Вы находитесь на странице: 1из 2

SGPC - SISTEMA GLOBAL DE PREFERNCIAS COMERCIAIS

BRASIL
Ser a 5 economia do mundo 09/2011: Cmara dos EUA renova SGP at jul. 2013. Brasil continua fazendo parte. UE, Japo e EUA pretendem suspender as preferncias tarifrias ao Brasil, argumentando que o pas no precisa mais de ajuda o EUA insiste que o Brasil - alm de China e ndia - precisa deixar de ser tratado como emergente e ter um tratamento mais parecido ao dado aos pases ricos. O governo americano quer que o Brasil elimine tarifas de importao para milhares de produtos e pede "mudana de atitude" se quiser comear a fechar acordos comerciais. o Maio 2011: UE anuncia proposta para acabar com privilgios comerciais ao Brasil a partir de 2014 Meta da UE: a partir de 2014, apenas as 90 economias mais pobres sejam beneficiadas (critrios do BIRD) Os pases classificados pelo BIRD, nos ltimos trs anos, como de "renda alta" ou "renda mdia-alta" no seriam mais beneficiados com as preferncias comerciais do SGP Hoje, 12% das exportaes brasileiras aos europeus se beneficiam das isenes, entre eles produtos txteis, qumicos, mquinas, autopeas e mesmo alguns produtos agrcolas A excluso do SGP poder levar concentrao ainda mais significativa de bens primrios na pauta exportadora do Brasil para a UE, j que os bens de maior valor agregado representam a maioria dos produtos beneficiados pelo Sistema. Alm de contribuir para a gerao de empregos, as preferncias do SGP so relevantes para os investimentos europeus no Brasil em diferentes setores, entre os quais o automotivo, em razo do comrcio intrafirma. A participao do Brasil no SGP assegura, ademais, diversidade de fontes de suprimento para a UE. A eventual excluso do Pas poder levar a aumento de custos para produtores e consumidores europeus. Ainda que o objetivo da reforma do SGP seja concentrar as preferncias nos pases de menor desenvolvimento relativo, o perfil exportador brasileiro ao amparo do Sistema europeu no coincide com o dos PMDRs. Itamaraty j comeou a explorar os problemas do pas para justificar a manuteno de tarifas de importao e para pedir concesses dos ricos.

RODADA SO PAULO: 2004-2010


1 Rodada Sul-Sul: Lanada em So Paulo em 2004, durante evento da UNCTAD Acordo firmado em dez. 2010, Foz do Iguau Pela 1 vez pases emergentes formalizaram uma troca de vantagens dentro do SGPC. 1 acordo brasileiro com vrios parceiros de fora da Amrica do Sul.

Ponto principal: vantagem tarifria - ou margem de preferncia:

o Reduo de 20% das tarifas de importao que incidem sobre 70% dos produtos que comercializam MERCOSUL defendeu inicialmente uma reduo de tarifas de 40%. MERCOSUL considerou os setores txteis, automveis, eletroeletrnicos e bens de capital sensveis sero protegidos o Est prevista ainda uma salvaguarda para impedir "surtos" de importao e triangulao de produtos e sero feitas revises para trocar os itens da lista de exceo. Daqui a dois anos, os signatrios vo avaliar o acordo e a possibilidade de estend-lo. Para que entre em vigor, ter de ser ratificado por pelo menos 4 pases. O Brasil no ter facilidades maiores para exportar produtos do agronegcio. Sua competitividade nessa rea reconhecida. Mas, em contrapartida, no conceder facilidades para o ingresso de produtos txteis, eletrnicos, veculos e bens de capital

HISTRICO: H dcadas os emergentes tentam um acordo. Nos anos 80, o mesmo projeto fracassou, porque previa o fim das tarifas de importao. Agora se optou apenas por benefcios parciais para viabilizar o acerto. NEGOCIAES Incio: 40 pases Trmino: 11 pases o Mercosul; Coria do Sul; ndia; Indonsia; Malsia; Egito; Marrocos Na ltima hora, Mxico e Chile desistiram do acordo.

FUTURAS ADESES: Arglia e Ir - esto prontos para aderir ao acordo, mas a forma de fazer isso ainda est em estudo, porque eles no so membros da OMC. Tambm esto em estgio adiantado para aderir o Mxico, a Nigria e o Zimbbue.

Вам также может понравиться