Вы находитесь на странице: 1из 30

smar

www.smar.com.br Especificaes e informaes esto sujeitas a modificaes sem prvia consulta. Informaes atualizadas dos endereos esto disponveis em nosso site.

web: www.smar.com/brasil2/faleconosco.asp

Introduo

INTRODUO
Este documento descreve os recursos que o SimulationView oferece ao usurio. O SimulationView Simulador de estratgia de controle uma ferramenta de software desenvolvida especialmente para fazer a simulao de estratgias de controle com blocos TM funcionais Foundation fieldbus e lgica ladder padro IEC 61131-3. Integrado ao SYSTEM302 No necessrio exportar configuraes para simulao; Busca dados diretamente do banco de dados do SYSTEM302; As ferramentas do SYSTEM302 usam a simulao de forma automtica e transparente; Comunicao via OPC TM Os dados simulados so visveis atravs do Server OPC do SYSTEM302; TM Qualquer software supervisrio e SCADA baseado na tecnologia OPC pode se beneficiar da simulao.
O SimulationView opera com os sistemas Windows XP ou Windows Server 2003 da Microsoft .

TM

Este manual refere-se verso 1 do SimulationView disponvel no SYSTEM302 verso 7.3.

III

SimulationView - Manual do Usurio

IV

ndice

NDICE
INTRODUO ..............................................................................................................................................III SEO 1 - INSTALAO E CONFIGURAO ........................................................................................1.1
INSTALAO ............................................................................................................................................................1.1 OBTENDO A LICENA DE USO ..............................................................................................................................1.1 INICIANDO O SIMULATIONVIEW ............................................................................................................................1.2 CONFIGURAO......................................................................................................................................................1.2
SETUP TOOL ....................................................................................................................................................................... 1.3 IP CONFIGURATOR ............................................................................................................................................................ 1.5 CONFIGURANDO A INTERFACE "MICROSOFT LOOPBACK ADAPTER" ........................................................................ 1.6 CONFIGURANDO OS IPS DOS EQUIPAMENTOS HSE DA PLANTA................................................................................ 1.7 AJUSTANDO O SERVER MANAGER PARA TRABALHAR COM A SIMULAO.............................................................. 1.9

OPERAO.............................................................................................................................................................1.10
START/STOP SIMULAO ATRAVS DO CONE DE NOTIFICAO ........................................................................... 1.10 LIMITES DO SIMULATIONVIEW ....................................................................................................................................... 1.11

ENTENDENDO A TELA PRINCIPAL DO SIMULATIONVIEW. ..............................................................................1.12 VISUALIZANDO A SIMULAO .............................................................................................................................1.13

SEO 2 - SOLUCIONANDO PROBLEMAS ............................................................................................2.1 ANEXO A - CRIANDO UMA INTERFACE DE REDE DO TIPO "MICROSOFT LOOPBACK ADAPTER" .................................................................................................................................................................... A.1

SimulationView - Manual do Usurio

VI

Seo 1 INSTALAO E CONFIGURAO


Instalao
O SimulationView instalado pelo DVD de instalao do SYSTEM302, juntamente com todos os outros aplicativos necessrios para configurar, gerenciar e supervisionar o controle de sua planta. Consulte o manual Guia de Instalao do SYSTEM302 que descreve os procedimentos de instalao do SYSTEM302. Aps instalar o SYSTEM302 obtenha a licena de uso do SimulationView - Strategy Simulator.

Obtendo a Licena de Uso


Existem duas maneiras de se obter uma licena para uso do SimulationView. Uma verso com proteo via Hard Lock (HardKey) e outra via software (SoftKey). A verso HardKey j vem pronta para uso, bastando conectar o dispositivo porta apropriada (paralela ou USB) do computador. Para uso da proteo via software necessrio obter uma License Key, entrando em contato com a Smar. Para tanto use o aplicativo LicenseView localizado na interface do Studio302.

Clique em Generate FaxBack e preencha o formulrio com as informaes solicitadas e selecione os aplicativos que recebero as licenas. Veja figura seguinte.

1.1

SimulationView - Manual do Usurio

Clique em Generate e uma janela aparecer informando que o arquivo FaxBack.txt foi criado com sucesso. Clique Ok para abrir o formulrio FaxBack, imprima-o e envie-o por fax para a Smar usando o nmero de fax indicado no arquivo. A Smar enviar a License Key para o usurio habilitar o produto instalado. No aplicativo LicenseView, digite a licena referente aos aplicativos e clique no boto Grant License Keys. Caso os cdigos tenham sido aceitos, sero geradas mensagens confirmando o sucesso da operao. Em seguida, os aplicativos estaro prontos para serem usados. Consulte o Guia de Instalao do SYSTEM302 para obter mais detalhes. NOTA A Licena Acadmica tem algumas limitaes. Para o modo de simulao as ferramentas Syscon e LogicView for FFB, includas no pacote, somente podem acessar um server OPC local. O acesso remoto bloqueado para licena acadmica. Para mais detalhes sobre licenas refira-se ao Guia de Instalao do SYSTEM302.

Iniciando o SimulationView
Para iniciar a simulao necessrio executar o SimulationView.

Na barra de ferramentas do Studio302 clique em

- SimulationView - Strategy Simulator.

Caso o boto no esteja ativado, verifique as preferncias em File Preferences. Clique na aba SimulateView e marque a opo Enable the System302 simulation mode. No entanto, para trabalhar com o SimulationView primeiro necessrio criar um novo adaptador de rede e configur-lo. Veja o tpico seguinte.

Configurao
Para trabalhar com o SimulationView necessrio criar um novo adaptador de rede. Este adaptador ser usado exclusivamente para simulao, ficando isolado da rede de controle ou corporativa. Ou at mesmo, permitindo que voc trabalhe em uma mquina que no tenha, sequer, uma conexo de rede. Este adaptador ser criado automaticamente pelo aplicativo IP Configurator na primeira vez que for executado. Caso acontea algum erro e a interface no seja criada automaticamente refira-se ao Anexo A para obter o procedimento de criao manual da mesma. 1.2

Instalao e Configurao

Setup tool
A cada execuo do SimulationView a ferramenta de setup ser executada para verificao da configurao. So elas: Verificao do Banco de dados Para que o SimulationView execute necessrio que o Database possua pelo menos uma rea, caso contrrio, a seguinte janela aparecer.

Crie uma rea e tente novamente executar o SimulationView. Verificao da licena O Setup tool verifica a presena de uma licena para a execuo do SimulationView. Caso nenhuma hardkey compatvel seja encontrada ou uma softkey o Setup tool no permite que o SimulationView seja executado.

A figura acima mostra falha na verificao da licena. Conecte uma hardkey ou obtenha uma para uma nova verificao. Caso j tenha fechado o Setup tool softkey e clique no boto execute novamente o SimulationView. Para mais informaes consulte o tpico Obtendo a licena de uso. Verificao de rede O Setup tool verifica a existncia de um adaptador de rede do tipo Microsoft Loopback Adapter propriamente instalado.

1.3

SimulationView - Manual do Usurio

Caso ele no exista ser mostrada a falha na deteco do adaptador de rede pelo Setup tool como para iniciar o IP Configurator. Para mais detalhes sobre esta na figura acima. Clique no boto ferramenta veja o tpico IP Configurator. Verificao da configurao OPC O Setup tool verifica a configurao do servidor OPC Smar. Esta verificao consiste na comparao do NIC com o IP configurado na ferramenta IP Configurator como First IP.

A janela acima mostra o NIC configurado para um adaptador de rede diferente do usado para simulao. Clique no boto e o NIC ser configurado com o IP correto e o simulador estar pronto para ser executado. O Setup tool aparecer como na figura seguinte.

1.4

Instalao e Configurao

A janela acima mostra a configurao pronta para execuo do SimulationView. Marque a opo Close and run SimulationView when ready para executar automaticamente o SimulationView caso a configurao esteja correta. Mesmo com esta opo marcada o Setup tool vai parar a execuo do SimulationView quando detectar alguma inconsistncia. Caso acontea algum problema com Database e o mesmo no for detectado aparecer a janela seguinte. Neste caso tente reiniciar o Database ou reiniciar o computador.

IP Configurator
A ferramenta IP configurator pode ser iniciada pelo cone tela principal do SimulationView. na interface do Setup tool ou na

1.5

SimulationView - Manual do Usurio A seguinte janela abrir confirmando que o SimulationView ser fechado para iniciar o IP Configurator. Clique Yes.

A ferramenta IP Configurator usada para configurar os IPs que sero usados na simulao. Veja no tpico seguinte como ela usada para configurar a interface Microsoft Loopback Adapter.

Configurando a interface "Microsoft Loopback Adapter"


Agora que j temos um adaptador de rede, vamos configur-lo para o uso do SimulationView. O simulador usa IPs de rede da mesma forma que os equipamentos reais, sendo assim, precisamos configurar 32 IPs vlidos e no repetidos, mais um IP para ser usado pelo Server. 1. Dentro do IP configurator na primeira seo Simulator network interface a interface Microsoft Loopback Adapter deve aparecer selecionada. Caso nenhuma interface esteja selecionada refaa o passo Criando uma interface de rede do tipo Microsoft Loopback Adapter. Veja Anexo A para mais detalhes.

2. Na seo IP Configuration atribua um valor ao campo First IP. Note que este primeiro endereo de IP deve ser usado como endereo no Server OPC e no deve ser usado para nenhum outro propsito. Este IP o da interface Microsoft Loopback Adapter. 3. Clique no boto GENERATE IP TABLE para criar uma tabela com 32 IPs sequenciais gerados a partir do First IP que foi escolhido no passo anterior. Uma sequncia de IPs ser gerada no campo IP Table. Veja figura seguinte.

1.6

Instalao e Configurao

4. Clique no boto APPLY caso esteja satisfeito com a configurao gerada. Caso contrrio, volte ao passo 2 para gerar uma nova sequncia de IPs. 5. Caso a seo Actual IP Configuration j esteja corretamente configurada com os IPs clique KEEP para manter a configurao. Neste caso basta confirmar a operao e clicar CLOSE para fechar o IP Configurator. 6. Uma mensagem de confirmao ser exibida para garantir que voc est certo da sua deciso de mudar os IPs, caso tenham sido alterados. Em caso positivo sua nova configurao ser aplicada interface selecionada. Na seo Actual IP configuration os IPs correntes so mostrados. 7. 8. Uma mensagem de sucesso ser exibida indicado que o processo terminou. Feche o IP configurator e execute novamente o SimulationView.

Configurando os IPs dos equipamentos HSE da planta


Este procedimento opcional no SimulationView, pois os IPs para todos os equipamentos HSE da planta so configurados automaticamente. Na tela principal do SimulationView selecione uma rea na seo Areas. Todas as reas do database do Studio302 sero listadas aqui.

1.7

SimulationView - Manual do Usurio

Na seo Simulated nodes selecione o primeiro item da lista.

Na seo Item configuration no campo Avaliable IP selecione o IP que deseja atribuir ao item e d duplo clique sobre o mesmo. Selecione os demais itens e proceda como descrito anteriormente para todos os equipamentos HSE de todas as configuraes. NOTA Lembre-se de no selecionar um IP que esteja atribudo ao NIC do Server no ServerManager.

1.8

Instalao e Configurao

Ajustando o Server Manager para trabalhar com a simulao


Este procedimento opcional no SimulationView, pois a ferramenta Setup tool sempre d a opo de configurar o OPC. Caso necessite modificar a configurao manualmente, siga os passos descritos nesta seo. A simulao trabalha com sua prpria rede virtual, ento necessrio informar ao SYSTEM302 que vamos usar esta rede e no nossa rede de automao. Se estiver usando uma licena acadmica o simulador somente executar nesta rede virtual e no necessria esta configurao. Para ajustar o Server Manager devemos abri-lo. Clique no cone Server Manager - OPC Server Management na barra do Studio302.

A seguinte janela aparecer:

Escolha Network. Na opo NIC escolha o primeiro IP gerado pelo SimulationView - IP Configurator e clique em Apply. Este IP o da interface Microsoft Loopback Adapter.

1.9

SimulationView - Manual do Usurio

Agora o sistema j est configurado para usar o adaptador de rede virtual.

Operao
Start/Stop simulao atravs do cone de notificao
Quando o SimulationView est executando o usurio pode iniciar ou parar a simulao atravs do cone que fica na rea de notificao do Windows. Simulao parada:

Simulao em execuo:

Para iniciar a simulao ou par-la, acesse o menu contextual clicando com boto direito no mouse sobre o cone do SimulationView:

Selecione Stop para parar todas as reas em execuo. Selecione Start para iniciar todas as reas do database (reas devidamente configuradas). Para verificar se a simulao est ou no sendo executada, alm da cor do cone, uma mensagem de notificao tambm exibida quando o mouse paira sobre ele. Simulao em execuo:

1.10

Instalao e Configurao

Simulao parada:

NOTAS Iniciando ou parando a simulao pela barra de notificao, o SYSTEM302 continua em modo de simulao. Apenas para o processamento dos blocos e da ladder. Toda vez que a simulao for parada e depois reiniciada um download de configurao via Syscon dever ser feito. O status de todos os TAGs do Server OPC, no modo de simulao, so reportados com o substatus "Loca Override".

Limites do SimulationView
Tabela de limites: Nmero mximo de equipamentos HSE por bando de dados Nmero mximo de blocos funcionais por sesso de simulao 32 11264

NOTA Dependendo da aplicao usar o nmero mximo de blocos e de equipamentos HSE pode causar perda de performance do sistema, exigindo que a configurao do computador que executa a simulao seja acima da recomendada pela Smar para executar o SYSTEM302 sem a simulao.

1.11

SimulationView - Manual do Usurio

Entendendo a tela principal do SimulationView.

Veja a seguir as partes componentes da janela principal do SimulationView. 1. Menu principal. File Exit: Finaliza o SimulationView parando toda a simulao que esteja em andamento.

Simulation Launch the simulation: Inicia a simulao de todas as reas do banco de dados. Refresh: atualiza lista de reas. Usado quando uma nova rea inserida no banco de dados com SimulationView em operao. Stop the Simulation: Para toda a simulao corrente. Show simulation report: Mostra um resumo do nmero de equipamentos em simulao. Apenas os equipamentos HSE so representados na simulao, para as bridges todos os blocos funcionais dos equipamentos ligados em seus canais sero simulados na prpria bridge. Help 2. Areas Lista todas as reas dentro do database atual. Esta lista adquirida diretamente do banco de dados do SYSTEM302. 1.12 Content: Abre o help do aplicativo. About: Mostra a verso do software.

Instalao e Configurao

3. Boto Faz com que todos os equipamentos desta rea sejam simulados.

4. Boto Para a simulao para todos os equipamentos desta rea.

5. Boto Atualiza lista de reas. Usado quando uma nova rea inserida no banco de dados com SimulationView em operao.

6. Boto Abre o configurador de rede. Este aplicativo usado para configurar o adaptador usado pelo SimulationView. Veja o tpico Configurando a interface "Microsoft Loopback Adapter". 7. Nodes Lista dos equipamentos simulados dentro da rea selecionada em 2. Lista os equipamentos ligados ao canal HSE da configurao. Apenas os equipamentos HSE so representados na simulao, para as bridges todos os blocos funcionais dos equipamentos ligados em seus canais sero simulados na prpria bridge.

8. Boto Inicia a simulao do equipamento selecionado em 7.

9. Boto Para a simulao do equipamento selecionado em 7.

10. Boto Atualiza a lista de equipamentos da rea selecionada em 2 e procura por processos que estejam rodando em segundo plano.

11. Boto Abre o help do aplicativo apontando para o tpico "Configurando IPs para os equipamentos".

12. Boto Aplica o IP selecionado em 13 para o equipamento selecionado em 7. 13. Available IP Lista todos os IPs do adaptador de rede usado para simulao.

Visualizando a simulao
Para visualizar a simulao de sua rea, na barra de ferramentas do Studio302 clique em SimulationView - Strategy Simulator. -

na barra de ferramentas do Studio302. Ao entrar no Execute o Syscon clicando em ambiente do Syscon verifique se est selecionada a opo de comissionamento automtico. No menu principal selecione File Preferences. Clique na aba Simulation e a seguinte janela abrir: 1.13

SimulationView - Manual do Usurio

Por default, a opo Automatic Commissioning j est selecionada. Deixe assim, caso no queira fazer o comissionamento manualmente. IMPORTANTE O processo de comissionamento faz a correlao entre os equipamentos reais e os da configurao e deve ser realizado toda vez que uma planta colocada online. Para a simulao este procedimento opcional, podendo ser usado para treinar operadores para este procedimento.

Abra a rea a ser simulada na interface do Studio302. O arquivo ser aberto no Syscon. Em seguida ative o modo Online clicando em semelhante seguinte estar aberta. na barra de ferramentas do Syscon. Uma janela

1.14

Instalao e Configurao

O modo Simulation indicado na barra de ttulo pelo texto (Simulation) ao lado do nome de sua rea. indicado tambm em baixo da janela por Simulation Mode. Trabalhe normalmente como se estivesse no ambiente real. Para maiores detalhes sobre o funcionamento do Syscon, consulte seu manual. Caso o IP configurado na simulao seja diferente do NIC aparece a seguinte mensagem de erro logo quando o Syscon colocado no modo Online:

Pare a simulao, v ao ServerManager e configure corretamente o IP da interface Microsoft Loopback Adapter. A lgica de controle tambm pode ser simulada no LogicView for FFB. Edite a lgica a partir do Syscon que j deve estar em modo de simulao. Tanto o Syscon quanto o LogicView for FFB devem estar em modo Online. Uma janela semelhante seguinte abrir:

1.15

SimulationView - Manual do Usurio

O modo de simulao indicado na barra de ttulo pelo texto SIMULATION. indicado tambm pela cor de fundo da rea de trabalho que pode ser alterada em Tools Options. A seguinte janela abrir:

1.16

Instalao e Configurao Na opo Simulation Color altere a cor do fundo. Caso a licena seja acadmica, ao entrar em modo online no LogicView for FFB no estar habilitada a conexo a server remoto. Trabalhe normalmente com se estivesse no ambiente real. Para maiores detalhes sobre o funcionamento do LogicView for FFB, consulte seu manual.

IMPORTANTE Caso o usurio queira simular uma estratgia de controle ainda no configurada para tal deve sair do modo de simulao e, somente depois disso, configurar a nova rea.

1.17

SimulationView - Manual do Usurio

1.18

Seo 2 SOLUCIONANDO PROBLEMAS


Se estiver enfrentando alguma dificuldade com o simulador existem alguns tpicos que podem te ajudar: 1. Iniciei o SimulationView e recebi a seguinte mensagem: "There is no loopback ethernet interface configured! The SimulationView Network configurator will be executed. Note that SimulationView will be closed and must be reinitiated after the configuration." Esta mensagem indica que nenhum adaptador de rede do tipo "Microsoft Loopback Adaptor" foi configurado. Siga as instrues em Criando uma interface de rede do tipo "Microsoft Loopback Adapter para solucionar o problema. Logo em seguida execute novamente o SimulationView. 2. Iniciei o SimulationView e recebi a seguinte mensagem: "There are unconfigured equipments\n\nPlease Access SimulationView and configure IP for those equipments:" Nesta mesma mensagem mostrada uma lista de equipamentos (PD Tags). Esta mensagem indica que existem equipamentos ainda sem IPs atribudos. Siga as instrues em Configurando os IPs dos equipamentos da planta para solucionar o problema. 3. Estou com a simulao executando, mas no Syscon todos os equipamentos esto sem comunicao. Verifique na "rea de notificao" do Windows se o cone do SimulationView est presente. Passando o mouse sobre este cone o mesmo deve mostrar a mensagem SimulationView (running). Caso mostre a mensagem SimulationView (stopped) siga as instrues do tpico Start/Stop simulao atravs do cone de notificao. 4. Iniciei o SimulationView e recebi a seguinte mensagem: Ttulo Fail configuring IP! e a mensagem There are no free IP to use! The selected network adapter doesn't have the number of IP necessary to simulate your entire database. Or you are trying to simulate more than 32 equipments at the same time. Primeira hiptese: Voc selecionou vrias reas para simular e o nmero de equipamentos HSE somados ultrapassou 32. Veja o tpico Limites do SimulationView Soluo: Feche o SimulationView, v at o Studio302 e selecione apenas as configuraes necessrias no momento. Tente novamente iniciar o SimulationView.

2.1

SimulationView Manual do Usurio

2.2

Anexo A CRIANDO UMA INTERFACE DE REDE DO TIPO "MICROSOFT LOOPBACK ADAPTER"


Para criar uma interface de rede tipo Microsoft Loopback Adapter necessrio que o sistema operacional seja Windows XP ou Windows 2003 Server. No Painel de controle do Windows, escolha Adicionar Hardware (Add Hardware). A seguinte janela aparecer:

Avance no assistente para adicionar hardware at a tela com a pergunta O hardware est conectado? (Is the hardware connected?) e escolha Sim (Yes).

A.1

SimulationView - Manual do Usurio Uma janela aparecer com uma lista do hardware instalado naquele computador.

Escolha Microsoft Loopback Adapter e conclua a operao clicando em Finalizar (Finish). Este procedimento cria um Microsoft Loopback Adapter como uma nova conexo de rede. Caso a opo Microsoft Loopback Adapter no aparea na lista preciso adicion-la. Para isso selecione Adicionar novo dispositivo de hardware (Add a new hardware device) clique Avanar (Next).

A seguinte janela aparecer:

A.2

Anexo A

Escolha Instalar o hardware que eu selecionar manualmente em uma lista (Avanado) e clique Avanar (Next). A seguinte janela aparecer, selecione Adaptador de rede (Network adapters) e clique Avanar (Next).

A seguinte janela abrir. Selecione Microsoft e em seguida Microsoft Loopback Adapter e avance at concluir o assistente. Veja figuras seguintes.

A.3

SimulationView - Manual do Usurio

Caso aparea uma caixa de dilogo informando sobre compatibilidade da instalao, escolha Continuar mesmo assim. Este procedimento cria um Microsoft Loopback Adapter nas suas Conexes de rede. A.4

Вам также может понравиться