Вы находитесь на странице: 1из 2

Para a extrema-direita americana do Tea Party, o Papa Francisco comete o pecado imperdovel de criticar o capitalismo.

Os coxinhas da Veja tambm acham...

No tardou muito para que os arautos dos interesses exclusivistas das elites brasileiras, como Rodrigo Constantino, viessem a criticar o Papa Francisco por suas crticas ao perverso sistema do capitalismo. O que esperar de uma das revistas mais srdidas existentes? Mas a crtica ao Papa no vem s dos papagaios dos interesses do capital no Brasil. Tambm nos EUA o posicionamento de Francisco despertou o dio dos neocons ultra conservadores, Sarah Palin frente. Criticar o capitalismo o mesmo que criticar a galinha dos ovos de ouro que os sustentam. Veja-se o artigo de Raul Juste Lores, correspondente da Folha de So Paulo em Wahington:

Papa vira vilo nos EUA aps crticas ao capitalismo


Raul Juste Lores O papa Francisco se tornou o mais novo vilo entre os conservadores americanos, depois de ter criticado a ganncia e as desigualdades do capitalismo.

Na semana passada, o radialista Rush Limbaugh, cone do movimento Tea Party, chamou-o de marxista. Ele tritura o capitalismo e a Amrica, e o Obama tem orgasmos s de ouvi-lo, afirmou. O presidente havia citado o papa no dia anterior, dizendo que concordava com sua crtica contra a distribuio de renda mais desigual. Adam Shaw, editor da conservadora rede Fox News, disse que o papa o Obama do catolicismo. Assim como a Amrica se decepcionou com Obama, esse papa ser um desastre para a igreja. Sarah Palin, candidata republicana a vice-presidente em 2008, disse que o papa parece marxista. Ela acaba de lanar um livro sobre a guerra contra o Natal provocada por uma sociedade cada vez mais antirreligiosa. USANDO A BBLIA O editor-chefe do blog The Dish, Andrew Sullivan, disse Folha que os evanglicos estiveram usando a Bblia contra gays e contra o aborto. Agora, esto sofrendo do mesmo remdio, afinal a Bblia do papa a mesma, e ela prega a justia social. S quem no acompanha a igreja se surpreende com a fala do papa. Joo Paulo 2 j falava de ganncia no capitalismo, diz. A popularidade do papa ainda alta no pas: 78% dos catlicos e 58% da populao em geral tm viso positiva de Francisco, segundo pesquisa do instituto Pew. O comparecimento s missas, porm, continua o mesmo desde que ele se tornou papa, em maro 39% dos catlicos americanos vo semanalmente missa. A Igreja Catlica americana brigou com o presidente Barack Obama por conta do plano universal de sade aprovado por ele. Funcionrias de hospitais e colgios catlicos tero direito cobertura de tratamentos anticoncepcionais, como prev o plano a igreja pedia iseno dessa obrigao.

Вам также может понравиться