Вы находитесь на странице: 1из 2

Fotometria de Chama

A fotometria de chama uma tcnica analtica muito simples baseada em espectroscopia atmica, que usada para identificao de compostos (metais) em emisso de radiao visvel. Para se fazer a anlise fotomtrica, a amostra contendo os ons metlicos inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiao emitida pelas espcies atmicas ou inicas excitadas, fazendo com que a chama adquira uma cor diferente, que caracterstica de cada elemento. Essa excitao provocada quando alguns eltrons de ltima camada de valncia absorvem certa quantidade de energia transmitida, nesse caso, o calor. Quando os eltrons voltam ao estado fundamental, liberam a mesma quantidade de energia que absorveram, em forma de radiao, e cada elemento libera a radiao em um comprimento de onda, fazendo com que cada elemento provoque uma mudana de cor diferente na chama. Logo, a presena do elemento determinada pela cor da chama. Segundo a portaria 108 de 25 de junho de 1991 da ANVISA as bebidas energticas que possuem Sdio e Potssio devem conter: Na 90mg/L e K 20 a 25mg/L. Produtos para preveno da desidratao e manuteno da hidratao (soros): Na 40 a 60mg/L e K 20mg/L. A anlise foi realizada em um Fotmetro de Chama Analyser Microprocessado 910 M 110V.

Procedimento experimental: Liga-se o Fotmetro de Chama; Verifica-se o controlador de gs; Calibra-se a chama com gua deionizada; Faz-se a calibrao com os padres; Ajusta-se o visor para medir a concentrao da amostra; Introduz-se o capilar no balo volumtrico com a amostra para se fazer a anlise.

Deve-se multiplicar os resultados por seus respectivos fatores de diluio. Certos cuidados e detalhes devem ser observados para o perfeito funcionamento desse sistema, tais como:

Acmulo de sujeira na cmara de mistura, obstruindo a passagem da amostra, provoca oscilaes nas medidas; Obstruo do cateter, ou capilar, impede a entrada da amostra; Deteriorao dos filos ticos e fotodetectores, causa perda da sensibilidade ou no a leitura; Oscilaes na rede eltrica ocasionam variaes na leitura; Equipamento conectado em tenso inadequada, poder levar a danos na fonte de alimentao; Vlvulas de ar e/ou gs travadas, no permitem o correto ajuste da chama (a chama de estar totalmente azulada); Quando a amostra, a ser analisada, est muito concentrada, alm da faixa linear, a soluo deve ser diluda para que sua concentrao esteja dentro da faixa de linearidade do mtodo; No intervalo entre cada amostra, o capilar deve ser imergido no balo volumtrico com gua deionizada, para limpar o cateter e evitar erros.

1ppm = 1mg/L Fator de diluio ( ) Quantas vezes a amostra foi diluda para poder ser analisada.

C0 = Concentrao original; X = Concentrao analisada; f = Fator de diluio. I

Вам также может понравиться