Вы находитесь на странице: 1из 78

Unidade III

PROJETOS E PRTICAS DE AO PEDAGGICA

Profa. Eliana Chiavone Delchiaro

PPAP componente curricular


Teoria e prtica: indissociveis A realidade um movimento constitudo pela prtica e pela teoria como faces de um dever mais amplo, consistindo a prtica no momento pelo qual se busca fazer algo, produzir alguma coisa e que a teoria procura conceituar, significar e, com isso, administrar o campo e o sentido dessa atuao.
(PIMENTA, 2003)

Apresentao das unidades e orientao: propostas inspiradoras


Unidade I: Alfabetizao e letramento 1 ano. Projeto Tema: Como os contos e as histrias podem contribuir para a alfabetizao. Unidade II: Cincias 2 ano. Projeto Tema: Reciclar preciso. Unidade III: Matemtica 3 ano. Projeto Tema: Fazer e compreender. Unidade IV: Artes 4 ano. Unidade V: Tecnologia 5 ano. Livro-texto OPPEF Histria e Geografia.

Fundamentao
Unidade I: O que so os projetos de trabalho Unidade II: Planejamento Unidade III: Eixos metodolgicos de Matemtica Unidade IV: Eixos metodolgicos de Artes Unidade V: Interdisciplinaridade

Operacionalizao dos projetos


O trabalho deve partir de uma situao concreta que se configure como uma questo relevante e significativa a ser tratada pelo grupo. O importante nesse momento que o tema escolhido realmente traduza uma questo importante e que seja assumido por todos com envolvimento e participao ativa. Essa situao o ponto de partida para explicitar as questes subjacentes que justificam o trabalho. Obs.: o trabalho deve ser feito em grupos com at 10 alunos; evitar o trabalho individual.

Procedimentos tcnicos
Seguir o Manual de Normatizao da UNIP disponvel no site www.unip.br (acessar a biblioteca, servios e guia de normatizao) para compor o trabalho final escrito, que ser entregue ao professor supervisor ou postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Estrutura tcnica do trabalho: 1. Capa de rosto 2. Folha de rosto 3 Sumrio 3. 4. Introduo 5. Desenvolvimento 6. Consideraes finais 7. Referncias bibliogrficas

Detalhes da estrutura do trabalho


Sumrio 1. Introduo 2. Desenvolvimento do projeto de interveno 2.1- Tema 2.2- Justificativa 2.3- Situao-problema 2.4- Objetivos 2.5- Embasamento terico 2 6- Percurso metodolgico 2.62.7- Recursos, cronograma de atividades 2.8- Avaliao 3. Consideraes finais 4. Referncias bibliogrficas

PPAP Proposta de interveno


O que um projeto de interveno? O que um projeto de trabalho? O PPAP se constitui em um projeto de interveno elaborado pelo acadmico, como uma p proposta p pedaggica p g g intencional, , refletida a partir de uma situao-problema observada, vivenciada nos estgios e discutida no grupo de trabalho. Esse proposta nada mais que um projeto de trabalho com o objetivo j de modificar, , ampliar ou ainda aprofundar uma situao que foi observada e necessita de uma interveno pedaggica. Ela se baseia na metodologia de projetos.

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


A dinmica da vida das sociedades contemporneas pressupe um outro modo de educar as novas geraes e que as novas caractersticas da infncia e da juventude no tm sido consideradas nos modos de pensar e de realizar a educao escolar com isso Aponta-se para uma necessidade de estruturar e organizar a vida escolar, com o objetivo de construir significados para as aprendizagens e para as experincias dos alunos.
BARBOSA; HORN (2008, p. 24)

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


Se a cincia e a tecnologia esto num extraordinrio desenvolvimento, num movimento global e interligado preciso superar a fragmentao, a compartimentalizao dos saberes e apontar a passagem do paradigma disciplinar para um interdisciplinar, para a religao dos saberes. Cada vez mais necessrio que as disciplinas entrem em conexo, compartilhem seus conhecimentos conhecimentos, estabeleam confrontos e abram fronteiras em funo da compreenso e da tomada de decises.
BARBOSA; HORN (2008, p. 24)

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


As prticas educativas devem levar em conta os vrios aspectos humanos quando o objetivo auxiliar os alunos a interpretar e compreender o mundo que os circunda e a si mesmos. Nesse sentido, para provocar aprendizagens, preciso fazer conexes e relaes entre sentimentos, ideias, palavras, gestos e aes. Assim, a aprendizagem no ser vista como a transmisso ou a reproduo de conhecimentos.
BARBOSA; HORN (2008, p. 26)

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


A aprendizagem s ser significativa se houver a elaborao de sentido e se essa atividade acontecer em um contexto histrico e cultural, pois na vida social que os sujeitos adquirem marcos de referncia para interpretar as experincias e aprender a negociar os significados de modo congruente com as demandas da cultura. [...] As construes coletivas so fonte privilegiada de aprendizagem aprendizagem
BARBOSA; HORN (2008, p. 26)

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


O crebro humano um sistema aberto e plstico, e est comprovada a ideia de que ele vai estabelecendo relaes entre suas estruturas cerebrais. Isso significa dizer que a inteligncia vai sendo formada medida que o sujeito se v frente a situaes desafiadoras, enfrentando problemas reais ou abstratos que se constituem na dinmica das relaes dos indivduos com o meio.
BARBOSA; HORN (2008, (2008 p. p 27)

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


bom destacar tambm a inteligncia do processo, do movimento e da criao, ou seja, acrescentou-se s pesquisas a capacidade que o homem tem de escolher as situaes problemticas que interessam e de escolher as metas em busca das quais iremos nos lanar, em outras palavras, pela capacidade de projetar Machado (2000, p. 18)
BARBOSA; HORN (2008, p. 27-28)

Em outras palavras...
A sociedade est globalizada, organizada em redes, um sistema aberto, ilimitado e integrador. Para poder participar dessa rede preciso que nossos alunos se apropriem de seus cdigos, de suas linguagens simblicas e a reside a funo social da escola, que precisa preparar novos sujeitos sociais, ativos, participativos, com capacidade de atuar e se organizar diante das questes que vierem a e e ta enfrentar.
BARBOSA; HORN (2008, p. 28)

Interatividade
A profisso docente envolve articular: a) Prtica e ao. b) Ao e emoo. c) Ao e motivao. d) ) Prtica e contedo. e) Teoria e prtica.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Unidade III: Matemtica 3 ano. Projeto Tema: Fazer e compreender.

Para comear a reflexo: A Matemtica uma disciplina necessria em atividades cotidianas, porque p q envolve aspectos p quantitativos q e qualitativos da realidade, como, por exemplo, as aes de lidar com as grandezas, a contagem, as medidas, as tcnicas de clculo etc.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


A Matemtica uma disciplina que carrega fantasmas: medos, inseguranas, histricos desastrosos. A Matemtica uma cincia para a vida, portanto, abstraes e frmulas so instrumentos de compreenso da realidade e no de memorizao sem compreenso. A Matemtica uma linguagem. Qual o desafio? Formao de alunos que sejam capazes de se tornarem pessoas: aptas a mudanas; autnomas, criativas; reflexivas, crticas; e capazes de lidar com as incertezas.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Trabalho do professor: dilogo, incentivo autonomia da criana, considerar a relevncia das experincias prvias e a pesquisa. Resoluo de problemas Histria da Matemtica Recurso dos jogos Recursos tecnolgicos Assim como cada criana tem que reinventar i t o conhecimento h i t para torn-lo t l seu, cada professor precisar construir sua prpria maneira de trabalhar KAMII; de VRIES (1991)

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Fatores importantes da aprendizagem:
Relao Professor Aluno

Interao entre os pares e adultos

Material didtico

O aluno constri os conceitos atravs da p com objetos j e da interao experincia social. Portanto, essencial observar, manipular, construir hipteses, socializar descobertas em um ambiente favorvel, aritmetizador.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Deve-se estimular, promover e desenvolver nas crianas a capacidade progressiva de abstrao. No entanto, os primeiros passos precisam ser vivenciados, compreendidos, reinventados pelos alunos para que estes sintam-se seguros, capazes e competentes para operar matematicamente. S assim podero formar bases slidas para realizar abstraes, generalizaes e estabelecer relaes entre o que existe.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


A Matemtica j abandonou as sequncias de regras, o adestramento intensivo dos algoritmos, a nfase na memorizao. Ela se tornou uma disciplina mais integrada realidade do aluno na qual este solicitado a criar e aluno, participar da construo do conhecimento.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Em grande parte, todas as mudanas esto pautadas na psicologia cognitiva, desenvolvida especialmente por Jean Piaget. Foi a psicologia cognitiva que esclareceu diversos elementos do processo de aprendizagem, aprendizagem mostrando que frmulas, regras, exerccios repetitivos e treinos raramente produzem compreenso, pois para essa compreenso acontecer so necessrios mtodos todos que favoream a o ea a ao e a reflexo.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


A resoluo de problemas visa construo de conceitos matemticos pelo aluno partindo de situaes que estimulam sua curiosidade. Uso de jogos matemticos e computadores para motivar e favorecer o aprendizado. Uso dos conceitos informais construdos pelo educando em sua vida fora da escola, isto , vai aproximando a Matemtica do dia a dia. A Matemtica deve ser vista como um instrumento que auxilia a compreender, descrever, modificar a realidade e tambm para o exerccio da cidadania.

E o trabalho do professor, como deve ser?


Uma caracterstica o dilogo. a troca de ideias entre alunos e entre estes e o professor. Promover o dilogo implica questionar, saber ouvir o outro e propiciar o debate. Os assuntos podero variar: nem sempre predominaro os temas matemticos, porque o dia a dia da sociedade como um todo e a vivncia de cada educando em particular tero o seu lugar. Uma segunda caracterstica da ao do professor o incentivo autonomia do educando, o qual deve ser estimulado a governar seu prprio raciocnio, a criar procedimentos e solues prprias, a investigar e trazer contribuies individuais para a sala de aula.

E o trabalho do professor, como deve ser?


Uma terceira caracterstica da ao do professor est em considerar a relevncia das experincias prvias, a cultura que cada educando traz de dentro de si. Devemos assinalar que esta mais uma consequncia do dilogo. dilogo Outra importante caracterstica a pesquisa. O professor deve continuamente tentar perceber o nvel de compreenso do aluno; buscar recursos pedaggicos que auxiliem o aprendizado; aumentar seus conhecimentos para melhor orientar seu ensino; estar atento realidade como um todo, utilizando-a como base de aprendizado significativo.

Situao-problema de uma turma de 3 ano


Na EMEF Regiane Mantovani, em So Caetano do Sul, na regio metropolitana de So Paulo, os alunos do 3 ano do Ensino Fundamental desta instituio tm muita dificuldade para compreender a Matemtica Matemtica. Sendo o professor polivalente, ele se responsabiliza por todo o contedo proposto para a grupo de alunos no ano letivo. A escola possui horrios de estudo coletivo ou seja, coletivo, seja o famoso HTPC. HTPC No entanto, percebe-se que esse horrio tem sido usado para tarefas administrativas, e no pedaggicas.

Situao-problema de uma turma de 3 ano


Para ensinar a conta armada, a professora no trouxe o quadro de valor posicional, que talvez pudesse contribuir para um melhor entendimento. Ela apresentou simultaneamente as duas operaes: adio e a subtrao subtrao. No foi colocada nenhuma situaoproblema como um desafio para ser resolvido pelos alunos. O novo contedo causou impacto, dvida e medo nos alunos, pois muitos iriam tirar uma nota ruim na prova.

Situao-problema de uma turma de 3 ano


As aulas observadas so no geral expositivas, e as de Matemtica no fogem a essa regra. O contedo do 3 ano era a conta armada, ou seja o vai um ou o empresta um. A professora fazia a conta na lousa, ensinava a regra, e os alunos eram forados a fazer inmeros exerccios de memorizao e treino. Alguns alunos at conseguiam realizar as contas obtendo resultados satisfatrios. contas, satisfatrios No entanto, percebe-se que no houve compreenso e conscincia da tcnica adotada.

Situao-problema de uma turma de 3 ano


As aulas de Matemtica eram desvinculadas da realidade dos alunos, ou seja, eles faziam contas mas no relacionavam estas a seu cotidiano; eles no eram convidados a pensar no quanto essas situaes estariam presentes na sua vida cotidiana. Tambm pode-se observar que a professora da classe dividia a rotina diria em horrios para cada disciplina, de forma que o conhecimento de uma rea no dialogava com outra.

Situao-problema de uma turma de 3 ano


Por exemplo: em uma aula de Geografia, observou-se a professora abordando a temtica do consumo. Ela utilizou um folder do supermercado local para tratar sobre os produtos que eram produzidos na indstria e os que vinham do campo campo. Esse assunto poderia muito bem ser trabalhado com a Matemtica, mas ela no fez essa ligao.

Situao-problema de uma turma de 3 ano


Nas aulas de Matemtica observadas, sempre eram usados o caderno e o livro didtico. Os alunos realizavam as atividades individualmente. No foram observadas atividades com material de sucata ou material convencional convencional, e nem mesmo um jogo. A participao dos alunos se restringia a uma pergunta feita por alguns que se aventuravam a manifestar suas dificuldades A fala presente na sala dos dificuldades. alunos era: A Matemtica muito difcil, isso para gente muito inteligente!.

Situao-problema de uma turma de 3 ano


Aps exercitar e treinar bastante as contas, a professora da classe apresentou um dia, aos alunos, uma proposta de trabalho em duplas, na qual eles deveriam resolver problemas que envolviam as famosas contas Eram dois problemas contas. problemas, e o que se pde observar era a preocupao dos alunos para saber se a conta era de mais ou de menos: de mais ou de menos?

Situao-problema de uma turma de 3 ano


As duplas realizaram essa atividade com dificuldade, mas pde-se notar que foi um momento de troca de saberes, de interao entre as crianas. No final da atividade, a professora recolheu os problemas feitos para a correo. No dia seguinte, ela devolveu s duplas a correo, com caneta vermelha, indicando os acertos e erros, mas no socializou a correo. Nesse dia, j iniciou um outro contedo sobre formas geomtricas, sem que para isso trouxesse algum material.

Situao-problema de uma turma de 3 ano


Outro ponto de dificuldade importante da escola era a ausncia de reunies, que prejudicava a construo e a elaborao de princpios importantes para uma instituio, tais como a funo da escola, o que e como se aprende aprende, o papel do professor e da famlia. Pde-se perceber pela leitura do PPP, que estava numa pasta, juntamente com o PPP de outros anos letivos, que se tratava de uma mera cpia dos anos anteriores.

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


Na sala dos professores, ouviu-se uma professora colocar para a coordenadora pedaggica que hoje, com o uso avanado da tecnologia, no preciso mais ensinar aos alunos operaes mecnicas simples, simples pois eles a fazem com o uso do computador ou do celular. A coordenadora respondeu professora que a tecnologia est realmente a servio do homem, mas preciso que os professores saibam us us-la la em benefcio dos alunos. Ela sugeriu professora que fizesse uma pesquisa sobre essa tema. Nesse dia, pde-se observar um movimento mais pedaggico no HTPC.

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


As caractersticas observadas devem ser cuidadosamente registradas, pois elas constituem a situao-problema, e a partir dela ser criado um projeto de interveno com tema, objetivos, fundamentao, proposta de trabalho. trabalho Para que voc possa realizar um projeto de interveno como acadmico ou como um futuro professor , preciso: observar, registrar, refletir, planejar e p q pesquisar. Com a inteno de subsidiar seu projeto, preciso buscar um referencial que sustente essa organizao, permitindo que os alunos se relacionem com o objeto de ensino. Essa a funo social da escola.

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


Alguns pontos a se pensar da situaoproblema: 1. O ensino de Matemtica da turma observada tradicional, no respeita os conhecimentos prvios dos alunos e no incentiva a recorrer a saberes provisrios para formar a autonomia no processo de resoluo problemas, e a refletir sobre as propriedades do sistema numrico e de operaes. 2. Aprender p a calcular uma tarefa complexa, p , e obter a resposta certa no pode ser o nico objetivo. As atividades devem enfocar a anlise e a compreenso dos resultados. Portanto, apresentar o algoritmo de cara pode no ser um boa ideia.

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


3. Seria interessante que a professora da classe tivesse trabalhado bastante antes de introduzir a conta armada, o valor posicional dos nmeros. 4. A utilizao de material didtico seria uma outra possibilidade de explorar os conceitos, conceitos como tambm trabalhar com clculo mental. 5. A aula expositiva tem sua funo, mas ela no pode preceder a vivncia, a explorao, o desafio de enfrentar a resoluo de problemas pelo p p aluno. 6. A funo do professor, que polivalente no Ensino Fundamental, exige que este se aproprie de conhecimentos com os quais, muitas vezes, ele prprio tem dificuldade formao.

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


7. O professor pode utilizar o erro como um momento de aprendizagem. 8. Fazer do HTPC um momento de reflexo pedaggica para o encaminhamento do planejamento. 9. Realizao de reunies envolvendo todo o coletivo da escola para redimensionar o PPP. 10. Realizao de vivncias com os professores para p p que q estes possam p saber enfrentar os desafios da sala de aula.

Interatividade
Sobre o registro, escolha a alternativa incorreta: a) um texto para o professor ler e rever sua prtica. b) ) uma atividade dispensvel p nos cursos de formao. c) a ao de registrar que possibilita rever nossa ao e melhor apreend-la. d) Deve instrumentalizar o educador para que saiba registrar suas observaes de modo construtivo. e) O ato de escrever nos obriga a formular perguntas e hipteses.

Vamos recordar a estrutura do projeto de interveno?


Tema (de acordo com o contedo). Justificativa (por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?). Situao-problema (dificuldades, situaes observadas e discutidas no grupo com vistas a serem solucionadas por meio da interveno pedaggica). Pblico-alvo (srie/ano e segmentos da instituio escolar). Objetivos (o que o projeto pretende discutir, verificar, solucionar, alcanar).

Vamos recordar a estrutura do projeto de interveno?


Embasamento terico (sustentao com referencial terico). Percurso metodolgico (caminhos a serem trilhados para alcanar os objetivos pretendidos). Recursos. Cronograma de atividades. Avaliao. Referncias bibliogrficas.

Tema e justificativa
Assim, aps a definio da situaoproblema, podemos escolher um nome para esse projeto de interveno. Como sugesto, a situao do 3 ano: Tema: Fazer e compreender. Justificativa: a justificativa o esclarecimento dos motivos que conduziram o grupo na escolha do tema. Ateno: essa fundamentao que vai garantir toda a sustentao g das propostas de atividades para o projeto que voc vai criar. Por esse motivo, ela muito importante nessa fase do projeto.

Exemplo de justificativa
O projeto Fazer e compreender pretende apresentar uma proposta de interveno que aponte situaes favorecedoras para essas duas aes: fazer e compreender. Isso porque elas so essenciais quando o assunto trabalhar com clculos. Para chegar a um resultado, preciso que o aluno compreenda o que est por trs dos procedimentos realizados. Assim, a proposta que a criana vivencie, explore materiais materiais, use recursos e estratgias para saber o porqu de cada etapa de procedimento. Essa observao no foi realizada na EMEF Regiane Mantovani.

Exemplo de justificativa
O projeto Fazer e compreender pretende tambm garantir o aprendizado turma do 3 ano, de modo que os contedos se relacionem com o cotidiano dos alunos. Assim, a proposta consiste em abordar a resoluo de problemas e tambm a utilizao de jogos. sempre interessante o aluno compreender que um mesmo assunto pode ser estudado sob vrios aspectos.

Pblico-alvo e objetivos
Pblico: no caso do 3 ano do Ensino Fundamental, alunos, professores e coordenao pedaggica. Objetivos constam de duas partes: a) ) Oq que se pretende p com o que q se vai fazer, por exemplo: Trabalhar a Matemtica como uma linguagem que tem como objetivo auxiliar as crianas no entendimento dos aspectos p quantitativos q da realidade. Utilizar as tcnicas convencionais e no convencionais para realizar a adio e a subtrao.

Pblico-alvo e objetivos
b) Para que faz-lo, por exemplo: Estimular os alunos a identificar seus conhecimentos como meios para compreender e transformar o mundo sua volta e perceber o carter de jogo intelectual, presente na Matemtica como aspecto que estimula o interesse , a curiosidade, o esprito de investigao e a capacidade de resolver problemas.

Embasamento terico
Quem so os autores que podem contribuir para um embasamento terico do projeto de interveno no que se refere: 1. a questes de natureza metodolgica e didtica para o ensino da Matemtica: a) ) hipteses hi t das d crianas i e seus conhecimentos prvios; b) estmulos compreenso dos significados das operaes: somar e subtrair operaes irms. 2 ao uso de material didtico; 2. 3. uma aula expositiva tem a sua funo; 4. formao do professor polivalente; 5. ao Ensino Fundamental (PCNs); 6. a projetos de trabalho.

Sugesto de autores
BRASIL. (a) Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: matemtica. Braslia: MEC/SEF, 1997. BROCARDO, J. (org.). O sentido do nmero: reflexes q que entrecruzam teoria e prtica p . Lisboa: Editora Escolar, 2007. COLL, C.; TEBEROSKY, A. Aprendendo matemtica: contedos essenciais para o Ensino Fundamental de 1 a 4 srie. So Paulo: tica, 2000. HERNNDEZ, HERNNDEZ F F. Cultura visual, visual mudana educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. IFRAH, G. Os nmeros: a histria de uma grande inveno. So Paulo: Editora Globo, 1985.

Sugesto de autores
KAMII, C. A criana e o nmero. So Paulo: Papirus, 1986. MAGINA, S. et al. Repensando adio e subtrao: contribuies da teoria dos campos conceituais. So Paulo: PROEM, 2001. MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de cincias e a pesquisa nesta rea. Revista Investigaes em Ensino de Cincias, Porto Alegre, v. 7, 2002, pp. 7-29.

Sugesto de autores
OLIVEIRA, E. C. O currculo de matemtica da rede municipal de So Paulo. So Paulo: Arte & Cincia, 2002. SO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educao. Diretoria de Orientao Tcnica. Orientaes curriculares e proposio de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo I. So Paulo: SME/DOT, 2007.

Exemplo de embasamento terico


Finalidades da Matemtica: a) Contribuir para o exerccio crtico da cidadania, ou seja, exigem-se no s habilidades matemticas bsicas, cuja necessidade est no mesmo nvel do ler/escrever e das regras de sade/higiene, como tambm a matemtica dos grficos, tabelas, percentuais, ndices, reas, volumes e outras medidas, ou seja, todo o aparato que faz da Matemtica um instrumento de comunicao e expresso complementar lngua.

Exemplo de embasamento terico


b) Desenvolver conhecimentos e habilidades matemticas de maneira a favorecer o progresso intelectual do educando. Se a primeira finalidade ligase explorao dos domnios utilitrios e cientficos da matemtica matemtica, esta pressupe a explorao do domnio ldico, dos elementos de jogo, arte e descoberta contidos na disciplina.
Fonte: SO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educao. Diretoria de Orientao Tcnica. Orientaes curriculares e proposio de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo I. So Paulo: SME/DOT, 2007.

Exemplo de embasamento terico


Vergnaud (2002) divide o campo aditivo em cinco classes. As caractersticas de cada uma delas podem ser percebidas pela forma como elaborado o enunciado. So elas: Transformao: alterao do estado inicial por meio de uma situao positiva ou negativa que interfere no resultado final.

Exemplo de embasamento terico


Combinao de medidas: juno de conjuntos de quantidades preestabelecidas. Comparao: confronto de duas quantidades para achar a diferena. Composio de transformaes: alteraes sucessivas do estado inicial. Estados relativos: transformao de um estado relativo em outro estado relativo.

Interatividade
Toda ao educativa possui uma fundamentao terica, e por isso que: a) A prtica deve ser exata ao aplicar a teoria. b) ) Ap prtica de ensino sob a forma de estgio supervisionado irrelevante. c) No possvel aplicar a teoria estudada na prtica. d) A teoria, na prtica, outra, como diz o ditado. ditado e) O estgio ajuda o aluno a significar a prtica e relacion-la com a teoria estudada.

Projeto: fazer e compreender

Projeto de trabalho: nasce de uma situao gerada no grupo.

Tema: indica a direo, o horizonte.

Justificativa: histrico, por que surgiu, como. Revela a leitura do educador/grupo.

Objetivos: para qu? Esboo geral do caminho que se pretende percorrer.

Percurso: atividades significativas. O que e como fazer?

Percurso metodolgico
Neste momento, voc ir estruturar os caminhos a serem trilhados para alcanar os objetivos pretendidos (atividades, estratgias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos g da escola, , construo coletiva). ) No que se refere s atividades com os alunos, lembrando Hernndez (1998), interessante problematizar com as crianas o projeto para que elas tambm sejam as autoras. Apresentaremos uma sequncia de atividades que tem como objetivo vivenciar, experimentar situaes de aprendizagem em que os alunos so sujeitos ativos e participativos em relao ao objeto de conhecimento.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


Tema: Fazer e compreender. 1. Ao lidar com o conceito de campo aditivo, voc perceber que as diferenas de abordagem em relao maneira tradicional no se restringem ao enunciado: os caminhos que o aluno usa para resolver o desafio do enunciado so importantes e devem ser valorizados na discusso em grupo. Levantar situaesproblemas para perceber como os alunos resolvem essas questes questes.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


2. Criar uma gincana na classe, dividindo-a em trs ou quatro turmas, e propor a soluo de problemas para que os alunos percebam: a) O enunciado: a incgnita pode estar em qualquer parte do enunciado. enunciado b) No se estimula o uso das palavras ganhar ou perder. As crianas precisam analisar os dados do problema para decidir a melhor estratgia a ser utilizada. c) Como o aluno pensa: de mais ou de menos? Com vrias possibilidades de chegar ao valor final, o aluno tem mais autonomia e o pensamento fica menos engessado.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


d) A resoluo est atrelada anlise das informaes e criao de procedimentos prprios. e) A interao com o aluno: o professor prope discusses em grupo e o aluno tem recursos para justificar seus procedimentos. f) O registro no a conta armada; o percurso do raciocnio que valorizado, seja ele feito com contas parciais, armadas ou no, desenho de pauzinhos ou outra estratgia.
Fonte: Revista Nova Escola, Consultoria Lcia Mesquita e Virgnia Villaa, professoras do Colgio Santa Cruz, em So Paulo, SP, em maio de 2007. Matemtica: fundamentos, edio especial.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


3. Explorao de material concreto realizando trocas e utilizando o quadro de valor posicional.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


4. Antes de trabalhar o vai um e o empresta um, mais adequado trabalhar com clculo mental. Assim, os alunos tm a chance de desenvolver procedimentos que vo ajudar na resoluo da conta armada Isso pode parecer bvio para o armada. adulto, mas para o aluno no . Por exemplo: brincar de atividades de compra ou montar um brech na classe. Nessa etapa de escolaridade, o repertrio pode versar sobre: adies e subtraes com nmeros simples, como + 5 ou -5; com +10, -10; adies com nmeros redondos; clculos que compem decomposies aditivas apoiadas na organizao do sistema decimal.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


5. Registrar em cartazes, que servem de apoio para a criana perceber e enxergar as regularidades presentes na Matemtica. A proposta selecionar alguns clculos para os alunos realizarem e pedir que eles classifiquem os fceis e os difceis, e os expliquem, ainda, se puderem registrar o resultado. Com essa atividade, ser possvel obter a participao, perceber o raciocnio de cada um. u Com Co o confronto co o to de ideias, de as, os alunos tomaram conscincia dos procedimentos e clculos que usaram e tambm dos caminhos mais econmicos e confiveis para calcular.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


6. A etapa seguinte ajudar os alunos a enxergar as regularidades da Matemtica, propondo que resolvam exerccios com os conflitos j discutidos. Com esse trabalho, os alunos podero perceber a decomposio dos nmeros, nmeros o que vai facilitar o entendimento da conta armada. 7. Terminada essa etapa, a professora pode propor uma aula expositiva e explicar que o algoritmo no a nica maneira de calcular Uma srie de estratgias como calcular. decompor os nmeros e fazer clculos parciais so interessantes.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


8. Estimular os alunos a realizar os clculos dos problemas utilizando outras linguagens, como o desenho. Isso pode ser feito em duplas ou trios. Outra forma interessante solicitar que eles criem, entre os diferentes grupos grupos, situaes ou problemas matemticos. 9. O produto final desse projeto deixar a turma do 3 ano responsvel pelo caixa de um brech realizado na classe, onde eles tero de resolver contas diversas diversas, algumas simples e outras complexas.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


10. Pode-se perceber nesta proposta do brech o entrelaamento de outras disciplinas, como a linguagem, o meio ambiente, o trabalho em equipe, e todas essas propostas esto vinculadas vida prtica Sendo o professor do Ensino prtica. Fundamental um professor polivalente, h que se pensar em ampliar sua formao em continuidade na escola.

Envolvimento dos outros segmentos


O projeto de interveno tem como maior envolvimento a participao da coordenao pedaggica e dos outros professores na formao em exerccio, uma vez que a disciplina de Matemtica a grande vil das dificuldades, dificuldades tanto para os alunos no que se refere aprendizagem, como para os professores, no ensino.

Recursos
Recursos materiais: Coleta e organizao de material diversificado para trabalhar a concepo de nmeros e as trocas. Aquisio de material dourado. Elaborao de um cartaz de valor posicional. Coleta de materiais usados para elaborao do brech. Organizao de tabelas de preos e divulgao. Elaborao de convites para o brech. Recursos humanos: disponibilidade dos professores e funcionrios no envolvimento com o projeto.

Tempo do projeto e cronograma


O tempo de um projeto pode variar de acordo com o interesse e a participao dos alunos. Ele pode durar semanas, dois meses, um semestre. Se for um projeto de carter longo, pode-se estabelecer um cronograma para cada fase. Etapas: 1. Problematizaes: ms de maro. 2. Desenvolvimento: meses de abril e maio; ; elaborao das contas em grupo e resoluo de problemas. 3. Apresentao do brech: final do ms de junho.

Avaliao
A avaliao de um projeto se faz durante o processo de desenvolvimento. O final da apresentao pode ser um marco para um registro mais detalhado do professor. Os alunos podem avaliar as aprendizagens adquiridas em atividades definidas definidas, como como, por exemplo, pela resoluo de uma situao-problema em grupo.

Avaliao
Resultados previstos: Os alunos so capazes de analisar, interpretar, formular e resolver as situaes-problema, compreendendo diferentes significados envolvendo os nmeros naturais. Quais estratgias foram utilizadas (pessoais ou convencionais e clculo mental) para a resoluo de situaesproblema.

Consideraes finais
No final do projeto de interveno, o grupo deve fazer um pequeno texto, concluindo o trabalho e apontando as aprendizagens adquiridas com a sua elaborao. Nesta etapa, o grupo pode indicar que as mudanas propostas no projeto de interveno so muito diferentes das aes da professora observada, tendo em vista que a fundamentao adquirida e pesquisada pelos alunos est embasada em outra concepo educacional. Realizar uma reflexo se a realizao do projeto de interveno foi uma atividade que contribuiu, ou no, para o desenvolvimento de habilidades instrumentais necessrias implementao da ao pedaggica.

Consideraes finais
Os PCNs (1998) destacam que os projetos so uma das formas de organizar o trabalho didtico, que pode integrar diferentes modos de organizao curricular. Um projeto uma pesquisa ou uma investigao, mas desenvolvida em p profundidade sobre um tema ou um tpico que se considera interessante conhecer, podendo ser realizada por um, poucos ou muitos alunos. Por meio do projeto, busca-se encontrar respostas para perguntas que esto relacionadas a um tema previamente escolhido pelos alunos, alunos professores ou outros que fazem parte do ambiente escolar.
SO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educao. Diretoria de Orientao Tcnica. Orientaes curriculares e proposio de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo I. So Paulo: SME/DOT, 2007, p. 151.

Referncias bibliogrficas
Citar conforme o Manual da UNIP os autores pesquisados: MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de cincias e a pesquisa nesta rea. Revista Investigaes em Ensino de Cincias Cincias, Porto Alegre, v. 7, 2002, pp. 7-29. OLIVEIRA, E. C. O currculo de matemtica da rede municipal de So Paulo. So Paulo: Arte & Cincia, 2002. SO PAULO ( (SP). ) Secretaria Municipal p de Educao. Diretoria de Orientao Tcnica. Orientaes curriculares e proposio de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo I. So Paulo: SME/DOT, 2007.

Interatividade
Na histria do ensino da Matemtica, durante muito tempo, a natureza interdisciplinar e significativa dos contedos no foi considerada, ou seja, apostava-se num ensino pautado: a) Em conceitos complexos e articulados entre si si. b) Na construo das relaes matemticas que a criana estabelece com o cotidiano. c) Em atividades estanques, listagens de contedos e atividades com um fim em si mesmo. d) Nas discusses acadmicas acerca de questes que pudessem contribuir com contedos significativos. e) Em contedos que contribussem na relao entre o conhecimento terico e o prtico.

AT A PRXIMA!

Вам также может понравиться