Вы находитесь на странице: 1из 3

Latusa digital ano 2 N 14 maio de 2005

Anotaes sobre converso e neoconverso

Norberto Villalba Pires

A proposta dessas notas a busca do que sustenta o atendimento daqueles que cada vez mais chegam ao psicanalista com afeces no interpretveis da maneira freudiana. A converso1 aparece na clnica freudiana como indicativo de histeria. A partir de um conflito sexual, encontro com o real, a representao insuportvel recalcada e o afeto que dela se destaca convertido em manifestao corporal. o que ocorre com Dora.2 O que ela no podia dizer, e que se traduzia sob a forma do sintoma da tosse, era o que ela sabia: o fellatio como forma de gozo que seu pai impotente tinha com a Senhora K. Lacan, em seu Seminrio, livro 5: As formaes do inconsciente3, afirma a continuidade entre o psquico e o somtico: no sintoma e isso que quer dizer converso , o desejo idntico manifestao somtica. Ela seu lado direito, assim como ele seu avesso. A converso se passa no registro do gozo flico, englobando o corpo e seus
1

FREUD, S. Estudios sobre la histeria (1893-1895). Em: Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1996, vol. II. FREUD, S. Las neuropsicosis de defesa (1894), op. cit, vol. III.
2

FREUD, S. Fragmento de anlisis de un caso de histeria (1905), op. cit., vol.VII.

LACAN, J. O seminrio, livro 5: As formaes do inconsciente (1957-1958). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999, p. 348.

objetos. Encarna o impossvel de fazer equivaler o desejo inscrio corporal de uma falta. Essa no complementariedade sugere a diviso do Outro. O sujeito experimenta a a impossibilidade de completar o Outro com seu sintoma. O termo neoconverso surge de uma necessidade da clnica. Jacques-Alain Miller, na Conveno de Antibes4, usa esse termo como "converso no interpretvel, ao menos no interpretvel como a converso histrica. H um aumento percentual de pacientes que nos procuram a partir da presena desses fenmenos, como anorexias, bulimias, toxicomanias, etc. Uma observao importante nos relatos desses pacientes um uso da linguagem convocada pelo dispositivo analtico, na qual o blablabl funcionaria como oposio regra fundamental. O que nos autoriza a receber em tratamento esse paciente como algo pertinente ao nosso campo a aposta de que esse sujeito no estaria fora dos efeitos do significante. As neoconverses escapariam regulao flica. Elas no seriam novas converses e sim novas formas de funcionamento. Algo parecido se passa na nossa experincia frente aos fenmenos psicossomticos, que tomamos como uma inscrio no corpo com prevalncia do gozo sobre o sentido, o corpo como objeto. Neles supomos um curto-circuito do simblico, uma deformao da estrutura da linguagem, que tem conseqncias para a realidade do corpo. Uma inscrio da letra fora dos efeitos de sentido. Nas neoconverses no encontraramos a presena de leso, to indispensvel para a hiptese de um fenmeno psicossomtico. O que parece caracterstico nos novos sintomas o no remeter a nada, no se ligar a nada,5 entregar-se

MILLER, J.-A.[et al.] La psicosis ordinria. La convencin de Antibes (1999). Buenos Aires: Paids, 2003, p. 241.
5

LACAN, J. Le Sminaire, Livre XXIII:Le sinthome (1975-1976). Paris: Seuil, 2005, aula de 16 de maro de 1976.

ao gozo sem sentido, modalidade de inscrio que no constitui um texto. Convm destacar aqui o valor das entrevistas preliminares, visando levar o sujeito a produzir os significantes que o determinam. Mas diante dessa dificuldade, o analista sem se prestar psicoterapia, sem responder a partir de um saber, deve ento fazer valer a hiptese de que o saber inconsciente, buscando fazer o que Lacan tomou de Freud em Dora, um trabalho de retificao subjetiva no qual o sujeito possa se interrogar: O que eu tenho com isso?

Вам также может понравиться