Вы находитесь на странице: 1из 37

Transmisses sem fio e campos magnticos prejudicam a sade humana?

Computao Mvel

Gustavo Pinto Vilela Julho de 2012

Instituto de Matemtica e Estatstica Universidade de So Paulo So Paulo, SP, Brasil

Sumrio
1. Introduo e motivao 1.1. Objetivo 2. Conceitos fsicos 2.1. Campos eletromagnticos 2.2. Radiao eletromagntica 2.3. Transmisses sem fio 3. Riscos e benefcios 4. Experimentos e resultados 4.1. Tipos de experimentos 4.2. Resultados em cncer 4.3. Projeto REFLEX 4.4. Projeto Interphone 4.5. Projeto AustinMan 4.6. LASR 2010 4.7. Outros estudos 5. Hipersensibilidade eletromagntica 5.1. Estudos e resultados 5.2. Tratamentos 6. Concluses 7. Referncias 2 3 4 4 4 6 8 9 10 10 13 14 15 16 18 21 22 23 24 26

1. Introduo e Motivao
A tecnologia tem avanado cada vez mais rpido com o passar do tempo. Nos ltimos anos, uma tecnologia que tem evoluido consideravelmente a transmisso sem fio, tornandose mais rpida e de mais fcil acesso ao pblico. O crescimento da comunicao sem fio favorece a troca de informao em todo lugar e a todo momento, encurtando as distncias entre seus usurios e tornando-os mais conectados. Como consequncia dessa tecnologia, os dispositivos mveis tambm tem se desenvolvido muito e mais rapidamente, tanto para acompanhar essa expanso como para explorar de forma mais adequada os recursos que esse meio de comunicao em ascenso tem a oferecer. Assim como acontece com todo novo paradigma ou tecnologia que passa a ser largamente utilizado, essa disseminao dos dispositivos mveis acarretou um aumento na preocupao relacionada ao impacto que essa tecnologia pode ter sobre a sade humana. Teme-se que possveis danos aos usurios s apaream com o surgimento de sintomas aps um longo perodo de exposio. Por isso, diversos estudos foram e esto sendo realizados para tentar prever um possvel efeito nocivo dessa tecnologia sobre o homem e assim, caso necessrio, desenvolver um meio de combat-la ou estabelecer medidas preventivas que limitem o seu uso. Alguns dos motivos que agravam essa preocupao so os crescentes nmeros de antenas de telefonia (ou Estaes Rdio-Base - ERBs) e de transmisses de dados sem fio que acompanham o crescimento da tecnologia. A preocupao referente comunicao sem fio decorrente dela ser baseada em radiao eletromagntica e j sabido que, quando emitida, parte dessa radiao pode ser absorvida pelo corpo humano, ou mais especificamente, pela cabea do usurio do dispositivo, no caso da computao mvel. A maioria dos estudos na rea foca na telefonia celular por esta apresentar mais riscos sade do que as outras tecnologias de comunicao sem fio. A razo deste risco elevado que os celulares so os aparelhos que emitem sinais com as potncias mais elevadas e mais prximas da cabea de seu usurio.

1.1.

Objetivo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar os estudos e resultados mais recentes nessa rea, mostrando o que tem sido feito, o que se deve ou no evitar e o que ainda necessita de maior ateno ou novos estudos para atingir concluses e medidas definitivas. A anlise das publicaes recentes serve de base para tentar responder a questo sobre a possibilidade das transmisses sem fio e dos campos magnticos serem prejudiciais sade humana. A sequncia deste texto est dividida da seguinte maneira: a prxima Seo faz uma breve introduo dos conceitos fsicos envolvidos, a Seo 3 aborda os risco e benefcios dessa tecnologia, a Seo 4 apresenta os experimentos e resultados recentes e, por fim, a Seo 5 conclui o assunto em discusso com o estado da arte das pesquisas.

2. Conceitos Fsicos
A seguir sero apresentados brevemente e de forma simples alguns dos conceitos fsicos envolvidos nas tecnologias de comunicao sem fio. O objetivo desta Seo no explicar exatamente o funcionamento da tecnologia nem a fsica relacionada ao processo, mas apenas situar o leitor no contexto fsico envolvido para que possa obter mais detalhes em caso de interesse.

2.1.

Campos Eletromagnticos

Um campo eltrico um campo de fora resultante da ao de um sistema de cargas eltricas e a regio invisvel formada pela energia da movimentao dessas cargas chamada de campo magntico. O campo eletromagntico aparece quando ambos existem simultaneamente e a movimentao de cargas consequncia da passagem de corrente eltrica [1]. Ambos os campos tem como caracterstica o rpido enfraquecimento conforme se aumenta a distncia da fonte [2]. Campos eltricos so enfraquecidos com o contato com a pele humana, enquanto campos magnticos so capazes de penetrar o corpo. Alguns estudos j associaram a exposio a campos magnticos com o aumento do risco de cncer [3] e por isso, diversos estudos que buscam possveis danos sade humana so focados na ao de campos ou radiao eletromagntica.

2.2.

Radiao eletromagntica

A radiao eletromagntica composta de um campo eltrico e um magntico, que oscilam perpendicularmente um ao outro e direo da propagao de energia [4]. Essa radiao consiste das ondas eletromagnticas que propagam a energia em um campo eletromagntico. As radiaes eletromagnticas podem ser divididas em radiao de baixa frequncia, mdia frequncia, radiofrequncia, entre outras, de acordo com a frequncia de emisso de suas ondas (ver Figura 1). Quanto maior a frequncia de emisso da onda, maior a energia que ela carrega.

Figura 1. Espectro eletromagntico (Fonte [5]).

Alm dessa diviso, os tipos de radiao eletromagntica tambm podem ser divididos, de acordo com o espectro eletromagntico, em dois tipos: ionizante e no ionizante. O primeiro capaz de remover eltrons de tomos ou molculas e assim causar danos ao tecido, como o caso do cncer. So exemplos de radiao ionizante os raios ultravioletas invisveis, raios X e raios gamma. A radiao no ionizante, por outro lado, no possui energia suficiente para alterar a matria. Porm, causa um aumento na vibrao das molculas e, consequentemente, um aumento na temperatura dos tecidos biolgicos. A frequncia desse tipo de radiao baixa para influenciar diretamente clulas vivas, porm pode causar mudanas significativas atravs de correntes induzidas. Esse o tipo de radiao que corresponde a maior parte do espectro e alguns exemplos so os raios ultravioletas visveis, infravermelho e as radiofrequncias. A radiofrequncia (RF) a forma de radiao utilizada na telefonia mvel, na transmisso de dados sem fio e na comunicao de celulares com as estaes de rdio base (ERB).
5

2.3.

Transmisso sem fio

Atualmente, toda e qualquer comunicao sem fio baseada em ondas eletromagnticas no ionizantes. Em especial, no caso dos dispositivos mveis, so utilizadas as radiofrequncias e radiao infravermelha, que so radiaes de alta energia. As transmisses sem fio permitem que dispositivos geograficamente separados possam se conectar e trocar dados e informaes sem a necessidade de existir uma conexo direta entre eles, por exemplo, via cabos. O alcance destas transmisses est diretamente relacionado com a forma de transmisso sem fio associada, variando de alguns poucos metros at milhares de quilmetros. A capacidade de transmisso de dados em uma determinada onda est diretamente relacionada com sua frequncia. Quanto maior a frequncia, maior a quantidade de dados que podem ser enviados por intervalo de tempo. Alm da capacidade de transmisso, a frequncia tambm determinante no alcance da onda e nos meios nos quais ela capaz de penetrar. Tabela 1. Faixas de frequncia de transmisses por rdios e aplicaes (Fonte [6]).
Nome (Frequncia...) Extremamente Baixa Ultra Baixa Baixa Mdia Alta Muita Alta Ultra Alta Super Alta Extremamente Alta Smbolo ELF ULF LF MF HF VHF UHF SHF EHF Frequncia 3 a 30 Hz 300 Hz a 3 kHz 30 a 300 kHz 300 a 3000 kHz 3 a 30 MHz 30 a 300 MHz 300 a 3000 MHz 3 a 30 GHz 30 a 300 GHz Aplicaes Comunicao com submarinos Comunicao com minas Transmisso de dados internacionais, torres de auxlio de navegao Torres de auxlio de navegao, rdios AM e comunicaes martimas e areas Rdios HM Rdios FM, aviao e televiso Televiso aberta, aparelhos celulares e redes sem fio Redes sem fio e satlites Micro-ondas em celulares, redes de computadores sem fio, radares, radio-astronomia e sistemas de armas avanadas

Essas caractersticas tornam alguns intervalos de frequncia mais adequados a determinadas forma de transmisso, como os casos de ondas de rdio mostrados na Tabela 1.
6

Alm de ondas de rdios, outras formas de transmisses tambm so bastante utilizadas, como por infravermelho, comum em controles remotos e outros equipamentos, e por luz, utilizadas entre satlites [6]. Entre as tecnologias de transmisso sem fio mais comumente usadas na computao mvel destacam-se o Bluetooth, a Wi-Fi e o WiMAX. O primeiro uma tecnologia de curto alcance e baixa taxa de transferncia; a segunda uma tecnologia de alta potncia, permitindo alta taxa de transferncia e alcance semelhante s conexes Ethernet tradicionais; por fim, o WiMAX uma tecnologia de longo alcance empregada na rea de telecomunicao como alternativa ao acesso via cabos.

3. Riscos e Benefcios
A maioria das pessoas est exposta a campos eletromagnticos no seu dia-a-dia. A rede eltrica ou mesmo os aparelhos eltricos utilizados normalmente geram esses campos sem que as pessoas se deem conta do que est acontecendo. Entretanto, a potncia destes campos baixa o suficiente para tornar segura a convivncia em meio a eles. O recente crescimento das transmisses sem fio e o avano dos dispositivos mveis, porm, tem aumentado significamente a exposio de seus usurios a campos eletromagnticos. Essa nova tendncia coloca a necessidade de realizar estudos e experimentos cientficos que possibilitem avaliar a segurana da sade de seus usurios em relao expanso da nova tecnologia. Ao longo dos ltimos anos, a grande maioria dos estudos que relacionam radiao eletromagntica e sade humana est focada na tentativa de encontrar ou reproduzir alguma anomalia gentica ou mesmo alteraes no sistema biolgico humano. Os estudos consideram os riscos diretos e indiretos que o uso excessivo da emergente tecnologia pode ter sobre a sade dos usurios. Apesar da crescente preocupao com os riscos que a exposio a esse tipo de radiao pode causar na sade humana, deve-se destacar que quando utilizadas de forma correta, em ambientes controlados e com tempos de exposio curtos, a radiao trs diversos benefcios rea mdica [7]. Algumas aplicaes bastante interessantes de campos eletromagnticos de baixa frequncia podem ser citadas. Por exemplo, o tratamento de dores e a recuperao de fraturas atravs do estmulo do crescimento sseo e reduo do tempo de recuperao; estimulao magntica transcraniana (TMS, do ingls Transcranial Magnetic Stimulation); ou deteco de tumores cancergenos. Outras formas de radiao tambm apresentam utilidade mdica como o caso da radiofrequncia usada na recuperao de tecidos e tratamentos de cncer e no exame de ressonncia magntica ou ainda a aplicao de raios X e raios gamma na tomografia e radioterapia, respectivamente.

4. Experimentos e Resultados
As subsees seguintes apresentam importantes estudos, resultados e concluses recentes de alguns notveis projetos que buscavam responder a pergunta sobre a radiao eletromagntica ser ou no prejudicial sade humana. Por fim, na Seo seguinte apresentada a hipersensibilidade eletromagntica, que se refere a um conjunto de sintomas, supostamente causados pela exposio a campos eletromagnticos, apresentados por pessoas hipersensveis. Os estudos apresentados focam em possveis efeitos nocivos sade humana. sabido que o contato com o eletromagnetismo causa alguns efeitos temporrios sobre o sistema biolgico, porm estes efeitos biolgicos no so tidos como prejudiciais sade e por isso so omitidos na maioria dos estudos. Efeitos com essa caracterstica, de desaparecem com o fim da exposio a campos eletromagnticos, so vistos apenas como alteraes nas respostas biolgicas dos voluntrios. Inclusive, muitos deles no foram encontrados em outros estudos e, portanto no so considerados conclusivos. Alguns exemplos de efeitos biolgicos observados em alguns estudos foram os seguintes: Reduo de trs a cinco batimentos cardacos por minuto [8]; Pequena alterao na atividade cerebral durante o sono [9][10][11][12][13]. Mais tarde, outro estudo mostrou que a alterao semelhante proporcionada pela cafena e alguns hormnios; Reduo na liberao de melatonina aps a exposio [14]; Efeitos temporrios sobre os processos cognitivos [15][16][17].

A seguir, sero descritos experimentos e projetos desenvolvidos na ltima dcada ou em ainda desenvolvimento que buscam descobrir se existem outros efeitos causados pelas transmisses sem fio e telefones celulares sobre a sade humana. O foco destes estudos est em resultados prejudiciais sade de seus usurios.

4.1.

Tipos de experimentos

Os experimentos presentes na literatura podem ser divididos em quatro tipos distintos: experimentos com clulas, com animais, clnicos ou epidemiolgicos [7][3]. Os experimentos com clulas so tambm conhecidos como in vitro por utilizarem clulas isoladas e so realizados em laboratrio com o objetivo de obter um melhor entendimento dos mecanismos biolgicos. Os experimentos com animais so tambm conhecidos como in vivo por serem realizados com animais ainda vivos, normalmente ratos e camundongos. Estes so tambm realizados em laboratrio e em condies bem controladas. Experimentos clnicos so realizados com voluntrios que ficam expostos a campos em nveis acima do normal para observar possveis alteraes fisiolgicas que so monitoradas por uma equipe especializada. Por fim, experimentos epidemiolgicos consistem da observao e comparao de grupos de pessoas que j estiveram ou esto expostos a campos com grupos que no foram expostos. Os grupos que de alguma forma j estiveram expostos vivem em ambientes no controlados e, portanto as condies do ambiente e de exposio no podem ser previstas. Entre essas formas de experimento, os epidemiolgicos so os mais complicados de serem analisados por no permiterem verificar instrumentalmente os resultados. Por este motivo, muitos dos critrios de anlise utilizados so estatsticos. Os estudos apresentados a seguir abrangem as quatro formas de estudos descritas anteriormente, escolhendo a que melhor se adequa ao objetivo do experimento e as condies disponveis no desenvolvimento do projeto.

4.2.

Resultados em cncer

Muitos estudos focam na possibilidade da radiao eletromagntica gerar ou acelerar o desenvolvimento de tumores cancergenos. A razo dessa maior preocupao por existirem resultados que associaram a exposio a campos eletromagnticos com o aumento do risco de cncer [3]. Inclusive, a Organizao Mundial da Sade (OMS) possui um rgo especfico dedicado a pesquisas em cncer que a Agncia Internacional de Pesquisa em Cncer (IARC, do ingls International Agency for Research on Cancer).
10

Em 1979, um estudo [18] realizado em Denver (Colorado, Estados Unidos) encontrou uma associao entre um maior risco de leucemia infantil e a presena de altas correntes eltricas. Este estudo, porm, no mediu a intensidade do campo eletromagntico para que estudos posteriores pudessem confirmar o resultado. Muitos esforos de pesquisas foram desprendidos na tentativa de reproduzir esse resultado e obter uma concluso definitiva, porm esse objetivo ainda no foi atingido. Um dos resultados obtidos no estudo de cncer est presente em um relatrio [19] do Conselho Nacional de Proteo Radiolgica (NRPB, do ingls National Radiological Protection Board) do Reino Unido, que diz ter encontrado alguma evidncia de que a exposio a campos eletromagnticos acima de 0.4 microtesla estariam associados a um aumento (quase o dobro) no risco de leucemia infantil. O estudo no encontrou nenhuma evidncia relacionada ao risco em adultos e o relatrio foi cuidadoso ao explicar que no foi encontrada nenhuma evidncia causal, aconselhando que mais estudos fossem realizados. O Instituto Nacional de Cncer (NCI, do ingls National Cancer Institute) e o Grupo de Oncologia de Crianas (COG, do ingls Childrens Oncology Group), ambos do Reino Unido, avaliaram a incidncia de cncer em crianas, focando em leucemia e tumores cerebrais que so mais comuns, devido exposio a campos eletromagnticos em suas residncias [20]. Os resultados obtidos indicaram que mesmo as crianas que residiam prximas a fortes campos magnticos no apresentavam riscos superiores s demais crianas [17][21][22]. Um estudo australiano [7] verificou uma acelerao no desenvolvimento de tumores em cobaias modificadas geneticamente para terem predisposio ao cncer [23]. Esse efeito s foi observado em cobaias expostas radiofrequncia durante toda a sua vida. Porm, estudos posteriores [24] realizados no mesmo local e utilizando mais animas no conseguiu reproduzir o resultado. Alem disso, a generalizao para a sade humana a partir do resultado obtido com as cobaias no clara. Estudos falharam em encontrar evidncias que associassem o desenvolvimento do cncer com a exposio a campos eletromagnticos induzidos por correntes de alta voltagem [17][25][26][27][28]. Tambm no encontraram qualquer outro efeito sobre a formao do feto durante a gestao, nem em funes imunolgicas, reprodutivas, comportamentais ou de aprendizado [13]. Alguns estudos resultaram em indcios de um crescimento na taxa de cncer em indivduos que trabalhavam com eletricidade [29][30]. Esse resultado, porm, foi contrariado recentemente [13][17].

11

Houve tambm um estudo [31], na Dinamarca, que avaliou um grupo de pessoas por 13 anos para verificar a incidncia de cncer e os resultados no encontraram nenhuma evidncia. Cinco anos depois, o estudo foi atualizado [32] e ainda assim no foi encontrado nenhum resultado que levasse a concluir o aparecimento de cncer. Em 2002, a IARC concluiu que os campos magnticos no esto relacionados a qualquer tipo de cncer exceto a leucemia. A exceo feita decorrente do estudo citado anteriormente que ainda no pde ser reproduzido. Essa indefinio sobre causar leucemia infantil, fez a IARC classificar os campos eletromagnticos como possivelmente carcinognicos a humanos [33]. Os pesquisadores concluram no haver efeitos dos campos magnticos que no estejam relacionados ao cncer. Em maio de 2011, IARC publicou uma reviso das evidncias que relacionam campos eletromagnticos e cncer. Nessa reviso [34], a agncia concluiu que haviam evidncias limitadas de que usurio de telefones celulares podem apresentar um risco elevado de glicoma [35][36][37] e neuroma acstico [38], e que no haviam provas adequadas de quaisquer outros riscos sade humana [39]. Ainda nesta reviso, como decorrncia da evidncia relacionada ao neuroglicoma, a IARC classificou os celulares como possivelmente cancergenos. A classificao assusta quando mal interpretada, mas a interpretao que a agncia d de que h muito pouca evidncia cientfica relacionada carcinogenicidade do uso dos telefones celulares [17]. Apesar dos esforos em reproduzir alguns resultados ou na busca por evidncias de que a radiao eletromagntica pode iniciar algum tipo de cncer ou mesmo influenciar no desenvolvimento de tumores j existentes, nenhum resultado significante foi obtido [7][17][40] [41][42]. Em abril de 2012, um relatrio [43] publicado pela Agncia de Proteo Sade do Reino Unido concluiu que ainda no h indcios convincentes de que as transmisses sem fio causem efeitos nocivos sade humana, porm o perodo considerado nos estudos relacionados a cncer, de no mximo 15 anos, no so longos o suficiente para que resultados conclusivos possam ser obtidos. Ainda seguindo essa ideia da necessidade de estudos com perodos mais longos, existe um estudo recente [44] que ataca os resultados existentes e afirma que o perodo considerado no foi longo o suficiente para o aparecimento do cncer. Nesse estudo, o autor teme que a radiao emitida por celulares seja mais perigosa que o cigarro. Segundo ele, o mesmo ocorreu quando o tabaco comeou a se tornar popular e somente muitos anos depois que os reais riscos sade foram comprovados por estudos, no incio diziam que os riscos eram pequenos
12

demais e nenhuma pedida preventiva foi tomada [45]. Um exemplo disso uma publicao de 2006 disponibilizada pela Ericsson que informa ao usurio que no h necessidade de se preocupar com os riscos dos telefones celulares [46].

4.3.

Projeto REFLEX

O projeto REFLEX foi desenvolvido entre os anos de 2003 e 2005, com a colaborao de doze pesquisadores em sete pases europeus e destacou-se por ter obtido resultados considerados significativos. O foco das pesquisas do projeto REFLEX est relacionado a possveis alteraes genticas que poderiam ser causadas, direta ou indiretamente, pela exposio radiao eletromagntica. Os resultados, porm, ainda no esto completamente disponveis, o que dificulta a interpretao dos dados coletados durante o projeto. Um dos estudos [7] do projeto, realizado em 2004, encontrou fortes evidncias de alteraes no DNA de clulas humanas e de ratos expostas a sinais de intensidades consideradas seguras pelos principais rgos reguladores [47]. Alm disso, os pesquisadores encontraram que essas clulas apresentavam indicativos de aberraes cromossmicas e diviso celular acelerada, o que poderia representar um incio de cncer em um ser vivo [48] [49][50][51]. Mais tarde, os resultados de danos em cromossomos de alguns tipos de clulas foram contrariados por outros estudos [52]. Houve tambm a tentativa de reproduzir esses resultados em outro estudo [53] para confirmar as observaes, entretanto os pesquisadores no obtiveram xito. Alguns dos resultados disponveis dizem que os pesquisadores no encontraram efeitos prejudiciais ao ciclo [54][55][56][57][58], proliferao ou diferenciao celular [17]. Assim como na incidncia de apoptose, na sntese de DNA ou em funes imunolgicas [59][60][61]. Ainda nessa linha de estudo, algumas pesquisas recentes esto sendo desenvolvidas com o objetivo de analisar os efeitos dos campos eletromagnticos sobre os radicais livres do DNA [62]. Os radicais livres so capazes de interagir com o DNA e outros componentes celulares ao participar de importantes processos fisiolgicos, incluindo funes imunolgicas. Alguns resultados preliminares indicam que os campos podem elevar os nveis de radicais livres [63] [64][65], enquanto outros resultados sugerem que o DNA pode ser indiretamente afetado por essa influncia dos campos eletromagnticos sobre os radicais livres [66][67]. Desconsiderando esse possvel efeito indireto, h quase um consenso quanto incapacidade dos campos afetarem diretamente o DNA.
13

Atualmente, a influncia da radiao eletromagntica sobre o DNA considerada improvvel, porm incerta. Existem especulaes de que a exposio poderia inibir a atividade celular de reparao a danos normais de DNA e que isso afetaria indiretamente a sua estrutura. Porm, nenhum estudo conseguiu obter esse resultado.

4.4.

Projeto Interphone

O Interphone o maior projeto epidemiolgico j realizado, envolvendo estudos de grupos localizados em 13 pases (nove da Unio Europeia, Alemanha, Dinamarca, Finlndia, Frana, Israel, Itlia, Noruega, Sucia e Reino Unido, mais Austrlia, Canad, Japo e Nova Zelndia) e coordenado pela IARC. O foco da maioria das pesquisas relacionadas ao projeto est na busca em descobrir se existe alguma relao entre telefones celulares e o surgimento ou desenvolvimento de tumores cerebrais. Os resultados do projeto foram publicados recentemente e os pesquisadores no encontraram uma slida ligao entre tumores cerebrais e telefones celulares [7][39][40][68] [69][70][71]. Porm, dois grupos do projeto, um sueco e outro canadense, obtiveram alguns resultados diferentes. O grupo sueco, em 2011, neuromas acsticos [72], que so tumores benignos que se desenvolvem lentamente, alm de analisou glicomas, meningiomas e cncer da glndula partida. O estudo [7][73] relatou o aumento de risco de surgimento destes tumores e um aumento considervel no risco surgimento de glicomas aps o uso dos celulares a longo prazo [35]. As estimativas obtidas eram de que os riscos podem dobrar aps dez anos de uso regular dos aparelhos celulares [74], considerando sempre o lado da cabea utilizado durante o uso do celular [7][17][75]. O estudo, porm, sugere que os resultados necessitam ser replicados [17][34]. O grupo de pesquisadores canadenses, da Universidade de Queens, descobriu que, embora do uso do telefone celular parecer aumentar o nvel de testosterona circulando no organismo, pode tambm acarretar uma baixa qualidade do esperma e a diminuio na fertilidade atravs da reduo dos nveis do hormnio luteinizante excretado pela glndula pituitria [17][76][77]. O projeto Interphone considerado grande e rigoroso em relao aos experimentos realizados e resultados obtidos, e ainda assim os dados no convenceram os cientistas de que existe alguma evidncia de uma associao entre o uso de telefones celulares e o desenvolvimento de cncer [17]. Isso levou a concluso de que se existe um efeito dos telefones celulares sobre o risco de tumores no crebro, ento este efeito deve ser
14

extremamente pequeno para no ser detectado em um estudo do tamanho do Interphone [40][78].

4.5.

Projeto AustinMan

um projeto [79] em desenvolvimento na Universidade do Texas, localizada na cidade de Austin, pela Fundao Nacional de Cincias dos Estados Unidos (NSF) e est previsto para ser concludo em 2013. O objetivo do projeto estudar os efeitos da radiao eletromagntica emitida pelos telefones celulares e a possibilidade de causarem danos sade humana, focando em estudos relacionados ao cncer. Para isso, o estudo utiliza uma abordagem completamente diferente dos trabalhos anteriores em razo da criao e uso do AustinMan. Desenvolvido neste projeto, AustinMan o nome dado a um modelo eletromagntico do corpo humano com uma resoluo sem precedentes. Embora o estudo ainda no esteja finalizado, o modelo j foi colocado disposio de pesquisadores do mundo todo. A motivao dos pesquisadores para desenvolver o modelo foi baseada em diversos fatores que atualmente dificultam os estudos. Entre eles esto que usualmente estudos epidemiolgicos utilizam correlaes estatsticas para estimar os riscos e estabelecer relaes de causa. Essa correlao deve ser especialmente forte em casos onde no existem mecanismos conhecidos, biologicamente plausveis, atravs dos quais a exposio ao agente em estudo poderia causar o resultado observado. Assim, necessrio que muita gente deva adoecer para que os estudos estatsticos fundamentem uma concluso. Existiram outras tentativas anteriormente de criao de um modelo eletromagntico como este. Porm, estes outros modelos virtuais esbarravam no poder computacional necessrio para fazer simulaes complexas e assim tinha um baixo poder preditivo. O AustinMan surge como uma soluo para essa barreira proporcionando um alto poder computacional. Segundo os pesquisadores, o novo modelo possibilita: Representar o corpo humano com alta fidelidade com uma resoluo de um milmetro cbico. Isso significa que a qualidade da resoluo seria superior do que a obtida com tomografia computadorizada e ressonncia magntica; Estimar os efeitos da radiao nas diversas potncias emitidas pelos mais diversos equipamentos do tipo sem fio; Obter evidncias cientficas, e no levantamentos estatsticos, do funcionamento do corpo humano para balizar concluses mais seguras.
15

O projeto ainda est em andamento, porm um resultado preliminar publicado recentemente diz A evidncia, embora ainda esteja se acumulando, forte o bastante para endossar uma concluso: h risco. Mesmo antes de concluir os estudos, os pesquisadores acreditam que a radiao eletromagntica gerada pela transmisso de dados por equipamentos sem fios preocupante. Uma ressalva feita pelos pesquisadores do projeto de que modelos virtuais no conseguiro responder taxativamente se os telefones celulares causam cncer ou no porque os cientistas no sabem tudo sobre a dinmica do cncer e outros efeitos adversos sade induzidos por diversos fatores ambientais. Essa observao que dizer que no h como colocar em um modelo virtual, mecanismos ou comportamentos que no so conhecidos pelos cientistas. Porm, ainda assim a pesquisa relevante porque permitir o desenvolvimento de dispositivos mais seguros.

4.6.

LASR 2010

A reviso da literatura aponta uma considervel produo bibliogrfica sobre o tema da influncia da radiao eletromagntica ser ou no prejudicial sade humana. Mostra tambm que a maioria dos estudos e projetos desenvolvidos na rea so provenientes dos Estados Unidos ou de pases europeus, enquanto observada uma escassez de estudos no Brasil e demais pases da Amrica do Sul. Recentemente, em 2010, surgiu o projeto Reviso Cientfica Latino-Americana [80] (LASR, do ingls Latin America Scientific Review) com o objetivo de inserir a Amrica Latina no contexto das pesquisas em campos eletromagnticos de alta frequncia e sade humana. A iniciativa partiu do Instituto Edumed para a Educao em Medicina e Sade e de um grupo de cientistas brasileiros independentes dedicados investigao, desenvolvimento e educao. Juntos, convocaram um painel de experientes cientistas latino-americanos com o objetivo de produzir e publicar um relatrio de consenso independente. O LASR consistiu de uma reviso bibliogrfica completa [80] e a elaborao de uma sntese de tudo o que tem sido discutido na literatura mundial. O projeto tem como objetivo final estimular o desenvolvimento de estudos semelhantes na Amrica Latina e a criao de um centro especializado onde os pases latinos possam colaborar em prol do avano das pesquisas locais. Os resultados obtidos na reviso bibliogrfica esto disponveis no site oficial [80] de forma bastante completa e detalhada. A seguir, alguns dos resultados mais relevantes sero
16

apresentados e dessa forma feita tambm uma sntese dos resultados mencionados nas subsees anteriores. A concluso geral dos estudos in vitro que existem muitas provas insuficientes e faltam provas consistentes e vlidas que permitam estabelecer uma relao de causa e efeito entre a exposio radiofrequncia e efeitos de curto prazo sobre a regulao do ciclo celular, mecanismos de transporte de membranas, apoptose, genotoxidade, taxas de mutao, expresso de gene e protena, danos ao material gentico e proliferao celular e transformao e diferenciao de clulas e tecidos [81]. Alguns dos efeitos relatados em estudos parecem ter pouco significado quanto ao cncer ou ao impacto sobre os sistemas celulares maiores, pelo menos enquanto a exposio mantida abaixo dos nveis de segurana recomendados, mesmo por longos perodos de tempo [81]. Nos estudos in vivo, um dos efeitos mais significativos da radiofrequncia o rompimento da barreira hemato-enceflica, no entanto, estudos mais bem controlados no obtiveram o mesmo resultado [82]. No existem evidncias convincentes sobre outros parmetros fisiolgicos e bioqumicos em animais. Ademais, no se tem certeza se vlido generalizar esses resultados aos seres humanos. A concluso em [82] que mesmo aps mais de 20 anos de estudo no encontraram efeitos consistentes ou importantes da radiofrequncia abaixo dos padres internacionais de segurana em animais. No parece haver nenhum efeito fisiopatolgico importante dos campos eletromagnticos, mesmo daqueles mais fortes que os presentes no cotidiano, alm do efeito trmico. Estudos com voluntrios tm investigado principalmente possveis efeitos da radiao emitida pelos telefones celulares sobre o sistema nervoso, incluindo muitas respostas cognitivas e comportamentais, tanto em adultos como em crianas. A concluso em [83] de que no existem efeitos significativos do uso de telefone celular ou de proximidade razovel de ERBs e que outros efeitos investigados sobre a dor, viso, audio e da funo vestibular, bem como sobre os sistemas endcrino e cardiovascular, foram majoritariamente negativas. Estudos com imagens funcionais do crebro e de termografia infravermelha profunda mostraram que no h nenhum aquecimento significativo sobre o osso ou no crebro causado diretamente pela exposio radiofrequncia [83]. A ressalva que deve ser feita que ainda no se sabe os resultados de exposio a longo prazo. Em relao exposio a partir de antenas de estaes rdio-base especificamente, existe um consenso cientfico de que esses nveis so milhares de vezes abaixo dos padres internacionais de segurana, mesmo a curtas distncias das antenas [84] [85]. Entretanto, h a necessidade de estudos de longa durao. Com exceo do discutvel risco ligeiramente maior de gliomas e neuromas acsticos para usurios com mais de 10 anos de uso, os estudos
17

epidemiolgicos de associao entre a exposio das populaes a radiofrequncia de telefones celulares ou estaes rdio-base e vrios outros problemas de sade, como doenas neurodegenerativas, doenas cardiovasculares, catarata, alteraes de sade reprodutiva, mudanas de comportamento e sintomas inespecficos, entre outros, resultou em sua maioria sem associaes estatisticamente significativas [84]. Por fim, a reviso sobre os efeitos prejudiciais concluiu que as tecnologias de comunicao sem fio com potncia suficiente e em grande proximidade com dispositivos mdicos de vrios tipos, inclusive dispositivos implantados, por exemplo, marca-passos e desfibriladores implantados, tm a possibilidade de causar interferncia eletromagntica com efeitos perigosos sobre o bem-estar e suporte de vida de pacientes crticos [7][13]. No entanto, as tecnologias usadas, de baixa potncia e espectro de frequncia, pelos dispositivos atuais de comunicao digital e os filtros eletrnicos instalados em modernos dispositivos mdicos tm reduzido muito a probabilidade de ocorrncia de tais riscos [39].

4.7.

Outros estudos

A literatura bastante vasta em quando se trata da busca por danos a sade humana e, assim, existem muitos outros estudos realizados recentemente que no foram abordados ou citados nas subsees anteriores. Alguns deles obtiveram resultados e concluses diferentes dos que foram explicados acima. Dentre os principais efeitos citados nestes estudos esto: Possibilidade de a radiofrequncia causar cefaleias ou tumores cerebrais, considerando o tempo de uso do dispositivo mvel, a distncia da orelha e a posio relativa do dispositivo e a ERB [13]; Aumento da protena transtiretina no sangue. Esta uma protena presente na barreira sangue-cerebroespinhal que a barreira de proteo do crebro contra agentes externos. O estudo [86] da Universidade de Orebro, na Sucia, e afirma que esse aumento no causa de preocupao, mas demonstra que o crebro de fato afetado pelo uso do telefone celular; Pequena alterao na membrana celular com a radifrequncia [7]; Reduo temporria da eficincia da memria do voluntrio aps exposio radiofrequncia [15][87][88];

18

Possibilidade de ondas eletromagnticas afetarem o equilbrio [89] (em razo dos sensores estarem localizados prximos a orelha), a sensao de dor e o funcionamento cerebral em geral [90]. Em outro estudo, um experimento com pacientes bipolares mostrou que a exposio a um determinado padro de ondas eletromagnticas capaz de aliviar os sintomas da doena [91]; Elevao do fluxo sanguneo [92][93] e da temperatura na cabea do usurio ao utilizar o dispositivo mvel prximo a orelha [94][95]. Mais tarde, outro estudo mostrou que a elevao da temperatura inferior as observadas aps a realizao de exerccios fsicos; Possibilidade de campos eletromagnticos suprimirem o metabolismo da glicose no crebro [96]. O estudo foi realizado por neurocientistas finlandeses na Universidade de Turku. Mais tarde, outro estudo mostrou que flutuaes muito maiores ocorrem naturalmente, sob o efeito de lcool, por exemplo [97].

Diversos outros estudos buscaram evidncias de danos ao sistema auditivo [7][98][99] [100][101][102] ou alteraes no nvel hormonal [103] ou no sistema imunolgico [103][104] ou cardiovascular [103], incluindo presso sangunea e ritmo cardaco, porm no obtiveram resultados conclusivos [42]. Os nveis de radiofrequncia aos quais um usurio de telefone celular est exposto variam de acordo com o tempo de uso, a proximidade do dispositivo do corpo e a posio relativa da ERB. As ERBs emitem um nvel de radiofrequncia relativamente constante e quando o sinal de uma estao est baixo, os celulares aumentam seu nvel de emisso para compensar essa perda, chegando a ficar de 100 a 1000 vezes mais intenso do que o nvel das ERBs [13]. Estudos falharam na busca por algum efeito adverso da radiofrequncia sobre padres de ondas cerebrais, cognio e comportamento [17][42]. A favor dessa emisso por parte das ERBs, ainda h o fato de que com o avano das novas tecnologias de telefonia celular, como o caso das transmisses de dados 3G, as antenas de transmisso utilizam potncias de emisso cada vez menores [17]. Devido distncia em que os telefones celulares se encontram da cabea de seus usurios, existe tambm uma grande preocupao com as possveis consequncias sobre o sistema nervoso central [7][104][105][106]. Essa preocupao levou a muitos estudos relacionados aos efeitos neurotxicos da radiao emitidas pelos aparelhos celulares, como relatado em [103]. Os resultados obtidos no apontaram nenhuma evidncia prejudicial ao sistema nervoso central, porm no descartam a possibilidade e acreditam que mais estudos so necessrios [42].
19

Existe ainda uma grande quantidade de estudos relacionados ao tema que investigam a chamada hipersensibilidade eletromagntica, que o nome atribudo a pessoas que dizem sofrer de diversos sintomas quando esto expostas a campos eletromagnticos. Essa condio fsica, por assim dizer, foi tida alguns anos atrs como a doena da moda [45] em razo do crescimento das transmisses sem fio e da utilizao de dispositivos mveis. A partir do aumento no nmero de pessoas que se dizem eletrossensveis, diversos estudos passaram a dar mais ateno e a analisar a real causa dos sintomas. Mais detalhes sobre esses estudos podem ser encontrados na prxima seo. Com base nos estudos citados acima e em diversos outros e tambm como uma forma de precauo, existem normas que regulamentam os limites de exposio considerados seguros para seus usurios. Muitos dos estudos mais recentes, em seus experimentos, consideram essas normas na forma de analisar o risco sobre a sade humana. Alguns dos estudos focam apenas nos risco de exposies superiores as estabelecidas nas normas como uma forma de julgar os reais riscos da tecnologia e da exposio, enquanto outros olham apenas para os riscos de exposies abrangidos pelas normas para verificar se as regras so adequadas ou para estudar os riscos reais dos usurios do dia-a-dia que utilizam dispositivos dentro das regras estabelecidas. A ICNIRP, do ingls International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection, uma organizao independente e reconhecida pela OMS e foi responsvel por definir limites de exposio radiao eletromagntica com base nas taxas de absoro de energia (SAR, do ingls Specific Absorption Rate) [13]. Essa medida definida como a absoro por massa do tecido e expressa em unidade de watts por quilograma. Os limites adotados hoje so de 1.6 W/kg nos Estados Unidos e 2 W/kg na Europa. [7] No Brasil, a proposta para adoo dessas normas foi aprovada na Cmara dos Deputados por meio do projeto de lei no 031/2008 [1]. O objetivo ao definir essa medida garantir que a potncia mdia de emisso dos dispositivos fique razoavelmente abaixo dos picos e reduza a possibilidade de causar algum dano ao usurio. Inclusive, os novos modelos de dispositivos mveis precisam ser testados e aprovados de acordo com as normas antes de chegarem ao mercado. Por fim, a OMS afirma que a exposio a campos eletromagnticos de baixo nvel, ainda que por longos perodos, no oferecem risco sade humana. Este o caso das redes de transmisso de dados sem fio, por exemplo.

20

5. Hipersensibilidade Eletromagntica
Hipersensibilidade eletromagntica ou EHS, do ingls Electromagnetic HyperSensitivity, a denominao atribuda pessoas que afirmam apresentar alguma forma de sintoma quando expostas a campos eltricos ou magnticos, ou mesmo quando colocadas prximas a algum equipamento eltrico. Estimativas atuais mostram que 3% da populao mundial se diz eletrossensvel [107]. Entre essas pessoas, a maioria est localizada na Sucia, mas tambm existem grandes grupos nos Estados Unidos, Austrlia e Japo. Por isso, na Sucia foi fundada a Associao Sueca para Eletrossensveis (FEB, do sueco Elverknsligas Riksfrbund), que uma fundao de grande reconhecimento mundial. A razo dessa maior incidncia suca no conhecida, porm a presidente da FEB, Birgitta Knape, atribui este fato localizao do pas ser no extremo norte do planeta e, portanto sujeito a temperaturas bastante baixas. Segundo a pesquisadora, essa caracterstica acarreta um maior consumo de energia eltrica para iluminao das casas, uso de aquecedores e outros equipamentos, sujeitando seus habitantes a exposies acima do normal. Os sintomas associados eletrossensibilidade so muito diversos e variam muito de uma pessoa para outra [108][109][110], de forma que so praticamente nicos [17]. Muitos deles, inclusive, podem ser facilmente confundidos com sintomas tpicos de estresse, como o caso de problemas de pele, sensibilidade luz, viso distorcida, cansao, dores de cabea, dificuldade de concentrao, perda de memria, enjoos e palpitaes [17][111][112]. Essa diversidade e inexistncia de uma padronizao dos sintomas um dos motivos responsveis pela eletrossensibilidade eletromagntica no ser mundialmente reconhecida como uma doena ou incapacitao. Alguns profissionais a consideram uma condio fsica com uma causa no clara, enquanto outros sugerem que so em algum aspecto, psicolgicas [113] [114]. A doena reconhecida com tal na Sucia e as pessoas doentes recebem ajuda do governo para tentarem se proteger de alguma forma. A Organizao Mundial da Sade (OMS), porm, no a reconhece como doena e inclusive recomenda tratamento psicolgico s pessoas que se dizem eletrossensveis [115]. Mesmo com o no reconhecimento, a OMS afirma que os sintomas so reais e podem variar muito em sua severidade. No Brasil a divulgao das eletrossensibilidade bastante escassa e ainda no existem grandes esforos, pra no dizer nenhum, em pesquisas e estudos relacionados a esta condio fsica. Talvez em razo do desconhecimento da populao sobre o tema, tambm no existem
21

casos registrados de diagnsticos de eletrossensveis ou pessoas que afirmam sofrer de hipersensibilidade.

5.1.

Estudos e resultados

Diversos estudos, como em [17][114][116][117], tem sido realizados para determinar se a hipersensibilidade eletromagntica de fato uma doena e para buscar respostas para questes como a capacidade de um hipersensvel detectar se est na presena de um campo magntico. Dentre estes, destacam-se alguns estudos bem controlados que foram conduzidos pela OMS [114] que buscavam verificar a veracidade dos sintomas e identificar se a origem dos mesmos realmente a radiao eletromagntica. Como resultado desses estudos, em 2005 a OMS concluiu [114] que a hipersensibilidade realmente existe e pode ser um grande problema para a sade [118], porm no detectou nenhuma evidncia de que a causa est relacionada a alguma forma de campo eletromagntico [17][108][119]. Esse ltimo resultado contraria um estudo [111] realizado na Sucia que havia concludo que o fator com maior potencial para desencadear a eletrossensibilidade seria o uso do computador. Os estudos mostraram tambm que pessoas que se dizem hipersensveis so incapazes de detectar a presena de campos magnticos com uma preciso muito melhor do que pessoas no hipersensveis [17][113][120][121], e que alguns sintomas aparecem, e outros se agravam, quando a pessoa tem o conhecimento de que est sob radiao eletromagntica [122], reforando a teoria de que existe algum fator psicolgico ligado aos sintomas. Estes ltimos resultados foram decorrentes de estudos na Universidade de Essex. Alm disso, um levantamento de um hospital britnico encontrou uma forte conexo entre eletrossensibilidade e toxidade qumica. Segundo o estudo, quando um paciente remove de seu organismo substncias txicas, a eletrossensibilidade tambm desaparece. Esse resultado foi, mais tarde, comprovado por diversos outros estudos [123]. O Estado da Virgnia, nos Estados Unidos, possui uma regio chamada de Green Bank que serve de local para realizar estudos sobre hipersensibilidade [124]. A regio foi declarada zona livre de ondas de rdio porque nesta rea existe uma enorme instalao de radiotelescpios que no podem sofrer interferncias eletromagnticas [45]. Um estudo recente nessa regio demonstrou, pela primeira vez, que existe uma relao entre as dores e queimaduras na pele dos pacientes hipersensveis e a frequncia eletromagntica dos campos aos quais esto sujeitos [125].

22

5.2.

Tratamentos

O desconhecimento da causa exata da hipersensibilidade e a falta de padronizao dos sintomas dificulta a existncia de um tratamento com certeza de cura. Aos eletrossensveis o que resta manter-se afastado de campos eletromagnticos. Devido forte relao da sensibilidade com a presena de substncias txicas no organismo, um dos tratamentos possveis a desintoxicao qumica dos pacientes. Esse mtodo adotado por dois centros de tratamento de destaque: o Hospital Breakspear, localizado no Reino Unido, e o Centro de Sade Ambiental de Dallas, nos Estados Unidos. Segundo [1], o primeiro deles recomenda o tratamento baseado na ideia que da mesma forma que o organismo capaz de se desintoxicar de sensibilidades alimentares ou qumicas, tambm pode superar os sintomas da exposio a campos eletromagnticos. O segundo centro utiliza a tcnica de sobrecarga total do organismo, na qual a avaliao do paciente se d pela exposio radiao, substncias qumicas e outros fatores. De acordo com o Dr. William Rea, um premiado especialista do centro, estudos apontam que a maioria dos hipersensveis apresenta tambm alguma forma de sensibilidade qumica. Houve um estudo [17][126], em 2006, realizado em nove clnicas diferentes que testou alguns tratamentos e medidas de precauo para a eletrossensibilidades. Dentre elas estavam protees de tela para computadores, acupuntura, vitaminas e terapias cognitivo comportamentais (CBT, do ingls Cognitive Behavioural Therapy). Segundo o estudo, o CBT foi o tratamento que apresentou melhores resultados. As pessoas hipersensveis possuem um modo bastante peculiar de utilizar o telefone celular para amenizar os riscos dos sintomas: a bateria somente colocada no aparelho no momento em que se deseja fazer uma ligao [1]. Alm desse cuidado, para manter maior distncia da radiao eletromagntica emitida pelo dispositivo, as conversas so realizadas utilizando os fones de ouvido.

23

6. Concluso
Aps leitura e anlise da vasta coleo de estudos na literatura que abordam a questo da radiao eletromagntica ser ou no prejudicial sade humana, no possvel chegar a uma concluso definitiva que dispense a necessidade de novas investigaes. A anlise dos resultados mostra que grande parte dos estudos que obtiveram como concluso algum efeito nocivo sade humana foram contrariados mais tarde ou estudos realizados sob as mesmas condies no conseguiram reproduzir os resultados iniciais. Houve ainda alguns resultados considerados inconsistentes em razo da metodologia aplicada ou da forma de avaliao escolhida. Por outro lado, muitos dos estudos que no encontraram evidncias de riscos populao tambm no descartaram a possibilidade de que possam existir tais riscos. Ainda assim, podem-se obter algumas concluses otimistas aos usurios. Existem evidncias de que campos magnticos de frequncia muito baixa no prejudicam a sade humana. Em relao radiofrequncia, so poucos os resultados que realmente obtiveram algum efeito prejudicial e que no foram contrariados, e ainda assim, muitos deles no apresentam uma evidncia clara e necessitam ser replicados. A ausncia de resultados que comprovam algum risco sade humana, no dispensa a necessidade de novos estudos e pesquisas, principalmente em se tratando de estudos de longa durao para determinar a existncia de riscos a longo prazo decorrentes das exposio dos usurios. Uma concluso que consenso entre os pesquisadores que pessoas portadoras de dispositivos mdicos, implantados ou no, deve tomar um maior cuidado por estarem sujeitas a interferncia eletromagntica causada pela exposio a campos eletromagnticos. Mesmo com a ausncia de evidncias que comprovem algum risco real sade humana, algumas recomendaes podem ser tomadas para reduzir o contato com os campos eletromagnticos sem a necessidade de restringir o uso da tecnologia. A prpria IARC adota uma forma de precauo ao classificar os celulares como possivelmente cancergeno, portanto os usurios que desejarem se precaver de possveis riscos podem seguir algumas das seguintes recomendaes: Utilizar telefones tradicionais quando acessveis; Fazer ligaes de curta durao;
24

Utilizar acessrios que mantenham o aparelho mais longe da cabea, como fones de ouvido; Evitar carregar o celular muito prximo ao corpo; Verificar o valor SAR do dispositivo mvel; Evitar utilizar o dispositivo mvel dentro do carro em movimento. Alm de reduzir a ateno, o carro estar em movimento faz com que o nvel de sinal da transmisso fique mais baixo e com isso o dispositivo passa a operar em uma potncia elevada.

No que diz respeito s normas estabelecidas atualmente, os estudos mostram que os efeitos relacionados s emisses dentro dos limites estabelecidos no so nocivos ao homem e, portanto, pode-se considerar que as normas em vigor so adequadas. Por fim, pode-se concluir que assim como toda tecnologia, a transmisso sem fio tambm possui a sua cota de risco. Por isso, estes riscos devem ser contrabalanados por um estudo cuidadoso de seus benefcios e cabe ao usurio ter conhecimento do uso adequado da tecnologia para evitar que isso se torne prejudicial a sua sade. A interao com meios de transmisso sem fio causam sim alteraes no sistema biolgico humano, porm em nveis bastante baixos de forma a no apresentarem riscos reais sade. Assim, com base nos resultados avaliados, pode-se considerar que atualmente as transmisses de dados sem fio e o uso de telefone celular so tecnologias seguras. Em relao hipersensibilidade eletromagntica, os resultados dos estudos no obtiveram sucesso ao tentar relacionar os sintomas descritos pelos eletrossensveis com a exposio a campos eletromagnticos. O que ficou demonstrado que a hipersensibilidade existe, os sintomas apresentados so reais e que os hipersensveis no so capazes de detectar a presena de campos eletromagnticos. Estudos mostraram tambm que existe uma grande possibilidade dos sintomas decorrerem de alguma causa psicolgica e desencadeados por alguma forma de toxidade qumica. A diversidade e falta de padronizao dos sintomas impossibilita a existncia de um tratamento com certeza de cura e, portanto a opo mais apropriada aos eletrossensveis manter a distncia de campos eletromagnticos.

25

7. Referncias
[1] Rodrigues MC. Transmisso sem Fio, Ondas, Campos Magnticos e Seus Efeitos na Sade Humana. Computao Mvel IME-USP. 2008. [2] Health Canada. Electric and Magnetic Fields at Extremely Low Frequencies. Disponvel em: http://www.hc-sc.gc.ca/hl-vs/alt_formats/pacrb-dgapcr/pdf/iyh-vsv/environ/electmagneteng.pdf. [3] National Institute of Environmental Health Sciences, National Institute of Health. EMF Electric and Magnetic Fields Associated with the Use of Electric Power. [4] Real LFOC. Transmisso sem fio, ondas, campos magnticos e os seus efeitos na sade humana. Computao Mvel IME-USP. 2008. [5] Cincia x Religio. Explicando o Universo Parte IV A fora eletromagntica. Disponvel em: http://cienciaxreligiao.blogspot.com.br/2010/07/explicando-o-universo-parte-iv.html. [6] Astrizi T. Introduo Comunicao entre Computadores e Tecnologias de Rede: A Comunicao Sem Fio. Wikibooks. 2010. Disponvel em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Introduo__comunicao_entre_computadores_e_tecnologias_ de_rede/A_comunicao_sem_fio. [7] Community Research. Health and electromagnetic fields. Research Directorate-General. European Commission. 2005. Disponvel em: http://ec.europa.eu/health/archive/ph_determinants/environment/emf/brochure_en.pdf. [8] Cook MR, Graham C, Cohen HD, Gerkovish MM. A replication study of human exposure to 60-Hz fields: Effect on neurobehavioral measurs. Bioelectromagnetics. 13: 261. 1991. [9] Mann K, Roschke J. Effects of pulsed high-frequency electromagnetic fields on human sleep. Neuropsychobiology. 33: 41-7. 1996. [10] Wagner P, Roschke J, Mann K, Hiller W, Frank C. Human sleep under the influence of pulsed radiofrequency electromagnetic fields: A polysomnographic study using standardized conditions. Bioelectromagnetics. 19: 199-202. 1998. [11] Wagner P, Roschke J, Mann K, Fell J, Hiller W, Frank C, et al. Human sleep EEG under the influence of pulsed radio frequency electromagnetic fields - Results from polysomnographies using submaximal high power flux densities. Neuropsychobiology. 42: 207-12. 2000.

26

[12] Huber R, Graf T, Cote KA, Wittmann L, Gallmann E, Matter D, et al. Exposure to pulsed highfrequency electromagnetic field during waking affects human sleep EEG . Neuroreport. 11: 3321-5. 2000. [13] Direo Geral da Sade. Sistemas de Comunicaes Mveis Efeitos na Sade Human. Ministrio da Sade. Lisboa. 2007. Disponvel em: http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i009078.pdf. [14] Stevens RG. Electric power use and breast cancer, a hypothesis. American Journal of Epidemiology. 125: 556-561. 1987. [15] Luria R, Eliyahu I, Hareuveny R, Margaliot M, Meiran N. Cognitive effects of radiation emitted by cellular phones: The influence of exposure side and time. Bioelectromagnetics. 30: 198-204. 2009. [16] Preece AW, Iwi G, Davies-Smith A, Wesnes K, Butler S, Lim E, et al. Effect of a 915-MHz simulated mobile phone signal on cognitive function in man. Int J Radiat Biol. 75: 447-56. 1999. [17] Department of Communications, Marine and Natural Resources. Health Effects of Electromagnetic Fields. Ireland. 2005. [18] Wertheimer N, Leeper E. Eletrical wiring configurations and childhood cancer. American Journal of Epidemiology. 109. 1979. [19] National Radiological Protection Board. ELF Electromagnetic Fields and the Risk of Cancer: Report of an Advisory Group on Non-ionising Radiation. Documents of NRPB. 12. 2001. [20] Linet MS, Hatch EE, Kleinerman RA, et al. Residential exposure to magnetic fields and acute lymphoblastic leukemia in children. The New England Journal of Medicine. 337: 17. 1997. [21] Ahlbom A, Day N, Feychting M, et al. A pooled analysis of magnetic fields and childhood leukaemia. British Journal of Cancer. 83: 692698. 2000. [22] Greenland S, Sheppard AR, Kaune WT, Poole C, Kelsh MA. A pooled analysis of magnetic fields, wire codes, and childhood leukemia. Childhood Leukemia-EMF Study Group. Epidemiology. 11: 624634. 2000. [23] Repacholi MH, Basten A, Gebski V, Noonan D, Finnie J, Harris AW. Lymphomas in EmuPim1 transgenic mice exposed to pulsed 900 MHZ electromagnetic fields. Radiat Res. 147: 63140. 1997.
27

[24] Utteridge TD, Gebski V, Finnie JW, Vernon-Roberts B, Kuchel TR. Long-term exposure of Emu-Pim1 transgenic mice to 898.4 MHz microwaves does not increase lymphoma incidence . Radiat Res. 158: 357-64. 2002. [25] Kliukiene J, Tynes T, Andersen A. Residential and occupational exposures to 50-Hz magnetic fields and breast cancer in women: A population-based study. American Journal of Epidemiology. 159: 852861. 2004. [26] Tynes T, Haldorsen T. Residential and occupational exposure to 50 Hz magnetic fields and hematological cancers in Norway. Cancer Causes & Control. 14: 715720. 2003. [27] Labreche F, Goldberg MS, Valois M-F, et al. Occupational exposures to extremely low frequency magnetic fields and postmenopausal breast cancer. American Journal of Industrial Medicine. 44: 643652. 2003. [28] Willett E, McKinney PA, Fear NT, et al. Occupational exposure to electromagnetic fields and acute leukaemia: Analysis of a case-control study. Occupational and Environmental Medicine. 60: 577583. 2003. [29] Bernardes J - Dirio da Sade. Morar perto de redes de transmisso de energia pode causar cncer. Agncia USP. 2009. Dispnivel em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=morar-perto-redes-transmissao-energiacausar-cancer&id=4611. [30] Bernardes J - Dirio da Sade. Campos magnticos de linhas de transmisso ameaam sade da populao. Agncia USP. 2009. Dispnivel em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=campos-magneticos-linhas-transmissaoameacam-saude-populacao&id=4310. [31] Johansen C, Boice J Jr., McLaughlin J, Olsen J. Cellular telephones and cancer-a nationwide cohort study in Denmark. J Natl Cancer Inst. 93: 203-7. 2001. [32] Schz J, Jacobsen R, Olsen JH, Boice JD Jr, McLaughlin JK, Johansen C. Cellular telephone use and cancer risk: update of a nationwide Danish cohort. J Natl Cancer Inst. 98: 1707-13. 2006. [33] International Agency for Reseach on Cancer. IARC classifies radiofrequency electromagnetic fields as possibly carcinogenic to humans. 2011.

28

[34] Interphone Study Group. Brain tumour risk in relation to mobile telephone use: Results of the INTERPHONE international case-control study. International Journal of Epidemiology. 39: 675-694. 2010. [35] Lonn S, Ahlbom A, Hall P, Feychting M. Long-Term Mobile Phone Use and Brain Tumor Risk. Swedish Interphone Study Group. American Journal of Epidemiology. 161: 526-535. 2005. [36] Schuz J, Bohler E, Berg G, Schlehofer B, Hettinger I, Schlaefer K, Wahrendof J, KunnaGrass K et al. Cellular Phones, Cordless Phones, and the Risk of Glicoma and Meningioma. German Interphone Study Group. American Journal of Epidemiology. 163: 512-520. 2006. [37] Lahkola A, Auvinen A, Raitanen J, Schoemaker MJ, Christensen HC, Feychting M, Johansen C, Klaeboe L et al. Mobile phone use and risk of glicoma in 5 North European countries. Internation Journal of Cancer. 120: 1769-1775. 2007. [38] Schoemaker MJ, Swerdlow AJ, Ahlbom A, Auvinen A, Blaasaas KG, Cardis E, Christensen HC, Feychting M et al. Mobile phone use and risk of acoustic neuroma: Results of the Interphone case-control study in five North European countries. British Journal of Cancer. 93: 842-848. 2005. [39] International Agency for Research on Cancer. Interphone study reports on mobile phone use and brain cancer risk. 2011. [40] Deltour I, Johansen C, Auvinen A, Feychting M, Klaeboe L, Schuz J. Time Trends in Brain Tumor Incidence Rates in Denmark, Finland, Norway and Sweden, 1974-2003. Journal of the National Cancer Institute. 101: 1721-1724. 2009. [41] Zook BC, Simmens SJ. The effects of 860 MHz radiofrequency radiation on the induction or promotion of brain tumors and other neoplasms in rats. Radiat Res. 155: 572-83. 2001. [42] Cruz SC. Verificao dos Nveis de Radiao Emitidos pelas Antenas das ERBs e a Percepo das Comunidades Prximas. Dissertao de Mestrado. PUC-RIO. 2005. [43] Dirio da Sade. Evidncias de riscos dos celulares sade so insuficientes, afirma estudo. 2012. Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=evidenciasriscos-celulares-insuficientes&id=7693. [44] Lean G. Mobile phones more dangerous than smoking. The Independent. 2008. Disponvel em: http://www.independent.co.uk/life-style/health-andwellbeing/healthnews/mobile-phones-more-dangerous-than-smokingor-asbestos-802602.html?r=RSS.

29

[45] Dirio da Sade. Sensibilidade eletromagntica: as doenas da era tecnolgica. 2011. Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=sensibilidadeeletromagnetica&id=6943. [46] Ericsson. Radio waves and health Mobile Communications. Disponvel em: http://www.ericsson.com/ericsson/corporate_responsibility/health/files/English/EN_brochure _Mobile_communications_2006.pdf. [47] Diem E, Schwarz C, Adlkofer F, Jahn O, Rudiger H. Non-thermal DNA breakage by mobilephone radiation (1800 MHz) in human fibroblasts and in transformed GFSH-R17 rat granulosa cells in vitro. Mutat Res. 583: 178-83. 2005. [48] Ivancsits S, Diem E, Jahn O, Rudiger HW. Age-related effects on induction of DNA strand breaks by intermittent exposure to electromagnetic fields. Mech Ageing Dev. 124: 847-50. 2003. [49] Ivancsits S, Diem E, Jahn O, Rudiger HW. Intermittent extremely low frequency electromagnetic fields cause DNA damage in a dose-dependent way. Int Arch Occup Environ Health. 76: 431-6. 2003 [50] Ivancsits S, Pilger A, Diem E, Jahn O, Rudiger HW. Cell type-specific genotoxic effects of intermittent extremely low-frequency electromagnetic fields. Mutat Res. 583: 184-8. 2005. [51] Winker R, Ivancsits S, Pilger A, Adlkofer F, Rudiger HW. Chromosomal damage in human diploid fibroblasts by intermittent exposure to extremely low-frequency electromagnetic fields. Mutat Res. 585: 43-9. 2005. [52] Speit G, Schutz P, Hoffmann H. Genotoxic effects of exposure to radiofrequency electromagnetic fields (RF-EMF) in cultured mammalian cells are not independently reproducible. Mutat Res. 626: 42-7. 2007. [53] Scarfi MR, Sannino A, Perrotta A, Sarti M, Mesirca P, Bersani F . Evaluation of genotoxic effects in human fibroblasts after intermittent exposure to 50 Hz electromagnetic fields: a confirmatory study. Radiat Res. 164: 270-6. 2005. [54] Vijayalaxmi, Bisht KS, Pickard WF, Meltz ML, Roti JL, Moros EG. Chromosome damage and micronucleus formation in human blood lymphocytes exposed in vitro to radiofrequency radiation at a cellular telephone frequency (847.74 MHz, CDMA). Radiat Res. 156: 430-2. 2001. [55] Higashikubo R, Ragouzis M, Moros EG, Straube WL, Roti JL. Radiofrequency electromagnetic fields do not alter the cell cycle progression of C3H 10T and U87MG cells. Radiat Res. 156: 786-95. 2001.
30

[56] Zeni O, Chiavoni AS, Sannino A, Antolini A, Forigo D, Bersani F, et al. Lack of genotoxic effects (micronucleus induction) in human lymphocytes exposed in vitro to 900 MHz electromagnetic fields. Radiat Res. 160: 152-8. 2003. [57] Miyakoshi J, Takemasa K, Takashima Y, Ding GR, Hirose H, Koyama S. Effects of exposure to a 1950 MHz radio frequency field on expression of Hsp70 and Hsp27 in human glioma cells. Bioelectromagnetics. 26: 251-7. 2005. [58] Lantow M, Viergutz T, Weiss DG, Simk M. Comparative study of cell cycle kinetics and induction of apoptosis or necrosis after exposure to radiofrequency radiation in human Mono Mac 6 cells. Radiat Res. 166: 539-43. 2006. [59] Lantow M, Lupke M, Frahm J, Mattsson MO, Kuster N, Simk M. ROS release and Hsp70 expression after exposure to 1800 MHz radiofrequency electromagnetic fields in primary human monocytes and lymphocytes. Radiat Environ Biophys. 45: 55-62. 2006. [60] Lantow M, Schuderer J, Hartwig C, Simk M. Free radical release and Hsp70 expression in two human immune relevant cell lines after exposure to 1800 MHz radio frequency radiation . Radiat Res. 165: 88-94. 2006. [61] Simk M, Hartwig C, Lantow M, Lupke M, Mattsson MO, Rahman Q, et al. Hsp 70 expression and free radical release after exposure to non-thermal radio-frequency electromagnetic fields and ultrafine particles in human Mono Mac 6 cells . Toxicol Lett. 161: 7382. 2006. [62] Simk M, Mattsson MO. Extremely low frequency electromagnetic fields as effectors of cellular responses in vitro: Possible immune cell activation. J Cell Biochem. 93: 83-92. 2004. [63] Simk M, Richard D, Kriehuber R, Weiss DG. Micronucleus induction in Syrian hamster embryo cells following exposure to 50 Hz magnetic fields, benzo(a)pyrene, and TPA in vitro. Mutat Res. 495: 43-50. 2001. [64] Rollwitz J, Lupke M, Simk M. Fifty-hertz magnetic fields induce free radical formation in mouse bone marrow-derived promonocytes and macrophages. Biochim Biophys Acta. 1674: 231-8. 2004. [65] Lupke M, Rollwitz T, Simk M. Cell activating capacity of 50 Hz magnetic fields to release reactive oxygen intermediates in human umbilical cord blood-derived monocytes and in Mono Mac 6 cells. Free Radic Res. 38: 985-93. 2004.

31

[66] Wolf FI, Torsello A, Tedesco B, Fasanella S, Boninsegna A, D'Ascenzo M, et al. 50-Hz extremely low frequency electromagnetic fields enhance cell proliferation and DNA damage: possible involvement of a redox mechanism. Biochim Biophys Acta. 1743: 120-9. 2005. [67] Lupke M, Frahm J, Lantow M, Maercker C, Remondini D, Bersani F, et al. Gene expression analysis of ELF-MF exposed human monocytes indicating the involvement of the alternative activation pathway. Biochim Biophys Acta. 1763: 402-12. 2006. [68] Parker-Pope T. Percing the Fog Around Cellphones and Cancer. The New York Times. 2011. [69] Lnn S, Ahlbom A, Hall P, Feychting M. Long-term mobile phone use and brain tumour risk. Am J Epidemiol 161: 526-35. 2005. [70] Christensen HC, Schz J, Kosteljanetz M, Poulsen HS, Boice JD Jr., McLaughlin JK, et al. Cellular telephones and risk for brain tumours: a population-based, incident case-control study. Neurology. 64: 1189-95. 2005. [71] Hepworth SJ, Schoemaker MJ, Muir KR, Swerdlow AJ, van Tongeren MJ, McKinney PA. Mobile phone use and risk of glioma in adults: case-control study. BMJ. 332: 883-7. 2006. [72] Lonn S, Ahlbom A, Hall P, Feychting M. Mobile Phone Use and the Risk of Acoustic Neuroma. Epidemiology. 15: 653-659. 2005. [73] Hardell L, Carlberg M, Mild KH. Case-control study of the association between the use of cellular and cordless telephones and malignant brain tumours diagnosed during 2000-2003. Environ Res. 100: 232-41. 2005. [74] Lnn S, Ahlbom A, Hall P, Feychting M. Mobile phone use and the risk of acoustic neuroma. Epidemiology. 15: 653-9. 2004. [75] Schoemaker MJ, Swerdlow AJ, Ahlbom A, Auvinen A, Blaasaas KG, Cardis E, et al. Mobile phone use and risk of acoustic neuroma: results of the Interphone case-control study in five North European countries. Br J Cancer. 93: 842-8. 2005. [76] Los Angeles Times. Radio waves from cellphones damage sperm, study says. Disponvel em: http://latimesblogs.latimes.com/booster_shots/2008/09/radio-waves-fro.html. [77] Archibald C. Telefone celular reduz fertilidade masculina. Dirio da Sade. 2011. Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=telefone-celular-reduzfertilidade-masculina&id=6511.
32

[78] Australian Centre for Radiofrequency Bioeffects Research. Interphone Comment. 2010. Disponvel em: http://www.acrbr.org.au/FAQ/ACRBR Interphone Position Statement May2010.pdf. [79] Baseado em Aaron Dubrow. Estudo com metodologia indita conclui que celular pode causar cncer. Dirio da Sade. 2011. Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=risco-telefone-celular-cancer&id=7176. [80] Reviso Cientfica Latino-Americana. Campos Eletromagnticos de Alta Frequncia e Sade Humana. 2010. Disponvel em: http://www.wireless-health.org.br/. [81] Reviso Cientfica Latino-Americana. Campos Eletromagnticos de Alta Frequncia e Sade Humana: Estudos In Vitro. 2010. Disponvel em: http://www.wirelesshealth.org.br/downloads/LAS2010-EfeitosBiologicos-EstudosInVitro-Port.pdf. [82] Reviso Cientfica Latino-Americana. Campos Eletromagnticos de Alta Frequncia e Sade Humana: Estudos Experimentais em Humanos. 2010. Disponvel em: http://www.wireless-health.org.br/downloads/LAS2010-EfeitosBiologicosEstudosInVIvoHumanos-Port.pdf. [83] Reviso Cientfica Latino-Americana. Campos Eletromagnticos de Alta Frequncia e Sade Humana: Estudos Epidemiolgicos. 2010. Disponvel em: http://www.wirelesshealth.org.br/downloads/LAS2010-EfeitosBiologicos-EstudosEpidemiologicos-Port.pdf. [84] Reviso Cientfica Latino-Americana. Campos Eletromagnticos de Alta Frequncia e Sade Humana: Efeitos Indiretos. 2010. Disponvel em: http://www.wirelesshealth.org.br/downloads/LAS2010-EfeitosBiologicos-EfeitosIndiretos-Port.pdf. [85] World Health Organization. Electromagnetic fields and public health: mobile telephones and their base stations. 2000. Disponvel em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs193/en/. [86] Dirio da Sade. Celulares e telefones sem fio podem afetar o crebro, diz pesquisa. 2009. Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=celulares-telefonessem-fio-afetar-cerebro-diz-pesquisa&id=4699. [87] Koivisto M, Krause CM, Revonsuo A, Laine M, Hamalainen H. The effects of electromagnetic field emitted by GSM phones on working memory. Neuroreport. 11: 1641-3. 2000.

33

[88] Krause CM, Sillanmaki L, Koivisto M, Haggqvist A, Saarela C, Revonsuo A, et al. Effects of electromagnetic field emitted by cellular phones on the EEG during a memory task . Neuroreport. 11: 761-4. 2000. [89] Thomas et al. Neurosci Lett. 309: 17-20. 2001. [90] Shupak et al. Neurosci Lett. 363: 157-162. 2004. [91] Rohan et al. La Drunk. Am J Psychiatry. 161: 93-98. 2004. [92] Monfrecola G, Moffa G, Procaccini EM. Non-ionizing electromagnetic radiations, emitted by a cellular phone, modify cutaneous blood flow. Dermatology. 207: 10-4. 2003. [93] Roelandts R. Cellular phones and the skin. Dermatology. 207: 3-5. 2003. [94] Paredi P, Kharitonov SA, Hanazawa T, Barnes PJ. Local vasodilator response to mobile phones. Laryngoscope. 111: 159-62. 2001. [95] Curcio G, Ferrara M, De Gennaro L, Cristiani R, D'Inzeo G, Bertini M. Time-course of electromagnetic field effects on human performance and tympanic temperature . Neuroreport. 15: 161-4. 2004. [96] Dirio da Sade. Celular suprime metabolismo da glicose no crebro. 2011. Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=campo-eletromagnetico-celularmetabolismo-glicose-cerebro&id=6949. [97] Dirio da Sade. Uso prolongado do celular altera atividade cerebral. 2011. Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=celular-altera-atividadecerebral&id=6227. [98] Ozturan O, Erdem T, Miman MC, Kalcioglu MT, Oncel S. Effects of the electromagnetic field of mobile telephones on hearing. Acta Otolaryngol. 122: 289-93. 2002. [99] Arai N, Enomoto H, Okabe S, Yuasa K, Kamimura Y, Ugawa Y. Thirty minutes mobile phone use has no short term adverse effects on central auditory pathway . Clin Neurophysiol. 114: 1390-4. 2003. [100] Bak M, Sliwinska-Kowalska M, Zmyslony M, Dudarewicz A. No effects of acute exposure to the electromagnetic field emitted by mobile phones on brainstem auditory potentials in young volunteers. Int J Occup Med Environ Health. 16: 201-8. 2003.

34

[101] Parazzini M, Bell S, Thuroczy G, Molnar F, Tognola G, Lutman ME, et al. Influence on the mechanisms of generation of distortion product otoacoustic emissions of mobile phone exposure. Hear Res. 208: 68-78. 2005. [102] Uloziene I, Uloza V, Gradauskiene E, Saferis V. Assessment of potential effects of the electromagnetic fields of mobile phones on hearing. BMC Public Health. 5: 39. 2005. [103] Anselmo CWSF, Bion FM, Catanho MTJA, Medeiros MC. Possveis efeitos adversos dos campos eletromagnticos (50/60 Hz) em humanos e em animais. Cincia Sade Coletiva. 10: 7182. 2005. [104] Hyland GJ. How Exposure to Mobile Phones Base-Station Radiation can Adversely Affect Humans. 2000. Disponvel em: http://www.energyfields.org/science. [105] Poole C et al. Depressive symptoms and headaches in relation to proximity of residense to an alternative-current transmission line right-of-way. American Journal of Epidemiology. 137: 318-330. 1993. [106] Repacholi MH. Low-level exposures to radiofrequency electromagnetic fields: health effects and research needs. Bioelectromagnetics. 19: 1-19. 1998. [107] Levallois P, Neutra R, Lee G, Hristova L. Study of self-reported hypersensitivity to electromagnetic fields in California. Environmental Health Perspectives. 110: 619-623. 2002. [108] Roosli M, Moser M, Baldinini Y, Meier M, Braun-Fahrlander C. Symptoms of ill heatlth ascribed to electromagnetic field exposure a questionnaire survey. Int J Hyg Environ Health. 207: 141-150. 2004. [109] Philips A, Philips J. Electromagnetic hypersensitivity (EHS). 2011. [110] Hillert L, Berglind N, Arnetz BB, Bellaander T. Prevalence of self-reported hypersensitivity to elctric or magnetic fields in a population-based questionary survey. Scand J Work Environ Health. 28: 33-41. 2002. [111] Granlund-Lind R, Lind J. Black on White. http://www.feb.se/feb/blackonwhite-complete-book.pdf. 2004. Disponvel em:

[112] Sage C. Microwave And Radiofrequency Radiatin Exposure: A Growing Environmental Health Crisis?. San Francisco Medical Society. 2008. [113] Rubin J, Das Munshi J, Wessely S. Electromagnetic hypersensitivity: a systematic review of provocation studies. Psychosomatic Medicine. 67: 224-232. 2005.
35

[114] World Health Organisation. Electromagnetic fields and public health: Electromagnetic Hipersensitivity. 2005. [115] Organizao Mundial da Sade. emf/meetings/hypersens_summary_oct04.pdf. Disponvel em: http://www.who.int/peh-

[116] Seitz, Stinner, Eikmann, Herr, Roosli. Electromagnetic Hipersensitivity (EHS) and subjective health complaints associated with electromagnetic fields of mobile phone communication. Science of the Total Enviroment. 2005. [117] Irvine N. Definition, epidemiology and management of electrical sensitivity . Report for Radiation Protection Division of the UK Health Protection Agency. 2005. [118] Rea W, Pan Y, Yenyves E, Sujisawa H, Samadi N, Ross G. Electromagnetic field sensitivity. Journal of Bioelectricity. 10: 241-256. 1991. [119] European Commission Scientific Committee on Emerging and Newly Identified Health Risks. Conclusions on mobile phone and radio frequency fields. 2008. [120] Knight T. The Essex Study. http://www.electrosensitivity.org/essex_study.htm. 2008. Disponvel em:

[121] Roosli M. Radiofrequency electromagnetic field exposure and non-specific sysmptoms of ill health: a systematic reviw. Eviron. 107: 277-287. 2008. [122] Fleishman, G. Academic Study Says Cell Tower Allergy Has No Cause, But Produces Real Symptoms. Wi-fi Networking News. 2007. Disponvel em: http://wifinetnews.com/archives/2007/07/academic_study_says_cell_tower_allergy_has_no_c ause_but_prod.html. [123] Knight, T. What Causes http://www.electrosensitivity.org/cause.htm. It?. 2008. Disponvel em:

[124] OBrien J, Danzio M. Wi-fi refugees shelter in West Virginia mountains. BBC News. 2011. [125] Marino A et al. Hipersensibilidade eletromagntica: Evidncias de uma Nova Sndrome Neurolgica. International Journal of Neuroscience. 2001. [126] Rubin GJ, Das Munshi J, Wessely S. A systematic review of treatments for electromagnetic hypersensitivity. Psychother Psychosom. 75: 12-18. 2006.
36

Вам также может понравиться