Вы находитесь на странице: 1из 23

Concurso Pblico da Prefeitura Municipal de Lavras Edital n.

01/2009

FISCAL SANITRIO - FARMACUTICO


Cdigo 319
LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.
Este caderno contm as questes da prova objetiva abrangendo os contedos de Lngua Portuguesa, Conhecimentos da Atualidade, Legislao Municipal e Noes de Sade Pblica e Conhecimentos Especficos. Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno. Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome, seu nmero de inscrio, seu cargo de opo; assine, A TINTA, no espao prprio indicado.
A 01 02 03 04 B C D

Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferogrfica azul ou preta; preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo; assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de mais de uma alternativa, questes no assinaladas ou questes rasuradas.

21120,

NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada. O tempo de durao da prova abrange, inclusive, o tempo necessrio para a transcrio das respostas do rascunho para a Folha de Respostas. ATENO Nos termos do Edital n. 01/2009, Poder [...] ser eliminado o candidato que: [...] portar arma(s) [...]; portar, mesmo que desligados ou fizer uso [...] de qualquer equipamento eletrnico, como relgio digital, calculadora [...] ou de instrumentos de comunicao [...] tais como telefone celular [...] entre outros [...]; deixar de entregar o Caderno de Questes e a Folha de Respostas da Prova Objetiva ao terminar as provas ou findo o prazo limite para sua realizao. (Item 8.2.29, alneas d,e e i)

DURAO MXIMA DA PROVA: QUATRO HORAS

www.pciconcursos.com.br

ATENO
Senhor(a) Candidato(a),

Antes de iniciar o exame, confira se este caderno contm, ao todo, 40 (quarenta) questes de mltipla escolha uma constituda de 4 (quatro) alternativas cada , assim

distribudas: 15 (quinze) questes de Lngua Portuguesa, 5 (cinco) questes de Conhecimentos da Atualidade, 12 (doze) questes de Legislao Municipal e Noes de Sade Pblica e 8 (oito) questes de Conhecimentos Especficos todas perfeitamente legveis. Havendo algum problema, informe-o imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providncias necessrias.

Caso V.Sa. no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores.

2 www.pciconcursos.com.br

Lngua Portuguesa
INSTRUO As questes de 1 a 15 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas.

AOS DESAFORTUNADOS E INCULTOS, A LEI


Quanto mais rico e escolarizado, menos o brasileiro confia e recorre Justia. A concluso poderia ter sido tirada das filas de qualquer tribunal de pequenas causas, mas est baseada na mais rigorosa pesquisa sobre a confiana no Judicirio j realizada no pas. O levantamento, realizado entre abril e junho deste ano por iniciativa da Escola de Direito da Fundao Getlio Vargas, baseou-se em entrevistas com 1.639 pessoas em sete capitais, cujas regies metropolitanas correspondem a um tero da populao. Com essas sondagens, que devem ser trimestrais, ser possvel acompanhar a evoluo do ndice de Confiana na Justia (ICJ), um indicador como nunca se viu. A primeira fornada colheu 65 pontos, o que, pela ausncia de parmetros, no diz se a confiana na justia alta ou baixa. Para compor o ndice, mede-se a percepo e o comportamento como o entrevistado v a justia e quando recorre a ela. A imagem esbarra em 50 pontos, o que no impede que a frequncia com que dela se faz uso chegue a 80. O que salta aos olhos so as percepes distintas que se colhem entre ricos, pobres, doutores e analfabetos, mineiros e pernambucanos, sobre o funcionamento do Judicirio. A constatao de que a renda e a informao so inversamente proporcionais confiana na justia s confirma a aplicao do provrbio "aos amigos tudo, aos inimigos a lei" como parte integrante da cultura brasileira. Ou melhor, da classe mdia para cima, que julga ter sua disposio outras maneiras de resolver um conflito que no sejam as barras dos tribunais. No outro o motivo por que as linhas de crdito para a baixa renda detm o menor ndice de inadimplncia. Quem no tem outro recurso que no seja o da justia no pode ter nome sujo na praa. Mas quem pode recorrer a uma propina, a um amigo na Receita ou namorada do primo da cunhada na prefeitura no precisa mesmo da lei. Por mais ricos no se entendam os detentores de crdito-prmio do IPI, mas os brasileiros com renda familiar superior a R$ 5 mil. A esta classe mdia pesa muito uma tarde inteira numa fila de tribunal. Para os pobres, baixo o custo de mais uma fila. Na pesquisa, o entrevistado escolhe quatro situaes entre as opes apresentadas para se descobrir o que leva os brasileiros aos tribunais. So estas as alternativas oferecidas: o cnjuge abandona o lar levando os filhos e recusa-se a dialogar; o pintor recebe adiantado e desaparece sem realizar o servio contratado; a prefeitura faz obras na rua e no assume a responsabilidade pelos danos causados na casa; a concessionria recusa-se a trocar um veculo zero entregue com um defeito irreversvel; o vizinho faz uma reforma que gera rachaduras num apartamento e tanto ele quanto o condomnio recusam-se a arcar com os prejuzos; o entrevistado demitido e recebe uma indenizao menor do que aquela a que tem direito.

10

15

20

25

30

35

40

3 www.pciconcursos.com.br

O carro, os filhos e a indenizao trabalhista so, nesta ordem, os casos que mais levariam os entrevistados Justia. Numa demonstrao de que a ordem liberal no Brasil coexiste com um sentimento difuso de culpa, o pintor o ltimo dos litigantes que viria a ser importunado por um oficial de justia. 45 Um Judicirio que se v como guardio dos direitos e garantias constitucionais, mas que no eficiente na prestao de servios populao, est sendo questionado no mundo inteiro. Entre as sete capitais pesquisadas, Porto Alegre e Salvador ocupam os extremos de confiana dos entrevistados. No difcil entender por qu. Foi no Rio 50 Grande do Sul que pacientes dependentes de medicao de ponta conseguiram suas primeiras vitrias contra um SUS renitente, que correntistas impuseram as maiores derrotas ao sistema financeiro todas revertidas nos tribunais superiores em Braslia e os precatrios inauguraram precedncia de pagamentos. Por outro lado, muitos assessores de proeminentes polticos nordestinos viraram 55 mandatrios da justia sem prestarem concurso pblico. bem verdade que a linha de atuao do judicirio gacho, levada ao limite nos mais de seis milhes de aes que tramitam na justia federal, quebraria o Estado vrias vezes. O que a pesquisa sinaliza que a populao sabe avaliar um Judicirio que lhe serve. meio caminho para cobrar que valha o que custa.
FERNANDES, Maria Cristina. Valor Econmico, 28 de agosto de 2009 (Texto adaptado).

Questo 1
Assinale a alternativa que contm uma afirmativa que NO condiz com o texto. A) Existe uma relao entre nvel de escolaridade e confiana na justia. B) Os soteropolitanos associam o mau funcionamento da Justia ao clientelismo praticado pelos polticos. C) As diferenas e especificidades das regies interferem na maneira como o cidado v e usa a justia. D) Os menos pobres pagam as contas em dia por se sentirem injustiadas e por no disporem de alternativa.

Questo 2
A pesquisa, segundo o texto, NO pode ser considerada A) inaudita, sem similar. B) a mais precisa j realizada. C) abrangente e desconcentrada. D) ctica e pouco confivel.

4 www.pciconcursos.com.br

Questo 3
Assinale a alternativa que contm uma afirmativa que NO est explcita no texto. A) A classe mdia se caracteriza por recorrer a pequenos atos ilcitos ou ao compadrio para evitar a justia. B) Os entrevistados de Porto Alegre so os que mais confiam na justia, em decorrncia da postura que o Judicirio gacho muitas vezes assume em relao a causas sociais. C) Se a justia desse ganho de causa a todos os que recorrem contra a administrao pblica, ter-se-ia a falncia inexorvel do Estado. D) O principal objetivo da pesquisa orientar os membros do Judicirio no que se refere a sua conduta e corrigir eventuais desvios.

Questo 4
A concluso poderia ter sido tirada das filas de qualquer tribunal de pequenas causas [...] (linhas 1-2) Assinale a alternativa em que a forma passiva sinttica mantm o tempo e o modo da locuo verbal sublinhada. A) Poder-se-ia ter tirado a concluso das filas de qualquer tribunal de pequenas causas. B) Pode-se tirar a concluso das filas de qualquer tribunal de pequenas causas. C) Podia-se ter tirado a concluso das filas de qualquer tribunal de pequenas causas. D) Podia-se tirar a concluso das filas de qualquer tribunal de pequenas causas.

Questo 5
O levantamento [...] baseou-se em entrevistas com 1.639 pessoas em sete capitais, cujas regies metropolitanas correspondem a um tero da populao. (linhas 4-7) Assinale a alternativa em que se mantm o sentido fundamental do trecho, sem se incorrer em erro gramatical. A) O levantamento [...] baseou-se em entrevistas com 1.639 pessoas em sete capitais, que as regies metropolitanas delas correspondem a um tero da populao. B) O levantamento [...] baseou-se em entrevistas com 1.639 pessoas em sete capitais nas quais as regies metropolitanas correspondem a um tero da populao. C) O levantamento [...] baseou-se em entrevistas com 1.639 pessoas em sete capitais. As regies metropolitanas dessas capitais correspondem a um tero da populao. D) O levantamento [...] baseou-se em entrevistas com 1.639 pessoas em sete capitais dentre as quais as regies metropolitanas correspondem a um tero da populao.

5 www.pciconcursos.com.br

Questo 6
O pronome sublinhado NO corresponde ao termo entre parnteses em A) O que a pesquisa sinaliza que a populao sabe avaliar um Judicirio que lhe serve. (POPULAO) B) A imagem esbarra em 50 pontos, o que no impede que a frequncia com que dela se faz uso chegue a 80. (FREQUNCIA) C) [...] tanto ele quanto o condomnio recusam-se a arcar com os prejuzos; o entrevistado demitido e recebe uma indenizao menor do que aquela a que tem direito. (INDENIZAO) D) Ou melhor, da classe mdia para cima, que julga ter sua disposio outras maneiras de resolver um conflito que no sejam as barras dos tribunais. (CLASSE MDIA)

Questo 7
Para compor o ndice, mede-se a percepo e o comportamento [...] (linhas 11-12) Assinale a alternativa em que se preserva a correo gramatical, ainda que haja alteraes de sentido. A) Se se compuser o ndice, medir-se- a percepo e o comportamento. B) Se se compusesse o ndice, mediria-se a percepo e o comportamento. C) Enquanto no se compor o ndice, no se medir a percepo e o comportamento. D) Enquanto no se composse o ndice, no medir-se-ia a percepo e o comportamento.

Questo 8
[...] como o entrevistado v a justia e quando recorre a ela. (linhas 12-13) Assinale a alternativa em que a nova redao mantm a correo gramatical e ortogrfica. A) como os entrevistados veem a justia e quando a ela recorre. B) como os entrevistados vm a justia e quando a ela recorre. C) como os entrevistados veem a justia e quando a ela recorrem. D) como os entrevistados vm a justia e quando a ela recorrem.

6 www.pciconcursos.com.br

Questo 9
No difcil entender por qu. (linha 49) Assinale a alternativa que apresenta erro de redao. A) No difcil entender porque isso acontece. B) No difcil entender o porqu disso. C) Porque as causas so evidentes, no difcil entender o que acontece. D) Por que no difcil entender o que acontece?

Questo 10
[...] cujas regies metropolitanas correspondem a um tero da populao. (linhas 6-7) Assinale a alternativa que mantm a correo gramatical. A) cujas regies metropolitanas correspondem tera parte da populao. B) cujas regies metropolitanas correspondem uma parcela de um tero da populao. C) cujas regies metropolitanas correspondem um tero da populao. D) cujas regies metropolitanas correspondem estimados um tero da populao.

Questo 11
Com essas sondagens, que devem ser trimestrais, ser possvel acompanhar a evoluo do ndice de Confiana na Justia (ICJ), um indicador como nunca se viu. (linhas 7-9) Assinale a redao que apresenta erro de concordncia. A) Deve haver sondagens trimestrais, o que permitir que se acompanhe o ndice de Confiana no Judicirio (ICJ), um indicador que nunca se viu. B) Deve ser feitas sondagens trimestrais, o que permitir que o ndice de Confiana no Judicirio (ICJ), um indicador nunca visto, seja acompanhado. C) Far-se-o sondagens trimestrais, que permitiro o acompanhamento da evoluo do ndice de Confiana no Judicirio (ICJ), um indicador nunca visto at ento. D) Devero ocorrer sondagens trimestrais, que permitiro que o ndice de Confiana no Judicirio (ICJ), indicador nunca visto, seja acompanhado.

7 www.pciconcursos.com.br

Questo 12
O levantamento, realizado entre abril e junho deste ano por iniciativa da Escola de Dir eito da Fundao Getlio Vargas, baseou-se em entrevistas com 1.639 pessoas em sete capitais, cujas regies metropolitanas correspondem a um tero da populao . (linhas 4-7) A redao do trecho sublinhado que apresenta erro de regncia A) em cujas regies metropolitanas reside um tero da populao. B) de cujas regies metropolitanas procede um tero da populao. C) em cujas regies metropolitanas se concentra um tero da populao. D) de cujas regies metropolitanas acolhe um tero da populao.

Questo 13
meio caminho para cobrar que valha o que custa. (linha 59) A norma culta NO aceita a forma verbal sublinhada da alternativa. A) meio caminho para cobrar que se reaveja o bom funcionamento da justia. B) meio caminho para cobrar que se insira a justia no rol de instituies que funcionam bem. C) meio caminho para cobrar que a justia aja em funo das demandas sociais. D) meio caminho para cobrar que a justia intermedeie com competncia os conflitos sociais.

Questo 14
A alternativa em que a forma verbal entre parnteses substitui CORRETAMENTE o termo sublinhado A) Mas quem pode recorrer a uma propina, a um amigo na Receita [...] no precisa mesmo da lei. (PRECISAM) B) O que salta aos olhos so as percepes distintas que se colhem entre ricos [...] (COLHE) C) No outro o motivo por que as linhas de crdito para a baixa renda detm o menor ndice de inadimplncia. (DETM) D) Para compor o ndice mede-se a percepo e o comportamento [...] (MEDEM)

8 www.pciconcursos.com.br

Questo 15
Assinale a alternativa em que todos os vocbulos recebem acento grfico com base na mesma regra de acentuao. A) ndice, crdito, cnjuge, pblico B) pas, veculo, prejuzos, gacho C) v, s, est, possvel D) difcil, irreversvel, ltimo, polticos

9 www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos da Atualidade
Questo 16
Em O Esprito das Leis, o filsofo mostra claramente que h uma imbricao de funes e uma interdependncia entre o Executivo, o Legislativo e o Judicirio. CORRETO afirmar que esse filsofo A) Hobbes. B) Locke. C) Montesquieu. D) Rousseau.

Questo 17
A origem das democracias liberais est nas revolues burguesas que, a partir do sculo XVIII e por todo sculo XIX, sacudiram a Europa e os Estados Unidos. Acontecimentos como a Guerra da Independncia norte-americana (1776), a Revoluo Francesa (1789) ou o ciclo de revolues europeias de 1848 destruram o absolutismo [...] (SANTOS, 1996,
p.31).

INCORRETO afirmar que as revolues burguesas foram responsveis A) pela consolidao do intervencionismo estatal. B) pela instituio das noes de cidado e representao poltica. C) pela reduo do poder da Igreja Catlica. D) pelo fim das monarquias baseadas no direito divino dos reis.

10 www.pciconcursos.com.br

Questo 18
Juntamente com a defesa dos valores democrticos, uma outra tendncia se afirma no cenrio poltico mundial, a crescente predominncia do neoliberalismo. Por neoliberalismo entende-se a reafirmao dos valores liberais especialmente aqueles originados do liberalismo econmico do sculo XIX e que, a partir da dcada de 1980, voltam tona num novo contexto (BARBOSA, 2001, p.88). Considerando o neoliberalismo, INCORRETO afirmar que A) sua defesa das empresas estatais intransigente, pois elas seriam, por natureza, eficientes, especialmente nos setores estratgicos da economia nacional. B) sua viso da desigualdade positiva, no suposto de que a concorrncia deve selecionar os melhores e mais capazes, numa espcie de darwinismo social. C) seu diagnstico que as economias encontram-se emperradas pelo excesso de burocracia, pelo controle de sindicatos e pela cobrana de altos impostos. D) seu receiturio defende a menor intromisso do Estado na dinmica do mercado, devendo o poder pblico se voltar para um conjunto limitado de tarefas.

Questo 19
O aumento da desigualdade entre pases ricos e pobres e o crescimento da pobreza tanto nos pases desenvolvidos como nos subdesenvolvidos esteve relacionado abertura dos mercados e ao crescimento desordenado da esfera financeira, propiciando a expanso do desemprego e do emprego informal na grande maioria dos pases, ainda que em ritmos e com significados diferentes. Certamente, um desempregado sueco ou francs diferente de um desempregado peruano ou tailands (BARBOSA, 2001, p. 107). INCORRETO afirmar que a diferena entre um desempregado sueco ou francs e um desempregado peruano ou tailands reside A) na existncia, no primeiro caso, de sistemas de seguro-desemprego slidos, os quais, durante mais de um ano, cobrem boa parte do salrio do trabalhador relativo ao seu ltimo emprego. B) na expanso, no primeiro caso, de um novo grande setor de servios urbanos, presente em todas as grandes metrpoles, em que a informalidade do trabalho a regra e no mais a exceo, garantindo salrios ainda compensadores. C) na fragilidade, no segundo caso, do sistema de proteo ao desempregado, que no escapa dos empregos informais com baixos salrios e sem acesso aos direitos trabalhistas. D) nas mudanas, no segundo caso, na legislao trabalhista que passaram a permitir empregos temporrios e por tempo parcial sendo a grande maioria dos quais precrios, pois pagam baixos salrios e no dispem de contribuio para a aposentadoria.

11 www.pciconcursos.com.br

Questo 20
O panorama geral dos movimentos sociais no incio deste milnio organiza-se ao redor de dez eixos temticos das lutas e demandas dos movimentos sociais no Brasil. Entre alguns desses eixos temticos NO se inclui/incluem A) lutas por condies de habitabilidade na cidade nucleadas pela questo da moradia. B) mobilizao para estruturao de sindicatos, federaes e confederaes operrias. C) movimentos contra as polticas neoliberais e os efeitos da globalizao. D) movimentos envolvendo questes de gnero (mulheres e homossexuais).

12 www.pciconcursos.com.br

Legislao Municipal e Noes de Sade Pblica


Questo 21
O prefeito de Lavras resolve trocar um terreno do Municpio por um imvel pertencente a um particular. Considera o prefeito que o imvel privado o que melhor atende o interesse pblico. Para que a permuta seja feita, sero necessrias as seguintes providncias, EXCETO A) autorizao legislativa. B) avaliao prvia do terreno. C) justificao do interesse pblico. D) licitao na modalidade de concorrncia.

Questo 22
Considere a seguinte situao. Tcio, funcionrio pblico efetivo do Municpio de Lavras, exerce, em acumulao lcita, dois cargos pblicos e entra em frias pelo mesmo perodo em ambos os cargos. Na hiptese, CORRETO afirmar que Tcio A) no receber o acrscimo constitucional de frias, j que o benefcio no estendido ao servidor estatutrio. B) receber o acrscimo constitucional de frias, desde que o solicite chefia imediata e o pedido seja deferido. C) receber o acrscimo constitucional de frias calculado sobre a remunerao dos dois cargos, independentemente de pedido. D) receber o acrscimo constitucional de frias, independentemente de pedido, apenas em relao ao cargo de maior remunerao.

Questo 23
Durante o estgio probatrio, o servidor pblico do Municpio de Lavras NO poder A) representar contra ilegalidade ou abuso de poder. B) receber gratificaes. C) ser exonerado. D) ser removido ou transferido a pedido ou ex-ofcio.

13 www.pciconcursos.com.br

Questo 24
Sobre a Gratificao por Estmulo Produtividade Individual (GEPI), prevista na legislao do Municpio de Lavras, CORRETO afirmar que A) se aplica a todos os servidores pblicos do Municpio de Lavras. B) atribuda na forma de pontos at o limite de 5.000 pontos. C) se considera como efetivo exerccio do cargo para fins de GEPI o afastamento do servidor em virtude de frias regulamentares entre outros. D) o acompanhamento da GEPI, em todas as Secretarias de Estado, ser feito por uma nica Comisso de Controle designada para esse fim pelo Prefeito Municipal.

Questo 25
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os critrios de validao da associao causal epidemiolgica com as respectivas caracterizaes. COLUNA I 1. Fora de associao 2. Consistncia 3. Especificidade 4. Temporalidade ( ( ( ( COLUNA II ) Uma causa leva a um efeito particular. ) necessrio que a causa preceda ao efeito. ) Repetidas observaes de uma particular associao em diferentes populaes sob a influncia de diferentes circunstncias. ) Associaes fortes apontam maior probabilidade de indicao causal que associaes fracas.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia de nmeros CORRETA. A) (2) (3) (1) (4) B) (4) (2) (3) (1) C) (3) (4) (2) (1) D) (3) (1) (2) (4)

Questo 26
Com relao medida de frequncia de doenas, assinale a afirmativa CORRETA. A) A prevalncia definida como o nmero de casos novos durante um tempo especfico. B) A prevalncia quantifica a proporo de indivduos na populao que apresentam a doena em um determinado perodo de tempo e local. C) A incidncia quantifica a proporo de indivduos na populao que apresentam a doena em um determinado perodo de tempo e local. D) Incidncia e prevalncia tm o mesmo significado epidemiolgico. 14 www.pciconcursos.com.br

INSTRUO

As questes 27 e 28 devem ser respondidas com base na seguinte situao.

Um municpio de Minas Gerais, com uma populao de 30.000 habitantes, apresentou, no ano de 2008, 36 casos de difteria com nove bitos.

Questo 27
Com base no exposto acima, a prevalncia de difteria nesse municpio no ano de 2008 foi A) 1,20 por cem mil. B) 0,83 por mil. C) 1,20 por dez mil. D) 12 por dez mil.

Questo 28
Com base no exposto acima, a letalidade da difteria nesse municpio no ano de 2008 foi A) 25 por cento. B) 75 por cento. C) 1,25 por cento. D) 8 por dez mil.

Questo 29
A criao do Sistema nico de Sade (SUS) consolidou um longo processo de luta e discusso da sociedade brasileira na construo de um sistema de sade mais justo e resolutivo. Nesse sentido, foram introduzidos os seguintes princpios doutrinrios e organizativos: A) descentralizao e comando nico como princpios doutrinrios. B) universalidade e integralidade como princpios doutrinrios. C) universalidade e equidade como princpios organizativos. D) participao popular, regionalizao e hierarquizao como princpios doutrinrios.

15 www.pciconcursos.com.br

Questo 30
Em relao ao Sistema nico de Sade (SUS), assinale a afirmativa INCORRETA. A) Entende-se por hierarquizao a organizao dos servios de sade por ordem de complexidade tecnolgica, isto , prestando servios desde o domiclio do usurio, passando pelo Centro de Sade at o hospital de referncia. B) Entende-se por resolutividade de um servio de sade a exigncia de que, uma vez procurado, esteja capacitado para enfrentar o problema e resolv-lo at o nvel de sua complexidade. C) O SUS, conforme definido pela Constituio Federal e pela Lei Orgnica da Sade (Lei n. 8.080/90) d nfase participao do Setor Privado, colocando-o, inclusive, como prioritrio, uma vez que o setor pblico encontra-se catico. D) A descentralizao significa redistribuio do poder decisrio, dos recursos (financeiros, humanos etc.) e das competncias entre os trs nveis de governo (federal, estadual, municipal).

Questo 31
So princpios gerais do financiamento para o Sistema nico de Sade, EXCETO A) repasse fundo a fundo, definido como modalidade preferencial de transferncia de recursos entre os gestores. B) financiamento de custeio com recursos federais constitudos, organizados e transferidos em blocos de recursos. C) pagamento por procedimento mdico-assistencial realizado pela rede de ateno bsica de servios de sade D) responsabilidade das trs esferas de gesto Unio, estados e municpios.

Questo 32
O Pacto pela Sade 2006 Consolidao do SUS EXCETO A) Pacto pela Vida. B) Pacto de Gesto do SUS. C) Pacto em Defesa do SUS. D) Pacto pela Universalidade. contm os seguintes componentes,

16 www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos Especficos
Questo 33
Considerando a Lei n. 5.991/73, Captulo VII Da Fiscalizao, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando os termos apresentados s respectivas descries. COLUNA I 1. Termo de apreenso ( ) COLUNA II lavrado pela autoridade fiscalizadora em caso de suspeita de alterao ou fraude, sendo assinado pelo representante legal da empresa e pelo possuidor ou detentor do produto, ou seu substituto legal e, na ausncia ou recusa destes, por duas testemunhas. Especifica a natureza e demais caractersticas do produto e o motivo da ao. lavrado pela autoridade fiscalizadora, em quatro vias; necessrio para se proceder anlise fiscal, sendo assinado pelo autuante, pelo representante legal da empresa, pelo possuidor ou detentor do produto, ou seu substituto legal e, na ausncia ou recusa destes, por duas testemunhas. Especifica a natureza e demais caractersticas do produto, sendo as amostras colocadas em quatro invlucros. lavrado pela autoridade fiscalizadora, aps concluso da anlise fiscal, tendo sido comprovada alterao, falsificao, adulterao ou fraude. lavrado pela autoridade fiscalizadora, em duas vias; assinado pelo agente fiscalizador e pelo responsvel tcnico pelo estabelecimento, ou seu substituto eventual e, na ausncia destes, por duas testemunhas. Realizado no caso de dvidas quanto aos rtulos, bulas e ao acondicionamento de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos, sendo um produto remetido para exame do rgo sanitrio competente e outro ficando em poder do detentor do produto.

2. Auto de infrao

3. Auto de apreenso ( 4. Auto de interdio )

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (3) (4) (2) (1) B) (4) (3) (2) (1) C) (2) (1) (4) (3) D) (1) (2) (3) (4)

17 www.pciconcursos.com.br

Questo 34
A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) determinou a interdio cautelar, em todo o Pas, de um lote de determinado cosmtico, aps laudo emitido por laboratrio oficial, que apresentou resultado insatisfatrio nos ensaios de Contagem Total de Mesfilos e Pesquisa de Pseudmonas Aeruginosas. Considerando o caso acima e a legislao sanitria, INCORRETO afirmar A) que as empresas tm direito contraprova do laudo oficial. B) que, confirmado pela percia de contraprova o resultado da anlise fiscal condenatria, dever a autoridade competente, ao proferir sua deciso, determinar a inutilizao do produto. C) que a mercadoria interditada no poder ser dada a consumo, desviada, alterada ou substituda no todo ou em parte, sob pena de ser apreendida independentemente da ao penal cabvel. D) que a percia de contraprova poder ser realizada em laboratrio que no tenha expedido o laudo condenatrio.

Questo 35
A ANVISA divulgou, recentemente, a adoo de medida de suspenso da fabricao, distribuio, comrcio e uso de produtos. Analise as situaes abaixo identificando as que geram essa medida. I. Produto sem registro na ANVISA e empresa sem autorizao de funcionamento

II. Produtos com data de validade diferente da aprovada pela ANVISA III. Relatrio de inspeo insatisfatrio IV. Alterao do nome do produto sem autorizao da ANVISA A anlise permite concluir que esto CORRETOS A) apenas os itens I, II e III. B) apenas os itens II, III e IV. C) apenas os itens I, II e IV. D) todos os itens.

18 www.pciconcursos.com.br

Questo 36
Considerando o que dispe o Decreto n. 85.878/81, analise as seguintes atribuies dos farmacuticos e assinale a que NO privativa desses profissionais. A) Assessoramento e responsabilidade tcnica em estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos farmacuticos para uso veterinrio. B) Assessoramento e responsabilidade tcnica de depsitos de produtos farmacuticos. C) Assessoramento e responsabilidade tcnica em laboratrios que executem controle e/ou inspeo de qualidade, anlise prvia, anlise de controle e anlise fiscal de produtos que tenham destinao auxiliar de diagnsticos. D) Assessoramento e responsabilidade tcnica em rgos em que se pratiquem extrao, purificao, controle de qualidade, inspeo de qualidade, anlise prvia, anlise de controle e anlise fiscal de insumos farmacuticos de origem vegetal.

Questo 37
A Lei n. 6.360/76 dispe sobre a vigilncia a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacuticos e correlatos, cosmticos, saneantes e outros produtos, e d outras providncias. Considerando essa Lei, assinale a alternativa CORRETA. A) A autorizao de funcionamento de empresas para extrair, produzir, transformar, sintetizar, purificar, fracionar, embalar, reembalar, importar, exportar, armazenar ou expedir produtos farmacuticos caber s Unidades Federativas em que se localizem. B) Independem de licena de funcionamento os estabelecimentos abrangidos nessa Lei integrantes da Administrao Pblica ou por ela institudos. C) O licenciamento concedido pela ANVISA a uma empresa vlido em todo o territrio nacional. D) necessria aprovao prvia pela ANVISA dos projetos e das plantas dos edifcios e fiscalizao da respectiva observncia.

19 www.pciconcursos.com.br

Questo 38
De acordo com a legislao que dispe sobre o controle sanitrio do comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos, analise as afirmativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ( ) Estabelecimentos hoteleiros podero dispor de medicamentos andinos, observada a relao elaborada pelo rgo sanitrio federal. ) De acordo com a legislao sanitria, facultado s farmcias e drogarias o cumprimento de plantes pelo sistema de rodzio, consoante normas a serem estabelecidas pelos municpios. ) vedado drogaria o recebimento de receitas contendo prescries magistrais. ) obrigatria a presena de farmacutico responsvel em farmcias, drogarias, postos e dispensrios de medicamentos.

( (

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia letras CORRETA. A) (V) (F) (V) (F) B) (V) (F) (V) (V) C) (F) (V) (F) (V) D) (V) (V) (F) (F)

Questo 39
De acordo com a Lei n. 6.437/77, analise as seguintes aes e assinale a que NO pode ser considerada infrao sanitria passvel de penalidade. A) Construir, instalar ou fazer funcionar hospitais, postos ou casas de sade, clnicas em geral, casas de repouso, servios ou unidades de sade, estabelecimentos ou organizaes afins, que se dediquem promoo, proteo e recuperao da sade, sem licena do rgo sanitrio competente ou contrariando normas legais e regulamentares pertinentes. B) Fazer propaganda de produtos sob vigilncia sanitria, alimentos e outros, contrariando a legislao sanitria. C) Alterar o processo de fabricao de produtos sujeitos a controle sanitrio, modificar os seus componentes bsicos, nome e demais elementos objeto do registro, com a devida autorizao do rgo sanitrio competente. D) Fornecer, vender ou praticar atos de comrcio em relao a medicamentos, drogas e correlatos cuja venda e uso dependam da prescrio mdica, sem observncia dessa exigncia e contrariando as normas legais e regulamentares.

20 www.pciconcursos.com.br

Questo 40
O Captulo IV da Lei n. 3.820/60 define as penalidades disciplinares que podero ser aplicadas pelo Conselho Regional de Farmcia (CRF) a farmacutico que tenha cometido infraes disciplinares e estabelece que a jurisdio disciplinar no derroga a jurisdio comum quando o fato constituir crime punido em Lei. De acordo com essa Lei, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I. COLUNA I 1. Multa 2. Suspenso de trs meses a um ano ( 3. Eliminao 4. Advertncia ou Censura ( ( COLUNA II ) Aplicvel a farmacuticos que, por faltas graves, tenham sido trs vezes condenados definitivamente a pena de suspenso. ) Cabvel na terceira falta e outras subsequentes, a juzo do CRF. ) Imposta por motivo de falta grave, de pronncia criminal ou de priso em virtude de sentena, aplicvel pelo CRF em que estiver inscrito o faltoso. ) Aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofcio do Presidente do CRF.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia nmeros CORRETA. A) (1) (4) (3) (2) B) (1) (3) (4) (2) C) (3) (2) (1) (4) D) (3) (1) (2) (4)

21 www.pciconcursos.com.br

FOLHA DE RESPOSTAS (RASCUNHO)


A A A A 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D 23 A 24 A 25 26 27 A B C D B C D 38 39 40 B C D 37 B B B B C C C C D D D D 18 19 20 21 22 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D 36 A A A A B B B B C C C C D D D D 31 32 33 34 35 A A A A A A A A A B B B B B B B B B C C C C C C C C C D D D D D D D D D A A A A B B B B C C C C D D D D

01 02 03

15 16 17

28 29 30

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA. USE CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.

22 www.pciconcursos.com.br

23

www.pciconcursos.com.br

ATENO: AGUARDE AUTORIZAO PARA VIRAR O CADERNO DE PROVA.

Вам также может понравиться