Вы находитесь на странице: 1из 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE.../...

Processo n...

TCIO, j devidamente qualificado nos autos em epgrafe, vem presen!a de "ossa #$cel%ncia atrav&s do seu advogado instrudo no processo... interpor APELAO com fundamento no art. '(), I do CPP.

*equer que seja o recurso rece+ido, procedido, admitido e encamin,ado para o -rg.o ad quem.

Termos em que, Pede deferimento.

local/data 0dvogado/O01

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE.../...

Processo n... 0pelante2 Tcio 0pelado2

TCIO, irresignado com a decis.o de fls. ... que o condenou a pena de 3 anos e 4 meses de pris.o em regime fec,ado, vem a presen!a desta c. c5mara apresentar RAZES RECURSAIS, mediante os fatos e fundamentos jurdicos que ser.o e$postos.

1. DOS FATOS O 0pelante foi denunciado e processado pela prtica de rou+o qualificado em decorr%ncia do emprego de arma de fogo. 0inda durante a fase de inqu&rito policial, Tcio foi recon,ecido pela vtima. Tal recon,ecimento se deu quando a referida vtima ol,ou atrav&s de pequeno orifcio da porta de uma sala onde se encontrava apenas o r&u. 6 em sede de instru!.o criminal, nem vtima nem testemun,as afirmaram ter escutado qualquer disparo de arma de fogo, mas foram unssonas no sentido de assegurar que o assaltante portava uma. 7.o ,ouve percia, pois os policiais que prenderam o r&u em flagrante n.o lograram %$ito em apreender a arma. Tais policiais afirmaram em ju8o que, ap-s escutarem gritos de 9:pega ladr.o::, viram o r&u correndo e foram em seu encal!o. 0firmaram que,

durante a persegui!.o, os passantes apontavam para o r&u, +em como que este jogou um o+jeto no c-rrego que passava pr-$imo ao local dos fatos, que acreditavam ser a arma de fogo utili8ada. O r&u, em seu interrogat-rio, e$erceu o direito ao sil%ncio. 0o ca+o da instru!.o criminal, Tcio foi condenado a oito anos e seis meses de reclus.o, por rou+o com emprego de arma de fogo, tendo sido fi$ado o regime inicial fec,ado para cumprimento de pena. O magistrado, para fins de condena!.o e fi$a!.o da pena, levou em conta os depoimentos testemun,ais col,idos em ju8o e o recon,ecimento feito pela vtima em sede policial.

2. DOS FUNDAMENTOS JURDICOS

;.< =0 P*O"0 I>#?TI@0 =evem ser desentran,adas do processo os depoimentos testemun,ais col,idos em ju8o, pois n.o s.o suficientes para servir de acusa!.o ao *&u, j que n.o passaram pelo recon,ecimento de pessoas. 0ssim dispAe o art. 1 ! "# CPP2
Art. 157. So inadmissveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilcitas, assim entendidas as obtidas em violao a normas constitucionais ou le ais.

Para que os depoimentos testemun,ais fossem lcitos seria necessria a correta o+serv5ncia ao art. 22$ "# CPP em que pese ao recon,ecimento de pessoa2
Art. !!". #uando houver necessidade de $a%er&se o reconhecimento de pessoa, proceder&se&' pela se uinte $orma( ) & a pessoa que tiver de $a%er o reconhecimento ser' convidada a descrever a pessoa que deva ser reconhecida.

0demais, de acordo com o art. $% "# CPP2


Art. 5"*. A nulidade ocorrer' nos se uintes casos( )+ & por omisso de $ormalidade que constitua elemento essencial do ato.

Por formalidade essencial entendeBse aquela sem a qual o ato n.o atinge a sua finalidade. 7este caso, & fcil de o+servar que a denCncia n.o descreve o fato com todas as suas circunst5ncias. ;.;=0 0DEF7CI0 =# P*O"0E P0*0 0 CO7=#70GHO #m n.o ,avendo percia para apurar as provas do fato e sequer o o+jeto da qualifica!.o do crime Iarma de fogoJ, n.o , que se falar em fato tpico. =evendo o *&u ser a+solvido por insufici%ncia de provas conforme art. &'$ "# CPP.
Art. ,-". . /ui% absolver' o r0u, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconhea( +) & no e1istir prova su$iciente para a condenao.

0contece que ningu&m deve ter sua li+erdade restrita por mera dCvida do magistrado .

O princpio do in dubio pro reoK implica em que na dCvida interpretaBse em favor do acusado. Isso porque a garantia da li+erdade deve prevalecer so+re a pretens.o punitiva do #stado. 7.o conseguindo o #stado angariar provas suficientes da materialidade e autoria do crime, o jui8 dever a+solver o acusado. Ou seja, in dubio pro reo. ;.)=0 =#EC>0EEILIC0GHO =O =#>ITO M essencial o e$ame de corpo de delito. #m se tratando de infra!Aes penais que dei$am vestgios I,omicdio, les.o corporal, estupro, estelionato, a+orto, dentre tantas outrasJ o e$ame de corpo de delito ser indispensvel, justamente para que se comprove a materialidade do fato, prova essencial +usca da verdade real. E.o os denominados delictas factis permanentis. Importante salientar que a confiss.o do acusado n.o possui o cond.o de suprir a aus%ncia do e$ame de corpo de delito. 0ssim, ante a aus%ncia do citado e$ame, se o processo n.o apresentar outras provas su+stanciais, ,avendo como prova principal a confiss.o do acusado, n.o ,aver sustenta!.o jurdica para impor uma condena!.o, conforme prescreve a parte final do art. <'3 do CPP.
Art. 158 & #uando a in$rao dei1ar vest ios ser' indispens'vel o e1ame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri&lo a con$isso do acusado.

&. DOS PEDIDOS aJ @ediante o e$posto, requer que seja declarada a ilegitimidade das provas produ8idas desentran,andoBas do processo conforme o art. <'N, CPPO +J Pue seja reformada a decis.o acatada, a+sorvendo o r&u por aus%ncia de provas para condena!.o, conforme o art. )34, "II do CPPO cJ 7a remota ,ip-tese de ser mantida a condena!.o, que seja desclassificado o delito para aquele do art. <'N, caput do CPPO dJ Pue seja a+erto o pra8o para juntada das contrarra8Aes recursais a serem feitas pelo @inist&rio PC+licoO eJ Pue seja o r&u, se ou quando mantida a condena!.o, remetido para o cumprimento da pena em regime semiBa+ertoO fJ 0 proced%ncia desta pe!a processual.

Termos em que,

Pede deferimento.

>ocal/data 0dvogado/O01

Вам также может понравиться