Вы находитесь на странице: 1из 3

Uma experincia ldica no ensino de ciencias sobre os insetos

DEYVISON REIS SANTOS Professor de Cincias da Rede Pblica Estadual de Ensino, Bahia, Brasil LLIAN BOCCARDO e JULIO CSAR CASTILHO RAZERA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Brasil

1.

O ensino de Zoologia para crianas e adolescentes: obstculos e superao

A formao biolgica contribui para que as pessoas compreendam os conceitos e processos inerentes aos seres vivos, dos quais fazemos parte. Os conhecimentos da Biologia tambm devem contribuir para tomadas de deciso importantes para a vida do planeta em que vivemos. No entanto, investigaes diversas revelam que as concepes, representaes, ideias e imagens que formam o conhecimento biolgico das pessoas ainda esto distantes desse ideal. No ensino escolar, por exemplo, so geralmente apresentados nas aulas de Cincias contedos sobre animais e vegetais que pouco tm a ver com o ambiente imediato dos alunos, ou seja, aparecem fora de um contexto que os estudantes vivem pessoalmente ou que povoam o seu imaginrio (Wortmann et al., 1997). Especificamente sobre os animais invertebrados, por exemplo, imprescindvel que o ensino no se restrinja somente aos contedos referentes morfologia interna e externa, pelo contrrio, que possibilite aos alunos maior aproximao, vivncia e aplicao dos conceitos aprendidos (importncia ecolgica, habitat, nicho, interaes com o homem etc.), contribuindo para que possam formar um painel amplo e interessante sobre a vida na Terra (Brasil, 1998). No entanto, trabalhar no ensino fundamental esses contedos tem suas complicaes, pois a transmisso enciclopdica ainda predomina e os alunos frequentemente reclamam dos termos e simbologias utilizados. Segundo Amorim e colaboradores (2001), o carter enfadonho e desestimulante da Zoologia, assim como da Botnica, bastante conhecido e de ampla concordncia nos meios escolares. Para tentar superar esses obstculos, pesquisas tm analisado diferentes estratgias alternativas. Algumas propostas que se mostram producentes apontam para a utilizao de atividades ldicas (Amorim e Kraetzig, 2003).

2.

As atividades ldicas no ensino escolar

Diversas experincias difundidas na literatura, ao longo desses ltimos anos, tm mostrado a validade dos aspectos ldicos na aprendizagem dos alunos. E no so poucos os educadores que tm afirmado ser a ludicidade uma importante alavanca da educao para o terceiro milnio. Conforme

Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao ISSN: 1681-5653 n. 50/7 10 de noviembre de 2009 Organizacin de Estados Iberoamericanos para la Educacin, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Organizao dos Estados Iberoa-americanos para a Educao, a Cincia e a Cultura (OEI)

Deyvison Reis Santos; Llian Boccardo e Julio Csar Castilho Razera

apontam Santos e Cruz (2002), a educao ldica deve possibilitar ao futuro educador conhecer-se como pessoa, saber de suas resistncias e ter uma viso clara sobre importncia da brincadeira para a vida da criana, do jovem e do adulto. Por meio de sua prtica, o professor que conseguir interagir com o aluno de modo divertido conseguir melhores resultados de aprendizagem. O desenvolvimento do aspecto ldico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa sade mental, prepara para um estado interior frtil, facilita os processos de socializao, comunicao, expresso e construo do conhecimento (p.12-14). Por fim, ratificamos a importncia do planejamento e da intencionalidade aspectos que subjazem aos aspectos ldicos no processo de ensino escolar e, ainda, sobre os cuidados dos perigos advindos do carter competitivo que certos jogos ou brincadeiras incitam. Os objetivos educacionais sobressaem o tempo todo.

3.

O exemplo do jogo Mundo dos Insetos

Como foi mencionado anteriormente, esta experincia brevemente relatada centrou-se numa atividade ldica sobre os insetos. Compreendeu quatro etapas: coleta dos conhecimentos prvios dos alunos sobre os insetos; confeco estrutural de um jogo sobre o tema (vide figura 1); aplicao do jogo na turma; avaliao sobre o desenvolvimento da aprendizagem. A primeira e a ltima etapa constaram de conversas informais, relatos dos alunos e anlise de respostas dadas a um questionrio formal sobre o tema. A anlise dos resultados obtidos na primeira etapa subsidiou a construo do jogo, a fim de atingir as principais lacunas encontradas com a efetivao de abordagens conceituais estratgicas e ldicas sobre o grupo animal, dando oportunidade aos alunos de entrarem em contato com o conhecimento cientfico sobre os insetos (caractersticas morfofisiolgicas, taxonomia, interaes ecolgicas, importncia mdica, curiosidades etc.).
FIGURA 1. Vista geral do jogo construdo.

Basicamente o jogo constou de um tabuleiro com trilha colorida, dados, cartas com tarefas a cumprir (a depender da posio de parada na trilha) e simulao de um ambiente no centro do tabuleiro onde pequenas imagens de insetos sero posicionadas pelos jogadores (consiste numa das tarefas apresentadas pelas cartas). Ressalta-se, no entanto, que o jogo a ser construdo pode ter caractersticas diversas, a contemplar necessidades e criatividade de alunos e professores. A maior relevncia est na potencialidade desse jogo na mobilizao da aprendizagem dos alunos.

Revista Iberoamericana de Educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

Uma experincia ldica no ensino de ciencias sobre os insetos

4.

A diverso certa e a aprendizagem tambm

A atividade desenvolvida mostrou-se bastante estimulante participao dos alunos, pois eles se divertiam ao mesmo tempo em que descreviam as caractersticas, respondiam s questes e descobriam que muitos animais que eles achavam ser insetos no eram. A mobilizao foi grande. Eles diferenciavam, discutiam com os grupos acerca das espcies de insetos, os locais onde poderiam ser encontrados ou colocados no ambiente reproduzido no tabuleiro etc. Os alunos se envolveram, e ao final, relataram que a estratgia do jogo foi uma novidade para eles, assim como as consequncias positivas percebidas em relao aprendizagem, confirmando muitos pressupostos da literatura (como aparece em Brenelli, 1996), nos quais os jogos com crianas em ambientes educacionais atuam na construo e no aprimoramento da cognio e em favor da aprendizagem de contedos. Enfim, os jogos se constituem como bons modelos de material pedaggico para motivar etapas posteriores mais complexas do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

5.

Consideraes finais

Neste breve espao no h como inserir as avaliaes, anlises ou discusses que se seguiram experincia, mas podemos brevemente ilustrar alguns resultados com os seguintes relatos. Etapa inicial: um bicho pequeno (A1, 12 anos). Traz doenas (A2, 12 anos). No tem sangue (A3, 14 anos). [Vivem] no mato (A3, 13 anos). Mosca, grilo, escorpio, lagarta, aranha, sapo (A4, 12 anos). Etapa final: Eu achei massa. A gente aprendeu a falar mais sobre os insetos, como eles so, as suas caractersticas, como eles vivem no mundo da gente (A5, 14 anos). [Encontrar?] praticamente em toda parte do mundo (A6, 12 anos). Por fim, ressaltamos que a atividade aqui apresentada no se fecha somente nos moldes em que foi configurada e aplicada, pelo contrrio, abre-se a variaes diversas, ajustando-se s particularidades de cada escola ou sala de aula. Os temas podem ser diversos e a confeco do material, diferente do nosso caso que se restringiu a aes somente do professor, pode envolver os alunos. Esse envolvimento amplia as possibilidades de aprendizagem pela exigncia de pesquisa para a elaborao das perguntas e informaes e favorece o desenvolvimento de habilidades dos executores. Vale a criatividade.

6.

Referncias

AMORIM, D. S. et al. (2001). Diversidade biolgica e evoluo: uma nova concepo para o ensino de zoologia e botnica no 2 grau. In: Barbieri, M. R.; Sicca, N. A. L.; Carvalho, C. P. (Orgs.). A construo do conhecimento do professor: uma experincia de parceria entre professores do ensino fundamental e mdio da rede pblica e a universidade. Ribeiro Preto: Holos. AMORIM, M. A. L. e KRAETZIG, S. M. M. (2000). O jogo como recurso didtico no ensino de cincias. In: Reunio Anual SBPC, 52, Resumos... Braslia, DF: SBPC / UNB. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. (1998). Parmetros curriculares nacionais: cincias naturais. Braslia: MEC / SEF. BRENELLI, R. P. (1996). O jogo como espao para pensar: a construo de noes lgicas e aritmticas. Campinas, SP: Papirus. SANTOS, S. M. P. e CRUZ, D. R. M. (2002). O ldico na formao do educador. In: Santos, S. M. P. (Org.). O ldico na formao do educador. 5 ed., Petrpolis, RJ: Vozes. p. 11-14. WORTMANN, M. L. C, SOUZA, N. G. S. e KINDEL, E. A. I. (1997). O estudo dos vertebrados na escola fundamental. So Leopoldo, RS: UNISINOS.
Revista Iberoamericana de educacin / Revista Ibero-americana de Educao (ISSN: 1681-5653)

Вам также может понравиться