Вы находитесь на странице: 1из 10

DISCO RGIDO H.D.

Unidade de alocao - Setor


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Figura 1 - Estruturas de disco: (A) Trilha (B) Setor geomtrico (C) Setor de trilha (D) Unidade de alocao Em certos tipos de sistemas de arquivos como o FAT do MS-DOS ou o NTFS do Windows NT, uma unidade de alocao (tambm chamada cluster, em ingls) a unidade bsica de alocao do espao em disco para arquivos e diretrios. A fim de reduzir o overhead de gerenciar estruturas de dados em disco, o sistema de arquivos no aloca setores individuais, mas grupos contnuos de setores, denominadas unidades de alocao (ou clusters). Num disco que use setores de 512 bytes, uma unidade de alocao de 512 bytes contm um setor, enquanto uma unidade de alocao de 4 KiB contm oito setores. Uma unidade de alocao a menor poro lgica de espao em disco que pode ser alocada para armazenar um arquivo. Armazenar arquivos pequenos num sistema de arquivos com unidades de alocao grandes ir portanto desperdiar espao em disco; tal espao desperdiado denominado "fragmentao interna", devido ao fato de termos um espao que jamais ser utilizado por outro arquivo distinto. No devemos confundir isso com fragmentao externa, pois mesmo com este espao desperdiado, ainda temos blocos contnuos gravados em disco. Para tamanhos de unidades de alocao que so pequenos se comparados ao tamanho mdio de arquivo, o espao desperdiado por arquivo ser estatisticamente de cerca de metade do tamanho da unidade de alocao; para unidades de alocao maiores, o espao desperdiado ir se tornar maior. Todavia, a velocidade de leitura e escrita de um disco aumenta a medida que o tamanho da unidade de alocao aumenta. Tamanhos tpicos de unidades de alocao vo de 1 setor (512 B) at 128 setores (64 KiB).

Setor de boot
Quando o computador ligado, o POST (Power-on Self Test), um pequeno programa gravado em um chip de memria ROM na placa-me, que tem a funo de dar a partida, tentar inicializar o sistema operacional. Independentemente de qual sistema de arquivos se esteja usando, o primeiro setor do disco rgido ser reservado para armazenar informaes sobre a localizao do sistema operacional, que permitem ao BIOS "ach-lo" e iniciar seu carregamento. No setor de boot registrado onde o sistema operacional est instalado, com qual sistema de arquivos o disco foi formatado e quais arquivos devem ser lidos para inicializar o computador. Um setor a menor diviso fsica do disco, e possui na grande maioria das vezes 512 Bytes (nos CD-ROMs e derivados de 2048 Bytes). Um cluster, tambm chamado de agrupamento, a menor parte reconhecida pelo sistema operacional, e pode ser formado por vrios setores. Um arquivo com um nmero de bytes maior que o tamanho do cluster, ao ser gravado no disco, distribudo em vrios clusters. Porm, um cluster no pode pertencer a mais de um arquivo. Um nico setor de 512 Bytes pode parecer pouco, mas suficiente para armazenar o registro de boot devido ao seu pequeno tamanho. O setor de boot tambm conhecido como "trilha MBR", "trilha 0' etc. Como dito, no disco rgido existe um setor chamado Trilha 0, e nele est gravado o (MBR) (Master Boot Record), que significa "Registro de Inicializao Mestre", um estilo de formatao, onde so encontradas informaes sobre como est dividido o disco (no sentido lgico) e sobre a ID de cada tabela de partio do disco, que dar o boot. O MBR e a ID da tabela de partio ocupam apenas um setor de uma trilha, o restante dos setores desta trilha no so ocupados, permanecendo vazios, servindo como rea de proteo do MBR. nesta mesma rea que alguns vrus (Vrus de Boot) se alojam. Com a constante demanda por espao, mais as melhorias da tecnologia de fabricao, tem havido uma mudana para setores de tamanho maior, tipicamente para 4096 Bytes. Tal mudana para que seja melhor utilizado o espao do disco para mais infomaes teis. Cada setor precisa(para que os dados sejam confiveis) de um conjunto de bits adicionais para verificao contra erros(para que a prpria controladora consiga detectar erros de leitura fsica), com o aumento de capacidade dos discos, diminui-se o nmero de tomos para representar um determinado bit, que o torna mais frgil, aumentando o risco de perca de dados. Para no haver problemas por causa dessa fragilidade, aumenta-se o nmero de bits para a verificao da integridade da informao no setor, o que acaba diminuindo o espao utilizvel para os dados do usurio. Com o aumento para 4096 Bytes, cai, consideravelmente, o nmero de bits usado para verificao de integridade em todo o disco, pois haver menos setores no disco, e como o mesmo nmero de bits, por setor, consegue ser utilizado para uma verificao de uma poro maior de dados, decai o 'desperdcio' por causa da verificao da integridade

Capacidade do disco rgido


A capacidade de um disco rgido atualmente disponvel no mercado para uso domstico/comercial varia de 10 a 3000 GB, assim como aqueles disponveis para empresas, de mais de 3 TB. O HD evoluiu muito. O mais antigos possuam 5 MB (aproximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB, em seguida para 500 MB (20 anos atrs), e 10 anos mais tarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lanou-se um HD de 10 GB e posteriormente um de 15 GB. Posteriormente, foi lanado no mercado um de 20 GB, at os atuais HDs dos mais variados tamanhos. No entanto, as indstrias consideram 1 GB = bytes, pois no Sistema Internacional de Unidades(SI), que trabalha com potncias de dez, o prefixo giga quer dizer ou (bilhes), enquanto os sistemas operacionais consideram 1 GB = bytes, j que os computadores trabalham com potncias de dois e 1024 a potncia de dois mais prxima de mil. Isto causa uma certa disparidade entre o tamanho informado na compra do HD e o tamanho considerado pelo Sistema Operacional, conforme mostrado na tabela abaixo. Informado na Compra Considerado pelo Sistema 1 GB 2 GB 30 GB 500 GB 750 GB 1 TB 2 TB 3 TB 0,93 GB 1,86 GB 27,94 GB 465,66 GB 698,49 GB 931,32 GB 1.862,64 GB 2.793,96 GB

Parte interna do Disco Rgido


Escrito por Emerson Alecrim http://www.infowester.com/hd.php Agora chegamos efetivamente parte interna dos HDs (isto , ao interior da "caixinha"). A foto abaixo mostra um HD aberto. Note que h indicativos que descrevem os componentes mais importantes. Estes so detalhados logo abaixo da imagem:

Interior de um HD

Pratos e eixo: este o componente que mais chama a ateno. Os pratos so os discos onde os dados so armazenados. Eles so feitos, geralmente, de alumnio (ou de um tipo de cristal) recoberto por um material magntico e por uma camada de material protetor. Quanto mais trabalhado for o material magntico (ou seja, quanto mais denso), maior a capacidade de armazenamento do disco. Note que os HDs com grande capacidade contam com mais de um prato, um sobre o outro. Eles ficam posicionados sob um eixo responsvel por faz-los girar. Para o mercado de PCs, comum encontrar HDs que giram a 7.200 RPM (rotaes por minuto), mas tambm h modelos que alcanam a taxa de 10.000 rotaes. At pouco tempo atrs, o padro do mercado era composto por discos rgidos com 5.400 PRM. Claro que, quanto mais rotaes, melhor; Cabea e brao: os HDs contam com um dispositivo chamado cabea (ou cabeote) de leitura e gravao. Trata-se de um item de tamanho bastante reduzido que contm uma bobina que utiliza impulsos magnticos para manipular as molculas da superfcie do disco e assim gravar dados. H uma cabea para cada lado dos discos. Este item localizado na ponta de um dispositivo denominado brao, que tem a funo de posicionar os cabeotes acima da superfcie dos pratos. Olhando por cima, tem-se a impresso de que a cabea de leitura e gravao toca nos discos, mas isso no ocorre. Na verdade, a distncia entre ambos extremamente pequena.

Gravao e leitura de dados


A superfcie de gravao dos pratos composta por materiais sensveis ao magnetismo (geralmente, xido de ferro). O cabeote de leitura e gravao manipula as molculas deste material por meio de seus polos. Para isso, a polaridade das cabeas muda em uma frequncia muito alta: quando est positiva, atrai o polo negativo das molculas e vice-versa. De acordo com esta polaridade que so gravados os bits (0 e 1). No processo de leitura de dados, o cabeote simplesmente "l" o campo magntico gerado pelas molculas e gera uma corrente eltrica correspondente, cuja variao analisada pelo controlador do HD para determinar os bits. Para a "ordenao" dos dados no HD, utilizado um esquema conhecido como geometria dos discos. Nele, o disco "dividido" em cilindros, trilhas e setores
Para a "ordenao" dos dados no HD, utilizado um esquema conhecido como geometria dos discos. Nele, o disco "dividido" em cilindros, trilhas e setores:

Ilustrao de geometria de disco

As trilhas so crculos que comeam no centro do disco e vo at a sua borda, como se estivessem um dentro do outro. Estas trilhas so numeradas da borda para o centro, isto , a trilha que fica mais prxima da extremidade do disco denominada trilha 0, a trilha que vem em seguida chamada trilha 1 e assim por diante, at chegar trilha mais prxima do centro. Cada trilha dividida em trechos regulares chamados de setores. Cada setor possui uma capacidade determinada de armazenamento (geralmente, 512 bytes). E onde entra os cilindros? Eis uma questo interessante: voc j sabe que um HD pode conter vrios pratos, sendo que h uma cabea de leitura e gravao para cada lado dos discos. Imagine que necessrio ler a trilha 42 do lado superior do disco 1. O brao movimentar a cabea at esta trilha, mas far com que as demais se posicionem de forma igual. Isso ocorre porque normalmente o brao se movimenta de uma s vez, isto , ele no capaz de mover uma cabea para uma trilha e uma segunda cabea para outra trilha.

Isso significa que, quando a cabea direcionada trilha 42 do lado superior do disco 1, todas as demais cabeas ficam posicionadas sobre a mesma trilha, s que em seus respectivos discos. Quando isso ocorre, damos o nome de cilindro. Em outras palavras, cilindro a posio das cabeas sobre as mesmas trilhas de seus respectivos discos.

Interfaces
SATA (Serial ATA - Advanced Technology Attachment) A especificao SATA (Serial ATA) se tornou padro no mercado, j que oferece vrias vantagens em relao ao PATA (Parallel Advanced Technology Attachment), como maiores taxas de transmisso de dados, dispensa de uso de jumpers, cabos de conexo e alimentao mais finos (facilitando a circulao de ar dentro do computador), entre outros. No que se refere transferncia de dados, a interface SATA pode alcanar taxas mximas tericas de acordo com o seu tipo:

SATA I: at 150 MB/s; SATA II: at 300 MB/s; SATA III: at 600 MB/s

SCSI (Small Computer System Interface)

A interface SCSI (Small Computer System Interface) - normalmente pronunciada como "isczi" - uma especificao antiga criada para permitir transferncias de dados mais rpidas, de at 320 MB/s (megabytes por segundo). Como esta uma tecnologia mais complexa e, consequentemente, mais cara, sua utilizao nunca foi comum em ambientes domsticos, a no ser por usurios que podiam investir em computadores pessoais mais poderosos. Sua aplicao sempre foi mais frequente em servidores. possvel encontrar dispositivos que utilizam a interface SCSI at nos dias de hoje, no entanto, esta perdeu espao para a tecnologia SATA.

Cache (buffer)
Ao procurar por especificaes de um disco rgido, voc certamente ver um item de nome cache ou buffer, j mencionado neste texto. Trata-se de outro recurso criado para melhorar desempenho do dispositivo. Os HDs, por si s, no so muito rpidos. No adianta muito contar com processadores velozes se o acesso aos dados no HD prejudica o desempenho. Uma maneira encontrada pelos fabricantes para amenizar este problema foi implementar uma pequena quantidade de memria mais rpida no dispositivo. Este o cache. Para esta memria vo, de forma temporria, sequncias de dados que esto relacionadas informao que est sendo disponibilizada no momento. Com estas sequncias no cache,

diminui-se a quantidade de procedimentos de leitura, j que muitas vezes os dados encontrados j esto l. O buffer tambm pode ser utilizado para processos de gravao: se, por algum motivo, no for possvel gravar um dado imediatamente aps a solicitao, o controlador da unidade pode "jogar" esta informao no cache para grav-la logo em seguida. Atualmente, comum encontrar discos rgidos com at 64 MB de cache. Ao contrrio do que muita gente pensa, o cache no precisa ter grande capacidade para otimizar o desempenho da unidade.

Aspectos de desempenho
Ao escolher um HD, voc certamente se atenta sua capacidade de armazenamento, sua interface e, provavelmente, ao tamanho do cache, afinal, estas so as informaes que acompanham a descrio do produto. Mas h outros parmetros ligados ao desempenho do dispositivo que tambm devem ser observados. Os mais conhecidos so: Seek Time, Latency Time e Access Time. Seek Time (Tempo de Busca) O Seek Time normalmente indica o tempo que a cabea de leitura e gravao leva para se deslocar at uma trilha do disco ou mesmo de uma trilha a outra. Quanto menor este tempo, melhor o desempenho, claro. Este parmetro pode ter algumas diferenciaes, sendo que sua divulgao varia de fabricante para fabricante: - Full Stroke: refere-se ao tempo de deslocamento da primeira trilha ltima trilha do disco; - Track to Track: refere-se ao tempo de deslocamento de uma trilha para a prxima; - Average: refere-se mdia de tempo de deslocamento da cabea at uma parte qualquer do disco; - Head Switch Time: refere-se ao tempo necessrio para o acionamento da cabea de leitura e gravao; Latency Time (Tempo de Latncia) O Latency Time a medida que indica o tempo necessrio para que a cabea de leitura e gravao se posicione no setor do disco que deve ser lido ou mesmo gravado. Este parmetro sofre influncia do tempo de rotao dos discos (atualmente de 5.400, 7.200 e 10.000 RPM) e tambm informado em milissegundos. Access Time (Tempo de Acesso) Normalmente, esta medida corresponde a um clculo que combina os parmetros de Latency Time e Seek Time. Em termos prticos, o Time Access indica o tempo necessrio para se obter uma informao do HD. Novamente, quanto menor este tempo, melhor.

Transfer Rate (Taxa de Transferncia) Esta medida, tal como voc deve ter presumido, se refere taxa de transferncia de dados do HD. Geralmente, h trs variaes: - Taxa de Transferncia Interna: indica a taxa que a cabea de leitura e gravao consegue para gravar dados no disco; - Taxa de Transferncia Externa: indica a taxa mxima que o HD atinge para transferir os dados para fora e vice-versa, normalmente se limitando velocidade da interface; - Taxa de Transferncia Externa Sustentada: a mais importante das trs, a taxa sustentada estabelece uma espcie de mdia entre as taxas interna e externa, indicando qual a taxa mxima durante um determinado intervalo de tempo.

Gravao perpendicular
Voc certamente j observou que, com o passar do tempo, a capacidade de armazenamento dos HDs aumentou consideravelmente, sem que isso tenha resultado em dispositivos fisicamente maiores. H alguns truques para isso, como empilhar discos dentro da unidade. Mas o diferencial est em tecnologias ligadas ao processo de gravao e densidade dos discos. Quando falamos de densidade estamos nos referindo, essencialmente, quantidade de dados que pode ser armazenada em um mesmo espao. A ideia a de fazer com que cada vez mais dados possam ser gravados sem necessidade de aumentar este espao. Para isso, uma das tcnicas mais utilizadas consiste no uso da gravao perpendicular. Antes, necessrio compreender o que gravao longitudinal. Trata-se de uma tcnica antiga, mas que s comeou a perder espao com a popularizao dos atuais discos rgidos SATA. Como voc j sabe, a gravao de dados em um HD possvel graas ao eletromagnetismo. Em poucas palavras, uma corrente eltrica gerada para criar um pequeno campo magntico na cabea de leitura e gravao. Este campo causa influncia nas partculas existentes na superfcie do disco, fazendo-as ficarem organizadas conforme a polaridade (negativa ou positiva). Um conjunto de partculas magnetizadas de uma forma ou de outra que determina se o bit gravado 0 ou 1. Ao passar por uma rea j gravada para realizar a leitura de dados, a cabea utiliza induo eltrica ou resistncia para capturar o campo magntico existente ali, permitindo a obteno dos dados. At um passado no muito distante, o processo de gravao era comumente feito a partir do alinhamento horizontal - isto , lado a lado - das partculas existentes na superfcie do disco. Para fazer com que mais dados pudessem ser gravados no mesmo espao e assim aumentar a capacidade de armazenamento da unidade, os discos passaram ser fabricados com partculas cada vez menores. O problema que h um limite fsico para isso. A indstria chegou em um ponto onde se tornou possvel obter partculas ainda menores, mas to pequenas que a

proximidade entre elas poderia provocar um efeito de desmagnetizao, causando perda de dados. Com a gravao longitudinal chegando ao seu limite, a indstria teve que buscar uma alternativa. a que entra em cena a gravao perpendicular, bastante utilizada nos dias de hoje. Nesta tcnica, as partculas so alinhadas de maneira perpendicular, ou seja, na vertical, como se as partculas ficassem em "p" em vez de "deitadas", grossamente falando. Uma camada extra existente logo abaixo ajuda a tornar o processo ainda mais efetivo. A gravao perpendicular consegue no s aumentar expressivamente a capacidade de armazenamento, como protege o disco do mencionado risco de desmagnetizao. Alm disso, o alinhamento vertical torna a camada mais espessa, gerando campos mais fortes e, assim, facilitando o trabalho da cabea de leitura e gravao.

Gravao longitudinal x Gravao perpendicular

NCQ (Native Command Queuing)


comum encontrar nos discos rgidos atuais um recurso de nome NCQ (Native Command Queuing) que pode otimizar o desempenho do dispositivo. Como? A partir de um esquema de reorganizao capaz de diminuir a carga de trabalho da unidade. Grossamente falando, o NCQ funciona da seguinte maneira: em vez de a cabea de leitura e gravao seguir para pontos dos disco na ordem em que estes foram solicitados, a funcionalidade faz com que este procedimento acontea de acordo com a proximidade dos pontos. Ou seja, se o ponto 3 estiver mais perto do ponto 1 do que o ponto 2, a sequncia de acesso ser: 1, 3 e 2.

Observando a imagem abaixo. Na esquerda, voc v a ilustrao de um HD sem NCQ. direta, um HD com NCQ. Compare-os e perceba que se a ordem de solicitao for respeitada, o HD tem mais trabalho. Mas considerando a proximidade, os acessos so realizados de maneira mais rpida.

Sem NCQ x Com NCQ - Imagem por Wikipedia

O NCQ no s otimiza o acesso aos dados, como ajuda a aumentar a vida til do HD por proporcionar menor desgaste dos componentes.

Caractersticas
HD 1.000GB (1TB) 7.200RPM SATA3 - Seagate Barracuda 7200.12 - ST31000524AS 32MB NCQ - Bulk Disco rgido de 3,5pol, 1.000GB (1TB), interface SATA 6Gb/s, 7.200rpm, 32MB buffer, gravao perpendicular, suporta a tecnologia NCQ.

Вам также может понравиться