Вы находитесь на странице: 1из 8

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

PROCESSO DE AVaLIaO CURSO DE FORMaO ESpECfICa

001. PROVA DE FORMAO pEDAGGICA

PROfESSOR

DE

EDUCaO BSICa II

 Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 20 questes objetivas.  Preencha com seu nome e nmero de inscrio os espaos indicados na capa deste caderno.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.  Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu.

 A durao da prova de 1 hora e 30 minutos, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas.  S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorrida 1 hora do incio da prova.  Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia.  At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUaRDE a ORDEm DO FIScal paRa aBRIR ESTE caDERNO DE QUESTES.

Nome do candidato

Nmero de inscrio

02.12.2012 manh

ForMao Pedaggica 01. O Currculo do Estado de So Paulo tem como princpio central uma escola capaz de promover as competncias indispensveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporneo. A partir desse princpio norteador, o currculo (A) prioriza o aspecto tcnico no processo pedaggico. (B) tem o ensino como centro da aprendizagem. (C) prioriza a competncia da leitura e da escrita, na medida em que as vrias linguagens se multiplicaram na contemporaneidade. (D) dicotomiza as esferas do conhecimento e da cultura.

Leia o texto a seguir e responda s questes de nmeros 03 e 04. O SARESP o sistema de avaliao da Educao Bsica do Estado de So Paulo. Foi criado em 1996 com a inteno de gerar uma cultura de avaliao que agilizasse aes de melhoria do ensino e incrementasse a capacitao contnua dos professores e demais profissionais envolvidos no sistema educacional. Em 2007, o SARESP foi completamente reformulado do ponto de vista conceitual e metodolgico. Passou a utilizar a mesma mtrica adotada pelo SAEB e a desenvolver uma escala de proficincia cujos resultados pudessem ser comparados temporalmente. importante destacar as mudanas do SARESP a partir de 2007. Antes no era possvel fazer comparaes. Sendo uma avaliao externa de larga escala, o SARESP fornece informaes sobre o desempenho dos alunos da rede estadual em relao ao desenvolvimento de competncias e habilidades cognitivas necessrias sua insero e sua participao na vida social, cultural e econmica do pas. Com base em seus resultados, a SEE/SP pode estabelecer reas de atuao prioritrias para atingir os objetivos traados pela poltica educacional em vigor.
(Texto extrado do Mdulo 8 Ncleo Bsico Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar do Estado de So Paulo SARESP O que ?)

02. A gesto do currculo no pode ser pensada fora do espao da sala de aula, uma vez que esse tipo de gesto se refere, tambm, s aes desenvolvidas pelos professores para criar as condies adequadas ao ensino e aprendizagem. Esse conceito abarca uma srie de articulaes como, por exemplo, os temas cotidianos, a importncia do planejamento escolar, a organizao do dia a dia, formas de agrupamentos, entre outros aspectos que devem ser observados pelos professores. A partir do exposto, assinale a alternativa que contempla a melhor prtica docente com relao gesto do currculo. (A) O professor no deve se ater ao que est proposto no planejamento anual da escola, uma vez que deve garantir a especificidade de seus contedos e de seus alunos. (B) O professor reflexivo e que se apropria da gesto do currculo aquele que articula a teoria e a prtica, dando significado aprendizagem de seus alunos e tornando o currculo dinmico. (C) O professor gestor aquele que prioriza o planejamento anual da escola, uma vez que esse o documento que deve orientar suas aes. (D) Dentro dos princpios priorizados pelo currculo, e que devem ser observados pelos professores em seu papel de gestores do processo de aprendizagem, existe a questo da recuperao que deve ter como foco o ensino do aluno.

03. Pode-se afirmar que, no SARESP, as informaes sobre o desempenho dos alunos se apoiam (A) nos conhecimentos, habilidades e competncias que tm por base os parmetros apresentados no Currculo do Estado de So Paulo para cada etapa de ensino. (B) na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), por se constituir a lei que define os princpios bsicos e universais da educao nacional. (C) na avaliao individual de cada aluno participante, uma vez que o sistema projetado para dar uma viso ampla da educao no sentido de propor formas de incluso social de seus alunos. (D) nas Matrizes de Referncia do SARESP, por estarem baseadas no Currculo do Estado e expressarem habilidades que podem ser aferidas em uma prova escrita que abrange o currculo real trabalhado na escola. 04. Sobre os resultados da aplicao do SARESP, assinale a alternativa correta. (A) Entre as disciplinas avaliadas pelo SARESP, Lngua Portuguesa avaliada a partir de uma escala de proficincia maior que as demais, tendo em vista sua importncia como rea do conhecimento que desenvolve habilidades e competncias de leitura e escrita. (B) Desde sua criao, o SARESP utilizou matrizes de referncia que possibilitavam comparaes com outras avaliaes do Sistema Nacional de Avaliao, permitindo, assim, um planejamento a longo prazo. (C) Para obter resultados mais abrangentes, o SARESP produz provas compostas pela combinao de diversos conjuntos de questes que so respondidas por todos os alunos da rede pblica do Estado de So Paulo. (D) O SARESP permite que se estabelea um compromisso objetivo com a qualidade de ensino no longo prazo, tendo em vista o monitoramento da qualidade do ensino da educao bsica ao longo dos anos.
3
SEED1204/001-PEB-II-FormaoPedaggica

05. Uma sequncia didtica constitui-se de uma srie de etapas de atividades previamente definidas e explicitadas pelo professor, para favorecer o maior grau possvel de significncia das aprendizagens, alm da necessria ateno diversidade dos alunos. Assinale a alternativa que contenha dois aspectos que devem ser observados na construo de uma sequncia didtica. (A) Conhecimentos prvios e ausncia de conflitos. (B) Aprender a aprender e nvel de desenvolvimento do aluno. (C) Atitude favorvel e conhecimentos que sero adquiridos. (D) Significncia e funcionalidade dos novos contedos e transmisso do contedo.

07. A questo da juventude e da adolescncia complexa e pode ser abordada sob diversos aspectos (psicolgico, social, biolgico, etc.); conhecer bem as caractersticas dessa faixa etria torna o professor mais apto a ajudar seu aluno no aprendizado. Considerando o jovem e o adolescente, no contexto brasileiro atualmente, assinale a alternativa correta. (A) Denominada juventude problema, o termo reflete as caractersticas dessa fase relacionada ao comportamento de riscos e transgresses. (B) Classificado por estar em uma fase transitria, o jovem deve ser visto como um sujeito em formao para a vida adulta e para o trabalho, e o adulto deve ser visto como seu educador. (C) Nos ltimos anos, tem-se caminhado em direo ao reconhecimento do jovem como ator dinmico da sociedade, capaz de responder aos desafios gerados pelas inovaes tecnolgicas e transformaes produtivas. (D) Se por um lado existe uma carga depositada no jovem uma vez que dele se espera uma contribuio significativa para a resoluo dos problemas de suas comunidades e sociedades , existe, paralelamente a essa expectativa, o atendimento ideal de suas demandas. 08. Um aprendizado voltado para a aquisio de competncias (A) dificulta o processo de democratizao da escola, uma vez que a verdadeira democracia, neste caso, seria resultado da nfase no ensino, estabelecendo-se o que deve ser ensinado a todos os alunos, sem exceo. (B) implica considerar os aspectos curriculares e os recursos cognitivos, afetivos e sociais de que os alunos dispem; implica tambm a mobilizao dos contedos e metodologias pelo professor a fim de desenvolver as competncias dos alunos. (C) minimiza a possibilidade de promover os conhecimentos prprios de cada disciplina articuladamente com as competncias e habilidades do aluno. (D) no requer necessariamente que o plano de aula indique o que o aluno vai aprender, mas que garanta a aquisio de competncias. 09. Com relao ao papel dos contedos num currculo voltado para competncias, pode-se afirmar que (A) o ensino para competncias no se preocupa com os contedos a serem trabalhados, pois seu objetivo incitar o aluno a ter autonomia para sozinho estabelecer as relaes entre os conhecimentos. (B) as competncias no eliminam o contedo; pelo contrrio, os contedos norteiam a seleo de competncias que o professor abordar. (C) preciso, primeiramente, escolher os contedos para, em seguida, desenvolver a partir desta escolha alguma situao complexa a ser abordada relacionada ao contedo. (D) uma situao complexa a ser desenvolvida com os alunos necessita de contedos para abord-las.

06. O grande desafio da Secretaria da Educao do Estado de So Paulo (SEE/SP) consiste em assegurar a qualidade do ensino. Considerando o crescimento acelerado das matrculas nas escolas da rede pblica, esse desafio implica no apenas garantir escola para todos mas tambm o aprimoramento dos profissionais da educao. Por esta razo (A) foi criado o Conselho Estadual de Educao (CEE) para garantir a formao e o aperfeioamento dos professores do Estado de So Paulo. (B) a Escola de Formao e Aperfeioamento dos Professores do Estado de So Paulo Paulo Renato Costa Souza (EFAP) foi criada visando ao aperfeioamento dos profissionais da educao por meio de uma formao continuada compatvel com a poltica educacional da SEE/SP. (C) a Escola de Formao e Aperfeioamento dos Professores do Estado de So Paulo Paulo Renato Costa Souza (EFAP) responsvel pelo controle de qualidade da escola, e sua principal atividade consiste em avaliar frequentemente professores e alunos da rede pblica estadual de ensino. (D) o Conselho Estadual de Educao (CEE) o responsvel pelo programa Mais Qualidade na Escola que visa ao aperfeioamento dos profissionais da educao, oferecendo uma formao continuada a estes.

SEED1204/001-PEB-II-FormaoPedaggica

10. A parceria escola-famlia imprescindvel no desempenho do aluno nos estudos. O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) assim como a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) reconhecem e destacam o valor dessa parceria. Sobre esse tema, pode-se afirmar que (A) a expresso interao escola-famlia se baseia na ideia de reciprocidade e de influncia mtua, considerando as especificidades e mesmo as assimetrias existentes nessa relao. (B) a famlia a principal influncia no desempenho do aluno; assim uma famlia desestruturada resulta num aluno com desempenho insatisfatrio. (C) a famlia deve participar das reunies organizadas pelas escolas com o objetivo de acompanhar o desempenho dos alunos e tomar cincia do processo pedaggico, mas as propostas educacionais so de responsabilidade exclusiva dos professores, visto que se trata de profissionais formados para tal funo, diferentemente da famlia. (D) a educao de qualidade na escola pblica deve depender das condies do grupo familiar do aluno. 11. A cultura organizacional o conjunto dos significados, modos de pensar e agir, valores, comportamentos e modos de funcionar que revelam a identidade e os traos caractersticos de uma instituio e das pessoas que nela trabalham. Sobre a cultura escolar, assinale a alternativa correta. (A) Os aspectos organizacionais que fazem a escola funcionar independem das complexas e dinmicas relaes sociais entre os diferentes atores envolvidos no fazer escolar. (B) A cultura escolar vai alm dos planos de aula, das atividades cotidianas em sala de aula, das avaliaes e das relaes de aprendizagem estabelecidas entre o professor e os alunos. (C) A poltica da escola expressa em propostas (projeto pedaggico) e aes a serem alcanadas por todos que participam do fazer escolar no influi nas aprendizagens dos alunos. (D) So os procedimentos normativos que definem a cultura escolar. 12. A atuao docente se constitui em uma dupla competncia: competncia num determinado campo disciplinar e competncia no campo pedaggico. Sobre a competncia no campo pedaggico, assinale a alternativa correta. (A) a dimenso tcnica do ensinar. (B) Caracteriza o modo como o professor transmite o saber cientfico. (C) Envolve o saber dos contedos e o saber ensinar. (D) o aspecto relacional da docncia.

13. Ao elaborar as definies de currculo de suas redes pblicas, estados e municpios buscam reafirmar a autonomia da escola e, consequentemente, do professor. Isso significa que (A) escola e professores podem conectar aquilo que est previsto no currculo com a realidade imediata no espao e no tempo do aluno. (B) o currculo deve ser implementado igualmente nas redes pblicas de estados e municpios. (C) o professor deve gerir o currculo a partir do que comum ao componente curricular. (D) a autonomia do professor est em diversificar recursos de aprendizagem. 14. Segundo Hoffman (1991), a avaliao da aprendizagem deve romper com os modelos avaliativos sentenciosos e classificatrios. Assinale o modelo avaliativo que a autora defende. (A) Orientado pelo princpio do transmitir-verificar-registrar. (B) Centrado na correo do erro e na atribuio de um conceito. (C) Focado em medir se o que foi ensinado pelo professor foi aprendido pelo aluno. (D) Concebido como uma ao avaliativa reflexiva. 15. A educao inclusiva preconiza o ingresso e o desenvolvimento escolar a todos, ofertando condies para aprender condizentes com as caractersticas de cada um. Sobre o paradigma da incluso, assinale a alternativa correta. (A) No h uma poltica nacional de educao especial na perspectiva da educao inclusiva. (B) Fundamenta-se no modelo mdico de deficincia, focado no diagnstico. (C) Todos os alunos tm direito classe regular, independentemente de suas caractersticas pessoais, e a escola a responsvel por realizar as mudanas necessrias para atender ao aluno com deficincia. (D) A responsabilidade pela integrao na escola fica a cargo da pessoa com deficincia. 16. Sobre o contrato didtico, pode-se afirmar que (A) um instrumento regulador da disciplina em sala de aula. (B) a regulamentao das atividades de cunho pedaggico que se manifestam de forma espontnea no contexto da escola e que visam favorecer as aprendizagens. (C) estabelecido para que os alunos aprendam do jeito que o professor sabe ensinar. (D) um conjunto de dispositivos que medeiam as relaes professor e alunos, que no so totalmente previsveis e observveis.
5
SEED1204/001-PEB-II-FormaoPedaggica

17. Na elaborao do contrato didtico, cabe ao professor (A) definir as regras e explicit-las aos alunos. (B) considerar que o aluno est na escola para aprender e que os objetivos de aprendizagem so inegociveis. (C) informar aos alunos que, uma vez elaborado, esse contrato no pode ser modificado. (D) esclarecer que todas as regras so previsveis e inegociveis.

18. Um conjunto de propostas de atividades cujo objetivo focar contedos mais especficos, prevendo tambm a distribuio do tempo de realizao, caracteriza a seguinte modalidade organizativa: (A) projeto didtico. (B) sequncia didtica. (C) atividades permanentes. (D) projeto didtico/atividades permanentes.

19. No trabalho com projetos, (A) os alunos no so corresponsveis pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto. (B) o problema a ser resolvido no necessariamente tem um carter real para os alunos, pois o que importa o desenvolvimento do contedo que tem que ser escolhido pelo professor. (C) o objetivo central constitui um problema ou fonte geradora de problema que exige uma atividade para resoluo. (D) a formao dos alunos deve ser pensada apenas como uma atividade intelectual.

20. Assinale a alternativa correta sobre a avaliao na aprendizagem, em consonncia com os princpios do Currculo do Estado de So Paulo. (A) parte do processo formativo do aluno e se restringe a uma simples tcnica avaliativa. (B) Deve considerar o que foi ensinado e a resposta do aluno ao contedo transmitido. (C) Deve privilegiar as concepes baseadas no conhecimento construdo pelo aluno. (D) O princpio da aprendizagem como centro da atividade escolar no deve ser considerado nos instrumentos avaliativos.

SEED1204/001-PEB-II-FormaoPedaggica

SEED1204/001-PEB-II-FormaoPedaggica

Вам также может понравиться