Вы находитесь на странице: 1из 9

NDICE

1. INTRODUO.................................................................................................................................... 2 2. FLUDOS DE CORTE .................................................................................................................... 3 2.1. Funes e Finalidades .............................................................................................................. 3 2.2. Classificao dos Fludos de corte ............................................................................................ 4 2.3. Qualidades e Propriedades Conseguidas com Aditivos no Fludo de Corte ............................. 4 3. CRITRIOS DE SELEO ............................................................................................................ 5 3.1.Processo de Usinagem ................................................................................................................ 5 3.2.Mquina-Ferramenta .................................................................................................................. 6 3.3.Anlise Econmica ..................................................................................................................... 6 3.4.Operadores e Meio-Ambiente .................................................................................................... 6 4. PROBLEMAS COMUNS NA APLICAO ................................................................................. 6 5. CONCLUSO.................................................................................................................................. 8 6. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................................................. 9

1. INTRODUO
Um fluido de corte um material composto, em sua maioria por lquido, usado na indstria com a funo de refrigerar, lubrificar, proteger contra a oxidao e limpar a regio da usinagem. Aps refrigerar a ferramenta e a pea, o fluido cai para a mesa onde recolhido por canais e levado por meio de um tubo para o reservatrio, assim a bomba aspira novamente o fluido para devolv-lo sobre a ferramenta e a superfcie do trabalho. O fluido pode ser slido, lquido e gasoso e esto divididos em trs grupos: leos de corte integrais; leos emulsionveis ou solveis e; fluido de corte qumico. Os aditivos mais usados so os antioxidantes e os agentes EP. Os agentes EP so aditivos que reagem quimicamente com a superfcie metlica e formam uma pelcula que reduz o atrito. Alguns tipos de agentes EP so a matria graxa, o enxofre, o cloro e o fsforo. Os uidos de corte so parte integrante dos processos de fabricao de peas no contexto que rene mquinas ferramentas, ferramentas de corte, produo de peas e uidos de corte (Runge & Duarte, 1990).

2. FLUDOS DE CORTE
Fludos de corte so aqueles lquidos ou gases utilizados tanto na ferramenta quanto no material a fim de facilitar a operao de corte. Frequentemente so chamados de lubrificantes ou refrigerantes, pois suas principais aplicaes so para reduzir o atrito entre a ferramenta e a superfcie de corte, e diminuir a temperatura na regio em que est sendo usinado. Os aditivos mais usados so os antioxidantes e os agentes EP. Os agentes EP so aditivos que reagem quimicamente com a superfcie metlica e formam uma pelcula que reduz o atrito. Alguns tipos de agentes EP so a matria graxa, o enxofre, o cloro e o fsforo. F. W. Taylor foi um dos primeiros a provar o grande auxlio que os lquidos poderiam trazer no corte de metais. Em 1883, ele demonstrou que um jato de gua aspergido na ferramenta, no cavaco e na superfcie da pea tornava possvel o aumento da velocidade de corte em 30% a 40%. Foi essa constatao, feita por Taylor e por outros pesquisadores, que impulsionou o estudo e o desenvolvimento de vrios tipos de uidos de corte ao longo dos anos e, principalmente, nas ltimas dcadas (Silliman, 1992; Machado & Diniz, 2000). Segundo Novaski & Drr (1999), a utilizao de uma quantidade cada vez menor de uido na regio de corte, mas de modo a no comprometer a usinagem, tem grande importncia no cotidiano das indstrias

2.1. Funes e Finalidades


Geralmente nas aplicaes de fludos de corte, eles cumprem as seguintes funes: Arrastar o cavaco da rea de corte - Em alguns processos de usinagem muito importante considerar o destino do cavaco aps a sua formao. O cavaco formado deve ser retirado da rea de trabalho para no riscar ou comprometer o acabamento da pea, danificar a ferramenta ou impedir a prpria usinagem. Na furao profunda, por exemplo, o cavaco formado no fundo do furo tende a se acumular excessivamente, dificultando o corte e a formao de mais cavaco. At mesmo no torneamento externo, cavacos em forma de fitas longas podem se enroscar na pea e na ferramenta e atrapalhar o trabalho; Lubrificar as superfcies de contato - A eficincia do lubrificante vai depender das caractersticas e da sua habilidade em penetrar na regio entre o cavaco e a ferramenta, formando um filme com resistncia ao cisalhamento menor que a resistncia do material na interface. Tanto a superfcie do cavaco quanto a da ferramenta no so perfeitamente lisas. Elas so rugosas, ou seja, apresentam minsculas salincias, asperezas em forma de picos e vales da ordem de micrmetros. Os picos mais salientes atritam-se, desgastando a ferramenta, gerando calor e uma fora de atrito. Com a progresso do desgaste, pequenas partculas soldam-se no gume da ferramenta, formando o gume postio. Para reduzir esse atrito, o fluido de corte penetra na interface rugosa por capilaridade. Como consequncia, reduz-se uma parcela da gerao de calor. Tambm reduzem-se o consumo de energia, a fora necessria ao corte e praticamente elimina-se o gume postio;

Proteger a pea, a ferramenta e a mquina contra oxidao e corroso; Refrigerar a regio de corte - A refrigerao desempenha um papel fundamental na usinagem. Uma das principais funes dos fluidos de corte refrigerar, ou seja, remover o calor gerado durante a operao. Isso ajuda a prolongar a vida til das ferramentas e a garantir a preciso dimensional das peas pela reduo dos gradientes trmicos. De maneira geral, quanto maior a velocidade de corte (vc ), maiores sero as temperaturas e maior a necessidade de refrigerao. Como refrigerante o fluido de corte evita que a ferramenta atinja uma temperatura elevada, tanto pela dissipao do calor (refrigerao), como tambm pela reduo da gerao de calor (lubrificao) Quando utilizado corretamente, eles trazem inmeros benefcios na realizao da tarefa de usinagem, como: Aumento da vida da ferramenta; Desobstruo da regio de corte; Diminuio da temperatura da pea e da ferramenta em trabalho; Melhora no acabamento; Reduo da potncia e da fora para realizao do corte; Reduo do consumo de energia.

Quando um fluido de corte a base de gua a dissipao de calor (refrigerao) mais importante que a reduo de calor (lubrificao). A eficincia do fluido de corte em reduzir a temperatura, diminui com o aumento da vc (velocidade de corte) e do ap (profundidade de corte).

2.2. Classificao dos Fludos de corte


Segundo a classificao de Stemmer (1995), toda e qualquer substncia ou mistura utilizada para refrigerar ou lubrificar reas de corte, designado o nome de meios lubrirefrigerantes, e classificados em 4 grupos: Meios lubri-refrigerantes miscveis com a gua; Meios lubri-refrigerantes no miscveis com a gua; Gases e nvoas; Slidos.

2.3. Qualidades e Propriedades Conseguidas com Aditivos no Fludo de Corte

Os aditivos adicionados aos fludos de corte melhoram as propriedades inerentes ou lhes atribuem novas caractersticas. Normalmente esses aditivos afetam as propriedades fsicas ou qumicas do fludo. Em adio s propriedades de lubrificar e refrigerar, eles tambm devem ter as seguintes caractersticas: Anticorrosivos - protegem a pea, a ferramenta e a mquina-ferramenta da corroso (so produtos base se nitrito de sdio) Antiespumantes - evitam a formao de espuma que poderia impedir a boa viso da regio de corte e comprometer o efeito de refrigerao do fluido Antioxidantes; Alta capacidade de absoro de calor; Boas propriedades antidesgaste; Ausncia de forte odor e precipitados slidos; Viscosidade adequada; Propriedades de lavagem. Agentes EP (extrema presso): para operaes mais severas de corte, eles conferem aos fluidos de corte uma lubricidade melhorada para suportarem elevadas temperaturas e presses de corte, reduzindo o contato da ferramenta com o material. Os principais agentes EP so base de enxofre, cloro e fsforo. Como no existe um fludo universal, que abrange todas essas propriedades, so desenvolvidas diferentes tipos de meios lubri-refrigerantes com diferentes caractersticas por meio de adio de diversos aditivos.

3. CRITRIOS DE SELEO
A escolha do fludo de corte ideal para a situao muita complexa, so muitos os fatores que influenciam a escolha: Processo de usinagem; Mquina-ferramenta; Anlise econmica; Operadores e meio-ambiente.

3.1. Processo de Usinagem


Depende das variveis de Corte, como regra geral: usinabilidade baixa > baixa vc > Lubrificao > Fluidos integrais. Usinabilidade alta > alta vc > Refrigerao > Solues ou Emulses. Depende ainda do material da pea e do material da ferramenta. Ex: Material: Ao, usina com qualquer tipo de fludo. Ferramenta: Ao rpido, qualquer fludo adequado. Para esse conjunto, qualquer fludo de corte adequado.
5

3.2. Mquina-Ferramenta
Operaes especficas e exigentes: ideal o uso de fludos aditivados. Operaes variadas: Fludo de uso geral.

A variedade de produtos e o volume de produo em uma indstria tambm devem ser considerados na escolha dos fluidos de corte. Uma produo variada tende a exigir variados tipos de fluidos de corte. Neste caso, para reduzir custos de estocagem e outros relativos ao fluido de corte, busca-se um fluido que atenda satisfatoriamente s vrias exigncias da fbrica simultaneamente.

3.3. Anlise Econmica


Com a grande variedade de fludos, vivel que se faa um estudo de custo-benefcio para a compra do produto mais adequado ao processo de usinagem.

3.4. Operadores e Meio-Ambiente


So escolhidos os fludos que:

No irritam a pele; No formadores de nvoa; Resistentes a bactrias; No agridam o meio ambiente.

4. PROBLEMAS COMUNS NA APLICAO


O uso de fludos de corte exige todo um cuidado especial na sua utilizao, manuteno, transporte e armazenagem para que no ocorram problemas como: Corroso da pea ou da mquina - A presena de gua nas solues e emulses pode acelerar um processo de corroso. (usar aditivos anticorrosivos). Infeco por bactrias - O crescimento de bactrias pode resultar em odores ofensivos, manchas nas peas e mquinas, problemas com filtros e clarificadores e reduo da vida do fluido de corte (principalmente emulses e leos). Impurezas e Sujeiras - Partculas metlicas, leos hidrulicos e de lubrificao da mquina e maus hbitos de higiene dos operadores podem tanto prejudicar as peas, ferramentas e mquinas quanto reduzir a vida do fluido de corte.
6

Ataque sade - Nvoas de leo podem irritar a pele e as vias respiratrias. O contato frequente da pele com fluidos de corte (principalmente os que contm leo na composio) pode resultar numa variedade de problemas de pele, havendo diferentes mecanismos de ataque e com diferentes manifestaes. (recomenda-se hbitos de higiene constantes e cremes protetores para a pele. Risco de incndio - Fluidos integrais podem entrar em combusto. necessrio ateno s condies de corte e formulao do leo. Tambm metais como o Magnsio podem provocar ignio quando em contato com a gua. Assim, no se usam solues ou emulses com o magnsio. Poluio do meio-ambiente - Um litro de leo pode tornar imprprio para o uso um milho de litros de gua potvel. Por esse e muitos outros motivos necessria total ateno ao tratamento e destino do fluido de corte usado. Para resolver estes problemas surgiram fluidos de corte, que so agentes de melhoria na usinagem. A busca por valores maiores de VC sempre foi almejado em virtude de uma maior produo de peas, e isso foi possvel devido ao surgimento de novos materiais de corte (metal duro, cermicas, ultraduros PCB e PCD) capazes de usinar os materiais com altssimas VC, em contrapartida grandes valores de temperaturas foram geradas na regio de corte devido a um grande atrito entre a pea e a ferramenta. Os fluidos de corte podem se slidos, gases e , na maioria das vezes, lquidos. Frequentemente so chamados de lubrificantes ou refrigerantes em virtude das suas principais funes na usinagem.

5. CONCLUSO
Os fludos de corte so essenciais na maioria dos processos de usinagem, pois escolhido e utilizado de forma adequada traz ganhos significativos, ajuda no aumento da vida de todo seu maquinrio e ferramentas, e consequentemente ganhos econmicos, mas se manipulado de forma incorreta pode trazer graves riscos a todo o processo, prejudicando at mesmo ao operador e ao meio-ambiente. Mais sem duvida os fluidos ajudam e muito nos processos de fabricao. Com a evoluo do processo a utilizao da gua como fluido se tornou um salto significativo para o homem, hoje existe diversos tipos de fluidos para varias situaes analisadas. Conclui-se com isso que os fluidos so ferramentas que ainda sero utilizados por um longo tempo para ajudar nos processos de usinagem.

6. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
http://www.cim.com.br/portal/noticias/material_didatico/4832#.UpbJvLBv9Rhttp://www.cim.com.br/portal/noticias/material_didatico/4833#.UpbGlrBv9R9 http://www.cim.com.br/portal/noticias/material_didatico/4757-os-fluidos-decorte#.UpPbuLBv9

Вам также может понравиться