Вы находитесь на странице: 1из 5

FULL-CUSTOM: PROJETO DE CIRCUITOS INTEGRADOS TOTALMENTE PERSONALIZADOS

RESUMO: Este trabalho apresenta uma introduo sobre tcnicas utilizadas para projetos de Circuitos Integrados de Aplicao Especfica (ASICs) com nfase no modelo de desenvolvimento conhecido como Full-Custom. So expostas suas vantagens e desvantagens quando comparado com outras metodologias provando ser melhor utilizado em casos em que se exige circuitos de alto desempenho. Palavras-chave: ASICs, Full-Custom, metodologia de projeto de circuitos.

ABSTRACT: This article introduces techniques used for project of Application Specific Integrated Circuit (ASIC's) with emphasis on the development model known as Full-Custom. Are exposed advantages and disadvantages when compared with other methodologies, proving to be better utilized in cases where is required for high performance circuits. Keywords: ASIC's, Full-Custom, circuit design methodology.

INTRODUO Os circuitos digitais esto cada vez mais presentes na vida diria moderna causando um amplo impacto na sociedade. Esse impacto se deve ao fato de que circuitos digitais se aplicam diretamente ou auxiliam diferentes reas do conhecimento. Exemplos disso so os computadores pessoais, os dispositivos GPS, os sistemas automotivos computadorizados, a telefonia mvel celular, a computao em equipamentos, e dispositivos da medicina e outros. Esta vasta utilizao de circuitos digitais em vrios campos do conhecimento pode ser atribuda, em grande parte, ao avano das tecnologias de concepo de circuitos integrados. Tudo isso permite a integrao de um nmero cada vez maior de componentes, possibilitando a concepo de circuitos cada vez maiores e mais complexos. Estes avanos foram proporcionados devido capacidade tecnolgica da microeletrnica que permitiu a integrao de milhes de transistores em um nico circuito integrado. De um modo geral temos as seguintes vantagens:
1

Aumento da velocidade de operao do CI; Capacidade de realizar tarefas complexas; Maior confiabilidade; Maior segurana de projeto; Reduo de Custos; Menor tamanho fsico. A tecnologia MOS (Metal Oxide Silicon) tem se destacado no mercado por apresentar baixo consumo de potncia e facilidade de integrao. Por isso foram desenvolvidos tcnicas de projetos de Circuitos Integrados de Aplicaes Especficas (ASICs) como: PLDs; FPGA; Gate Array; Standard Cell; Full-Custom. Estes circuitos integrados podem ser classificados como: Circuito Integrado Dedicado - um CI onde todas as camadas (mscaras) so personalizadas. Circuito Integrado Semidedicado - um CI onde algumas camadas so personalizadas. Como podemos ver temos vrios modos de projetar um circuito integrado. A Figura 1 mostra as etapas do projeto ASIC.

Figura 1: Sequncias de projeto do ASIC's.

Para projetar circuitos integrados devemos primeiramente especificar o projeto a ser executado conforme mostra a Figura 1. Com base nas especificaes do projeto devemos escolher qual o tipo de ASICs atende melhor as especificaes do mesmo. E finalmente, a ferramenta apropriada. Para entender melhor as vantagens e desvantagens dos ASICs convm observar o diagrama da figura 1 que mostra os tipos de ASICs em funo de alguns parmetros.

Figura 2: Diagrama representativo das metodologias de desenvolvimento dos ASIC's.

Nesta figura pode-se notar que a metodologia Full-Custom possui uma grande versatilidade, um alto custo de desenvolvimento, um alto time to market (tempo entre a anlise de um produto e sua disponibilizao para a venda), uma alta densidade de transistores na pastilha de silcio e um alto risco de desenvolvimento. FULL-CUSTOM No projeto de Circuitos Integrados a metodologia mais elementar utilizada conhecida como Full-Custom. Este um circuito monoltico que pode ser projetado "manualmente", desde o incio. O projetista constri cada uma das partes que iro compor o circuito, ou seja, todos os dispositivos precisam ser dimensionados, moldados, posicionados e interligados pelo prprio projetista, a fim de constituir o produto final. Neste processo, necessrio ter domnio mximo sobre a distribuio dos transistores na pasta de silcio do chip. Esse fato se aplica todas s mscaras na etapa de projeto. Da o nome que, em traduo livre, significa total customizao. Este tipo de tcnica se aplica quando necessrio projetar um chip de alto desempenho e de tamanho reduzido, onde o projeto e a concepo do circuito customizada
3

para fornecer alto desempenho em termos de rea, atraso e consumo de energia. Sendo muito utilizada no projeto de microprocessadores, microcontroladores, circuitos que requerem alta tenso, em sensores/atuadores e em circuitos de tecnologia mista, como o caso de circuitos dedicados comunicaes. importante notar que em todos esses casos necessria uma rpida resposta a qualquer estmulo. Uma desvantagem notvel deste mtodo o maior risco de erro, pois, devido alta complexidade de chips que necessitam da aplicao desta metodologia, torna-se mais fcil o projetista se confundir no emaranhado de trilhas e transistores. Como o tempo necessrio para desenvolver um chip com tal critrio muito longo, algumas medidas foram tomadas no intuito de reverter essa situao. Uma delas foi o uso de ferramentas de CAD utilizando editores simblicos. O constante uso desse tipo de ferramenta permite ao projetista ter uma melhor noo das conexes entre os transistores. Outra medida que, dentro de um chip, apenas em uma pequena parte dele necessrio ter alto desempenho, sendo esta apenas desenvolvida utilizando o mtodo Full-Custom e as demais partes so desenvolvidas utilizando outras metodologias mais velozes. A tomada de deciso sobre utilizar a procedimento Full-Custom se d, alm dos fatores apresentados acima, quando no h bibliotecas prontas para a aplicao especfica que se deseja desenvolver.

Ferramentas de projeto Para esse tipo de projeto, poucas ferramentas EDA (Eletronic Design Automation) so utilizadas definindo dessa maneira um projeto com quase nenhuma automao. Muitas tcnicas podem ser usadas para projetar clulas padres ou grandes blocos de circuitos no nvel de mscaras. A tcnica mais antiga e tradicional denominada custom mask layout, em que um projetista senta em frente a uma tela grfica executando um editor interativo e vai posicionando retngulos um a um. Uma variao do custom mask chamada symbolic layout. Mais apropriado que usar retngulos e polgonos ou vrios nveis de mscaras, as primitivas so transistores, contatos, fios e pontes (pontos de conexo). Essas primitivas podem tambm ser manipuladas por um editor grfico. Alguns sistemas permitem o posicionamento de entidades simblicas para uma regra de projeto livre.

CONCLUSO
4

A partir do que foi exposto possvel comprovar que o Full-Custom o mtodo mais empregado para o desenvolvimento de circuitos integrados aplicados especficos que requerem maior versatilidade e com maior capacidade de integrao (densidade). Porm, existem algumas restries que limitam sua aplicao, tais como seu elevado custo de desenvolvimento, o elevado tempo para concluso do projeto e por apresentar um maior risco de erro devido sua alta complexidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[1] VAHID, Frank. Sistemas Digitais: projeto, otimizao e HDLs, 1 edio. Porto Alegre: Bookman, 2008. [2] Sedra & Smith, Pearson / Prentice Hall, 2007, 5. Edio. [3] http://www.inf.ufrgs.br [4] http://www.ccs.unicamp.br

Вам также может понравиться