escolas vem tambm desenvolvendo atividades culturais com os alunos (75%), ministrando palestras sobre educao, uso de drogas e

36

outros temas de interesse dos jovens (75%). 58,3% das escolas esto abrindo seus portes para a comunidade e 50% esto montando oficinas de aprendizagem para motivao dos alunos (TABELA 7). Diversas pesquisas j demonstraram que estes ltimos itens, principalmente a abertura da escola para a comunidade, podem ter efeitos expressivos na preveno da violncia na escola.

TABELA 7 Atividade promovida pela escola para minimizar a violncia Atividades Atividades culturais Palestras Abertura da escola para atividade de lazer da comunidade Oficinas Quantidade de escola 18 18 14 12

Os rgos pblicos e algumas entidades esto tambm participando de projetos de combate violncia e em trabalhos educativos com os jovens. A Guarda Municipal e a Polcia Militar so os rgos mais presentes, 66,7% e 54,2%, respectivamente, segundo relatam os diretores. A associao da escola (29,1%), grupo de pais (20,8%), Secretarias Anti-drogas e de Educao (20,8%), organizaes religiosas (16,7%) e universidades 4,2% (TABELA 8). TABELA 8 Participao de rgos pblicos e outras entidades em projetos contra a violncia na escola rgos Guarda Municipal Polcia Militar Associao da escola Grupo de pais Secretaria Anti-droga, Secretaria de Educao Organizaes religiosas Organizaes cvicas e Universidades Quantidade de escola 16 13 07 05 05 04 01

37

A TABELA 9 demonstra que o conselho comunitrio de segurana, local onde a comunidade poderia expor e debater seus problemas com a Policia Militar, com lderes comunitrios e com polticos da regio, no vem ainda atraindo os diretores das escolas: 79% sabem da existncia dos conselhos, mas no participam, 4,2% desconhecem e apenas 16,7% participam dos conselhos de segurana. TABELA 9 Conhecimento e participao do conselho comunitrio de segurana da regio Situao S conhece Conhece e participa No conhece Quantidade de escolas 19 04 01

Com relao atuao da Guarda Municipal, 87,5% dos diretores consideram sua presena necessria e benfica ao ambiente escolar (TABELA 10). De acordo com a TABELA 11 pode-se verificar que 100% dos diretores aprovam o trabalho educativo da Guarda Municipal, 66,7% aprovam a vigilncia na porta da escola e 58,3% aprovam a vigilncia dentro da escola. Uma constatao interessante foi a reprovao, por 91,7% das escolas, para o trabalho repressivo da Guarda Municipal dentro dos portes da escola. Pode-se perceber uma tendncia dos diretores em apoiar atitudes preventivas em detrimento de aes repressivas. TABELA 10 Importncia da Guarda Municipal na escola Presena da Guarda Municipal Necessria e benfica Necessria mas prejudicial Desnecessria mas benfica Desnecessria e prejudicial Quantidade de escolas 21 01 01 01

38

TABELA 11 Aprovao da presena da Guarda Municipal na escola Atividade Fazendo trabalho educativo dentro da escola Fazendo trabalho de vigilncia na porta da escola Fazendo trabalho de vigilncia dentro da escola Fazendo trabalho repressivo dentro da escola Aprova 24 16 14 02 No Aprova ----09 10 22

Pela TABELA 12 pode-se constatar que a violncia nas escolas parece estar distribuda entre os trs turnos de aula: 45,8% dos diretores acham que a presena da Guarda Municipal deve ocorrer no trs turnos e 33,3% acham que a presena deve ser concentrada nos turnos da tarde e noite. TABELA 12 Importncia da presena da Guarda Municipal nos turnos de aula Turno Deveria ocorrer durante todo o turno de aula Deveria ocorrer em alguns turnos de aula (tarde e noite) Quantidade de escolas 11 08

Vale acrescentar que, em 05 escolas, os diretores consideraram que a Guarda Municipal deveria ser voltada para palestras sobre segurana e drogas, no importando o turno. J quanto Polcia Militar, das escolas pesquisadas 66,7% acreditam que a presena de policiais fardados necessria e benfica, 33,3% acham que a presena dos policiais desnecessria, mas benfica e 8,3% acham a presena policial necessria, mas prejudicial (ver TABELA 13). TABELA 13 Importncia da presena de policiais fardados na escola Presena da Polcia Militar Necessria e benfica Desnecessria mas benfica Necessria mas prejudicial Quantidade de escolas 16 08 02

39

Confrontando os dados das tabelas 10 e 13, constata-se que para os diretores a presena da Polcia Militar obteve menor aprovao que a atuao da Guarda Municipal, 66,7% contra 87,5%. Para os diretores, a presena de policiais militares dentro da escola pode ser um indicativo para a comunidade e para os alunos de que algo est errado, que algum delito foi cometido. A viso ainda difundida no meio social que a polcia uma fora repressora e armada. O guarda municipal, por ser um profissional deferente do policial na sua misso institucional e por no estar trabalhando armado, tende a passar para a comunidade escolar uma imagem conciliadora. Sua presena no carrega uma imagem de represso, no alarmando a comunidade e no trazendo apatia escola e aos alunos. Outro fator que pode explicar a maior aprovao de guardas municipais se configura em um contato rpido e certo destes com a Polcia Militar sempre que a situao exigir a atuao da autoridade policial. A TABELA 14 registra que a Polcia Militar e a Guarda Municipal so os principais apoios, para os diretores, na questo do enfrentamento da violncia na escola. A atuao conjunta destes dois rgos foi reconhecida por quase totalidade dos diretores como benfica ao ambiente escolar, seja ministrando palestras, visitas rotineiras ou mediante aes repressoras da polcia. A Guarda Municipal no pode substituir a Polcia Militar em vrias situaes (por exemplo, atendimento de ocorrncias, combate ao trfico de drogas), mas, com relao violncia escolar, uma maior atuao dos guardas municipais possibilitaria a realocao do corpo policial para outras reas que exigem uma presena mais efetiva no combate a criminalidade.

40

TABELA 14 Tipo de apoio que as escolas consideram necessrio para lidar com o problema da violncia Grau de necessidade 1 2 3 rgo Polcia Militar Guarda Municipal Associao de pais e mestres

Pela tabela 15 pode-se verificar que, mesmo que a Polcia Militar e a Guarda Municipal propiciem apoio escola, na opinio dos diretores, o treinamento e formao dos professores ainda so as peas fundamentais para lidar com o problema. Os diretores, por mais que tenham o apoio destas instituies, no excluem a responsabilidade de estar preparados para resolver os conflitos que ocorrem dentro da escola. TABELA 15 Medidas que os diretores julgam de maior importncia para garantir segurana na escola Grau de Medidas importncia 1 Treinamento e formao dos professores para lidar com o problema 2 Atuao preventiva da Polcia Militar 3 Presena da Guarda Municipal

Вам также может понравиться