Вы находитесь на странице: 1из 2

O Estado de Direito e o Estado Paralelo no Rio de Janeiro Vivenciamos diariamente, pessoalmente ou pelos meios de comunicao, a sensao e o clima de abandono

e descaso que toma conta da sociedade brasileira e principalmente a carioca. Esquinas saqueadas, supermercados, estaes de metr, u!ilamento de v"timas inocentes e, sobretudo, a inse#urana m$rbida reinante entre n$s, meros cidados desprote#idos num quase aroeste sem lei. %o Pre&mbulo da 'onstituio de ()** ,assim di!+ Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solu o pac!fica das controvrsias, promulgamos, sob a prote o de Deus, a seguinte C"N#$%$&%'(" DA )E*+,-%CA .EDE)A$%/A D" ,)A#%-01 Ou ainda na 'onstituio ,ederal, -"tulo . / Dos Princ"pios ,undamentais, est0 escrito o arti#o (1 23rt. (1 3 Rep4blica ,ederativa do 5rasil, ormada pela unio indissol4vel dos Estados e 6unic"pios e do Distrito ,ederal, constitui/se em Estado Democr0tico de Direito e tem como undamentos+ I - a soberania; .. / a cidadania7 ... / a di#nidade da pessoa 8umana7 .V / os valores sociais do trabal8o e da livre iniciativa7 V / o pluralismo pol"tico. Par0#ra o 4nico. -odo o poder emana do povo, que o e9erce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta 'onstituio. Portanto a realidade brasileira de viol:ncia e poder ; muito mais comple9a, envolve muito mais assuntos de suma import&ncia para o pa"s do que simplesmente uma 2#uerra entre morro e as alto<. O Estado Paralelo ameaa o Estado de Direito= PROBLEMATIZAO+ >/(. ?0 similitude entre o Estado Direito omisso e o Estado no/O icial= >/@. A o Estado Paralelo resultado e conseqB:ncia direta do no/Estado, do no/Direito=

O governo e a cidade pagam um preo alto por ignorar as favelas por tanto tempo: No final dos anos

1980, os traficantes de drogas decidiram tirar vantagem da ausncia da presena do governo e controlar as favelas, usando-as para montar uma grande rede de distribuio e venda de drogas. m !001, a ta"a de #omic$dios em favelas ficou entre 80 e 110 para cada 100.000 pessoas %igual a &ogot' e (o#annesburgo.

)s traficantes dividem a responsabilidade da violncia com a pol$cia militar: acidentalmente mortos pela pol$cia militar, em invas*es em favelas.

m !001, 900 civis foram

Se o mercado de trabal#o e a falta de moradias de bai"o custo geraram as favelas, a ausncia


#ist+rica do governo agravou o problema.

Ho,e, - tarde demais para livrar a cidade das favelas. .esmo /ue o governo conseguisse e"pulsar os
traficantes, as favelas se tornaram parte permanente do cen'rio, no s+ pelo seu n0mero, mas tamb-m por sua influncia cultural 1samba, baile fun2 e capoeira vm das favelas3 e peso pol$tico 1dif$cil argumentar com 4 mil#*es de pessoas3.

Cuando Deonel 5ri!ola oi #overnador do Rio de Janeiro, proibiu a pol"cia de subir os morros cariocas. DeseEava dar um recado F sociedade+ se a di#nidade do cidado ; respeitada na !ona sul, nos bairros nobres da cidade, dever0 ser respeitada tamb;m no barraco, porque no interior de sua casa, seEa no condom"nio ec8ado, seEa na avela, todo 8omem ; rei. 6as oi mal interpretado, porque neste pa"s a dimenso da di#nidade ainda no oi estendida para os miser0veis. %o 5rasil, de ensor dos direitos 8umanos ; c4mplice do tr0 icoG Cuando 5ri!ola assumiu o #overno, em ()*H, 8avia HII avelas no Rio de Janeiro J n4mero que pulou para K@L ao im do seu primeiro mandato. e#undo pesquisa da pro essora 3lba Maluar, inanciada pelo '%Pq e pela Pre eitura da 'idade do Rio de Janeiro, e publicada no Eornal O Nlobo de @( de a#osto de @LLI, na p0#ina (O, coluna do 3ncelmo Nois, apenas (KP dos moradores das avelas cariocas #ostariam de dei9ar o morro. 3 pesquisa tamb;m revela que )IP das casas das avelas cariocas t:m -V, )>P #eladeira, K)P DVD, KKP celular, >*P m0quina de lavar e (@P t:m computador.

'enso @LLL do .5NE, apontam que entre ())( e @LLL, enquanto a ta9a de crescimento domiciliar oi de @,*P, a de domic"lios em avelas oi de >,*P ao ano. Entre ())( e ())O 8ouve um aumento de (O,OP QKKI milR do n4mero de domic"lios em avelas7 entre ())( e @LLL o aumento oi de @@,KP QI(I milR.

3rti#o+ Estado de no/Direito+ a ne#ao do Estado de Direito QVincio C. Martinez


doutor em Educao pela USP, professor da Faculdade de Direito da Fundao de Ensino Eurpides Soares da Rocha em Marlia (SP)

Revista 5rasileira de 'i:ncias Sociais.

Вам также может понравиться