Вы находитесь на странице: 1из 2

INSTITUTO DE FSICA UFRGS Fsica Geral e Experimental III A (FIS01202)

Atividade de Laboratrio IX
REATNCIAS CAPACITIVA E INDUTIVA I. Introduo Capacitores e indutores, cada um a seu modo, oferecem resistncias passagem de uma corrente eltrica varivel no tempo. Se eles forem submetidos a uma tenso alternada senoidal do tipo V = V0 sen(t), por exemplo, essas resistncias, (denominadas de reatncias) dependero da frencia angular = 2f (onde f a freqncia linear da tenso senoidal). Neste experimento, voc ir analisar como esta dependncia, ou como as reatncias capacitiva (XC ) e indutiva (XL ) dependem da freqncia f . Quando uma tenso alternada V aplicada a um capacitor C , podemos medir a tenso VC e a corrente IC no capacitor. A reatncia capacitiva XC do capacitor denida como sendo XC = VC /IC (ohms). A reatncia indutiva XL denida por XL = VL /IL e tambm expressa em ohms. Como citamos acima, se a tenso for do tipo V = V0 sen(t), tanto XC como XL dependero (sero funes) de = 2f . II. Reatncia Capacitiva Selecione o gerador de funes para produzir uma tenso senoidal e ligue-o em srie com R e C conforme indicado na Figura 1 abaixo. Para analisar a dependncia de XC com = 2f , mantendo constante a amplitude da tenso senoidal na entrada do circuito, varie a freqncia f e mea os valores de VR e VC usando um multmetro.

Fig.1 Circuito RC em srie.

Registre as medidas na Tabela 1 e complete-a calculando os valores de IC = IR = VR /R e XC = VC /IC . Faa um grco de logXC versus log em papel log-log, a partir da Tabela 1. Pela anlise deste grco, que relao deve existir entre XC e ? Faa agora uma outra tabela, semelhante a Tabela 1, onde a capacitncia a varivel. Escolha uma freqncia conveniente (que d um valor grande para XC ) e determine os respectivos valores para a reatncia XC , quando so acrescentados capacitores: C , 2C , 3C e 4C . A partir desta tabela faa um novo grco de logXC x logC , determinando a dependncia de XC com C . Com base nos dois grcos, qual a relao analtica entre XC , C e ? III. Reatncia Indutiva Repita a primeira experincia, substituindo o capacitor C por uma indutncia L, efetuando as medidas necessrias para o preenchimento da Tabela 2. 1

A partir destes dados, ache a relao entre XL e , fazendo o grco de logXL versus log . A indutncia L um escalar que proporcional a capacidade da bobina de se opor a uma variao de corrente. Com este conceito em mente e com o resultado do pargrafo anterior, voc seria capaz de "induzir"a relao entre XL , L e ?

Tabela 1 f (Hz ) 1.103 3.103 6.103 1.104 3.104 6.104 8.104 1.105 = 2f (rad/s) VR (volts) VC (volts) IC = IR (A) XC = VC /IC ()

Tabela 2 f (Hz ) 1.102 3.102 6.102 1.103 3.103 6.103 8.103 1.104 = 2f (rad/s) VR (volts) VL (volts) IL = IR (A) XL = VL /IL ()

Вам также может понравиться