Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE ESTUDOS DA BIODIVERSIDADE METABOLISMO SECUNDRIO PROF Dr. ALBANITA DE JESUS R.

DA SILVA

EXTRAO A QUENTE EM SISTEMA FECHADO

BOA VISTA-RR 2012

ANDRIA NASCIMENTO DA CONCEIO PRISCILLA RARIMMY L. PEREIRA EDUARDO GOMES BRITO

EXTRAO A QUENTE EM SISTEMA FECHADO

E !" r"#$!%r&' ( )r(r"*+& &!' )$r$ $,$#&$-.' /+rr&/+#$r 0$ 0& /&)#&1$ 2"!$3'#& 2' "/+104r&' 2&1& !r$0$ )"#$ )r'5. Dr6 A#3$1&!$ 0" J" + R'0r&7+" 0$ S&#,$.

BOA VISTA-RR 2012

INTRODUO

A pesquisa fitoqumica tem por objetivos conhecer os constituintes qumicos de espcies vegetais ou avaliar a sua presena e a primeira etapa da investigao consiste no levantamento bibliogrfico sobre a planta de estudo, alm de conhecimento sobre seus aspectos fsicos e morfolgicos. A procura pelos componentes qumicos que serviro como droga, inicia se com a coleta do material bot!nico, etapa de e"trema import!ncia, pois o teor de princpio ativo de uma planta medicinal varia de rgo para rgo, com a idade, com a poca da coleta e mesmo com o perodo do dia no qual efetuado. A seleo deve ser rigorosa para que se evite coletar partes do vegetal afetadas por doenas, parasitas e materiais estranhos, tais como outras plantas. #o caso das folhas, estas devem ser coletadas quando a fotossntese mais intensa, o que acontece durante o dia. $ma e"sicata deve ser preparada para que seja depositada e identificada em um banco de dados no herbrio. Aps a coleta muitos materiais devem sofrer certo preparo. A lavagem, de um modo geral, deve ser rpida visando eliminar a massa de terra aderente e diminuir a contaminao por microorganismos. A utili%ao de material fresco pode ser indispensvel para a deteco de alguns componentes especficos. &eu emprego tra% a vantagem de evitar a presena de subst!ncias oriundas do metabolismo de fenecimento vegetal. 'or outro lado, o material deve ser processado imediatamente ou conservado, at a anlise, a bai"as temperaturas. ( o emprego de material vegetal seco, empregado devido ) sua maior estabilidade qumica, e"ige cuidados especiais, a fim de interromper os processos metablicos que ocorrem mesmo aps a coleta da planta, para tal, fa% se necessrio a secagem, que tem a finalidade de retirar a gua, e com isso, impedir rea*es de hidrlise e de crescimento microbiano. A operao se caracteri%a pela e"posio a temperaturas relativamente bai"as, normalmente inferiores a +,-., e a longo tempo de contato, em geral, em torno de / dias. A secagem pode ser reali%ada ao ar livre ou com a utili%ao de ar quente, em estufas. #a secagem por ar quente empregam se estufas equipadas com termostato, o que garante a manuteno de uma temperatura constante durante o tempo desejado. #o pr"imo passo ocorre a moagem, que tem por finalidade redu%ir, mecanicamente, o material vegetal a fragmentos de pequenas dimens*es, preparando o, assim, para a e"trao. 0uando o material seco no utili%ado prontamente, este deve ser guardado em sacos plsticos escuros para evitar que a irradiao solar possa alterar a constituio qumica do material. 1 local deve ser convenientemente seco e protegido contra o ataque de insetos ou contaminantes ambientais. Antes de e"ecutar uma e"trao, deve se levar em considerao uma srie de fatores que interferem nesta operao, tais como as caractersticas do material vegetal, o seu grau de diviso, o meio e"trator 2solvente3 e a metodologia. 1 solvente escolhido deve ser o mais seletivo possvel. 4 graas ) seletividade que se pode e"trair apenas as

subst!ncia desejadas ou em maior quantidade, .omo a seletividade depende da polaridade, o conhecimento do grau de polaridade do grupo de substancias que se deseja preferencialmente e"trair determina o solvente ou mistura solvente que mais se apro"ima do timo de seletividade para aquela e"trao. 5m anlises fitoqumicas, quando no se conhece previamente o conte6do do material a ser analisado, costuma se submeter o material vegetal a sucessivas e"tra*es, com solventes de polaridade crescente, conseguindo se, assim, uma e"trao fracionada, em que s diferentes fra*es contem compostos de polaridade crescentes. 'raticamente todos os constituintes de interesse para a anlise fitoqumica apresentam alguma solubilidade em misturas etanlicas ou metanlicas a 7,8, por isso essas solu*es so usadas com frequ9ncia. 1s mtodos de e"trao a quente so mais rpidos que os mtodos reali%ados a temperatura ambiente, pois o aumento da temperatura provoca um aumento da solubilidade de qualquer subst!ncia. 'orm, o calor nem sempre pode ser empregado, j que muitas subst!ncias so instveis em altas temperaturas. A e"trao em aparelho de &o"hlet, um mtodo de e"trao a quente em sistema fechado, funciona atravs de um sifo que proporciona o reflu"o contnuo do solvente. 1 material bruto pulveri%ado colocado em um cartucho de celulose, dentro do &o"hlet. 1 balo conectado abai"o recebe aquecimento de uma manta eltrica, fa%endo com que o solvente evapore, condense no condensador, passe para o &o"hlet e uma ve% atingido o nvel no sifo, retorne para o balo reiniciando o processo. A e"trao ocorre normalmente por vrios ciclos, o que corresponde ) +h. 1 princpio ativo desejado resgatado da soluo final do balo, a qual concentrada em evaporador rotativo em bai"a presso. MATERIAL E MTODOS 'apel filtro: Xylipia aromtica 2;am.3 <art: =lcool em gel Aparelho de so"hlet ;iquidificador >alana analtica .iclo he"ano >alo volumtrico

As partes areas de X. aromtica foram modos no laboratrio de subst!ncias bioativas em um liquidificador e posteriormente pesado na balana analtica ?,,,g para colocar no cartucho, onde este cartucho foi feito com papel filtro sobre uma bancada devidamente limpa com lcool em gel. 1 aparelho de &o"hlet foi montado, onde o cartucho foi colocado dentro do &o"hlet e no balo volumtrico foi adicionado @A, ml de ciclo he"ano, que durante + horas seguidas foi feito a e"trao a quente.

RESULTADOS E DISCUSSES Bepois de + horas de e"trao a quente no aparelho de &o"hlet, foi obtido o material com o solvente ciclo he"ano. 5ste material ser concentrado no evaporador rotativo para obteno do e"trato bruto, essa parte no foi reali%ada, pois no teve tempo o suficiente para que terminasse o processo.

Figura 1 - Extrao a quente em Soxhlet.

CONCLUSO A e"trao em aparelho de &o"hlet utili%ada, sobretudo, para e"trair slidos com solventes volteis. 5m cada ciclo da operao, o material vegetal entra em contato com o solvente renovado: assim, o processamento possibilita uma e"trao altamente eficiente, empregando uma quantidade redu%ida de solvente, em comparao com as quantidades necessrias nos outros processos e"trativos, para se obter os mesmos resultados qualitativos e quantitativos.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS &C<D5&, 1. <. .: &.E5#F5;. '.5: G1&<A##, G. <5;;1 '...(: <5#H5I, A. ;: '5HJ1KC.F,J. '. Farmacognosia da !an"a ao m#dicam#n"o . A ed. rev. 'orto AlegreLMlorianpolisN5ditora da $M&., O,,?.

Вам также может понравиться