Вы находитесь на странице: 1из 3

Ementrio Cincias Biolgicas | Departamento de Cincias Humanas |...

http://www.uneb.br/barreiras/dch/ciencias-biologicas/print/ementario/

Ementrio
1 SEMESTRE ESTUDO EVOLUTIVO DAS GEOSFERAS, 60H EMENTA: Estuda os elementos relativos origem, caractersticas e interao das geosferas, numa abordagem evolutiva.

04/05/2011

FUNDAMENTOS DE QUMICA, 60h EMENTA: Estuda a estrutura do tomo, tabela peridica, ligaes qumicas, oxireduo, nomenclatura e as caractersticas fsicas e qumicas dos compostos de Carbono. TPICOS DE FSICA, 30H EMENTA: Estuda os fundamentos de Fsica envolvidos nos fenmenos naturais. BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, 75h EMENTA: Estuda as bases moleculares da clula abordando os contedos, o histrico e mtodos de estudo da clula com nfase na microscopia, a diferenciao em nvel organizacional entre os procariontes e eucariontes, a estrutura e funo de membranas celulares, dinmica do citoesqueleto. Processos referente a manuteno da informao gentica e funcionamento celular. Estudo da Clula. a composio qumica das clulas, biomolculas, bioenergtica, material gentico, transcrio, traduo, transito de protenas dentro das clulas engenharia gentica e suas implicaes. EPISTEMOLOGIA DA CINCIA, 60H EMENTA: Estuda os aspectos da Epistemologia da Cincia e os impactos da cincia e tecnologia na sociedade contempornea. LABORATRIO DE LEITURA E PRODUO DE TEXTO, 45H EMENTA: Estuda as diferentes tcnicas de leitura, interpretao e apresentao de textos, sua aplicao na identificao e elaborao de trabalhos acadmicos (fichamento, resumo, resenha, artigo e relatrio) e sua apresentao (citao de autores, organizao bibliogrfica, como apresentar trabalhos e pster). PRTICA PEDAGGICA I, 90H EMENTA: Estuda e relevncia e os efeitos do Uso da Histria e Filosofia da Cincia na formao dos professores e na aprendizagem dos contedos cientficos; a funo da escola; Tendncias poltico-pedaggicas e scio-histricas da Educao e das Cincias Naturais como campo de conhecimento escolar, extra-escolar e acadmico-cientfico. As concepes de ensino, de aprendizagem e do papel do professor. Analisa e confronta as concepes previstas na Constituio Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e nos Parmetros Curriculares Nacionais. Identifica, discute e analisa os diversos espaos e contextos de aprendizagem. SEMINRIOS TEMTICOS I, 15H EMENTA: Componente voltado para discutir as questes norteadoras de cada semestre definidas a partir de uma problematizao, enfatizando aspectos tcnicos, cientficos e culturais.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2 SEMESTRE BIOQUMICA, 60H EMENTA: Estuda os princpios da qumica envolvidos nos fenmenos naturais. Estuda as tcnicas bioqumicas. BIOFSICA, 45H EMENTA: Estuda os aspectos biofsicos das Cincias Biolgicas a energia, os fludos e os fenmenos eltricos nos sistemas biolgicos animais e vegetais. BIOLOGIA DOS PROTOCTISTAS, 60H EMENTA: Origem, biologia e evoluo do Reino Protoctista: Protozorios, Algas unicelulares e pluricelulares. PRTICA PEDAGGICA II, 90H EMENTA: Analisa a educao na Constituio e nas bases legais do ensino. Identifica o Ensino Mdio no histrico-social a partir da dcada de 60. Aborda a educao geral, suas caractersticas e desafios. Analisa o sistema escola, a organizao regimental e seus elementos constitutivos; articula os conhecimentos especficos do curso com sua aplicao pedaggica. SISTEMTICA FILOGENTICA, 60H EMENTA: Histrico da sistemtica, normas nomenclaturais, mtodos e tcnicas utilizados em sistemtica. BIOLOGIA VEGETAL I, 45h EMENTA: Desenvolve o estudo prtico/terico da organografia e anatomia, sistemtica e reproduo das Brifitas e Pteridfitas. LABORATRIO DE LEITURA E PRODUO DE IMAGENS, 45H EMENTA: Uso de tecnologias educacionais, INTERNET, softwares especficos para cincias e biologia, a informtica como apoio aos projetos pedaggicos, fotografias e do desenho relacionados com leitura e produo de imagens como recurso para atuao profissional. SEMINRIO TEMTICO II, 15H EMENTA: Componente voltado para discutir as questes norteadoras de cada semestre definidas a partir de uma problematizao, enfatizando aspectos tcnicos, cientficos e culturais. COMPONENTE DE LIVRE ESCOLHA, 45H EMENTA: O discente escolhe um dos componentes oferecidos cujas ementas esto elencadas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. SEMESTRE PRTICA PEDAGGICA III, 90H EMENTA: Analisa a organizao do trabalho docente (aspectos tericos e metodolgicos), evidenciando a importncia do planejamento. Discute a relao existente entre a funo da escola hoje e a definio/elaborao dos objetivos de ensino. Estuda o conceito e os tipos de contedos. Evidencia os diversos conceitos, procedimentos e atitudes que so ensinados e aprendidos de formas diferentes na prxis pedaggica, articula os conhecimentos especficos do curso com sua aplicao pedaggica. GENTICA, 75H EMENTA: Apresenta as idias do pensamento humano sobre a hereditariedade, o nascimento e a consolidao da gentica como cincia. O componente curricular estruturado em quatro formatos possveis em torno de temas especficos. O primeiro refere-se s primeiras idias do homem sobre a hereditariedade at o florescer da gentica, dando ao aluno a possibilidade de compreender a cincia como algo dinmico e de fazer humano. O segundo tema diz respeito gentica mendeliana, aos mecanismos responsveis por alteraes das propores de Mendel e herana extranuclear, fundamental para o domnio das bases da transmisso hereditria. O terceiro dedicado ao estudo molecular do gene, incluindo a regulao gnica e as bases moleculares dos resultados de Mendel. No quarto tema prope-se estudar a relao entre herana gentica e sexo. BIOLOGIA DOS INVERTEBRADOS I, 75H EMENTA: Estudo ecolgico-evolutivo dos animais com nfase nos filos Porferas, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda (Aschelminthes), Molusca, Annelida. ANATOMIA E ORGANOGRAFIA VEGETAL, 75H EMENTA: Desenvolve o estudo prtico/terico da organografia e anatomia dos rgos vegetativos e reprodutivos das gimnospermas e

1 de 3

03/06/2013 09:10

Ementrio Cincias Biolgicas | Departamento de Cincias Humanas |...

http://www.uneb.br/barreiras/dch/ciencias-biologicas/print/ementario/

angiospermas. BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, 75H EMENTA: Estudo ecolgico-evolutivo dos animais com nfase no desenvolvimento embrionrio e histolgico. SEMINRIO TEMTICO III, 15H EMENTA: Componente voltado para discutir as questes norteadoras de cada semestre definidas a partir de uma problematizao, enfatizando aspectos tcnicos, cientficos e culturais. COMPONENTE DE LIVRE ESCOLHA, 45H EMENTA: O discente escolhe um dos componentes oferecidos cujas ementas esto elencadas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4. SEMESTRE BIOLOGIA DOS INVERTEBRADOS II, 75H EMENTA: Estudo ecolgico-evolutivo dos animais com nfase nos filos Arthropoda e Echinodermata. BIOESTATSTICA, 60H EMENTA: Introduz a Biologia quantitativa, com nfase na coleta, arrumao, descrio e anlise de dados biolgicos. Introduo probabilidade e inferncia estatstica. SISTEMTICA VEGETAL, 60H EMENTA: Desenvolve o estudo prtico/terico sobre sistemas filogenticos, com determinao taxonmicas das Gimnospermas e Angiospermas com tcnicas de campo e herborizao de espcimes vegetais. BIOLOGIA DOS FUNGOS, 45H EMENTA: Estuda a Biologia e Ecologia dos fungos. Importncia econmica. GENTICA E EVOLUO, 75H EMENTA: Apresenta as bases genticas da evoluo biolgica. Para tanto estuda a Teoria da Evoluo pela Seleo Natural e os mecanismos genticos que a explicam atuando como geradores e amplificadores da variabilidade gentica. Assim, prope-se estudar: as freqncias gnicas e genotpicas nas populao, o modo matemtico de determin-las (o princpio de Hardy-Weinberg) e os fatores que alteram essas freqncias (seleo, deriva gentica e fluxo gnico). Tambm se contempla nessa proposta o estudo da espcie biolgica, a discusso sobre seu conceito, a organizao do mundo vivo em espcies, os modos de especiao, o Princpio do fundador e os sistemas de acasalamento. Analisa-se tambm a evoluo molecular e transespecfica. PRTICA PEDAGGICA IV, 90H EMENTA: Aborda a gesto e organizao do trabalho pedaggico desenvolvido em sala de aula e fora dela, de modo a permitir a elaborao de conhecimentos sobre como planejar e administrar situaes de ensino de acordo com as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Estuda o modelo de ensino por resoluo de problemas e situaes de aprendizagem, articula os conhecimentos especficos do curso com sua aplicao pedaggica. Concebe e elabora materiais didticos. SEMINRIO TEMTICO IV, 15H EMENTA: Componente voltado para discutir as questes norteadoras de cada semestre definidas a partir de uma problematizao, enfatizando aspectos tcnicos, cientficos e culturais. COMPONENTE DE LIVRE ESCOLHA, 45H EMENTA: O discente escolhe um dos componentes oferecidos cujas ementas esto no elencadas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5.SEMESTRE BIOLOGIA DOS CORDADOS, 75H EMENTA: Estudo ecolgico-evolutivo dos animais com nfase no filo Chordata. FISIOLOGIA VEGETAL, 75H EMENTA: Estuda os processos fisiolgicos que ocorrem nos vegetais superiores: germinao, reproduo, desenvolvimento, absoro, perda de gua, translocao de solutos, nutrio mineral, fotossntese, respirao, relao entre os diversos processos fisiolgicos. MICROBIOLOGIA, 60H EMENTA: Estuda a biologia, importncia e distribuio dos microorganismos sua importncia. ECOLOGIA GERAL, 75H EMENTA: Estuda a estrutura e funcionamento dos ecossistemas: utilizao e transformao da energia, ciclagem de materiais e transformaes no ecossistema. Ecologia de populaes e comunidades. PRTICA PEDAGGICA E ESTGIO SUPERVISIONADO I, 120H EMENTA: Estuda o planejamento enquanto instrumento essencial para assegurar a coerncia da prxis pedaggica, a partir dos diferentes nveis do planejamento (anual, semanal e dirio). Discute a relao entre o planejamento e o livro didtico (Cincias e Biologia), a gesto do tempo e a organizao do espao fsico. Vivencia a sala de aula enquanto monitor, sob orientao/observao dos professores regente e supervisor de estgio no Ensino Fundamental. Elabora e desenvolve projeto de extenso para a comunidade, abordando contedos de Cincias Naturais. COMPONENTE DE LIVRE ESCOLHA, 45H EMENTA: O discente escolhe um dos componentes oferecidos cujas ementas esto no elencadas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6. SEMESTRE FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA, 90H EMENTA: Abordagem dos aspectos filogenticos e integrativos na manuteno da homeostase, dinmica do funcionamento e controle das funes reprodutiva, circulatria, respiratria, digestiva, excretora e osmorreguladora na srie animal. ANATOMIA DOS VERTEBRADOS, 60H EMENTA: Estuda a anatomia comparada dos vertebrados enfatizando aspectos evolutivos e filogenticos. PRTICA PEDAGGICA E ESTGIO SUPERVISIONADO II, 120H EMENTA: Reflete sobre a relao aluno x professor no processo ensino-aprendizagem. Discute a relao entre o planejamento e os diversos recursos, materiais, instrumentos, procedimentos didticos usados nos diversos espaos de atuao pedaggica. Discute os instrumentos de avaliao. Vivencia a sala de aula enquanto monitor, sob orientao, observao e superviso dos professores regente e supervisor de estgio em turma do Ensino Mdio. Elabora e desenvolve projeto de extenso para a comunidade, abordando contedos de Biologia. BIOTICA, 45H EMENTA: A biotica surge como uma resposta a problemas gerados pelo avano da biotecnologia; uma reflexo-ao com base na realidade, sendo atualmente considerada como a tica Aplicada s questes da sade e da pesquisa em relao aos seres humanos e meio ambiente. O componente curricular Biotica faz se necessrio como parte integrante da formao profissional nas reas da biologia promovendo a discusso dos futuros profissionais a cerca da utilizao de culturas transgnicos, clonagem humana, terapia gnica, bem como a aplicabilidade de procedimentos na investigao cientfica. PROJETO DE PESQUISA I, 45H EMENTA: Orienta a elaborao de trabalhos cientficos; Caracterizao de pesquisa; Elementos bsicos, instrumentos e metodologias de coleta e anlise de dados; Aspectos essenciais para elaborao de um projeto; A relevncia do planejamento prvio de uma pesquisa. COMPONENTE DE LIVRE ESCOLHA, 45H EMENTA: O discente escolhe um dos componentes oferecidos cujas ementas esto no elencadas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 de 3

03/06/2013 09:10

Ementrio Cincias Biolgicas | Departamento de Cincias Humanas |...

http://www.uneb.br/barreiras/dch/ciencias-biologicas/print/ementario/

7. SEMESTRE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE, 60H EMENTA: A interferncia antrpica, suas conseqncias e os aspectos filosficos, polticos e sociais. Ecologia aplicada, poluio e conservao dos recursos naturais; Legislao Ambiental. PALEONTOLOGIA, 75H EMENTA: Estudo dos conceitos bsicos, objetivos, mtodos e tcnicas usadas em Paleontologia e da relao com outras disciplinas. Estudo da Tafonomia, Paleicnologia e princpios da Micropaleontologia. Estudo taxonmico e morfolgico dos fsseis animais e vegetais que apresentam importante registro fossilfero e a relao destes com os paleoambientes. Estudo ecolgico-evolutivo e bioestratigrfico dos principais grupos fsseis nas diferentes Eras Geolgicas. Estudo das principais teorias relativas origem e evoluo humana. Noes bsicas sobre conservao e legislao a cerca do patrimnio paleontolgico brasileiro. PROJETO DE PESQUISA II, 45H EMENTA: Orientaes tcnicas para elaborao de projeto de monografia; Aprofundamento terico e operacional dos projetos de monografia em biologia. ESTGIO SUPERVISIONADO I, 100H EMENTA: Reflete sobre a relao aluno x professor no processo ensino-aprendizagem. Discute a relao entre o planejamento e os diversos recursos, materiais, instrumentos e procedimentos didticos usados nos diversos espaos de atuao pedaggica. Discute os instrumentos de avaliao; Vivencia a sala de aula enquanto regente, sob orientao, observao e superviso dos professores regente e supervisor de estgio em turma do Ensino Fundamental. Elabora e desenvolve projeto de ensino, abordando contedos de Cincias. COMPONENTE DE LIVRE ESCOLHA, 45H EMENTA: O discente escolhe um dos componentes oferecidos cujas ementas esto no elencadas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 8. SEMESTRE ESTGIO SUPERVISIONADO II, 100H EMENTA: Reflete sobre a relao aluno x professor no processo ensino-aprendizagem. Discute a relao entre o planejamento e os diversos recursos, materiais, instrumentos e procedimentos didticos usados nos diversos espaos de atuao pedaggica. Discute os instrumentos de avaliao; Vivencia a sala de aula enquanto regente, sob orientao, observao e superviso dos professores regente e supervisor de estgio em turma do Ensino Mdio. Elabora e desenvolve projeto de ensino, abordando contedos de Biologia. MONOGRAFIA, 60H EMENTA: - Elaborao de um trabalho de cunho cientfico com tema especfico da habilitao. - Treinamento em pesquisa cientfica pelo desenvolvimento de um plano de trabalho.
HTTP://WWW.UNEB.BR/BARREIRAS/DCH/CIENCIAS-BIOLOGICAS/EMENTARIO/

3 de 3

03/06/2013 09:10

Вам также может понравиться