Вы находитесь на странице: 1из 7

A TERCEIRIZAO E A JUSTIA DO TRABALHO: Diversidades Regionais

Relatrio Cientfico Final


PROGRAMA CESIT/IE-FAPESP n 2010/50251-1
01 de Junho de 2010 a 28 de fevereiro de 2013

CAMPINAS, 2013
Projeto FAPESP n./ 2010/50251-1 Pesquisador Principal: Paulo E. de Andrade Baltar Pesquisadora: Magda Barros Biavaschi

3. O setor objeto da pesquisa: rpida caracterizao1


3.1 As mudanas no capitalismo: caracterizao geral

Uma das tantas discusses hoje colocadas para os estudiosos do mundo do trabalho a de como se impulsionar a formalizao dos contratos de emprego a qual, por seu turno, remete, dentre outros, a um dos temas foco da pesquisa: o da responsabilizao da contratante, a Tomadora dos servios. So questes que, por um lado, se relacionam com o movimento mais geral do capitalismo e seus reflexos na contratao dos trabalhadores. Por outro, imbricam-se nas especificidades do contexto socioeconmico de cada pas e, no caso deste estudo, nas caractersticas do setor pesquisado: a indstria brasileira de celulose e papel. O fenmeno da Terceirizao insere-se nessa complexidade. Assim, introduzem-se algumas idias sobre o movimento do capitalismo em tempos de globalizao financeira; depois, deslocando-se o olhar para o Brasil, passa-se a foc-lo no setor objeto da pesquisa para, a partir desse foco, abordar o fenmeno da Terceirizao. Mas vale ressaltar que, conquanto se compreenda a relevncia para o mundo do trabalho desse movimento, tal compreenso no dispensa e, tampouco, elimina outra: a de que o arcabouo jurdico institucional trabalhista contribui para a definio de certos parmetros sociais bsicos que asseguram a dignidade humana2. Da se incluir nesta pesquisa: tanto o papel que a Justia do Trabalho e, no caso especfico desta pesquisa, as decises da Vara de Telmaco Borba [TRT9], em seus vrios graus de jurisdio, desempenharam diante do fenmeno da Terceirizao no perodo 19852000; quanto o balano atualizado dos projetos de lei em andamento no Pas sobre essa forma de contratar e das posies dos diversos atores sociais com atuao dos processos examinados e no setor sobre o tema e a

As anlises econmicas da pesquisa so creditadas economista e doutoranda pelo Instituto de Economia da Unicamp, Marilane Oliveira Teixeira, cuja titulao consta da ficha tcnica.
1

Cf. NOBRE JR.Hildeberto; KREIN, Jos Dari; BIAVASCHI, Magda Barros. A formalizao dos contratos e as instituies pblicas. In: FAGNANI, Eduardo; HENRIQUES, Wilns; LCIO, Clemente Ganz [Org.]. Previdncia social: como incluir os excludos? So Paulo: LTr, 2008 [Debates Contemporneos, economia social e do trabalho 04 [CESIT/IE UNICAMP], p. 119-135.
2

respeito da importncia, ou no, de uma legislao especfica sobre o tema. Como antes sublinhado, tm sido muitos os debates entre economistas, empresrios, trabalhadores, socilogos, historiadores, em vrios setores da sociedade, sobre a Terceirizao, focando-a no cenrio das transformaes que se tm operado a partir das dcadas de 1980 e 1990. Com o esgotamento do padro de acumulao que perdurou no perodo ps-guerra, a chamada Era de Ouro, o capitalismo ingressou em nova fase, impulsionando, principalmente nos anos 1980 e 1990, um conjunto de transformaes que afetaram a estrutura social das mais diversas formas. no bojo desse movimento que amplo processo de reestruturao do capital forjou seus espaos, visando a acelerar seu desenvolvimento, com fortes conseqncias para o mundo do trabalho e com reflexos importantes na prpria organizao da classe trabalhadora. Alis, o enfraquecimento da resistncia dos trabalhadores foi relevante para abrir caminhos a esse movimento do capital, em sua nova etapa: um regime de acumulao predominantemente financeira que, segundo Chesnais, caracteriza a mundializao do capital 3. No se pretende analisar o capitalismo e, tampouco, o processo de mutao no interior de seu padro de acumulao. O tema da pesquisa de outra natureza. Nela se pretende mostrar que a Terceirizao conquanto estudada apenas no setor papel e celulose e a partir de processos que compem as amostras um fenmeno geral, presente em diversas reas das atividades modernas, sendo que o setor escolhido um dos exemplos - nem mais nem menos importante - do fenmeno que, no caso, tem especificidades e riquezas que permitem analis-lo tanto no setor primrio, rural, quanto na indstria, possibilitando, dessa forma, a partir do universo pesquisado, um conjunto de especificidades e de riquezas que permitem avaliar o aparecimento da Terceirizao e seus impactos no mundo do trabalho, em especial nas respostas que o jurdico deu ao fenmeno e as repercusses dessas decises para o conjunto das relaes sociais.

Ver CHESNAIS, Franois. A mundializao do capital . So Paulo-SP: Ed. Xam, 1994. Para Chesnais, trata-se de novo regime mundial de acumulao predominantemente financeira do capital que, alterando o funcionamento do capitalismo, caracteriza a "mundializao do capital".
3

O objetivo trazer elementos que contribuam para com o debate sobre a Terceirizao e suas interaes entre economia e Direito, possibilitando se discuta o Judicirio permeado por essas interaes e sobre elas atuando, a partir de uma dinmica prpria e especfica. Dessa forma, e com esses objetivos, que se localiza o fenmeno da Terceirizao no bojo do movimento de transformaes mais gerais que se operou no prprio capitalismo, com seus reflexos em diversas esferas da sociabilidade humana, para que, assim, se busque compreender o prprio fenmeno da Terceirizao. De resto, uma estratgia do capital no sentido de sua reorganizao. Mas importante ressaltar que essas mudanas aparecem inseridas no contexto de um conjunto de transformaes em nvel mundial, ainda que as especificidades de determinada regio sejam relevantes para definir o raio de manobra dos Estados nacionais no estabelecimento de suas prprias polticas. Do ponto de vista da composio dos interesses no interior do Estado americano, por exemplo, segundo Belluzzo, houve importantes alteraes na poltica econmica entre os anos 1970 e 1980. Em resposta s ameaas hegemonia do dlar e associadas recuperao do predomnio da alta finana, foram impulsionadas mudanas as quais so um dos fatores que determinaram os movimentos de internacionalizao financeira, gestados pela desorganizao do sistema monetrio de pagamentos 4. Ao apagar das luzes dos anos 1970, por meio de elevao sem precedentes nas taxas de juros, os EUA buscaram resgatar a supremacia do dlar como moeda-reserva, questo vital para manter sua liderana do sistema financeiro e bancrio, no mbito da concorrncia mundial5. A partir de ento, as polticas econmicas dos demais pases tiveram que se submeter aos mandamentos do dlar forte. O cenrio econmico mundial do ltimo quarto do sculo XX foi caracterizado, por um lado, pela expanso das atividades financeiras e pela livre especulao internacional, o que consolidou um processo de valorizao rpida do capital-dinheiro [globalizao financeira]; por outro, pela intensificao da
Cf. BELLUZZO, Luiz Gonzaga de Mello. Ensaios sobre o capitalismo no sculo XX. Seleo e organizao Frederico Mazzuchelli. So Paulo; UNESP, Campinas; UNICAMP/IE, 2004, p. 20.
4 5

Ibidem.

competio intercapitalista e pela concentrao do capital produtivo mundial [globalizao produtiva]. O fim do consenso keynesiano, embalado por promessas de harmonia universal e automatismo da concorrncia perfeita, no entanto, ao invs de conduzir propagada insero simtrica ao processo de globalizao, aprofundou as assimetrias internamente aos pases e entre pases. Em meio a um ambiente de incertezas, instabilidades e baixos ndices de crescimento da maioria das naes, contrariamente ao incio do sculo XX, foi adotada a via liberal que se manifestou, inicialmente, por meio da promoo do desmonte da estrutura regulatria e intervencionista do Estado nas principais economias capitalistas e, em seguida, com a implantao de polticas restritivas, voltadas manuteno da estabilidade, com rigoroso controle da inflao e das dvidas pblicas. Nesse contexto, a globalizao expandiu-se para as economias perifricas. Nas dcadas de 1980 e 1990, a livre circulao mundial do capital financeiro tornou-se de tal maneira predominante que foi capaz de afetar as condies de financiamento da economia real. Sem diques, a riqueza financeira passou a se movimentar livremente para pases garantidores de maior rentabilidade. Controlar esse livre fluxo passou a ser exceo. Essa circulao mundial da riqueza financeira ganhou tamanha proporo que invadiu a gesto do setor produtivo, sobretudo nas grandes corporaes, entrelaando-se o capital produtivo ao fictcio, como destacou Braga. 6 A articulao entre o sistema financeiro e o produtivo passou a coordenar os investimentos produtivos e os progressos tecnolgicos, fundamentais nas estratgias de expanso das grandes empresas mundiais. O conhecimento tecnolgico tornou-se cada vez mais restrito aos pases avanados, que se especializaram na produo de componentes mais sofisticados. J os perifricos limitaram-se produo de itens com baixo valor agregado. Em decorrncia, o parque produtivo industrial desses pases, em boa parte, se desestruturou. Para atrarem filiais estrangeiras, esses pases precisaram realizar severos ajustes institucionais, como a abertura comercial, que exps o parque produtivo local agressiva
BRAGA, Jos Carlos. Financeirizao global. In FIORI, Jos Lus. Poder e Dinheiro: uma economia poltica da globalizao. Petrpolis: Ed. Vozes, 1997, p. 130.
6

concorrncia. As grandes empresas pertencentes a essas localidades foram submetidas s diretrizes mundiais de gesto, como o processo de reorganizao e reduo dos custos de produo. No mbito da estrutura produtiva, as mudanas foram profundas, descentralizando-se a produo.7 Novos padres redefiniram a noo de competitividade internacional, com nfase na capacidade industrial de inovar e aperfeioar 8 . Em tempos de maior integrao dos mercados, abertura comercial e reduo das barreiras internacionais, as empresas, de forma geral, ficaram mais expostas ao processo em que se intensificou a competio, aumentando o grau de concorrncia entre elas. Segundo Belluzzo, o potencial de conflito no desprezvel, num cenrio de grandes instabilidades. No Brasil, a partir dos anos 1990, a economia e a atividade empresarial passaram por um processo significativo de desregulao 9. No seu bojo, houve enxugamento e desverticalizao das estruturas vez mais, organizacionais, com nfase na Terceirizao que, cada

consolidou-se como uma das principais estratgias das empresas visando ao aumento da produtividade e da qualidade, reduo de custos e maior competitividade no mercado interno e externo. Compreende-se a Terceirizao como uma das expresses desse movimento. No se desconhece a relevncia de certos estudos que a
Para Chesnais [op cit.], so traos marcantes da macroeconomia do capitalismo mundial na dcada de 1990, que caracterizam o novo regime de acumulao predominantemente financeira, denominado mundializao do capital, em sntese: taxas de crescimento do PIB muito baixas, inclusive em pases que desempenharam tradicionalmente o papel de "locomotiva" junto ao resto da economia mundial, como o Japo; deflao rastejante; conjuntura mundial extremamente instvel, com sobressaltos monetrios e financeiros; alto nvel de desemprego estrutural; marginalizao de regies inteiras em relao ao sistema de trocas; concorrncia internacional cada vez mais intensa, geradora de srios conflitos comerciais entre potncias da "Trade" [Estados Unidos, Europa Ocidental e Japo].
7

Esse novo paradigma produtivo trouxe como caractersticas intrnsecas: subs tituio da lgica da produo em massa pela produo varivel, voltada s exigncias do mercado, impondo a necessidade da flexibilidade e da busca por constante melhoria do processo produtivo, com nova lgica baseada na incorporao do conhecimento do indivduo sobre a produo; substituio da grande empresa por empresas mais enxutas, focalizando a produo em partes determinadas do processo produtivo.
8

Ver CARNEIRO, Ricardo. Globalizao produtiva e estratgias empresariais . Texto para discusso IE/UNICAMP, n.132 ago. 2007. Segundo o autor, o efeito maior da desregulao foi a intensificao da propriedade e da internacionalizao, com implicaes decisivas para a dinmica da economia brasileira e, em particular, para o investimento. Segundo ele, entre 1994 e 2006, o nmero de fuses e aquisies no pas mais do que triplicou, com presena crescente das operaes transfronteirias.
9

percebem como decorrncia do processo de reestruturao produtiva, focados na substituio do fordismo pelo toyotismo 10. Porm, a pesquisa parte de pressuposto distinto, compreendendo a prpria reestruturao produtiva a partir do cenrio geral das transformaes atuais do capitalismo, no apenas como resultado da busca pelas empresas de inovao tecnolgica, rearranjo logstico e integrao dos sistemas descentralizados de produo. No bojo dessas mudanas, a Terceirizao tornou-se uma das formas de contratao atpicas mais significativas. Na busca por maior lucratividade, o capitalismo encontra constantemente formas criativas, por vezes apresentando disfarces mltiplos. A Terceirizao expandiu-se, encadeando a abertura para uma srie de outras formas atpicas de trabalho, como tele-trabalho, trabalho em tempo parcial [part-time], trabalho distncia e trabalho on-call. No setor objeto da pesquisa, a Terceirizao aparece com relevncia, como se ver.

Ver trabalho de autores como Druck [2007] justificando a expanso da Terceirizao, na dcada de 70, como fruto do movimento chamado toyotismo, que utiliza mtodos de organizao do trabalho nas indstrias dos pases desenvolvidos, como Crculos de Controle de Qualidade [CCQ], Just-in-time, Programa de Qualidade Total e Controle Estatstico do Processo [CEP].
10

Вам также может понравиться