Вы находитесь на странице: 1из 9

DIACRONIA MATTOSO CMARA E O ESTUDO DE VERBOS17 Joo Bortolanza (UEL) jbortolanza@uol.com.

br

Relevante a contribuio de Mattoso Cmara para o estudo dos verbos, sobretudo com Histria e Estrutura da Lngua Portuguesa e Estrutura da Lngua Portuguesa, esta incompleta (1970), pstuma a primeira (edio em ingls de 1972). Muito ainda h para aprender com essas obras, at porque a reflexo do Autor em ambas ficou-nos incompleta, posto que veio a falecer antes de conclu-las. O que me intriga, e a cada ano que passa mais ainda, tentar desvendar por que os falantes da lngua passam tantos anos na escola aprendendo o portugus que j sabem e sentem tamanha dificuldade em aprender os verbos que tambm j sabem. Por outro lado, o sistema verbal to extenso, to complexo, to complicado, que at uma simples criana o apreende. Vale dialogar com alguns aspectos basilares dessas duas indispensveis obras do ilustre homenageado lingista e fillogo Joaquim Mattoso Cmara Jnior, tentando ir essncia de nosso sistema verbal sincronicamente portugus, mas latino em sua diacronia busca desses elementos mnimos to simples que no escapam percepo de uma simples criana. Proponho-me a partir de uma sugesto de tabela latinoportuguesa e tecer algumas consideraes na linha do que me propus, tentar achar o elo perdido no ensino de verbos: No captulo VII de Histria e Estrutura da Lngua Portuguesa (1975), com o ttulo de As conjugaes perifrsticas, magistralmente refere-se s Perfrases de Formas Verbais o que vamos destacar e as Perfrases de Formas Verbo-Pronominais, tambm lapidar, seja ao referir-se voz medial ou depoente, seja Perfrase verbo-pronominal na terceira pessoa.

17

Conferncia proferida no XI CNL, na UERJ, a 29 de agosto de 2007.

70

CADERNOS DO CNLF, VOL. XI, N 05

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingsticos

RIO DE JANEIRO: CIFEFIL, 2008

71

DIACRONIA
Em referncia incorporao de TEMPOS COMPOSTOS (grifo meu) com o auxiliar TER na conjugao flexional simples, Said Ali (1931, 180) insurgiu-se com razo contra um critrio que rompe a estruturao morfolgica das expresses verbais. preciso respeitar a existncia de dois sistemas distintos, embora correlatos, ou, pelo menos, de dois ramos de um sistema significativo (Glinz, 1953, p. 374), que so a flexo do radical e a perfrase e correspondem a intenes categricas distintas. [...] Assim, a chamada voz passiva em portugus no tem caracterizao morfolgica. (Mattoso Cmara Jr, 1975, p. 167) (grifos meus). As CONJUGAES PERIFRSTICAS se dispem numa srie, a rigor aberta, em ordem decrescente da intensidade da significao lexical do auxiliar. Nessa escala, so mais ou menos gramaticalizadas. Na gramaticalizao mais forte, o auxiliar est com a significao lexical esvaziada e se tornou um mero ndice da categoria que se destina a exprimir. A tradio gramatical portuguesa separar, por esta ltima circunstncia, dois modelos de composio, que so especificamente chamados tempos compostos: 1) a locuo do verbo SER, em todas as suas formas flexionais, e um particpio perfeito que, sob o nome de VOZ PASSIVA, apresentada como uma contraparte da conjugao flexional ativa; 2) as locues de alguns tempos do verbo TER com um particpio perfeito normalmente invarivel, que so incorporadas srie de tempos de formas flexionais unas. As demais construes que se consideram propriamente conjugaes perifrsticas. (Mattoso Cmara Jr, 1975, p. 167). (grifos meus). Assim se estabeleceu, nas lnguas romnicas, um modelo de orao nominal {voz passiva} com um particpio perfeito, no predicado, atribuindo a um sujeito o resultado de uma atividade que o atingiu. As CONJUGAES PERIFRSTICAS devem ser entendidas, ao contrrio, como processo de formao morfolgica na base de uma locuo, isto , dois vocbulos fonolgicos e morfolgicos que se associam numa unidade lexical superior. Podemos classific-las em funo da forma nominal que utilizam: particpio perfeito, gerndio, infinitivo. (Mattoso Cmara Jr, 1975, p. 169). (grifos meus). O portugus das lnguas romnicas a que melhor conserva o valor primitivo da locuo. Por isso Said Ali a caracteriza como um PERFECTIVO, maneira eslava (Ali, 1931, p. 180). Podemos dizer, mais rigorosamente, que um PERFEITO, delimitado no tempo pelo auxiliar. H um perfeito perifrstico de presente (tenho amado),de pretrito (tinha amado), de futuro (terei amado, teria amado) e tambm um subjuntivo (tenha amado, tivesse amado, tiver amado), um infinitivo (ter amado) e um gerndio (tendo amado) (Mattoso Cmara Jr, 1975, p. 170). [...] No FUTURO DO PRESENTE, o PERFEITO DO FUTURO equivale a um futuro anterior a outro;

72

CADERNOS DO CNLF, VOL. XI, N 05

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingsticos


e, no uso modal, (para a irrealidade), do FUTURO DO PRETRITO, o FUTURO DO PRETRITO NO PERFEITO projeta a irrealidade para antes do momento atual. (ibid., p. 171). (grifos e paginao meus).

Quanto s FORMAS NOMINAIS, no captulo XII da Estrutura da Lngua Portuguesa (1970, reimpresso em 2006 pela Vozes, 38a ed.), no item final (n 51) diz:
Resta uma apreciao semntica, nas mesmas linhas, das chamadas formas nominais, cujos nomes tradicionais so infinitivo, gerndio e particpio. Aqui, a oposio aspectual e no temporal. O INFINITIVO a forma mais indefinida do verbo. A tal ponto, que costuma ser citado como o nome do verbo, a forma que de maneira mais ampla e mais vaga resume a sua significao, sem implicao das noes gramaticais de tempo, aspecto ou modo. Entre o GERNDIO e o PARTICPIO h essencialmente uma oposio de aspecto: o gerndio imperfeito (processo inconcluso), ao passo que o particpio de aspecto concluso ou perfeito. O valor de pretrito ou de voz passiva (com verbos transitivos) que s vezes assume, no mais que um subproduto do seu valor de aspecto perfeito ou concluso. (Mattoso Cmara Jr, 2006, p. 102-103). (grifos meus). Entretanto, o PARTICPIO foge, at certo ponto, do ponto de vista mrfico, da natureza verbal. no fundo um adjetivo com as marcas nominais de feminino e de nmero plural em /S/. Ou em outros termos: um adjetivo que semanticamente expressa, em vez de qualidade de um ser, um processo que nele se passa. O estudo morfolgico do sistema verbal portugus pode deix-lo de lado, porque morfologicamente ele pertence aos adjetivos, embora tenha valor verbal no mbito semntico e sinttico. O GERNDIO, ao contrrio, morfologicamente uma forma verbal. Mesmo como determinante de um substantivo (para indicar um processo que nele se passa) no concorda com ele nem em nmero nem em gnero. (Mattoso Cmara Jr, 2006, p. 103). (grifos meus).

Uma discusso em aberto um outro assunto a merecer um aprofundamento e, de minha parte, uma outra conferncia partir da prpria Nomenclatura de FORMAS NOMINAIS do VERBO. Seriam apenas flexes do verbo considerado enquanto nome? As trs flexes remanescentes R, -DO, -NDO excluiriam os Tempos Compostos e a Voz Passiva?

RIO DE JANEIRO: CIFEFIL, 2008

73

DIACRONIA

Observem-se estes exemplos criados com o intuito de transforma-los numa seqncia narrativa embora repetitiva mas que revele 74 CADERNOS DO CNLF, VOL. XI, N 05

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingsticos


o Sistema Verbal numa totalidade aspecto-temporal dos Modos Indicativo e Subjuntivo:
Um lobo ENCONTRA um cordeiro O cordeiro lhe SUJAVA a gua? O lobo IR DEVOR-lo (o devorar). O cordeiro ARGUMENTOU TER FALADO mal dele quem ainda no NASCERA (TINHA NASCIDO)?

At aqui um Modo (Indicativo) e 2 ASPECTOS (Imperfeito ou inacabado e Perfeito ou concludo). Cada Aspecto com 3 TEMPOS:

1. (no-marcado) 2. Pretrito (anterior) 3. Futuro (posterior)

Presente (inconcluso) e Pretrito Perfeito (concludo) Pretrito Imperfeito e Pretrito Mais-Que-Perfeito Futuro (imperfeito) e Futuro Perfeito

No Modo Subjuntivo se repete a estrutura aspecto-modotemporal:


TEMO que um lobo ENCONTRE um cordeiro. TEMIA que o cordeiro lhe SUJASSE a gua. Quando o lobo DEVORAR o cordeiro, VIR a moral da histria. O lobo CASTIGOU o cordeiro, ainda que ele no lhe TENHA SUJADO a gua. O lobo j TINHA TOMADO a deciso, antes que o cordeiro TI-VESSE RESPONDIDO. Tudo TER FICADO claro, quando o lobo TIVER CONCLUDO a falsa rixa.

Pode-se observar que tanto os 2 Aspectos, quanto os 3 Tempos de cada aspecto tm sua forma correspondente nos Modos Subjuntivo e Indicativo. Algumas observaes precisam ser feitas: a) O ASPECTO verbal no levado em conta no ensino de verbos, a partir das gramticas, e no foi completado por Mattoso Cmara.

b) Os VERBOS AUXILIARES, embora no fazendo parte da flexo verbal, so de fundamental importncia para a uma viso completa das noes gramaticais do verbo. No seria por ser analtico que o portugus deixou de ter, por exemplo, o Pretrito Perfeito do Subjuntivo. RIO DE JANEIRO: CIFEFIL, 2008 75

DIACRONIA c) A NOMENCLATURA usada no estudo dos verbos leva incompreenso mais que identificao da verdadeira base do complexo sistema verbal.

Creio oportuno voltar aprendizagem de verbos em criana, quando, envolvidos numa estonteante mistura de sons, soubemos aos poucos separar as oposies mnimas dos fonemas, a montagem de sons para representar objetos e, o mais terrvel dos desafios da esfinge, OU DOMINAR OS VERBOS OU NO FALAR (isto , expressar idias). Como ser que, crianas, aprendemos os verbos? Inicialmente, como bem identificou Mattoso:
O primeiro sistema, mais simples, o usual na lngua oral, ope apenas, entre si, um presente e um pretrito (2006, p. 100).

Pois esse primeiro sistema mais simples que a criana apreende. Para tanto h que dominar apenas o TEMA e o ASPECTO:
- go(s)to como engolo (gosta come engole) gostei comi engoli (gostou comeu engoliu)

Juntamente vm as tentativas de regularizao, to engraadas para o adulto, mas to profundas gramaticalmente, que creio estarem na base da verdadeira aprendizagem verbal:
fazo, fazi X faze, fazeu sabo, sabi X sabe, sabeu i, iu, pedo (pido), engolo...

Entram em cena as desinncias pessoais bsicas correspondentes ao EU-VOC (ELE) bem de acordo com a viso egocntrica tpica dessa idade nos tempos ZERO, no-marcados, enquanto desinncias modo-temporais. Estabelece-se, portanto, um passo primeiro na expresso de idias, opondo j os temas com as Categorias das conjugaes, distinguindo os aspectos concludo e inconcluso, indiferente oposio anterioridade-posterioridade, embora o tempo presente-pretrito se revele no imediatismo de sua fase concreta, algo assim como um fazer realizado ou em realizao:
-

Amanh eu fazo; depois eu cato; depois eu como; depois eu engolo. Agora eu acabei; agora eu fazi; eu j engoli tudo.

76

CADERNOS DO CNLF, VOL. XI, N 05

Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingsticos


A segunda etapa comea a opor anterioridade e posterioridade e representa duas novas aquisies: a desinncia modo-temporal do Pretrito Imperfeito (-ava / -ia), opondo I e II-III conjugaes; a formao perifrstica do futuro imperfeito com o verbo IR (vou, vai) mais que uma conjugao perifrstica na viso tradicional, um verdadeiro tempo composto:
- Eu sujava, eu comia, eu engolia; voc (ele) sujava, comia, engolia (note-se que a desinncia nmero-pessoal zero fundamental) Eu vou brincAR, descER, saIR

Observe-se que j esto fixadas as conjugaes que deram origem aos temas e a oposio entre I e II-III, como bem assinalou Mattoso. Poderamos seguir e para isso basta observar os professores em ato que so nossas crianas e tentar descobrir por que, sendo to complexa a estrutura verbal, apreendida por uma simples criana. O sistema verbal vem-se construindo com inteligncia (ler-colher dentro < intus legere), sem professores que analisem (que sorte!), mas com interlocutor que instiga a responder a aes concretas, sempre levando em conta o egocentrismo da criana. Algo precisa ser observado nesse colher global catico e nisso, vem a propsito a noo de sistema estruturado de Mattoso que depois as escolas no retomam: a criana colhe pares opositivos, mesmo que esses pares oponham trios (pessoas, tempos, conjugaes, portanto ela s aprende ler dentro quando consegue na prtica entender e aplicar a noo completa. Os elementos mnimos dessa realidade que o Verbo, elemento indispensvel na expresso de idias ou a criana o domina ou no fala se apresentam em sua TOTALIDADE ESTRUTURAL. essa TOTALIDADE DAS NOES MNIMAS que a fazem reconhecer os elementos mnimos sonoro-fonticos, base da palavra estruturada e significativa, para em seguida reconhecer esse complexo mundo de formas e significados que o verbo em seus usos. Chegam aos borbotes aos seus agudos ouvidos, borbulham em golfada ininteligveis bem mais difceis que as explicaes de qualquer professor de portugus e, no entanto, o pequeno computador binrio da mente infantil, com a lentido que no tem pressa de crescer, em poucos anos domina a essncia dessa estrutura complexa, em elementos to simples que at criana apreende! , mas to precisos, que creio ser RIO DE JANEIRO: CIFEFIL, 2008 77

DIACRONIA preciso que os ilustres DOCTORES (ensinantes, docentes) das Letras tenham l umas aulinhas desses filhos que so o pai do homem. Est a campo de pesquisa em aberto: como se d a aquisio, concretamente, nesses meus filhos, sobrinhos, amiguinhos ou netos, dos verbos? Por exemplo, de 1 ano e meio a 3 anos; de 3 a 4 e meio etc. Quando se do conta que os verbos tm uma regularidade de tempos primitivos e derivados no caso dos ditos irregulares? Por exemplo: posso / pode / pude e seus derivados. Como se daria a aprendizagem que em pouco tempo faz o menino passar de eu podo / voc pode; eu podi / voc podeu e da os caractersticos se eu podesse, se eu poder para o caminho da irregularizao to genuinamente latina, que valeria falarmos que regulares mesmo so os irregulares!

78

CADERNOS DO CNLF, VOL. XI, N 05

Вам также может понравиться