Вы находитесь на странице: 1из 68

Hardware

PC&CIA # 85 # 2009

Editora Saber Ltda.


Diretor Hlio Fittipaldi

HD no morreu, apenas mudou


Na edio anterior apresentamos um dossi sobre os SSDs e explicamos como eles mudaram totalmente a forma de armazenar nossos dados. Velozes, silenciosos e com baixo consumo, somente um obstculo ainda atrapalha sua adoo em massa: o elevado custo por gigabyte. Neste quesito, o HD ainda reina absoluto. Fica claro que SSD e HD vo coexistir por pelo menos alguns anos, e cabe a ns extrairmos o que h de melhor em cada um deles. Os fabricantes, por sua vez, esto tentando corrigir os pontos fracos dos HDs, esforo que fica evidente em lanamentos como os discos Seagate LP (Low Power) e Western Digital Caviar Green, dois produtos com baixos nveis de rudo e consumo, que avaliamos nesta edio. A questo do armazenamento de dados uma das mais importantes do momento, mas claro que no a nica. Naturalmente, no esquecemos que o Natal est chegando e jamais poderamos deixar de lado aquelas que so as estrelas na estao de compras: as placas de vdeo. Com boas ofertas para o final do ano, este pode ser um bom momento para fazer aquele upgrade to sonhado, por isso apresentamos um teste de desempenho com cinco placas GeForce das geraes mais atuais. Este conhecimento til tanto para o entusiasta que deseja fazer um upgrade quanto para o tcnico que vender a placa, afinal conhecer tecnicamente o produto sempre o melhor argumento de venda. Prezados leitores: no poderamos deixar este ano terminar sem antes agradecer de corao a todos vocs pela pacincia, apoio e compreenso que demonstraram conosco durante o ano todo. Produzir uma revista com contedo confivel, de qualidade e profundamente tcnico, como a PC&Cia, no uma tarefa fcil, basta ver o nmero reduzido de publicaes tcnicas no pas. Por isso, o apoio do leitor e do anunciante to importante para ns. Obrigado por mais um ano de confiana, e que 2010 nos permita estar ainda mais presentes na vida do profissional brasileiro da informtica. Tenha uma boa leitura! Daniel Appel

www.revistapcecia.com.br

Editor e Diretor Responsvel Hlio Fittipaldi Editor de Tecnologia Daniel Appel Conselho Editorial Roberto R. Cunha, Renato Paiotti Colaboradores Alfredo Heiss, Anibal Nascimento Junior, Augusto Heiss, Roberto Cunha, Ronnie Arata Reviso Eutquio Lopez Designers Carlos Tartaglioni, Diego M. Gomes, Produo Diego M. Gomes

PARA ANUNCIAR: (11) 2095-5339 publicidade@editorasaber.com.br Capa Arquivo Ed. Saber Impresso So Francisco Grfica e Editora. Distribuio Brasil: DINAP Portugal: Logista Portugal Tel.: 121-9267 800 ASSINATURAS www.revistapcecia.com.br Fone: (11) 2095-5335 / fax: (11) 2098-3366 Atendimento das 8:30 s 17:30h Edies anteriores (mediante disponibilidade de estoque), solicite pelo site ou pelo tel. 2095-5330, ao preo da ltima edio em banca. PC&CIA uma publicao da Editora Saber Ltda, ISSN 0101-6717. Redao, administrao, publicidade e correspondncia: Rua Jacinto Jos de Arajo, 315, Tatuap, CEP 03087-020, So Paulo, SP, tel./fax (11) 2095-5333. Associada da:

Atendimento ao Leitor: atendimento@revistapcecia.com.br


Os artigos assinados so de exclusiva responsabilidade de seus autores. vedada a reproduo total ou parcial dos textos e ilustraes desta Revista, bem como a industrializao e/ou comercializao dos aparelhos ou idias oriundas dos textos mencionados, sob pena de sanes legais. As consultas tcnicas referentes aos artigos da Revista devero ser feitas exclusivamente por cartas, ou e-mail (A/C do Departamento Tcnico). So tomados todos os cuidados razoveis na preparao do contedo desta Revista, mas no assumimos a responsabilidade legal por eventuais erros, principalmente nas montagens, pois tratam-se de projetos experimentais. Tampouco assumimos a responsabilidade por danos resultantes de impercia do montador. Caso haja enganos em texto ou desenho, ser publicada errata na primeira oportunidade. Preos e dados publicados em anncios so por ns aceitos de boa f, como corretos na data do fechamento da edio. No assumimos a responsabilidade por alteraes nos preos e na disponibilidade dos produtos ocorridas aps o fechamento.

Associao Nacional das Editoras de Publicaes Tcnicas, Dirigidas e Especializadas

2009 # 89 # PC&CIA

Editorial
3

Indice

20
Xtreme

HARDWARE

A nova era do

Armazenamento Teclados e mouse

12

36
terra

24
4

Caviar Green

Western Digital

A necessidade do

41

Trabalhando
com conforto

64 15

TESTES

Guarde tudo
e mais um pouco Desempenho

Escolha sua

GeForce

Positivo

52
Arpe

eTV

55

46
Notebook feito para ganhar dinheiro
PC&CIA # 89 # 2009

USB

a 30 metros do PC

58 60
03 04 06 66

Eficincia e silncio
Editorial ndice Notcias Opinio

Notcias


MSI e Digitron
A MSI Computer e a Digitron fecham parceria para atingir o pblico que tem a preferncia por mquinas de alta performance, um pblico no atendido pela maioria das placas-me produzidas no Brasil. a chamada linha Xtreme Speed. Essas placas so fabricadas com chipset Intel P55 e suportam os novos processadores Intel Lynnfield Core i7 e Core i5, alm de virem acompanhadas de trs recursos para auxiliar na elevao de velocidade de clock. O primeiro deles o OC Genie, um boto que faz todo o trabalho de overclock e em poucos segundos, todos os parmetros de configurao do BIOS so regulados para oferecer o maior desempenho possvel. O segundo recurso o SuperPipe que garante um sistema de refrigerao de alto desempenho e, por ltimo, o DrMos que ajuda as fontes de alimentao e permite uma economia maior de energia, alm de garantir a estabilidade da mquina. Os trs modelos so: P55-GD80 : Suporta quatro mdulos DDR3-2133(OC), at 16 GB. Tem trs slots PCI Express x16 e dois x1, alm de dois slots PCI tradicionais. Duas interfaces de rede 1000 Mbps, seis portas SATA 3,0 Gbps com suporte RAID e mais uma controladora JMB363 com mais duas portas SATA 3 Gbps com suporte

atingem outro mercado

H/W RAID. H uma porta eSATA e uma PATA ATA-133, alm de duas portas IEEE 1394 (1 externa e 1 interna) e 14 portas USB 2.0 (8 externas e 6 internas). A controladora de udio tem 8 canais (7.1) HD e sada com S/PDIF. P55-GD65: Ligeiramente mais simples que a P55-GD80, neste modelo h apenas dois slots PCI Express x16, permitindo apenas SLI com duas placas. Em contrapartida, h um slot PCI Express X4. P55-CD53: Semelhante s anteriores, tem apenas uma interface 1000 Mbps, trs slots PCI Express x1 mas tem trs slots PCI. O PCI Express x16 est pre-

sente para o uso de uma placa de vdeo dedicada. No tem eSATA. Nesta parceria, as duas empresas tambm visam o mercado de notebooks e computadores All In One. Chamada de linha X-slim, o primeiro modelo a ser lanado o X340 que tem apenas 18 mm de espessura, tela LCD de 13,3, processador Intel Core2Solo de baixa voltagem, 2 GB de memria, HD de 320 GB e peso de apenas 1,3 kg. J o segundo produto da linha ser o X400, com processador Intel Core2Solo SU3500, 2 GB de memria que pode ser estendida at 4 GB, HD de 320 GB e peso de 1,5 kg, estar no mercado at o final do ano.

AVG lana antivrus gratuito


para micro e pequenas empresas
No mundo existem cerca de 17 milhes de micro e pequenas empresas. Dessas, cinco milhes so Brasileiras e, como muitas delas, dependem do uso da internet para a execuo do seu trabalho. Consequentemente, tambm necessitam de um antivrus suficientemente qualificado para a proteo da sua rede. Por isso, a AVG decidiu lanar seu primeiro antivrus gratuito voltado para essas empresas menores - o AVG Antivrus Free: Small Business Edition (SB Free),que j est disponvel para download no site http://free.avg. com/. Totalmente em portugus e com o mesmo nvel de proteo que os outros antvirus da empresa, de uso gratuito para at cinco computadores.

PC&CIA # 89 # 2009

LogMeIn:

monitoramento em 60 segundos
Empresas especializadas em outsourcing de TI podem resolver os problemas antes mesmo deles serem descobertos pelos clientes, tudo graas aos programas LogMeIn Central e LogMeIn Pro que oferecem um sistema de alertas para os profissionais da rea. O trabalho de ter que visitar os com putadores dos clientes fisicamente, poupado com a customizao de alertas de monitoramento especficas e tudo acontece em segundo plano. As notificaes de possveis problemas alertam o profissional que repara o defeito remotamente, enquanto o usurio no precisa deixar de trabalhar para que isso acontea.

Com poucos cliques na tela, os tcnicos de TI podem configurar esses alertas para centenas ou milhares de computadores de uma maneira fcil utilizando o LogMeIn. Assim, sem precisar atrapalhar o usurio, o monitoramento pode durar apenas 60 segundos como mostra um vdeo criado pela LogMeIn, Done in 60

seconds, que pode ser visto em :http:// DoneIn60.LogMeIn.com . O LogMeIn Central voltado para quem cuida de uma quantidade maior de mquinas, pois tem o preo anual de R$ 473,00 para um nmero ilimitado de computadores, enquanto o LogMeIn Pro custa R$ 110,60 por mquina.

Chega o Core i7
para notebooks
O notebook Alienware M15x, voltado para o pblico jogador, ser o primeiro notebook a utilizar o processador Core i7. Apesar de ser voltado para o pblico dos gamers, o M15x tem design e plataforma tambm apropriados para o profissional que necessita de alto poder de processamento grfico e alta performance em processamento paralelo, mas sem perder mobilidade. A plataforma traz excelente desempenho e est disponvel em trs cores, Lunar Shadow (prata), Nebula Red (vermelho) e Cosmic Black (preto). J est disponvel no site http://www.dell.com.br. As especificaes podem variar, ou seja, voc pode personalizar o hardware e software do seu M15x. O processador pode variar de um i7 de 1,6 GHz at 2,0 GHz, ou em modo turbo de 2,8 GHz at 3,2 GHz. A memria pode variar de 3 GB at 4 GB, nas frequncias de 1066 MHz ou 1333 MHz. H dois modelos de placas de vdeo disponveis: a GeForce GTX240m de 512 MB e a GTX260m de 1 GB.

O HD pode ser de 250 GB at 500 GB (ambos de 7.200 rpm) ou ainda um SSD de 256 GB. Como mdia ptica gravador de DVD-RW e leitor de Blu-Ray.

As telas LCD so de 15,6 widescreen, e pode-se escolher entre modelos WideHD+ de 1600x900 (900p) e WideFHD de 1920x1080 (1080p).
2009 # 89 # PC&CIA

Notcias
7

Notcias
8

Primeiro Mouse com


18 Botes e Controle Analgico
A WarMouse anunciou o primeiro mouse com 18 botes e controle analgico, o OpenOffice Mouse. O OOMouse mais indicado para o uso dos programas OpenOffice.org 3.1, porm, tambm foi desenvolvido para ser utilizado com os programas Adobe Photoshop, Autodesk AutoCAD e Microsoft Office, alm de tambm ser compatvel com alguns jogos. O motivo de possuir tantos botes, pela inteno de diminuir o uso dos atalhos dos programas aos quais o OOMouse compatvel. Outra caracterstica interessante o controle analgico. Os mouses MultiButton comearam a ser desenvolvidos para jogos de FPS (First Person Shooter ), mas o OOMouse pretende ajudar tambm na movimentao dos personagens em jogos MMO (Massively Multi-Player Online). Os 18 botes tm funes de key, keypress, doubleclick e macro, controle analgico semelhante ao do Xbox 360 e com opes de 4, 8 e 16 modos de comando. Tem 512 KB de memria flash interna, com possibilidade de armazenar 63 perfis de aplicao de hardware e software. Importa e exporta os perfis personalizados em formato XML e PDF. Resoluo ajustvel de 400 a 1600 DPI. O OOMouse est previsto para ser comercializado em fevereiro de 2010 com o preo j estabelecido em U$ 79,90. Para maiores informaes visitar: www. openofficemouse.com.

Scanner OpticSlim M12,


da Plustek Technology
Premiado internacionalmente na revista inglesa What to buy for business magazines annual report na categoria Worth a look , o scanner porttil da Plustek, acaba de chegar ao Brasil. O OpticSlim M12 pesa menos de meio quilo, menor do que um controle remoto, ideal para digitalizar arquivos de formato ofcio e cai bem para escritrios, viagens ou residncias. Possui apenas dois botes: Digitalizar, para transformar o documento em arquivos de imagem JPG, BMP, TIF e PCX, e outro boto Customizar, que tem um dispositivo de reconhecimento de caracteres em 177 idiomas para arquivos de texto Word, RTF e HTML. Para isso, o OS M12 tem um pacote de softwares, includos o New SoftPresto! Page Manager que permite edio de imagens, New SoftPresto! Mr. Photo para criao, compartilhamento e gerenciamento de imagens e vdeos digitais e o ABBYY

FineReader 6.0 Sprint que projetado para reconhecer os caracteres dos arquivos escaneados. Com interface USB 1.1, o M12 no precisa estar conectado energia, pois aproveita a prpria alimentao do cabo USB. Tem resoluo de hardware de 600 dpi, rea mxima de digitalizao

de 216 x 355 mm (8,5 x 14, A4/Carta) compatvel com TWAIN, comprimento de at 910 mm (36), velocidade de escaneamento de 3 ppm. Mtodos de digitalizao com apenas uma passagem e atende requisitos ambientais de RoHS e WEEE. Mais informaes do produto no site: www.plustek.com.

PC&CIA # 89 # 2009

Nero 9 Lite

gratuito para Windows 7


Dar acesso a contedos digitais em qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, o foco e a reputao que tem a Nero AG. Pensando assim, disponibilizou a nova verso Nero 9 Lite compatvel tambm com o Windows 7. Para o vice-presidente executivo da empresa, Kris Barton, ao oferecer estes populares recursos atravs de download gratuito, estamos preenchendo um espao deixado pelo novo sistema operacional Windows 7 e abrindo a famlia de produtos Nero para todos os usurios . Marcado pela facilidade de uso, o download ainda conta com o Nero StartSmart para simplicar as operaes de cpia e gravao de CDs e DVDs. E quem ainda decidir atualizar para o Nero 9 Reloaded, ir obter os recursos de backup, Nero BackItUp & Burn e um desconto especial, alm das funes de criao, edio, autoria, cpia de segurana, transcodicao e compartilhamento de msicas, fotos, vdeos e arquivos. Maiores informaes podem ser encontradas no endereo: www. nero.com/ptb.

Internet
pelo BIOS
A MSI lana a tecnologia Winki, que permite que o usurio acesse servios online diretamente pelo BIOS sem esperar a inicializao do SO instalado em seu PC. Por enquanto, as nicas placas que suportam este recurso so: 790FX, P55-GD80 e P55-GD65. O Winki tambm possibilta o acesso do usurio a servios VoIP, pginas WEB, mensageiros instantneos como o MSN Messenger, alm de possuir um sistema de visualizao e edio de fotos nos formatos mais comuns: JPEG, PNG e BMP.

Microsoft lana antivrus


gratuito para seus clientes
O projeto de antivrus gratuito da Microsoft, o Microsoft Security Essentials , foi nalmente concludo e divulgado no nal do ms de setembro deste ano. Desenvolvido pelo grupo israelense da empresa, o Microsoft Israel P&D Center, o programa j est disponibilizado em oito idiomas e em 19 pases. Conra no site http://www.microsoft.com/security_essentials/.

Compujob
Focus 3D
9

A Compujob uma empresa de informtica de Porto Alegre (RS) e lana o Focus 3D, um computador que dar ao leitor muito mais do que apenas bons grcos. Ele promete fazer com que voc se sinta dentro do jogo ou do lme que est vendo, pois vem acompanhado dos culos GeForce 3DVision, da NVIDIA, que a responsvel por fazer voc experimentar jogar em 3D stereo. O Focus 3D encontrado em duas verses, nas plataformas AMD e Intel. A plataforma AMD tem o seguinte hardware: processador Phenom X3 8650 de 2,3 GHz, 3 GB de memria DDR2 800 MHz, HD de 500 GB SATA II 7200 rpm, gravador de CD e DVD, monitor Samsung 2233RZ de 120 Hz e Windows Vista Home Basic. O preo de R$ 3.599,00. J a plataforma Intel tem processador Core2Duo E7500 de 2,93 GHz, 4 GB de memria DDR2 800 MHz, HD de 500 GB SATA II 7200 rpm, gravador de CD e DVD, monitor Samsung 2233RZ de 120 Hz e Windows Vista Home Basic, e pode ser encontrado por R$ 4.199,00.

2009 # 89 # PC&CIA

Notcias

Hardware

Armazenamento

Nova era do

N
12

ecessitamos cada vez mais de espao para armazenar nossos dados. Vdeos em alta denio, Blu-ray Disc, jogos com cenrios beirando o innito e texturas enormes, fotos com resolues cada vez maiores, bancos de dados crescendo exponencialmente, servidores de diretrio, virtualizao, backups, todos estes so exemplos prticos de servios sedentos por espao fsico e desempenho de I/O. Mas a evoluo das unidades de armazenamento, ao contrrio de outros dispositivos, ocorre de forma paralela, de uma lado temos os discos rgidos tradicionais com capacidades enormes de armazenamento, porm lentos e com consumo de energia maior frente aos SSDs. J estes ltimos ganham no desempenho, desde vazo de dados at nmero de I/Os e com um consumo de energia reduzido, mas apresentam limitaes na sua capacidade de armazenamento com a tecnologia atual e no apresentam um custo atraente. Entretanto, a evoluo simultnea destas unidades no impede que o mercado de informtica mescle as duas solues para a criao de outras novas. Acompanhe um resumo das tecnologias atuais encontradas nos HDs e suas perspectivas de utilizao para o futuro.

Surge o SSD

Armazenar dados em mdia magntica no nenhuma novidade. Apesar de ser algo seguro, uma vez que sua utilizao vem desde a dcada de 50, natural que novas tecnologias surjam e ocupem o lugar dos HDs. Nesta dcada, o uso de drives SSD em substituio aos discos magnticos passou a ser algo vivel e no mais uma tendncia para o futuro. O emprego destes dispositivos traz uma srie de benefcios como: Alta velocidade de I/O; Baixa latncia para busca de informaes; Menor consumo de energia. Mas, nem tudo so ores para a tecnologia SSD. Ela precisa amadurecer para solucionar alguns problemas, tais como: Baixa capacidade de armazenamento; Preo alto. Na edio n 88, publicamos um dossi completo sobre todos as vantagens e desvantagens do uso de drives SSD.

Detalharemos as caractersticas e tecnologias que ajudaram o HD tradicional a melhorar o seu desempenho e continuar oferecendo concorrncia frente aos novos dispositivos de armazenamento.

Densidade

A densidade de um disco rgido uma informao que normalmente no dada na etiqueta do HD, mas pode inuenciar o seu desempenho. Quando fazemos meno a este valor, no nos referimos s densidades dos materiais utilizados na construo do disco (do prato), e sim quantidade de informao, em gigabits, contida por centmetro quadrado ou polegada quadrada do disco. Para um disco rgido, uma densidade maior se traduz em maior capacidade de armazenamento e tambm em maior desempenho, pois cada volta do disco expe as cabeas de leitura a uma quantidade maior de informao, ou seja, com o mesmo nmero de rotaes l-se mais bits.

Gravao Perpendicular

Conhecendo o HD

Formado em Eletrnica e Tcnico em TI, com mais de 10 anos de experincia nas reas de hardware, sistemas operacionais para servidores e redes. Atualmente membro da equipe de redatores da revista.

Alfredo Heiss

H muitos anos atrs, o nvel de desempenho de um HD era medido por sua velocidade de rotao dada em rpm (rotaes por minuto). Assim sendo, um disco rgido de 5400 rpm sempre era mais lento que outro com 7200 rpm. Esta regra no se aplica mais, e hoje existe uma srie de caractersticas do disco rgido que devem ser analisadas como o tamanho do cache e a tecnologia usada na gravao dos dados para avaliar o seu desempenho.

At o ano 2006, todos os discos rgidos encontrados no mercado eram feitos com uma tecnologia de gravao longitudinal. Neste tipo de gravao, cada bit de informao alinhado horizontalmente na superfcie magntica do disco. Com o aumento da densidade, os bits de informao passaram a ficar muito prximos uns dos outros, e seus campos magnticos passaram a alterar as informaes dos vizinhos, o que chamado de efeito superparamagntico (traduo livre para Superpara-magnetic effect ), e que corrompe os dados.

PC&CIA # 89 # 2009

Hardware
Ficava cada vez mais claro que esta tecnologia se aproximava do seu limite, pois j era difcil simplesmente espremer mais bits em cada disco. Tornou-se necessrio desenvolver uma nova maneira de armazenar dados em superfcie magntica, uma maneira que no sofresse das mesmas limitaes da gravao longitudinal. Assim surgiu a tecnologia de gravao perpendicular. Veja na gura 1. Na verdade a ideia por trs desta tecnologia antiga, foi vista pela primeira vez em 1976 em uma universidade do Japo, mas apenas recentemente tornouse possvel explor-la comercialmente de forma convel. Na gravao perpendicular, os bits agora so alinhados de forma perpendicular cabea de leitura e gravao. Com isso, o espao fsico que era ocupado por um bit, passou a ser ocupado por vrios. Estima-se que a densidade possa chegar a at 1 Tb/polegada, enquanto na gravao longitudinal este limite de 200 Gb/polegada.

F1. A gravao perpendicular permitiu um aumento de at dez vezes no volume de informaes contidas no mesmo espao fsico.

Nmero de pratos

O limite de densidade, mesmo com a gravao perpendicular, obriga os fabricantes de HDs a usarem vrios discos, ou pratos, para alcanar o volume de armazenamento desejado. Por exemplo, um HD de 2 TB pode ser composto por quatro discos de 500 GB que, somados, fornecem o tamanho total do disco. A quantidade de pratos pode inuenciar o desempenho de um HD, pois, para cada disco instalado, temos tambm cabeas de leitura e gravao adicionais, que possibilitam que mais informaes sejam lidas ou escritas ao mesmo tempo em vrios pratos simultaneamente. Existem alguns porns: ao adicionarmos mais partes mveis ao nosso sistema de armazenamento, acrescentamos tambm a possibilidade de erros devido a algum defeito mecnico, alm de aumentar o consumo de energia. Na gura 2 dada uma vista interna de um HD com vrios pratos.

uma pequena quantidade de memria voltil para armazenar as informaes mais requisitadas pelo sistema. Alm de ser mais rpido que o acesso ao disco fsico, este cache tambm permite implementar a tcnica conhecida como read ahead. Ao acessar algum bloco, o HD l os blocos subsequentes e os coloca no cache, pois a probabilidade de que estes dados sejam requisitados a seguir grande. Dessa forma, quando o sistema operacional solicitar os prximos blocos, eles j estaro disponveis de imediato no buffer do disco.

Apesar de ser uma pea fundamental para o bom desempenho dos HDs, sua utilizao pode ser depreciada em favor do custo do produto, por isso encontramos no mercado discos com quantidades de cache variando de 2 MB a 32 MB. Tempo de Busca Todos os drives de estado slido tm um tempo de busca baixssimo, se comparados aos HDs tradicionais. Isto acontece porque um SSD no possui um motor e nem cabeas de leitura que devem ser deslocar at o local onde a informao est gravada.

13

Cache

Ler e reler a mesma informao constantemente uma tarefa dispendiosa para um disco rgido. Para evitar esse trabalho repetitivo, a controladora do HD utiliza

F2. Vista do interior de um HD que tem vrios pratos.

2009 # 89 # PC&CIA

Hardware
O tempo de busca de um HD est diretamente ligado velocidade de rotao do motor do disco. Quanto mais rpido o disco girar, menor ser o tempo necessrio para se localizar a informao no disco. Mas a produo de motores e discos que possam operar em altas rotaes com baixa vibrao e temperatura um tanto difcil (e cara). Mesmo HDs de alto custo, como os SAS de 15.000 rpm, no conseguem ter o mesmo desempenho de um SSD por causa de seu elevado tempo de busca. NCQ Native Command Queuing ou NCQ , sem dvida, um dos recursos responsveis pelo aumento de desempenho dos discos rgidos nos ltimos anos. Para entender o que esta funo faz, imagine-se dando carona para seus colegas de trabalho. Aps os passageiros embarcarem, voc segue uma rota pr-denida com embarques e desembarques. Agora imagine se voc tiver de deixar os passageiros em seus destinos de acordo com a ordem de embarque. Mesmo que alguns passageiros residam em uma mesma regio, eles sero conduzidos at suas residncias obedecendo a ordem de quem entrou no carro primeiro, mesmo que isto signique atravessar a cidade vrias vezes seguidas. Concordamos que esta no uma forma tima de conduo. A maioria dos motoristas opta por perguntar o destino de todos e calcular a melhor rota. Assim, se dois ou mais passageiros residem em uma mesma regio eles sero desembarcados primeiro, mesmo que tenham sido os timos a embarcar, para s ento o carro seguir viagem para o outro lado da cidade. Este raciocnio to simples s passou a ser empregado nos discos rgidos com a chegada do NCQ, que pode ser entendido como um organizador da la de acessos ao disco. Ao invs de deixar que o HD faa as leituras e gravaes na ordem em que elas foram solicitadas pelo sistema, o NCQ organiza todas as requisies por ordem de proximidade, evitando deslocamentos desnecessrios do brao atuador. Veja um exemplo na gura 3. Enquanto o disco da esquerda tem uma longa rota para cumprir todos os pedidos de I/O, o da direita com o recurso de NCQ faz as leituras respeitando os caminhos mais curtos.
PC&CIA # 89 # 2009

F3. Funcionamento do NCQ, o disco da direita consegue atender todas as requisies que foram feitas com apenas uma rotao

14

Nvel de rudo Rudo no algo que causa prazer na maioria das pessoas. Quando existe um ambiente preparado para receber vrios volumes de armazenamento, como em um datacenter, este item pode ser at desconsiderado, j que o ambiente permite isto. Mas, para uma pessoa que acabou de comprar um HD de alta capacidade para armazenar contedo digital no seu HTPC ou gaveta externa, o barulho do funcionamento deste pode ser um srio problema. O rudo gerado por um HD est diretamente ligado preciso mecnica com que ele construdo, que evolui com o aperfeioamento do maquinrio utilizado pelo fabricante e com o desenvolvimento de materiais mais leves. Por isso, um disco rgido atual normalmente mais silencioso que outro fabricado h alguns anos. A tendncia para o futuro que tenhamos no mercado uma nova linha de HDs com alta capacidade de armazenamento e muito mais silenciosos do que estamos acostumados.

de armazenamento, baixo rudo e consumo j so oferecidos por menos de R$ 350,00 em lojas online. Com isto, torna-se vivel montar computadores de alto desempenho por valores acessveis. Basta utilizar um SSD para o sistema operacional e programas e um disco rgido de alta capacidade para os demais dados. O valor desta soluo substancialmente menor que o de um sistema baseado inteiramente em SSDs, mas o desempenho maior que o oferecido por um sistema constitudo somente de discos rgidos. Para dispositivos de armazenamento externo, gavetas USB e servidores de arquivos em redes locais, os novos HDs se mostram uma tima alternativa.

Concluso

Novo modelo de uso

Com o barateamento das tecnologias de armazenamento, tornou-se uma opo para o consumidor nal mesclar unidades de disco rgido e drives de estado slido. Os SSDs ainda no apresentam um preo atraente, por volta de R$ 500,00 por uma unidade com 32 GB, enquanto discos rgidos com mais de 1 TB de capacidade

A evoluo dos discos rgidos acontece de forma paralela ao SSD. Enquanto um oferece grandes capacidades de armazenamento, o outro oferece maior desempenho e baixo consumo. Mas enquanto a tecnologia do SSD no renada ao ponto de oferecer grandes volumes de armazenamento, nos HDs o espao no problema. Estes no entanto, tm evoludo no seu consumo de energia, oferecendo produtos que aliam a tradicional grande capacidade com ecincia energtica nunca vista antes. Com estes novos trunfos, o HD contipc nuar vivo por mais algum tempo.

Hardware

Guarde tudo e mais um pouco


Conhea a nova srie LP, da Seagate. Produtos que prometem um grande volume de armazenamento com bom desempenho, apresentando baixo rudo, consumo e temperatura.
15

Formado em Eletrnica e Tcnico em TI, com mais de 10 anos de experincia nas reas de hardware, sistemas operacionais para servidores e redes. Atualmente membro da equipe de redatores da revista.

Alfredo Heiss

Seagate conhecida mundialmente por seus produtos na rea de armazenamento. So poucas as pessoas que ao falarem desta marca, no se lembram de suas solues ou da qualidade de seus servios como, por exemplo, quando ela ofereceu no Brasil uma garantia de trs anos para todos os discos rgidos. Nos ltimos anos, esta empresa est usando todo o seu conhecimento para competir com um novo concorrente na rea de armazenamento - os drives SSD. O problema que a disputa injusta, o novo dispositivo traz consigo uma nova metodologia de armazenamento, e tecnologia para oferecer taxas de transferncia melhores com tempo de busca e consumo de energia menores que o HD convencional. Como se manter vivo diante de to dura concorrncia? Oferecendo produtos que destaquem os pontos fortes dos HDs, sua capacidade de armazenamento e o seu preo, e melhorem suas fraquezas, como o consumo de energia. exatamente isto que a Seagate prope com sua linha de produtos Barracuda LP (Low Power ). Acompanhe os

testes com o HD ST32000542AS de 2 TB, e veja se nesta nova proposta de mercado, este produto consegue oferecer um diferencial.

Barracuda LP

A srie LP da Seagate tem uma proposta diferente para o mercado de armazenamento. Esquea o antigo Barracuda de 7200 rpm, vibrando e fazendo rudo ao atender alguma requisio de leitura ou gravao, e que, dependendo do ambiente, precisa de dissipadores de calor para melhorar sua refrigerao. Esta srie de HDs diferente das outras existentes no mercado. Para conseguir algo novo, o fabricante se concentrou nas caractersticas que poderiam ser mudadas para oferecer um produto diferente. Veja algumas dessas caractersticas a seguir: Baixo Consumo O grande diferencial da srie LP (Low Power ), de acordo com a Seagate, o seu consumo. Isto se deve principalmente ao seu motor de 5900 rpm, que consome aproximadamente 50% menos energia que o de um HD comum.
2009 # 89 # PC&CIA

Hardware
Tamanho do Bloco
512 B 16 K 128 K 512 K 2M 8M 32 M 128 M

I/Os
Leitura 68,00 67,16 61,68 49,04 26,49 9,42 2,67 0,69 Gravao 106,65 101,21 84,87 59,65 23,65 7,69 2,47 0,67

Latncia
Leitura 14,70 14,89 16,21 20,39 37,74 106,16 373,89 1448,52 Gravao 9,38 9,88 11,80 16,76 42,28 130,04 405,21 1480,09

Vazo
Leitura 0,03 1,05 7,71 24,52 52,99 75,34 85,49 88,34 Gravao 0,05 1,58 10,58 29,83 47,30 61,52 78,90 86,17

Tamanho do Bloco
512 B 16 K 128 K 512 K 2M 8M 32 M 128 M

I/Os
Leitura 23714,47 7449,59 931,04 232,78 58,07 14,54 3,54 0,90 Gravao 20234,05 7378,56 923,04 230,13 57,61 14,43 3,61 0,90

T1. Resultados obtidos com o benchmark Iometer, com acessos 100% randmicos.

T2. Leitura e gravao de dados feitas de forma sequencial.

Rudo O rudo produzido por alguns equipamentos, como um HTPC, pode ser o diferencial para a obteno de um produto de sucesso ou um completo fracasso. A Seagate teve a preocupao de oferecer um dispositivo com grande volume de armazenamento e baixo rudo, tornandoo atraente para este tipo de soluo. Esta caracterstica tambm muito conveniente para usurios que pretendem utilizar o HD em uma gaveta externa. Temperatura Com um consumo menor e um motor que reduziu sua velocidade rotacional, natural que o dispositivo produza menos calor, consequentemente operando com temperaturas mais baixas. Juntando estas caractersticas, a Seagate pretende apresentar um produto apto a brigar por uma fatia no mercado nesta nova proposta que nasceu nos ltimos anos.

O segundo teste voltado para o consumidor nal, onde usaremos uma plataforma AMD com um Phenom II 955 Black Edition 955, de 3,2 GHz, junto com uma placa-me MSI 790FX-GD70 no padro AM3. Este conjunto foi avaliado na edio n 88 da revista e mostrou ter excelente performance para o seu pblico. Alm do desempenho, tambm mediremos a temperatura de operao e o consumo do HD, para verificar se a informao fornecida pelo fabricante est correta. Ambiente Corporativo Utilizamos o benchmark Iometer para simular um pequeno servidor de arquivos e avaliar a latncia deste HD para atender algumas requisies de leitura e escrita, todas randomizadas. A tabela 1 mostra os resultados obtidos. O tabela ilustra a pior situao possvel para um HD de baixa rotao. Dicilmente um pequeno servidor de arquivos causaria esse nvel de estresse para este drive.

16

Testes

Obtivemos um resultado satisfatrio. Discos rgidos com velocidade de 7200 rpm apresentam latncia aproximada de 12 ms para a leitura randomizada. A linha de baixa rotao da Seagate mostrou latncia mdia de 14 ms, um resultado muito prximo aos modelos tradicionais. No teste de leitura e escrita sequencial, que ocorre quando copiamos arquivos grandes em discos no fragmentados, vericamos a vazo mxima do disco. A tabela 2 apresenta o nmero de leituras e gravaes feitas pelo HD. O desempenho deste dispositivo com arquivos pequenos se deve ao grande cache interno do HD. O primeiro resultado com arquivos sequenciais de 512 B um resultado terico, visto que todos os acessos foram feitos memria cache do HD, resultando em mais de vinte mil acessos de leitura e gravao. J para os valores nais, com blocos maiores de informao, o nmero de I/O limitado pelo dispositivo. A figura 1 exibe a vazo de dados oferecida por este disco.

Um projeto eciente aquele que alcana os objetivos com eccia e apresenta benefcios para os utilizadores. Neste caso especco, a avaliao do HD ser uma prova de conceito para este novo mercado de armazenamento que nasce. Os testes sero feitos em duas plataformas diferentes: A primeira ser uma plataforma Server composta por um Xeon DualCore 3075 com uma placa Intel S3200SH. J que uma das utilizaes destes HD o armazenamento de dados em pequenos ambientes corporativos, este conjunto uma tima plataforma de testes, uma vez que o desempenho da controladora Intel ICH9R tido como um dos melhores no mercado corporativo.
PC&CIA # 89 # 2009

F1. Taxa de Transferncia, resultado em MB/s.

Hardware
Apesar de ter um tempo de busca maior das informaes devido ao seu motor com baixa rotao, a sua taxa de transferncia mxima merece destaques. O disco conseguiu manter a velocidade de aproximadamente 115 MB/s tanto para a gravao como leitura, um resultado muito bom, pois acompanha a vazo de uma rede Gigabit. Com o uso de dois destes discos em R AID 1, conseguiremos assegurar tanto a vazo suciente para suportar um canal Gigabit quanto a redundncia das informaes. A latncia de busca das informaes pode ser vista na gura 2 . Notamos um resultado muito prximo ao declarado pela Seagate com arquivos pequenos, em torno de 14ms para leitura e 10 ms para gravao. J com blocos de informaes maiores, que conseguem sobrecarregar o cache interno do HD, a latncia aumenta de forma exponencial. Ambiente Pessoal O uso de HDs em um ambiente domstico diferente do ambiente corporativo: enquanto este ltimo leva em considerao latncia e nmeros de I/Os atendidos, o ambiente domstico costuma se preocupar mais com valores de vazo mxima e constante apresentada pelo disco. Montamos uma congurao de alto custo para evitar ao mximo gargalos que pudessem inuenciar o desempenho do HD: AMD Phenom II 955 3,2 GHz; MSI 790FX-GD70; Patriot 2x 2GB DDR3 1333; Seagate Barracuda 7200.11 1,5 TB (Sistema). Os seguintes benchmarks foram usados: HDTach, CrystalDiskMark e HD Tune. A gura 3 apresenta os resultados obtidos no CrystalDiskMark 2.2. Este programa nos oferece taxas de transferncia para leituras e gravaes sequenciais e randomizadas com blocos de 512 KB e 4 KB. Os resultados para os testes sequenciais nos apresentam valores prximos aos mostrados pelo Iometer anteriormente, com a vazo de dados para a leitura de 118 MB/s. Mas os testes de acesso randomizado nos revelam resultados melhores, prova2009 # 89 # PC&CIA

17

Hardware
velmente devido o critrio deste software no ter sido to rigoroso quanto o congurado por ns no Iometer. Os dois prximos benchmarks nos mostram os resultados na forma de curvas, que representam o desempenho do disco desde seu primeiro cilindro at o ltimo, mais prximo do centro do prato. Um software muito utilizado por tcnicos para averiguar de forma rpida a performance de um HD o HD Tach, alis, na edio 88 desta revista este programa foi utilizado para busca de erros fsicos, uma vez que conseguimos visualizar a queda de desempenho nas reas defeituosas. O grco construdo pelo hdTach o resultado da leitura sequencial por toda a superfcie do disco, onde ele nos apresenta a vazo de dados para a leitura em toda a sua extenso. Tambm so testados a latncia mdia para o acesso randmico e o uso de CPU. Note a curvatura de desempenho na gura 4 do HD. A queda de desempenho prxima aos limites do disco se deve velocidade de leitura e gravao ser menor perto do centro do disco, um defeito da tecnologia e no do dispositivo. O valor de pico para transferncias foi de 159,2 MB/s, um resultado muito bom para um disco que se prope ao mercado de baixo consumo e no de desempenho. Por ltimo, o HD Tune nos apresenta seus resultados de vazo mxima, mdia e mnima, alm da curva de desempenho relativa posio dos dados no disco ( gura 5 ). Durante todos os testes, os maiores destaques foram o nvel de rudo do HD, que mesmo durante as requisies de leitura e escrita quase inaudvel, e sua temperatura, que nunca passou de 43C com temperatura ambiente de 22C. Um ponto negativo foi o consumo de energia. A tabela 3 mostra os valores de consumo em trs situaes diferentes: acelerao dos pratos, disco ocioso e disco em acesso randmico. Para referncia usamos um outro HD da Seagate, modelo Barracuda 7200.11 de 1,5 TB e 7200 rpm. A diferena de consumo entre um HD Seagate comum e o LP aproximadamente 20% para situaes de pouco uso, e em estresse essa diferena caiu para 12%. Este resultado poderia ser melhor, j que o HD
PC&CIA # 89 # 2009

F2. Latncia de busca de informaes randomizadas no disco rgido.

18

Resultados F3. do benchmark CrystalDiskMark.

F4. Dados gerado pelo hdTach.

Hardware
com o sistema operacional e os programas instalados nele, e um Seagate LP como disco secundrio, onde sero armazenados todos os vdeos, msicas, fotos e aqueles dados gigantes que fazem o maior dos SSDs parecer minsculo. O desempenho de tal sistema ser excelente. Os programas respondero muito rapidamente, ao mesmo tempo em que haver espao de sobra para armazenar todo o tipo de dado. O LP no teria bom desempenho para atuar como disco de sistema, mas ouvir msicas e assistir a vdeos so atividades que exigem muito menos vazo do que este produto consegue oferecer. Com baixo consumo de energia e operao silenciosa, a lentido aparente do LP se torna totalmente irrelevante se ele no for o disco de sistema. E, como j foi dito, o desempenho de um computador com um SSD e um Seagate LP ser invejvel.
F5. Resultados obtidos com o benchmark HD Tune.

Concluso
novo perl de uso para HDs. Gavetas de armazenamento para backup externo ganham um espao h pouco tempo inimaginvel. O uso destes HDs s no ser indicado caso haja necessidade de performance. Aqui, talvez seja necessrio um estudo de quais solues existentes no mercado estariam mais aptas a atender a requisio de I/Os.

se prope a outro tipo de nalidade e no a concorrer em desempenho com seus irmos mais velhos.

Aplicaes

Mesmo que a diferena de consumo seja pequena em relao a outros modelos da marca, os Seagate LP so muito desejveis para microcomputadores que trabalham muitas horas por dia, desde que o desempenho do disco no seja um gargalo para o uso que se faz da mquina. Um excelente uso seria o de um NAS, visto que seu consumo menor e baixa temperatura trariam benefcios para todo o conjunto. Provavelmente a rede seria um gargalo maior que o HD, j que no Brasil a maior parte das redes locais tm velocidade de 100 Mbps, ou algo em torno de 12 MB/s. No mercado domstico encontramos uma vasta variedade de contedo digital em alta denio que, cada vez mais, precisa de espao de armazenamento. Fotos, vdeos familiares e similares podem ser armazenados neste HD. E como seu nvel de rudo muito baixo, abre espao para serem utilizados em HTPCs. Fora estes exemplos, inmeras outras situaes podem migrar para este

Novo paradigma

Os SSDs apresentam melhor desempenho que os discos mecnicos, mas volume de armazenamento muito inferior. A Seagate enxergou isto e fez do LP o disco secundrio ideal. Um computador de alta performance pode ter um SSD como drive principal,
Seagate LP (5900 rpm)
12 V Inicializao Ocioso Estresse 2 A (24 W) 0,3 A (3,6 W) 0,7 A (8,4W) 12 V Inicializao Ocioso Estresse 2,2 A (26,4 W) 0,4 A (4,4 W) 0,8 A (9,6 W)

O mercado de armazenamento est mudando, e para pessoas que acompanham o mundo da informtica ser exigida uma atualizao, pois, o que era visto h alguns anos como ruim e de fraco desempenho, hoje considerado como soluo e traz um novo ar para o mercado de HDs. A nova soluo de armazenamento da Seagate no um produto que tenta competir em desempenho com os outros discos, e sim traz a inovao de um produto com baixo consumo, temperatura e rudo. E a unio destas qualidades o torna um produto convel, ideal para solues de armazenamento, como pequenos NAS, storages e gavetas externas, devido ao seu grande volume, baixo consumo e operao pc silenciosa.
5V 0,5 A (2,5 W) 0,3 A (1,5 W) 0,6 A (3,0 W) 5V 0,7 A (3,5 W) 0,3 A (1,5 W) 0,6 A (3 W)

19

Consumo Total
26,5 watts 5,1 watts 11,4 watts

Seagate Barracuda 7200.11 (7200 rpm)

Consumo Total
29,9 watts 6,3 watts 12,6 watts

T3. Consumo eltrico de Hds de diferentes perfis.

2009 # 89 # PC&CIA

Testes

Western Digital Caviar Green


Uma capacidade enorme, baixo consumo, desempenho decente com silncio absoluto, e ainda um preo acessvel. Voc quer mais? Daniel Appel

20

s HDs da srie WD Caviar Green so considerados por muitos especialistas como os melhores discos para sistemas onde baixo rudo e economia de energia sejam importantes. Apesar disso, no Brasil esta linha de produtos no muito conhecida, o que uma pena. O consumidor brasileiro ainda tem o costume de comprar HDs apenas pela capacidade de armazenamento. O mercado tambm no ajuda, infelizmente boa parte dos distribuidores e lojistas no tm interesse em oferecer produtos diferenciados, insistindo em vender sempre o feijo com arroz. Assim, muitas vezes, o consumidor deixa (ou privado) de levar para casa um produto diferenciado, de excelente qualidade, simplesmente porque o vendedor no o ofereceu.
PC&CIA # 89 # 2009

Caviar Green

Em 2007 a Western Digital j tinha percebido que o mercado estava mudando e comeou a se preparar para isso, enquanto outros fabricantes ignoraram os sinais e perderam tempo. A ideia por trs da srie Caviar Green bastante simples: para algumas aplicaes, voc no precisa do HD mais veloz do mercado. Precisa apenas de um que seja veloz o suficiente. Qualquer HD produzido nos ltimos anos ter velocidade suficiente para permitir a reproduo de vdeos de alta definio sem

Testes
Foram desenvolvidos, ento, algoritmos de compactao eficientssimos, com taxas de compresso altas e boa velocidade, para reduzir o tamanho de msicas, fotos, vdeos, programas e etc. Hoje a grande maioria dos programas j salva seus arquivos em formatos compactados, nem precisamos mais zip-los. Esta situao beneficiou indiretamente os discos rgidos, pois um dado compactado ocupa menos blocos no disco e, portanto, sua leitura/escrita requer menos operaes de disco. claro que ainda necessrio descompact-lo em memria, mas disto os modernos processadores multinucleares do conta sem a menor dificuldade. Por exemplo, um CD de udio tem aproximadamente 700 MB de dados. Com compresso MP3 de boa qualidade, seu tamanho reduzido, em mdia, dez vezes para um total de aproximadamente 70 MB, e qualquer HD produzido nos ltimos dois anos tem a capacidade de ler estes 70 MB de dados sequenciais em um ou dois segundos. Isso significa mais de uma hora de msica em uma operao de disco quase instantnea, ou seja, para armazenar contedo multimdia, os HDs j so suficientemente rpidos. Cache Nada melhor para economizar energia do que poupar trabalho. Para isso serve o cache, e no WD10EADS h 32 MB de memria dedicada a essa funo. Alm de ajudar na economia de energia, seu grande cache importante para compensar a maior latncia rotacional. NCQ Recurso de grande importncia no desempenho de um HD, o NCQ responsvel por reordenar os acessos a disco de forma a aproveitar ao mximo cada rotao do prato. Sem este recurso, o HD executa as operaes na ordem em que o sistema as solicita, o que nem sempre otimizado pois estes acessos podem ser distantes uns dos outros. Com NCQ, o HD pode mudar a ordem dos acessos, executando-os por ordem de proximidade e no de chegada.

F1. Caviar Green WD10EADS, disco rgido de baixo consumo.

IntelliPower

Caviar Green WD10EADS

Este o nmero de modelo do disco que testamos (figura 1). Eles tm volume de armazenamento de 1 TB (terabyte), 32 MB de buffer e interface Sata II (3 Gb/s). Densidade Os primeiros modelos da srie, com 500 GB e 750 GB, utilizavam pratos de 250 GB. O WD10EADS j usa pratos com densidade maior, 333 GB, e precisa de trs para formar o seu 1TB de capacidade. Pratos de alta densidade ajudam no desempenho do HD, pois aumentam a quantidade de dados lidos por volta do disco. Dessa forma, um disco de alta densidade rodando a 5400 rpm pode oferecer vazo de dados igual ou maior de um disco de densidade menor rodando a 7200 rpm. Em HDs ecolgicos como este, a maior densidade permite manter um nvel de desempenho alto mesmo com menor velocidade de rotao. J h discos com densidade maior. Por exemplo, o modelo de 2 TB da mesma famlia j utiliza pratos de 500 GB, que tendem a ser ainda melhores.

perder um nico quadro sequer. O mesmo vale para msicas em formatos comprimidos como MP3 e Ogg Vorbis, e seguindo neste raciocnio, um HD usado como depsito de arquivos e backup tambm no precisa ser especialmente rpido, uma vez que as informaes nele contida so acessadas muito raramente. Portanto, vemos que a velocidade no problema para muitas aplicaes cotidianas. A Internet ajudou o HD A forma como acessamos a internet, por meio de links com velocidades limitadas, tornou extremamente frustrante a transmisso de arquivos grandes.

Perceba que at aqui tratamos de diversas caractersticas como densidade, cache, etc, mas no abordamos a velocidade de rotao. Isto foi proposital. O motivo disso que nos datasheets deste HD o fabricante omite a velocidade de rotao, escrevendo apenas IntelliPower no lugar. No mesmo documento, IntelliPower definido como: A fine-tuned balance of spin speed, transfer rate and caching algorithms designed to deliver both significant power savings and solid performance. O que significa, em traduo livre: Um equilbrio preciso de velocidade de rotao, taxa de transferncia e algoritmos de cache, desenvolvido para proporcionar significativa economia de energia e desempenho slido. Ou seja, no h informao precisa sobre a velocidade de rotao deste disco, o que abriu margem para inmeras especulaes em sites de internet. Alguns afirmam que o HD capaz de variar sua velocidade de rotao dinamicamente entre 5400 e 7200 rpm, de acordo com o nvel de atividade de I/O. Outros acreditam que o fabricante escolha a rotao ideal de cada modelo em funo da densidade dos pratos e do cache, a fim de garantir que todos os modelos ofeream o mesmo desempenho. A impreciso desta informao levou at mesmo a concorrente Seagate a se manifestar. No documento : http://www.seagate. com/docs/pdf/whitepaper/mb_intellipo2009 # 89 # PC&CIA

21

Testes
Vazo No CrystalDiskMark 2.2 (figura 2), vemos desempenhos de leitura e escrita sequenciais muito bons. Segundo ele, o HD da Western Digital ultrapassa os 100 MB/s em leitura e chega bem perto disso no desempenho de escrita. O resultado do HD Tune igualmente bom, pois uma vazo mdia de 72 MB/s um resultado timo para um drive de 5400 rpm (figura 3) . Em termos de vazo, o WD10EADS no deve a nenhum outro e passaria tranquilamente por um disco de 7200 rpm. Mas, ainda no HD Tune, vemos um nmero que revela a verdadeira natureza do disco: o tempo de acesso mdio de 20,4 ms. Tempo de acesso Aqui est um dos pontos fracos do Caviar Green. Na verdade no s dele, mas de qualquer disco com velocidade de rotao baixa. O HD Tune j no apresentou um resultado muito animador, e o Iometer (figura 4) confirmou esse fato. O nmero de operaes randmicas de leitura por segundo baixo, resultado que est ligado diretamente latncia rotacional, que maior em discos que giram mais devagar. As operaes de escrita so mais rpidas, o que certamente se deve ao cache de 32 MB e ao NCQ. Este HD no ideal para cenrios com grande nmero de acessos concorrentes. Sua melhor utilizao certamente ser em sistemas onde os acessos sejam predominantemente sequenciais, como HTPCs, sistemas domsticos e unidades de backup.

F2. Desempenho sequencial muito bom para um disco de 5400 rpm.

F3. Novamente, resultado excelente para um disco dessa classe.

22

wer_exposed.pdf, a empresa argumenta que o termo IntelliPower obscuro e tenta esconder que a velocidade de rotao de 5400 rpm. De fato, acelerar o disco de acordo com a atividade no contribuiria para a reduo do consumo eltrico, pelo contrrio, acabaria por aument-lo. Manter um disco rodando com velocidade constante requer muito menos energia do que aceler-lo, e o pico de consumo de qualquer HD sempre o momento em que ele ligado e precisa acelerar o motor. Portanto, vemos que o tal IntelliPower nada mais do que uma forma marketeira de esconder a informao real: o disco roda a 5400 rpm. O mais desconcertante, neste caso, que a baixa velocidade de rotao um mrito deste HD e no um defeito! Conforme o leitor ver no restante deste artigo, este o HD mais econmico e silencioso que j passou pelo nosso laboratrio, e ainda por cima com timo desempenho. A Western Digital perdeu uma tima oportunidade de mostrar como sua tecnologia eficiente, ao invs de tentar confundir o consumidor.

foi, na verdade, um desperdcio de energia e gerou vibrao toa. O IntelliSeek reduz o estresse dos componentes e economiza energia, calculando a posio da informao no disco e movendo o brao atuador apenas com a velocidade necessria para chegar l a tempo. Ou seja, se o disco ainda estiver longe da posio certa, o movimento do brao pode ser suave e lento, pois no adianta nada chegar l antes. Assim, o dispositivo consome menos energia e gera menos vibrao e, em consequncia, opera de forma mais silenciosa e estressa menos seus componentes.

Testes

Duas plataformas de testes foram montadas, cada uma com um propsito diferente: Intel Xeon 3075; Placa-me Intel S3200SH; 2 GB memria RAM; Western Digital Raptor 74 GB 10 krpm; Ubuntu Server 9.04 64 bits; Iometer (verso 27/07/06), AMD Phenom II 955 BE; MSI 790FX-GD70; 2x 2 GB DDR3 1333 MHz Patriot; Seagate Barracuda 7200.11 1,5 TB; Windows Vista Ultimate; CrystalDiskMark 2.2; HD Tune 2.55.
12 V (motor)
Standby Ocioso Atividade Inicializao 0,0 A 0,3 A (3,6 W) 0,4 A (4,8 W) 0,9 A (10,8 W)

Consumo

IntelliSeek

Para acessar uma informao, o HD precisa mover suas cabeas de leitura at a trilha desejada e esperar o disco girar at o ponto certo, para ento comear a transferncia dos dados. comum o brao atuador chegar na trilha de destino na hora errada, quando o disco ainda no chegou no ponto onde a leitura precisa ser feita ou at quando ele j passou do ponto certo. Nestes casos, no h outra coisa a fazer a no ser esperar o disco completar a volta at passar pelo ponto de leitura. Mover o brao atuador com a velocidade mxima
PC&CIA # 89 # 2009

De todos os discos rgidos para computadores desktop que j tivemos a oportunidade de testar, o Caviar Green WD10EADS o mais econmico. Por meio de leituras de corrente realizadas nas linhas de 12 e 5 volts, que alimentam o motor e a placa de circuito, respectivamente, descobrimos o consumo real deste HD em vrios nveis de atividade. Os valores podem ser verificados na tabela 1.
Consumo total
1,5 watt 5,1 watts 7,8 watts 13,3 watts

5 V (placa)
0,3 A (1,5 W) 0,3 A (1,5 W) 0,6 A (3,0 W) 0,5 A (2,5 W)

T1. Consumo eltrico do HD em vrias situaes.

Testes

Rudo

Os recursos NCQ e IntelliSeek, somados com a reduo na velocidade de rotao tornam este HD muito silencioso. No possvel escutar sua operao, e at as operaes de busca randmica so inaudveis.

Aplicaes sensveis a rudos, como HTPCs, devem ser muito beneficiadas com o WD10EADS.

Concluso

A Western Digital tem um produto excelente em mos, e no precisava ma-

F4. Com o Iometer, verificamos o nmero de operaes de I/O que o HD capaz de executar por segundo.

quiar a velocidade de rotao com o termo IntelliPower. Mas que isto tambm sirva de lio para aqueles tcnicos e consumidores que gostam de reduzir o desempenho de um dispositivo a um nico nmero. Isto j aconteceu antes no mercado de processadores, com a interminvel (e sem sentido) corrida dos gigahertz. Quem busca um upgrade de disco encontrar no W10EADS um excelente negcio. Ele tem muito espao para arquivos, silencioso e gasta menos energia que qualquer outro HD de 3,5 que j tenha passado pelo nosso laboratrio. O desempenho no o seu forte, mas nem deve ser, afinal no foi para isso que ele foi projetado. Agora, uma coisa dizer que o desempenho no seu ponto forte, outra totalmente diferente dizer que seu desempenho ruim, porque ele definitivamente no . Graas grande densidade dos pratos, ele empata e at ultrapassa muitos discos de 7200 rpm lanados recentemente. O Caviar Green WD10EADS custa R$ 269,00 e foi cedido para testes pela WAZ (www.waz.com.br). pc
23

2009 # 89 # PC&CIA

Testes

Escolha sua
A nova gerao de jogos traz nveis de realismo nunca vistos, mas exige nveis de processamento nunca oferecidos anteriormente. Neste artigo voc ver cinco das mais poderosas placas de vdeo do mercado e poder escolher o upgrade ideal para este final de ano.

Geforce
24

Atualmente faz parte da equipe do laboratrio da Revista. Entusiasta das reas de hardware e programao.

Anibal B. Nascimento Jr.

Formado em Eletrnica e Tcnico em TI, com mais de 10 anos de experincia nas reas de hardware, sistemas operacionais para servidores e redes. Atualmente membro da equipe de redatores da revista.

Alfredo Heiss

indstria dos jogos no est para brincadeira: os lanamentos mais recentes exigem poder de processamento grco sem precedentes. Recursos avanados como HDR (High Dynamic Range ), ltros anti-aliasing e anisotropic, dentre outros, j so considerados essenciais e exigem cada vez mais poder de processamento de nossas placas grcas. Alm disso, as placas de acelerao 3D j no so mais responsveis apenas pelo processamento grco mas tambm pela fsica dos jogos mais modernos. No somente a evoluo dos jogos que incentiva um usurio a fazer um upgrade de placa de vdeo. De 2008 para c, o mercado foi inundado por excelentes ofertas de monitores LCD de alta resoluo, modelos widescreen de 22 polegadas e 1680 x 1050 pixels de resoluo hoje povoam os sonhos do consumidor vido por jogos, e este aumento de resoluo naturalmente coloca

ainda mais peso sobre os ombros virtuais das GPUs (Graphics Processing Units ou Unidades de Processamento Grfico). Com a troca do monitor, mesmo quem no est interessado na ltima safra de jogos acaba por considerar um upgrade de placa grca, apenas para manter o mesmo desempenho que tinha com seu monitor antigo, de resoluo menor. importante, portanto, que os lojistas informem seus clientes desta nova realidade, pois poucos associam a aquisio de um monitor maior com a de uma placa de vdeo de desempenho proporcional. H tambm aqueles que preferem deixar o monitor de lado e j migrar para um enorme televisor LCD Full HD. A adoo em massa do padro HDMI (mesmo com suas inconvenientes limitaes e custo com royalties) e do VESA DisplayPort permite conectar facilmente o computador ao televisor, que muitos consideram uma forma

PC&CIA # 89 # 2009

Testes

25

melhor de jogar. Televisores e monitores que respeitam o formato Full HD tm resoluo de 1920 x 1080 pixels, que exige ainda mais poder de processamento grco. por essas e outras que o mercado de placas de vdeo est sempre aquecido, e por isso que voc deve conhecer os modelos de melhor desempenho. Isto importante tanto para uso pessoal quanto para saber indicar a melhor compra ao seu cliente.

G92

O lanamento das placas Geforce 8000 com suporte ao DirectX 10, h alguns anos atrs, foi um marco para a NVIDIA. Alm da nova arquitetura unicada de SP ( Stream Processors ), a GPU G80 introduziu a capacidade de processamento de propsito geral, que a permite agir como um coprocessador matemtico para nossa CPU. O GPU altamente paralelizado e especialmente bom em clculos vetoriais

e de ponto utuante, que so amplamente utilizados na movimentao fsica de objetos nos jogos, renderizao de lmes ou clculos cientcos. Apesar destas novidades dependerem do suporte nos softwares que utilizamos, e existe uma forte concorrncia imposta pela AMD e Intel para os padres que sero adotados pela indstria no futuro, esta primeira GPU da NVIDIA, tambm conhecida como G80, abriu as portas para um novo mundo de possibilidades. A arquitetura amadureceu, seu processo de fabricao foi renado, novos recursos foram adicionados como o suporte a decodicao de vdeo em alta resoluo (HD), e desta evoluo nasceu a GPU G92. O primeiro modelo a usar este processador grco foi o Geforce 8800GT, mas a NVIDIA o utilizou em vrios outros modelos, sendo encontrado at hoje nas GTS 250.

Esta GPU pode oferecer at 128 Stream Processors (SP), 16 ROPs (Raster Operation Unit ) e 64 unidades de textura, alm de aceitar GDDR3 e um barramento de memria de at 256 bits. oferecido suporte a decodicao de lmes em alta denio atravs do PureVideo HD e clculo de fsica para objetos que utilizem a API PhysX da NVIDIA. O G92 tambm atende os pr-requisitos do DirectX 10, OpenGL 3.0 e Pixel Shader Version 4.0. Toda a comunicao com o computador feita atravs do barramento PCI-Express 2.0 16X. Gainward 9800GT Golden Sample A Gainward uma fabricante de placas de vdeo das mais conceituadas. Seus produtos so escolhidos a dedo por entusiastas e overclockers pela sua qualidade e, no raro, por virem de fbrica com overclocks bastante respeitveis.
2009 # 89 # PC&CIA

Testes

A Gainward 9800GT F1. Golden Sample tem suporte a DirectX 10 e um bom custo x benefcio.

26

Desta poltica, nasceu a placa 9800GT Golden Sample Goes Like Hell Gamers Edition. So 112 SPs, 16 ROPs e 56 Textures Units, sendo que os SPs trabalham a 1,6 GHz, enquanto o restante do GPU trabalha a 650 MHz e os 512 MB de memria DDR3 a 1,1 GHz, sobre um barramento de 256 bits. Com estas frequncias de operao, a placa da Gainward chega a ser 15% superior a outros modelos de 9800GT com a GPU G92 que utilizem as conguraespadro denidas pela NVIDIA. A placa de vdeo ocupa dois slots no espelho traseiro devido ao seu cooler para a refrigerao da GPU (gura 1). Apesar deste no ter heatpipes para melhorar seu desempenho, ele tem uma grande massa o que ajuda e muito na sua dissipao trmica. O controle de rotao e a monitorao das temperaturas da GPU e memrias pode ser feito atravs do software EXPERTool, fornecido gratuitamente com o CD de instalao da placa de vdeo. Este software, alm das ferramentas de monitoramento, tambm oferece ferramentas para um overclock adicional, que dever ser feito pelo prprio usurio.
PC&CIA # 89 # 2009

So oferecidas sadas VGA, DVI e HDMI, que j inclui suporte a Multimidia.

GT200b

Este novo GPU da NVIDIA uma evoluo do GT200, presente nos modelos GeForce GTX 260 e GTX 280. Tem 240 stream processors (SPs) e fabricado em processo de 55 nm. De todos os GPUs fabricados pela NVIDIA at hoje, este tem a maior capacidade de processamento paralelo, nenhum outro j teve este nmero de SPs.

O GT200b enorme (gura 2). A contagem de transistores alcana os 1,4 bilho, tambm um nmero sem precedentes na histria da companhia. Ele suporta memrias GDDR3 com largura de barramento de at 512 bits. Note que esta a largura mxima suportada, mas na verdade no necessrio implementar os 512 bits em todos os modelos de placas. Atende s especicaes DirectX 10 e OpenGL 3.0, oferece suporte ao PhysX e ao PureVideo HD. Pode ser usado em um arranjo de at quatro GPUs em SLI, e

F2. Detalhe GPU GT200b da NVIDIA: 1,4 bilho de transistores espremidos em um rea de 487 mm graas ao processo de fabricao em 55 nm.

Testes

GeForce GTX 275 F3.

suporta resolues de at 2560 x 1600 no conector digital (DVI) e 2048 x 1536 no analgico (VGA). GeForce GTX 275 Esta a placa mais simples a utilizar o GT200b, basta ver suas especicaes na tabela 1 e comparar com os demais modelos. Apesar de ser o modelo mais simples a usar este GPU, isto no signica que a GTX 275 (gura 3) seja uma placa lenta ou desprovida de recursos.
Especificaes Stream Processors Clock do GPU Clock dos Sps Barramento de Memria Clock da memria Config. Memria Vazo da memria SLI 3D Vision Resoluo digital max. Resoluo VGA max. Conectores Consumo mximo Conectores suplementares GTX 295 480 (2x 240) 576 MHz 1242 MHz 2x 448 bits 999 MHz 1792 MB GDDR3 (2x 896) 223,8 GB/seg. Quad Sim 2560x1600 2048x1536 2x DVI, HDMI 289 watts 6 e 8 Pinos

Com 896 MB de memria GDDR3 conectados a um barramento de 448 bits com frequncia de 1134 MHz, vazo de dados o que no falta. So 127 GB/s, o que mostra o tamanho da evoluo que a GTX 275 representa. Tamanha potncia vem acompanhada de requisitos eltricos proporcionais. Segundo o fabricante, o consumo deste modelo de 219 W. Recomenda-se utilizar uma fonte ATX de 550 W, sendo necessrios no mnimo dois conectores de alimentao PCI-E de 6 pinos.
GTX 285 240 648 MHz 1476 MHz 512 bits 1242 MHz 1 GB GDDR3 159.0 GB/seg. Dual ou Triple Sim 2560x1600 2048x1536 2x DVI e S-Vdeo 204 watts 2x 6 Pinos N275GTX 240 700 MHz 1404 MHz 448 bits 1150 MHz 1792 MB GDDR4 128 GB/seg. Dual ou Triple Sim 2560x1600 2048x1536 DVI, HDMI e DB15 219 watts 2x 6 Pinos

MSI N275GTX Lighting Dentre as fabricantes de placas-me e de vdeo, a MSI foi a primeira a constituir uma lial no Brasil, oferecendo garantia e suporte ao seu cliente, no como importadora ou escritrio de representao mas sim como uma empresa nacional. A qualidade dos seus produtos j reconhecida no mercado brasileiro, mas agora a MSI lanou um conceito de qualidade ainda mais alto. A srie Lighting, tambm conhecida como Classe Militar, oferece produtos acima da mdia tanto em qualidade como
GTX 275 240 633 MHz 1404 MHz 448 bits 1134 MHz 896 MB GDDR3 127 GB/seg. Dual ou Triple Sim 2560x1600 2048x1536 2x DVI 219 watts 2x 6 Pinos 9800GT Golden Edition 112 650 MHz 1625 MHz 256 bits 1100 MHz 512 MB GDDR3 70 GB/seg. Dual ou Triple Sim 2560x1600 2048x1536 DVI, HDMI e DB15 125 watts 6 Pinos

27

T1. Especificaes das placas

2009 # 89 # PC&CIA

Testes

F4. Vista geral da placa N275GTX Lightning.

28

em performance. Mas por que classe militar? Justamente pela robustez dos componentes utilizados na placa. Ao invs de capacitores eletrolticos tradicionais, a MSI usa capacitores slidos, mais durveis e mais tolerantes a condies adversas. No lugar das bobinas indutoras comuns so usados SSCs (Solid State Chokes), que cumprem a mesma funo com vantagens. Ainda por cima, elimina-se o tpico rudo das bobinas. Por m, capacitores de tntalo de alta condutividade se responsabilizam por estabilizar a alimentao do GPU, o que, segundo a MSI, melhora a capacidade de overclock. Estes componentes especiais foram escolhidos pela MSI para que a placa obedecesse norma MIL-PRF-39003L do Departamento de Defesa Americano (Box 1), podendo trabalhar a temperaturas mais altas que as demais antes de apresentar instabilidades. Segundo a fabricante, os capacitores slidos teriam condies de suportar at 12 anos de operao contnua em 70C, enquanto capacitores eletrolticos de classe comercial (a
PC&CIA # 89 # 2009

classe mais comum) durariam poucos meses funcionando nessa temperatura. Placas com componentes de classe comercial duram vrios anos, pois dicilmente operam em temperaturas elevadas por perodos estendidos. Adeptos do overclock costumam forar suas placas e

possivelmente vero a MSI Lightning como uma boa compra. Agora que j conhecemos a proposta da linha Lightning, vamos tratar especicamente do modelo N275GTX (gura 4). Como o nome j diz, esta placa uma GeForce GTX 275, porm conta com

BOX1: MIL-PRF-39003L
Esta especificao foi criada em setembro de 2006 pelo Departamento de Defesa Americano e determina nveis de qualidade obrigatrios para componentes eletrnicos usados em projetos militares. Componentes que atendam especificaes militares no so usados, normalmente, na indstria ou em aparelhos de uso comercial. Segundo a especificao, os capacitores devem ser de tntalo ou eletrolticos com eletrlito slido, fixos, hermeticamente isolados em invlucro metlico. Tenses de operao variam entre 6 e 100 volts DC, com tenses de surto de 8 a 130 V. Estes capacitores foram desenvolvidos para operar em temperaturas de - 55C at 85C, mas podem operar at 125C com decrscimo linear previsto em projeto de algumas de suas caractersticas. Um sistema de controle de qualidade por amostragem ppm ( part per million - pea por milho) usado para gerar relatrios sobre a qualidade mdia dos capacitores fornecidos para projetos com esta especificao.

Testes
overclock de fbrica. Os projetistas no economizaram no sistema de refrigerao, o cooler Twin Frozr II tem grande rea de dissipao, so vrias aletas nas, de alumnio, interligadas por cinco heatpipes para melhor transferncia de calor. De acordo com o fabricante, sua soluo garante temperaturas 20C inferiores s dos coolers convencionais utilizados em outros modelos. A placa alimentada por um circuito PWM com dez fases, que foi desenhado para garantir o mximo de estabilidade mesmo em situaes extremas. Alm disso, existe um controle APS (Active Phase Switching) que desativa algumas fases deste circuito quando a carga for baixa, aumentando a ecincia eltrica do produto. A N275GTX oferece 1792 MB de memria GDDR3 operando a 1150 MHz. As frequncias de fbrica so de 700 MHz para a GPU e 1400 MHz para os Stream Processors. Esto disponveis dois pontos especias para averiguao de tenses da GPU e memria, chamados de V-Check Points, muito teis para overclockers extremos, pois oferecem locais convenientes para a medio de tenses com um multmetro. Na falta de um multimetro, vericao de tenses e alterao das frequncias de operao esto contempladas no software Afterburner includo no CD de instalao da placa. GeForce GTX 285 A GTX 285 a placa independente da NVIDIA mais veloz do momento (gura 5), tambm baseada no GPU GT200b. Ela se situa um pouco acima da GTX 275. Seu barramento de memria mais largo, so 512 bits, e opera com velocidade superior tambm, 1242 MHz. Isto se traduz em 159 GB/s de vazo, bastante superior antecessora GTX 280, baseada ainda no GPU antigo, o GT200. As frequncias do GPU e dos Shaders tambm so mais altas, como o leitor pode comparar na tabela 1. Por incrvel que parea, o consumo mximo declarado da GTX285 inferior ao da GTX 275, apenas 204 W, de forma que pode-se repetir a mesma recomendao de fonte da GTX 275.
29

F5. A veloz GeForce GTX 285

F6. A GTX 295 conta com dois GPUs operando em SLI

2009 # 89 # PC&CIA

Testes

A poderosa GTX 295. F7. Observe os conectores de energia, um de 6 pinos e outro de 8.

30

GeForce GTX 295 A nomenclatura adotada pela NVIDIA est se tornando cada vez mais difcil de entender. Nos ltimos anos havia adotado o suxo GX2 para designar placas com dois GPUs, o que ao nosso ver era bastante claro e informativo. J no caso da GTX 295, no h informao ou pista que nos informe que se trata, na verdade, de uma placa biprocessada. Como o leitor pode ver na gura 6, a GTX 295 composta por duas placas de vdeo operando em SLI. Cada uma das placas virtualmente uma GTX 275, mas operando com clocks mais baixos para reduzir os requisitos de energia. Ainda assim, o consumo gigantesco: 289 W! Esta a placa da NVIDIA com o maior consumo de eletricidade de todos os tempos. Entretanto, preciso entender o que realmente estes 289 W representam. Qual seria o consumo de duas GTX 275 operando em SLI? Sabendo que o consumo mximo deste modelo pode chegar a 219 W, facilmente as duas placas exigiriam mais de 400 W, quantia substancialmente
PC&CIA # 89 # 2009

X3 Terran F8. Conflict: todas as VGAs apresentaram bons resultados, o gargalo neste teste foi o processador.

Testes
maior que os 289 W requeridos pela GTX 295. No d para negar que o consumo da GTX 295 alto, mas esta placa se mostra bastante vivel se comparada com duas placas independentes operando em SLI. A presena de dois GPUs em SLI tem suas vantagens e desvantagens. Alguns jogos so muito bem otimizados para o trabalho com mltiplos GPUs, mas isto no regra. Em alguns casos, como pudemos averiguar nos testes de performance, a presena do segundo GPU pouco ou nada ajudou, sendo que nestas situaes o desempenho cou muito prximo ao da GTX 275. Para quem deseja o poder de um sistema SLI, mas pagando um preo mais conveniente, a GTX 295 (gura 7) uma tima opo. E para quem quer performance mxima, sem se importar com o dinheiro, a GTX 295 continua sendo a melhor opo pois a nica maneira de montar um sistema SLI qudruplo, utilizando-se duas em paralelo. Todas as outras placas esto limitadas a arranjos triplos. Para esta placa recomendvel utilizar uma fonte de 650 W, de boa marca, e ter no mnimo dois conectores de alimentao PCI-E. O detalhe aqui que um destes conectores deve ser de 6 pinos e o outro de 8, portanto preste bastante ateno na hora de escolher a fonte. Seagate Barracuda LP 2 TB; ASUS MW201u LCD 20; CoolerMaster Real Power Pro 1000 W. Os softwares de teste foram: X Terran Conict Rolling Demo Crysis Warhead (HardwareOC Benchmark) 3DMark06 The Last Remnant TROPICS Demo X Terran Conflict O demo do X Terran Conict pode ser obtido no site do fabricante (www. egosoft.com) e, apesar de no ser jogvel, apresenta uma funo de benchmarking muito fcil de utilizar. No nosso teste utilizamos as resolues de 1024x768, 1280x1024 e 1680x1050, com o nvel de detalhes mximo (AA 8x, AF 16x, Texture Quality

O Teste

Os testes foram realizados com a seguinte plataforma: MSI 790FX-GD70 com Chipset AMD 790FX; Phenom II X4 955 Black Edition; Corsair X MS3 Dual Channel DDR3 (2 x 2 GB); WesternDigital Raptor 74 GB 10 krpm (SO);

31

Crysis Warhead um dos F9. jogos mais exigentes com as placas de vdeo.

2009 # 89 # PC&CIA

Testes

F10. O antigo 3DMark 2006 ainda referncia entre os Gamers. Mas seus resultados no expressam a real capacidade das placas.

F11. No houve ganho de desempenho no uso de uma placa dual processada neste benchmark. Os melhores resultados foram obtidos pela placa com maior clock na GPU e SPs.

32

High, Shader Quality High, More Dynamic Light Sources, Ship Colour Variations e Glow Enable ). Todas as placas so poderosas e no houve diferena sensvel de performance em nenhuma resoluo, nem sequer na mais alta ( figura 8 ). Isto mostra que, neste caso, as placas so poderosas demais e o gargalo provavelmente est no processador. Crysis Warhead Este teste foi realizado em duas resolues diferentes (1280 x 1024 e 1680 x 1050), cada uma com quatro nveis de detalhes. No utilitrio de benchmarking que acompanha o jogo h nveis pr-denidos de qualidade de imagem, utilizamos os nveis Low, Medium e Very High, sendo que este ltimo foi repetido tambm com a aplicao de ltros AA 8xQ e AF 16x, todos na fase Cargo 2 do jogo. Este sim um teste exigente, mesmo estas placas to poderosas cederam sob o peso do motor grco do Crysis em alta qualidade (gura 9). J com baixo nvel de detalhes, vemos que o limitador foi o processador, pois todas as placas apresentaram desempenho semelhante. Em todos os casos, independentemente de resoluo, a soluo biprocessada da NVIDIA mais rpida que as demais. Isto no signica que a performance seja suciente para tornar o Crysis jogvel no nvel mximo de detalhes, pois isto de fato no acontece. Ele ainda pesado demais para o hardware atual. A MSI N275GTX mostrou bom desempenho, as frequncias um pouPC&CIA # 89 # 2009

co mais elevadas que o padro garantem resultado superior ao de a uma GTX 275 convencional. A diferena de performance entre as duas resolues relativamente baixa, de forma que no vale a pena escolher a resoluo menor para tentar ganhar mais performance, sendo prefervel diminuir o nvel de detalhes. 3DMark06 Este benchmark j velho conhecido dos nossos leitores e dispensa apresentaes. As pontuaes obtidas pelas cinco placas so impressionantes ( gura 10 ), pois at pouco tempo atrs lutava-se para alcanar os 10 mil pontos. Todas as placas se saram muito bem, mas a pontuao da GTX 295 cou um pouco baixa, no reetindo o ganho de desempenho que se pode ter em jogos otimizados para SLI. The Last Remnant O The Last Remnant um novo jogo de RPG com grcos bons e bastante leves. O benchmark presente no demo bastante fcil de usar. A execuo deste teste tambm se deu com resoluo de 1680 x 1050 e com todos os detalhes no mximo. Este jogo no foi beneciado pelo SLI existente na GTX 295 ( figura 11), os resultados acabaram sendo compensados pelas frequncias de operao mais altas da N275GTX e GTX 285. TROPICS Demo Esta ferramenta bem parecida com o 3DMark. Trata-se de um demo com

benchmark de um novo motor grco que est para chegar ao mercado. Alis, pareceu muito bom pelos testes. A vantagem de se usar este novo motor para testes o suporte nativo a vrias APIs grcas, como o DirectX 9, 10 e 10.1, alm do OpenGL. Sua congurao muito simples e possui suporte a todos os recursos usados nos jogos mais modernos. Como no se trata de um jogo propriamente dito, mas sim de uma ferramenta de avaliao de desempenho, escolhemos a resoluo de 1680 x 1050 e elevamos o nvel de detalhe ao mximo, a m de extrair total proveito das placas. Os resultados foram favorveis GTX 295, deixando claro que este benchmark bem otimizado para SLI (gura 12 ). A GTX 285 manteve uma distncia confortvel de 10% sobre os modelos mais baratos, com exceo da placa da MSI, que devido ao overclock, chegou a obter um resultado mais prximo. A placa 9800GT, mesmo com clocks relativamente altos, no conseguiu processar este benchmark de forma satisfatria devido ao nmero limitado de Stream Processors. Enquanto os GPUs mais poderosos da NVIDIA contam com 240 SPs, o usado nesta placa conta apenas com 112, menos da metade. Devido a esta limitao no recomendamos o uso desta placa com altos nveis de ltragem, como foi feito neste teste, que tinha por objetivo justamente estressar as placas.

Concluso

Em todos os testes os resultados foram os esperados. A GTX 295 se so-

Testes

F12. Benchmark com suporte a DirectX 10 consegue extrair o mximo das placas testadas.

bressai como opo para quem busca o nvel de desempenho de um sistema SLI, com potncia e preo convidativos. Alm disso, a nica maneira de se obter um sistema Quad-SLI. Para jogadores que buscam o mximo de desempenho com resoluo 1080p, uma placa biprocessada quase uma exigncia. A unidade que recebemos um exemplar de demonstrao, mas modelos equivalentes podem ser encontrados no mercado por cerca de R$ 1.800,00. O modelo GTX 285 custa cerca de R$ 1.300,00. bem mais acessvel que a GTX 295, e na maioria dos testes sua performance cou muito prxima, apesar de perder bastante com ltro anti-aliasing. No muito vivel para arranjos SLI, simplesmente porque duas delas acabam custando muito mais caro que uma GTX 295. Provavelmente seu desempenho ser um pouco melhor graas ao clock mais elevado, entretanto, haver custos extras com a fonte de forma que a soluo nal car bem mais cara. Mas para uso isoladamente, a relao custo/benefcio dela melhor que a da GTX 295. A GTX 275 que testamos tambm era uma unidade de demonstrao da NVIDIA, mas modelos baseados neste GPU custa m aproximada mente R$ 950,00. No exatamente uma placa barata, porm para o nvel de performance que ela oferece um valor vivel, afinal no estamos tratando de placas de baixo custo aqui mas, sim, da linha mais poderosa da NVIDIA. A diferena de performance para a GTX 285 existe e perceptvel, mas a consideramos

insuf iciente para justif icar um gasto quase 40% maior. Por este preo pode parecer vivel adquirir duas GTX 275 para uso em SLI, entretanto, preciso lembrar que o consumo de cada uma destas placas de 219 W, portanto o uso em SLI exigir uma fonte de potncia muito grande. O valor de duas placas mais o de uma fonte de 850 W ultrapassa o valor de uma GTX 295 com uma mdica fonte de 650 W (sem falar na conta de energia eltrica). O modelo que apresentou um diferencial entre as placas que utilizam a GPU GT200b foi o da MSI. As frequncias de operao das unidades de processamento desta placa j a tornam quase to rpida quanto uma GTX 285 e ainda por cima muito mais acessvel: R$ 990,00. Alm disso, nada impede o leitor de tentar extrair um pouco mais desta placa, j que sua construo privilegia entusiastas e overclockers. A placa Gainward 9800GT pecou na qualidade do cooler, barulhento, mas com certeza a melhor placa no quesito custo. Como esta VGA usa o antigo G92, pode ser comprada por valores em torno de R$ 450,00. Ela no ousa brigar com os modelos mais novos com GPU NVIDIA, mas possvel rodar todos os jogos atuais com bons nveis de detalhes, desde que no sejam usados altas resolues ou ltros pesados. Por todos estes motivos, no h uma placa vencedora. Cada uma delas tem um ponto forte e aponta para um pblico-alvo especco, ao qual atende pc muito bem.
2009 # 89 # PC&CIA

33

Hardware

Teclados e mouse

Xtreme
36

Quem gosta de jogos est acostumado a usar a imaginao para melhorar os comandos de interface e, com isso, ter um melhor desempenho. Mas para qu ter este trabalho todo se seu mouse e teclado podem fazer isso por voc? Conhea a nova linha Xtreme de perifricos para jogadores, da MTEK.

F1. Teclado GamingPro

N
Augusto Heiss

Tcnico em eletricidade e entusiasta na rea de informtica, com interesse especial em jogos eletrnicos.

ossos eletrodomsticos esto cada vez mais fceis de usar e com rendimento maior. Nos computadores tambm podemos ver uma enorme diferena entre hardware e software atuais e os de poucos anos atrs. Os jogos, alm de cada vez mais bonitos, tm disponibilizado interfaces muito complexas, com inmeros comandos, a ponto de, muitas vezes, precisarmos fazer malabarismos com teclas, pressionando combinaes de trs, quatro ou at mais, simultaneamente. No seria bom poder executar estes complexos comandos pressionando um simples boto? Pois, a seguir, voc conhecer trs produtos projetados especicamente para o pblico que gosta de jogos. Novidades como teclas programveis, anti-ghosting e visual diferenciado colocam estes produtos na lista de sonhos de consumo dos os jogadores neste nal de ano.

Teclado GamingPro

O teclado K3805G, apesar de ter foco em jogos, tem uma aparncia que combina tranquilamente com qualquer ambiente prossional (gura 1). No muito grande, mesmo com a adio de dez teclas programveis (em vermelho) e dezesseis multimdia. Suas teclas tm perl mais baixo que as de um teclado convencional, mas no chegam a ser to nas quanto as de um notebook. So macias e tm curso de 4 mm, enquanto teclados mais baratos tendem a ter cursos menores (normalmente 3 mm) e teclas mais duras. Ou seja, o Gaming Pro mais confortvel. Seu layout em Portugus do Brasil (ABNT II) e a distribuio de algumas teclas foi modicada. Uma curiosidade digna de nota a ausncia da tecla Windows esquerda, que costuma car entre o Ctrl e o Alt. Muitos jogadores tm dio desta tecla pois ela ca exatamente entre duas teclas muito

PC&CIA # 89 # 2009

Hardware
usadas em jogos. comum esbarrar nela acidentalmente, e se isto acontecer o jogo some da tela, instantaneamente minimizado para que o ambiente de trabalho do Windows seja exibido. Em competies online isto morte certa. O que pouca gente sabe que esta tecla pode ser facilmente desabilitada no registro do Windows (Box 1). Ainda assim, nem todos os usurios se sentem vontade para mexer no registro do sistema, de forma que este teclado continua com um bom argumento de venda.

Layouts personalizveis
F2. Software do Teclado GamingPro

Dezesseis teclas multimdia esto disponveis nas laterais do teclado, sete para internet, oito para multimdia e uma ltima chamada PC/Gaming. Mas elas no so o maior trunfo deste teclado. Existem dez teclas programveis, cinco de cada lado do teclado, chamadas L1 a L5 (lado esquerdo) e R1 a R5 (lado direito). Um software de configurao (gura 2 ) acompanha o produto em um CD, e permite mudar a congurao no s das teclas programveis mas tambm das de caracteres, remapeando e atribuindo macros. As nicas excees so as teclas multimdia e a Mode, que o software no pode comandar. Com a tecla PC/Gaming podemos alternar entre o layout padro do teclado (PC) e os layouts modicados (Gaming). A memria interna de 4 KB permite o armazenamento de at trs layouts diferentes no modo Gaming, e o usurio pode alternar entre eles facilmente pressionando a tecla Mode. Anti-ghosting Este produto conta com recurso Antighosting, uma caracterstica muito importante para quem gosta de jogos modernos. Este recurso permite que o teclado interprete at seis teclas pressionadas simultaneamente. Porm apenas dezesseis teclas tm este recurso (gura 3). O fabricante selecionou um conjunto de teclas que realmente muito usado nos jogos, mas apesar de til este conjunto no to completo quanto gostaramos. Por exemplo, a tecla Ctrl tambm usada na grande maioria dos jogos, mas cou de fora, assim como as setas direcionais, que ainda so to importantes quanto a combinao WASD.
2009 # 89 # PC&CIA

37

F3. Apenas 16 teclas contam com anti-ghosting.

Box1: Desabilitando a tecla Windows


Apertar a tecla Windows acidentalmente durante um jogo muito irritante pois o sistema salta para fora do jogo e abre o menu Iniciar, muitas vezes fazendo o jogador perder a partida. fcil resolver isso, basta configurar o sistema operacional de forma que ele ignore esta tecla. Para tal, necessrio abrir o editor de registro do Windows XP ou Vista, navegar at HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout e criar uma chave do tipo valor binrio (Binary Value), nome-la como Scancode Map, e ento inserir o valor 00 00 00 00 00 00 00 00 03 00 00 00 00 00 5B E0 00 00 5C E0 00 00 00 00. A seguir, reinicie o sistema. O Windows ignorar esta tecla de agora em diante, mas na verdade ela continua plenamente funcional e pode ser atribuda a outros programas, inclusive como tecla de comando dentro dos jogos.

Hardware
Uma explicao mais completa sobre o anti-ghosting pode ser vista no Box 2. Pontos negativos Em um teclado deste padro espervamos encontrar um hub oferecendo algumas portas USB. O software de controle e programao das macros poderia ter mais opes para congurao, como o controle da funo Turbo. Alm disso, na embalagem do produto consta que h sada multidirecional para o cabo, o que ajudaria a organizar a mesa. Mas na realidade no h tal recurso, existe realmente um caminho atrs do teclado onde supostamente o cabo deveria passar, porm este de bitola maior e simplesmente no entra neste sulco. rentes locais, mas ainda so dez (gura 4 ). A construo muito semelhante do GamingPro, sendo que as teclas so as mesmas, com mesma altura, curso e layout. Tambm est ausente a tecla Windows, para evitar toque acidental. Caractersticas Doze teclas esto disponveis na parte superior do teclado, trs para internet, trs para comandos de sistema, cinco para multimdia e ainda a Power/Sleep.

Teclado Gaming

O teclado Gaming (modelo K3803G) tambm tem aparncia sbria. um pouco menor que o GamingPro e as teclas programveis esto localizadas em dife-

Box2: Como funciona o anti-ghosting?


O teclado de computador uma matriz de contatos eltricos. O processador do teclado joga um sinal em uma linha e verifica se ele apareceu em uma coluna, o que s vai acontecer se um contato nesta linha estiver acionado. O teclado prossegue acionando uma linha de cada vez em sequncia, e verificando em que coluna o sinal aparece. Quando duas teclas so pressionadas, como ocorre com as teclas A e D da figura A , vemos que ao escanear a linha R1 o teclado obtm a resposta C1, e ao escanear R2 obtm sinal na coluna C2. Funcionamento normal. Mas surge um problema ao pressionarmos trs teclas simultaneamente, no caso, A, B e D (figura B). A varredura da linha R1 retorna sinais nas colunas C1 e C2, que o comportamento esperado para as teclas A e B. Mas a leitura da linha R2 deveria gerar sinal apenas na coluna C2, e neste caso o sinal est chegando tambm coluna C1, pois h um circuito fechado passando por D, B e por fim A . Ou seja, o teclado acredita que a tecla C tambm est pressionada e envia este caracter fantasma ao computador. Chamamos isto de ghosting. Esse problema resolvido com o uso de diodos em cada contato (figura C). Pressionando novamente A, B e D, observe que ao varrer a linha R1 o sinal chega em C1 e C2, mas ao varrer a linha R2, onde antes haveria um circuito aberto at a coluna C1 agora h um diodo (que impede a corrente de circular naquela direo) de forma que o teclado realiza a leitura correta, ou seja, apenas C2. Este teclado antighosting. No caso de teclados USB, importante saber que a CPU pergunta ao teclado constantemente se existem teclas pressionadas, e este responde com um report (relatrio) listando o cdigo associado a cada tecla. Este relatrio padronizado e composto por um byte de status e seis bytes para teclas. No byte de status consta a situao das teclas modificadoras (Shift, Ctrl e Alt) e os 6 bytes restantes indicam um mximo de seis teclas pressionadas. Portanto teclados USB com tecnologia anti-ghosting podem ler at seis teclas simultaneamente, por limitao do protocolo. Se o leitor desejar aprender mais sobre este assunto, visite o site www. dribin.org/dave/keyboard/one_ html/, onde encontrar uma explicao muito mais completa.

38

FA. Com duas teclas pressionadas, o funcionamento normal.

FB. Note que h um caminho aberto saindo de R2 at C1.

FC. Com os diodos, no h como a corrente chegar at C1.

PC&CIA # 89 # 2009

Hardware

Existem dez teclas programveis, todas do lado esquerdo. Seis delas tm smbolos de setas, dando a entender que tambm podem ser usadas como teclas direcionais. Porm no so muito teis nessa funo, porque todas operam somente no modo Turbo e no h nenhuma opo no software para desativ-lo. As teclas com anti- ghosting so exatamente as mesmas do GamingPro, inclusive com as mesmas limitaes. Este teclado tambm acompanhado de um software de congurao (gura 5), mas no conta com memria interna e no possvel programar todo o layout por meio do software, somente as dez teclas especiais. compatvel com Windows XP e Vista. A propsito, neste teclado realmente existe a sada multidirecional para o cabo. Pontos negativos As teclas programveis deste modelo no so muito convenientes. Elas cam longe demais das teclas WASD, as mais bsicas nos jogos atuais, para serem teis como teclas complementares. E no funcionam direito substituindo o conjunto WASD como teclas de movimentao, pois operam em modo turbo o tempo todo. A incapacidade de desligar a funo turbo com certeza o maior problema deste teclado, que de outra forma seria muito bom. Tambm faz falta um hub USB, mas esta falta pelo menos pode ser resolvida facilmente com a aquisio de um hub avulso.

Teclado F4. Gaming

um perfeito encaixe dos dedos ( gura 6). Mas este conforto exclusivo para a mo direita, pois o projeto foi feito para pessoas destras. O peso e o balano do mouse podem ser ajustados de acordo com a preferncia do usurio. H sete cavidades na parte de baixo do mouse, que podem receber pequenos pesos metlicos que acompanham o produto (gura 7). Dessa forma, tanto quem gosta de mouse leve quando quem gosta dele mais pesado se sentiro vontade com este produto. Na altura do polegar existem dois botes programveis, que esto muito bem posicionados e dicilmente so acionados acidentalmente. A rodinha de rolagem (scroll wheel ) tambm pode ser inclinada para os lados, o que chamado de 4-way scrolling.

A resoluo congurvel de 400 a 3200 dpi simplesmente pressionando o boto DPI, presente na parte superior do mouse. Ao trocar a resoluo a rodinha de scroll mudar de cor (ela tem um LED RGB), de forma que o usurio sempre sabe qual resoluo est usando. Botes laterais Os dois botes laterais so congurados atravs de scripts denidos pelo usurio, incluindo comandos complexos de teclado e mouse.

39

Mouse Gaming

O Mouse Gaming (modelo L103G) tem um visual muito bonito. No pequeno mas oferece conforto para a mo direita, suas ondulaes na laterais promovem

F5. Software do Teclado Gaming

2009 # 89 # PC&CIA

Hardware

Mouse F6. Gaming

F7. Pesos de metal acompanham este mouse e permitem ajuste de acordo com a preferncia do usurio.

40

A memria interna capaz de armazenar trs conguraes diferentes, que podem ser alternadas pressionando o boto M, presente logo acima do boto DP, e que tambm conta com um LED RGB que muda de cor para informar qual memria est em vigor no momento. Software de configurao O software de congurao do mouse bem mais bonito, claro e completo que os dos teclados ( gura 8 ). to mais completo que permite ao usurio denir exatamente a durao de cada comando, alm de controlar a funo Turbo! O programa contm trs janelas, uma para a formatao manual de comandos, outra para atribuir macros aos botes do mouse, e a terceira uma biblioteca que possui muitos comandos pr-prontos para multimdia e outros ns, s escolher a ao desejada e inser-la na sua macro.

cada jogo), e ainda o modo PC que retorna ao layout padro. J encontrado em lojas nacionais por R$ 130,00. Infelizmente, o teclado Gaming no se destacou tanto. Suas teclas so confortveis e o visual bem interessante, mas as teclas programveis, que so a grande atrao desta linha, so de pouca utilidade. Ele no tem memria para mltiplos layouts e nem capaz de remapear as teclas de caracteres.

Custa cerca de R$ 95,00. O mouse agradou tanto quanto o GamingPro, seno mais. Confortvel, preciso, com peso ajustvel, botes programveis, memria para trs conguraes e ainda por cima controle de sensibilidade, no h nenhuma falha realmente grave neste produto, que podemos recomendar com tranquilidade. Ao preo de R$ 130,00, uma excelente compra pc para este Natal.

Concluso

Testamos os teclados e mouse da linha MTEK Xtreme, e constatamos que so mesmo produtos diferenciados, com foco no consumidor que gosta de jogos. Entre os teclados, o modelo GamingPro realmente agradou. bonito, suas teclas so confortveis, alm de totalmente programveis. A memria para trs layouts permite que o jogador tenha uma combinao de teclas para cada situao (ou para
PC&CIA # 89 # 2009

F8. A interface de configurao do Mouse Gaming muito boa.

Hardware

A necessidade do terra
O aterramento consiste em uma ligao eltrica com o solo atravs de um ou mais terminais metlicos. A ligao de equipamentos terra permite que os dispositivos de proteo desviem picos de energia potencialmente perigosos e interferncias que, na falta dessa ligao, iriam atingir os circuitos eletrnicos causando falhas, m operao e at queimas.

41

O que terra?

Formado em Engenharia Eltrica, possui 25 anos de experincia no desenvolvimento de projetos em hardware.

Roberto Luiz R. Cunha

O terra definido como um caminho de baixa impedncia para o solo (a terra). Ele ser usado como um ponto comum entre equipamentos eletrnicos. Esses equipamentos o usam como um desvio de sinais eltricos indesejveis como rudos, interferncias, transientes, descargas atmosfricas, descargas eletrostticas, etc. Note como so muitas as vezes em que ele utilizado. Os filtros e dispositivos de proteo dos estabilizadores, nobreaks e fontes de alimentao necessitam dele para seu funcionamento normal e seguro. Alm disso, ele atua na proteo e reduo de rudo entre diferentes computadores de uma rede de dados. Todas as ligaes a terra apresentam uma caracterstica chamada resistncia de terra. A resistncia de terra consiste na resistncia apresentada entre o terminal de aterramento de uma instalao e a terra. Idealmente a resistncia de terra deveria ser zero, mas seu valor ser sempre maior e depender, principalmente, do solo. De maneira geral o tipo de solo ir determinar a configurao do sistema

empregado para o aterramento de modo a obter-se a resistncia de terra desejada. Um sistema de aterramento pode consistir de uma simples haste cravada no cho, um conjunto de hastes interligadas, uma malha de cabos desencapados enterrada ou uma combinao entre as diversas opes. Muitos usurios o ignoram pura e simplesmente, da mesma forma que o fazem com o fio terra de eletrodomsticos como foges, geladeiras, mquinas de lavar e fornos de microondas. Se nos eletrodomsticos a ligao para o terra representa uma proteo contra choques eltricos para o usurio, nos computadores, alm disso, representa um funcionamento correto. Alguns usurios, mais esclarecidos, preparam instalaes de terra em suas empresas mas descuidam da qualidade da execuo, deixando-a nas mos de tcnicos e instaladores com pouco, ou nenhum, conhecimento na rea, criando a iluso de estarem protegendo seus equipamentos. Iremos tratar aqui de alguns conceitos bsicos e algumas medidas simples para melhorar a qualidade das intalaes de redes de dados.
2009 # 89 # PC&CIA

Hardware

Raio-X de uma instalao de terra

42

O principal elemento de uma instalao de terra a haste metlica que ser cravada no cho. No menos importante sero as ligaes entre as hastes e a fiao de distribuio que ir conectar o terra s tomadas dos equipamentos eletrnicos. Repare que no comeo do artigo grifamos a expresso baixa impedncia. Isso significa que necessitamos de uma ligao entre os computadores e as hastes de terra que apresente muito pouca resistncia para o escoamento dos rudos e transientes para a terra. comum vermos instalaes com um grande nmero de hastes cravadas no cho, mas conectadas entre si e com as tomadas atravs de fios de bitola muito pequena. Isto est totalmente errado j que fios de bitola pequena apresentam uma indutncia muito elevada para sinais de alta frequncia, o que ocorre nos casos de transientes e rudos. Vejamos a composio de um sistema de aterramento. Baseando-se na figura 1, um sistema padro de aterramento ser constitudo de: Hastes metlicas : normalmente so barras de ao revestidas de cobre com comprimento de 2,40 m que devem ser fincadas no cho com um espaamento entre elas igual a, no mnimo, seu comprimento. As hastes podem ser colocadas alinhadas ou em tringulo. O ideal que sejam fincadas em locais midos e devem ser providas de caixas de inspeo (figura 2) para sua conexo com a instalao; Cabo de interconexo das hastes : normalmente menosprezado, esse cabo desempenha um papel importante na reduo da resistncia de terra do sistema. Como utilizado um cabo nu para essa ligao, ele entra ativamente no contato com a terra, fazendo parte da malha de aterramento. ideal que possua uma bitola mnima de 20 mm para manter baixa impedncia; Conectores : os conectores empregados devem ser feitos de bronze para que suportem as condies de umidade e salinidade do piso com o mnimo de corroso; Cabo de ligao: junto com o cabo de interconexo das hastes, este
PC&CIA # 89 # 2009

F1. Sistema de aterramento padro.

F2. Detalhe de uma caixa de inspeo para acesso s hastes e conexes do sistema de terra.

tambm , geralmente, escolhido sem nenhum critrio. Deve ser utilizado cabo e no fio de cobre para reduo de sua impedncia. Sua bitola deve ser escolhida em funo da distncia entre as hastes e o quadro de distribuio eltrico, que onde a barra de distribuio de terra est localizada. Para distncias de at 15 m devemos utilizar cabos de, pelo menos, 10 mm de bitola. Para distncias maiores devemos aumentar a bitola. Lembre-se que a resistncia e a indutncia de um cabo aumenta conforme seu comprimento aumenta e diminui conforme seu dimetro aumenta. Transientes e interferncias so fenmenos de alta frequncia e necessitam de circuitos de baixa impedncia (baixa resistncia e baixa reatncia). O cabo deve possuir o isolamento na cor verde com uma faixa amarela (padro para cabo de terra);

Barra de distribuio: normalmente uma barra de cobre com vrios parafusos, onde devem ser conectados o cabo de ligao do aterramento e os cabos de distribuio que iro at as tomadas eltricas da instalao; Cabos de distribuio: so os cabos que iro ligar as tomadas eltricas da instalao at a barra de distribuio no quadro eltrico. As mesmas consideraes sobre as bitolas dos cabos feitas anteriormente valem aqui. De modo geral recomenda-se que a bitola do cabo de distribuio de terra seja igual ao do condutor de fase da instalao. Da mesma forma que para o cabo de ligao, este cabo deve possuir sua isolao na cor verde com uma faixa amarela; Aps a instalao das hastes e sua interligao devemos verificar a aterramento medindo sua resistncia, o que pode ser feito com um equipamento conhecido como terrmetro.

Hardware
Box 1: Projeto Para o projeto de um sistema de aterramento necessitamos conhecer uma caracterstica chamada Resistividade do solo, que ir permitir a utilizao de modelos de estratificao do solo para a determinao do nmero e configurao das hastes de aterramento de forma a se obter uma especfica resistncia de aterramento. A medio da resistividade do solo pode ser feita com o mesmo terrmetro utilizado, s que neste caso sero utilizados os quatro terminais do equipamento e quatro hastes de teste. Na figura do box podemos ver o arranjo necessrio para a medio da resistividade de solo. Neste tipo de medio, a fonte interna do medidor fora uma corrente eltrica entre as hastes mais afastadas, que devem estar conectadas aos terminais de corrente C1 e C2. A corrente que circula pelo solo ir provocar o aparecimento de tenses nas hastes internas, que devem estar conectadas aos terminais de potencial P1 e P2. O medidor ir apresentar uma leitura de resistncia. O valor, aproximado, da resistividade do solo ser dado pela expresso (Mtodo de Wenner):

43

r = 2paR
onde: r a resistividade do solo, em ohm x m a a distncia entre as estacas, em m R a leitura do medidor, em ohms As distncias recomendadas para o espaamento entre estacas so 1, 2, 4, 6, 8, 16 ou 32 m. Lembrar que a distncia escolhida deve ser a mesma para todas as estacas, o que significa uma extenso de 128 m entre as estacas de corrente se a medio for feita com um espaamento de 32 m. Diversas medies devem ser feitas para cada espaamento variando-se a direo das hastes, e a resistividade considerada ser a mdia aritmtica dos valores obtidos para cada espaamento. Apenas para exemplificar, a mdia obtida no terreno usado como exemplo foi de 439,8 ohm x m, onde o valor

obtido veio de 5 medies com espaamento de 2 m. Este mtodo considera que 60% da corrente circulante pelo sistema de aterramento ser distribuda at uma profundidade igual ao espaamento entre as estacas. A preciso dos resultados ir depender de cuidados como bom alinhamento entre as estacas, igualdade no espaamento, esta-

Distribuio de hastes e conexes para medio de resistividade do solo.

cas cravadas no solo com a mesma profundidade, mudana da direo na distribuio das hastes, etc. Existem diversos livros, trabalhos e pginas web que ilustram como utilizar esse valor no projeto de sistemas de aterramento.

2009 # 89 # PC&CIA

Hardware

Medio da resistncia do terra

Existem diversos mtodos para a medio da resistncia de terra. Vejamos dois deles: Mtodo 1 - Terrmetro Este instrumento de medida fornece uma leitura direta da resistncia de terra atravs do uso de duas hastes auxiliares, uma injetando uma corrente no solo e a outra medindo a diferena de potencial resultante. Em nossos testes utilizamos um terrmetro da marca Instrum, modelo TM1000W, gentilmente cedido pela Powertronics (www.powertronics.com.br), empresa que vende e aluga instrumentos de teste.

Para medirmos a resistncia de terra do eletrodo A, conforme ilustrado na figura 3, primeiro colocamos uma estaca auxiliar B a uns 30 metros de A e outra estaca auxiliar C entre A e B, (como uma primeira aproximao podemos cravar a estaca auxiliar C a 60% da distncia entre A e B, ou seja, a cerca de 18 metros de A) fazendo a leitura da resistncia. A seguir moveremos a estaca C para diversos pontos entre A e B, anotando-se os valores obtidos para cada ponto. Depois moveremos a estaca B para uma posio oposta repetindo todo o processo. Notaremos que a resistncia do eletrodo A vai aumentando conforme a estaca C

afastada de A mas, a partir de uma certa distncia ela permanecer constante. Esse valor constante ser a resistncia de terra do eletrodo A. Mtodo 2 - Alternativa O segundo mtodo utiliza uma fonte de corrente alternada, um voltmetro, um ampermetro e duas estacas auxiliares, conforme indicado na figura 4. Uma corrente alternada constante ir circular entre o eletrodo A e a estaca auxiliar B, afastada de, pelo menos, 30 metros. Uma segunda estaca auxiliar C ser colocada, como no caso anterior, a aproximadamente 60% da distncia entre A e B. A resistncia de aterramento do eletrodo A ser igual ao valor obtido pela diviso da tenso entre A e C pela corrente entre A e B. A fim de verificar a validade do valor obtido, devero ser feitas duas novas medidas deslocando-se a estaca C por 3 metros na direo de A e depois 3 metros na direo de B. Se os valores resultantes forem prximos, o valor de resistncia de aterramento de A ser igual mdia dos valores obtidos. Caso contrrio, o processo dever ser repetido aumentando-se a distncia entre A e B.
Por razes de segurana importante notar que, ao se fazer qualquer medio no sistema de aterramento, devemos desconectar todos os equipamentos que estejam ligados a ele, quando possvel, e utilizar os equipamentos de proteo individual j que, caso ocorra uma falha durante o teste, correntes circularo pelo sistema gerando potenciais que podem ser perigosos.

44

F3. Arranjo para medio da resistncia de aterramento com o auxlio de um terrmetro tipo Megger.

F4. Mtodo alternativo para medio da resistncia de aterramento, utilizandose um voltmetro e um ampermetro.

As leituras da resistncia de terra iro variar de acordo com as condies climticas, sendo menores nas pocas de chuva. No podero ser feitas medies em terrenos alagados ou encharcados, nem imediatamente aps chuvas. Em reas urbanas normalmente se torna difcil efetuar essas medies devido a construes, muros ou calamento de terrenos ou ruas. Deveremos procurar por reas com solo exposto, como canteiros, jardins, etc, ou, caso no existam reas de solo expostas, abrir pequenos buracos criando acessos ao solo.
PC&CIA # 89 # 2009

Hardware
Com o passar do tempo, o sistema de aterramento ir sofrer uma deteriorao com o consequente aumento da resistncia devido corroso das hastes e conexes. Para control-la deveremos fazer inspees peridicas visuais e atravs de medies. A utilizao do terrmetro extremamente simples, bastando que se crave no solo as estacas que acompanham o equipamento respeitando o alinhamento e as distncias mnimas e mximas (comprimento dos cabos) para que a medio tenha a preciso esperada. importante lembrar que medies de resistncia de aterramento so sensveis a muitas variveis, como umidade do solo, chuvas, perodo do ano, presena de construes, etc. Dessa forma, diversas medies devem ser tomadas para se obter uma mdia bastante aproximada do valor real da resistncia de aterramento. Esses circuitos se utilizam do terra para desviar os pulsos de energia que, de outra forma, poderiam danificar ou prejudicar o funcionamento dos equipamentos. Quando no utilizamos o terra nos privamos de contar com essa proteo. Na figura 5 podemos ver, de modo esquemtico, um exemplo geral de como essas protees so arranjadas. Os componentes identificados como RV1, RV2 e RV3 so varistores que absorvem os picos de energia que surgirem na rede eltrica. O indutor L1 e os capacitores Cx1, Cy2 e Cy3 atuam na filtragem de rudos e interferncias. Note que os componentes RV2, RV3, Cy2 e Cy3 s atuaro quando o terra estiver presente. Estabilizadores e nobreaks tambm apresentam protees semelhantes - pelo menos os equipamentos de boa qualidade! A fim de testarmos o funcionamento desses filtros fizemos uma verificao da diferena entre o rudo presente na sada de um estabilizador com e sem o terra, podemos ver na figura 6 os resultados obtidos. Observamos uma sensvel diminuio do rudo presente na sada do estabilizador quando utilizamos o terra em comparao com a no utilizao do mesmo.

Concluso

O efeito da ausncia do terra

Os equipamentos eletrnicos ligados rede eltrica possuem circuitos de filtragem de rudos e proteo contra transientes.

Esquea o que voc leu ou ouviu sobre medir com um multmetro a tenso entre o neutro e o terra. Essa medio no garante a qualidade do terra. A qualidade do terra somente poder ser assegurada com o uso de um terrmetro. Sempre que o assunto for proteo para sistemas eltricos, o terra estar presente. Ele deveria fazer parte de nossas instalaes eltricas, mas isso no ocorre na prtica. Praticamente todos os sistemas de proteo eltricos necessitam de uma ligao com o terra para operarem corretamente, salvo raras excees. O sistema de aterramento fundamental para a segurana e o bom funcionamento de sua rede, mas no basta qualquer aterramento, ele dever ser feito com critrio e materiais corretos e de boa qualidade. Existem em muitos lugares instalaes de terra que no atendem os requisitos mnimos de qualidade, mas fornecem uma falsa sensao de segurana para seus proprietrios, que imaginam terem seus equipamentos protegidos contra transientes e picos de energia quando, na verdade, no possuem nenhuma proteo. No devemos esquecer nunca que o sistema de terra atua na proteo dos usurios tambm. pc

45

F5. Esquema geral do filtro de entrada e supressores de transientes utilizados em fontes de alimentao de computadores.

F6. Resultados obtidos comparando-se o rudo da rede eltrica na sada do estabilizador com (a) e sem (b) a utilizao do terra.

6a

6b

2009 # 89 # PC&CIA

Testes

46

Notebook
Conhea as caractersticas do ThinkPad SL400 da Lenovo, um notebook feito para pequenas e mdias empresas e que oferece vrios recursos para maior mobilidade e segurana.

feito para ganhar dinheiro

Formado em Eletrnica e Tcnico em TI, com mais de 10 anos de experincia nas reas de hardware, sistemas operacionais para servidores e redes. Atualmente membro da equipe de redatores da revista.

Alfredo Heiss

reo e valor so dois atributos que parecem iguais, mas so diferentes. O preo a quantidade de dinheiro que ser paga na aquisio de algum servio ou bem. J o valor se refere a uma qualidade em especial que deve ser somada a uma srie de fatores como, por exemplo, quanto tempo de uso da ferramenta ser necessrio para que ela se pague e traga lucro. Imagine um funcionrio que no tem determinada ferramenta para executar um servio. O custo daquele funcionrio parado esperando a ferramenta chegar enorme, uma vez que ele no pode executar suas funes e gerar lucro para a empresa. Depois de alguns dias, o to esperado item chega e todo o ecossistema se estabiliza novamente. O funcionrio executa suas funes, gera produtos que so vendidos

e convertidos em renda para e empresa, que consegue pagar os seus funcionrios e fornecedores. Tudo isto, at o dia em que a ferramenta apresenta defeito por ter sido mal dimensionada para a sua funo, e novamente o ciclo de despesas comea. No exemplo citado, qual o valor da ferramenta certa para o servio? Talvez o preo nem seja to alto, mas o valor do produto grande. O notebook SL400 da Lenovo tem esta viso de negcio. Este produto foi desenhado para pequenas e mdias empresas, no como um computador porttil que facilmente adquirido em supermercados e afins, mas como uma ferramenta de trabalho com valores agregados. Neste artigo, detalhamos todas as caractersticas fsicas e explicamos como

PC&CIA # 89 # 2009

Testes

CPU
Modelo FSB Cache Interno Core2Duo P8400 2,26 GHz 1066 MHz L1 2 x 64 KB - L2 3 MB 14,1 WXGA TFT Widescreen 1280x800 pixels Intel GM45 + ICH9-M Intel GMA4500MHD 1GB DDR2 667 MHz Estreo 2 W SIM HD SATA 160GB 5400 rpm 7 x 1 (MMC, Memory Stick, MS-Pro, SD, SDHC, xD e xD H) DVD-RW-CDRW (Multiburner) 10/100/1000 802.11 A/G/N 2 Mpixels 2.0 4 Portas USB 2.0 Miniporta VGA 15pinos e HDMI Microfone e Fone de Ouvido no formato P2 6 clulas de Li-on 2,5 kg 33,3 cm X 24,7 cm X 3,4-3,7 cm Entrada: 100-240 V; 50-60 Hz - Sada: 20 V CC; 3,25 A Microsoft Windows Vista Business 32bits Bolsa personalizada Lenovo

LCD
Tamanho Resoluo Chipset Video Memria Principal do Sistema Falantes Microfone embutido Armazenamento Leitor de Cartes Unidade tica Rede Rede sem Fio WebCam BlueTooth USB IEEE1394 Sadas de Vdeo Sadas de udio Bateria Peso Dimenses (L x P x A)

Especificaes e Caractersticas

47

Embalagem / Acessrios
Alimentao Sistema Operacional Capa para proteo

T1. Detalhamos a configurao do notebook Lenovo SL400.

estas o tornam um notebook especial para empresas que precisam de um produto seguro e estvel.

Lenovo ThinkPad SL400

Caractersticas que so fundamentais para um ambiente domstico, como suporte a grcos e ambientes 3D, ou um visual mais arrojado para o notebook, podem ser relevados a um segundo plano quando o produto em questo um notebook corporativo. O visual do produto tambm importante, mas sua funo outra: passar a imagem de prossionalismo. O SL400 sbrio, basicamente quadrado e liso, com construo em plstico ABS to robusta que no apresenta deformaes mesmo quando aplicada presso. Notebooks para empresas primam por algumas caractersticas que muitas vezes

passam despercebidas no ambiente domstico. Itens como segurana, estabilidade e conabilidade do sistema no podem ter seus desempenhos comprometidos qualquer que seja o ambiente de trabalho. A congurao enviada para nossos testes o modelo 2743B8PSM que pode ser encontrada no site da Lenovo. A descrio completa deste ThinkPad pode ser vericada na tabela 1. Mobilidade e Conectividade Estas so as palavras-chaves para esta linha de notebooks, anal, ter a ferramenta de trabalho funcionando na hora e local certo, no tem preo. O SL400 oferece para as pessoas que exigem mobilidade uma srie de dispositivos para conexes em rede, incluindo uma interface wireless j no padro N com taxas de transferncia

de at 300 Mbps. Tambm so fornecidas interface de rede Gigabit no padro Ethernet, modem para linha discada de 56 kbps e bluetooth para celulares. Na lista de conexes s sentimos falta de um modem 3G, acessrio que comea a fazer sucesso em netbooks e que se encaixaria muito bem neste notebook prossional. Para salvar os documentos, alm do HD Sata de 160 GB e as conexes de rede, existe a possibilidade de utilizarmos algum dispositivo externo, como um pendrive ou carto de memria. Para estas opes, Estas so fornecidos um leitor de cartes 7x1, quatro portas USB e uma minientrada IEEE1394. Com tantas funes para mobilidade, natural que aconteam acidentes de percurso. E o que mais caro: um notebook ou as informaes gravadas nele? Na maioria
2009 # 89 # PC&CIA

Testes

F1. Teclado com boa distncia entre teclas, touchpad com funes de rolagem e trackpoint para maior conforto so alguns diferenciais deste notebook.

48

dos casos as informaes so prioritrias e, para garantir a segurana de todo o conjunto, a Lenovo equipou este notebook com um acelermetro, que detecta quando o notebook est sendo deslocado e informa ao sistema de segurana que estaciona instantneamente as cabeas de leitura do disco rgido. No caso de movimentos bruscos ou quedas do equipamento, esta funo a responsvel por evitar maiores danos ao equipamento e s suas informaes. Usabilidade e conforto O conjunto de alto-falantes e microfone do SL400 no ir agradar os audilos ou usurios mais exigentes, mas tem boa qualidade para realizar ligaes VoIP ou videoconferncias. Mesmo com barulho no ambiente possvel ouvir e falar usando o conjunto de som do SL400 sem grandes transtornos. A tela LCD de 14,1 apresenta um bom ngulo de viso, e seu tamanho no atrapalha a mobilidade do conjunto. A Lenovo fornece a clssica sada de vdeo DB-15 e tambm uma HDMI, que muito prtica pois consegue fornecer junto o udio para fontes externas. Mas no existem apenas preocupaes com mobilidade neste equipamento. O conforto tambm um grande diferencial. Seu teclado, que resistente a gua,
PC&CIA # 89 # 2009

muito macio e existe uma boa distncia entre suas teclas, o que permite que o ThinkPad seja usado durante horas sem maiores desconfortos. O touchpad possui as funes padronizadas de rolagem e duplo clique que encontramos na maioria dos notebooks. Como diferencial este equipamento apresenta

um trackpoint, um dispositivo sensvel a presso muito prtico. A gura 1 apresenta um detalhe do trackpoint. Autonomia A mobilidade do Thinkpad garantida pelo conjunto de chipset e processador de baixo consumo, e principalmente por

Testes

Detalhe do leitor de impresses digitais presente F2. para oferecer maior segurana as informaes guardadas no notebook.

sua bateria de seis clulas de Li-on. Esta bateria, que no sofre do efeito memria, de acordo com a Lenovo, fornece uma autonomia de 4,1 horas. Este um dos pontos que sero testados, pois para o pblico que este notebook se destina, esta caracterstica pode ser o diferencial para uma boa compra.

Software Apesar de no apresentar nenhuma novidade frente aos notebooks mais novos, o conjunto de peas bem completo. Colocamos apenas uma observao nesta lista, devido pouca memria RAM disponvel para o conjunto, este equipamento pode no apresentar um desempenho

satisfatrio frente ao resto da congurao j que o sistema Vista Business instalado exige no mnimo 1 GB. Os softwares instalados na maior parte do tempo, iro disputar o uso da memria com o prprio Windows. Iremos observar isto nos testes que seguem. Pr-instaladas no notebook, encontramos vrias ferramentas de congurao da Lenovo. O software Welcome o primeiro passo para a congurao do notebook. Aqui criamos os pers iniciais de utilizao e registro de digitais para autenticao. Softwares essenciais para utilizao do notebook tambm so fornecidos, como visualizador de documentos no formato PDF e players de vdeo. Infelizmente o pacote Microsoft Office apenas para demonstrao, e pede uma chave vlida aps algumas utilizaes. Em um notebook corporativo, a ausncia de uma sute de editores se faz notar e pode encarecer o preo nal do produto se o usurio optar por comprar o Microsoft Ofce. Mas graas existncia de boas sutes de escritrio de cdigo aberto como o BROfce, no necessrio gastar mais dinheiro do que j foi gasto adquirindo o notebook. Segurana Com certeza, um dos quesitos que um notebook deve oferecer para o meio prossional a segurana. Isto garante
2009 # 89 # PC&CIA

49

Testes
que as informaes contidas nele, sejam projetos ou oramentos enviados, no sejam acessadas de forma indevida. A Lenovo oferece diversas ferramentas para garantir que o seu produto realmente seguro. E todas elas so de fcil acesso, com botes de atalho ou atravs de cones no menu principal do sistema. Caso haja problemas com furto de equipamento para roubo de informaes, existe a opo de instalar uma trava do tipo kesingston ao chassi do equipamento. Se esta soluo no for interessante, pode-se usar criptograa no disco sem sacricar o desempenho, atravs de um chip TPM presente na placa-me. Neste caso, lembramos que se deve manter sempre um backup atualizado de todas as informaes em outro lugar seguro. Opes mais simples que melhoram e muito a segurana de um equipamento, como senhas de inicializao do disco e sistema operacional esto disponveis. E para facilitar o uso do equipamento, algumas destas senhas podem ser substitudas pela leitura de impresses digitais, feitas atravs de um leitor biomtrico (gura 2 ) localizado no descanso de punho. Garantia As pessoas que cogitam comprar um SL400, alm dos diferenciais j apresentados, pensam tambm no que a Lenovo pode oferecer em termos de suporte e garantia. O notebook vem com um manual do usurio j em portugus, com vrias informaes de uso e em caso de defeito qual o procedimento a ser tomado. Este livreto bem completo, chegando a especicar qual procedimento deve ser adotado caso componentes do notebook precisem ser trocados. Para vericar a garantia de um produto Lenovo basta acessar o site http://www.lenovo.com/thing/support e dar um clique em Warranty e seguir as instrues. Sero necessrias algumas informaes como nmero de srie e modelo do produto. A garantia da Lenovo nos oferece os seguintes itens: Determinao de problemas feita atravs de uma equipe tcnica e treinada; Reparo de hardware em caso de defeito da soluo feita por prossionais na assistncia tcnica;
PC&CIA # 89 # 2009

F3. Nota dada ao ThinkPad SL400 do Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Business.

50

Resultados de compactao F4. com o software 7Zip. Resultado em MIPS (milhes de Instrues por segundo).

Gerenciamento de ECs (Engineering Changes ): eventualmente, podem ocorrer alteraes aps a venda de um produto. A Lenovo ou o revendedor autorizado faro as trocas (ECs) necessrias disponveis que se apliquem ao hardware, caso haja uma alterao de fbrica no conjunto. Para comunicao com o fabricante se houver dvidas, fornecido um telefone

gratuito de contato. E caso o utilizador da mquina esteja em uma viagem internacional, existindo um revendedor autorizado, a troca em garantia poder ser feita. Os telefones de contato no exterior esto presentes no manual do notebook e tambm atravs do site http://www.lenovo.com/support/phone. No Brasil, os notebooks ThinkPad SL400 so vendidos com a garantia de um ano.

Testes

Testes

Um notebook que se prope para o mercado prossional deve oferecer boa mobilidade, para ser usado a qualquer hora e lugar, e ser gil para no deixar o seu utilizador esperando na frente do computador, ou pior, na frente de clientes que esto ansiosos por uma apresentao. Denidos nossos parmetros de testes, vamos analisar o SL400 da Lenovo e conferir se este equipamento atende a todos os requisitos. O primeiro parmetro de desempenho que conferimos foi a nota fornecida pelo prprio sistema operacional do equipamento, que pode ser conferida na gura 3. Apesar de ter uma bom resultado, com 3,2 pontos, limitado apenas pelo desempenho do vdeo integrado Intel na interface Aero, no consideramos o desempenho deste notebook satisfatrio devido a algo que consideramos um erro. O sistema operacional fornecido exige no mnimo 1 GB de memria RAM para o correto funcionamento, mas alm dele, so fornecidos diversas outras ferramentas da Lenovo para utilizao do notebook, que consomem mais memria do que a fornecida pelo fabricante. A inicializao do notebook demora muito tempo, e mesmo depois de o sistema carregado, h um tempo de espera de alguns minutos para que o mesmo esteja pronto para utilizao. Usamos outro software para averiguar a potncia do notebook, um benchmark do software de compactao 7Zip. O resultado pode ser conferido na gura 4. O processador Core2Duo escolhido mostrou que tem potncia de sobra para a maioria das aplicaes. Infelizmente, o conjunto novamente no agradou devido a falta de memria principal ao sistema. Para vericarmos a autonomia do conjunto, utiliza mos o software Battery Eater em diversas situaes. O resultado pode ser visto na gura 5. Para todos os testes de autonomia realizados, foram desabilitados os reCapricho na construo com F6. visual profissional

cursos para desligar componentes como LCD, HD ou o Sistema Operacional entrar em modo de espera, justamente para forarmos o conjunto ao menor tempo de durao possvel. Mesmo assim o resultado foi muito bom, comparvel ao de alguns netbooks que no chegam a ter metade da potncia oferecida por este notebook. O tempo de durao da bateria no modo descanso foi de aproximadamente 4 horas com a rede sem o e bluetooth desligados, e de 3 horas e 33 minutos com a conectividade wireless ativada. J com o nvel do teste congurado em Stress, em ambos os casos o tempo de vida da bateria de 2 horas e 15 minutos aproximadamente. Percebemos que nesta situao, o consumo dos dispositivos de conexo sem o no alteram de forma signicativa o resultado nal.

Concluso

o pior caso possvel. Se fosse deixado em sua congurao de fbrica, podendo desligar alguns componentes do sistema, com certeza a autonomia seria ainda maior. Outros pontos positivos que merecem destaque so a robustez do produto, a qualidade e o capricho na construo deste notebook (gura 6 ). O equipamento vir com um acelermetro instalado, apenas para detectar movimentaes e quedas e evitar maiores danos s informaes contidas nele, nos mostra que a Lenovo tem por objetivo oferecer no somente um notebook, mas uma ferramenta completa e segura de trabalho. Alm disso, no ambiente corporativo, onde o valor das informaes contidas no notebook frequentemente dezenas de vezes maior do que o prprio equipamento, os recursos de segurana presentes em hardware e software so diferenciais que devem ser levados em considerao na pc escolha de um bom produto.

O notebook SL400 da Lenovo agradou. um produto robusto, que oferece segurana, mobilidade e vrias formas de conexo, com ou sem o. No gostamos do desempenho do sistema operacional, que limitado pela quantidade de memria RAM instalada no notebook. A aquisio de mais memria RAM quase obrigatria para o conjunto, e j deveria ter sido oferecida pelo fabricante como item de srie. Em contrapartida, a autonomia do produto muito boa. Em todos os testes realizados o notebook se saiu muito bem, isto levando em considerao que desligamos todos os recursos de economia de energia para simular

51

2009 # 89 # PC&CIA

Hardware

Desempenho
Conhea o Positivo 7040i Plus, um microcomputador para quem precisa de desempenho dentro de casa.

Positivo
52

Formado em Eletrnica e Tcnico em TI, com mais de 10 anos de experincia nas reas de hardware, sistemas operacionais para servidores e redes. Atualmente membro da equipe de redatores da revista.

Alfredo Heiss

Positivo Informtica , atualmente, a maior fabricante de computadores do Brasil e seus produtos so facilmente encontrados nas grandes redes de supermercados e lojas de eletrodomsticos. Alm dos produtos de baixo custo voltados para o grande pblico, a Positivo tambm oferece solues de alto desempenho para quem precisa de alto poder de processamento. Este o caso do Desktop 7040i Plus. Ele conta com o poderoso processador Intel Core i7, que quad-core (quatro ncleos de processamento) e suporta Hyper Threading, ou seja, so oito unidades lgicas de processamento, que garantem bom desempenho em quase todas as situaes. Mas, assim como a velocidade nal de um carro no determinada apenas pela potncia do seu motor, o desempenho geral de um computador no garantido apenas por contar com um bom processador. Vamos analisar desempenho, construo e escolha dos componentes desta mquina, para averiguar se ela atende aos requisitos exigidos por quem precisa de processamento.

Positivo 7040i Plus

Existem vrios tipos de Desktops na famlia Plus da Positivo, desde PCs com baixssimo consumo de energia, com processadores ULV (Ultra Low Voltage ), at computadores de alto desempenho. O 7040i voltado para pessoas que precisam de um sistema poderoso, seja como miniestao de edio ou um pequeno laboratrio. Segue a descrio deste microcomputador: Intel Core i7 920 2,8 GHz; Placa-Me Intel DX58SO; 2x 2GB DDR3 1333 MHz; GeForce 9500GT 256 MB; HD Samsung 500 GB SATA HD501LJ; Leitor e gravador Blu-ray; Modem 56 Kbps; Fonte AKASA 650 W c/ PFC; Gabinete CoolerMaster Elite 333; Teclado e Mouse sem o; Caixas de som com alimentao USB; Windows Vista Home Premium. A Positivo fez boas escolhas dos itens deste computador de um modo geral (-

PC&CIA # 89 # 2009

Hardware
gura 1). O processador oferece excelente desempenho, conseguiu altas pontuaes em todos os testes. A placa-me da Intel preza pela qualidade do conjunto, tanto que esta marca conhecida no mercado OEM por sua garantia. O gabinete, que muito espaoso, tem boa ventilao e fcil manuseio para manutenes. Existe um leitor para diversos tipos de cartes de memria, desde Compact Flash at os proprietrios MS-Duo da Sony. Por m, o HD Samsung, fabricado no Brasil, oferece um bom espao para o usurio nal. O pacote de softwares bem completo para um ambiente familiar. Alm do sistema operacional Windows Vista Home Premium, so fornecidas ferramentas para gravao de DVDs e Blu-ray, e a completa sute de produtividade BrOfce. Como voc pode ver, o 7040i pode exercer muitas atividades com competncia. Talvez seu maior ponto fraco sejam justamente as escolhas generalizadas, que o tornam um bom PC faz tudo, mas no excelente em nenhuma funo. Ele tem potncia de sobra para ser um centro de entretenimento, entretanto no tem o visual nem o tamanho esperado de um HTPC. Talvez fosse uma mquina voltada para o pblico gamer, mas a placa de vdeo oferecida no tem as qualidades que este mercado requer. Pode ser usado ainda como uma workstation, mas no ter um resultado to bom quanto o de uma mquina planejada para esta funo.

F1. Vista interna do computador. 53

Testes

Como este computador vendido sem monitor, utilizamos um de 22 com resoluo de 1680 x 1050 pixels com entrada DVI. Em todos os testes foi utilizada a congurao-padro de fbrica, para termos ideia do que esperar deste computador quando o adquirirmos de seu revendedor. Uma boa forma de demonstrar o poder de processamento do Core i7 o uso de um software de compactao opensource chamado 7zip. Este software, alm de muito eciente, possui um mdulo de benchmarking de fcil execuo. O resultado pode ser visto na gura 2 , e comprova a fora bruta do processador da Intel. Mas somente potncia bruta no dene um bom produto, ou um produto eciente. Mudando o foco do teste para

F2. Resultados do benchmark do 7zip.

F3. Em alguns jogos como o X3 Terran Conflict, este computador apresenta um excelente resultado, j que no so exigentes com a placa de vdeo e sim com o processador.

2009 # 89 # PC&CIA

Hardware
jogos, atividade comum em um ambiente domstico, podemos ver que ter um processador potente no sinnimo de ter bom desempenho em todas as situaes. Utilizamos dois benchmarks para este teste: X 3 Terran Conict e o demo da engine para jogos Tropics, rodando em DirectX 10. O teste com o X 3 Terran Conict apresentou bom resultado (gura 3), primeiro por ser um jogo com uma engine antiga, muito leve, e segundo por aproveitar bem a potncia do i7 920. Este jogo extremamente exigente com a CPU, mas nem tanto com a placa de vdeo. J o Tropics no depende tanto da CPU ( tabela 1 ). Normalmente, realizamos este teste com a qualidade de imagem mxima e ltros de Antialiasing e Anisotropic no mximo. Infelizmente este computador no oferece uma placa de vdeo que suporte este nvel de detalhe, por isso realizamos este teste ainda com a maior qualidade de imagem, mas sem ltros. No existe a possibilidade deste computador agradar aos jogadores, pois ele no oferece uma placa de vdeo adequada para os jogos recentes. Outro item que com certeza desagradar este pblico a qualidade das caixas de som: o volume baixo, no reproduzem graves e ainda sofrem interferncia eletromagntica de qualquer outro equipamento prximo. Um ltimo teste foi voltado para o pblico prossional, que trabalha com renderizaes de imagens 3D. Para este teste, usamos o benchmark Cinebench R10 64bits. Os resultados podem ser conferidos na gura 4. Novamente apresentado altssimo poder de processamento, que no acompanhado pelo desempenho do conjunto. Com qualquer nmero de threads, o processador deste sistema obteve o melhor resultado j visto em nosso laboratrio, mas o seu desempenho em OpenGL foi bem fraco devido inexistncia de uma placa de vdeo prossional.
Tropics Demo
FPS 10,6 Em jogos que exijam muito da placa de vdeo, o conjunto no tem potncia para apresentar um bom resultado.

Triple-Channel Apenas em uma situao adicionamos um item de hardware, para demonstrar um equvoco no projeto deste sistema. Esta situao foi o teste de vazo de memria com o Sandra 2009, cujo resultado pode ser visto na gura 5. A congurao de fbrica do Positivo 7040i traz dois mdulos de memria RAM de 2 GB, que se traduzem em 4 GB dual-channel. A escolha da quantidade de memria parece estar de acordo com o conjunto, mas infelizmente foi ignorado que o processador i7 920 possui uma controladora de memria triple-channel , que trabalha com trs canais paralelos ao invs de apenas dois como no dual-channel. Como so apenas dois mdulos no 7040i, ele no aproveita o terceiro canal. Nesta congurao, a vazo de dados da memria foi de 13,3 GB/s, mas quando adicionamos um terceiro mdulo, o resultado imediatamente subiu para 18,2 GB/s.

Ou seja: a adio de um terceiro mdulo de 2 GB aumentou a vazo de dados em quase 5 GB/s e a quantidade de RAM em 50% (total de 6 GB), mas no faria praticamente diferena nenhuma no preo deste computador. Por isso no compreendemos o motivo que levou a Positivo a economizar um mdulo de memria, especialmente em um sistema que no tem pretenso alguma de ser de baixo custo.

Concluso

O preo sugerido para esta mquina de R$ 7.599,00, um valor alto para o consumidor domstico, acostumado com sistemas mais acessveis. Para uma pessoa que pretende exercer atividade prossional em casa, o gasto desta cifra um investimento que retornar a longo prazo. Porm, cabe ao comprador optar entre uma ferramenta especca para sua funo, ou um PC de propsito geral que traz alguns recursos adicionais como gravador de Blu-ray e uma placa de vdeo bem simples para jogos. pc

54

F4. Resultados no Cinebench R10 64 bits. Bom resultado no processamento e fraco no desempenho 3D.

T1.

F5. Teste de Vazo de dados na memria, com dual e triple channel instalados.

PC&CIA # 89 # 2009

Hardware

eTV, Rdio e
Conhea o rdio e a TV via internet que voc pode carregar para qualquer lugar e porttil.

TV via Internet T
usar em qualquer PC, seja ele de mesa ou ipos diversos de rdio e TV existem h bastante tempo. De um incio humilde com vlvulas e telas em preto-e-branco, at a excelente qualidade de imagem e som proporcionadas pela TV Digital em conjunto com televisores HDTV, percorremos um longo caminho. Qual ser a prxima evoluo? Talvez seja a Internet! Com o avano das formas de conexo no mundo todo, j possvel assistir TV no seu prprio computador, com acesso livre a emissoras cujo sinal jamais chegaria at nossa residncia. Mas, ao contrrio do que ocorre com a televiso de sinal aberto, na internet ainda no existe um padro para os canais. Cada emissora livre para escolher o formato de streaming que julga mais adequado, e cada uma utiliza URLs prprias. Dessa forma ns, espectadores, precisamos encontrar e sintonizar cada emissora manualmente em um processo demorado e altamente inconveniente. A seguir voc ver um produto que permite assistir, de forma conveniente, televiso e rdio via internet, bastando conect-lo ao PC e dar alguns cliques.

Arpe eTV
Atualmente faz parte da equipe do laboratrio da Revista. Entusiasta das reas de hardware e programao.

Anibal B. Nascimento Jr.

Oferecido no mercado brasileiro pela Arpe, o eTV (gura 1) uma soluo que permite assistir (e ouvir) com facilidade at 5 mil canais de televiso e rdio no seu prprio PC.

De forma resumida, o eTV um pendrive com um software de gerenciamento que organiza as milhares de emissoras de rdio e televiso online de forma conveniente. Ele tem duas parties, uma pequena, de apenas 1 MB, que se apresenta ao sistema como um CD-ROM USB, e que contm o programa. A segunda partio ocupa o restante do espao disponvel no dispositivo (h verses de 4 e 8 GB), sendo uma partio normal que pode ser usada para armazenar arquivos e gravaes. A grande vantagem do eTV que ele no precisa ser instalado, pois funciona diretamente do pendrive com o auxlio do autorun. Basta conect-lo, que j est pronto para o uso. Para tal, ele utiliza drivers de vdeo, udio e CODECs j instalados no sistema operacional. Normalmente, suciente que o SO tenha o Windows Media Player verso 9 (ou superior) instalado, pois os CODECs que o acompanham respondem satisfatoriamente para a maioria dos canais que o eTV suporta. O eTV deve agradar principalmente ao pblico leigo, alm dos prossionais que estejam em constante movimento, pois a capacidade de execut-lo em qualquer computador com Windows XP ou superior torna-o ao mesmo tempo acessvel para usurios menos experientes e conveniente para quem utiliza computadores portteis. Alm de assistir TV e ouvir rdio no PC, o eTV tambm lhe permite gravar programas de rdio e canais de TV enquanto
2009 # 89 # PC&CIA

55

Hardware

56

F1. Arpe eTV.

voc assiste, podendo escolher onde sero salvas as gravaes, o que pode ser feito na segunda partio do prprio eTV. Tambm possvel agendar a gravao para o horrio e data em que estiver passando algum programa especco que voc queira assistir em outro momento.

Requisitos

Como j foi mencionado, para utilizar o eTV no necessria a instalao de nenhum tipo de software ou driver, pois o software autoexecutvel, desde que o autorun do Windows esteja ativo. Algumas pessoas preferem desabilitar a autoexecuo de softwares, neste caso, temos que acessar a unidade de CD que surge ao conectar o pendrive e executar o arquivo ARPe-Etv.exe. Toda a comunicao feita atravs da Internet, devemos nos certicar que este software tem acesso liberado no Firewall do Windows, ou qualquer outro que esteja em uso na mquina. Se o PC em questo pertencer a uma rede local, verique com o administrador se o rewall permite conexes externas.
PC&CIA # 89 # 2009

Vejamos uma lista de pr-requisitos: Hardware Processador de 2 GHz; 512 MB de memria; Placa de vdeo simples, pode ser onboard; Placa de som simples, pode ser onboard; HD com 10 MB livres; Conexo com banda larga a Internet. Software Windows Media Player 9 ou superior; Internet Explorer 6 ou superior; Windows XP SP2 ou superior.

Utilizao

Para utilizar o eTV, basta conectar o dispositivo no seu PC ou notebook. possvel lev-lo a qualquer lugar, como a casa de algum amigo e conect-lo no PC dele. Na primeira vez que executamos o software, ser solicitado que se faa o download de um controle ActiveX com o nome de VBIRDPlayer. Aceite esta recomendao, este plugin ser necessrio para a execuo e gravao do software.

O software oferece uma lista com mais de 15 mil emissoras de rdio e 5 mil de TV, mas no existe garantias que todas estas estejam no ar o tempo todo, ento, no estranhe se alguns canais simplesmente no funcionarem. Mais tarde possvel que eles voltem ao ar. No canto superior esquerdo, logo abaixo do logo da empresa, existe a aba de seleo para TV ou Rdio. O usurio pode sintonizar canais de TV ou rdio atravs de vrios tipos de listas, organizadas por gnero, regio, idioma ou ainda por meio de um campo de pesquisa. O eTV tambm permite ao usurio salvar suas estaes preferidas, em uma lista chamada Favoritos. As listas de rdios esto localizadas no menu a esquerda, elas so: Top 10 Gneros (gura 2) e Top 10 Regio, que mostram as rdios mais acessados de cada escolha. Ao clicarmos no boto de mais Info, veremos as 100 rdios ou canais de TV mais acessados. Alm das rdios mais tocadas, o eTV d a opo de escolha de rdio por gnero musical e regio. Estas listas centralizam todas as estaes de acordo com a nossa escolha.

Hardware
Na aba de seleo para canais de TV, alm das opes citadas, h duas novas listas: seleo de canais por idioma e Top 10 no idioma selecionado. A traduo deste software no boa, e estas listas foram traduzidas como Estaes Linguagem e Top 10 Linguagem. A Top10-Linguagem ir mostrar os 10 canais mais acessados no idioma selecionado. A opo Estaes-Linguagem ir trazer todos os canais do idioma selecionado. A lista de seleo de canais de TV por regio, ou Top 10 Regio, permite a seleo de canais por continente ou pas. Esta opo abre um mapa mundi, onde devemos selecionar o destino desejado (gura 3). Assim como podemos escolher a nossa rdio de acordo com o nosso gosto musical, tambm podemos selecionar o canal de TV de acordo com o seu gnero. Existem duas listas que separam os canais de acordo com o seu gnero, so estas: Top 10 Gneros e Estao-Gneros. Para evitar que tenhamos de procurar nossos canais favoritos toda a vez que plugarmos o eTV no computador, existe a opo de salvar nossa lista de favoritos. Basta clicar sobre o cone de corao ao lado das estaes para que elas entrem na lista. Outra alternativa o histrico, que permite a voc ver as rdios e canais j acessados. Como o eTV nada mais do que uma interface web para conexo com um servidor remoto, todas as opes que forem salvas estaro disponveis para o usurio, independentemente de onde ele estiver usando o software. Para utilizar o manual, tambm chamado de Guia Operacional, basta clicar em Ajuda no menu esquerda do logo eTV. Infelizmente o manual no ser de grande ajuda, pois est muito mal traduzido, mas pode ser que melhore pois, assim como todas as demais funes, o manual tambm uma pgina WEB (http://www.iradiopop.com/help_pt.htm). A gravao de udio das rdios ou os vdeos dos canais de TV feita quando clicamos no boto vermelho ao lado do boto de PLAY/STOP, no canto superior direito. Tambm podemos programar um horrio para gravar automaticamente, basta voc clicar no cone em forma de relgio ao lado do boto de gravao comum, ir aparecer uma janela para inserirmos o horrio de comeo e trmino da gravao, onde ser salva e com que frequncia ser realizada

F2. Listando canais por gnero

57

F3. Acessando canais por regio geogrfica.

esta programao, se diariamente, semanalmente ou uma vez por ms.

Concluso

Apesar dos srios problemas de traduo, o Arpe eTV uma forma fcil de se assistir TV online, e quem j tentou fazer isso de outras maneiras sabe o quo complicado manter uma lista com muitos canais. Os canais que funcionam (e nem sempre todos funcionam) apresentam boa qualida-

de, h at canais de TV em HD. O eTV no faz milagre, e a qualidade da transmisso tambm ir depender da qualidade da sua conexo de internet. um produto prtico pois pode ser usado como pendrive, alm de no exigir nomes de usurio e senhas para funcionar, pois cada unidade tem um nmero serial nico que usado para autenticar no servidor automaticamente. Para mais informaes, pc visite o site www.arpetec.com.br.
2009 # 89 # PC&CIA

Hardware

PC
58

USB a 30
metros do

USB considerado uma interface antiga, pelo menos para os padres da informtica. As primeiras tentativas de padronizao aconteceram em 1994, com as verses USB 0.7 e 0.8. Em 1995 vieram as verses USB 0.9 e 0.99, enquanto a USB 1.0 s chegou em 1996. Mas essas tentativas no tiveram muito sucesso, por causa de algumas imperfeies nos projetos. O USB somente se tornou um padro definitivo em 1998, com a verso USB 1.1, com todas as falhas corrigidas e em total funcionamento. Interfaces USB 1.1 podiam operar com velocidade de at 1,5 MB/s (12 Mbps), velocidade adequada para a poca. No ano 2000 surgiu o USB 2.0, que manteve essencialmente as mesmas caractersticas do 1.1 (e retrocompatvel), porm podendo atingir vazes de at 60 MB/s (480 Mbps). Com esta bagagem toda, o USB se tornou um dos recursos mais indispensveis de um computador, e a quantidade de periPC&CIA # 89 # 2009

fricos que utilizam esta interface gigante. No podemos nos limitar aos conhecidos teclados, mouses e pendrives, pois h muitos perifricos usados pelo comrcio e pela indstria que dependem desta interface, como leitores de carto de ponto e de cdigos de barra, sensores biomtricos, impressoras fiscais, nobreaks inteligentes e toda uma gama de mquinas automticas que recebem instrues diretamente do PC.

A grande limitao

Com todas estas qualidades, a interface USB apresenta uma notvel limitao: o curto alcance de at 5 metros. Acima desta distncia, h perda de sinal e problemas srios de temporizao. Isto se traduz em srios inconvenientes. Por exemplo, voc no poder ligar uma webcam no porto de entrada da sua casa ou empresa, nem poder deixar seu servidor controlar diretamente uma impressora localizada em outra sala. Estes casos podem parecer banais, mas no so. Veja que, no caso da impressora,

pode ser difcil controlar impresses no desejadas se ela estiver instalada no computador de um funcionrio da empresa. Conect-la diretamente ao servidor facilita o gerenciamento de cotas e o controle de acesso, o que pode gerar economia. Alm disso, mantm a impressora disponvel mesmo que o usurio desligue seu computador ou que ocorra algum problema de rede. No comrcio e na indstria h outros perifricos que tambm podem ser usados distncia, como leitores de carto de ponto. Portanto, a necessidade de conectar dispositivos a mais de cinco metros do computador existe para muitos usurios. A empresa gacha A.Zanona Tecnologia (www.azanonatec.com.br) produz uma extenso USB com alcance de at 30 metros, que resolve este problema. Com ela, possvel utilizar uma variedade de perifricos, como webcams, impressoras, scanners, leitores biomtricos, leitores de carto de ponto, dentre outros, a distncias muito superiores s alcanadas por cabos USB convencionais.

Hardware

Alguma vez voc j teve que ligar um dispositivo USB a mais de 5 metros de distncia do computador? Se voc j tentou, provavelmente se deparou com problemas de temporizao. Mas com a extenso USB criada pela empresa A.Zanona Tecnologia, este um problema do passado e voc poder conectar dispositivos a 30 metros do seu computador. Anibal B. Nascimento Jr.

F1. Comunicao USB atravs de um cabo de rede de 30 metros.

59

A extenso

composta por dois mdulos que se comunicam por meio de um cabo Ethernet CAT5. compatvel com todas as plataformas e SOs, e suporta dispositivos USB 1.0 e 1.1 (consumo mximo de 300 mA) Contedo do pacote: Mdulo PC (computador); Mdulo PF (perifricos); Cabo USB de 1,8 m. A embalagem traz o esquema de cores para confeco de um cabo TIA/EIA 568A. O fabricante informa que, com sorte, possvel obter distncias maiores que 30 metros com alguns dispositivos, mas este feito depender de uma srie de fatores.

Teste

Uma impressora USB Samsung ML-2010 (apresentada na edio n 88) foi a cobaia do teste, ligada na outra ponta da extenso (figura 1). Utilizamos dois cabos de rede com comprimentos diferentes, um com apenas 5 m e outro com 30 m, o comprimento mximo informado pelo fabricante.

Em todos os testes a extenso cumpriu o que o fabricante prometeu. A impressora no apresentou nenhum tipo de instabilidade ou indisponibilidade, e manteve sua velocidade de impresso inalterada, ou seja, seu comportamento foi idntico ao de quando ligada diretamente no computador. No houve qualquer tipo de problema de temporizao ou perda de sinal por causa da distncia, e o funcionamento foi perfeito. Apesar de adicionar ainda mais atraso no sinal, ligamos um HUB USB de quatro portas no final da extenso e conectamos, alm da impressora, um teclado e um mouse USB. verdade que na maioria dos casos no faz muito sentido usar teclado e mouse a 30 metros de distncia do computador, mas pelo menos pudemos atestar que o funcionamento foi perfeito e no houve nenhum tipo de queda ou lentido, mesmo quando imprimindo documentos simultaneamente. A extenso USB opera segundo o padro USB 1.1, com limite de velocidade de 12 Mbps. Pode-se utilizar dispositivos USB 2.0 pois os padres so compatveis, entretanto a veloci-

dade nunca ser superior a 12 Mbps. Dessa forma, este produto se mostrou muito prtico para dispositivos de baixa velocidade como impressoras, webcams, leitores biomtricos, etc, mas no ideal para dispositivos de alta velocidade como HDs externos e pendrives. At a nenhum problema, difcil imaginar um motivo para conectar um pendrive a 30 metros do computador.

Concluso

A extenso USB da A.Zanona realmente cumpre o que promete. Nossos dispositivos USB funcionaram corretamente a 30 metros de distncia, sem problemas de temporizao e sem perda de sinal. Ao preo de R$ 310,00, esta soluo se mostra muito mais vivel do que ter de instalar um computador remoto apenas para controlar um simples dispositivo USB. Alm de mais econmica tambm mais segura, pois pontos de rede remotos podem expor sua rede a pessoas no autorizadas, enquanto um ponto de conexo USB no vai permitir acesso a nada. pc
2009 # 89 # PC&CIA

Testes

Eficincia e
60

Silncio
Est incomodado com o seu barulhento cooler box? Que tal troc-lo por um mais eficiente e silencioso? Conhea os novos modelos Hyper TX3 e Hyper 212 Plus da CoolerMaster, que oferecem bom desempenho, baixo nvel de rudo e preo acessvel.

oc j deve ter se incomodado com o rudo que o cooler box do seu PC faz. Ningum espera que com o tempo o barulho diminua, ento, por que no troc-lo por um modelo realmente eciente e silencioso? Com a atualizao da famlia Hyper, a Cooler Master apresenta dois novos modelos de entrada, o Hyper TX3 e o Hyper 212 Plus.

Hyper TX3

Atualmente faz parte da equipe do laboratrio da Revista. Entusiasta das reas de hardware e programao.

Anibal B. Nascimento Jr.

O TX3 vem para substituir o TX2, com o qual tem grande semelhana. Ele no chega a ser um cooler de alto desempenho, mas silencioso. Mesmo assim permite leves aumentos de frequncia, e apesar de ter sido criado para processadores de baixa performance, vamos coloc-lo para trabalhar em um poderoso Phenom II X4 Black Edition nos testes a seguir. Ele tem um design simples e boa construo, com aletas mais largas que na

verso anterior, mas sem a carenagem plstica que direcionava ar aos componentes prximos da CPU, caracterstica marcante da linha TX at hoje. Com o abandono da carenagem, ele adota uma nova forma de xao da ventoinha, que agora utiliza grampos metlicos de fcil instalao. A novidade vem com uma vantagem: permite a instalao de duas ventoinhas de 92 mm, uma na frente do cooler e outra atrs. Porm, apenas uma ventoinha acompanha o cooler. O nmero de heat pipes permanece o mesmo: trs, dobrados em forma de U para maior ecincia, pois as duas pontas alcaam as aletas. Estas agora so em nmero de 42, uma a mais que no modelo TX2 que testamos h algumas edies. A base de cobre que fazia a interface entre os heatpipes e o processador desapareceu, agora o contato entre eles direto. Como todos os processadores atuais utilizam heat spreaders (aquela tampa de cobre

PC&CIA # 89 # 2009

Testes
sobre o ncleo), eles no precisam mesmo de outra camada de material separando-os dos heatpipes (gura 1). preciso tomar um certo cuidado com a aplicao da pasta trmica. Visto que entre cada heatpipe h um pequeno vo, importante primeiro espalhar a pasta uniformemente sobre a superfcie do processador para s depois instalar o cooler. Muita gente costuma aplicar uma gota de pasta e deixar que a base do cooler se encarregue de espalh-la, mas neste caso se a pasta entrar nos vos, poder ser insuciente para cobrir o restante do processador. Acompanham o TX3 um termo de garantia e um manual em diversas lnguas, incluindo o portugus, uma ventoinha de 92 mm, presilhas para xao do cooler em plataformas AMD e Intel, grampos para xao de duas ventoinhas, parafusos e pasta trmica Cooler Master. Conra as especicaes na tabela 1.

F1. Base dos coolers TX3 e TX2. Repare que o TX3 aboliu a placa de cobre.

Hyper 212 Plus

O preo do 212 Plus maior que o do TX3, mas seu desempenho melhor. Apesar disso, ele ainda voltado para o mercado de entrada, e oferece bom desempenho e qualidade de fabricao por um preo acessvel. Em relao ao seu antecessor, o 212 Plus mudou ainda mais que o TX3. Antes as ventoinhas eram presas por parafusos em suportes de metal, que ento eram xados ao cooler, mas agora so usados grampos metlicos como os do TX3. Da mesma forma, possvel instalar duas ventoinhas, que neste caso so de 120 mm. So 57 aletas de alumnio conectadas a quatro heatpipes em forma de U. No 212 original, as aletas eram divididas ao meio, mas no Plus elas so inteirias e, portanto, tm maior rea de dissipao. Da mesma forma que no TX3, o 212 Plus tem seus heatpipes em contato direto com o processador, de forma que os mesmos cuidados com a aplicao da pasta trmica devem ser tomados aqui. A grande novidade deste modelo a nova presilha universal (gura 2 ), compatvel com todos os soquetes de processadores atuais. A maioria dos coolers opta por oferecer vrias presilhas, uma para cada tipo de soquete, mas a CoolerMaster criou um modelo muito inteligente que pode ser ajustado para qualquer um.

F2. Presilha e contraplaca do Hyper 212 Plus. 61

Especificaes
Dimenses (L/A/E) Peso Rudo Dissipao Ventoinha RPM Socket AMD Socket Intel Ventoinha Fluxo de ar Controle de RPM

Cooler BOX
92x62x95 mm 350 g No informado No informado 3700 5500 (PWM) AM3/AM2 70x70x20 mm No informado PWM/Termistor

Hyper TX3
90x139x51 mm 400 g 17 35 dB-A 130 W TDP 800 2800 (PWM) 754/939/940/AM2/AM3 LGA 775/1156 92 mm 15,7 54,8 CFM PWM

Hyper 212PLUS
120x79,7x158,5mm 636 g 13 32 dB-A No informado 600 2000 (PWM) AM3/AM2 LGA 1366/1156/775 120 mm 21,2 76,8 CFM PWM

T1. Especificaes dos coolers testados.

2009 # 89 # PC&CIA

Testes

Acompanham o 212 Plus um manual em portugus, uma ventoinha de 120 mm, pasta trmica, dois pares de grampos para a ventoinha, uma presilha universal com contraplaca, quatro parafusos e porcas, alm de chave sextavada.

Instalao

A nova forma de prender as ventoinhas facilita a instalao e possibilita a utilizao de duas, tanto no TX3 como no 212 Plus. O TX3 mais leve, no necessita da instalao de uma contraplaca e traz jogos de presilhas para AMD (AM2 e AM3) e Intel (775 e 1156). O 212 Plus, maior e mais pesado, requer a instalao de uma placa metlica atrs da placa-me, entretanto, esta operao facilitada graas excelente presilha universal que suporta AM2, AM3, LGA 775, 1156 e 1366.

Temperatura do Phenom II F3. em velocidade padro.

O Teste
62

Realizamos nove testes de estresse com durao de trinta minutos cada. Ao m de cada rodada, mais um minuto foi concedido para que o cooler devolvesse o processador temperatura de descanso. Os testes foram conduzidos com o seguinte hardware: Placa-me MSI 790FX-GD70 Fonte Silencer de 610 W 4GB DDR3 Corsair de 1600 e temporizao de 9-9-9-24 Processador Phenom II X4 955 Black Edition Utilizamos tambm o software CPU Stability Test 6.0 para estressar o processador, fazendo com que ele aquea, e o SpeedFan 4.39 para registrar as temperatura da CPU e a rotao das ventoinhas dos coolers. A pasta trmica escolhida foi a Implastec, a mais comum do mercado. Esta prtica, que adotamos em todos os nossos testes, tem por objetivo garantir que os coolers sejam testados em igualdade de condies. Testamos os coolers com o processador em sua frequncia-padro de 3,2 GHz e tambm em overclock para 3,7 GHz (15,6%). Em um processador topo de linha como nosso Phenom, fazer overclock exige um cooler eciente, e ambos os modelos da CoolerMaster
PC&CIA # 89 # 2009

Velocidades de rotao F4. das ventoinhas.

conseguiram manter o processador estvel, enquanto o cooler Box, que acompanha o processador, no conseguiu. Os dois modelos Hyper oferecem controle de rotao da ventoinha por PWM e deixam este controle aos cuidados da placa-me. J o cooler Box da AMD tem um termistor e sua ventoinha ajusta a rotao automaticamente.

3,2 GHz

O cooler Box no se saiu muito bem nem na frequncia-padro do processador, como o leitor pode ver no grco da gura 3. Enquanto ele manteve a temperatura sempre prxima dos 63C, os coolers da linha Hyper permaneceram prximos dos 50C sem diculdades. Alm de manterem o processador mais frio, o nvel de rudo destes coolers simplesmente impossvel de comparar

com o Box. No grco da gura 4 esto demonstradas as velocidades de rotao das ventoinhas de cada um, e vemos claramente que os dois Hyper trabalham com velocidades muito inferiores do Box e portanto geram muito menos rudo. Nem foi necessrio acelerar a ventoinha do 212 Plus at o mximo, pois a temperatura j estava baixa o suciente para que a placa-me optasse por limitar a rotao a 1730 rpm. Desabilitando o controle de rotao das ventoinhas no BIOS (a grande maioria das placas tm este recurso), foramos as mesmas a trabalharem em sua rotao mxima. Esta a situao de melhor desempenho para os coolers, mas como podemos ver nos grcos a diferena no foi l to grande assim, especialmente no caso do TX3 que j tinha sido acelerado sua rotao mxima automaticamente pelo

Testes

F5. Desempenho dos coolers em sistema com overclock.

F6. Rotao das ventoinhas em sistema com overclock. 63

controle do PWM. O 212 Plus ganhou mais alguns graus, mas tambm aumentou o rudo e no consideramos que essa troca tenha valido a pena. O cooler Box, por outro lado, fez uma algazarra enorme. Como se o rudo j no fosse alto o suciente, ele ainda por cima apresenta a incmoda tendncia de car mudando de velocidade a todo instante. A cada mudana de velocidade, muda tambm a frequncia do rudo produzido, e esta mudana chama a ateno do usurio, lembrando-lhe a toda hora que o cooler box est ali e est fazendo um barulho.

Overclock

lizou a temperatura em cerca de 56C, enquanto o 212 Plus conseguiu 52C. Vemos que neste nvel de desempenho do processador, os dois coolers tiveram de acelerar at sua rotao mxima para manter temperaturas aceitveis (gura 6). O sistema nem titubeou em aumentar a rotao do TX3 ao mximo, mas com o 212 Plus foi possvel operar por cerca de dez minutos com apenas 1730 rpm. Isto signica que este modelo, alm de manter o processador frio (ligeiramente acima dos 50C), consegue suportar picos de processamento de mdia durao sem ter de recorrer sua rotao mxima. O nvel de rudo da ventoinha a 2000 rpm apenas perceptvel, muito menor que o do cooler Box.

Como ocorre costumeiramente com processadores topo de linha, o Phenom II 955 BE j opera com frequncia bastante alta, e no aceita grande overclock. Ainda assim, o aumento de 15,6% que obtivemos com os dois modelos Hyper um resultado bastante bom. O cooler Box no foi capaz de suportar o overclock, por isso vamos deix-lo de lado neste teste. Com a frequncia mais alta, j podemos ver diferenas entre os dois coolers (gura 5). O TX3, menor e mais barato, estabi-

Concluso

Os coolers Hyper TX3 e o Hyper 212 Plus se saram muito bem em nosso testes. Eles tm boa capacidade de dissipao, baixo nvel de rudo e permitem overclock. Como fazem parte da linha de entrada da famlia Hyper, seu preo bastante conveniente. O TX3 j encontrado no mercado por cerca de R$ 85,00 enquanto o 212 Plus pode ser comprado por R$ pc 150,00.
2009 # 89 # PC&CIA

Hardware

Trabalhando

Com Conforto
Voc que utiliza computadores portteis deve sentir, s vezes, certo desconforto com a posio de trabalho e com o calor produzido pelo dispositivo. Um cooler para notebooks no s os resfria como tambm eleva a posio de trabalho e ajuda a manter a postura correta. Conhea a proposta da eXtream para aumentar o conforto de trabalho com seu notebook.

64

otebooks (e netbooks ) caram no gosto do brasileiro. Hoje um porttil com bom desempenho custa pouco mais que um bom PC Desktop e, mesmo no precisando de mobilidade, muitos consumidores j esto preferindo pagar um pouco mais e levar um prtico notebook. Substituir um desktop por um notebook parece s ter vantagens, at que o usurio se d conta de que a postura ao trabalhar com um notebook no to confortvel quanto com um computador de mesa. A tela mais baixa, o que incomoda o pescoo. O teclado mais apertado s vezes esquenta, gerando desconforto. Um bom cooler para notebooks pode solucionar estes problemas, pois resfria o aparelho e eleva a posio da tela, melhorando a postura do digitador. Neste artigo apresentamos dois modelos comercializados pela eXtream.

Ice Note

Atualmente faz parte da equipe do laboratrio da Revista. Entusiasta das reas de hardware e programao.

Anibal B. Nascimento Jr.

O eXtream Ice Note tem design peculiar, em duas opes de cores: preto ou branco. Utiliza uma ventoinha de 220 mm, que proporciona boa ventilao e silncio. Isso timo, uma vez que o cooler vai estar bem prximo de voc. Seu tamanho e peso facilitam o transporte. Pequeno, f ino e bastante leve, pode ser colocado at junto ao notebook na mesma bolsa onde este transportado. H a lg u ns problema s c om e ste produto. No h em local algum na embalagem ou no manual, especicao do peso mximo suportado. Utilizando um notebook de 3,072 kg, o produto balana muito e apresenta rangidos altos, provenientes da estrutura de plstico aparentemente frgil. O ajuste de altura, apesar de simples, apresenta a incmoda tendncia de se soltar e pode ser difcil de encaixar novamente. O ICE NOTE no tem hub USB, tem apenas um conector macho/fmea para alimentar a ventoinha, e que felizmente no inutiliza a porta USB ( figura 1). Apesar dos pontos negativos que encontramos nele, ele faz o que promete: resfriar o notebook em silncio. J est disponvel no mercado por cerca de R$ 129,00.

Stealth Note

O segundo modelo que tivemos a oportunidade de testar agradou bem mais. Tem qualidade de fabricao superior e aparenta ser um produto muito mais resistente. Ele bem mais slido e rme que o Ice Note, e tambm oferece refrigerao eciente e silncio absoluto. S tem dois ajustes de altura e no muito confortvel de usar no colo. Alm disso bem maior que o Ice Note em todas as dimenses, o que diculta seu transporte, portanto um produto ideal para permanecer na mesa de trabalho. A ventoinha parecida com a do outro modelo, mas no Stealth Note h um boto ( gura 2 ) que permite deslig-la sem remover o cabo USB, evitando assim deconectar outros perifricos. Esta caracterstica mais um motivo para us-lo permanentemente na mesa de trabalho, pois um hub USB conectado a ele poderia oferecer acesso a dispositivos indispensveis como teclado, mouse, impressora, scanner , HD externo, dentre outros. Muitos usurios no gostam de trabalhar o dia inteiro com o teclado e o mouse ( touchpad ) do notebook, e preferem ter um conjunto externo ligado via USB. Um detalhe que poderia deixar o Stealth Note ainda melhor seria a presena

PC&CIA # 89 # 2009

Hardware

Especificaes: Ice Note


Ventoinha de 220 mm e 600 rpm; Ajuste com 3 nveis de altura; Cabo USB fixo, macho/fmea; Carenagem: plstico ABS; Dimenses: 30x27x2,5 cm; Peso: 712 g; Fluxo de ar: 61,5 CFM.

Especificaes: Stealth Note


Ventoinha de 200 mm com eixo suspenso em leo e 500 rpm; Grelha metlica para a ventoinha; Extenso USB; Boto liga/desliga para a ventoinha; Carenagem: plstico ABS; Dimenses: 34,5x32x3,6 cm; Peso: 808 g Utiliza corrente de 250 mA (equivalente a um mouse ptico USB); Fluxo de ar: 60,95 CFM.

de um hub USB embutido no prprio dispositivo. Ele tem apenas dois conectores USB que agem como extenso, pois um conectado a uma porta do notebook para alimentar a ventoinha enquanto o outro apenas substitui aquela porta, evitando que ela que inutilizada. Ele est disponvel apenas na cor preta no valor de R$ 99,00, preo sugerido pelo fabricante. Ambos os coolers cumprem o que prometem, resfriando o notebook com silncio. Mas s isso que eles tm em comum. O Ice Note no inspirou conana, o produto parece frgil, balana, range, incmodo de usar. Seu maior trunfo ser porttil, mas h outros produtos no mercado que tambm atendem este requisito. J o Stealth Note exatamente o oposto: forte, slido e estvel, e ainda por cima custa menos. mais incmodo de transportar, sendo um produto ideal para uso permanente em uma mesa de trabalho. Se usado em conjunto com um hub USB ligado a teclado, mouse e impressora, serve de base para um escritrio SOHO muito pc conveniente.
2009 # 89 # PC&CIA

65

Concluso

F1. Conecter de alimentao da ventoinha. Note que no inutiliza a porta USB.

F2. No Stealth Note, h um boto on/off e uma porta de extenso

Opinio
66

WiMAX e no Brasil

desenvolvimento econmico
Oscar Clarke
Presidente da Intel Brasil

massificao da internet permitiu o surgimento e o florescimento de empresas de diferentes segmentos e tamanhos, que se beneficiam da rede mundial de computadores para transformar milhes de internautas em potenciais consumidores. Livres das amarras dos intrincados esquemas de estoques e distribuio das grandes cadeias varejistas, o comrcio eletrnico no depende mais de grandes sucessos de vendas para sobreviver e pode apostar no mercado de nicho. A banda larga no oferece apenas a possibilidade de um comrcio eletrnico variado. Estudos realizados pelo Instituto Connected Nations, do estado de Kentucky nos Estados Unidos, mostraram que um incremento em 7% no acesso internet banda larga pode gerar 250 mil novos empregos... a tecnologia funcionando como um impulsionador da economia e melhoria de vida. O Brasil, no entanto, est longe de aproveitar todos os benefcios proporcionados pela difuso da internet e, mais recentemente, pela banda larga. Mais de 90% das empresas existentes no territrio nacional so pequenos e mdios empreendimentos cujo alcance, na maioria das vezes, no superior ao seu raio de atuao local, no havendo qualquer interao com consumidores virtuais. Podemos dizer que alguns dos
PC&CIA # 89 # 2009

principais entraves para isso so as dimenses continentais do Brasil, as quais, aliadas falta de investimento consistente em tecnologia, fazem com que a nossa taxa de penetrao da banda larga no chegue a 6%. Em algumas regies do pas, como o Nordeste, esse ndice no ultrapassa 1%. Como obter a soluo para esse problema de uma forma simples, barata e escalonvel? No possvel pensarmos em cabos conectando cidades e vilarejos distantes. E nesse ponto que entra o WiMAX. Criada desde o princpio para a transmisso de dados, esta tecnologia permite o fornecimento de servios de banda larga sem fio a qualquer momento, em qualquer lugar. O padro IEEE 802.16 foi desenvolvido para fornecer conectividade non-line-of-sight (NLoS) entre uma estao assinante e uma estao base em um raio tpico de celulares, o qual varia entre trs e dez quilmetros. Por tratar-se de uma tecnologia no proprietria, ela tambm permite a chegada de banda larga at mesmo aos mais distantes rinces do pas, por meio de um acesso rpido e barato, sem os altos custos de infraestrutura dos cabos. Atualmente existem mais de 480 implementaes em todo o mundo, conectando milhes de pessoas em diversos pases, desde os Estados Unidos at a ndia e o continente africano.

Alm da tecnologia, que j est consolidada e provada como um meio econmico e efetivo de conexo, tambm temos uma ampla cadeia de produo de equipamentos e operadoras prontas para oferecerem seus servios e produtos ao mercado nacional. O grande diferencial do WiMAX a interoperabilidade dos equipamentos, resultando em uma grande economia de escala e assegurando que, quando os provedores de servios comprarem equipamentos de mais de uma empresa, as tecnologias sero interoperveis. Esbarramos, entretanto, na falta de espectro eletromagntico para que o pas d continuidade ao acesso amplo banda larga. Em 2002, houve o leilo da faixa de 3,5 GHz, mas apenas 14% do total dessa faixa foi comercializada, sendo adquirida por cinco operadoras. Um estudo realizado pela consultoria especializada em telecomunicaes Guerreiro Consult demonstrou que a liberao imediata do espectro restante traria benefcios econmico-sociais para o pas da ordem de R$ 3,8 bilhes. O pas no pode mais esperar, no pode perder o bonde da histria. preciso ter espectro disponvel e a indstria alinhada para prover servios de conexo, com liberdade de escolha de tecnologia, seja ele na faixa de 2,5 GHz ou 3,5 GHz. pc

Вам также может понравиться