Вы находитесь на странице: 1из 12

Obras de Aterro

Cap. 2 CONSTRUO DE ATERROS

Obras de Aterro

1. CONSTRUO DE ATERROS
A construo de aterros envolve os seguintes aspectos: 1. Estudos geolgicos e geotcnicos, prospeco solos presentes e suas caractersticas, localizao do nvel fretico, condies locais, recolha de amostras para ensaios de caracterizao no laboratrio. 2. Conhecimento dos solos ensaios in situ e ensaios em laboratrio (limites, granulometria, classficao, compactao, CBR, eventualmente ensaios edomtricos e triaxiais).

Carta Geolgica de Portugal Continental

Geologia muito heterognea e algo aleatria

Solues diversificadas adaptadas s singularidades geolgicogeotcnicas e estruturais de cada cenrio

Obras de Aterro

Ncleo

Filtro

Macio lateral

Lechago, Espanha

Obras de Aterro

Classificao mais usual de solos: Classificao Unificada Classificao para fins rodovirios (E 240-1970) Estas classificaes baseiam-se na anlise granulomtrica do solo e na determinao dos seus limites de consistncia.

Obras de Aterro 3. Avaliao tecnico econmica das condies de explorao vantagens e inconvenientes de usar todos os tipos de solos presentes, definio da sequncia de trabalhos de escavao e de compactao. 4. Estudos de estabilidade uso de conceitos de mecnica dos solos para verificar se um dado material pode ser usado para fundao, talude, aterro e ainda a segurana durante a escavao. A geometria da estrutura geotcnica importante. 5. Meteorologia e presena de gua a chuva e a temperatura so importantes durante o processo construtivo e podem obrigar correco do teor em gua do solo. Em alguns casos tambm pode ser importantes durante a explorao e influenciar o projecto.

Obras de Aterro 6. Preparao dos terrenos decapagem das camadas superiores tanto no local de fundao como na superfcie das manchas de emprstimo. 7. Execuo mtodos de escavao, transporte e colocao, equipamento a usar, sequncia de operaes e medidas a tomar para controlo da gua no solo. 8. Controlo da execuo mtodos de controlo prvio, durante e aps a execuo, escolha das propriedades a medir, ensaios in situ (essencialmente para determinao do teor em gua e do peso volmico seco) e apreciao dos resultados.

Obras de Aterro 9. Necessidade de tratamento caso os solos disponveis no sejam adequados e seja mais econmico o seu tratamento do que recorrer a solos de outros locais. Tratamentos com adio de outro material (granulomtrico), de um composto qumico ou de um aglomerante hidrulico (cal ou cimento) ou betuminoso. 10. Trabalhos especiais tratamento de fundaes (lodos ou solos pouco resistentes), zonas de caractersticas peculiares (encontros de pontes, zonas dos sistemas drenagem, contactos entre filtros), colocao de telas, acabamento de superfcies e revestimento de taludes.

Obras de Aterro

Nesta disciplina
Em Obra
Execuo Controlo da execuo

Conhecimento dos solos

Em Projecto

Meteorologia e presena de gua Necessidade de tratamento ?

Obras de Aterro

2. NOES DE COMPACTAO
A compactao uma tcnica de adensamento do terreno (diminuio do ndice de vazios, ou aumento do peso volmico seco) por aplicao de aces mecnicas repetidas e rpidas. O solo diminui de volume custa da sada de ar logo, neste processo, no h variaes do teor em gua.
O facto de o teor em gua se manter constante o que distingue a compactao da consolidao. A outra distino dos dois processos est no tempo que demoram a verificar-se (a compactao rpida e a consolidao lenta, dependendo do tipo de solo).
Nota: a vibroflutuao e a consolidao dinmica so processos intermdios entre a compactao e a consolidao

Obras de Aterro H trs tipos de compactao: Presso (esttica) Impacto (apiloamento) Vibrao As diferentes designaes tm a ver com a forma como a energia transmitida ao solo para o adensar. Em obra, esta energia aplicada de modo diferente consoante tipo de equipamento processo construtivo (peso e n de passagens)

Obras de Aterro

Alguns conceitos bsicos


O solo um meio trifsico:
Ar (fase gasosa) Poro preenchido por ar e gua

Partculas (fase slida)

Poro totalmente preenchido por gua gua (fase lquida)

Solo parcialmente saturado

Obras de Aterro

ndice de vazios Grau de Saturao Peso volmico seco Teor em gua

e=

Vv Vs

Relaes importantes:

V S r (%) = w 100% Vv

t = d (1 + w)
Sr = Gs w e

W d = s V
w(%) = Ww 100% Ws

d =

G w wG 1+ Sr

Obras de Aterro Exerccio

Obras de Aterro O processo de adensamento a adoptar diferente para os solos finos e para os solos granulares porque o seu comportamento diferente: Solos finos
(siltes e argilas)
Predominam as foras de natureza elctrica entre as partculas devido sua dimenso reduzida e ao facto de terem uma grande superfcie especfica. H uma grande sensibilidade quantidade de gua de compactao.

Solos grossos
(areias e cascalhos)
Predominam as foras de natureza gravtica. H, por isso, insensibilidade quantidade de gua de compactao.

Compactao esttica, por apiloamento ou vibrocompactao

Conseguem-se melhores resultados com vibrao e adensamento dinmico

Obras de Aterro
Argila Montmorilonite Ilite Caulinite Areia limpa
Superfcie especfica (m2/g)

840 65 - 100 10 - 20 0,0002

Menisco (capilares)

Menisco (capilares)

Plaquetas argilosas gua adsorvida

Solo granular

Solo fino

Obras de Aterro Solos finos Areia com granulometria uniforme

Controla-se o peso volmico seco (baridade) e o teor em gua

Controla-se a densidade relativa

Obras de Aterro

Forma das curvas de compactao dos solos argilosos


Para os solos argilosos, o seu comportamento depende do teor em gua (foras de superfcie: atractivas/ repulsivas)

Partcula de argila

Minerais argilosos (alumino-silicatos hidratados)

Obras de Aterro Minerais argilosos (alumino-silicatos hidratados)


Montemorilonite Kaolinite

octaedro

tetraedro

Mitchell (1993)

Obras de Aterro

H uma distncia entre duas placas de argila paralelas para a qual as foras de atraco so maiores do que as de repulso e vice versa. Essa distncia depende da quantidade de ies existentes no campo de aco de cada plaqueta. As molculas de gua (polares) so importantes nesta distribuio de ies.

10

Obras de Aterro Para os solos finos, a escolha do intervalo de compactao muito importante pois dele depender o comportamento do material (resistncia, compressibilidade, expansibilidade e permeabilidade). Este assunto ser discutido posteriormente. A energia utilizada no processo de compactao tambm muito importante pois define o ponto ptimo, ou seja, o ponto em que se consegue obter a mxima compacidade do material.

Obras de Aterro Curvas de compactao de solos finos argilosos: As curvas de compactao esto associadas a uma dada energia. O ponto ptimo sobe e desloca-se para a esquerda com o aumento da energia.

11

Obras de Aterro Ensaios de compactao


Molde pequeno Molde grande

Ensaios Proctor: E195-1966 LNEC ASTM: Leve D698 (1996) Pesada D1557 (1996)

Pilo da compactao leve

E195-1966 LNEC

12

Вам также может понравиться