Вы находитесь на странице: 1из 5

NMERO DE OXIDAO

Do estudo de ligaes, conclumos que, fundamentalmente h dois tipos de substncias: as inicas , devido aos ctions e nions e as moleculares - onde no h formao de ons, logo . Quando dois tomos de diferentes eletronegatividades se ligam por covalncia, a nuvem eletrnica fica mais prxima do tomo de maior eletronegatividade. Portanto, nas substncias moleculares, no existem de fato cargas reais positivas e negativas. por comodidade didtica que atribumos carga eltrica aos tomos de uma molcula. O nmero que mede essa carga aparente, presente nas substncias moleculares que possuem ligaes polares, bem como a carga do on, chama-se nmero ou estado de oxidao. Generalizando, podemos dizer que:

Regras para atribuio de nox


Veremos, a seguir, um conjunto de regras que permite a determinao dos nmeros de oxidao de uma maneira bastante simples. 1. O nox de cada tomo em uma substncia simples sempre igual a zero 2. O nox de um on monoatmico sempre igual sua prpria carga. 3. Num on composto, o somatrio dos nox igual carga do on. 4. A soma dos nox de todos os tomos constituintes de um composto inico ou molecular sempre igual a zero. 5. Existem elementos que apresentam nox fixo em seus compostos. Metais alcalinos (famlia IA Li, Na, K, Rb, Cs, Fr): seu nox sempre igual a +1. Metais alcalino-terrosos (famlia IIA Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra): seu nox sempre igual a +2. Os metais prata (Ag) zinco (Zn) alumnio (Al): Ag = +1 Zn = +2 Al = +3

O elemento flor (F), por ser o mais eletronegativo de todos os elementos, sempre ter a tendncia de receber um eltron; consequentemente, seu nox ser sempre igual a 1. 6. O nox do elemento hidrognio pode ser +1 e 1. O nox do hidrognio ser +1 quando ele estiver ligado a um elemento mais eletronegativo e ser 1 quando estiver ligado a um elemento mais eletropositivo. 7. O nox do elemento oxignio (O), na maioria dos compostos, igual a 2 . Quando o oxignio se liga ao flor, originando o composto OF2, o oxignio apresenta nox igual a +2, pois o flor sempre apresenta nox igual a 1 e a soma dos nox deve ser sempre igual a zero. Quando o elemento oxignio participa de compostos binrios, que apresentam o grupo (O2)2 , denominados perxidos, o seu nox ser igual a 1. fcil descobrir se o nox do oxignio no composto binrio 1, pois estar ligado a um elemento que possui sempre nox fixo (grupos IA e IIA), logo, ele ser a incgnita. 8. Os halognios apresentam nox igual a 1 quando combinados com metais ou hidrognio, em compostos binrios.

- 109 -

Determinao do nox
Com o auxlio das regras acima, podemos atribuir o nox dos tomos participantes de uma infinidade de substncias moleculares e de compostos e grupamentos inicos.

Nox dos tomos em compostos moleculares


Como descobrir o nmero de oxidao do fsforo na substncia H3PO4? Como o hidrognio est ligado a elementos mais eletronegativos, seu nox +1, enquanto que o nox do oxignio 2. Sabendo que o somatrio dos nox de todos os tomos dever ser igual a zero, podemos determinar o nox do fsforo ( P ) atravs da equao : 3 (+1) + x + 4 (- 2) = 0 , onde x representa a carga apresentada pelo fsforo na substncia. Resolvendo a equao: x=+5

Nox dos tomos em compostos inicos


Vamos determinar o nox do enxofre no composto inico Al2(SO4)3, sabendo que so conhecidos os nox : Al = +3 e O= 2 Denominando de x a carga do enxofre, teremos a equao: 2 (+3) + 3 x + 12 (-2) = 0 Resolvendo a equao determinamos x como sendo +6.

Nox dos tomos em ons compostos


Um on composto o produto da combinao de espcies qumicas que apresentam carga + ou devido "perda" ou "ganho" de eltrons pelo agrupamento. Assim, a carga do on composto corresponde soma algbrica de todos os nox dos tomos constituintes. Vejamos alguns exemplos: Cr2O 7 2 on dicromato: Nox conhecido : O = 2 Carga do on = 2 nox do Cr = ?

Considerando que a carga do on 2 e denominando de x a carga do cromo, teremos a equao: 2 x + 7 (-2) = 2 onde x=+6
+

NH4+ ction amnio: Nox conhecido : H = +1

Carga do on = 1

nox do N = ?

Considerando que a carga do on 1+ e denominando de x a carga do nitrognio, teremos a equao: x + 4 (+1) = +1 onde x= 3

Determinao do nox atravs da frmula estrutural


Alm do mtodo algbrico visto, possvel tambm determinar o nox dos tomos atravs das frmulas estruturais das substncias que os contm, levando-se em conta as eletronegatividades dos elementos envolvidos. Assim, por exemplo, na determinao dos nox dos elementos que constituem o cido sulfrico (H2SO4) temos:

O2
+2

1+

O1

+1

+1

O1

H1

+2

O2

- 110 -

O oxignio, por ser o elemento mais eletronegativo, atrai os eltrons da ligao que estiver fazendo. Sendo assim, na ligao com o hidrognio ele atrai o eltron desta ligao, assumindo uma carga de 1 e, consequentemente, o hidrognio assume uma carga de +1. Como, alm de estar ligado ao hidrognio, ele tambm est ligado ao enxofre, atrai tambm esse eltron assumindo, em relao ao enxofre, carga igual a 1 e o enxofre assume uma carga igual a +1. Desse modo, teremos para o oxignio uma carga igual a 2, nas suas ligaes com o hidrognio e o enxofre, na molcula de cido sulfrico. Analisando a ligao coordenada que ocorre entre o enxofre e o oxignio e raciocinando do mesmo modo, teremos os dois eltrons "fornecidos" pelo enxofre atrados pelo oxignio, o que dar origem a uma carga de 2 para o oxignio e uma carga de +2 para o enxofre. Somando-se todas as cargas envolvidas nas ligaes teremos para todos os oxignios um nox = 2, para o hidrognio um nox = +1 e, para o enxofre, um nox = +6, sendo que todas as cargas envolvidas so aparentes, j que todas as ligaes so covalentes.

Nox mdio
O mtodo visto acima, se mostra muito til quando necessrio trabalhar com um elemento que no apresenta o mesmo nox em todas as suas ligaes. o caso do elemento carbono nas suas ligaes em compostos orgnicos. Exemplo : H H C H
1

Cl C H
2

O C
3

H O C
4

O H

Numeramos os tomos de carbono existentes na molcula de 1 a 5. Vamos determinar o nox de cada um deles :

Carbono 1 Est ligado a trs tomos de hidrognio por ligaes simples e, por ser mais eletronegativo
que o hidrognio, atrai os eltrons dessas ligaes assumindo um nox = 3. Cada hidrognio ligado a ele assume nox = +1.

Carbono 2 Est ligado a 2 tomos de carbono, 1 de cloro e um de hidrognio. Na ligao com os tomos
de carbono no assumir nenhuma carga, uma vez que sua eletronegatividade igual a dos outros tomos de carbono. Na ligao com o hidrognio atrai o eltron da ligao assumindo uma carga igual a 1. Na ligao com o cloro, que mais eletronegativo que ele, tem seu eltron afastado de si, assumindo uma carga igual a +1. Logo, somando todas as cargas envolvidas nas ligaes, teremos, para o carbono 2, um nox = zero. O hidrognio ligado a ele ter nox = +1 e o cloro ter nox = 1.

Carbono 3 Est ligado a 2 tomos de carbono e a 1 de oxignio, atravs de uma dupla ligao. Como j
foi exposto, em relao aos outros tomos de carbono sua carga zero. Na ligao com o oxignio, que mais eletronegativo que ele, ter dois eltrons afastados (devido dupla ligao) assumindo uma carga igual a +2. Logo, o carbono 3 tem nox = +2. O oxignio ter nox = 2.

Carbono 4 Est ligado a 2 tomos de carbono e 2 tomos de hidrognio. Sendo mais eletronegativo que
os tomos de hidrognio, o carbono ter nox = 2 e cada hidrognio ter nox = +1.

Carbono 5 Est ligado a 1 carbono, 1 oxignio por ligao simples e 1 oxignio por ligao dupla. Com
relao ao carbono a carga zero. Com relao ao oxignio na ligao simples, sua carga +1 e na ligao dupla +2. Temos assim, somando todas as cargas, um nox = +3. Como foi possvel observar, cada tomo de carbono assume um determinado nox, que depende das ligaes que esteja fazendo. Vejamos agora como faramos para determinar o nox do carbono na substncia vista, se o fizssemos pelo mtodo algbrico. Para determinao do nox atravs desse mtodo, precisamos da frmula molecular da substncia que, neste caso, C5H7ClO3. Equacionando: 5x + 7 (+1) + (- 1) + 3 (- 2) = 0 Logo, pelo mtodo algbrico, o nox do carbono zero.

- 111 -

Olhando o resultado obtido, a que tomo de carbono ele se refere? Na verdade, a nenhum deles especificamente. Quando trabalhamos com elementos que apresentam vrios nox numa mesma substncia, o resultado encontrado no mtodo algbrico representa a mdia aritmtica dos vrios nox do elemento. A esse nox damos o nome de nox mdio. Poderamos encontrar este mesmo valor se fizssemos a mdia dos nox encontrados anteriormente: carbono1 ( 3) carbono 2 ( 0 ) carbono3 ( +2) carbono4 ( 2) carbono5 ( +3)

zero

5 EXERCCIOS
1) Determinar o nox dos elementos sublinhados, indicando, para todos os elementos presentes nas substncias, se a carga real ou aparente: a) CaCO3 g) NaHCO3 b) H4P2O5 h) MgSO4 c) HNO3 i) O2 d) Al(ClO)3 j) NH3 e) CO l) FeCl3 f) CO2 m) Fe

2) Qual o nox do enxofre nos compostos? a) H2S b) H2SO3 c) H2SO4 d) H2S2O7

3) Quais so os nox dos elementos sublinhados nos compostos seguintes? a) NaH b) H2S c) Ag2O2 d) CaO2 e) CaO f) Zn(NO2)2

4) Na reao: H2S + I2 S + 2 HI as variaes dos nmeros de oxidao do enxofre e do iodo so, respectivamente : a) +2 para zero e zero para +1 b) zero para +2 e +1 para zero c) zero para 2 e 1 para zero d) zero para 1 e 1 para zero e) 2 para zero e zero para 1 5) No composto Mn2O3, o mangans apresenta nox igual ao fsforo (P) no composto: a) PH3 b) H3PO2 c) H3PO4 d) H4P2O5 e) H4P2O7

6) Se o cloro pode apresentar nmeros de oxidao variando num intervalo entre 1 e +7, a alternativa que apresenta molculas com as duas frmulas incorretas : a) H2Cl e HClO3 b) Cl2 e HClO2 c) HClO4 e Cl2O8 d) Cl2O e HCl3O e) HClO5 e HCl2

7) Determine o nox dos elementos sublinhados nos ons abaixo: a) SO32 f) CrO4 l) PO43
2

b) SO42 g) Cr2O7
2

c) ClO2 h) CO3
2

d) ClO4 i) AsO4
3

e) NO3 j) MnO4

m) B4O72

8) Determine, atravs da frmula estrutural, o nox do carbono no cido tiocinico, HSCN. 9) Determine o nox de cada tomo de carbono na frmula estrutural abaixo e o nox mdio do carbono, nesta substncia. H H H H C1 Cl C2 H C3 H C4 = O Cl

- 112 -

10) Muitos processos biolgicos envolvem modificaes nos nmeros de oxidao. Por exemplo, o lcool etlico metabolizado atravs de uma srie de etapas que envolvem os seguintes compostos de carbono : H H H H O O H C C OH H C C H C C O=C=O H OH H H H H Determine a variao do nox do tomo de carbono ligado ao oxignio atravs do processo.

RESPOSTAS

1) a)

Ca = +2 (real) C = +4 (aparente) O = 2 (real e aparente) H = +1 (aparente) P = +3 (aparente) O = 2 (aparente) H = +1 (aparente) N = +5 (aparente) O = 2 (aparente)

b)

2)

a) 2 c) +6 a) H = 1 c) O = 1 e) O = 2

b) +4 d) +6 b) H = +1 d) O = 1 f) N = +3

c)

3)

d)

Al = +3 (real) Cl = +1 (real) O = 2 (real e aparente) C = +2 (aparente) O = 2 (aparente) C = +4 (aparente) O = 2 (aparente) Na = +1 (real) H = +1 (aparente) C = +4 (aparente) O = 2 (real e aparente) Mg = +2 (real) S = +6 (aparente) O = 2 (real e aparente) O = zero N = 3 (aparente) H = +1 (aparente) Fe = +3 (real) Cl = 1 (real) Fe = zero

4) letra e 5) letra d 6) letra e 7) a)S = +4 c) Cl = +3 e) N = +5 g) Cr = +6 i) As = +5 l) P = +5 8) H 9) S C N C=+4 C2 = 2 C4 = + 3 1/2 (+3) (+4) b) S = +6 d) Cl = +7 f) Cr = +6 h) C = +4 j) Mn = +7 m) B = +3

e)

f)

g)

h)

i) j)

C1 = 1 C3 = 2 nox mdio = (+1)

10) ( 1)

l)

m)

- 113 -

Вам также может понравиться