Вы находитесь на странице: 1из 2

PROJETO ESCOLAS AMIGAS DOS DIREITOS HUMANOS

O projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos surgiu no contexto do Pograma Mundial para a Educao em Direitos Humanos, lanado pela Organizao das Naes Unidas (ONU) em dezembro de 2004. Este projeto tem por objetivo capacitar os jovens e promover a participao ativa de todos os membros da comunidade escolar para integrar os valores e princpios dos direitos humanos em todas as reas da vida da escola, com destaque para as seguintes: governana; relaes interpessoais; currculo e atividade extracurriculares; ambiente escolar. O projeto fundado nos 10 princpios globais das escolas amigas dos direitos humanos, que derivam de normas e padres internacionais sobre direitos humanos, agrupados em torno da promoo de: no discriminao, participao, responsabilizao e capacitao. De acordo com tais princpios, uma escola amiga dos direitos humanos: 1 uma comunidade em que a igualdade, a no discriminao, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida da escola; 2 - Providencia um ambiente de aprendizagem em que todos os direitos humanos so respeitados, protegidos e promovidos; 3 - Abraa a incluso em todos os aspetos da vida da escola; 4 - Encoraja todos os membros da comunidade educativa a participar de forma livre, ativa e significativa na vida da escola, incluindo no delinear das polticas e prticas; 5 - Assegura que todos na comunidade educativa tm informao e recursos para participar plenamente na vida da escola; 6 - uma escola justa, responsvel e transparente em todo o planeamento, processos, polticas e prticas; 7 - Protege todos os membros da comunidade educativa, fazendo da proteo e segurana uma responsabilidade partilhada; 8 - Integra os direitos humanos em todos os aspetos do ensino e do currculo; 9 - Trabalha para capacitar todos os alunos a alcanar todo o seu potencial atravs da educao, em particular aqueles alunos que so marginalizados devido ao seu gnero, estatuto ou diferena; 10 - Capacita os alunos e o pessoal para se tornarem membros ativos da comunidade global, partilhando conhecimento, compreenso e aprendizagem com os outros e atuando para criar um mundo em que os direitos humanos so respeitados, protegidos e promovidos.

Em sntese, uma escola amiga dos direitos humanos definida como: uma comunidade em que os direitos humanos so ensinados, aprendidos, respeitados, protegidos e promovidos; um espao em que todos so encorajados a participar e onde a diversidade cultural valorizada; um contexto educativo onde os valores e os princpios dos direitos humanos esto no centro da experincia de aprendizagem e presentes nas principais reas da vida da escola.

Proposta de Atividades Dos 10 princpios enunciados quais so os que considera mais importante para o contexto da Repblica de So Tom e Prncipe? Porqu? Por que razo a escola se deve preocupar com o ensino dos direitos humanos? Qual o papel que o professor de cincias da natureza tem no ensino dos direitos humanos?

Вам также может понравиться