Вы находитесь на странице: 1из 23

DICIONRIO YORUB PORTUGUS

A ABAD Veste branca ou de cor de mangas largas, usada pelo Yorubs. ABAD Parte da vestimenta da Orix Oxum ABAL Nome dado a Oxum quando brinca com o leque. ABAR Bolo feito com massa de fei !o"fradin#o, cebola, camar!o"seco, sal, enrolado com fol#as de bananeira e co$ido no vapor de gua quente. ABASS %erreiro de &andombl' que segue os preceitos da na(!o )ngola. ABAT *apato ou qualquer tipo de cal(ado. AB %ida como irm! g+mea de Bad', vodum feminino cultuado no ,aran#!o. ABEB -eques de Oxum e Yeman , sendo o de Oxum metal dourado e o de Yeman metal prateado. ABIAN Nome dado ao iniciado no &ulto dos Orixs que ainda n!o recebeu qualquer tipo de obriga(!o. ABICUN .ma crian(a que morre logo ap/s o parto para atormentar os pais, nascendo e renascendo indeterminadamente. ABIODUN %0tulo de um dos Obs de 1ang2. AB Ban#o de ervas sagradas dos Orixs. ABOMI .m dos nomes atribu0dos a Oxum e a 1ang2, em cultos ligados a gua. )bomi quer di$er ao Orix3 aceite gua. ACA &omida ou alimento dos Orixs. Bolo feito com massa de farin#a de mil#o branco ou arro$, co$ido em gua, sem sal e envolto em fol#as de bananeira. 4 comida votiva do Oxal, mas pode ser ofertada a qualquer outro orix. ACARAJ Bolo feito com massa do fei !o fradin#o, cebola, camar!o seco, sal, e frito no a$eite de dend+. ADARRUM %oque do Orix Ogum. ADARRUN %oque rpido e cont0nuo dos atabaques para c#amar os Orixs nas cabe(as dos fil#os de santo5 para for(ar os deuses a descer. AD " 6omem com tre eitos femininos, #omem afeminado. ADI 7alin#a preparada para sacrif0cio aos Orixs.

ADJ Pequeno sino cerimonial. &amp8nula de metal com duas ou mais bocas tocadas pelo pai ou m!e"de"santo, nas cerim2nias rituais a fim de facilitar o transe dos fil#os de santo. ADOBAL Nome dado ao ato de deitar"se no c#!o para ser aben(oado pelo Orix. ADOCHU Nome atribu0do aos iniciados no culto dos Orixs, e tamb'm nome de um pequeno cone feito com ervas e outros ax's. ADUN &omida de Oxum feita com mil#o torrado e mo0do, com um pouco de a$eite de dend+ e mel de abel#as. ADUP Bode. AFOMAN .m dos nomes do Orix Omulu, em &andombl's baianos. 9eriva de )fom/3 contagioso, infeccioso. AFOX :itual de cun#o folcl/rico, muito difundido na Ba#ia. AGANJU .mas das qualidades de 1ang2 no Brasil. ;m Yorub significa deserto. AG Pessoa que n!o entende o :itual. AGOD .mas das qualidades de 1ang2 no Brasil. AGOG <nstrumento de percuss!o feito de sinos que marcam o toque dos orixs. GUAS DE OXAL &erim2nia de purifica(!o do terreiro. ;sta &erim2nia marca o in0cio do ciclo de festas lit=rgicas nos &andombl's de origem Yorub e >e e no Brasil. AGU Nome de um vodum >e e, que corresponde ao orix Ossain. AGUER 9an(a de <ans!. AGUER %oque cadenciado com ? varia(@es3 uma para OA, outro para Ox/ssi. 4 con#ecido como Bquebra"pratosC. AGUIDAVIA Varetas de cip/, goiabeira, marmelo ou ip+ utili$adas para tocar atabaque. AI ) terra, o solo, sob o dom0nio de Obaluai+. AIR 1ang2 vel#o .ma das qualidades de 1ang2. AIUK Dundo do mar, para o povo Banto. AJAP &gado, tartaruga. O animal sagrado de 1ang2. AJ Deiticeira AK Daixa usada para amarrar no peito dos m'diuns incorporados. AKEPAL *acerdote.

AKESSAN .m dos nomes do Orix ;x=. AKIK 7alo DreqEentador do &andombl'.

AKIRIJGEB

AKOKEM 7alin#a 9Fangola. AKUK O mesmo que )GiG/ " 7alo.

AL" 9eus para os daomeanos da na(!o >e e. ALAB %ocador de tambores l0der no terreiro. )quele que canta pontos de &andombl'. ALAFIM .ma das qualidades de 1ang2. ALAKETO Na(!o do povo <orub"Nag2. ALFANGE Ob eto semel#ante a uma espada. ALIB Pol0cia. ALOJ ) dan(a do ritual de 1ang2. ALOY *en#ora OA. O mesmo que <ans! ou fil#o de OA. ALU Bebida feita com farin#a de mil#o ou de arro$, fermentada em gua com cascas de frutas, gengibre e um pouco a(=car. 4 servida nos terreiros de &andombl', principalmente aos caboclos. ALUAI Na(!o >e e )ngola ALUBOSA &ebola ALUFAM O mesmo que oluf/m, *en#or da cidade de <f/m, a que mais cultua Oxal. ALUJ Batida de tambor especial para 1ang2. AMAL Da$ parte da culinria sagrada de 1ang2. &omida feita com quiabos. AMOBIRIM ,ul#er que n!o casou , mul#er solteira. ANA O mesmo que ontem. ANAMBURUK .m dos nomes de Nan! BuruG+, a mais vel#a de todos os Orixs. ANGOLA :egi!o do sudoeste da Hfrica, de onde vieram negros escravos para tra$endo vrios dialetos de origem Bantu como Iimbundo, ;mbundo, IibuGo e IiGongo. ANGOR Na na(!o angola, significa qualidade de Oxumar+. ABOBOI *auda(!o do Orix Oxumar+. o Brasil,

APAOK Orix da aqueira, por ser muito cultuado nela. APAR .ma das qualidades da Orix Oxum, quando se apresenta carregando uma espada. AR &ulto ao orix Ogum na Nig'ria. AR :uas e ;ncru$il#adas. ARESSA .m dos J? ministros de 1ang2. ARIAX Ban#o ritual com fol#as sagradas para os iniciados. )riax' tamb'm ' o nome do local onde s!o feitos estes ban#os. ARID Druto do qual se origina o Obi. ARROBOB .ma das sauda(@es do Orix Oxumar+. ARU!UER Ob eto de metal usado por Ox/ssi. ASSENTAR &onsagrar ob etos lan(ando m!o de apetrec#os e rituais, a fim de oferec+"los ao Orix que se quer. ATABA!UES *!o tr+s tambores de taman#o pequeno, m'dio e grande, que marcam o ritmo e a cad+ncia dos c8nticos. O maior se c#ama :.,, o m'dio :.,P< e o pequeno -4. ATAR Pimenta da &osta. ATIM P/ de pemba. ATOT ;xpress!o muito utili$ada no Brasil para saudar o Orix Omulu K Obaluai+. AX Dor(a vital que d vida a todas as coisas, presente especialmente em ob etos ou seres sagrados, tamb'm nome de ob eto sagrado. ;xpress!o utili$ada para passar for(a espiritual, podendo ser ainda, o mesmo que am'm, assim se a. AXEX :itual f=nebre para libertar o esp0rito da mat'ria. AX :oupas dos fil#os de santo.

AXOGUN ;sp'cie de Ogan que tem como fun(!o sacrificar animais para os Orixs. ;le tem con#ecimentos a respeito d e todos os sacrif0cios, rituais, re$as, cantigas e maneiras de agradar os Orixs. AXO!U .m dos nome de Yeman no &andombl' de origem Bantu. AXOX &omida feita com mil#o vermel#o co$ido, enfeitado com fatias de coco. &omida dada aos Orixs Ogum e Ox/ssi. AY %em dois sentidos, podendo significar terra ou vida. A"ANOD ;sp'cie de vodun muito cultuado na casa de minas, no maran#!o.

A" &apu$ de pal#a da costa usado por Omulu ou Ob.

BABA Pai BAB ;xpress!o usada para saudar Oxal BABALA O sacerdote do culto de <f. Luer di$er3 aquele que tem o segredo. 9i$"se da pessoa que pode ver atrav's do ogo de Opel+"<f M ogo de b=$iosN. BABALORIX *acerdote l0der. */ pode c#egar a essa posi(!o depois de sete anos de ter sido feito no santo. O mesmo que pai de santo. BABALOSANYIN Pessoa Mcom preparo especialNencarregada de col#er as ervas sagradas dos Orixs. BABA KEKER O mesmo que Pai Pequeno. BACO )to sexual. BAL &emit'rio, casa dos ;guns. BALU Ban#eiro, local de ban#o. BAR Nome do ;x= que protege o corpo. BARCO Nome dado ao grupo de fil#as e fil#os de santo iniciados ao mesmo tempo. BARRACO Onde as cerim2nias tomam lugar. BARRAVENTO 70ria que define o desequil0brio moment8neo que os fil#os de santo sofrem antes da incorpora(!o. BARU Nome dado ao 1ang2 violento, ligado ao fogo e, Os ve$es a Ogum. BATET &omida dos Orixs. BOB &omida dos Orixs.

BORI *acrif0cio animal, cerim2nia, primeiro estgio da inicia(!o. BRAVUN %oque dos atabaques, sonori$ados de forma a c#amar diversos Orixs. 4 tamb'm a dan(a de Oxumar+.

CABAA Druto do cabaceiro utili$ado em diversas formas, e em diversos rituais. CAUTE Na Ba#ia, &)P.%; ' uma esp'cie de Oxal. CALIF Prato ritual0stico com Q b=$ios, onde se pede a confirma(!o aos Orixs em certos rituais. CALUNGA %ermo que designa uma esp'cie de entidade da lin#a de <eman . Pode ainda significar &emit'rio M&alunga PequenaN e mar M&alunga 7randeN. CAMARAN#GUANGE Na na(!o )ngola, ' uma esp'cie de 1ang2. CAMBONA$O% )uxiliar sagrado dos rituais de .mbanda. CAMUTU &abe(a dos fil#os de santo. CANDOMBL Nome que define os cultos afro"brasileiros de origem >e e, Yorub ou Bantu. CA *auda(!o a 1ang2. CAPANGA .ma esp'cie de bolsa que os Orixs usam para carregar seus apetrec#os. CARREGO Pode vir a ser um despac#o, uma obriga(!o ou qualquer tipo de carga negativa. CARURU &omida de <b+ i, feita com quiabos, frango, sal e a$eite de dend+. %amb'm pode ser um tipo de erva comest0vel, de paladar semel#ante ao espinafre. CATEND Para o povo de )ngola, ' uma esp'cie de Ossain. CAVARIS &onc#as da Hfrica, b=$ios, instrumento pelo qual se fa$ as consultas a <f. CAVIUNGO <nGice correspondente ao Omulu dos Yorubs. CAVUNJE ,oleque. CAXIXI <nstrumento utili$ado nos cultos para acompan#ar os c8nticos. 4 feito com vime tran(ado, e tem em seu interior algumas sementes. CINCAM O mesmo que Bn!oC. COIT Druto que partido ao meio, serve como recipiente para servir bebidas aos orixs e participantes do culto. COLOB ;x=. COLOF )ben(!o.

CONCINCAM O mesmo que BsimC. CONGO *ubdivis!o do )ngola"&ongo. &ongo ' a na(!o do povo Banto. CURIMBA Os c8nticos reali$ados da .mbanda.

D D O mesmo que Oxumar+. DAG Dil#a de santo antiga na casa, encarregada de tratar dos ex=s. DAMAT O mesmo que Of. DAND %ipo de rai$, utili$ada nos cultos aos Orixs por suas diversas utilidades. ' mais con#ecida como dand da costa. DANDELUANDA Yeman na cultura Bantu. DAOM O mesmo que 9)6O,;Y, antigo nome da atual :ep=blica de Benin, na Hfrica. DECIA ;steira de tapume. DELONG Prato DELONGA Vasil#a de beber. &aneca. DESPACHO )lgum eb/ que se oferece aos Orixs em troca de conseguir o que se quer. O despac#o ' feito fora do terreiro e geralmente envolve queima de p/lvoras e #olocaustos. DIA DE DAR O NOME 4 o dia da festa de OruG/, reali$ada ap/s a inia(!o de um Ya2, quando o Orix di$ seu nome em p=blico. DJINA Nome dado aos iniciados nos cultos de origem Bantu e que far con#ecido pela comunidade. &omo o nome n!o deve ser pronunciado em v!o, c#ama"se o nome pela 9 ina. DOBAL Pode ser sauda(!o entre orix femininos ou o ato de bater a cabe(a. DEBUR& Pipocas. DOUM *egundo a lenda Yorub era o nome de ;x= quando crian(a, por ter uma forte semel#an(a com os <be is Mcrian(asN. DUD& 9e cor preta, em Yorub. D"ACUTA )quele que atira pedras. 4 tamb'm uma das qualidades de 1ang2 no Brasil.

EB 9espac#o feito a ;x=. EB %oda e qualquer comida ritual0stica oferecida aos orixs, independentemente se ' para agradar o Orix ou para servir como despac#o, por exemplo. EBMI ;stgio atingido pelo ia2 depois de sete anos de aprendi$ado. EBMIN Dil#a de santo que cumpriu a inicia(!o. ECH Oferenda feita com as v0sceras dos animais consagrados a seus respectivos Orixs. EDAM ) cobra de Oxumar+. ED &idade da Nig'ria que cultua ;guns. EDI Rnus. EDU &arv!o. EF &omida de Ogum feita com caruru e ervas.

FUM 9esen#os feitos com gi$ no corpo dos iniciados. EFUM Darin#a de mandioca. EG *angue de animais, o mesmo que Bx2x2C. EGUNGUM Osso. :efere"se tamb'm aos esp0ritos dos antepassados. EGUNIT Lualidade de <ans!. EGUN )lma, esp0rito desencarnado. EIRU ,ocot/ ou rabada cerimonial. EJ Peixe. EK Dingimento, mentira. EKEDE' EKEDI O mesmo que &ambonaMoN. EK ;sp'cie de aca( ofertado a todos os orixs e, principalmente a ;guns.

EKU ,orte. ELED *en#or dos vivos. ;ntidade que governa o corpo material. .m dos t0tulos de Olorum, pode ser tamb'm o primeiro Orix da cabe(a de uma pessoa.

ELED Porco. ELEGB Vodun cultuado na na(!o Yorub, correspondente a ;x=. ELEGBARA .m dos t0tulos de ;x=, que quer di$er *en#or da Dor(a. ELU )divin#ador. EPA#BAB *auda(!o a Oxal"7ui!. EPARREI *auda(!o a <ans!. EP )$eite de dend+. EPOJUMA )$eite doce. EPOND .ma das qualidades da Oxum. ERAM &arne. ER ;sp0rito infantil que incorpora depois dos Orixs, a fim de transmitir recados aos ia2s. Luando se recol#e passa"se uma semana incorporada por um er+. ERIL Pombo. ERUEXIM :abo de cavalo. 4 tamb'm um ob eto de metal atribu0do a <ans!. ;ste rabo de cavalo ' usado por <ans! para afastar as almas dos eguns. Presente dado a ela pelo Orix Ox/ssi. ERU!UER :abo de animal. ETABA &#aruto, cigarro. ETU 7alin#a 9Sangola. ETUTU :e$a para fa$er feiti(aria. E( O n=mero de de$. E( Dol#a. EX#E#BAB *auda(!o cerimonial para Oxal. EX& Orix da comunica(!o, sen#or dos camin#os. 4 o primeiro a ser reverenciado nos rituais e trabal#a tanto para o bem como para o mal.

F F 9ivindade correspondente a <f, Orix da sabedoria e da adivin#a(!o.

FA"ER A CABEA :itual de inicia(!o que tem por ob etivo tornar a pessoa apta a incorporar o Orix. FIB .ma qualidade de Ox/ssi. FIF -ampi!o de querosene.

FIL &apu$ confeccionado com pal#a da costa que cobre o Orix Obaluai+. FON .ma das tribos que trouxe para o Brasil e cultura >e e, a qual cultua os voduns.

7 GANGA ;x=s. GANGA#"UMB Doi um dos mais famosos c#efes guerreiros que abrigavam escravos foragidos no Luilombo dos Palmares. ;ra um dos mais respeitados naquela comunidade, por isso tin#a todas as #onras, era tratado como o rei dos escravos. GGE O mesmo que >+ e ou >e e, tribo com dialeto pr/prio oriundo do antigo 9a#omeA ,esmo tribo que implantou o culto aos voduns no Brasil. )tualmente , eles se fundiram com seus tradicionais inimigos, os Yorubs, que aqui levam o nome de Nag2s, formando, ent!o, uma tribo ramificada, a B>+ e"Nag2"VodumC. GON"EMO )ltar do povo de )N7O-). GU 4 o Ogum da Na(!o de 7+ge. GUDUPE Palavra usada para denominar qualquer animal de quatro patas. GUEDEL ,scaras usadas nos rituais de feiti(aria. GUER Lualidade de <ans!. GURRE Darin#a de mandioca usada na prepara(!o de comidas. GUIA Dio de contas usados nos rituais afro"brasileiros. Na maioria das ve$es essas guias correspondem aos Orix do Dil#o de *anto. GUIAME &olar dos Orixs. GUIN Dol#as utili$adas nos rituais. GUM O mesmo que B7.C, o vodum correspondente para os daomeanos, ao Ogum dos Yorubs. GUNOC Orix da lin#agem de Ogum que #abita as florestas.

H N)* +, -./0*1 2314*567.31 8*0 .1-9 :.-/9;

I ,!e. IALORIX ) suprema em uma casa de santo. O mesmo que m!e de santo. IANS Nome do Orix feminino que controla os ventos, raios e tempestades. Doi uma das esposas de 1ang2, e tamb'm a mais fiel delas. IA Dil#a de santo que experiencia transe, ou iniciada em reclus!o5 o mesmo que iAa2. IBARU .ma das J? qualidades de 1ang2, xang2 com liga(!o com o fogo. IBJI Orixs crian(as que quando incorporados s!o c#amados ;r+s. IBI " &aramu o que ' oferecido em pratos sagrados aos orixs, principalmente Oxal e Ogum. IBIRI O &etro usado por Nan!, que uma das pontas recurvada. Nan! dan(a com ele tal como a m!e nina o fil#o. *egundo algumas lendas Aorub, este gesto representa o arrependimento por ter abandonado Omulu, seu fil#o. IBUALAMO Ox/ssi que teve rela(!o com Oxum, quando foi atra0do por ela at' o rio, gerando com ela o fil#o -ogun";d'. IDAR Pedra de 1ang2. ID Ban#eiro.

IDOK P/ de pemba utili$ado para fa$er o mal. IF 9eus da adivin#a(!o e da sabedoria que orienta aqueles que o consultam. IGEX %oque cadenciado para Oxum e -ogun. 4 tamb'm nome de uma na(!o praticamente extinta, mas que trouxe para o Brasil a cultura <gex. IJIMUN .ma das qualidades de Oxum que tem liga(!o com as bruxas <Ami Oxorong. ) Oxum que com os seios alimenta e transmite vida da m!e para o fil#o. Oxum que encanta com o leite materno. IK &umprimento dos fil#os de santo aos orixs masculinos.

IL O brado dos orixs manifestados. IL &asa de &andombl'. IL ABOULA &asa que cultua ;gungum. ILU Pode significar vida ou o nome que os atabaques recebem em algumas casas de santo no nordeste. INA .m dos nomes de Yeman , nos cultos Bantu. INCSSE Orix da cultura Bantu, que corresponde a Ogum. INKICE O mesmo que orix nos cultos de origem Bantu. INL .m outro nome do Orix Ox/ssi. INSABA Dol#as. I *al.

IPET &omida de Oxum. IROKO 7ameleira branca, morada dos orixs. 4 tamb'm o nome do Orix Dunfum, fil#o de Oxal, cultuado na gameleira branca, na Nig'ria, pois n!o ' cultuado no Brasil. IT OT Pedra sagrada dos orixs. IX -ocal, nas casas de culto, onde ficam os assentamentos do barrac!o. :epresenta a liga(!o direta do Orum com o )i+. IY ,!e. IY BAS ,ul#er encarregada de preparar as comidas dos orixs. IYA KEKER O mesmo que m!e pequena. IYALAX ,ul#er que cuida do altar do ax'. IYALORIX ,!e de santo. IYAMI OXORONG 4 a principal das <A ,i ) ', que quer di$er3 ,in#a m!e feiticeira. 4 a mais poderosa de todas, tem a for(a feminina equivalente a de ;x=. %rata"se de uma entidade muito respeitada e temida. *eu culto ' extremamente feminista, uma ve$ que <Aami n!o permite ser cultuada por #omens. IY ,!e.

J Briga, luta. JACUT )tirador de pedras. No Brasil, recebeu a conota(!o de qualidade de 1ang2. JAGUN 7uerreiro. 4 tamb'm uma das qualidades do Orix Obaluai+. JANA<NA .m dos nomes de Yeman . JARR LU Bebida dos Orixs. JEJE %ribo da cultura ;Tefon, introdu$ida no Brasil atrav's do trfico de escravos vindos do 9a#omeA. JIK Ombros. JOLOF &oisa in=til ou pessoa tola. JONGO :itual folcl/rico dos negros iorubs. JUR OLU *anturio.

K KABULA %ribo Bantu predominante no ;sp0rito *anto, que por serem muito arredios, deu origem a palavra encabulado. KAJANJ O mesmo que Omulu. KAMBALNG(N"E Orix correspondente a 1ang2. KATENDE O mesmo que Ossain. KA(O KABIESILE *auda(!o para o orix 1ang2. KEL &olar do iniciado. 7ravata feita com mi(angas e firmas, nas cores do orix a que ' dedicado e, colocada nos Aa2s durante a feitura para ser usada durante o resguardo. KET& %ribo Yorub, que manteve sua cultura intacta, arraigada entre os brasileiros. &onservou as tradi(@es aos rituais e Os cantigas, inclusive com o idioma de amplo vocabulrio que permite comunica(!o perfeita entre os que se dedicam ao seu aprendi$ado. KYXIMBI O mesmo que Oxum.

LA!UIDIB ;sp'cie de colar feito com ra0$es ou c#ifres de b=falo, muito utili$ado na Nig'ria, ao redor do umbigo, para proteger as crian(as das doen(as. No Brasil, ' utili$ado como guia Mno pesco(oN consagrada a Omulu, o sen#or das doen(as. LAROI *auda(!o brasileira para ;x=. L O menor dos atabaques. LE Part0cula Aorub que significa MUN mais. LEB ;x=. LEBARA ;x=, no seu aspecto de B*en#or da Dor(aC. LEMB Oxal. LEMBADIL *anto de casa. LOD No rio. LUGUN ED Orix fil#o de Oxum e de Ox/ssi, que #erdou as caracter0sticas de pai e da m!e. 9essa forma, tanto pode ter seu culto no rio, quanto na terra. 4 seis meses mac#o, onde vive na floresta ca(ando e seis meses f+mea, vivendo no rio com sua m!e Oxum.

M MA< *ubdivis!o da na(!o dos 7+ges. MAIONGA -ocal nas casas de culto, destinado ao ban#o. MO DE OF Pessoa incubida de col#er fol#as para rituais. MARAC <nstrumento musical ind0gena. MARAFA &ac#a(a. MARI( ) fol#a da palmeira desfiada, que forra as entradas das casas de culto aos Orixs. MA"A Hgua. MEG O n=mero sete. MEJI O n=mero dois. MIAM#MIAM &omida de ;x=. MI( .m dos nomes de Oxum, quer di$er ,!e"*en#ora. MOCAM 7ravata dos Orixs.

MOILA Vela. MUGUN" &omida feita com mil#o branco co$ido, leite, leite de coco, sal, a(=car, cravo e canela. MUKUMBE O mesmo que Ogum. MUKUN &abelo. MUTALOMBO O mesmo que Ox/ssi, na origem Bantu.

N NADABUL 9ormir. NAN Vodun >e e assimilado pela cultura Yorub, #o e cultuada em todas as casas de etnia I'tu, no Brasil. NANAMBURUCU Orix Nan! em seu aspecto de liga(!o com a morte. NCSSE O mesmo que Ogum.

O OB MminN %0tulo dos BpastoresC de 1ang2. MmaiN Orix Ob, a deusa do amor e sereia africana, terceira esposa de 1ang2. OBA :ei. OB XIR Ob que brinca. OBALUAI Orix das endemias e epidemias, doen(as. porque tem grande poder de cura sobre as

OBATAL Orix da pa$ que foi delegado para iniciar a cria(!o do mundo. Por'm, conta a lenda que embebedou"se com vin#o de palmeira MpalmaN e n!o conseguiu cumprir a tarefa. O Vin#o de palma ' uma das grandes qui$ilas dos fil#os de Oxal. OBATEL .m dos ministros de 1ang2. OBXI *auda(!o para Ob. OBAR O sexto Odu do ogo de b=$ios. %ra$ o n=mero V e representa a prosperidade no camin#o das pessoas. OB Daca.

OBECURU"U %esoura. OBEXIR Naval#a. OBI Druto africano utili$ado em diversos rituais. ODARA Bom. OD O que ca(a bem, bom ca(ador. OD :io. ODU 9estino. ODUDU( Orix ligado O cria(!o do mundo, que arrebatou Obatal e criou a %erra. Doi um grande guerreiro e conquistador, mas, no Brasil ' cultuado como um Orix feminino. ODUM ) %erra. ODUN )no. ODUV 9eus da %erra. OF )rco e flec#a utili$ada por Ox/ssi como ferramenta e, com o qual ele dan(a quando incorporado nos terreiros. OFANG ;spada. OGAN B7uardaC selecionado por orixs, n!o entra em transe, nas age como auxiliar sagrado nos rituais. 4 o cargo exercido, exclusivamente por #omens. 9entro da 6ierarquia do *anto, vem logo depois do Welador ou Weladora, e ' tratado como pai no santo, tendo o mesmo status da Weladora ou do Welador. 7eralmente s!o fil#os de entidades espirituais e s!o os =nicos a quem o Welador ou Weladora deve tomar aben(!o dentro da casa do )x'. OGAN ALAGBE %ocador de )tabaques de c#efia os 9emais. Ogan mais vel#o. OGAN NIL& O tocador dos atabaques. OGAN AXOGUN :esponsvel pelos #olocaustos dentro da casa do )x'. OGUM 4 o 9eus das guerras e o Orix, que abre os camin#os. OGUM XORO!U 4 o nome do Ogum que desceu as montan#as. Ogum com grande fundamento com o Orix ;x=. OGUNT .ma das qualidades de Yeman , que teria liga(!o com Ogum. OI O mesmo que <ans!. OIM ,el.

OJ Pano utili$ado pelas baianas para cobrir o peito. Pano tamb'm utili$ado para vestir os atabaques. OJ *acerdote dos cultos de ;gungum. OJ OD 9ia da festa do pil!o de Oxal.

OJUM#CR#CR Ol#o grande. OK ,ontan#a, morro. OK 9eus dos montes. OL <r embora.

OLODUMAR O sen#or dos destinos. OL KUN ,!e de Yeman . OLORUM 9eusa das Hguas. OLOSSAIN *acerdote consagrado a Ossain para col#er as fol#as rituais. OLUBAG Desta anual dedicada a OmuluKObaluai+, onde l#es s!o servidas vrias comidas rituais. OLU( Pessoa que v+ atrav's do ogo de b=$ios. OMAD ,enino. OMAL O mesmo que )mal. &omida feita para 1ang2 com in#ame, dend+, camar!o seco, cebola ralada e coberto com mol#o de quiabos. OMIN Hgua. OMINTOR .rina. OMULU Orix de nature$a guerreira que tem o poder de combater as doen(as. ONANXOKUN Nome de um dos J? ministros de 1ang2. ONIKYI %amb'm um dos J? ministros de 1ang2. ORUK 9ia em que os iniciados recebem o BnomeC.

OPANIJ %oque cadenciado para Omulu dan(ar. OPEL#IF &olar feito com oito no$es de <Gin, ligadas por uma corrente para leitura dos Odus. OR :apa$.

ORI &abe(a. ORIKI Nome da sauda(!o do Orix. ORIX ) palavra Orix significa OriXcabe(a, 1X:ei, sen#or. *en#or da &abe(a. OR 9eus do mal.

OR *eqE+ncias de c8nticos lit=rgicos ou re$as utili$adas para os Orixs. OROB Druto natural da Hfrica, utili$ado em diversos rituais. ORUM *ol. ORUM#BAB O pai do &'u. ORUN ;spa(o sagrado, o c'u. OS *emana. Ou pode ter o significado de limpar os assentamentos dos Orixs. OSSANIYN 4 o Orix das matas. O mesmo que Ossain. OSS Oferendas. OT Pedra consagrada aos Orixs. OTIN O mesmo que marafo, cac#a(a. OTUN -ado direito ou direita. OXAGUIAN Oxal"7uian, a forma ovem do vel#o Oxal. Oxal que tra$ a espada e tem fundamentos com Ogum e <ans!. OXALUFAM Oxal"-ufam, a forma mais vel#a de Oxal. OX ,ac#ado alado, s0mbolo de 1ang2. OX SSI Orix ca(ador, que representa a fartura. 4 compan#eiro de Ossain, por ser ele tamb'm das matas, e de Ogum. OXUM 9eusa das guas doces e frias. 4 o orix da fertilidade e maternidade. OXUMAR Orix do arco"0ris encarregado se suprir o Orum com gua. No brasil ' cultuado com orix met"met, ou se a #ermafrodita, que tem dois sexos. Na Hfrica ' tido como Orix masculino. OXUP ) lua. OY Orix OA, deusa dos ventos, tempestades e raios. Doi uma das esposas de 1ang2. OY FUN .m dos tipo de OA Bal' cultuada no Brasil.

OY &idade da Nig'ria fundada pelo pai de 1ang2, que a deu de presente ao fil#o transformando 1ang2 no rei de OA/. ;ste ' um dos locais, onde o culto ao orix 1ang2 ' mais forte.

P PAXOR O &etro sagrado de Oxal. O s0mbolo que ele tra$ na m!o direita quando dan(a, simboli$ando o elo entre a %erra e o c'u. PAD ;ncontro, reuni!o. Por'm, no Brasil, tamb'm significa a cerim2nia de despac#ar a ;x=, antes de come(ar os trabal#os rituais. PAJELANA :itual que envolve a mistura de rituais ind0genas, cat/licos e esp0ritas. %0pico nas regi@es do Par, )ma$onas, Piau0 e ,aran#!o. PAN :itual con#ecido como %ira Ii ila, que tem por finalidade relembrar ao ia2 suas tarefas dirias, das quais ele esteve afastado durante o tempo da inicia(!o, al'm de aplicar"l#e ensinamentos, mostrando como deve se comportar fora da vida religiosa. &erim2nia na qual comidas feitas por iniciados s!o vendidas em mercados ou quitandas. PACHOR ) udantes de Oxal. PEJI Luarto onde ficam os assentamentos, ou se a, local da personifica(!o dos Orixs onde s!o guardados seus s0mbolos e colocados suas oferendas. Dunciona como uma esp'cie de santurio. PEJIGAN O Ogan de confian(a que $ela pelo Pe i cuidando de tudo, desde a limpe$a at' pequenos reparos se forem necessrios. PELEB %em dois sentidos3 devagar e fino. PEMBA 4 um p/ preparado com diversas fol#as e ra0$es para ser utili$ado nos rituais para diversas finalidades. Pode ainda ser, um tipo de gi$ que os guias utili$am para riscar os pontos que os identificam. PEPEL" -ocal onde ficam os atabaques. PEPEY Pato. PEREGUM Dol#a muito utili$ada em rituais de descarrego.

! !UEDA DO !UEL .ma cerim2nia reali$ada algum tempo depois da inicia(!o Mtr+s meses depoisN, para a retirada do Luel+. ) Lueda do Luel+ como ' denominada, e que tem todo um ritual pr/prio. !UEL 4 como se fosse uma gravata de Orix colocada no Aa2, durante a inicia(!o. ;la serve para indicar que o iniciado, a partir daquele momento, est su eito ao seu orix. )s gravatas dos

iniciados tem cores variadas, para cada orix e ' usado um tipo de cor que o identifique. Por exemplo3 um iniciado que tem como Orix Ogum usar o Luel+ vermel#o e assim por diante. !UENDAR )ndar. !UIMB ;sp0rito das %revas.

R RONK Luarto de santo destinado O inicia(!o.

RUM O maior dos atabaques, utili$ado para a marca(!o dos toques dos orixs. RUMPI 4 o atabaque m'dio que puxa os ritmos ou fa$ o contraponto no toque do -', que ' o atabaque menor. RUNGEB &ontas sagradas de Obaluai+. RUNGEVE &olar que as fil#as de santo, com mais de sete anos de iniciada, usam. RUNT Nome que leva o tocador de atabaques MOgan <luN na cultura >+ e. ; ' tamb'm, uma das sauda(@es a Ogum.

S SAKPATA Vodum e e que ' o mesmo que Obaluai+. SALUB *auda(!o a Nan! Buruqu+. SAPONAN Orix da var0ola e das doen(as contagiosas. ;ntre os Yorubs este nome era proibido de ser pronunciado, sendo assim eles o c#amavam de Obaluai+. SARAV *auda(!o dos Orixs, usada muito nos cultos de .mbanda. SAT .m ritmo mais utili$ado para invocar Nan! e <eman . .m pouco semel#ante ao toque Bravun. S=GI &olar de contas a$uis, feito com dois tipos de a$ul3 um a$ul mais escuro que ' de Ogum e um outro mais claro que ' de Oxal. SIDAG 4 a substituta imediata de Otun"9agan, que vem a ser a fil#a da casa encarregada de tratar e despac#ar ;x=, antes de iniciar as cerim2nias rituais. SIRRUM &erim2nia f=nebre muito utili$ada na na(!o de )ngola, para desprender o corpo material do esp0rito. SOBA .ma das qualidades de Yeman no Brasil.

SOBOAD O mesmo que Oxumar+.

% TARAMSSU ,esa usada pelo %ata %i <nGice para a consulta ao ogo de <f M ogo de b=$iosN. TAUARI &igarro de pal#a. TEMPO ;ntidade de origem Bantu que no Brasil ' cultuado como Itembo X vento. TEREX ;m certas na(@es tem o significado de m!e pequena. TERREIRO Nome dado Os casas de culto aos Orixs. TOBOSSI ;ntidade >e e. .ma esp'cie de ;r+ menina.

. UBAT O mesmo que Bat sapato. UMB &ultuar.

V VATAP &omida de Ogum. VODU %ipo de culto muito difundido nas antil#as e em algumas regi@es de Benin na Hfrica, que nada tem a ver com o culto aos Orixs. VODU AI" Vodum da terra que tem liga(!o com a morte. ,ais ou menos correspondente a Onil', O *en#or da %erra. VODUM ;ntidade do culto >+ e, correspondente aos orixs Yorubs. VUMBE No idioma dos Bantu significa morto ou esp0rito de morto. ) express!o B%irar a m!o de VumbeC , significa fa$er cerim2nia para tirar a m!o do falecido. ;m outras palavras, fa$er cerim2nia para que ele se desprenda das coisas materiais e encontre o seu camin#o no mundo espiritual. VUNGI Orixs crian(as Mna(!o de )ngolaN.

( (RI .ma das qualidades de Ogum cultuada no Brasil.

(ARIN (ARU Nome do 9eus das doen(as eruptivas Ms0filis, var0ola, lepra e etc...N.

X XAMAM 9eus dos ind0genas. XAMANISMO :itual procedido nas religi@es afro"ind0genas. XAMB Na(!o de um ritual. XANG 9eus do raio e do trov!o. Doi o segundo rei de OA e segundo as lendas Yorub, reinou com tirania e crueldade. 1ang2 n!o nasceu Orix porque sua m!e era #umana. ;le s/ tornou"se Orixs ap/s a morte, quando voltou ao Orun. XAOR 7ui$o que os iniciados usam no torno$elo como um s0mbolo de su ei(!o. XAPAN 9eus das doen(as. O Obaluai+ dos Yorubs. XARA %orno$eleira ornamental. XAXAR *0mbolo do Orix Obaluai+. Deito com as nervuras das fol#as de palmeira, e enfeitado com b=$ios e mi(angas, ' o que Obaluai+ tra$ nas m!os quando dan(a personificando os ancestrais. XEREM &#ocal#o de metal usado nos rituais. XINXIN &omida de Oxum feita com galin#a. XIR Vem do verbo brincar, podendo assim, significar divertir, ogar. Ou ainda o 1ir+ cantado para os Orixs X c8ntico dos Orixs. XOKOT &al(as ou pequeno.

XORO!U .ma das qualidades de Ogum no Brasil. XOX Oferenda feita para o ;x= com o coco do dende$eiro.

Y YAB :ain#a. %ermo usado para designar os Orixs femininos, principalmente Oquelas que foram realmente rain#as em passagens pela %erra como <ans!, Oxum e Ob, esposas do :ei 1ang2. YANGUI ;x= considerado o primeiro do .niverso. ;x= Yangui, rei e pai dos demais ;xus. YANS ) mesma <ans! deusa das tempestades, ventania e trov@es. ) m!e dos nove espa(os sagrados.

YA Luer di$er esposa. ,as, no culto aos Orixs, significa su ei(!o aos mesmos. *ubmiss!o de esposa de Orix. YEMANJ Na Nig'ria ela ' cultuada como deusa do :io Ogum, sendo um orix de rio. Por'm, no Brasil, ela ' cultuada como deusa das guas salgadas, confundida com sua m!e. YEY O mesmo que YA m!e. YORUB Povo nigeriano que se dividiram em diversas tribos ou na(@es s!o elas3 os Ietu, os OA/, os <ge , os 7eges e os Nagos. ;mbora divididos em tribos diferentes, mantiveram a mesma cultura. 4 /bvio que #ouve algumas deturpa(@es, mas as origens de culto s!o as mesmas.

" "AMBI 9eus dos angolanos. "AR *auda(!o ao Orix %empo. "IRI &omida estragada. "ULU %ribo africana. "UMBI 9eus cultuado para os rituais mal'ficos.

Вам также может понравиться