Вы находитесь на странице: 1из 3

HISTRIA

O Egito
Condies naturais
O Egito situa-se no nordeste de frica. Fica a norte do deserto da Nbia, a este do deserto da Lbia e a oeste do deserto Arbico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrneo e o Mar Vermelho. O territrio atravessado por um grande rio: o Rio Nilo. Com as suas cheias anuais, os solos das suas margens tornam-se bastante frteis e, por isso, propcios agricultura. possvel distinguir duas regies:

Alto Egito: nas terras mais a sul Baixo Egito: regio do delta (parte terminal do rio Nilo que desaguava por vrios braos para o Mar Mediterrneo)

Estas regies foram independentes durante sculos. Entretanto, deu-se a unificao de todo o territrio a cerca de 3200 a.C., pelo rei Narmer (ou Mens), tornando-se assim no primeiro fara do Egito.

Atividades econmicas
Principais atividades econmicas e produtos:

Agricultura:

Cereais (trigo e cevada) Linho Ourivesaria Metalurgia Cermica Tecelagem Carpintaria Importava: minerais, pedras preciosas e madeira Exportava: cereais, objetos de cermica, tecidos de linho

Artesanato:

Comrcio:

Sociedade
A sociedade egpcia era estratificada e hierarquizada, ou seja, estava dividida em vrios estratos sociais, cada um com a sua importncia a nvel social:

Fara:

Tinha poder sacralizado, pois era considerado deus vivo, filho do deus-Sol Amon-R Concentrava em si todos os poderes: era o sumo-sacerdote, juz supremo, chefe do exrcito e administrador do Egito

Altos funcionrios:

Tinham funes administrativas Prestavam o culto aos deuses, nos templos Desempenhavam diversos cargos, como magistrados, cobradores de impostos e contabilistas, graas aos seus conhecimentos (escrita e clculo)

Sacerdotes: Escribas:

HISTRIA

Artesos:

Trabalhavam nas oficinas do rei, dos templos e dos nobres Cultivavam as terras do fara, dos templos e dos nobres, estando ainda sujeitos a pesados impostos

Camponeses:

Escravos:

Eram prisioneiros de guerra que se ocupavam de diversos servios (domsticos, agrcolas, obras pblicas, etc.)

Religio
O povo egpcio era politesta, ou seja, acreditava em vrios deuses. Os deuses egpcios tinham vrias formas: podiam ter forma humana, animal ou mista. Representavam foras da Natureza ou qualidades humanas. Cada cidade ou regio tinha os seus prprios deuses, mas os mais importantes eram adorados em todo o Egito. O culto a estes deuses era prestado em grandes e ricos templos.

Culto dos mortos


Os Egpcios acreditavam na vida aps a morte e na reencarnao. Por isso, procedia-se mumificao dos corpos dos mortos de forma a preserv-los para a outra vida. Depois de embalsamados, os corpos ficavam encerrados em sarcfagos que eram depois colocados em tmulos juntamente com alimentos, adornos, jias e outros objetos de uso pessoal. No entanto, como este processo era algo dispendioso, era apenas realizado aos faras e alguns privilegiados. Os restantes egpcios (a maioria) eram sepultados no deserto.

Arte
A arte egpcia est muito relacionada com a religio e ao culto dos mortos.

Arquitetura

Construram-se trs tipos de sepulturas: as pirmides (enormes tmulos reservados aos faras), asmastabas (tmulos reservados famlia dos faras e priveligiados) e os hipogeus (tmulos escavados nas rochas, de forma a evitar roubos dos objetos l deixados)

Os templos eram grandiosos de forma a engrandecer os deuses a que faziam culto Destinavam-se sobretudo decorao de templos e tmulos A figura humana era representada de acordo com a lei da frontalidade: a cabea e os ps de perfil e o tronco de frente A dimenso das figuras era de acordo com a sua categoria social

Escultura e pintura

Escrita
Os Egpcios inventaram uma escrita com base em centenas de smbolos a que chamamoshierglifos. A escrita hieroglfica era aprendida pelos escribas em escolas especiais, sendo os nicos da sociedade que sabiam ler e escrever.

HISTRIA
Outros saberes
Os Egpcios demonstraram desenvolvimento em alguns domnios como:

Geometria Clculo Medicina Astronomia

Вам также может понравиться